Sábado, Julho 27, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

✈️ As Vantagens e Desvantagens da Imigração

- Advertisement -

as vantagens e desvantagens da imigracão

Os Prós e Contras Da Imigração

A imigração é definida como o movimento intencional de um indivíduo para um país de destino do qual ele não possui cidadania. As razões para a imigração são muitas. Alguns viajam para um novo país para se tornarem trabalhadores migrantes ou estrangeiros. Outros podem desejar estabelecer-se como residentes permanentes, com o objetivo de eventualmente se tornarem cidadãos naturalizados.

Apenas um pequeno grupo de países vê uma taxa de migração líquida positiva a cada ano. Austrália, Canadá, Estados Unidos, Rússia e a maior parte da Europa Ocidental fazem essa lista. Entre os países com perdas líquidas de migração estão a maioria dos continentes da América do Sul e da África.

Em 2015, o número de pessoas que participaram de oportunidades de imigração em todo o mundo totalizou 244 milhões. Desde 2000, o número de pessoas que estão a migrar para um novo país aumentou em 41%. Mais de 30% dos imigrantes do mundo vivem em apenas 20 países, sendo que os Estados Unidos vêem 19% dos migrantes internacionais do mundo.

A imigração pode proporcionar benefícios económicos substanciais – um mercado de trabalho mais flexível, maior base de competências, maior procura e uma maior diversidade de inovação. No entanto, a imigração também é controversa. Argumenta-se que a imigração pode causar problemas de superlotação, congestionamento e pressão extra sobre os serviços públicos. Há também um debate sobre se a imigração de trabalhadores não qualificados leva a uma pressão descendente sobre os salários e até mesmo ao desemprego dos trabalhadores nativos. Este é um olhar sobre os custos e benefícios económicos da imigração.


Índice


 

Emigrar e imigrar

Estes dois termos têm o mesmo significado, mas a diferença está na aplicação.

Imigrar significa mudar para outro país ou entrar e se estabelecer em outro país, deixando o país de nascimento de uma pessoa ou o seu país de origem anterior. O termo significa uma mudança permanente. Só se aplica a pessoas. A palavra imigração veio do termo latino “immigrare” que se traduz para “ir para”.

Imigrar é diferente de migrar, pois, este último não significa que alguém está se mudando para outro país. Migrar, neste caso, equivale apenas a “mudar”. Imigrar, por outro lado, significa mudar-se para outro país.

Emigrar significa deixar a região ou país de uma pessoa para se estabelecer num local estrangeiro. Significa também uma mudança permanente, como imigrar. O termo latino “emigrare” é a origem do termo emigrar.

A principal diferença entre emigrar e emigrar está na ação.

Imigrar significa entrar em outro país e fazer dele a residência permanente da pessoa.

Emigrar significa sair de um país para se estabelecer permanentemente num país estrangeiro.

Observar o uso destes dois termos faz de uma pessoa um melhor escritor ou orador. A diferença é subtil, mas é importante. Note o seu uso nos exemplos:

  • Os meus pais imigraram para os Estados Unidos
  • Os meus pais emigraram das Filipinas

Como explicação adicional, se a pessoa que escreve ou fala fosse das Filipinas, a pessoa diria que os pais são emigrados. Se a pessoa que fala ou escreve está nos Estados Unidos, a pessoa deve dizer que os seus pais são imigrantes para o país.

Efeitos da emigração

Quando as pessoas deixam o seu país, elas diminuem os gastos de consumo do seu município, bem como a força de trabalho. Terá um efeito positivo no seu país de origem se a força de trabalho estiver sobre-saturada, pois aliviará o desemprego. Mas se a situação for diferente, então as pessoas que deixam o seu país de origem privarão o seu país de trabalhadores qualificados. O país recetor, por outro lado, estaria a ganhar trabalhadores que seriam um trunfo para a economia do país. Muitos países exercem controle sobre o número de emigrantes, através da aplicação de protocolos de emigração e regras estritas.

A emigração tem um impacto fiscal sobre o país recetor porque os novos emigrantes devem pagar impostos de acordo com os seus ganhos, compras e outros elementos. Eles podem ter acesso a serviços sociais como saúde, educação dos seus filhos e outros serviços prestados pelo novo país.

A emigração afeta o mercado de trabalho, bem como os salários no país para onde se mudam. O país deve ter empregos suficientes disponíveis para os emigrantes, assegurando que os trabalhadores nativos tenham as mesmas oportunidades de emprego. Os salários também podem ser afetados. Por exemplo, a aceitação de salários mais baixos por parte dos emigrantes irá efetivamente baixar os salários recebidos pelos nativos nascidos e pelos emigrantes.


✔️ Vejamos agora as vantagens da Imigração ✔️


 

👍 Vantagem: Oportunidades de emprego

A busca de melhores empregos é uma das principais razões para que as pessoas migrem para o exterior. Todos precisam de dinheiro para sobreviver neste mundo moderno, e quando o seu país é incapaz de oferecer oportunidades de trabalho que lhe permitam ganhar o dinheiro que precisa, a imigração parece ser a única opção que resta. Países como os EUA, Reino Unido e Canadá são o destino preferido por muitos que estão em busca de emprego; todos estes países são democracias altamente desenvolvidas com um alto padrão de vida. Os EUA e o Canadá são, na maioria das vezes, muito acolhedores para os trabalhadores altamente qualificados. Portanto, se é alguém que tem muita habilidade numa determinada área e está a procurar melhores opções de trabalho do que o que está disponível no seu país de origem, você pode considerar a imigração como uma opção.

 

👍 Vantagem: Diversifica as economias locais

Os imigrantes trazem novas perspetivas, experiências e ideias para as suas comunidades locais. Com esta diversificação adicional, há mais força dentro da comunidade. Os imigrantes iniciam negócios, ganham uma renda e apoiam outros a nível local. Isto cria um aumento na produção local, o que gera mais lucros, o que ajuda ainda mais a economia. As economias fortes que se baseiam nas perspetivas dos imigrantes tendem a encontrar o maior sucesso.

 

👍 Vantagem: Melhor estilo de vida

Nem todos os países proporcionam um estilo de vida semelhante. Por vezes, mesmo os mais ricos de um determinado país não podem ter acesso a certas comodidades de estilo de vida que estão prontamente disponíveis para os pobres de outro país. Por exemplo, a Suíça é considerada um dos países mais bonitos do mundo. Muito poucos outros países combinam com a beleza deslumbrante e o estilo de vida confortável que ela oferece. Portanto, imigrar para um país como a Suíça, conhecido por um padrão de vida muito elevado, pode ajudar drasticamente a melhorar a sua maneira de viver.

 

👍 Vantagem: Encoraja o empreendedorismo

Muitos imigrantes são empreendedores naturais. Eles são muitas vezes altamente educados, amplamente treinados e muito inventivos ao estabelecer uma nova idéia. Os imigrantes também são altamente produtivos, tornando possível criar novos empregos, impulsionar a inovação ou tornar os negócios existentes mais flexíveis. A sua presença facilita o estabelecimento da especialização dos trabalhadores, o que torna mais fácil para todas as empresas investirem mais nos seus empregados.

 

👍 Vantagem: beneficia a maioria das famílias do país

A imigração não se trata de ter um grupo de pessoas tentando aceitar empregos de outro. É o processo de uma família tentando sustentar-se e contribuir para a sua comunidade local. Mesmo quando se considera a imigração ilegal, a pessoa comum não vem para uma nova nação porque está a procurar causar problemas. A maioria quer contribuir, e é por isso que a presença de imigrantes é benéfica para praticamente todos.

 

👍 Vantagem: A oportunidade de experimentar uma nova cultura

O mundo está tão próximo como sempre esteve e, ao mesmo tempo, nunca foi tão diversificado. As pessoas parecem viver numa bolha que as rodeia completamente, com ignorância parcial ou total das outras pessoas e da sua cultura. Mesmo que as pessoas ao redor do mundo estejam ligadas mais do que nunca, a divisão parece ser apenas mais extensa. Ir a diferentes lugares e países para experimentar as coisas em primeira mão parece ser a única maneira de sair desta bolha. E a amálgama de duas culturas é sempre linda, ao imigrar você experimentaria esta sensação única e fantástica.

 

👍 Vantagem: Reduz as lacunas que se formam em certos mercados de trabalho

Em áreas de emprego de baixa qualificação, é verdade que uma forte presença de imigrantes pode diminuir os salários. De um ponto de vista geral do mercado de trabalho, porém, a imigração ajuda a preencher as lacunas que podem se formar quando há uma baixa taxa de desemprego. Como os imigrantes podem aliviar os gargalos no emprego, eles reduzem o risco de problemas de desemprego que ocorrem na economia local. Quando os níveis de rendimento dos imigrantes aumentam, o mesmo acontece com os rendimentos de todos os outros agregados familiares.

 

👍 Vantagem: Estimula a recuperação económica

Os imigrantes são mais propensos a mudar-se para um novo local para procurar uma oportunidade de emprego do que os cidadãos nativos. Isso significa que lugares que estão a lutar economicamente podem começar a experimentar uma recuperação com maior rapidez à medida que os imigrantes chegam ao trabalho. Mesmo quando as ocupações eram empregos de alta tecnologia, eram os imigrantes que mantinham o mercado de trabalho avançando por causa da sua especialização.

 

👍 Vantagem: Incentiva preços mais baixos no ponto de venda

Os trabalhadores da imigração não são os únicos que se beneficiam da sua presença a nível local. Os trabalhadores complementares envolvidos em cada indústria também se beneficiam. Isso significa que os supervisores, advogados e tradutores têm novas oportunidades disponíveis para eles, que podiam não ter tido de outra forma. À medida que a procura por novos trabalhadores aumenta, os preços tendem a cair para bens e serviços, o que permite que todos se beneficiem dos custos mais baixos.

 

👍 Vantagem: Segurança e Proteção

Para além dos aspetos económicos, outra razão principal para a imigração é a segurança e a proteção. O mundo moderno não é desprovido de conflitos. Há conflitos em toda parte, desde o Oriente Médio até Mianmar ou certas partes da América do Sul e Central onde os cartéis de drogas ainda tornam as ruas inseguras para as pessoas. Ter que fugir da pátria é uma provação terrível, mas estar vivo e seguro importa mais os sentimentos de nacionalismo e patriotismo. A imigração é a melhor opção a tomar se você é alguém de tais regiões.

 

👍 Vantagem: Reduz o fardo sobre a pátria

A superpopulação é um obstáculo enfrentado por muitos países em todo o mundo. Por exemplo, a Índia é um país repleto de um grande número de trabalhadores altamente qualificados, mas é também um país que enfrenta um elevado nível de desemprego e subemprego. Quando uma pessoa da Índia migra, ele deixa o seu lugar na força de trabalho para ser ocupado por outra pessoa. Portanto, se é uma pessoa que está emigrando de um país com altas taxas de desemprego, você não só será capaz de melhorar a sua vida, mas também ajudar o seu país indiretamente.

 


❌ Vejamos agora as desvantagens da Imigração ❌


 

👎 Desvantagem: Adaptação a uma nova cultura e ambiente

Poucas pessoas podem se mudar do conforto do lar para um lugar totalmente novo com uma cultura diferente e não ter problemas com isso. As pessoas, os costumes, ou mesmo algo tão simples como as regras de trânsito podem vir a ser tão diferentes do lugar de origem. E tudo isso requer muita adaptação, se você não está preparado para isso, então a imigração para um novo país talvez não seja fácil.

 

👎 Desvantagem: Racismo

Embora o racismo não seja tão prevalecente como era antes, é inegável que os racistas ainda existem. E a prova mais significativa disso pode ser dita é que Donald Trump acabou de ganhar a presidência dos Estados Unidos depois de ter levado a cabo uma das campanhas mais divisórias e racistas da história do mundo. O que é mais preocupante é que isso aconteceu nos Estados Unidos da América, um país construído por imigrantes, uma nação que durante muito tempo foi um caldeirão de culturas diferentes. Então, tudo isso significa que está destinado a encontrar um ou dois racistas onde quer que você vá, é algo do qual não pode escapar.

 

👎 Desvantagem: Ganhar a cidadania pode ser difícil

Uma pessoa com um visto de trabalho não desfruta dos benefícios que um cidadão do país tem. Embora possa acabar a pagar a mesma quantia de impostos que um cidadão, pode não estar a receber os mesmos benefícios. Portanto, é necessário tentar obter a cidadania do país para o qual imigra o mais rápido possível. O problema é que não é fácil de o fazer. Obter a cidadania muitas vezes envolve processos longos e tediosos que causam muitos problemas. E infelizmente, não há como contornar isso.

 

👎 Desvantagem: Pode causar problemas de sobrepopulação

As nações mais ricas do mundo tendem a ser os destinos mais populares para a imigração. Isso significa que pode haver problemas de superpopulação nos países ricos, enquanto os problemas de subpopulação podem começar a se formar no mundo em desenvolvimento. Quando os níveis populacionais se tornam desequilibrados, isso pode causar problemas de acesso a recursos a nível local em regiões onde se verificam altos níveis de imigração.

 

👎 Desvantagem: Estimula a transmissão de doenças

Muitas doenças são transferidas para novas regiões por causa dos processos de imigração. A devastação da varíola nas populações tribais locais da América do Norte é amplamente documentada. Agentes causadores de doenças transferem-se através das fronteiras com imigrantes, o que pode ter um impacto negativo sobre a população local que pode não estar regularmente exposta a certas condições. Os processos de rastreio podem limitar este impacto de alguma forma, embora haja sempre a possibilidade de ter alguma coisa a escapar.

 

👎 Desvantagem: Pode criar disparidades salariais

Quando os imigrantes vêm do mundo em desenvolvimento para o mundo desenvolvido, podem estar dispostos a aproveitar oportunidades de emprego por um salário muito inferior ao de um não imigrante local. Se houver pessoas suficientes para trabalhar por salários mais baixos, isso pode criar uma disparidade salarial na população local que pode afetar o crescimento do emprego. Menos rendimentos significa menos oportunidades de emprego de apoio, porque menos dinheiro está a ser gasto.

 

👎 Desvantagem: Cria fatores de stress sobre os recursos educativos e de saúde

Os imigrantes vêm para fazer uma nova vida para si mesmos. Muitos contribuem para as suas economias locais sem questionar. Há um investimento inicial que as comunidades devem fazer, no entanto, para ajudar essas famílias a se estabelecerem. As crianças devem ser educadas. Os serviços de saúde devem ser oferecidos. Não há garantia de que as famílias emigradas permaneçam nessas comunidades, o que significa que os investimentos que estão sendo feitos podem nunca render dividendos.

 

👎 Desvantagem: Reduz as chances de uma nação em desenvolvimento

Quando um país em desenvolvimento vê o seu melhor e mais brilhante imigrar para o mundo desenvolvido, perde uma oportunidade de avançar. Os talentos que as pessoas trazem, especialmente para uma nação que é pobre, ajudam-na a se tornar mais forte. A imigração dá essa força a outros países que podem não precisar dela. Os imigrantes têm a oportunidade de planear uma vida melhor para si mesmos, embora isso venha à custa do seu país de origem.

 

👎 Desvantagem: É mais fácil explorar os imigrantes

As leis trabalhistas não alcançaram as práticas modernas da imigração. Mesmo quando as pessoas estão num novo país legalmente, é mais fácil denunciá-los à polícia como um possível imigrante ilegal do que cumprir uma obrigação. Apresentar falsas acusações, recusar-se a pagar salários devidos e até mesmo abuso físico é mais comum dentro dos círculos de imigrantes do que dentro da população nativa.

 

👎 Desvantagem: Pode criar dificuldades de integração

A diversidade não é algo que todos abraçam prontamente. Trazer novas perspetivas, etnias ou culturas para uma comunidade estabelecida pode às vezes causar fricção. As pessoas têm muitas vezes medo do que não sabem, o que significa que existe um medo básico associado aos imigrantes quando se mudam para uma comunidade pela primeira vez. Isso pode levar a níveis mais elevados de monitorizão de segurança, interações pessoais negativas e ainda mais falsos relatórios policiais sendo arquivados num esforço para “evitar” que problemas aconteçam.

 

👎 Desvantagem: Pode colocar stress nos serviços sociais locais

Ter um grande grupo de imigrantes a mudar-se para uma região também pode colocar pontos de stress nos serviços sociais relacionados com o emprego. Pode haver uma maior necessidade de serviços de banco de alimentos, de senhas de alimentação e de serviços básicos de habitação. Isto pode colocar stress nos orçamentos destes serviços, o que pode encorajar as autarquias locais a propor taxas de impostos mais elevadas para cobrir potenciais insuficiências. Mesmo que os imigrantes tenham uma influência positiva na economia ao longo do tempo, os custos a curto prazo podem ser demasiado elevados para que algumas comunidades possam suportar.

 

👎 Desvantagem: Pode dividir as famílias

A imigração ampliada não é uma prática comum. Uma família é normalmente autorizada a tornar-se emigrante para um novo país de destino. Essa prática cria problemas sociais para as crianças que podem ser deixadas para trás pelo resto da sua família. Pode também reduzir o seu nível de vida no país porque há menos oportunidades disponíveis para o emprego familiar.

 

👎 Desvantagem: Pode resultar em violações dos direitos humanos

A imigração, ou o desejo de se tornar um imigrante, pode colocar alguns indivíduos num estado de desespero. Se se torna difícil para alguns indivíduos migrarem, o desenvolvimento do tráfico de pessoas pode oferecer novas oportunidades que parecem positivas no início, e depois tornar-se negativas para o indivíduo. Estes movimentos podem até facilitar as atividades do crime organizado em situações extremas.


 

📝 Conclusão

É óbvio que há muitos prós e contras associados ao processo de imigração. Mas os esforços constantes de ambos, o imigrante e o país de acolhimento, podem levar a uma rápida assimilação. Esta assimilação rápida pode ser benéfica e pode ajudar numa vida frutuosa num ambiente pacífico.

Estes prós e contras da imigração mostram que a diversidade pode ser uma coisa boa. Se a imigração ocorre legalmente, então as comunidades locais frequentemente vêem muitos benefícios se desenvolverem com o tempo. Há certamente alguns desafios que devem ser enfrentados com a prática da imigração, especialmente quando ela ocorre ilegalmente. Esses desafios, contudo, são muitas vezes superados pelos benefícios que a imigração proporciona.

as vantagens e desvantagens da imigracão

Os Prós e Contras Da Imigração

A imigração é definida como o movimento intencional de um indivíduo para um país de destino do qual ele não possui cidadania. As razões para a imigração são muitas. Alguns viajam para um novo país para se tornarem trabalhadores migrantes ou estrangeiros. Outros podem desejar estabelecer-se como residentes permanentes, com o objetivo de eventualmente se tornarem cidadãos naturalizados.

Apenas um pequeno grupo de países vê uma taxa de migração líquida positiva a cada ano. Austrália, Canadá, Estados Unidos, Rússia e a maior parte da Europa Ocidental fazem essa lista. Entre os países com perdas líquidas de migração estão a maioria dos continentes da América do Sul e da África.

Em 2015, o número de pessoas que participaram de oportunidades de imigração em todo o mundo totalizou 244 milhões. Desde 2000, o número de pessoas que estão a migrar para um novo país aumentou em 41%. Mais de 30% dos imigrantes do mundo vivem em apenas 20 países, sendo que os Estados Unidos vêem 19% dos migrantes internacionais do mundo.

A imigração pode proporcionar benefícios económicos substanciais – um mercado de trabalho mais flexível, maior base de competências, maior procura e uma maior diversidade de inovação. No entanto, a imigração também é controversa. Argumenta-se que a imigração pode causar problemas de superlotação, congestionamento e pressão extra sobre os serviços públicos. Há também um debate sobre se a imigração de trabalhadores não qualificados leva a uma pressão descendente sobre os salários e até mesmo ao desemprego dos trabalhadores nativos. Este é um olhar sobre os custos e benefícios económicos da imigração.


Índice


 

Emigrar e imigrar

Estes dois termos têm o mesmo significado, mas a diferença está na aplicação.

Imigrar significa mudar para outro país ou entrar e se estabelecer em outro país, deixando o país de nascimento de uma pessoa ou o seu país de origem anterior. O termo significa uma mudança permanente. Só se aplica a pessoas. A palavra imigração veio do termo latino “immigrare” que se traduz para “ir para”.

Imigrar é diferente de migrar, pois, este último não significa que alguém está se mudando para outro país. Migrar, neste caso, equivale apenas a “mudar”. Imigrar, por outro lado, significa mudar-se para outro país.

Emigrar significa deixar a região ou país de uma pessoa para se estabelecer num local estrangeiro. Significa também uma mudança permanente, como imigrar. O termo latino “emigrare” é a origem do termo emigrar.

A principal diferença entre emigrar e emigrar está na ação.

Imigrar significa entrar em outro país e fazer dele a residência permanente da pessoa.

Emigrar significa sair de um país para se estabelecer permanentemente num país estrangeiro.

Observar o uso destes dois termos faz de uma pessoa um melhor escritor ou orador. A diferença é subtil, mas é importante. Note o seu uso nos exemplos:

  • Os meus pais imigraram para os Estados Unidos
  • Os meus pais emigraram das Filipinas

Como explicação adicional, se a pessoa que escreve ou fala fosse das Filipinas, a pessoa diria que os pais são emigrados. Se a pessoa que fala ou escreve está nos Estados Unidos, a pessoa deve dizer que os seus pais são imigrantes para o país.

Efeitos da emigração

Quando as pessoas deixam o seu país, elas diminuem os gastos de consumo do seu município, bem como a força de trabalho. Terá um efeito positivo no seu país de origem se a força de trabalho estiver sobre-saturada, pois aliviará o desemprego. Mas se a situação for diferente, então as pessoas que deixam o seu país de origem privarão o seu país de trabalhadores qualificados. O país recetor, por outro lado, estaria a ganhar trabalhadores que seriam um trunfo para a economia do país. Muitos países exercem controle sobre o número de emigrantes, através da aplicação de protocolos de emigração e regras estritas.

A emigração tem um impacto fiscal sobre o país recetor porque os novos emigrantes devem pagar impostos de acordo com os seus ganhos, compras e outros elementos. Eles podem ter acesso a serviços sociais como saúde, educação dos seus filhos e outros serviços prestados pelo novo país.

A emigração afeta o mercado de trabalho, bem como os salários no país para onde se mudam. O país deve ter empregos suficientes disponíveis para os emigrantes, assegurando que os trabalhadores nativos tenham as mesmas oportunidades de emprego. Os salários também podem ser afetados. Por exemplo, a aceitação de salários mais baixos por parte dos emigrantes irá efetivamente baixar os salários recebidos pelos nativos nascidos e pelos emigrantes.


✔️ Vejamos agora as vantagens da Imigração ✔️


 

👍 Vantagem: Oportunidades de emprego

A busca de melhores empregos é uma das principais razões para que as pessoas migrem para o exterior. Todos precisam de dinheiro para sobreviver neste mundo moderno, e quando o seu país é incapaz de oferecer oportunidades de trabalho que lhe permitam ganhar o dinheiro que precisa, a imigração parece ser a única opção que resta. Países como os EUA, Reino Unido e Canadá são o destino preferido por muitos que estão em busca de emprego; todos estes países são democracias altamente desenvolvidas com um alto padrão de vida. Os EUA e o Canadá são, na maioria das vezes, muito acolhedores para os trabalhadores altamente qualificados. Portanto, se é alguém que tem muita habilidade numa determinada área e está a procurar melhores opções de trabalho do que o que está disponível no seu país de origem, você pode considerar a imigração como uma opção.

 

👍 Vantagem: Diversifica as economias locais

Os imigrantes trazem novas perspetivas, experiências e ideias para as suas comunidades locais. Com esta diversificação adicional, há mais força dentro da comunidade. Os imigrantes iniciam negócios, ganham uma renda e apoiam outros a nível local. Isto cria um aumento na produção local, o que gera mais lucros, o que ajuda ainda mais a economia. As economias fortes que se baseiam nas perspetivas dos imigrantes tendem a encontrar o maior sucesso.

 

👍 Vantagem: Melhor estilo de vida

Nem todos os países proporcionam um estilo de vida semelhante. Por vezes, mesmo os mais ricos de um determinado país não podem ter acesso a certas comodidades de estilo de vida que estão prontamente disponíveis para os pobres de outro país. Por exemplo, a Suíça é considerada um dos países mais bonitos do mundo. Muito poucos outros países combinam com a beleza deslumbrante e o estilo de vida confortável que ela oferece. Portanto, imigrar para um país como a Suíça, conhecido por um padrão de vida muito elevado, pode ajudar drasticamente a melhorar a sua maneira de viver.

 

👍 Vantagem: Encoraja o empreendedorismo

Muitos imigrantes são empreendedores naturais. Eles são muitas vezes altamente educados, amplamente treinados e muito inventivos ao estabelecer uma nova idéia. Os imigrantes também são altamente produtivos, tornando possível criar novos empregos, impulsionar a inovação ou tornar os negócios existentes mais flexíveis. A sua presença facilita o estabelecimento da especialização dos trabalhadores, o que torna mais fácil para todas as empresas investirem mais nos seus empregados.

 

👍 Vantagem: beneficia a maioria das famílias do país

A imigração não se trata de ter um grupo de pessoas tentando aceitar empregos de outro. É o processo de uma família tentando sustentar-se e contribuir para a sua comunidade local. Mesmo quando se considera a imigração ilegal, a pessoa comum não vem para uma nova nação porque está a procurar causar problemas. A maioria quer contribuir, e é por isso que a presença de imigrantes é benéfica para praticamente todos.

 

👍 Vantagem: A oportunidade de experimentar uma nova cultura

O mundo está tão próximo como sempre esteve e, ao mesmo tempo, nunca foi tão diversificado. As pessoas parecem viver numa bolha que as rodeia completamente, com ignorância parcial ou total das outras pessoas e da sua cultura. Mesmo que as pessoas ao redor do mundo estejam ligadas mais do que nunca, a divisão parece ser apenas mais extensa. Ir a diferentes lugares e países para experimentar as coisas em primeira mão parece ser a única maneira de sair desta bolha. E a amálgama de duas culturas é sempre linda, ao imigrar você experimentaria esta sensação única e fantástica.

 

👍 Vantagem: Reduz as lacunas que se formam em certos mercados de trabalho

Em áreas de emprego de baixa qualificação, é verdade que uma forte presença de imigrantes pode diminuir os salários. De um ponto de vista geral do mercado de trabalho, porém, a imigração ajuda a preencher as lacunas que podem se formar quando há uma baixa taxa de desemprego. Como os imigrantes podem aliviar os gargalos no emprego, eles reduzem o risco de problemas de desemprego que ocorrem na economia local. Quando os níveis de rendimento dos imigrantes aumentam, o mesmo acontece com os rendimentos de todos os outros agregados familiares.

 

👍 Vantagem: Estimula a recuperação económica

Os imigrantes são mais propensos a mudar-se para um novo local para procurar uma oportunidade de emprego do que os cidadãos nativos. Isso significa que lugares que estão a lutar economicamente podem começar a experimentar uma recuperação com maior rapidez à medida que os imigrantes chegam ao trabalho. Mesmo quando as ocupações eram empregos de alta tecnologia, eram os imigrantes que mantinham o mercado de trabalho avançando por causa da sua especialização.

 

👍 Vantagem: Incentiva preços mais baixos no ponto de venda

Os trabalhadores da imigração não são os únicos que se beneficiam da sua presença a nível local. Os trabalhadores complementares envolvidos em cada indústria também se beneficiam. Isso significa que os supervisores, advogados e tradutores têm novas oportunidades disponíveis para eles, que podiam não ter tido de outra forma. À medida que a procura por novos trabalhadores aumenta, os preços tendem a cair para bens e serviços, o que permite que todos se beneficiem dos custos mais baixos.

 

👍 Vantagem: Segurança e Proteção

Para além dos aspetos económicos, outra razão principal para a imigração é a segurança e a proteção. O mundo moderno não é desprovido de conflitos. Há conflitos em toda parte, desde o Oriente Médio até Mianmar ou certas partes da América do Sul e Central onde os cartéis de drogas ainda tornam as ruas inseguras para as pessoas. Ter que fugir da pátria é uma provação terrível, mas estar vivo e seguro importa mais os sentimentos de nacionalismo e patriotismo. A imigração é a melhor opção a tomar se você é alguém de tais regiões.

 

👍 Vantagem: Reduz o fardo sobre a pátria

A superpopulação é um obstáculo enfrentado por muitos países em todo o mundo. Por exemplo, a Índia é um país repleto de um grande número de trabalhadores altamente qualificados, mas é também um país que enfrenta um elevado nível de desemprego e subemprego. Quando uma pessoa da Índia migra, ele deixa o seu lugar na força de trabalho para ser ocupado por outra pessoa. Portanto, se é uma pessoa que está emigrando de um país com altas taxas de desemprego, você não só será capaz de melhorar a sua vida, mas também ajudar o seu país indiretamente.

 


❌ Vejamos agora as desvantagens da Imigração ❌


 

👎 Desvantagem: Adaptação a uma nova cultura e ambiente

Poucas pessoas podem se mudar do conforto do lar para um lugar totalmente novo com uma cultura diferente e não ter problemas com isso. As pessoas, os costumes, ou mesmo algo tão simples como as regras de trânsito podem vir a ser tão diferentes do lugar de origem. E tudo isso requer muita adaptação, se você não está preparado para isso, então a imigração para um novo país talvez não seja fácil.

 

👎 Desvantagem: Racismo

Embora o racismo não seja tão prevalecente como era antes, é inegável que os racistas ainda existem. E a prova mais significativa disso pode ser dita é que Donald Trump acabou de ganhar a presidência dos Estados Unidos depois de ter levado a cabo uma das campanhas mais divisórias e racistas da história do mundo. O que é mais preocupante é que isso aconteceu nos Estados Unidos da América, um país construído por imigrantes, uma nação que durante muito tempo foi um caldeirão de culturas diferentes. Então, tudo isso significa que está destinado a encontrar um ou dois racistas onde quer que você vá, é algo do qual não pode escapar.

 

👎 Desvantagem: Ganhar a cidadania pode ser difícil

Uma pessoa com um visto de trabalho não desfruta dos benefícios que um cidadão do país tem. Embora possa acabar a pagar a mesma quantia de impostos que um cidadão, pode não estar a receber os mesmos benefícios. Portanto, é necessário tentar obter a cidadania do país para o qual imigra o mais rápido possível. O problema é que não é fácil de o fazer. Obter a cidadania muitas vezes envolve processos longos e tediosos que causam muitos problemas. E infelizmente, não há como contornar isso.

 

👎 Desvantagem: Pode causar problemas de sobrepopulação

As nações mais ricas do mundo tendem a ser os destinos mais populares para a imigração. Isso significa que pode haver problemas de superpopulação nos países ricos, enquanto os problemas de subpopulação podem começar a se formar no mundo em desenvolvimento. Quando os níveis populacionais se tornam desequilibrados, isso pode causar problemas de acesso a recursos a nível local em regiões onde se verificam altos níveis de imigração.

 

👎 Desvantagem: Estimula a transmissão de doenças

Muitas doenças são transferidas para novas regiões por causa dos processos de imigração. A devastação da varíola nas populações tribais locais da América do Norte é amplamente documentada. Agentes causadores de doenças transferem-se através das fronteiras com imigrantes, o que pode ter um impacto negativo sobre a população local que pode não estar regularmente exposta a certas condições. Os processos de rastreio podem limitar este impacto de alguma forma, embora haja sempre a possibilidade de ter alguma coisa a escapar.

 

👎 Desvantagem: Pode criar disparidades salariais

Quando os imigrantes vêm do mundo em desenvolvimento para o mundo desenvolvido, podem estar dispostos a aproveitar oportunidades de emprego por um salário muito inferior ao de um não imigrante local. Se houver pessoas suficientes para trabalhar por salários mais baixos, isso pode criar uma disparidade salarial na população local que pode afetar o crescimento do emprego. Menos rendimentos significa menos oportunidades de emprego de apoio, porque menos dinheiro está a ser gasto.

 

👎 Desvantagem: Cria fatores de stress sobre os recursos educativos e de saúde

Os imigrantes vêm para fazer uma nova vida para si mesmos. Muitos contribuem para as suas economias locais sem questionar. Há um investimento inicial que as comunidades devem fazer, no entanto, para ajudar essas famílias a se estabelecerem. As crianças devem ser educadas. Os serviços de saúde devem ser oferecidos. Não há garantia de que as famílias emigradas permaneçam nessas comunidades, o que significa que os investimentos que estão sendo feitos podem nunca render dividendos.

 

👎 Desvantagem: Reduz as chances de uma nação em desenvolvimento

Quando um país em desenvolvimento vê o seu melhor e mais brilhante imigrar para o mundo desenvolvido, perde uma oportunidade de avançar. Os talentos que as pessoas trazem, especialmente para uma nação que é pobre, ajudam-na a se tornar mais forte. A imigração dá essa força a outros países que podem não precisar dela. Os imigrantes têm a oportunidade de planear uma vida melhor para si mesmos, embora isso venha à custa do seu país de origem.

 

👎 Desvantagem: É mais fácil explorar os imigrantes

As leis trabalhistas não alcançaram as práticas modernas da imigração. Mesmo quando as pessoas estão num novo país legalmente, é mais fácil denunciá-los à polícia como um possível imigrante ilegal do que cumprir uma obrigação. Apresentar falsas acusações, recusar-se a pagar salários devidos e até mesmo abuso físico é mais comum dentro dos círculos de imigrantes do que dentro da população nativa.

 

👎 Desvantagem: Pode criar dificuldades de integração

A diversidade não é algo que todos abraçam prontamente. Trazer novas perspetivas, etnias ou culturas para uma comunidade estabelecida pode às vezes causar fricção. As pessoas têm muitas vezes medo do que não sabem, o que significa que existe um medo básico associado aos imigrantes quando se mudam para uma comunidade pela primeira vez. Isso pode levar a níveis mais elevados de monitorizão de segurança, interações pessoais negativas e ainda mais falsos relatórios policiais sendo arquivados num esforço para “evitar” que problemas aconteçam.

 

👎 Desvantagem: Pode colocar stress nos serviços sociais locais

Ter um grande grupo de imigrantes a mudar-se para uma região também pode colocar pontos de stress nos serviços sociais relacionados com o emprego. Pode haver uma maior necessidade de serviços de banco de alimentos, de senhas de alimentação e de serviços básicos de habitação. Isto pode colocar stress nos orçamentos destes serviços, o que pode encorajar as autarquias locais a propor taxas de impostos mais elevadas para cobrir potenciais insuficiências. Mesmo que os imigrantes tenham uma influência positiva na economia ao longo do tempo, os custos a curto prazo podem ser demasiado elevados para que algumas comunidades possam suportar.

 

👎 Desvantagem: Pode dividir as famílias

A imigração ampliada não é uma prática comum. Uma família é normalmente autorizada a tornar-se emigrante para um novo país de destino. Essa prática cria problemas sociais para as crianças que podem ser deixadas para trás pelo resto da sua família. Pode também reduzir o seu nível de vida no país porque há menos oportunidades disponíveis para o emprego familiar.

 

👎 Desvantagem: Pode resultar em violações dos direitos humanos

A imigração, ou o desejo de se tornar um imigrante, pode colocar alguns indivíduos num estado de desespero. Se se torna difícil para alguns indivíduos migrarem, o desenvolvimento do tráfico de pessoas pode oferecer novas oportunidades que parecem positivas no início, e depois tornar-se negativas para o indivíduo. Estes movimentos podem até facilitar as atividades do crime organizado em situações extremas.


 

📝 Conclusão

É óbvio que há muitos prós e contras associados ao processo de imigração. Mas os esforços constantes de ambos, o imigrante e o país de acolhimento, podem levar a uma rápida assimilação. Esta assimilação rápida pode ser benéfica e pode ajudar numa vida frutuosa num ambiente pacífico.

Estes prós e contras da imigração mostram que a diversidade pode ser uma coisa boa. Se a imigração ocorre legalmente, então as comunidades locais frequentemente vêem muitos benefícios se desenvolverem com o tempo. Há certamente alguns desafios que devem ser enfrentados com a prática da imigração, especialmente quando ela ocorre ilegalmente. Esses desafios, contudo, são muitas vezes superados pelos benefícios que a imigração proporciona.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles