Segunda-feira, Setembro 9, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

As Vantagens e Desvantagens do Uso do Plástico

- Advertisement -

Prós e Contras do uso do Plástico nos tempos modernos

Imagine tudo o que tem em sua casa; desde a escova de dentes até ao ar condicionado ou até à máquina de lavar roupa. Agora pense nos materiais de que são feitos e imagine-os a serem revistos com materiais não-plásticos, talvez madeira, metal ou papel. Como seria?
Há muitas coisas que iriam aparecer na sua mente, o mais provável é o aspecto, o peso, a durabilidade e, finalmente, o custo.
Quanto custaria uma máquina de lavar roupa de madeira ou um ar condicionado e quanto tempo duraria. Qual seria a sensação de escovar os dentes com cerdas que não são feitas de plástico?

O plástico tornou-se um dos materiais de fabricação mais significativos para praticamente tudo. Dito isto, é claro que está a poluir o ambiente porque é não biodegradável. Seria bom se você pudesse reduzir lentamente o uso do plástico em nossa vida diária, mas a pergunta é: “A que custo?”. Vamos verificar alguns dos prós e contras do uso de produtos plásticos.

O plástico nos envolve. Os nossos telefones, os nossos tapetes e até mesmo os mais diferentes materiais que estamos a usar podem conter plástico. Armazenamos a nossa comida nele, bebemos água dele, e até escovamos os nossos dentes com ele. É barato, conveniente e versátil – mas o que sabemos realmente sobre este material maravilhoso?

O plástico é feito de hidrocarbonetos encontrados no petróleo e no gás natural. Ele é criado quando pequenas moléculas, chamadas monômeros, são unidas em cadeias chamadas polímeros. Diferentes monômeros, quando unidos, criam diferentes tipos de plástico; alguns são macios e maleáveis, alguns duros e duráveis, e outros algures no meio.


Índice


 

Presença eterna em Aterros sanitário e Águas

Por outro lado, a durabilidade e longevidade do plástico significa que ele não se decompõe facilmente em aterros sanitários. Os artigos de conveniência que se destinam a uma única utilização, como os utensílios de plástico, destinam-se a ser deitados fora. Aqueles que podem ser reciclados ou reutilizados, como garrafas de água frágeis e sacos de plástico de mercearia, são muitas vezes jogados fora. Itens reutilizáveis como tigelas, recipientes de armazenamento de alimentos e colheres de mistura de plástico e tornos, derretem ou desgastam com o uso, o que não ocorre com metal ou vidro. Por isso, esses também são deitados fora.

E não são só os aterros sanitários que estão a transbordar de plástico. O plástico descartado acaba nos oceanos, como evidenciado no Oceano Pacífico, que contém um depósito de lixo do tamanho de um remoinho do Texas, bem longe da costa. O plástico descartado também prejudica os seres marinhos que o comem ou ficam presos nele.

Reciclagem de Plástico – No que o seu Plástico Doméstico Comum pode ser reciclado:

produto doméstico: utensílios descartáveis, embalagem de carne
tipo de plástico: poliestireno
reciclado em: caixas de CD, acessórios de escritório

produto de uso doméstico: garrafas, potes de manteiga de amendoim
tipo de plástico: politereftalato de etileno (PET ou PETE)
reciclado em: recheio para almofadas, tapetes e até certos tipos de sweatshirts

produto de uso doméstico: frascos de champô
tipo de plástico: polietileno de alta densidade
reciclado em: outras garrafas, madeira de plástico

produto doméstico: a maioria das tampas de garrafas
tipo de plástico: polipropileno
reciclados em: raspadores de gelo, caixas de embalagem industrial

produto de uso doméstico: garrafas, película para embalar carne
tipo de plástico: cloreto de polivinilo
reciclado em: isolamento para cabos e tubos de drenagem

produto de limpeza: sacos, sacos de mercearia
tipo de plástico: polietileno de baixa densidade
reciclados em: caixotes de plástico de madeira e compostagem

 

Dicas para Consumir Menos Plástico:

  • Faça um esforço para comprar produtos com o mínimo de embalagens plásticas.
  • Use sacos de pano para compras de mercearia.
  • Reutilize os recipientes de plástico dentro de sua casa. Por exemplo, sacos plásticos de mercearia podem ser reutilizados para viagens adicionais à mercearia, como sacos de almoço, sacos de ginástica e sacos de lixo. O recipiente de iogurte de ontem pode se tornar o balde do almoço de amanhã. Os velhos recipientes de margarina podem se tornar recipientes de armazenamento para uma pequena caixa de artigos domésticos.
  • Familiarize-se com a reciclagem do plástico na sua comunidade.

Inovações Incríveis

No campo da medicina, o plástico tem sido responsável por muitas invenções que prolongam a vida e até salvam vidas. Pense no coração artificial. Ele pode substituir um coração, ventrículos e válvulas reais, e durar anos enquanto um paciente espera por um transplante de coração disponível. O plástico tem melhorado a capacidade de manter os ambientes médicos estéreis através do uso de luvas de exame plástico, seringas e bolsas intravenosas. Um plástico altamente durável é usado para partes de próteses de joelho e quadril, marcapassos e outras inovações.

Em 2014, engenheiros da Universidade de Stanford desenvolveram uma casa resistente a terramotos, usando parcialmente o plástico. Os terramotos causam muitos danos estruturais caros às casas porque elas se movem quando o solo treme. Assim, os engenheiros desenvolveram deslizadores feitos de aço e plástico que ficam no topo das placas de aço. A casa fica sobre esta estrutura, em vez de ficar presa a uma fundação, e desliza para frente e para trás, em vez de ser abalada durante um terramoto.

Flexível e Forte

A palavra plástico originalmente significava maleável e forte. Plástico é um polímero, uma palavra que significa “feito de muitas partes”. Cada tipo de plástico é composto por diferentes ingredientes, incluindo alguns encontrados naturalmente na natureza, como os combustíveis fósseis. São estes ingredientes que dão ao polímero a sua flexibilidade, força e outras propriedades.

O plástico é indispensável em muitos dos itens que usamos todos os dias. Ele pode ser moldado em muitas formas e se sustenta bem. Nós vemo-lo em carros, caiaques e partes de bicicletas, comboios e aviões. Se substituíssemos essas peças por metal, elas enferrujariam, e se substituíssemos por couro, seria muito caro e não tão durável.

Pense em como os computadores são importantes para as nossas vidas hoje em dia. Todos os computadores têm muitas peças de plástico. O plástico pode ser feito duro o suficiente para segurar a mecânica que faz os computadores funcionarem, mas pequeno o suficiente para manter a máquina inteira menor e mais leve. Isso traduz-se em ser mais portátil e mais barato do que os computadores antigos.


✔️ Vejamos agora as vantagens do uso do Plástico ✔️


Os plásticos tornaram a vida definitivamente mais fácil para os humanos. Eles são, na verdade o subproduto do desenvolvimento geral que o mundo tem visto nas últimas quatro décadas. Com a descoberta e o uso de produtos plásticos, pudemos experimentar a eficiência na realização do trabalho diário. Algumas das vantagens mais importantes do uso do plástico são:

 

👍 Vantagem: Durabilidade

Há alguns plásticos que duram mais do que a vida de um humano. Nem todos os plásticos são de uso único ou descartáveis. As tubagens de PVC, por exemplo, podem durar 50 a 100 anos, e o plástico de construção tem uma vida útil média de 35 anos. O plástico com uma vida útil mais longa tem uma menor taxa de resíduos do que os plásticos que se tornam resíduos em questão de segundos ou minutos.

 

👍 Vantagem: Torna a nossa vida muito mais fácil

Como mencionado anteriormente, imagine alguns dos itens que usa diariamente, feitos de qualquer outra coisa além do plástico. Como beberia água ou guardaria comida? Todos os aspetos da vida, do transporte às instalações médicas, das ferramentas de fitness aos materiais de estudo, estão ligados ao plástico. É por causa do plástico que somos capazes de fazer coisas muito mais fáceis e rápidas do que faríamos de outra forma.

 

👍 Vantagem: Custo

A vida sem plástico nos custaria mais que o dobro do valor atual. O custo de fabricação dos produtos plásticos é muito menor do que o de outros materiais. Na cozinha, os talheres de plástico menos caros ocupam menos espaço e pesam muito menos do que o vidro ou a cerâmica. Os alimentos armazenados em recipientes de plástico preservam a frescura e o sabor por um período de tempo mais longo.

 

👍 Vantagem: Infinidade de benefícios

Além de serem duráveis e económicos, os produtos plásticos são resistentes à água e ao calor. Pesa menos para uso doméstico. Alguns plásticos são recicláveis tornando-o mais eficiente do que algumas das alternativas de papel também (por exemplo, sacos de plástico em comparação com sacos de papel que deixam mais impacto ambiental líquido porque requer mais energia para produzir do que o plástico).

 

👍 Vantagem: Ainda há muito potencial para melhor usar ou reduzir o plástico, e gerir o lixo plástico

em alguns aspetos, nós, sociedade, não aproveitamos o potencial para usar o plástico muito mais sábia e eficientemente (como redesenhar produtos para ser mais eficiente, bem como reduzir as nossas pegadas individuais de embalagens plásticas), nem atingimos o potencial para gerir melhor o lixo plástico (através do redesenho de produtos para torná-los mais recicláveis, e investir em melhores sistemas de coleta e triagem de resíduos, juntamente com instalações, tecnologia e infraestrutura de gestão de resíduos plásticos). Há muitas soluções potenciais para os problemas do plástico que podemos fazer progressos muito mais significativos com uma mudança de consciência e foco, e um maior investimento de dinheiro e tempo

 

👍 Vantagem: Preserva Alimentos e Previne Resíduos Alimentares

evita que os alimentos se estraguem e sejam desperdiçados com embalagens plásticas seladas e embrulhos. Menos desperdício de alimentos significa menos desmatamento, limpeza de terras e menos uso de químicos agrícolas também.

 

👍 Vantagem: É Importante para a Infraestrutura e Construção

o plástico é usado para canalizações, bem como para canalizações de cabos elétricos. Também é utilizado na construção dentro de edifícios e residências.

 

👍 Vantagem: Importante para Transporte

O peso leve do plástico ajuda a economizar combustível quando usado em veículos (onde materiais mais pesados seriam menos eficientes no consumo de combustível), e também compõe peças importantes em vários veículos.

 

👍 Vantagem: Muitos Outros Usos Críticos e Convenientes na Sociedade

Há muitos outros usos críticos do plástico na sociedade, incluindo tanto os usos diários (os têxteis são comuns) como os usos do tipo especializado.

 


❌ Vejamos agora as desvantagens do uso do Plástico ❌


Os humanos são egocêntricos por natureza. Temos tendência a escolher o conforto em vez do custo. O uso do plástico é, naturalmente, para facilitar a vida dos humanos, mas não termina aí. Devido ao seu uso excessivo e à sua natureza não biodegradável, o plástico tornou-se uma das substâncias nocivas mais amplamente disseminadas que acabam por recair sobre os alimentos que comemos. Algumas desvantagens de Produtos Plásticos são:

 

👎 Desvantagem: A Natureza Não Renovável

Os plásticos são feitos de recursos não renováveis, tornando-a menos desejável do que as suas alternativas. Leva milhões de anos para se degradar e acabar em aterros que perturbam o ecossistema e dão lugar à cadeia alimentar de diferentes organismos, incluindo os humanos.
o plástico é produzido a partir de matéria-prima de combustíveis fósseis – geralmente petróleo ou gás natural. Neste momento, cerca de 4% do petróleo e do gás natural que utilizamos vão para o plástico. Ainda mais combustíveis fósseis são queimados no processo de refinação, e com a produção de plástico a aumentar no futuro, a produção de plástico poderá ser responsável por 20% do consumo anual global de petróleo. Comparativamente, os substitutos plásticos, como o bambu e a madeira, provêm de recursos renováveis (e naturais).

 

👎 Desvantagem: A Queima de Plásticos Liberta Produtos Químicos Tóxicos

Queimá-los não é a solução certa para se ir. Quando queimadas, elas liberam alguns dos químicos mais tóxicos que prejudicam gravemente a vida de diferentes plantas e animais.

 

👎 Desvantagem: Poluição Ambiental

100 bilhões de sacos plásticos são deitados fora na América a cada ano. Este lixo acaba no oceano poluindo e perturbando o ecossistema marinho. Os materiais de embalagem são feitos principalmente de plástico e a presença de microplásticos nesses materiais de embalagem pode muito possivelmente acabar nos alimentos que comemos diariamente. Além disso, eles contêm compostos nocivos.

 

👎 Desvantagem: Alguns plásticos têm uma alta taxa de resíduos

plásticos de uso único e descartáveis como embalagens plásticas, por exemplo, tornam-se resíduos rápida e frequentemente, em comparação com alguns outros tipos de plástico. A alta taxa de resíduos de alguns plásticos está provavelmente ligada ao lixo e às taxas de poluição do plástico. O plástico é também um dos materiais mais comuns encontrados nos resíduos municipais e nos aterros sanitários.

 

👎 Desvantagem: A incineração de plástico tem os seus próprios problemas e desafios

Um deles é a poluição do ar, no caso de não haver tecnologia de captura de contaminantes instalada. Outro pode ser a garantia de um fornecimento consistente de plástico.

 

👎 Desvantagem: O Plástico não pode ser reciclado infinitamente

Ao contrário dos metais, por exemplo, o plástico não pode ser reciclado vezes sem conta, infinitamente. O plástico só pode ser reciclado um certo número de vezes antes de perder a sua integridade e qualidade, e tem de ser reciclado, ou enviado para aterros sanitários, ou incineração.

 

👎 Desvantagem: As fibras sintéticas que contêm plástico podem não ser tão ecológicas como as fibras naturais em algumas formas

Os têxteis sintéticos (como poliéster, nylon, acrílico, etc.) que contêm microfibras plásticas, podem requerer mais energia incorporada e ter emissões de CO2 mais elevadas por tonelada de fibra fiada do que os têxteis de fibras naturais

 

👎 Desvantagem: Os Humanos Inspiram e ingerem Micro-Fibras Plásticas

Os seres humanos podem inalar e ingerir microplásticos a partir de água engarrafada, água da torneira, alimentos, roupas de fibra plástica e têxteis, bem como de objetos e mobiliário de plástico.

 

👎 Desvantagem: As garrafas plásticas descartáveis podem ser um desperdício de água

algumas estimativas dizem que é necessário pelo menos o dobro de água para produzir uma garrafa plástica de água do que a quantidade de água contida na garrafa. Ao incluir água na cadeia de abastecimento (e não apenas a garrafa de plástico), essa quantidade de água pode ser seis ou sete vezes maior do que a que está dentro da garrafa. Quando os consumidores estão a usar frequentemente garrafas plásticas descartáveis novas sem uma necessidade legítima, isto pode ser um desperdício de água.

 

👎 Desvantagem: As garrafas plásticas descartáveis podem ser um desperdício de água

Em comparação com outros materiais, o plástico leva muito tempo para se decompor e se degradar. Além disso, diferentes produtos/itens de plástico demoram mais tempo para se decompor do que outros, como a linha de pesca de plástico, que pode levar até 600 anos para se decompor, de acordo com algumas estimativas. Alguns pesqO plástico leva muito tempo para se decomporsadores observam que existe uma chance de que o plástico nunca se decomponha completamente, ou seja, ele pode ficar por aí para sempre sob a forma de micro ou nanoplástico.

 

👎 Desvantagem: Não biodegradável

Ao contrário de materiais orgânicos como madeira 100% natural não tratada ou bambu, por exemplo, o plástico não é um material biodegradável.

 

👎 Desvantagem: A Reciclagem de Plásticos Tem Numerosos Desafios

plásticos “sujos” ou que foram contaminados transversalmente com outros plásticos são exemplos de desafios que tornam a reciclagem de plásticos menos eficiente, ou menos eficaz. Outro é que alguns produtos contêm vários tipos de plástico diferentes (como algumas garrafas de bebidas desportivas), ou materiais diferentes – o que torna a reciclagem ineficiente ou não possível. Outro é que algumas cadeias de processamento e revenda de reciclagem podem ser longas e ineficientes (ou seja, um pedaço de plástico pode mudar de mãos e percorrer longas distâncias para ser reciclado e reutilizado ou reaproveitado).

 

👎 Desvantagem: O plástico é um dos resíduos mais comuns encontrados nas praias, na terra e nos rios

Os resíduos plásticos encontrados em terra, nas praias e em fontes de água doce, como os rios, podem ser depositados em lixeiras abertas (onde vazam para o meio ambiente). Alguns dos materiais mais normalmente contaminados e poluídos são garrafas plásticas, palhinhas e agitadores, tampas, embalagens de alimentos e embalagens de alimentos, entre outros.


 

📝 Conclusão

Os plásticos podem ser o material mais polarizador dos tempos modernos. Ele oferece uma série de benefícios incríveis que nos ajudam todos os dias, mas o produto também pode ser uma das substâncias mais nocivas do nosso planeta. Era uma palavra que originalmente significava que o produto era maleável e facilmente moldável. São apenas definições recentes que agora têm o termo aplicável a uma variedade de polímeros.

O plástico é indiscutivelmente o produto mais revolucionário da história da humanidade. Ele dá-nos uma variedade de maneiras de melhorar a segurança dos nossos alimentos e bebidas, enquanto fornece mecanismos de apoio que criam benefícios de infraestrutura que todos nós usamos.

Quando olhamos para estas vantagens e desvantagens plásticas, é imperativo lembrar que a ingestão não é o único perigo a considerar. As simples exposições, o tempo que leva para se decompor e a ninhada que criamos estão a danificar o nosso planeta. Devemos aumentar as nossas taxas de reciclagem e procurar alternativas quando faz sentido diminuir os nossos níveis de exposição.

Prós e Contras do uso do Plástico nos tempos modernos

Imagine tudo o que tem em sua casa; desde a escova de dentes até ao ar condicionado ou até à máquina de lavar roupa. Agora pense nos materiais de que são feitos e imagine-os a serem revistos com materiais não-plásticos, talvez madeira, metal ou papel. Como seria?
Há muitas coisas que iriam aparecer na sua mente, o mais provável é o aspecto, o peso, a durabilidade e, finalmente, o custo.
Quanto custaria uma máquina de lavar roupa de madeira ou um ar condicionado e quanto tempo duraria. Qual seria a sensação de escovar os dentes com cerdas que não são feitas de plástico?

O plástico tornou-se um dos materiais de fabricação mais significativos para praticamente tudo. Dito isto, é claro que está a poluir o ambiente porque é não biodegradável. Seria bom se você pudesse reduzir lentamente o uso do plástico em nossa vida diária, mas a pergunta é: “A que custo?”. Vamos verificar alguns dos prós e contras do uso de produtos plásticos.

O plástico nos envolve. Os nossos telefones, os nossos tapetes e até mesmo os mais diferentes materiais que estamos a usar podem conter plástico. Armazenamos a nossa comida nele, bebemos água dele, e até escovamos os nossos dentes com ele. É barato, conveniente e versátil – mas o que sabemos realmente sobre este material maravilhoso?

O plástico é feito de hidrocarbonetos encontrados no petróleo e no gás natural. Ele é criado quando pequenas moléculas, chamadas monômeros, são unidas em cadeias chamadas polímeros. Diferentes monômeros, quando unidos, criam diferentes tipos de plástico; alguns são macios e maleáveis, alguns duros e duráveis, e outros algures no meio.


Índice


 

Presença eterna em Aterros sanitário e Águas

Por outro lado, a durabilidade e longevidade do plástico significa que ele não se decompõe facilmente em aterros sanitários. Os artigos de conveniência que se destinam a uma única utilização, como os utensílios de plástico, destinam-se a ser deitados fora. Aqueles que podem ser reciclados ou reutilizados, como garrafas de água frágeis e sacos de plástico de mercearia, são muitas vezes jogados fora. Itens reutilizáveis como tigelas, recipientes de armazenamento de alimentos e colheres de mistura de plástico e tornos, derretem ou desgastam com o uso, o que não ocorre com metal ou vidro. Por isso, esses também são deitados fora.

E não são só os aterros sanitários que estão a transbordar de plástico. O plástico descartado acaba nos oceanos, como evidenciado no Oceano Pacífico, que contém um depósito de lixo do tamanho de um remoinho do Texas, bem longe da costa. O plástico descartado também prejudica os seres marinhos que o comem ou ficam presos nele.

Reciclagem de Plástico – No que o seu Plástico Doméstico Comum pode ser reciclado:

produto doméstico: utensílios descartáveis, embalagem de carne
tipo de plástico: poliestireno
reciclado em: caixas de CD, acessórios de escritório

produto de uso doméstico: garrafas, potes de manteiga de amendoim
tipo de plástico: politereftalato de etileno (PET ou PETE)
reciclado em: recheio para almofadas, tapetes e até certos tipos de sweatshirts

produto de uso doméstico: frascos de champô
tipo de plástico: polietileno de alta densidade
reciclado em: outras garrafas, madeira de plástico

produto doméstico: a maioria das tampas de garrafas
tipo de plástico: polipropileno
reciclados em: raspadores de gelo, caixas de embalagem industrial

produto de uso doméstico: garrafas, película para embalar carne
tipo de plástico: cloreto de polivinilo
reciclado em: isolamento para cabos e tubos de drenagem

produto de limpeza: sacos, sacos de mercearia
tipo de plástico: polietileno de baixa densidade
reciclados em: caixotes de plástico de madeira e compostagem

 

Dicas para Consumir Menos Plástico:

  • Faça um esforço para comprar produtos com o mínimo de embalagens plásticas.
  • Use sacos de pano para compras de mercearia.
  • Reutilize os recipientes de plástico dentro de sua casa. Por exemplo, sacos plásticos de mercearia podem ser reutilizados para viagens adicionais à mercearia, como sacos de almoço, sacos de ginástica e sacos de lixo. O recipiente de iogurte de ontem pode se tornar o balde do almoço de amanhã. Os velhos recipientes de margarina podem se tornar recipientes de armazenamento para uma pequena caixa de artigos domésticos.
  • Familiarize-se com a reciclagem do plástico na sua comunidade.

Inovações Incríveis

No campo da medicina, o plástico tem sido responsável por muitas invenções que prolongam a vida e até salvam vidas. Pense no coração artificial. Ele pode substituir um coração, ventrículos e válvulas reais, e durar anos enquanto um paciente espera por um transplante de coração disponível. O plástico tem melhorado a capacidade de manter os ambientes médicos estéreis através do uso de luvas de exame plástico, seringas e bolsas intravenosas. Um plástico altamente durável é usado para partes de próteses de joelho e quadril, marcapassos e outras inovações.

Em 2014, engenheiros da Universidade de Stanford desenvolveram uma casa resistente a terramotos, usando parcialmente o plástico. Os terramotos causam muitos danos estruturais caros às casas porque elas se movem quando o solo treme. Assim, os engenheiros desenvolveram deslizadores feitos de aço e plástico que ficam no topo das placas de aço. A casa fica sobre esta estrutura, em vez de ficar presa a uma fundação, e desliza para frente e para trás, em vez de ser abalada durante um terramoto.

Flexível e Forte

A palavra plástico originalmente significava maleável e forte. Plástico é um polímero, uma palavra que significa “feito de muitas partes”. Cada tipo de plástico é composto por diferentes ingredientes, incluindo alguns encontrados naturalmente na natureza, como os combustíveis fósseis. São estes ingredientes que dão ao polímero a sua flexibilidade, força e outras propriedades.

O plástico é indispensável em muitos dos itens que usamos todos os dias. Ele pode ser moldado em muitas formas e se sustenta bem. Nós vemo-lo em carros, caiaques e partes de bicicletas, comboios e aviões. Se substituíssemos essas peças por metal, elas enferrujariam, e se substituíssemos por couro, seria muito caro e não tão durável.

Pense em como os computadores são importantes para as nossas vidas hoje em dia. Todos os computadores têm muitas peças de plástico. O plástico pode ser feito duro o suficiente para segurar a mecânica que faz os computadores funcionarem, mas pequeno o suficiente para manter a máquina inteira menor e mais leve. Isso traduz-se em ser mais portátil e mais barato do que os computadores antigos.


✔️ Vejamos agora as vantagens do uso do Plástico ✔️


Os plásticos tornaram a vida definitivamente mais fácil para os humanos. Eles são, na verdade o subproduto do desenvolvimento geral que o mundo tem visto nas últimas quatro décadas. Com a descoberta e o uso de produtos plásticos, pudemos experimentar a eficiência na realização do trabalho diário. Algumas das vantagens mais importantes do uso do plástico são:

 

👍 Vantagem: Durabilidade

Há alguns plásticos que duram mais do que a vida de um humano. Nem todos os plásticos são de uso único ou descartáveis. As tubagens de PVC, por exemplo, podem durar 50 a 100 anos, e o plástico de construção tem uma vida útil média de 35 anos. O plástico com uma vida útil mais longa tem uma menor taxa de resíduos do que os plásticos que se tornam resíduos em questão de segundos ou minutos.

 

👍 Vantagem: Torna a nossa vida muito mais fácil

Como mencionado anteriormente, imagine alguns dos itens que usa diariamente, feitos de qualquer outra coisa além do plástico. Como beberia água ou guardaria comida? Todos os aspetos da vida, do transporte às instalações médicas, das ferramentas de fitness aos materiais de estudo, estão ligados ao plástico. É por causa do plástico que somos capazes de fazer coisas muito mais fáceis e rápidas do que faríamos de outra forma.

 

👍 Vantagem: Custo

A vida sem plástico nos custaria mais que o dobro do valor atual. O custo de fabricação dos produtos plásticos é muito menor do que o de outros materiais. Na cozinha, os talheres de plástico menos caros ocupam menos espaço e pesam muito menos do que o vidro ou a cerâmica. Os alimentos armazenados em recipientes de plástico preservam a frescura e o sabor por um período de tempo mais longo.

 

👍 Vantagem: Infinidade de benefícios

Além de serem duráveis e económicos, os produtos plásticos são resistentes à água e ao calor. Pesa menos para uso doméstico. Alguns plásticos são recicláveis tornando-o mais eficiente do que algumas das alternativas de papel também (por exemplo, sacos de plástico em comparação com sacos de papel que deixam mais impacto ambiental líquido porque requer mais energia para produzir do que o plástico).

 

👍 Vantagem: Ainda há muito potencial para melhor usar ou reduzir o plástico, e gerir o lixo plástico

em alguns aspetos, nós, sociedade, não aproveitamos o potencial para usar o plástico muito mais sábia e eficientemente (como redesenhar produtos para ser mais eficiente, bem como reduzir as nossas pegadas individuais de embalagens plásticas), nem atingimos o potencial para gerir melhor o lixo plástico (através do redesenho de produtos para torná-los mais recicláveis, e investir em melhores sistemas de coleta e triagem de resíduos, juntamente com instalações, tecnologia e infraestrutura de gestão de resíduos plásticos). Há muitas soluções potenciais para os problemas do plástico que podemos fazer progressos muito mais significativos com uma mudança de consciência e foco, e um maior investimento de dinheiro e tempo

 

👍 Vantagem: Preserva Alimentos e Previne Resíduos Alimentares

evita que os alimentos se estraguem e sejam desperdiçados com embalagens plásticas seladas e embrulhos. Menos desperdício de alimentos significa menos desmatamento, limpeza de terras e menos uso de químicos agrícolas também.

 

👍 Vantagem: É Importante para a Infraestrutura e Construção

o plástico é usado para canalizações, bem como para canalizações de cabos elétricos. Também é utilizado na construção dentro de edifícios e residências.

 

👍 Vantagem: Importante para Transporte

O peso leve do plástico ajuda a economizar combustível quando usado em veículos (onde materiais mais pesados seriam menos eficientes no consumo de combustível), e também compõe peças importantes em vários veículos.

 

👍 Vantagem: Muitos Outros Usos Críticos e Convenientes na Sociedade

Há muitos outros usos críticos do plástico na sociedade, incluindo tanto os usos diários (os têxteis são comuns) como os usos do tipo especializado.

 


❌ Vejamos agora as desvantagens do uso do Plástico ❌


Os humanos são egocêntricos por natureza. Temos tendência a escolher o conforto em vez do custo. O uso do plástico é, naturalmente, para facilitar a vida dos humanos, mas não termina aí. Devido ao seu uso excessivo e à sua natureza não biodegradável, o plástico tornou-se uma das substâncias nocivas mais amplamente disseminadas que acabam por recair sobre os alimentos que comemos. Algumas desvantagens de Produtos Plásticos são:

 

👎 Desvantagem: A Natureza Não Renovável

Os plásticos são feitos de recursos não renováveis, tornando-a menos desejável do que as suas alternativas. Leva milhões de anos para se degradar e acabar em aterros que perturbam o ecossistema e dão lugar à cadeia alimentar de diferentes organismos, incluindo os humanos.
o plástico é produzido a partir de matéria-prima de combustíveis fósseis – geralmente petróleo ou gás natural. Neste momento, cerca de 4% do petróleo e do gás natural que utilizamos vão para o plástico. Ainda mais combustíveis fósseis são queimados no processo de refinação, e com a produção de plástico a aumentar no futuro, a produção de plástico poderá ser responsável por 20% do consumo anual global de petróleo. Comparativamente, os substitutos plásticos, como o bambu e a madeira, provêm de recursos renováveis (e naturais).

 

👎 Desvantagem: A Queima de Plásticos Liberta Produtos Químicos Tóxicos

Queimá-los não é a solução certa para se ir. Quando queimadas, elas liberam alguns dos químicos mais tóxicos que prejudicam gravemente a vida de diferentes plantas e animais.

 

👎 Desvantagem: Poluição Ambiental

100 bilhões de sacos plásticos são deitados fora na América a cada ano. Este lixo acaba no oceano poluindo e perturbando o ecossistema marinho. Os materiais de embalagem são feitos principalmente de plástico e a presença de microplásticos nesses materiais de embalagem pode muito possivelmente acabar nos alimentos que comemos diariamente. Além disso, eles contêm compostos nocivos.

 

👎 Desvantagem: Alguns plásticos têm uma alta taxa de resíduos

plásticos de uso único e descartáveis como embalagens plásticas, por exemplo, tornam-se resíduos rápida e frequentemente, em comparação com alguns outros tipos de plástico. A alta taxa de resíduos de alguns plásticos está provavelmente ligada ao lixo e às taxas de poluição do plástico. O plástico é também um dos materiais mais comuns encontrados nos resíduos municipais e nos aterros sanitários.

 

👎 Desvantagem: A incineração de plástico tem os seus próprios problemas e desafios

Um deles é a poluição do ar, no caso de não haver tecnologia de captura de contaminantes instalada. Outro pode ser a garantia de um fornecimento consistente de plástico.

 

👎 Desvantagem: O Plástico não pode ser reciclado infinitamente

Ao contrário dos metais, por exemplo, o plástico não pode ser reciclado vezes sem conta, infinitamente. O plástico só pode ser reciclado um certo número de vezes antes de perder a sua integridade e qualidade, e tem de ser reciclado, ou enviado para aterros sanitários, ou incineração.

 

👎 Desvantagem: As fibras sintéticas que contêm plástico podem não ser tão ecológicas como as fibras naturais em algumas formas

Os têxteis sintéticos (como poliéster, nylon, acrílico, etc.) que contêm microfibras plásticas, podem requerer mais energia incorporada e ter emissões de CO2 mais elevadas por tonelada de fibra fiada do que os têxteis de fibras naturais

 

👎 Desvantagem: Os Humanos Inspiram e ingerem Micro-Fibras Plásticas

Os seres humanos podem inalar e ingerir microplásticos a partir de água engarrafada, água da torneira, alimentos, roupas de fibra plástica e têxteis, bem como de objetos e mobiliário de plástico.

 

👎 Desvantagem: As garrafas plásticas descartáveis podem ser um desperdício de água

algumas estimativas dizem que é necessário pelo menos o dobro de água para produzir uma garrafa plástica de água do que a quantidade de água contida na garrafa. Ao incluir água na cadeia de abastecimento (e não apenas a garrafa de plástico), essa quantidade de água pode ser seis ou sete vezes maior do que a que está dentro da garrafa. Quando os consumidores estão a usar frequentemente garrafas plásticas descartáveis novas sem uma necessidade legítima, isto pode ser um desperdício de água.

 

👎 Desvantagem: As garrafas plásticas descartáveis podem ser um desperdício de água

Em comparação com outros materiais, o plástico leva muito tempo para se decompor e se degradar. Além disso, diferentes produtos/itens de plástico demoram mais tempo para se decompor do que outros, como a linha de pesca de plástico, que pode levar até 600 anos para se decompor, de acordo com algumas estimativas. Alguns pesqO plástico leva muito tempo para se decomporsadores observam que existe uma chance de que o plástico nunca se decomponha completamente, ou seja, ele pode ficar por aí para sempre sob a forma de micro ou nanoplástico.

 

👎 Desvantagem: Não biodegradável

Ao contrário de materiais orgânicos como madeira 100% natural não tratada ou bambu, por exemplo, o plástico não é um material biodegradável.

 

👎 Desvantagem: A Reciclagem de Plásticos Tem Numerosos Desafios

plásticos “sujos” ou que foram contaminados transversalmente com outros plásticos são exemplos de desafios que tornam a reciclagem de plásticos menos eficiente, ou menos eficaz. Outro é que alguns produtos contêm vários tipos de plástico diferentes (como algumas garrafas de bebidas desportivas), ou materiais diferentes – o que torna a reciclagem ineficiente ou não possível. Outro é que algumas cadeias de processamento e revenda de reciclagem podem ser longas e ineficientes (ou seja, um pedaço de plástico pode mudar de mãos e percorrer longas distâncias para ser reciclado e reutilizado ou reaproveitado).

 

👎 Desvantagem: O plástico é um dos resíduos mais comuns encontrados nas praias, na terra e nos rios

Os resíduos plásticos encontrados em terra, nas praias e em fontes de água doce, como os rios, podem ser depositados em lixeiras abertas (onde vazam para o meio ambiente). Alguns dos materiais mais normalmente contaminados e poluídos são garrafas plásticas, palhinhas e agitadores, tampas, embalagens de alimentos e embalagens de alimentos, entre outros.


 

📝 Conclusão

Os plásticos podem ser o material mais polarizador dos tempos modernos. Ele oferece uma série de benefícios incríveis que nos ajudam todos os dias, mas o produto também pode ser uma das substâncias mais nocivas do nosso planeta. Era uma palavra que originalmente significava que o produto era maleável e facilmente moldável. São apenas definições recentes que agora têm o termo aplicável a uma variedade de polímeros.

O plástico é indiscutivelmente o produto mais revolucionário da história da humanidade. Ele dá-nos uma variedade de maneiras de melhorar a segurança dos nossos alimentos e bebidas, enquanto fornece mecanismos de apoio que criam benefícios de infraestrutura que todos nós usamos.

Quando olhamos para estas vantagens e desvantagens plásticas, é imperativo lembrar que a ingestão não é o único perigo a considerar. As simples exposições, o tempo que leva para se decompor e a ninhada que criamos estão a danificar o nosso planeta. Devemos aumentar as nossas taxas de reciclagem e procurar alternativas quando faz sentido diminuir os nossos níveis de exposição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles