Sábado, Julho 27, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

🧬 As Vantagens e Desvantagens da Biotecnologia

- Advertisement -

Os Prós e Contras Da Biotecnologia

A biotecnologia é um campo que funde conceitos de biologia com conceitos de tecnologia. Ela é dividida em quatro disciplinas distintas que são frequentemente representadas por cores específicas: vermelho, branco, azul e verde. Essas cores representam processos médicos, processos industriais, processos marinhos e processos agrícolas, respetivamente.

O avanço é o principal benefício que a biotecnologia pode proporcionar. Os primeiros pioneiros neste campo usavam informações sobre várias espécies de plantas para criar oportunidades de cruzamento para melhorar o rendimento, sabor, tamanho e cor das suas colheitas. Os especialistas em biotecnologia de hoje estão a fazer a mesma coisa, mas numa escala muito maior graças a melhorias tecnológicas nos séculos 20 e 21.

O abuso é a principal desvantagem que a biotecnologia pode proporcionar. Quando os conceitos deste campo de estudo são mal utilizados, pode ter um efeito devastador sobre as pessoas, a sociedade, o meio ambiente e até mesmo sobre o nosso planeta. Por essa razão, certas áreas de estudo em biotecnologia, como a clonagem humana, têm sido restritas ou completamente banidas. Nas mãos erradas, a biotecnologia pode até mesmo criar armas de destruição em massa.


Índice


 

História

O conceito de biotecnologia começou na década de 1970, quando a engenharia genética foi desenvolvida. Ela permitiu aos cientistas alterar o material genético das células genéticas. Basicamente, ela manipula as moléculas do ADN(ácido desoxirribonucleico), um componente principal dos cromossomas. O ADN transporta informação genética dos organismos vivos, que descreve as características distintivas e fundamentais de um determinado ser ou coisa.

Cada célula de um determinado organismo tem uma molécula ou ADN de cadeia dupla. As secções ou unidades individuais do ADN são chamadas genes que contêm a informação genética do organismo. Os genes passados do progenitor para a descendência determinará os traços que os primeiros passarão para os segundos.

A descoberta aqui é que os cientistas foram capazes de determinar os traços dos genes que eles isolam para se moverem de uma planta ou animal para outro. Este movimento é uma tecnologia chamada ADN recombinante que está a avançar rapidamente nos dias de hoje. A pergunta que a maioria das pessoas está a fazer hoje em dia é porque é que o mundo precisa de biotecnologia?

 

O Conceito de Biotecnologia

A escassez de alimentos ou a incapacidade de um determinado lugar para produzir alimentos pode ser resolvida com o uso da biotecnologia. De fato, alguns países como o Canadá têm excedentes de alimentos de qualidade, enquanto outras partes do planeta não têm. O problema está na capacidade de atender à crescente demanda por alimentos quando a população do mundo se expandir.

Novas práticas têm sido desenvolvidas por agricultores de todo o mundo para melhorar a produção das suas culturas. Consequentemente, os cientistas têm procurado técnicas para acelerar o processo e encontrar novas colheitas com vantagens distintas contra as linhagens atuais. Isto visa minimizar possíveis danos ambientais no uso excessivo de produtos químicos.

Para atender a todas essas preocupações, especialistas científicos voltaram-se para a biotecnologia, na esperança de desenvolver novas culturas. Acima de tudo, as plantas recém-desenvolvidas podem se proteger contra danos causados por infestações por insetos ou vírus. No entanto, diversas preocupações quanto ao impacto da biotecnologia levaram à criação de prós e contras. Aqui estão alguns destes exemplos.

 

Diferentes tipos de biotecnologia e suas aplicações

Há uma série de termos diferentes para os sub campos da biotecnologia.

A biotecnologia vermelha refere-se à biotecnologia usada em processos médicos. As suas aplicações incluem a produção de antibióticos, vacinas e manipulação genómica para curar doenças.

A biotecnologia branca refere-se à biotecnologia usada em processos industriais. Suas aplicações incluem o uso de organismos para produzir produtos químicos úteis. O objetivo é superar os processos tradicionais de fabricação, consumindo menos recursos.

A biotecnologia verde refere-se à biotecnologia usada em processos agrícolas. As suas aplicações incluem o projeto de plantas para crescer sob condições específicas ou na presença/ausência de produtos químicos agrícolas. Um dos seus objetivos é produzir soluções mais amigáveis ao meio ambiente, separadas da agricultura industrial tradicional.

A bioinformática aborda problemas biológicos usando a tecnologia da informação. Ela desempenha um papel fundamental em áreas como a biotecnologia e o setor farmacêutico. A bioinformática também ajuda na análise da genómica funcional, genómica estrutural, proteômica, entre outras.


✔️ Vejamos agora as vantagens da Biotecnologia ✔️


 

👍 Vantagem: Pode melhorar a saúde e reduzir a fome simultaneamente

A biotecnologia tem ajudado a melhorar o conteúdo nutricional do nosso abastecimento alimentar. As vitaminas e minerais necessários podem ser produzidos nas terras de cultivo e isso reduz os problemas de saúde que estão relacionados com a falta de nutrientes. Ao mesmo tempo, a biotecnologia também melhora o rendimento e a densidade nutricional das terras de cultivo, para que as pessoas possam comer menos e ainda receber os mesmos valores nutricionais. Isso permite que mais pessoas tenham os alimentos de que necessitam.

 

👍 Vantagem: Opções de Crescimento das Culturas Agrícolas Melhoradas

Há uma enorme quantidade de terra que não tem sido utilizada para a agricultura. Para abordar esta questão, a biotecnologia é introduzida para ignorar épocas de crescimento não convencionais e usar mais terra para esse fim. Além disso, plantas que dificilmente podem crescer em certos climas podem agora ser revertidas pela engenharia da forma como as plantas reagem ao meio ambiente. Desta forma, é possível colher mais alimentos em todo o mundo.

 

👍 Vantagem: O uso de pesticidas pode ser minimizado

Com a introdução da biotecnologia, os planos podem ser concebidos para resistir a certos parasitas e pragas. Isto acabará por diminuir o uso de pesticidas que muitas vezes afetam a produção das culturas. Através desta técnica, os agricultores têm a garantia de um excelente rendimento ano após ano, sem depender do uso excessivo de pesticidas.

 

👍 Vantagem: Cria flexibilidade dentro da cadeia alimentar

A biotecnologia também pode ajudar os cultivos a produzir alimentos que podem não ser possíveis em condições “normais”. Usando conceitos deste campo de estudo, é possível cultivar culturas no deserto. É possível criar culturas que são naturalmente resistentes a pragas. Embora a quantidade de terra que o nosso planeta pode fornecer seja finita, a biotecnologia permite-nos ser capazes de usar mais dela para o que precisamos.

 

👍 Vantagem: Oferece oportunidades de avanço médico

A biotecnologia permite-nos olhar para dentro tão facilmente como podemos olhar para o mundo exterior para o avanço. Estudos que envolvem o genoma humano têm nos permitindo entender mais sobre doenças genéticas e alguns cancros, criando tratamentos mais eficazes para eles – e às vezes curas. Isso nos permitiu explorar as razões por trás de certos defeitos congênitos para entender a importância do ácido fólico. Isso torna possível prolongar a vida média dos seres humanos.

 

👍 Vantagem: Permite-nos preservar os recursos

A biotecnologia dá-nos uma oportunidade de prolongar a duração de vida dos nossos alimentos. Práticas que incluem salgar alimentos para preservá-los datam além dos tempos bíblicos. Congelar e secar os alimentos como métodos de conservação são conhecidos há séculos. Pasteur foi pioneiro numa abordagem de aquecimento de produtos alimentícios para remover elementos prejudiciais para que eles possam ser preservados por um período prolongado.

 

👍 Vantagem: Pode reduzir as taxas de doenças infecciosas

A biotecnologia tem nos ajudado a criar vacinas. Ajudou-nos a criar tratamentos que reduzem os sintomas difíceis das doenças. Até nos ajudou a aprender como as doenças infecciosas podem ser transmitidas para que a sua transmissão possa ser reduzida. Isso nos permite proteger aqueles que são mais vulneráveis a essas doenças, dando a eles uma chance de viver uma vida feliz e gratificante.

 

👍 Vantagem: Reduzir ou eliminar o desperdício

A pegada que a humanidade dá ao nosso mundo pela poluição, segundo a National Geographic, é bastante elevada. Em 2006, 251 milhões de toneladas de lixo foram produzidas a partir dos EUA. Isto é quase 5 libras por pessoa por dia. 65% do lixo vem de casas e 55% do lixo acaba numa eliminação de resíduos. A biotecnologia permite-nos produzir produtos de resíduos de melhor biodegradabilidade. Permite-nos gerir melhor os locais.

 

👍 Vantagem: Alterar Probabilidades

A biotecnologia é tão poderosa que este tipo de inovação está a levar à mudança das probabilidades de muitas doenças comuns. Isto significa que doenças que antes eram vistas como terminais ou intratáveis estão agora a ser vistas como curáveis. As probabilidades de muitas doenças graves estão a ser alteradas para melhor devido à biotecnologia nos seres humanos.

 

👍 Vantagem: Salvando vidas

O resultado é que a biotecnologia consegue salvar vidas. Apesar de alguns verem a utilização da composição genética para curar doenças e melhorar a saúde como controversa, ela tem um impacto profundo sobre o mundo da saúde na totalidade. Ela muda a forma como as doenças se propagam, como elas são tratadas e as hipóteses que as pessoas têm ou estão a ser curadas.

 


❌ Vejamos agora as desvantagens da Biotecnologia ❌


 

👎 Desvantagem: Questões Éticas

O principal argumento contra a biotecnologia no ser humano tem a ver com o aspeto ético deste tipo de tecnologia. Alguns vêem a biotecnologia em humanos como um jogo de deus e a vêem como errada em todos os níveis. Este tipo de crença está muitas vezes ligada à religião em alguma capacidade. Uma vez que existem questões éticas centradas na biotecnologia em humanos, é um assunto controverso que é causa para inúmeras discussões.

 

👎 Desvantagem: Propagação da praga nas culturas

As inovações biotecnológicas têm aumentado muito a produção de alimentos na América. Mas de acordo com uma pesquisa particular, a criação de grandes terrenos / quintas e pilhas de ração resultará na disseminação da praga. Este tipo de doença ou lesão de plantas é denotado pela formação de lesões, morte de partes como tubérculos e folhas, e murchamento. Além disso, a manipulação dos pools genéticos pode diminuir a possibilidade de diversidade. Observe que a sobrevivência de certas espécies depende da diversidade do pool genético, simplesmente permitindo a variação do alelo, a capacidade dos organismos de lidar com mudanças ambientais e agentes patogénicos parasíticos.

 

👎 Desvantagem: Complexidade das condições genéticas

Presume-se que as condições genéticas envolvem uma relação direta entre traços e genes. No entanto, é mais que isso porque envolve uma enorme relação de processos e fatores. Na verdade, um único gene não é suficiente para determinar fenótipos ou traços percetíveis. Isto só pode ser feito com a combinação de outros genes, bem como com o ambiente.

 

👎 Desvantagem: Ameaça à Fertilidade do Solo

Diz-se que a biotecnologia adquire muitas vitaminas e nutrientes do solo durante a produção das culturas. Com esta atividade, pode ameaçar a sua fertilidade e fará com que as culturas tenham dificuldade em crescer no futuro. O uso destes solos pode estender-se até cerca de 2 ou 3 anos durante o período da biotecnologia. Entretanto, levará mais tempo para recuperar a sua fertilidade, o que terá efeitos diversos para o meio ambiente e para a produção de alimentos.

 

👎 Desvantagem: Possibilidade de polinização cruzada inesperada

Enquanto a polinização cruzada natural ocorre entre plantas, híbridos que podem não ser sustentáveis serão criados quando plantas de engenharia entram em contacto com plantas normais. De facto, existem empresas de biotecnologia processadas por agricultores que sofreram uma polinização cruzada insustentável.

 

👎 Desvantagem: Custo

Outra desvantagem da biotecnologia nos seres humanos é tanto o custo como a falta de recursos. Este tipo de tecnologia é muito cara para pesquisar e produzir. Este é um grande inconveniente e pode ser a maior razão pela qual a pesquisa biotecnológica não é levada mais a sério ou ampliada.

 

👎 Desvantagem: Não oferece nenhuma economia de custos

Um dos maiores inconvenientes envolvidos com a biotecnologia são os custos que ela requer. Basicamente, não oferece nenhuma economia, pois custa tanto quanto com o cultivo de plantas regulares, ou até mais. Isso significa que os agricultores ainda estariam a gastar os mesmos custos, assim como o consumidor, que ainda estaria a pagar a mesma quantia por alimentos que são produzidos através dessa tecnologia.

 

👎 Desvantagem: Cria uma abordagem de tudo ou nada

Um dos maiores problemas que a biotecnologia enfrenta é a falta de diversidade genética. Os processos incluídos neste campo podem aumentar o rendimento das colheitas e melhorar a ciência médica, mas isso vem ao preço de um engarrafamento genético. Se algo imprevisto acontecer, toda uma cultura ou oportunidade de tratamento médico pode ser desperdiçada, ou mesmo ameaçar a sobrevivência de certas espécies.

 

👎 Desvantagem: É um campo de pesquisa com muitas incógnitas

Embora a nossa base de dados de biotecnologia tenha se expandido muito na última geração, ainda há muitas incógnitas de longo prazo que enfrentamos. O que acontece se mexermos com a genética de uma pessoa para tratar um distúrbio? O que acontece com o meio ambiente se alterarmos drasticamente as culturas para crescer em locais que normalmente não suportariam o crescimento das culturas? Se cada ação tiver uma reação igual e oposta, as gerações futuras poderiam pagar o preço pela nossa pesquisa que está a acontecer hoje.

 

👎 Desvantagem: Transforma a vida humana numa mercadoria

Nos Estados Unidos, a Suprema Corte decidiu que o ADN que é manipulado em laboratório pode ser patenteado. O fundamento desta decisão foi que as sequências de ADN alteradas não são encontradas na natureza. No momento, o ADN complementar, ou ADN Complementar, foi especificamente mencionado como um exemplo do que poderia ser patenteado. A obtenção de ADN para criar sequências de ADN alteradas para lucro minimiza a vida humana (ou a vida vegetal e animal) para o potencial de lucro. Também abre a porta para questões éticas e morais, como quando a vida humana começa, com o propósito de maximizar os dólares e centavos que podem ser obtidos.

 

👎 Desvantagem: Pode ser usado para a destruição

Todos os benefícios que a biotecnologia pode proporcionar também podem ser transformados numa arma que é usada para a destruição em massa. As culturas podem ser melhoradas, mas também podem ser destruídas. Os medicamentos podem ser feitos com biotecnologia, mas as doenças também podem ser armadas. Se não for controlada, a biotecnologia pode até criar uma classe social que é criada especificamente para fins de pesquisa apenas.


 

📍 Outras considerações

 

Avanços modernos

Muitos dos produtos e tecnologias das últimas décadas que têm sido vistos como avanços modernos são produtos da biotecnologia. A biotecnologia pode ser usada para resolver problemas comuns que envolvem doenças raras, pegadas ambientais, problemas de fome, fabrico e tudo o mais que tem impacto no mundo em alguma capacidade.
Biotecnologia e Cuidados de Saúde

Neste momento, existem mais de 250 produtos relacionados com a saúde que foram desenvolvidos como resultado da biotecnologia. Estes produtos de saúde são concebidos para tratar doenças e enfermidades que antes eram consideradas incuráveis.

A biotecnologia está lentamente ajudando a tornar as doenças menos prevalentes e a tornar as curas mais acessíveis. Usando a nossa própria composição genética para encontrar curas tem a capacidade não só de reduzir a taxa de doenças e salvar a vida de milhões de pessoas, mas também de mudar a probabilidade de exposição a doenças e tratar pacientes de uma nova forma que limita o risco de possíveis sintomas. Estes benefícios da biotecnologia no mundo só são possíveis se a nossa própria genética for usada para curar.
 

Biotecnologia em outras formas

Parece que a biotecnologia é apenas uma questão controversa em relação aos seres humanos. Isto significa que a biotecnologia usada para alimentar e alimentar o mundo é vista como inovação no seu melhor. A biotecnologia na indústria de combustíveis tem sido capaz de racionalizar os passos na fabricação de produtos químicos, melhorar a eficiência da fabricação e reduzir os custos gerais. Em relação às questões da fome, a biotecnologia tem sido igualmente transformadora. Permitiu um maior rendimento das culturas, reduziu a quantidade de produtos químicos nos alimentos e desenvolveu culturas com maiores quantidades nutricionais.

Como a biotecnologia é vista como tão valiosa e benéfica em relação às questões de combustível e fome, é um tanto surpreendente que também seja vista como controversa e até prejudicial no mundo da saúde quando a biotecnologia envolve diretamente os seres humanos.


 

📝 Conclusão

Embora a biotecnologia seja geralmente considerada como um tipo de tecnologia bastante novo, o seu conceito não é, na verdade, algo novo em folha. A verdade é que os especialistas afirmam que muitas pessoas já se dedicam há séculos a tal prática para melhorar a qualidade do gado que cuidavam, as colheitas que cultivavam e os alimentos que comiam. Eles estavam a usar as primeiras formas de biotecnologia, como a polinização cruzada e a criação seletiva.

As revoluções tecnológicas dos nossos dias podem trazer melhores capacidades e oportunidades. Mesmo com a intervenção da vida em diferentes níveis, os desenvolvimentos genéticos levaram à produção de novas culturas para produzir mais colheita por acre. Claramente, há muitos benefícios que podem ser adquiridos apenas com esta ideia. No entanto, há questões sérias que envolvem confidencialidade e privacidade que são levantadas devido à enorme quantidade de informação relativa a indivíduos que são coletados e armazenados.

Os Prós e Contras Da Biotecnologia

A biotecnologia é um campo que funde conceitos de biologia com conceitos de tecnologia. Ela é dividida em quatro disciplinas distintas que são frequentemente representadas por cores específicas: vermelho, branco, azul e verde. Essas cores representam processos médicos, processos industriais, processos marinhos e processos agrícolas, respetivamente.

O avanço é o principal benefício que a biotecnologia pode proporcionar. Os primeiros pioneiros neste campo usavam informações sobre várias espécies de plantas para criar oportunidades de cruzamento para melhorar o rendimento, sabor, tamanho e cor das suas colheitas. Os especialistas em biotecnologia de hoje estão a fazer a mesma coisa, mas numa escala muito maior graças a melhorias tecnológicas nos séculos 20 e 21.

O abuso é a principal desvantagem que a biotecnologia pode proporcionar. Quando os conceitos deste campo de estudo são mal utilizados, pode ter um efeito devastador sobre as pessoas, a sociedade, o meio ambiente e até mesmo sobre o nosso planeta. Por essa razão, certas áreas de estudo em biotecnologia, como a clonagem humana, têm sido restritas ou completamente banidas. Nas mãos erradas, a biotecnologia pode até mesmo criar armas de destruição em massa.


Índice


 

História

O conceito de biotecnologia começou na década de 1970, quando a engenharia genética foi desenvolvida. Ela permitiu aos cientistas alterar o material genético das células genéticas. Basicamente, ela manipula as moléculas do ADN(ácido desoxirribonucleico), um componente principal dos cromossomas. O ADN transporta informação genética dos organismos vivos, que descreve as características distintivas e fundamentais de um determinado ser ou coisa.

Cada célula de um determinado organismo tem uma molécula ou ADN de cadeia dupla. As secções ou unidades individuais do ADN são chamadas genes que contêm a informação genética do organismo. Os genes passados do progenitor para a descendência determinará os traços que os primeiros passarão para os segundos.

A descoberta aqui é que os cientistas foram capazes de determinar os traços dos genes que eles isolam para se moverem de uma planta ou animal para outro. Este movimento é uma tecnologia chamada ADN recombinante que está a avançar rapidamente nos dias de hoje. A pergunta que a maioria das pessoas está a fazer hoje em dia é porque é que o mundo precisa de biotecnologia?

 

O Conceito de Biotecnologia

A escassez de alimentos ou a incapacidade de um determinado lugar para produzir alimentos pode ser resolvida com o uso da biotecnologia. De fato, alguns países como o Canadá têm excedentes de alimentos de qualidade, enquanto outras partes do planeta não têm. O problema está na capacidade de atender à crescente demanda por alimentos quando a população do mundo se expandir.

Novas práticas têm sido desenvolvidas por agricultores de todo o mundo para melhorar a produção das suas culturas. Consequentemente, os cientistas têm procurado técnicas para acelerar o processo e encontrar novas colheitas com vantagens distintas contra as linhagens atuais. Isto visa minimizar possíveis danos ambientais no uso excessivo de produtos químicos.

Para atender a todas essas preocupações, especialistas científicos voltaram-se para a biotecnologia, na esperança de desenvolver novas culturas. Acima de tudo, as plantas recém-desenvolvidas podem se proteger contra danos causados por infestações por insetos ou vírus. No entanto, diversas preocupações quanto ao impacto da biotecnologia levaram à criação de prós e contras. Aqui estão alguns destes exemplos.

 

Diferentes tipos de biotecnologia e suas aplicações

Há uma série de termos diferentes para os sub campos da biotecnologia.

A biotecnologia vermelha refere-se à biotecnologia usada em processos médicos. As suas aplicações incluem a produção de antibióticos, vacinas e manipulação genómica para curar doenças.

A biotecnologia branca refere-se à biotecnologia usada em processos industriais. Suas aplicações incluem o uso de organismos para produzir produtos químicos úteis. O objetivo é superar os processos tradicionais de fabricação, consumindo menos recursos.

A biotecnologia verde refere-se à biotecnologia usada em processos agrícolas. As suas aplicações incluem o projeto de plantas para crescer sob condições específicas ou na presença/ausência de produtos químicos agrícolas. Um dos seus objetivos é produzir soluções mais amigáveis ao meio ambiente, separadas da agricultura industrial tradicional.

A bioinformática aborda problemas biológicos usando a tecnologia da informação. Ela desempenha um papel fundamental em áreas como a biotecnologia e o setor farmacêutico. A bioinformática também ajuda na análise da genómica funcional, genómica estrutural, proteômica, entre outras.


✔️ Vejamos agora as vantagens da Biotecnologia ✔️


 

👍 Vantagem: Pode melhorar a saúde e reduzir a fome simultaneamente

A biotecnologia tem ajudado a melhorar o conteúdo nutricional do nosso abastecimento alimentar. As vitaminas e minerais necessários podem ser produzidos nas terras de cultivo e isso reduz os problemas de saúde que estão relacionados com a falta de nutrientes. Ao mesmo tempo, a biotecnologia também melhora o rendimento e a densidade nutricional das terras de cultivo, para que as pessoas possam comer menos e ainda receber os mesmos valores nutricionais. Isso permite que mais pessoas tenham os alimentos de que necessitam.

 

👍 Vantagem: Opções de Crescimento das Culturas Agrícolas Melhoradas

Há uma enorme quantidade de terra que não tem sido utilizada para a agricultura. Para abordar esta questão, a biotecnologia é introduzida para ignorar épocas de crescimento não convencionais e usar mais terra para esse fim. Além disso, plantas que dificilmente podem crescer em certos climas podem agora ser revertidas pela engenharia da forma como as plantas reagem ao meio ambiente. Desta forma, é possível colher mais alimentos em todo o mundo.

 

👍 Vantagem: O uso de pesticidas pode ser minimizado

Com a introdução da biotecnologia, os planos podem ser concebidos para resistir a certos parasitas e pragas. Isto acabará por diminuir o uso de pesticidas que muitas vezes afetam a produção das culturas. Através desta técnica, os agricultores têm a garantia de um excelente rendimento ano após ano, sem depender do uso excessivo de pesticidas.

 

👍 Vantagem: Cria flexibilidade dentro da cadeia alimentar

A biotecnologia também pode ajudar os cultivos a produzir alimentos que podem não ser possíveis em condições “normais”. Usando conceitos deste campo de estudo, é possível cultivar culturas no deserto. É possível criar culturas que são naturalmente resistentes a pragas. Embora a quantidade de terra que o nosso planeta pode fornecer seja finita, a biotecnologia permite-nos ser capazes de usar mais dela para o que precisamos.

 

👍 Vantagem: Oferece oportunidades de avanço médico

A biotecnologia permite-nos olhar para dentro tão facilmente como podemos olhar para o mundo exterior para o avanço. Estudos que envolvem o genoma humano têm nos permitindo entender mais sobre doenças genéticas e alguns cancros, criando tratamentos mais eficazes para eles – e às vezes curas. Isso nos permitiu explorar as razões por trás de certos defeitos congênitos para entender a importância do ácido fólico. Isso torna possível prolongar a vida média dos seres humanos.

 

👍 Vantagem: Permite-nos preservar os recursos

A biotecnologia dá-nos uma oportunidade de prolongar a duração de vida dos nossos alimentos. Práticas que incluem salgar alimentos para preservá-los datam além dos tempos bíblicos. Congelar e secar os alimentos como métodos de conservação são conhecidos há séculos. Pasteur foi pioneiro numa abordagem de aquecimento de produtos alimentícios para remover elementos prejudiciais para que eles possam ser preservados por um período prolongado.

 

👍 Vantagem: Pode reduzir as taxas de doenças infecciosas

A biotecnologia tem nos ajudado a criar vacinas. Ajudou-nos a criar tratamentos que reduzem os sintomas difíceis das doenças. Até nos ajudou a aprender como as doenças infecciosas podem ser transmitidas para que a sua transmissão possa ser reduzida. Isso nos permite proteger aqueles que são mais vulneráveis a essas doenças, dando a eles uma chance de viver uma vida feliz e gratificante.

 

👍 Vantagem: Reduzir ou eliminar o desperdício

A pegada que a humanidade dá ao nosso mundo pela poluição, segundo a National Geographic, é bastante elevada. Em 2006, 251 milhões de toneladas de lixo foram produzidas a partir dos EUA. Isto é quase 5 libras por pessoa por dia. 65% do lixo vem de casas e 55% do lixo acaba numa eliminação de resíduos. A biotecnologia permite-nos produzir produtos de resíduos de melhor biodegradabilidade. Permite-nos gerir melhor os locais.

 

👍 Vantagem: Alterar Probabilidades

A biotecnologia é tão poderosa que este tipo de inovação está a levar à mudança das probabilidades de muitas doenças comuns. Isto significa que doenças que antes eram vistas como terminais ou intratáveis estão agora a ser vistas como curáveis. As probabilidades de muitas doenças graves estão a ser alteradas para melhor devido à biotecnologia nos seres humanos.

 

👍 Vantagem: Salvando vidas

O resultado é que a biotecnologia consegue salvar vidas. Apesar de alguns verem a utilização da composição genética para curar doenças e melhorar a saúde como controversa, ela tem um impacto profundo sobre o mundo da saúde na totalidade. Ela muda a forma como as doenças se propagam, como elas são tratadas e as hipóteses que as pessoas têm ou estão a ser curadas.

 


❌ Vejamos agora as desvantagens da Biotecnologia ❌


 

👎 Desvantagem: Questões Éticas

O principal argumento contra a biotecnologia no ser humano tem a ver com o aspeto ético deste tipo de tecnologia. Alguns vêem a biotecnologia em humanos como um jogo de deus e a vêem como errada em todos os níveis. Este tipo de crença está muitas vezes ligada à religião em alguma capacidade. Uma vez que existem questões éticas centradas na biotecnologia em humanos, é um assunto controverso que é causa para inúmeras discussões.

 

👎 Desvantagem: Propagação da praga nas culturas

As inovações biotecnológicas têm aumentado muito a produção de alimentos na América. Mas de acordo com uma pesquisa particular, a criação de grandes terrenos / quintas e pilhas de ração resultará na disseminação da praga. Este tipo de doença ou lesão de plantas é denotado pela formação de lesões, morte de partes como tubérculos e folhas, e murchamento. Além disso, a manipulação dos pools genéticos pode diminuir a possibilidade de diversidade. Observe que a sobrevivência de certas espécies depende da diversidade do pool genético, simplesmente permitindo a variação do alelo, a capacidade dos organismos de lidar com mudanças ambientais e agentes patogénicos parasíticos.

 

👎 Desvantagem: Complexidade das condições genéticas

Presume-se que as condições genéticas envolvem uma relação direta entre traços e genes. No entanto, é mais que isso porque envolve uma enorme relação de processos e fatores. Na verdade, um único gene não é suficiente para determinar fenótipos ou traços percetíveis. Isto só pode ser feito com a combinação de outros genes, bem como com o ambiente.

 

👎 Desvantagem: Ameaça à Fertilidade do Solo

Diz-se que a biotecnologia adquire muitas vitaminas e nutrientes do solo durante a produção das culturas. Com esta atividade, pode ameaçar a sua fertilidade e fará com que as culturas tenham dificuldade em crescer no futuro. O uso destes solos pode estender-se até cerca de 2 ou 3 anos durante o período da biotecnologia. Entretanto, levará mais tempo para recuperar a sua fertilidade, o que terá efeitos diversos para o meio ambiente e para a produção de alimentos.

 

👎 Desvantagem: Possibilidade de polinização cruzada inesperada

Enquanto a polinização cruzada natural ocorre entre plantas, híbridos que podem não ser sustentáveis serão criados quando plantas de engenharia entram em contacto com plantas normais. De facto, existem empresas de biotecnologia processadas por agricultores que sofreram uma polinização cruzada insustentável.

 

👎 Desvantagem: Custo

Outra desvantagem da biotecnologia nos seres humanos é tanto o custo como a falta de recursos. Este tipo de tecnologia é muito cara para pesquisar e produzir. Este é um grande inconveniente e pode ser a maior razão pela qual a pesquisa biotecnológica não é levada mais a sério ou ampliada.

 

👎 Desvantagem: Não oferece nenhuma economia de custos

Um dos maiores inconvenientes envolvidos com a biotecnologia são os custos que ela requer. Basicamente, não oferece nenhuma economia, pois custa tanto quanto com o cultivo de plantas regulares, ou até mais. Isso significa que os agricultores ainda estariam a gastar os mesmos custos, assim como o consumidor, que ainda estaria a pagar a mesma quantia por alimentos que são produzidos através dessa tecnologia.

 

👎 Desvantagem: Cria uma abordagem de tudo ou nada

Um dos maiores problemas que a biotecnologia enfrenta é a falta de diversidade genética. Os processos incluídos neste campo podem aumentar o rendimento das colheitas e melhorar a ciência médica, mas isso vem ao preço de um engarrafamento genético. Se algo imprevisto acontecer, toda uma cultura ou oportunidade de tratamento médico pode ser desperdiçada, ou mesmo ameaçar a sobrevivência de certas espécies.

 

👎 Desvantagem: É um campo de pesquisa com muitas incógnitas

Embora a nossa base de dados de biotecnologia tenha se expandido muito na última geração, ainda há muitas incógnitas de longo prazo que enfrentamos. O que acontece se mexermos com a genética de uma pessoa para tratar um distúrbio? O que acontece com o meio ambiente se alterarmos drasticamente as culturas para crescer em locais que normalmente não suportariam o crescimento das culturas? Se cada ação tiver uma reação igual e oposta, as gerações futuras poderiam pagar o preço pela nossa pesquisa que está a acontecer hoje.

 

👎 Desvantagem: Transforma a vida humana numa mercadoria

Nos Estados Unidos, a Suprema Corte decidiu que o ADN que é manipulado em laboratório pode ser patenteado. O fundamento desta decisão foi que as sequências de ADN alteradas não são encontradas na natureza. No momento, o ADN complementar, ou ADN Complementar, foi especificamente mencionado como um exemplo do que poderia ser patenteado. A obtenção de ADN para criar sequências de ADN alteradas para lucro minimiza a vida humana (ou a vida vegetal e animal) para o potencial de lucro. Também abre a porta para questões éticas e morais, como quando a vida humana começa, com o propósito de maximizar os dólares e centavos que podem ser obtidos.

 

👎 Desvantagem: Pode ser usado para a destruição

Todos os benefícios que a biotecnologia pode proporcionar também podem ser transformados numa arma que é usada para a destruição em massa. As culturas podem ser melhoradas, mas também podem ser destruídas. Os medicamentos podem ser feitos com biotecnologia, mas as doenças também podem ser armadas. Se não for controlada, a biotecnologia pode até criar uma classe social que é criada especificamente para fins de pesquisa apenas.


 

📍 Outras considerações

 

Avanços modernos

Muitos dos produtos e tecnologias das últimas décadas que têm sido vistos como avanços modernos são produtos da biotecnologia. A biotecnologia pode ser usada para resolver problemas comuns que envolvem doenças raras, pegadas ambientais, problemas de fome, fabrico e tudo o mais que tem impacto no mundo em alguma capacidade.
Biotecnologia e Cuidados de Saúde

Neste momento, existem mais de 250 produtos relacionados com a saúde que foram desenvolvidos como resultado da biotecnologia. Estes produtos de saúde são concebidos para tratar doenças e enfermidades que antes eram consideradas incuráveis.

A biotecnologia está lentamente ajudando a tornar as doenças menos prevalentes e a tornar as curas mais acessíveis. Usando a nossa própria composição genética para encontrar curas tem a capacidade não só de reduzir a taxa de doenças e salvar a vida de milhões de pessoas, mas também de mudar a probabilidade de exposição a doenças e tratar pacientes de uma nova forma que limita o risco de possíveis sintomas. Estes benefícios da biotecnologia no mundo só são possíveis se a nossa própria genética for usada para curar.
 

Biotecnologia em outras formas

Parece que a biotecnologia é apenas uma questão controversa em relação aos seres humanos. Isto significa que a biotecnologia usada para alimentar e alimentar o mundo é vista como inovação no seu melhor. A biotecnologia na indústria de combustíveis tem sido capaz de racionalizar os passos na fabricação de produtos químicos, melhorar a eficiência da fabricação e reduzir os custos gerais. Em relação às questões da fome, a biotecnologia tem sido igualmente transformadora. Permitiu um maior rendimento das culturas, reduziu a quantidade de produtos químicos nos alimentos e desenvolveu culturas com maiores quantidades nutricionais.

Como a biotecnologia é vista como tão valiosa e benéfica em relação às questões de combustível e fome, é um tanto surpreendente que também seja vista como controversa e até prejudicial no mundo da saúde quando a biotecnologia envolve diretamente os seres humanos.


 

📝 Conclusão

Embora a biotecnologia seja geralmente considerada como um tipo de tecnologia bastante novo, o seu conceito não é, na verdade, algo novo em folha. A verdade é que os especialistas afirmam que muitas pessoas já se dedicam há séculos a tal prática para melhorar a qualidade do gado que cuidavam, as colheitas que cultivavam e os alimentos que comiam. Eles estavam a usar as primeiras formas de biotecnologia, como a polinização cruzada e a criação seletiva.

As revoluções tecnológicas dos nossos dias podem trazer melhores capacidades e oportunidades. Mesmo com a intervenção da vida em diferentes níveis, os desenvolvimentos genéticos levaram à produção de novas culturas para produzir mais colheita por acre. Claramente, há muitos benefícios que podem ser adquiridos apenas com esta ideia. No entanto, há questões sérias que envolvem confidencialidade e privacidade que são levantadas devido à enorme quantidade de informação relativa a indivíduos que são coletados e armazenados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles