Sexta-feira, Dezembro 6, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

13 Formas De Combater O Stress e a Depressão!

- Advertisement -

Ligação entre Stress e Depressão: como combatê-los e ser feliz?

Não é surpreendente que haja um aumento de estados depressivos um pouco pelo mundo fora. Com o estado em que a economia está e as diferentes perdas pessoais que muitos podem estar a sofrer com a perda de empregos e o aumento do custo de vida, os diferentes desastres naturais onde houve perda, a guerra. Este tipo de stresse sem dúvida é uma grande parte da equação porque há tanta depressão.

Lembre-se que a depressão pode ser causada por coisas diferentes, tais como:

  • Ser hereditário…
  • Abusos passados e presentes
  • Doenças
  • Dor crónica
  • Medicamentos
  • Morte
  • Divórcio
  • Mudança
  • Perda de emprego
  • Discutir com o seu parceiro amoroso
  • grandes desastres naturais, como terramotos, que podem danificar a sua casa ou destruí-la completamente
  • entrar num acidente de carro, o que pode causar stress físico, emocional e financeiro
  • ser assaltado, assaltado ou atacado

E muito mais. Estas coisas também são consideradas fatores de stress e é importante que aprendamos a lidar com as situações de stress que enfrentamos diariamente. É importante notar que mesmo que não haja nenhuma chance de que possamos realmente mudar a situação, não é isso que é importante. O importante aqui é que encontremos uma forma de mudar a forma como lidamos com as situações. Se aprendermos a lidar de forma diferente com as situações stressantes, vamos ser capazes de nos manter muito mais saudáveis.

 

Certas escolhas de estilo de vida também podem contribuir para os seus níveis de stress. Isto é especialmente verdade se elas afetarem a sua saúde em geral ou se você se tornar dependente de comportamentos pouco saudáveis. As escolhas de estilo de vida que podem aumentar o seu stress incluem:

  • o consumo pesado ou excessivo de álcool
  • não fazer exercício suficiente
  • fumar ou usar drogas ilegais
  • trabalhar por longos períodos sem fazer uma pausa, ou ser “workaholic
  • não comer uma dieta bem balanceada
  • passar demasiado tempo a ver televisão ou a jogar videojogos
  • olhar para um smartphone na cama, o que pode evitar que adormeça

 

Os efeitos do stress sobre a depressão

O stress pode causar depressão? Vamos analisar a ligação que existe entre os dois e descobrir como melhorar a sua vida para baixar ou remover completamente os seus níveis de stress. O stress é bom para si. Mantém-o alerta, motivado e preparado para responder ao perigo. Como qualquer pessoa que já teve oportunidade de enfrentar um prazo de trabalho ou competiu num desporto sabe que, o stress mobiliza o corpo para responder, melhorando o desempenho. No entanto, demasiado stress, ou stress crónico, pode levar a uma depressão em pessoas suscetíveis.

Quando as pessoas sentem stress, muitas vezes deixam de se envolver em algumas das estratégias saudáveis que normalmente ajudam a manter o seu estado de espírito no caminho certo. Em outras palavras, é desencadeada uma diminuição do humor, é mais provável que a pessoa não aplique as  estratégias típicas de regulação do humor saudável – resultando em mais problemas de humor.

Exemplo:

O stress no trabalho pode levar ao excesso de horas trabalhadas. Como resultado, a pessoa não vai à aula de ioga, não vai correr, não lê antes de dormir, nem se junta com os amigos para um jantar relaxante.


 

Sabia Que? Uma equipa de investigadores da Universidade de Harvard e do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias em São Paulo fizeram um estudo em que se concluiu que existe uma ligação entre stress crónico e os cabelos ficarem brancos. Veja aqui mais sobre o estudo

 


Os primeiros sintomas iniciais de baixo humor geram mais stress

Quando uma pessoa está tensa e começa a experimentar algumas mudanças iniciais no seu humor, esses sintomas muitas vezes geram um aumento adicional do stress.

Exemplo:

  • a pessoa tem um surto irritável no trabalho e recebe uma queixa
  • A concentração prejudicada resulta num erro – seja um erro grave ou apenas um pequeno erro, como deixar algo importante em casa.

 

O stress pode perturbar as relações

O excesso de trabalho, a irritabilidade e o retraimento podem causar um aumento das discussões. Alguém que é absorvido pelo seu próprio stress pode tornar-se menos disponível emocionalmente para o seu parceiro.

Quando as pessoas estão stressadas, elas tornam-se mais retraídas e distraídas, e menos afetuosas. Elas também têm menos tempo para atividades de lazer, o que leva à alienação entre os parceiros. O stresse também traz à tona os piores defeitos das pessoas, o que pode levar os seus parceiros a afastarem-se também, porque quem quer estar perto de alguém quando eles estão a agir da pior maneira possível?

Especialmente quando um indivíduo teve problemas com depressão no passado, pode ser assustador para os parceiros verem sinais que os fazem preocupar que o seu familiar possa estar a ficar deprimido novamente. Às vezes, os parceiros começam a pensar em deixar a relação; isto torna-se então uma fonte adicional de stress para o casal.

O stress esgota as pessoas, esvaziando os seus recursos cognitivos. Também aumenta a vigilância. Isto significa que quando está stressado é provável que note comportamentos negativos e menos capaz de parar de reagir mal a eles.

Em suma, o stress transforma os não problemas em discussões e impede a sua capacidade de lidar com isso de forma construtiva.

Um casal que normalmente comunica bem pode ver a sua comunicação diminuir durante uma semana que foi particularmente stressante e, como resultado, sentirem que existem problemas reais de comunicação nos seus relacionamentos. Da mesma forma, um casal que é tipicamente afetuoso pode ter pouco afeto quando está stressado e, como resultado, passar a acreditar que tem um problema de afeto e ou amor, em vez de reconhecer que é apenas o stress.

 


 

Portanto, a coisa mais importante que podemos fazer é descobrir como controlar a nossa maneira de pensar. Precisamos de ser capazes de saber como controlar como nos sentimos e isso, por sua vez, nos ajudará a controlar a forma como reagimos a esses sentimentos. Precisamos de ser capazes de saber como agir e não nos deixar reagir a situações stressantes.

Há aulas que uma pessoa pode fazer ou aconselhar uma pessoa pode procurar que a ajudarão a alterar a forma como ela percebe as coisas na vida. Com um pouco de pesquisa pode encontrar um lugar que pode ser melhor para você e os seus problemas. Você pode querer encontrar um lugar para ir e receber apoio de pessoas que estão a experimentar ou já experimentaram a mesma coisa.

 

Se você não quer algo assim, pode tentar se ajudar a fazer algumas coisas que podem ajudar a acalmá-lo quando os tempos parecem ser muito difíceis de lidar. Algumas dessas coisas são:

 

1. Exercício.  Uma das coisas mais importantes que pode fazer para combater o stress e ser feliz.

Pode parecer contraditório, mas colocar stress físico no seu corpo através do exercício pode aliviar o stress mental.

Os benefícios são mais fortes quando faz exercício regularmente. As pessoas que fazem exercício regularmente são menos propensas a sentir ansiedade do que aquelas que não fazem desporto.

Existem algumas razões por detrás disto:

  • Hormonas de stress: O exercício baixa as hormonas de stress do seu corpo, como o cortisol, a longo prazo. Em altas doses, o cortisol inibe a função cerebral, retarda o metabolismo, quebra o músculo e aumenta a pressão arterial. Já se sentiu em pânico antes de um discurso público e esqueceu tudo o que ia dizer? O exercício também ajuda a libertar endorfinas, que são substâncias químicas que melhoram o seu humor e atuam como analgésicos naturais
  • Dormir: O exercício também pode melhorar a qualidade do seu sono, que pode ser afetado negativamente pelo stress e ansiedade
  • Confiança: Quando faz exercício regularmente, pode sentir-se mais competente e confiante no seu corpo, o que, por sua vez, promove o bem-estar mental

2. Respiração profunda. Tirar para respirar fundo. Isso ajuda. Ao respirar profundamente, você e o seu corpo não tem a oportunidade de reagir e o oxigénio extra vai ajudar a acalmar internamente.

3. Dê uma caminhada ou uma corrida. Ao fazer isso, você está a ajudar o seu corpo a lidar com o stress, produzindo adrenalina de uma maneira positiva. Também o irá remover da situação que está a causar o stress.

4. Reze ou medite. A oração ou meditação tem uma forma de alterar a forma como você pensa e sente e é uma forma extremamente eficaz de acalmar o corpo inteiro. Ela não só o remove da situação, já que ambos requerem uma área onde deve estar calmo e sem distrações. Também é uma maneira de você se sintonizar mais consigo mesmo e com o seu eu espiritual.

5. Reduzir o seu Consumo de Cafeína. A cafeína é um estimulante encontrado no café, chá, chocolate e bebidas energéticas. Doses altas podem aumentar a ansiedade.

6. Escreva sobre isso. Uma maneira de lidar com o stress é escrever sobre o que sente. O ato de pensar sobre uma experiência, assim como de expressar emoções, parece ser importante. Desta forma, a escrita ajuda as pessoas a organizar os pensamentos e a dar sentido a uma experiência traumática.

7. Estar grato. A gratidão pode ajudar a aliviar o stress e a ansiedade, focando os seus pensamentos no que é positivo na sua vida. Pegue num papel e pense no que tem na sua vida atualmente pelo qual possa estar grato.

8. Passar tempo com amigos e familiares.  Não há lugar como a sua casa e não há melhor amigo do que a sua própria família. Passar tempo com a sua família dá-lhe uma almofada para o stress diário e permite-lhe libertar os níveis de stress ao ter uma conversa envolvente e que lhe liga o coração. Quando uma pessoa se sente próxima à sua família, ela percebe que tem um sistema de apoio adequado e isto pode diminuir substancialmente o risco de doenças relacionadas com o stress. Um bom jantar com amigos próximos também contribuí para um bem estar geral e elimina as probabilidades de se sentir deprimido e tenso.

9. Rir. É difícil sentir ansiedade quando se está a rir. É bom para a sua saúde, e há algumas formas de ajudar a aliviar o stress:

  • Aliviando a sua resposta ao stress
  • Aliviando a tensão, relaxando os músculos

A longo prazo, o riso também pode ajudar a melhorar o seu sistema imunitário e o seu humor.

10. Aprenda a evitar a procrastinação. Outra forma de assumir o controlo do seu stress é manter-se no topo das suas prioridades e parar de procrastinar. A procrastinação pode levá-lo a agir de forma reactiva, deixando-o a lutar para recuperar o atraso. Isto pode causar stress, o que afecta negativamente a sua saúde e também qualidade de sono. Viver sem objetivos e meio adormecido para a vida é meio caminho para se sentir deprimido.

11. Pratique Yoga. As nossas mentes estão constantemente ativas, correndo de um pensamento para o outro, girando cenários possíveis para o futuro, debruçando-se sobre incidentes do passado. Todo esse trabalho mental é cansativo e stressante. O Yoga oferece várias técnicas para domar a sua  mente.

12. Ouvir Música relaxante. Ouvir música pode ter um efeito muito relaxante sobre o corpo. O poder calmante da música é bem conhecido. Tem uma ligação única com as nossas emoções, por isso pode ser uma ferramenta extremamente eficaz na gestão do stress.

Ouvir música pode ter um efeito tremendamente relaxante nas nossas mentes e corpos, especialmente música clássica lenta e silenciosa. Este tipo de música pode ter um efeito benéfico nas nossas funções fisiológicas, abrandando o pulso e o ritmo cardíaco, baixando a pressão sanguínea e diminuindo os níveis de hormonas de stress. A música, em suma, pode atuar como uma poderosa ferramenta de gestão do stress nas nossas vidas.

13. Passe tempo com o seu animal de estimação. Ter um animal de estimação pode ajudar a reduzir o stress e melhorar o seu estado de espírito. Interagir com animais de estimação pode ajudar a liberar oxitocina, um químico cerebral que promove um humor positivo.

Se tem um cão ou um gato, provavelmente não precisa de estudos científicos para lhe dizer o que já sabe: o seu animal de estimação faz você sentir-se melhor. Afinal de contas, ele dá-lhe amor incondicional. Ela parece saber o que você está a sentir, e espelha esses sentimentos de volta para si. Pode fazê-lo rir, e também e fazê-lo chorar. Todos esses sentimentos – amar, compartilhar, empatia e mais  quando você se sente em baixo e podem ajudá-lo sentir-se menos stressado e também mais feliz.


Conclusão

Embora o stress, depressão e a ansiedade possam surgir no seu local de trabalho e na sua vida pessoal, existem muitas formas simples de reduzir a pressão que sente. Mudar uma situação difícil nem sempre é possível. Tente se concentrar nas coisas sobre as quais você tem controle. Estas dicas muitas vezes envolvem afastar a sua mente da fonte do stress.

Uma característica chave da depressão é a inatividade. As pessoas descobrem que estão a fazer menos e depois sentem-se ainda pior porque estão a fazer cada vez menos. As estratégias comportamentais para a depressão visa identificar e mudar aspetos do comportamento que podem agravar a depressão. As pessoas são encorajadas a agir contra a depressão através do aumento das atividades, mesmo que esta seja a última coisa que elas tenham vontade de fazer.

Estratégias comportamentais relevantes incluem programação de atividades, treino de habilidades sociais, resolução estruturada de problemas e planeamento de metas/objetivos. Uma das vantagens desta forma de tratamento para depressão é que, uma vez adquirida, estes novos estilos de comportamento podem ser aplicados ao longo da vida, minimizando a probabilidade ou recorrência da depressão.

Tire a sua mente das suas preocupações, certificando-se de dar tempo suficiente para atividades agradáveis, tais como ouvir música, ler, jardinar ou passar tempo com a família e amigos. Tente fazer algo criativo ou aprender um novo ofício – um projeto, como fazer um presente para um amigo, pode fornecer um objetivo para o qual pode trabalhar e dar-lhe uma grande sensação de auto realização.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles