Quinta-feira, Maio 9, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

Por que é que a comunicação é importante numa relação?

Não importa que tipo de relacionamento seja, amigos, negócios ou romântico, a comunicação é a chave para o sucesso de qualquer relação. É a chave principal para garantir que um relacionamento seja saudável e bem-sucedido. Ela vai ajudar qualquer relacionamento a crescer a um nível muito mais profundo e também vai construir confiança entre aqueles que estão envolvidos nesse relacionamento.

Comunicação entre o casal: Um dos fatores mais importantes para uma relação duradoura

Dizer que a comunicação é a base de uma relação saudável é, sinceramente, um cliché agora. Sem dúvida já o ouviu cem vezes, de todos os que conhece. Mas às vezes, quando se ouve algo tantas vezes, esquece-se de parar e pensar no que realmente significa. Por exemplo, sabe que é verdade, mas já se perguntou por que uma comunicação saudável é a base de uma boa relação? Quando começa a quebrar essa pergunta, a resposta se torna muito clara, muito rápida.

Isto é especialmente verdade para os casais. Casais que sabem como se comunicar diariamente terão automaticamente bons relacionamentos e se entenderão muito melhor um ao outro. Se seguir as sugestões abaixo sobre como construir uma comunicação mais forte com o seu parceiro ou até mesmo com um amigo, descobrirá como será muito mais fácil ter um bom relacionamento.

Sempre que estiver a falar com alguém num relacionamento, realmente precisa olhar nos olhos dele quando estiver a falar com ele. Isto é extremamente importante porque os faz sentir como se estivesse realmente ouvindo e realmente se conectando com eles num nível mais pessoal.

Também precisa ter certeza de que realmente ouve atentamente. Precisa mostrar que está a escutar e que realmente entende o que lhe estão a dizer. Como casal, precisam de ter tempo para realmente se ouvirem um ao outro. Quando acabarem por fazer isto, vão descobrir que vão acabar por ter muito menos problemas de comunicação que podem causar discussões no caminho.

Também precisam ser capazes de expressar e mostrar o seu apreço. Deve dizer-lhes o quão sortudo se sente por tê-los na sua vida e isso até é bom para as amizades. Diga a eles o quanto aprecia o que eles fazem por  e as coisas que eles fazem para ajudar a fazer o relacionamento funcionar melhor e certifique-se de dizer a eles que os ama.

Outra coisa boa a fazer é perguntar-lhes o que eles querem e precisam e o que pode fazer para tentar fazer isso por eles. Lembre-se, qualquer bom relacionamento é uma viagem numa rua de dois sentidos e não uma rua de um sentido. Se tomar tempo para perguntar o que eles precisam no relacionamento, então vai se sentir muito mais conectado a eles. Entenda que ninguém é um leitor de mentes e que eles precisam saber disso também.

Compromisso. Devem aprender a se comprometer um com o outro. Se um de quiser ir ao cinema e o outro quiser assistir a um jogo de futebol, então façam os dois. Vão ao cinema numa noite e vejam o jogo juntos na outra noite. Sejam honestos, continuem a falar e falem sempre abertamente.

Quanto mais honestos forem sobre os seus sentimentos um com o outro, mais vocês dois vão sair do relacionamento. Também precisam ter certeza de que mostram carinho um com o outro quando estão a tentar se comunicar. Deem as mãos quando falarem ou aconcheguem-se um com o outro no sofá quando estiverem a falar. Isto ajuda a manter a faísca também.

Para uma comunicação mais saudável, tente:

Encontrar o momento certo. Se algo o está incomodando e você gostaria de ter uma conversa sobre isso, pode ser útil encontrar o momento certo para conversar. Tente encontrar um momento em que você e o seu parceiro estejam calmos e não se distraiam, stressados ou com pressa. Você pode até considerar marcar uma hora para conversar se um de vocês ou ambos estiverem realmente ocupados!
Converse cara a cara. Evite falar sobre assuntos sérios ou problemas por escrito. Mensagens de texto, cartas e e-mails podem ser mal interpretados. Fale pessoalmente para que não haja mal-entendidos desnecessários. Se você estiver a ter problemas para coletar os seus pensamentos, considere escrevê-los com antecedência e lê-los em voz alta para o seu parceiro.
Não Ataque. Mesmo quando a nossa intenção é boa, às vezes podemos parecer tão duros por causa da nossa escolha de palavras. Usar “você” pode soar como se você estivesse atacando, o que tornará o seu parceiro defensivo e menos recetivo à sua mensagem. Em vez disso, tente usar “eu” ou “nós”. Por exemplo, diz “Sinto que não temos estado tão perto ultimamente” em vez de “Tens estado distante comigo”.
Sê honesto. Concordem em ser honestos. Às vezes a verdade dói, mas é a chave para uma relação saudável. Admita que você nem sempre é perfeito e peça desculpas quando comete um erro em vez de arranjar desculpas. Vai se sentir melhor e isso vai ajudar a fortalecer o seu relacionamento.
Verifique a sua linguagem corporal. Deixe o seu parceiro saber que você está realmente ouvindo, dando-lhes toda a sua atenção: sente-se, enfrente-os e faça contacto visual ao falar. Não aceite um telefonema, uma mensagem de texto ou um jogo de vídeo quando estiver a falar. Mostre ao seu parceiro que você os respeita, ouvindo e respondendo.
Use a Regra das 48 Horas. Se o seu parceiro faz algo que o irrita, precisa de falar sobre isso. Mas não precisa de o fazer de imediato. Se ainda estiver magoado 48 horas depois, diga alguma coisa. Se não, pense em esquecer isso. Mas lembre-se que o seu parceiro não consegue ler a sua mente. Se você não falar quando estiver chateado, não há como eles se desculparem ou mudarem. Uma vez que menciona os seus sentimentos feridos e o seu parceiro sinceramente pede desculpas, esqueça. Não fale de assuntos passados se eles não forem relevantes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles