Terça-feira, Maio 28, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

Como Reconhecer o Abuso Emocional nos Relacionamentos

Às vezes sente que é responsável por todo o comportamento do seu parceiro na sua relação? O seu cônjuge faz você sentir que tudo o que ele faz é porque você o obrigou a fazer isso? Relacionamentos como este são onde se diz a uma pessoa “Bem, se você não agiria de forma tão estúpida, então eu não teria que apontar isso para você” e muitas outras coisas que a fazem sentir-se responsável pela raiva que o seu cônjuge demonstra em relação a ela. Isto é considerado abuso emocional e, ao contrário do abuso físico, este tipo de abuso passa despercebido a todos. Alguns especialistas até consideram o abuso emocional mais perigoso e mais duradouro que o abuso físico. Aqui estão os sinais de que você pode ser emocionalmente abusado no seu relacionamento.

Sinais de Abuso Emocional

Sente-se diminuído em privado o tempo todo por todas as críticas do seu cônjuge? Percebe como o seu cônjuge é encantador e acomodado em público, mas não para você? Isto é especialmente verdade em torno de todos os seus amigos e familiares. Então, quando vai ter com um amigo ou um membro da família, eles julgam que está a imaginar ou apenas tentando iniciar algum tipo de conflito que não se justifica.

Você sente-se humilhado por todas as revelações públicas do seu cônjuge sobre todos os seus assuntos privados ou dá todas as suas falhas em público? Você também se sente como se fosse sempre aquele que é o mais importante de todas as piadas?

O seu cônjuge também anda por aí a reter o seu afecto, a sua aprovação e a sua atenção? Esta é uma mensagem que eles estão tentando-lhe dizer que não é digno e este tratamento vai corroer toda a sua autoestima no final.

O seu cônjuge sempre ameaçará deixá-lo se você não tentar fazer melhor e então você ficará cada vez mais ansioso sobre o que é que você pode fazer sem querer que vai afastá-los se não fizer o que quer que seja que precisa fazer para melhorar as coisas.

Você percebe que todas as suas preocupações e reclamações pessoais são simplesmente descartadas como se não fossem nada importantes? Uma coisa comum pode ser: “Você não pode aceitar uma piada?” ou “Por que você faz uma coisa tão grande em tudo?” Isto é tentar fazer-te sentir que tudo o que te preocupa não é importante.

Você sente que está sempre andando sobre cascas de ovos porque tem medo de que qualquer coisa que você diga ou faça vá perturbar o seu cônjuge? Isto vai fazer com que você se concentre constantemente nas necessidades deles e ignore completamente as suas próprias necessidades.

Tudo isso pode e leva a que você tenha ataques de pânico, ataques de ansiedade, você provavelmente se sente deprimido e também está sofrendo de problemas de saúde constantes. Tudo isto é considerado abuso emocional e é a sua relação que o está a deixar doente emocional e fisicamente.

Humilhação, negação, crítica

Estas táticas destinam-se a minar a sua autoestima. O abuso é duro e implacável em assuntos grandes e pequenos.

Aqui estão alguns exemplos:

Chamada de nomes. Eles vão chamar-te descaradamente de “estúpido”, “falhado”, ou palavras horríveis demais para repetir aqui.
“nomes de animais de estimação” com más intenções. Isto é apenas mais uma chamada com um disfarce não tão subtil. “Minha abóbora gorducha” não é um termo de carinho.
Assassinato de carácter. Isto normalmente envolve a palavra “sempre”. Estás sempre atrasado, errado, a estragar tudo, desagradável, e por aí fora. Basicamente, eles dizem que não és uma boa pessoa.
Gritos. Gritar, gritar e praguejar são para intimidar e fazer-te sentir pequeno e inconsequente. Pode ser acompanhado de punhos a bater ou atirar coisas.
Envergonhar em público. Eles escolhem brigas, expõem os seus segredos, ou fazem pouco das suas falhas em público.
Desdenhoso. Fala-lhes de algo que é importante para si e eles dizem que não é nada. Linguagem corporal como o olhar, o sorriso, o tremor de cabeça e o suspiro ajudam a transmitir a mesma mensagem.
“A brincar.” As piadas podem ter um grão de verdade para eles ou ser uma fabricação completa. Seja como for, fazem-te parecer um idiota.
Sarcasmo. Muitas vezes é só uma crítica disfarçada. Quando você se opõe, eles afirmam ter provocado e dizem-lhe para parar de levar tudo tão a sério.
Insultos à tua aparência. Eles dizem-lhe, mesmo antes de sair, que o seu cabelo é feio ou que a sua roupa é palhaçada.
Menosprezar as suas conquistas. O seu agressor pode dizer-lhe que as suas conquistas não significam nada, ou podem até reclamar a responsabilidade pelo seu sucesso.
Put-downs dos seus interesses. Eles podem dizer-lhe que o seu passatempo é uma perda de tempo infantil ou que você está fora do seu campeonato quando pratica desporto. Na verdade, é que eles preferem que não participe de atividades sem eles.

Assim que o seu agressor souber de algo que o aborrece, ele vai falar sobre isso ou fazê-lo sempre que tiver oportunidade.

Nota final: Se você se identifica com qualquer um dos abusos listados acima, você provavelmente está sendo abusado emocionalmente e precisa procurar ajuda. Também deve pensar em procurar aconselhamento e encontrar um grupo de apoio. Pode até se juntar a um online se não conseguir encontrar um perto da sua casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles