Segunda-feira, Maio 20, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

Como manter o seu cão seguro durante o Verão

Durante os meses de inverno os dias são menores, mas durante o verão tanto você como o seu cão possa brincar e usufruir de dias solarengos e sair juntos por períodos mais longos. Não importa o que todas as raças de cães adoram para sair e divertir-se ao sol. No entanto, tal como os humanos, podem ser vítimas do sobreaquecimento e de outros perigos que os meses mais quentes do ano podem causar. Por isso, tem de se certificar de que o seu cão se diverte mas também de que se mantém seguro.

Certifique-se de que tem etiquetas atualizadas no seu cão. A razão para isto é que existe uma maior probabilidade de o seu cão fugir acidentalmente durante os meses de verão. Muito disto pode dever-se ao facto de as portas estarem abertas depois de estar fechado todo o inverno e metade da primavera e de o seu cão ter aquela febre da cabina, por isso tenha muito cuidado com isto.

Certifique-se de que dá ao seu cão um tratamento preventivo contra as pulgas assim que souber que ele vai passar muito mais tempo ao ar livre. Pode obter isto do seu veterinário e eles são muito fáceis de aplicar e podem ser colocados entre as suas omoplatas. Pode fazer isso uma vez por mês para mantê-los livres de pulgas e carrapatos.

Também deve considerar fazer um tratamento para o seu quintal. Deve ser um tratamento não tóxico que mantenha afastadas as diferentes moscas que picam, as horríveis formigas-de-fogo e qualquer outro tipo de inseto que morde ou tem uma picada.

Certifique-se de que se o seu cão for uma raça de pelo mais comprido, mantenha o pêlo cortado mais curto durante o verão do que faria durante os meses mais frios. Faça o que fizer, certifique-se de que não a corta muito curto e que nunca rapará completamente o pelo do seu cão. Também deve escová-lo regularmente, especialmente se ele tiver o pelo comprido.

Quando levar o seu cão a passear, é provavelmente melhor levá-lo a passear nas primeiras horas da manhã ou esperar que o sol se ponha no início da noite. Isto é especialmente verdade se o levar a passear onde ele tem de caminhar em passeios e asfalto. Estas coisas ficam muito quentes e podem queimar as almofadas dos seus pés.

Se vocês os dois forem dar um passeio a algum lado, lembrem-se, tal como vocês, o vosso cão vai precisar de se hidratar, por isso, certifiquem-se de que trazem alguma água que é especificamente destinada a ele. Se a caminhada for longa, certifique-se de que tem uma tigela para cãozinho e algumas guloseimas embaladas numa mochila ou pode comprar mochilas especiais para cãozinho que eles podem levar consigo se não quiser carregar uma mochila.

Tem de se certificar de que o seu cão fica longe de piscinas ou, se estiver perto de uma, certifique-se de que o vigia bem de perto. Eles podem ser tentados a saltar e dar umas voltas. Claro que sabem nadar e adoram, a maioria dos cães de qualquer maneira, mas é difícil para eles descobrirem como sair de uma piscina em vez de um lago ou riacho natural.

Para ajudar a manter o seu cão fresco durante o dia, pode querer sair e comprar uma dessas piscinas para crianças e deixá-lo de molho durante o dia.

O verão está cheio de atividades divertidas, incluindo churrascos, desfiles, festivais ao ar livre e fogos de artifício. Muitos donos de cães estão ansiosos para passar mais tempo com os seus amigos caninos lá fora, aproveitando o bom tempo.

No entanto, os meses de verão também envolvem certos riscos para os nossos cães. Como donos responsáveis de animais de estimação, temos de considerar a segurança do nosso cão durante este período. Aqui estão algumas precauções que devemos tomar durante o verão:

A insolação

Durante o verão, muitos de nós desfrutamos do adiamento dos meses frios de inverno. No entanto, os nossos cães, especialmente aqueles com pelo mais grosso, têm mais dificuldade em regular a sua temperatura e correm maior risco de insolação.

Os cães libertam calor principalmente por ofegarem e têm glândulas sudoríparas nas patas e no nariz, razão pela qual não regulam o calor tão eficientemente como os humanos. Quando passar tempo com o seu cão no exterior, evite o esgotamento do calor ou a insolação trazendo muita água, limitando a exposição e o tempo sob luz solar direta e certificando-se de que existe sombra adequada ou áreas com ar condicionado para os animais de estimação.

Muitos cães também gostam de ir com os seus donos em passeios de carro enquanto fazem recados ou viajam, mas tenha em mente que deixar o seu cão num carro quente, mesmo com a janela quebrada, é extremamente perigoso e pode resultar em doenças graves.

Sinais importantes de insolação a ter em conta incluem: respiração ofegante excessiva, dificuldade em respirar, fraqueza ou colapso. Se o seu cão estiver a apresentar quaisquer sinais de AVC, considere-o uma emergência médica e procure cuidados veterinários o mais rapidamente possível. Entretanto, tente arrefecer a temperatura corporal do seu cão, molhando-o com água morna. A água muito fria pode realmente baixar a temperatura corporal muito rapidamente, por isso é melhor ficar com água morna, usar uma ventoinha diretamente no cão e oferecer água se ele estiver disposto a beber.

Também pode usar álcool para esfregar as almofadas dos pés ou debaixo das axilas para encorajar o arrefecimento. Se conseguir obter uma temperatura retal no seu cão, isto é útil para avaliar se a temperatura do seu cão ainda está acima dos 39 graus, que é o limite máximo do normal para o cão médio. Assim que a temperatura estiver neste nível, pode interromper as medidas de arrefecimento. Deve salientar-se que a insolação pode progredir muito rapidamente e requer cuidados médicos imediatos de modo a evitar danos graves nos órgãos.

Ingestão de comida estranha

O verão é uma época popular para churrascos. Estes churrascos normalmente envolvem comidas deliciosas como milho na espiga, espetos de legumes, cachorros quentes, saladas de frutas e sobremesas diversas.

Os donos de animais de estimação precisam ser cautelosos com os seus cães consumindo alguns destes alimentos tentadores. Por exemplo, o milho na espiga pode causar uma séria obstrução no trato intestinal do seu cão que geralmente requer uma remoção cirúrgica. Há até cães que comem espetos afiados, o que pode resultar em perfurações ao longo do trato digestivo.

Certas frutas e vegetais, incluindo cenouras e batata-doce cozida, são seguros para o seu cão comer com moderação, mas tenha cuidado com uvas e passas, pois se sabe que causam falhas renais agudas em certos cães.

Muitos cães procuram as sobras, e os donos encontram-nas no dia seguinte com vómitos ou diarreia. Fique de olho no seu companheiro peludo durante estes churrascos para evitar visitas veterinárias indesejadas.

Precauções com alimentos e água

Durante os meses de verão, é importante monitorizar de perto a frequência com que a tigela de água do seu cão é limpa e mudada, porque a humidade e o calor podem fazer crescer bactérias. Além disso, os alimentos não devem ser deixados de fora durante longos períodos, devido ao risco de contaminação por insetos ou agentes bacterianos.

Outro cuidado com a água seria supervisionar o seu cão dentro e à volta das piscinas exteriores. Nem todos os cães são bons nadadores e quer evitar quaisquer problemas graves. Além disso, os cães que passam muito tempo em piscinas com cloro são muitas vezes mais suscetíveis a infecções nos ouvidos e pele seca.

Organização das férias e viagens

O verão frequentemente significa férias para muitas famílias, que podem ou não incluir o seu companheiro canino.

Se está a planear viajar com o seu cão, não se esqueça de considerar as necessidades especiais dele ou dela. Embalar um suprimento adequado de alimentos e guloseimas, com uma cópia dos registos veterinários do seu cão em caso de emergência, são aspetos importantes dos seus preparativos de viagem.

Em geral, o verão é um período agradável tanto para os humanos como para os cães, com muitas atividades ao ar livre e oportunidades para desenvolver ainda mais a ligação homem-animal. Basta ter cuidado com certos elementos climáticos, incluindo temperaturas muito quentes, e estar preparado quando fizer planos de viagem. Além disso, fique de olho no seu companheiro canino para qualquer ingestão inapropriada enquanto desfruta de comida deliciosa em churrascos de quintal, e esforce-se para manter as tigelas de água e comida limpas.

mariana
Latest posts by mariana (see all)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles