Segunda-feira, Maio 20, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

🐕 Treino de Cães: Como lidar com Cães Problemáticos

Problemas comuns de comportamento em cães

Problemas de comportamento podem ser um problema comum quando se trabalha com cães. Entretanto, assim como a maioria dos comportamentos é aprendida, a maioria dos comportamentos também pode ser alterada. Aqui estão algumas ideias para trabalhar com cães problemáticos.

Vamos ver de seguida os comportamentos mais comuns em cães mal comportados:

Aqueles que ladram muito

Ladrar excessivamente geralmente resulta de tédio ou solidão, especialmente se o seu cão é deixado sozinho com demasiada frequência. Também pode ser uma tentativa do seu cão para chamar a sua atenção se ele o fizer quando está em casa ou perto. Lidar com latidos que acontecem quando não está por perto é complicado. O primeiro passo é ensiná-lo a não ladrar, realizando passos de treino quando está em casa. Certifique-se de que ele tem muitos brinquedos interessantes para brincar, e canse-o antes de deixá-lo por algumas horas.

Roedores

Os cães, especialmente os cachorros, exploram o mundo com a boca. Gostam de roer porque isso os acalma. Mas destroem as suas coisas. Pior ainda, ela pode comer algo como uma meia que pode bloquear-lhe os intestinos. Quebre este hábito agora.

Como latir, roer  é outro comportamento compulsivo que vem do tédio ou solidão de um cão adulto. Certifique-se de que o seu cão compreende o que lhe é permitido roer, treinando-o quando está em casa. Providencie brinquedos e ossos para ele roer em vez dos seus sapatos ou móveis.

 

Escavadores

A escavação pode ser atribuída a duas coisas diferentes: que o seu cão está aborrecido, ou que o seu cão é um terrier. Os terrier adoram cavar; em muitos casos, você pode ter que lidar apenas com a escavação ou colocar de lado uma área no quintal onde ele tem permissão para cavar. Se o seu cão cavar porque está aborrecido, proporcione-lhe outro entretenimento ou evite deixá-lo sozinho no quintal.

Cães antissociais

Os cães antissociais provavelmente não foram devidamente socializados como cachorros, deixando-os com agressão ou ansiedade para com as pessoas, ou outros cães. A chave para superar as tendências antissociais de um cão é a paciência. Continue a apresentá-lo a situações com cães e pessoas até que ele se torne confortável. Se a sua reação a estas situações forem de agressão, tente usar um açaime e uma trela que lhe permita corrigi-lo rapidamente. Se a sua reação é o medo, responda com muita tranquilidade e reforço positivo.

Use estas dicas quando trabalhar com cães com comportamento problemático. A paciência é a chave máxima para treinar qualquer cão.

Cães que imploram

Há uma maneira segura de evitar isto. Nunca dê comida ao teu cão da mesa. Se ele não receber restos, não vai aprender a mendigar. Pode tirá-lo da sala enquanto come ou colocá-lo na sua caixa. Ou ensiná-lo a ir para um lugar especial e esperar que ele saia.

Não Vem Quando Chamado

Elogie sempre o seu cão quando vem ter consigo, quer tenha chamado ou não. Isso ensine-lhe que vir ter consigo, é bom. Diga “vem” ou “aqui”. Ele pode não perceber o que quer se lhe chamar o nome. Se ela ainda não aparecer, diga-lhe para se sentar, e vai buscá-la.

Puxando a trela

Um dos problemas mais comuns para os treinadores de cães é que os cães puxam a trela. Enquanto todos querem desfrutar de um bom passeio com o seu cachorro, não é segredo que um cão que o arrasta pela rua não é nada menos do que horrível.

Não só é desconfortável, como é perigoso para si e para o seu cão.

Pode ser puxado para o trânsito, tropeçar ou cair e o seu cão pode muito bem cumprimentar um estranho não tão amigável (humano ou animal). Mas ensinar o seu cão a andar bem de trela não tem de ser uma batalha.

A chave para ensinar o seu cão a andar bem na liderança é ensiná-lo que não puxar é a maneira mais rápida de chegar onde ele quer ir. Ensinar o seu cão a não puxar leva tempo, paciência e consistência, mas os benefícios podem ser enormes.

Ansiedade de Separação

Se o seu cão ficar chateado quando sair, ensine-lhe que voltará sempre. No início, deixe-o sozinho por apenas 5 ou 10 minutos. Fique longe um pouco mais de cada vez. Dê-lhe um brinquedo de mastigar e deixe o rádio ou a televisão ligada. Tenha calma quando for e voltar, para que ela saiba que estar sozinho é bom.

 

Porque é que um cão pode sofrer de ansiedade de separação?

  • Quando um cão acostumado à constante interação humana é deixado sozinho pela primeira vez
  • Após um longo intervalo, como umas férias, durante o qual o dono e o cão estão constantemente juntos
  • Após um evento traumático (na perspetiva do cão), como um período de permanência num abrigo, ou num local de embarque
  • Após uma mudança na rotina ou estrutura da família, como a saída de uma criança para a faculdade
  • Uma mudança no horário de trabalho dos donos

 

Os que ladram à porta

Para cortar o latido, ensine ao seu cão um novo hábito. Escolhe um lugar à vista da porta. Depois ensina-a a deitar-se e a ficar quando disseres: “Vai para o teu lugar.” Isso vai ajudá-la a ficar calma e dar-lhe algo para fazer enquanto espera para ser saudada. Peça a um amigo com uma guloseima que venha até a porta, mas só a abra quando o seu cão estiver calmo.

Porque é que os cães ladram à campainha da porta?

Numa palavra: antecipação.

Para compreender o enorme papel que a antecipação desempenha no treino de cães, e a vida em geral, pode começar por voltar ao início da ciência moderna do comportamento.

No final do século XIX, Ivan Pavlov, um fisiologista que estudava a digestão em cães, notou que os cães alimentados regularmente no seu laboratório, ficavam a salivar quando os alimentos eram colocados na boca e também salivavam quando entravam no laboratório. Esta observação – e a sua vontade de seguir para onde ela conduzia, mesmo que o comportamento não fosse a sua área- mudaria para sempre a nossa compreensão de como os animais (incluindo os humanos) aprendem.

Pavlov previu que os cães salivariam em resposta à comida colocada à sua frente, mas notou que os seus cães começavam a salivar sempre que ouvissem os passos do seu assistente que lhes trazia a comida.

Pavlov continuou a explorar como um estímulo neutro vem a ser um estímulo aprendido – ou, em português simples, como algo que originalmente não tem significado para um animal despoleta a mesma resposta que algo que ele prevê rotineiramente.

Os Cães que saltam

É natural que um cão cumprimente as pessoas saltando. Mas isso pode assustar os convidados. Vire-se se o seu cão saltar em cima de si. Não dê atenção ao seu cão, a menos que ele tenha as patas da frente no chão. Depois pode cumprimentá-lo e fazer-lhe festas. Ou dizer-lhe para se sentar e esperar que ele o faça antes de lhe fazer festinhas.

Saltar é um problema de comportamento comum entre os cães. Pode ficar irritado com o seu cão excitado e exuberante atacando-o assim que passar pela porta da frente. Mas, na verdade pode ser perigoso para crianças pequenas, pessoas com deficiências físicas, algumas pessoas mais velhas e pessoas que não estão esperando a saudação do seu cão. A boa notícia é que pode treinar o seu cão para parar de pular sobre as pessoas e começar a cumprimentar a todos de forma mais educada.

Treinar o seu cão para não saltar para cima das pessoas requer paciência e persistência da sua parte. Esteja ciente que há ações que você deve tomar e outras que você deve evitar. Seja consistente quando estiver a treinar o seu cão e será recompensado com um melhor amigo que guarda as suas patas dianteiras para si.

Mordedura

Qualquer cão pode morder se se sentir ameaçado ou nervoso. Mas socializar um cão cedo ensina-a a sentir-se relaxada ao pé das pessoas. Gradualmente exponha-a a diferentes ambientes para que se sinta segura. Passar muito tempo com ela para que ela aprenda a confiar nas pessoas. Esteja sempre atento a sinais de que o seu cão se sente desconfortável e depois faça o que puder para que se sinta melhor. Tenha especial cuidado com as crianças e a comida. Se, apesar dos seus esforços, o seu cão for um mordedor, consulte o seu veterinário ou o treinador do seu animal para obter ajuda.

Um dos problemas não-médicos mais comuns que os donos de cães perguntam aos seus veterinários são o comportamento agressivo para com outras pessoas e outros cães. Há uma enorme variação na agressividade e assertividade entre os cães. Certas raças são famosas pelas suas qualidades agressivas – mas há uma grande variação dentro de cada raça específica.

 


 

Conclusão

Pelos seus próprios padrões, a vida do seu cão pode não parecer tão stressante – afinal, ele não tem contas a pagar, não é mesmo? Mas quando você aplica a definição mais científica da palavra – qualquer coisa que o alarma ou excita, desencadeando o seu sistema nervoso simpático em ação e inundando-o com a adrenalina química “lutar ou voar” e noradrenalina – você pode ser capaz de ver quantas coisas aparentemente não relacionadas em seu ambiente realmente contribuem para seu “mau comportamento”.

Mais uma vez, os estímulos podem ser qualquer coisa que o cão veja como excitante ou ameaçador. Para alguns cães, isto pode ser pessoas ou cães estranhos. Para outros, o estímulo visual, como a visão de esquilos ou carros passando pela janela, pode desencadear stress. Truques auditivos, como comboios, sirenes ou o camião de lixo podem disparar os seus alarmes internos.

 

 

mariana
Latest posts by mariana (see all)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles