Segunda-feira, Setembro 9, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

🔬 As Vantagens e Desvantagens do Microscópio Ótico

- Advertisement -

Os Prós e contras da utilização do microscópio ótico

Um microscópio ótico, também conhecido por microscópio de luz, usa uma ou uma série de lentes para ampliar imagens de pequenas amostras com luz visível. As lentes são colocadas entre a amostra e o olho do observador para ampliar a imagem de modo que esta possa ser examinada com mais detalhes.

Os microscópios de luz funcionam utilizando a luz visível para detetar pequenos objetos, tornando-o uma ferramenta de pesquisa útil no campo da biologia. Apesar das muitas vantagens que são possíveis com este equipamento, muitos alunos e professores desconhecem toda a gama de características que são possíveis. Como o custo do instrumento aumenta com a sua versatilidade e qualidade, os melhores não estão normalmente disponíveis para a maioria dos programas académicos. Isso faz com que seja um desafio fornecer uma educação completa a qualquer pessoa, exceto aqueles que podem arcar com as despesas.

Apesar das mudanças na disponibilidade de recursos que estão presentes hoje com microscópios leves, até mesmo modelos iniciantes podem ajudar os estudantes a começar a ver a vasta gama de visões que são possíveis quando começamos a olhar para dentro em vez de para fora. Este instrumento pode até ajudar os professores a realizar algumas tarefas e experiências razoavelmente sofisticadas sem um investimento maciço no programa.

Muitas pessoas acreditam que a chave para tirar o máximo proveito de um microscópio é obter uma ampliação suficientemente forte. Na verdade, há quatro desafios diferentes que vêm antes desta questão: contraste suficiente, encontrar o plano focal, níveis de resolução e reconhecer o assunto.


Índice


 

Quando se deve usar microscópios óticos (luz)?

Uma grande vantagem dos microscópios de luz é a capacidade de observar células vivas. É possível observar uma vasta gama de actividade biológica, como a absorção de alimentos, a divisão celular e o movimento. Adicionalmente, é possível usar técnicas de coloração in-vivo para observar a captação de pigmentos coloridos pelas células. Estes processos não podem ser observados em tempo real usando microscópios eletrônicos, já que a amostra tem que ser fixada e completamente desidratada. O baixo custo dos microscópios óticos torna-os úteis nas mais diversas áreas, tais como a educação, o sector médico ou para os amadores. Geralmente, os microscópios óticos e eletrónicos têm diferentes áreas de aplicação e complementam-se mutuamente.

Tipos de microscópios óticos

Existem muitos tipos de microscópios óticos. Eles podem variar desde um desenho muito básico até uma alta complexidade que oferece maior resolução e contraste. Alguns dos tipos de microscópios óticos incluem o seguinte:

Microscópio simples: uma única lente para ampliar a imagem da amostra, semelhante a uma lupa.
Microscópio composto: uma série de lentes para ampliar a imagem da amostra até uma resolução mais alta, mais usada em pesquisas modernas.
Microscópio digital: pode ter lentes simples ou compostas, mas usa um computador para visualizar a imagem sem a necessidade de uma ocular para visualizar a amostra.
Microscópio estereoscópico: fornece uma imagem estereoscópica, que é útil para dissecações.
Microscópio de comparação: permite a visualização simultânea de duas amostras diferentes, uma em cada olho.
Microscópio invertido: permite visualizar a amostra por baixo, o que é útil para examinar culturas de células líquidas.

Outros tipos de microscópios óticos incluem microscópios petrográficos, polarizadores, de contraste de fase, epifluorescência e microscópios confocais.


✔️ Vejamos agora as vantagens dos Microscópios óticos ✔️


 

👍 Vantagem: São relativamente fáceis de usar

Como o único recurso que precisa ter disponível com um microscópio de luz são as ondas de luz, você pode usar este equipamento em quase qualquer lugar para completar os seus estudos. Também é possível criar um ambiente artificial que fornece luz artificial em grandes quantidades para tornar possível o uso do microscópio. Não precisará de nenhum auxílio especial para operar o equipamento, a menos que ele funcione mal por algum motivo. Devido à sua simplicidade geral, quase qualquer pessoa pode pagar e utilizá-los para as suas pesquisas.

 

👍 Vantagem: Pequenos e leves

Ao contrário de outros modelos de microscópios, o microscópio leve não contém nada que seja excessivo ou desnecessário para as estruturas que deseja visualizar. Os modelos de entrada são alguns dos microscópios mais leves e mais pequenos que você pode encontrar no mundo de hoje. Como este equipamento é excecionalmente portátil, pode estudar as suas descobertas em quase qualquer lugar, tornando possível experimentar resultados instantâneos.

Não receberá esta vantagem se estiver a tentar usar um microscópio eletrónico para o seu trabalho. Alguns modelos requerem uma sala inteira para suas operações, o que significa que você precisa levar a pesquisa até ela em vez de levar o seu equipamento para onde precisa trabalhar.

 

👍 Vantagem: Não são afetados por campos eletromagnéticos

Quando está a usar um microscópio de luz, então o equipamento nas suas mãos se adapta às mudanças das condições naturais com relativa facilidade. Embora a escuridão e a chuva sejam obstáculos óbvios para o uso bem-sucedido deste item, não experimentará as aberrações que são possíveis quando há fatores perturbadores no ambiente. Alguns microscópios não lhe darão resultados precisos quando estiverem na presença de um campo magnético. Se o seu trabalho requer essa exposição, então este desenho é a sua melhor opção.

 

👍 Vantagem: Não requerem radiação para funcionar

Se estiver a usar um microscópio eletrónico para a sua pesquisa, então o equipamento criará um feixe forte de alta radiação que matará quaisquer objetos vivos que estejam no seu caminho enquanto olha para a amostra. Este problema não existe quando se usa um microscópio de luz. Embora possa haver problemas de qualidade a considerar, especialmente em condições de pouca luz, também é muito mais fácil manter a integridade geral de cada lâmina com este equipamento em comparação com outras operações.

Quando trabalha com um microscópio de luz de qualidade superior, então ainda pode ver muitos dos detalhes críticos que são necessários para o processo de aprendizagem. Receberá detalhes sobre as paredes celulares da sua amostra, bactérias que podem estar presentes e até mesmo detalhes de núcleos ou componentes celulares para facilitar o seu progresso através do currículo.

 

👍 Vantagem: Requerem muito pouco treino

Não encontrará nenhum microscópio que ofereça uma experiência comparável ao desenho ‘plug-and-play’ de um computador, mas um microscópio de luz chega bem perto. A maioria das pessoas pode descobrir como usar o equipamento em poucos minutos, mesmo que não haja manuais de instruções disponíveis para revisão. Isso significa que este equipamento é a opção perfeita para professores que estão a ensinar uma introdução à aula de biologia ou conceitos científicos específicos neste mundo menor. Pode gastar mais tempo no currículo porque está a gastar menos tempo treinando a todos em como usar cada microscópio.

 

👍 Vantagem: Oferecem altos níveis de qualidade observacional

Quando usa este equipamento em luz natural, então a ampliação que recebe através da lente usará o espectro de ondas de luz que você usa todos os dias. Este processo permite estudar quase tudo nas suas cores naturais, graças aos reflexos que ocorrem. Não precisa se preocupar com nenhuma alteração na cor das células ou nas texturas do que está a ver com esta unidade. Isso significa que nunca há dúvidas sobre a autenticidade do que está a ver porque este equipamento não requer corantes ou auxílios visuais na mesma medida que outros desenhos de microscópio.

 

👍 Vantagem: Custo de manutenção menor em comparação com outros modelos

Os microscópios de luz não só são tipicamente mais baratos de adquirir, como também são menos caros de manter com uma qualidade operacional. Esta vantagem aplica-se tanto aos microscópios compostos como aos microscópios estéreos. Os custos podem ainda ser demasiado elevados para algumas instalações, professores ou famílias em algumas circunstâncias, mas existem mais opções disponíveis com este design em comparação com qualquer um dos diferentes tipos de microscópios eletrónicos que estão disponíveis actualmente.

Se tem um único microscópio ocular que você está a usar, então não há nada que precise fazer com a ocular, exceto mantê-la limpa.

 

👍 Vantagem: Podem usar luzes fluorescentes para mostrar uma amostra visualmente

Se você se encontrar num ambiente de laboratório, então pode ser capaz de usar um microscópio de luz fluorescente para o seu trabalho. Embora esta opção não esteja normalmente disponível para o público em geral, a intensidade da luz que está disponível com esta opção ajuda a criar um comprimento de onda mais longo que os investigadores podem usar para estudar. Isso significa que não precisa usar luz de alta intensidade para observar a amostra viva, o que significa que há mais clareza disponível com menos danos à sua pesquisa em comparação com as evoluções anteriores desta tecnologia.

 

👍 Vantagem: ajustáveis ao nível de conforto do utilizador

Esta vantagem aplica-se diretamente aos microscópios de luz compostos ou de estilo binocular que estão disponíveis agora. Pode ajustar o ocular da unidade para a separação tal como faria ao olhar através de um conjunto de binóculos para obter uma visão o mais clara possível do seu espécime. Então pode ajustar a intensidade da iluminação, mover o ‘slide’ se um estiver presente, e ajustar o seu contraste para garantir que esteja a ver algo com precisão.

Uma ou ambas as oculares de um microscópio de luz estilo binocular também podem oferecer um recurso telescópico, permitindo que aperfeiçoe o foco enquanto trabalha. Como a pessoa comum não tem olhos que combinam perfeitamente, a maioria focalizará uma ocular para combinar com a outra para criar o resultado necessário para o estudo.

 

👍 Vantagem: permitem a observação de organismos vivos

Se quiser observar microrganismos vivos através de um microscópio, então um microscópio de luz é a sua única opção. Os microscópios eletrónicos matarão os organismos por causa da radiação que emitem. Embora isto não tenha nenhum impacto na sua saúde, pode impedir os seus estudos, uma vez que não haverá nada a mexer-se. Este processo inclui bactérias, e é por isso que é uma ferramenta tão benéfica no estudo da biologia.

Não será capaz de observar cada estrutura de alguns seres vivos devido às limitações naturais dos comprimentos de onda da luz, mas terá uma boa noção do que são os componentes celulares da sua amostra quando usar este equipamento.

 


❌ Vejamos agora as desvantagens dos Microscópios Óticos ❌


 

👎 Desvantagem: Baixa ampliação

A ampliação máxima que pode ser alcançada por um microscópio ótico varia tipicamente de 500x a 1500x. Embora este nível de ampliação tenha muitas finalidades e possa ser útil para uma série de aplicações práticas, é consideravelmente inferior à ampliação que pode ser alcançada com a microscopia eletrónica. Em contraste, um microscópio eletrónico pode ser capaz de fornecer ampliações superiores a 160.000x.

Como resultado, a baixa ampliação de um microscópio ótico é um fator limitante para algumas aplicações, quando um microscópio eletrónico pode ser mais adequado para a finalidade em questão.

 

👎 Desvantagem: Vista de superfície deficiente

Semelhante à limitação de ampliação da microscopia ótica, a visão da superfície da amostra com um microscópio ótico é suficiente para muitas finalidades, mas pode ser um fator limitador. É significativamente menos clara do que o que pode ser alcançado com um microscópio eletrónico, e esta alternativa pode ser preferida em algumas situações.

Isto não limita o seu uso para muitas aplicações, embora, isto é, quando não é necessária uma alta resolução com uma visão clara da superfície. No entanto, em alguns casos, o elétron ou outro tipo de microscopia pode ser mais adequado para o propósito de alcançar e manter uma visão de superfície de alta qualidade em resoluções mais altas.

 

👎 Desvantagem: É um desafio ver estruturas internas vivas

Quando quer ver a estrutura interna de um ser vivo, então deve usar corante para destacar as células que estão presentes. A única forma agora conhecida pela ciência de fazer este trabalho é extrair elementos biológicos da amostra (como uma recolha de sangue ou uma biópsia) ou matá-la. Em seguida, deve corrigi-lo durante o processo de tingimento para garantir que o que pode ver é uma representação precisa do que está na lâmina. Seguir todos estes passos normalmente eliminará o que normalmente é uma das vantagens mais significativas de usar um microscópio de luz para o seu trabalho ou estudos.

 

👎 Desvantagem: Requerem que tenha uma expectativa do que quer encontrar

É um desafio localizar algo quando não tem expectativas sobre o que vai parecer sob o microscópio. Precisa considerar se ele está a mover-se ou não. O item pode estar manchado, pigmentado ou filtrado com marcadores, então deve entender o que está a ajudar a cor da lâmina ou do objeto em estudo. Muitos alunos irão olhar através de um microscópio de luz pela primeira vez e pensar que o que eles estão a olhar é sujidade se os ajustes estiverem num nível de ampliação suficientemente baixo.

Quando tem um microscópio eletrónico, então tem uma opção de equipamento que pode permitir que combine as imagens que vê com os livros didáticos atuais, recursos online e outros materiais de pesquisa. Não tem esse luxo ao usar um microscópio de luz.


 

📝 Conclusão

Será um microscópio ótico a melhor opção para os seus estudos?

As vantagens e desvantagens de um microscópio de luz estão a aproveitar uma explosão na evolução tecnológica que está a ocorrer neste campo. Modelos avançados que incluem iluminação fluorescente, tornando possível aos pesquisadores ver duas proteínas diferentes no mesmo local sem a necessidade de corantes que poderiam prejudicar a amostra. Ao utilizar os marcadores padrão vermelho e verde, eles sobrepõem-se para formar uma cor amarela que facilita mais do que nunca a identificação dos componentes-chave.

Embora um microscópio leve não venha com os componentes avançados de um microscópio eletrónico, um modelo composto é muito acessível e fácil de usar. Ainda pode acessar mais informações sobre o micro mundo ao estudar biologia enquanto desfruta de um nível excecional de portabilidade. É por isso que o primeiro microscópio de quase todos acaba por ser um microscópio leve.

Os Prós e contras da utilização do microscópio ótico

Um microscópio ótico, também conhecido por microscópio de luz, usa uma ou uma série de lentes para ampliar imagens de pequenas amostras com luz visível. As lentes são colocadas entre a amostra e o olho do observador para ampliar a imagem de modo que esta possa ser examinada com mais detalhes.

Os microscópios de luz funcionam utilizando a luz visível para detetar pequenos objetos, tornando-o uma ferramenta de pesquisa útil no campo da biologia. Apesar das muitas vantagens que são possíveis com este equipamento, muitos alunos e professores desconhecem toda a gama de características que são possíveis. Como o custo do instrumento aumenta com a sua versatilidade e qualidade, os melhores não estão normalmente disponíveis para a maioria dos programas académicos. Isso faz com que seja um desafio fornecer uma educação completa a qualquer pessoa, exceto aqueles que podem arcar com as despesas.

Apesar das mudanças na disponibilidade de recursos que estão presentes hoje com microscópios leves, até mesmo modelos iniciantes podem ajudar os estudantes a começar a ver a vasta gama de visões que são possíveis quando começamos a olhar para dentro em vez de para fora. Este instrumento pode até ajudar os professores a realizar algumas tarefas e experiências razoavelmente sofisticadas sem um investimento maciço no programa.

Muitas pessoas acreditam que a chave para tirar o máximo proveito de um microscópio é obter uma ampliação suficientemente forte. Na verdade, há quatro desafios diferentes que vêm antes desta questão: contraste suficiente, encontrar o plano focal, níveis de resolução e reconhecer o assunto.


Índice


 

Quando se deve usar microscópios óticos (luz)?

Uma grande vantagem dos microscópios de luz é a capacidade de observar células vivas. É possível observar uma vasta gama de actividade biológica, como a absorção de alimentos, a divisão celular e o movimento. Adicionalmente, é possível usar técnicas de coloração in-vivo para observar a captação de pigmentos coloridos pelas células. Estes processos não podem ser observados em tempo real usando microscópios eletrônicos, já que a amostra tem que ser fixada e completamente desidratada. O baixo custo dos microscópios óticos torna-os úteis nas mais diversas áreas, tais como a educação, o sector médico ou para os amadores. Geralmente, os microscópios óticos e eletrónicos têm diferentes áreas de aplicação e complementam-se mutuamente.

Tipos de microscópios óticos

Existem muitos tipos de microscópios óticos. Eles podem variar desde um desenho muito básico até uma alta complexidade que oferece maior resolução e contraste. Alguns dos tipos de microscópios óticos incluem o seguinte:

Microscópio simples: uma única lente para ampliar a imagem da amostra, semelhante a uma lupa.
Microscópio composto: uma série de lentes para ampliar a imagem da amostra até uma resolução mais alta, mais usada em pesquisas modernas.
Microscópio digital: pode ter lentes simples ou compostas, mas usa um computador para visualizar a imagem sem a necessidade de uma ocular para visualizar a amostra.
Microscópio estereoscópico: fornece uma imagem estereoscópica, que é útil para dissecações.
Microscópio de comparação: permite a visualização simultânea de duas amostras diferentes, uma em cada olho.
Microscópio invertido: permite visualizar a amostra por baixo, o que é útil para examinar culturas de células líquidas.

Outros tipos de microscópios óticos incluem microscópios petrográficos, polarizadores, de contraste de fase, epifluorescência e microscópios confocais.


✔️ Vejamos agora as vantagens dos Microscópios óticos ✔️


 

👍 Vantagem: São relativamente fáceis de usar

Como o único recurso que precisa ter disponível com um microscópio de luz são as ondas de luz, você pode usar este equipamento em quase qualquer lugar para completar os seus estudos. Também é possível criar um ambiente artificial que fornece luz artificial em grandes quantidades para tornar possível o uso do microscópio. Não precisará de nenhum auxílio especial para operar o equipamento, a menos que ele funcione mal por algum motivo. Devido à sua simplicidade geral, quase qualquer pessoa pode pagar e utilizá-los para as suas pesquisas.

 

👍 Vantagem: Pequenos e leves

Ao contrário de outros modelos de microscópios, o microscópio leve não contém nada que seja excessivo ou desnecessário para as estruturas que deseja visualizar. Os modelos de entrada são alguns dos microscópios mais leves e mais pequenos que você pode encontrar no mundo de hoje. Como este equipamento é excecionalmente portátil, pode estudar as suas descobertas em quase qualquer lugar, tornando possível experimentar resultados instantâneos.

Não receberá esta vantagem se estiver a tentar usar um microscópio eletrónico para o seu trabalho. Alguns modelos requerem uma sala inteira para suas operações, o que significa que você precisa levar a pesquisa até ela em vez de levar o seu equipamento para onde precisa trabalhar.

 

👍 Vantagem: Não são afetados por campos eletromagnéticos

Quando está a usar um microscópio de luz, então o equipamento nas suas mãos se adapta às mudanças das condições naturais com relativa facilidade. Embora a escuridão e a chuva sejam obstáculos óbvios para o uso bem-sucedido deste item, não experimentará as aberrações que são possíveis quando há fatores perturbadores no ambiente. Alguns microscópios não lhe darão resultados precisos quando estiverem na presença de um campo magnético. Se o seu trabalho requer essa exposição, então este desenho é a sua melhor opção.

 

👍 Vantagem: Não requerem radiação para funcionar

Se estiver a usar um microscópio eletrónico para a sua pesquisa, então o equipamento criará um feixe forte de alta radiação que matará quaisquer objetos vivos que estejam no seu caminho enquanto olha para a amostra. Este problema não existe quando se usa um microscópio de luz. Embora possa haver problemas de qualidade a considerar, especialmente em condições de pouca luz, também é muito mais fácil manter a integridade geral de cada lâmina com este equipamento em comparação com outras operações.

Quando trabalha com um microscópio de luz de qualidade superior, então ainda pode ver muitos dos detalhes críticos que são necessários para o processo de aprendizagem. Receberá detalhes sobre as paredes celulares da sua amostra, bactérias que podem estar presentes e até mesmo detalhes de núcleos ou componentes celulares para facilitar o seu progresso através do currículo.

 

👍 Vantagem: Requerem muito pouco treino

Não encontrará nenhum microscópio que ofereça uma experiência comparável ao desenho ‘plug-and-play’ de um computador, mas um microscópio de luz chega bem perto. A maioria das pessoas pode descobrir como usar o equipamento em poucos minutos, mesmo que não haja manuais de instruções disponíveis para revisão. Isso significa que este equipamento é a opção perfeita para professores que estão a ensinar uma introdução à aula de biologia ou conceitos científicos específicos neste mundo menor. Pode gastar mais tempo no currículo porque está a gastar menos tempo treinando a todos em como usar cada microscópio.

 

👍 Vantagem: Oferecem altos níveis de qualidade observacional

Quando usa este equipamento em luz natural, então a ampliação que recebe através da lente usará o espectro de ondas de luz que você usa todos os dias. Este processo permite estudar quase tudo nas suas cores naturais, graças aos reflexos que ocorrem. Não precisa se preocupar com nenhuma alteração na cor das células ou nas texturas do que está a ver com esta unidade. Isso significa que nunca há dúvidas sobre a autenticidade do que está a ver porque este equipamento não requer corantes ou auxílios visuais na mesma medida que outros desenhos de microscópio.

 

👍 Vantagem: Custo de manutenção menor em comparação com outros modelos

Os microscópios de luz não só são tipicamente mais baratos de adquirir, como também são menos caros de manter com uma qualidade operacional. Esta vantagem aplica-se tanto aos microscópios compostos como aos microscópios estéreos. Os custos podem ainda ser demasiado elevados para algumas instalações, professores ou famílias em algumas circunstâncias, mas existem mais opções disponíveis com este design em comparação com qualquer um dos diferentes tipos de microscópios eletrónicos que estão disponíveis actualmente.

Se tem um único microscópio ocular que você está a usar, então não há nada que precise fazer com a ocular, exceto mantê-la limpa.

 

👍 Vantagem: Podem usar luzes fluorescentes para mostrar uma amostra visualmente

Se você se encontrar num ambiente de laboratório, então pode ser capaz de usar um microscópio de luz fluorescente para o seu trabalho. Embora esta opção não esteja normalmente disponível para o público em geral, a intensidade da luz que está disponível com esta opção ajuda a criar um comprimento de onda mais longo que os investigadores podem usar para estudar. Isso significa que não precisa usar luz de alta intensidade para observar a amostra viva, o que significa que há mais clareza disponível com menos danos à sua pesquisa em comparação com as evoluções anteriores desta tecnologia.

 

👍 Vantagem: ajustáveis ao nível de conforto do utilizador

Esta vantagem aplica-se diretamente aos microscópios de luz compostos ou de estilo binocular que estão disponíveis agora. Pode ajustar o ocular da unidade para a separação tal como faria ao olhar através de um conjunto de binóculos para obter uma visão o mais clara possível do seu espécime. Então pode ajustar a intensidade da iluminação, mover o ‘slide’ se um estiver presente, e ajustar o seu contraste para garantir que esteja a ver algo com precisão.

Uma ou ambas as oculares de um microscópio de luz estilo binocular também podem oferecer um recurso telescópico, permitindo que aperfeiçoe o foco enquanto trabalha. Como a pessoa comum não tem olhos que combinam perfeitamente, a maioria focalizará uma ocular para combinar com a outra para criar o resultado necessário para o estudo.

 

👍 Vantagem: permitem a observação de organismos vivos

Se quiser observar microrganismos vivos através de um microscópio, então um microscópio de luz é a sua única opção. Os microscópios eletrónicos matarão os organismos por causa da radiação que emitem. Embora isto não tenha nenhum impacto na sua saúde, pode impedir os seus estudos, uma vez que não haverá nada a mexer-se. Este processo inclui bactérias, e é por isso que é uma ferramenta tão benéfica no estudo da biologia.

Não será capaz de observar cada estrutura de alguns seres vivos devido às limitações naturais dos comprimentos de onda da luz, mas terá uma boa noção do que são os componentes celulares da sua amostra quando usar este equipamento.

 


❌ Vejamos agora as desvantagens dos Microscópios Óticos ❌


 

👎 Desvantagem: Baixa ampliação

A ampliação máxima que pode ser alcançada por um microscópio ótico varia tipicamente de 500x a 1500x. Embora este nível de ampliação tenha muitas finalidades e possa ser útil para uma série de aplicações práticas, é consideravelmente inferior à ampliação que pode ser alcançada com a microscopia eletrónica. Em contraste, um microscópio eletrónico pode ser capaz de fornecer ampliações superiores a 160.000x.

Como resultado, a baixa ampliação de um microscópio ótico é um fator limitante para algumas aplicações, quando um microscópio eletrónico pode ser mais adequado para a finalidade em questão.

 

👎 Desvantagem: Vista de superfície deficiente

Semelhante à limitação de ampliação da microscopia ótica, a visão da superfície da amostra com um microscópio ótico é suficiente para muitas finalidades, mas pode ser um fator limitador. É significativamente menos clara do que o que pode ser alcançado com um microscópio eletrónico, e esta alternativa pode ser preferida em algumas situações.

Isto não limita o seu uso para muitas aplicações, embora, isto é, quando não é necessária uma alta resolução com uma visão clara da superfície. No entanto, em alguns casos, o elétron ou outro tipo de microscopia pode ser mais adequado para o propósito de alcançar e manter uma visão de superfície de alta qualidade em resoluções mais altas.

 

👎 Desvantagem: É um desafio ver estruturas internas vivas

Quando quer ver a estrutura interna de um ser vivo, então deve usar corante para destacar as células que estão presentes. A única forma agora conhecida pela ciência de fazer este trabalho é extrair elementos biológicos da amostra (como uma recolha de sangue ou uma biópsia) ou matá-la. Em seguida, deve corrigi-lo durante o processo de tingimento para garantir que o que pode ver é uma representação precisa do que está na lâmina. Seguir todos estes passos normalmente eliminará o que normalmente é uma das vantagens mais significativas de usar um microscópio de luz para o seu trabalho ou estudos.

 

👎 Desvantagem: Requerem que tenha uma expectativa do que quer encontrar

É um desafio localizar algo quando não tem expectativas sobre o que vai parecer sob o microscópio. Precisa considerar se ele está a mover-se ou não. O item pode estar manchado, pigmentado ou filtrado com marcadores, então deve entender o que está a ajudar a cor da lâmina ou do objeto em estudo. Muitos alunos irão olhar através de um microscópio de luz pela primeira vez e pensar que o que eles estão a olhar é sujidade se os ajustes estiverem num nível de ampliação suficientemente baixo.

Quando tem um microscópio eletrónico, então tem uma opção de equipamento que pode permitir que combine as imagens que vê com os livros didáticos atuais, recursos online e outros materiais de pesquisa. Não tem esse luxo ao usar um microscópio de luz.


 

📝 Conclusão

Será um microscópio ótico a melhor opção para os seus estudos?

As vantagens e desvantagens de um microscópio de luz estão a aproveitar uma explosão na evolução tecnológica que está a ocorrer neste campo. Modelos avançados que incluem iluminação fluorescente, tornando possível aos pesquisadores ver duas proteínas diferentes no mesmo local sem a necessidade de corantes que poderiam prejudicar a amostra. Ao utilizar os marcadores padrão vermelho e verde, eles sobrepõem-se para formar uma cor amarela que facilita mais do que nunca a identificação dos componentes-chave.

Embora um microscópio leve não venha com os componentes avançados de um microscópio eletrónico, um modelo composto é muito acessível e fácil de usar. Ainda pode acessar mais informações sobre o micro mundo ao estudar biologia enquanto desfruta de um nível excecional de portabilidade. É por isso que o primeiro microscópio de quase todos acaba por ser um microscópio leve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles