Sábado, Julho 27, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

As Vantagens e Desvantagens do Multiculturalismo

- Advertisement -

beneficios e desvantagens do multiculturalismo

Prós e Contras do Multiculturalismo

Hoje em dia, devido à globalização da economia, muitas pessoas vêm de diferentes países com diferentes origens culturais que vivem na mesma cidade permanentemente ou durante um período de tempo, vivem juntas com a população local. Eventualmente, a mistura de culturas diferentes levará ao multiculturalismo.

O multiculturalismo refere-se a “um sistema de crenças e comportamentos que reconhece e respeita a presença de todos os diversos grupos numa organização ou sociedade, reconhece e valoriza as suas diferenças sócio-culturais e encoraja e possibilita a sua contribuição contínua dentro de um contexto cultural inclusivo que capacita todos dentro da organização ou sociedade.

A aceitação e promoção de múltiplas tradições culturais dentro de uma jurisdição específica formam uma nação multicultural. Ideologias multiculturais são criadas através da defesa de crenças culturais de imigrantes de diferentes jurisdições em todo o mundo ou da evolução de pessoas de diferentes etnias. Vejamos os prós e os contras de ter uma nação multicultural.


Índice


[content-egg module=Amazon template=list]

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Definição de Multiculturalismo

O multiculturalismo pode ser definido como a diversidade cultural ou a sua evolução, onde coexistem pessoas de diferentes etnias; pode também referir-se a uma política integrativa adotada por uma nação multicultural.

O significado do termo multiculturalidade pode ter muitas interpretações. As definições deste termo diferem de acordo com as referências a ele feitas:

  • 1. À demografia de um país (população de várias origens raciais, religiosas, linguísticas);
  • 2. Ao aspecto normativo-ideológico (direitos culturais dos indivíduos);
  • 3. Aos programas políticos de nível político adotados para abordar a diversidade étnica.

 

[lord-icon icon=”36-bulb-idea-outline” animation=”morph”][/lord-icon] A reter – Acerca Do Multiculturalismo

A diversidade cultural está presente nas sociedades há muito tempo. Na Grécia Antiga, existiam várias pequenas regiões com diferentes trajes, tradições, dialetos e identidades, por exemplo, as de Aetolia, Locris, Doris e Epirus. No Império Otomano, os muçulmanos eram a maioria, mas havia também cristãos, judeus, árabes pagãos e outros grupos religiosos. No século XXI, as sociedades permanecem culturalmente diversas, com a maioria dos países tendo uma mistura de indivíduos de diferentes raças, origens linguísticas, filiações religiosas, e assim por diante. Os teóricos políticos contemporâneos têm rotulado este fenómeno de coexistência de diferentes culturas no mesmo espaço geográfico de multiculturalidade. Ou seja, um dos significados do multiculturalismo é a coexistência de diferentes culturas.

[lord-icon icon=”24-approved-checked-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Assimilação Cultural

A assimilação cultural ocorre quando membros de um grupo cultural adotam a língua, práticas e crenças de outro grupo, muitas vezes perdendo aspetos da sua cultura tradicional no processo. Um exemplo envolve a assimilação forçada de nativos americanos, que eram obrigados a frequentar internatos financiados pelo governo e proibidos de falar as suas línguas tradicionais. Até hoje, apenas 112 das cerca de 300 línguas nativas americanas originais ainda são faladas.

A assimilação cultural também ocorre quando os imigrantes adotam voluntariamente a língua e as práticas culturais do seu novo país para se integrar à sociedade e melhorar as suas chances de ganho económico e social. A aceitação social é muitas vezes mais fácil para grupos cuja cultura e aparência se assemelham mais às do grupo maioritário.

Embora os imigrantes italianos e irlandeses nos Estados Unidos fossem originalmente desprezados pelos americanos de ascendência inglesa, acabaram por ser absorvidos pela cultura branca dominante. Os filhos de imigrantes de segunda e terceira geração de países asiáticos, por outro lado, continuam a experimentar estereótipos que os marcam tanto como “minoria modelo” quanto como “eternamente estrangeiros”, grupos que têm grande dificuldade de se integrar plenamente à sociedade americana.

A contrapartida da assimilação cultural é o multiculturalismo, no qual a diversidade cultural é encorajada e valorizada como benéfica para a sociedade.

 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Sincretismo Cultural

Sincretismo cultural é um conceito que se refere aos processos sociais através dos quais as crenças e práticas de duas culturas únicas se misturam e criam novas características culturais. Estas crenças e práticas culturais são trocadas através do contacto indireto e direto.

Imagens mediadas, como programas de televisão, podcasts de rádio e blogs na Internet, carregam as crenças e costumes da cultura dentro da qual se originam. As viagens internacionais e as tecnologias avançadas de comunicação também incentivam o sincretismo cultural. Um impacto positivo do sincretismo cultural é a descoberta de novas características culturais. Os críticos do sincretismo cultural temem que ele conduza ao desaparecimento de crenças e bens culturais únicos.

Alguns sugerem mesmo que não está misturando em tudo, mas uma cultura dominando e apagando a existência da outra cultura. Um exemplo contemporâneo de sincretismo cultural é a popularidade do hip-hop, que teve origem no Bronx, no início da década de 1980. Um exemplo histórico de sincretismo cultural é a forma como o cristianismo incorporou muitas das datas e rituais que os missionários cristãos das religiões pagãs encontraram. O colonialismo é um exemplo negativo de sincretismo cultural. As culturas que se isolam, limitando os forasteiros e controlando os meios de comunicação são mais resistentes ao sincretismo cultural. Os melhores casos de sincretismo cultural são aqueles em que ambas as partes se beneficiam.

 

[lord-icon icon=”24-approved-checked-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Variação Cultural

A variação cultural refere-se às diferenças nos comportamentos sociais que as diferentes culturas exibem em todo o mundo. O que pode ser considerado boa etiqueta numa cultura pode ser considerado má etiqueta em outra.

Existem muitas diferenças entre as várias culturas em todo o planeta. Estas diferenças incluem a forma como as pessoas interagem, o que vestem e o que comem. Muitas diferenças culturais podem ser explicadas pelo ambiente e pelos recursos da região. Por exemplo, os japoneses comem mais peixe do que os residentes dos Estados Unidos, porque a pesca é muito mais prática do que a criação de animais terrestres no Japão. As variações culturais tornam-se óbvias quando colocadas lado a lado nas grandes cidades multiculturais.

 

[lord-icon icon=”261-emoji-smile-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Como Sobreviver em sociedades multiculturais

Muitos indivíduos em todo o mundo estão constantemente migrando para outros países para uma melhor educação, emprego e outras facilidades. A lista de habilidades abaixo pode ser útil ao migrar para viver numa sociedade multicultural.

Expectativas:

Uma das principais razões pelas quais não se pode sobreviver numa sociedade multicultural é esperar que a sociedade se comporte de uma certa maneira. Cada volta na aldeia global foi uma agradável surpresa. Por mais que se aprenda sobre uma comunidade, viver entre elas pode não ser simples.

Mente Aberta:

Uma pessoa deve ser capaz de aceitar o que a outra cultura acredita sem contradizer ou tentar estabelecer a supremacia.

Respeitar a outra comunidade:

é importante reconhecer que cada comunidade é diferente e, portanto, uma tem que respeitar a outra para garantir um ambiente de paz.

Leia e prepare-se:

Antes de se mudar para uma nova cultura, é importante entender o básico da cultura do anfitrião, especialmente comportamentos, atitudes e palavras que podem ser ofensivas e evitar o mesmo em todas as situações.

Tenha certeza antes de adotar:

Não é aconselhável mudar para uma cultura que se opõe completamente à sua própria cultura. Digamos que uma pessoa que é contra o abate de animais não é aconselhada a mudar-se para comunidades onde o abate de animais é um ritual e uma parte do seu consumo diário.

 


✔️ Vejamos Agora as Vantagens Do Multuculturalismo ✔️


 

👍 Vantagem: Adaptabilidade

Uma pessoa que vive numa sociedade multicultural é facilmente adaptável a novas situações. Nessas sociedades, cada indivíduo desenvolve um senso de compreensão para pessoas que podem ter crenças completamente diferentes e, por vezes, crenças controversas. Quando uma pessoa está acostumada a uma sociedade em constante mudança, mudanças em outros campos da vida como o trabalho e a educação são facilmente adotadas.

 

👍 Vantagem: Mente Aberta

O conceito de racismo reduz substancialmente quando se vive numa sociedade multicultural. As questões centrais do racismo devem-se a seguir as ideologias dos antepassados sem compreender a situação real. Quando uma pessoa começa a viver entre diferentes culturas, ela automaticamente compreende porque as pessoas se comportam de certas maneiras.

 

👍 Vantagem: Oportunidades

Austrália e Canadá têm promovido com sucesso o multiculturalismo para transmitir um clima de tolerância e inclusão para atrair trabalhadores qualificados. Como resultado, ambos os países viram um influxo de talentos, capital estrangeiro e estudantes internacionais ajudar a fortalecer as suas economias. Os imigrantes também mantêm laços transnacionais com os seus países de origem que são propícios para promover o comércio e os negócios internacionais entre os seus países de origem e novos países de residência.

 

👍 Vantagem: Ambiente de Apoio

Viver num único sistema de crenças significaria que fazer algo diferente iria contra o sistema. Há várias culturas que acreditam fortemente que a homossexualidade é um pecado e as pessoas que são homossexuais são abandonadas pela sua comunidade. Ao viver numa sociedade multicultural, uma comunidade que não tem o mesmo sistema de crenças ajudaria a entender e apoiar o indivíduo abandonado

 

👍 Vantagem: Mão-de-obra Migrante Qualificada

Os países multiétnicos são o lar da maioria dos imigrantes, sendo uma população significativa uma força de trabalho altamente qualificada e instruída. Por exemplo, os estudantes que vêm da Ásia para os Estados Unidos para o ensino superior tornam-se parte da força de trabalho do país. Além de sua aptidão para o trabalho, um requisito básico, como o conhecimento da língua inglesa, serve como uma vantagem adicional para ambos, o empregador e o empregado.

 

👍 Vantagem: Diversificação

Provavelmente, a maior vantagem da sociedade multinacional é a diversificação. Diferentes nações sob um “telhado” significa que a experiência que você vai ganhar é incomparável, especialmente no seu próprio país. Pessoas diferentes darão-lhe diferentes opiniões, conhecimentos, pontos de vista, soluções e, claro, culturas. A sua refeição diária também terá uma grande mudança – sim, enquanto os fast foods estão em toda parte e têm o mesmo sabor, uma verdadeira noite fora (ou dentro) com novos amigos mostrará-lhe refeições que nunca experimentou antes (ou pode mostrar-lhes alguns dos seus alimentos mais estranhos e tradicionais da sua terra natal).

 

👍 Vantagem: Inovação

O aumento da inovação é o resultado de a diversidade cultural estar positivamente correlacionada a diversas experiências e perspetivas. Pesquisas indicam que quanto mais perspetivas você tem ao resolver um problema, maior é a criatividade gerada pelo grupo. A diversidade também tem provado tornar o grupo mais inteligente – como em, eles criam melhores soluções do que grupos homogéneos fazem.

 

👍 Vantagem: Conexão com a Comunidade

Uma maior ligação a diversos consumidores é o resultado de as pessoas terem perspetivas culturais em primeira mão. Se você vende produtos ou serviços, aumentar a diversidade cultural no local de trabalho significa aumentar a possibilidade de entender as necessidades de públicos mais diversos.

 

👍 Vantagem: Atração e Retenção

A diversidade cultural no local de trabalho gera-se a si mesma. Muitas vezes é difícil para as empresas aumentarem a diversidade de formas que se mantêm. Por vezes podem fazer contratações “diversas”, mas não duram muito porque não há muitas pessoas com quem se possam relacionar. Quando as organizações criam ambientes verdadeiramente inclusivos, onde as diferenças são bem-vindas, então mais pessoas de origens diversas tendem a seguir e ficar por perto. É especialmente atraente para pessoas culturalmente diversas quando elas vêem reflexos de si mesmas mais acima na organização. Isto indica que existe a possibilidade de mobilidade ascendente para pessoas como eles. Infelizmente, pelo menos nos Estados Unidos, a maior parte da diversidade cultural nas organizações está frequentemente concentrada nos níveis mais baixos do organograma. Este não é o caso em todos os lugares, mas é muito comum.

 

👍 Vantagem: Educação

Houve mudanças no programa de estudos de temas, como a história, para acomodar uma versão mais abrangente e ampla dos eventos passados. Isto pode ser visto como dando mais exposição às crianças, onde elas aprendem sobre diferentes perspetivas sobre um determinado tópico. As crianças são educadas sobre a igualdade, e assim desenvolvem uma atitude contra o racismo.

 

👍 Vantagem: Profissional

Os funcionários provenientes de várias culturas podem contribuir com uma gama mais ampla de perspetivas sobre uma tarefa. Uma mistura de experiências culturais ajuda na resolução de problemas, e pode criar uma equipa forte. Ter um grupo diversificado de trabalhadores enriquece sempre o ambiente do escritório, melhorando a cultura de trabalho.

 

👍 Vantagem: Profissional

Tal como com a comida você pode começar a se divertir com palavras e se você decidir que gosta da língua inteira – investir tempo para dominá-la – não há muitas coisas mais interessantes nas nossas vidas do que aprender uma nova língua.

 

👍 Vantagem: Comida

Uma coisa sobre a aldeia global é que tudo o que eles fazem é interessante. Os vários balcões são um bouquet de como o mundo é. Os carnavais, festivais de comida e celebrações são sempre divertidos e divertidos.

 

👍 Vantagem: Interessante

A grande vantagem de se viver numa sociedade multicultural é que se pode saborear diferentes cozinhas sem viajar. O Biryani, o caril verde tailandês, o shawarma, o grelhador turco da torta do pastor na aldeia global onde tudo é um encontro incrível.


❌ Vejamos Agora as Desvantagens Do Multiculturalismo ❌


 

👎 Desvantagem: Barreira Linguística

A barreira linguística (no início, principalmente) pode ser um grande causador de problemas. Alguns nativos estão até preocupados que os recém-chegados possam mudar a forma como a sua língua soa num futuro próximo. Algumas pessoas estão firmemente por trás da afirmação de que há culturas impossíveis de coexistir juntas – demasiadas diferenças que são difíceis de ignorar e se tal situação for criada na vida real, todos permanecem firmes na sua posição – acidentes acontecem.

 

👎 Desvantagem: Conflitos religiosos

Diferentes crenças religiosas trazem muitos conflitos dentro da comunidade e podem trazer confrontos tribais.

 

👎 Desvantagem: Lidar com culturas diferentes

É difícil para as pessoas lidarem com culturas diferentes, compreendendo as suas crenças, normas e costumes.

 

👎 Desvantagem: Desaparecimento da cultura

Quando várias culturas vivem juntas, as chances de adaptar outras culturas convenientes aumentam muito, o que pode resultar no apagamento de uma cultura inteira.

 

👎 Desvantagem: Aumento do ódio

Quando existem duas culturas controversas na mesma área, as hipóteses de abuso, ameaças e violência são altas. As comunidades podem tentar provar um ao outro que estão erradas ou uma acima da outra levando a questões de poder e aumento do ódio, como a religião em Israel entre palestinos e judeus, causando várias causalidades.

 

👎 Desvantagem: A sociedade anfitriã é afetada

A cultura da sociedade anfitriã é consideravelmente diluída pelo multiculturalismo. Os imigrantes podem ou não trabalhar em benefício da sociedade anfitriã, o que pode ser uma ameaça para a sociedade anfitriã.

 

👎 Desvantagem: Ofensa

Se as culturas em que se vive não são completamente compreendidas, as hipóteses de ofender alguém são altas. Em certas culturas, as mulheres não devem ser tocadas por um homem além do seu marido. Quando uma pessoa que cumprimenta com um abraço seria um ofensor se não entendesse como a outra cultura se comporta.

 

👎 Desvantagem: Medo de influência

Lidar com uma sociedade multicultural cria algum medo entre os indivíduos de que eles possam perder a sua cultura e identidade originais ao adotar culturas de outros informando sobre estilo de vida, vestimentas e outros atributos de culturas estrangeiras.

 

👎 Desvantagem: Trazer diferenças na sociedade

Pessoas de diferentes nacionalidades trazem tudo da sua pátria e os nativos não gostam disso, pois traz muitas mudanças.

 

👎 Desvantagem: A educação

Crianças de culturas de minorias étnicas ou imigrantes podem demorar mais tempo a habituar-se à cultura local e isto afeta o seu desempenho académico.

 

👎 Desvantagem: Risco de conflitos sociais

Um conflito social pode ocorrer devido a diferenças nas crenças, práticas e rituais étnicos. Certas formas de vida podem causar conflitos entre dois ou mais grupos.

 

👎 Desvantagem: Dificuldade na gestão da força de trabalho multicultural

É muito exigente gerir uma força de trabalho multicultural. O grupo minoritário pode sentir-se sobrecarregado pela adoção de uma cultura diversa. Isto torna difícil a colaboração da equipa multicultural.

 

👎 Desvantagem: Dependente de outra cultura

Diminui a cultura de um e leva a depender de outra cultura através da aprendizagem de novas tradições e novas formas de pensar.

 

👎 Desvantagem: Eliminação gradual de culturas definidas

Um mundo multicultural resulta na eliminação gradual de culturas definidas existentes ao longo da história.

 


[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão

O multiculturalismo é inevitável devido à globalização. O conceito continua a ser adotado como as vantagens do multiculturalismo sobrepondo-se aos negativos. O multiculturalismo, quando modelado corretamente, pode levar a uma comunidade pacífica, de mente aberta e solidária.

As sociedades multiculturais têm muitos aspetos positivos. Trocar experiências, aprender e simplesmente estar exposto a pessoas de diferentes culturas pode ampliar a mente dos cidadãos de sociedades multiculturais e melhorar o intelecto da sociedade como um todo. Entretanto, a menos que haja total tolerância e respeito por todas as pessoas de todas as culturas ou raças na sociedade, o conflito entre as diferentes culturas e raças é quase inevitável.

Os defensores do multiculturalismo vêem-no como um sistema tolerante que se adapta bem às questões sociais. Eles acreditam que a cultura não é uma entidade única, imutável e definível baseada na raça ou religião, mas sim o resultado de múltiplos fatores que mudam à medida que o mundo muda.

Por outro lado, muitas pessoas argumentam contra o multiculturalismo. Dizem que muitas culturas diferentes não podem coexistir e influenciar umas às outras, ao mesmo tempo em que permanecem identidades culturais separadas. Eles argumentam que a cultura distinta da nação anfitriã se desvanece e eventualmente se perde por causa do multiculturalismo. Também é dito que a grande diversidade étnica pode afetar negativamente a confiança social. Os oradores de tais argumentos apoiam o diferenciação, a crença de que é importante proteger as diferenças, especialmente as de natureza étnica ou cultural. Os ‘diferencialistas’ muitas vezes não apoiam a superioridade étnica, mas sim a ideia de que diferentes grupos étnicos e culturas são incompatíveis.

beneficios e desvantagens do multiculturalismo

Prós e Contras do Multiculturalismo

Hoje em dia, devido à globalização da economia, muitas pessoas vêm de diferentes países com diferentes origens culturais que vivem na mesma cidade permanentemente ou durante um período de tempo, vivem juntas com a população local. Eventualmente, a mistura de culturas diferentes levará ao multiculturalismo.

O multiculturalismo refere-se a “um sistema de crenças e comportamentos que reconhece e respeita a presença de todos os diversos grupos numa organização ou sociedade, reconhece e valoriza as suas diferenças sócio-culturais e encoraja e possibilita a sua contribuição contínua dentro de um contexto cultural inclusivo que capacita todos dentro da organização ou sociedade.

A aceitação e promoção de múltiplas tradições culturais dentro de uma jurisdição específica formam uma nação multicultural. Ideologias multiculturais são criadas através da defesa de crenças culturais de imigrantes de diferentes jurisdições em todo o mundo ou da evolução de pessoas de diferentes etnias. Vejamos os prós e os contras de ter uma nação multicultural.


Índice


[content-egg module=Amazon template=list]

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Definição de Multiculturalismo

O multiculturalismo pode ser definido como a diversidade cultural ou a sua evolução, onde coexistem pessoas de diferentes etnias; pode também referir-se a uma política integrativa adotada por uma nação multicultural.

O significado do termo multiculturalidade pode ter muitas interpretações. As definições deste termo diferem de acordo com as referências a ele feitas:

  • 1. À demografia de um país (população de várias origens raciais, religiosas, linguísticas);
  • 2. Ao aspecto normativo-ideológico (direitos culturais dos indivíduos);
  • 3. Aos programas políticos de nível político adotados para abordar a diversidade étnica.

 

[lord-icon icon=”36-bulb-idea-outline” animation=”morph”][/lord-icon] A reter – Acerca Do Multiculturalismo

A diversidade cultural está presente nas sociedades há muito tempo. Na Grécia Antiga, existiam várias pequenas regiões com diferentes trajes, tradições, dialetos e identidades, por exemplo, as de Aetolia, Locris, Doris e Epirus. No Império Otomano, os muçulmanos eram a maioria, mas havia também cristãos, judeus, árabes pagãos e outros grupos religiosos. No século XXI, as sociedades permanecem culturalmente diversas, com a maioria dos países tendo uma mistura de indivíduos de diferentes raças, origens linguísticas, filiações religiosas, e assim por diante. Os teóricos políticos contemporâneos têm rotulado este fenómeno de coexistência de diferentes culturas no mesmo espaço geográfico de multiculturalidade. Ou seja, um dos significados do multiculturalismo é a coexistência de diferentes culturas.

[lord-icon icon=”24-approved-checked-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Assimilação Cultural

A assimilação cultural ocorre quando membros de um grupo cultural adotam a língua, práticas e crenças de outro grupo, muitas vezes perdendo aspetos da sua cultura tradicional no processo. Um exemplo envolve a assimilação forçada de nativos americanos, que eram obrigados a frequentar internatos financiados pelo governo e proibidos de falar as suas línguas tradicionais. Até hoje, apenas 112 das cerca de 300 línguas nativas americanas originais ainda são faladas.

A assimilação cultural também ocorre quando os imigrantes adotam voluntariamente a língua e as práticas culturais do seu novo país para se integrar à sociedade e melhorar as suas chances de ganho económico e social. A aceitação social é muitas vezes mais fácil para grupos cuja cultura e aparência se assemelham mais às do grupo maioritário.

Embora os imigrantes italianos e irlandeses nos Estados Unidos fossem originalmente desprezados pelos americanos de ascendência inglesa, acabaram por ser absorvidos pela cultura branca dominante. Os filhos de imigrantes de segunda e terceira geração de países asiáticos, por outro lado, continuam a experimentar estereótipos que os marcam tanto como “minoria modelo” quanto como “eternamente estrangeiros”, grupos que têm grande dificuldade de se integrar plenamente à sociedade americana.

A contrapartida da assimilação cultural é o multiculturalismo, no qual a diversidade cultural é encorajada e valorizada como benéfica para a sociedade.

 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Sincretismo Cultural

Sincretismo cultural é um conceito que se refere aos processos sociais através dos quais as crenças e práticas de duas culturas únicas se misturam e criam novas características culturais. Estas crenças e práticas culturais são trocadas através do contacto indireto e direto.

Imagens mediadas, como programas de televisão, podcasts de rádio e blogs na Internet, carregam as crenças e costumes da cultura dentro da qual se originam. As viagens internacionais e as tecnologias avançadas de comunicação também incentivam o sincretismo cultural. Um impacto positivo do sincretismo cultural é a descoberta de novas características culturais. Os críticos do sincretismo cultural temem que ele conduza ao desaparecimento de crenças e bens culturais únicos.

Alguns sugerem mesmo que não está misturando em tudo, mas uma cultura dominando e apagando a existência da outra cultura. Um exemplo contemporâneo de sincretismo cultural é a popularidade do hip-hop, que teve origem no Bronx, no início da década de 1980. Um exemplo histórico de sincretismo cultural é a forma como o cristianismo incorporou muitas das datas e rituais que os missionários cristãos das religiões pagãs encontraram. O colonialismo é um exemplo negativo de sincretismo cultural. As culturas que se isolam, limitando os forasteiros e controlando os meios de comunicação são mais resistentes ao sincretismo cultural. Os melhores casos de sincretismo cultural são aqueles em que ambas as partes se beneficiam.

 

[lord-icon icon=”24-approved-checked-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Variação Cultural

A variação cultural refere-se às diferenças nos comportamentos sociais que as diferentes culturas exibem em todo o mundo. O que pode ser considerado boa etiqueta numa cultura pode ser considerado má etiqueta em outra.

Existem muitas diferenças entre as várias culturas em todo o planeta. Estas diferenças incluem a forma como as pessoas interagem, o que vestem e o que comem. Muitas diferenças culturais podem ser explicadas pelo ambiente e pelos recursos da região. Por exemplo, os japoneses comem mais peixe do que os residentes dos Estados Unidos, porque a pesca é muito mais prática do que a criação de animais terrestres no Japão. As variações culturais tornam-se óbvias quando colocadas lado a lado nas grandes cidades multiculturais.

 

[lord-icon icon=”261-emoji-smile-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Como Sobreviver em sociedades multiculturais

Muitos indivíduos em todo o mundo estão constantemente migrando para outros países para uma melhor educação, emprego e outras facilidades. A lista de habilidades abaixo pode ser útil ao migrar para viver numa sociedade multicultural.

Expectativas:

Uma das principais razões pelas quais não se pode sobreviver numa sociedade multicultural é esperar que a sociedade se comporte de uma certa maneira. Cada volta na aldeia global foi uma agradável surpresa. Por mais que se aprenda sobre uma comunidade, viver entre elas pode não ser simples.

Mente Aberta:

Uma pessoa deve ser capaz de aceitar o que a outra cultura acredita sem contradizer ou tentar estabelecer a supremacia.

Respeitar a outra comunidade:

é importante reconhecer que cada comunidade é diferente e, portanto, uma tem que respeitar a outra para garantir um ambiente de paz.

Leia e prepare-se:

Antes de se mudar para uma nova cultura, é importante entender o básico da cultura do anfitrião, especialmente comportamentos, atitudes e palavras que podem ser ofensivas e evitar o mesmo em todas as situações.

Tenha certeza antes de adotar:

Não é aconselhável mudar para uma cultura que se opõe completamente à sua própria cultura. Digamos que uma pessoa que é contra o abate de animais não é aconselhada a mudar-se para comunidades onde o abate de animais é um ritual e uma parte do seu consumo diário.

 


✔️ Vejamos Agora as Vantagens Do Multuculturalismo ✔️


 

👍 Vantagem: Adaptabilidade

Uma pessoa que vive numa sociedade multicultural é facilmente adaptável a novas situações. Nessas sociedades, cada indivíduo desenvolve um senso de compreensão para pessoas que podem ter crenças completamente diferentes e, por vezes, crenças controversas. Quando uma pessoa está acostumada a uma sociedade em constante mudança, mudanças em outros campos da vida como o trabalho e a educação são facilmente adotadas.

 

👍 Vantagem: Mente Aberta

O conceito de racismo reduz substancialmente quando se vive numa sociedade multicultural. As questões centrais do racismo devem-se a seguir as ideologias dos antepassados sem compreender a situação real. Quando uma pessoa começa a viver entre diferentes culturas, ela automaticamente compreende porque as pessoas se comportam de certas maneiras.

 

👍 Vantagem: Oportunidades

Austrália e Canadá têm promovido com sucesso o multiculturalismo para transmitir um clima de tolerância e inclusão para atrair trabalhadores qualificados. Como resultado, ambos os países viram um influxo de talentos, capital estrangeiro e estudantes internacionais ajudar a fortalecer as suas economias. Os imigrantes também mantêm laços transnacionais com os seus países de origem que são propícios para promover o comércio e os negócios internacionais entre os seus países de origem e novos países de residência.

 

👍 Vantagem: Ambiente de Apoio

Viver num único sistema de crenças significaria que fazer algo diferente iria contra o sistema. Há várias culturas que acreditam fortemente que a homossexualidade é um pecado e as pessoas que são homossexuais são abandonadas pela sua comunidade. Ao viver numa sociedade multicultural, uma comunidade que não tem o mesmo sistema de crenças ajudaria a entender e apoiar o indivíduo abandonado

 

👍 Vantagem: Mão-de-obra Migrante Qualificada

Os países multiétnicos são o lar da maioria dos imigrantes, sendo uma população significativa uma força de trabalho altamente qualificada e instruída. Por exemplo, os estudantes que vêm da Ásia para os Estados Unidos para o ensino superior tornam-se parte da força de trabalho do país. Além de sua aptidão para o trabalho, um requisito básico, como o conhecimento da língua inglesa, serve como uma vantagem adicional para ambos, o empregador e o empregado.

 

👍 Vantagem: Diversificação

Provavelmente, a maior vantagem da sociedade multinacional é a diversificação. Diferentes nações sob um “telhado” significa que a experiência que você vai ganhar é incomparável, especialmente no seu próprio país. Pessoas diferentes darão-lhe diferentes opiniões, conhecimentos, pontos de vista, soluções e, claro, culturas. A sua refeição diária também terá uma grande mudança – sim, enquanto os fast foods estão em toda parte e têm o mesmo sabor, uma verdadeira noite fora (ou dentro) com novos amigos mostrará-lhe refeições que nunca experimentou antes (ou pode mostrar-lhes alguns dos seus alimentos mais estranhos e tradicionais da sua terra natal).

 

👍 Vantagem: Inovação

O aumento da inovação é o resultado de a diversidade cultural estar positivamente correlacionada a diversas experiências e perspetivas. Pesquisas indicam que quanto mais perspetivas você tem ao resolver um problema, maior é a criatividade gerada pelo grupo. A diversidade também tem provado tornar o grupo mais inteligente – como em, eles criam melhores soluções do que grupos homogéneos fazem.

 

👍 Vantagem: Conexão com a Comunidade

Uma maior ligação a diversos consumidores é o resultado de as pessoas terem perspetivas culturais em primeira mão. Se você vende produtos ou serviços, aumentar a diversidade cultural no local de trabalho significa aumentar a possibilidade de entender as necessidades de públicos mais diversos.

 

👍 Vantagem: Atração e Retenção

A diversidade cultural no local de trabalho gera-se a si mesma. Muitas vezes é difícil para as empresas aumentarem a diversidade de formas que se mantêm. Por vezes podem fazer contratações “diversas”, mas não duram muito porque não há muitas pessoas com quem se possam relacionar. Quando as organizações criam ambientes verdadeiramente inclusivos, onde as diferenças são bem-vindas, então mais pessoas de origens diversas tendem a seguir e ficar por perto. É especialmente atraente para pessoas culturalmente diversas quando elas vêem reflexos de si mesmas mais acima na organização. Isto indica que existe a possibilidade de mobilidade ascendente para pessoas como eles. Infelizmente, pelo menos nos Estados Unidos, a maior parte da diversidade cultural nas organizações está frequentemente concentrada nos níveis mais baixos do organograma. Este não é o caso em todos os lugares, mas é muito comum.

 

👍 Vantagem: Educação

Houve mudanças no programa de estudos de temas, como a história, para acomodar uma versão mais abrangente e ampla dos eventos passados. Isto pode ser visto como dando mais exposição às crianças, onde elas aprendem sobre diferentes perspetivas sobre um determinado tópico. As crianças são educadas sobre a igualdade, e assim desenvolvem uma atitude contra o racismo.

 

👍 Vantagem: Profissional

Os funcionários provenientes de várias culturas podem contribuir com uma gama mais ampla de perspetivas sobre uma tarefa. Uma mistura de experiências culturais ajuda na resolução de problemas, e pode criar uma equipa forte. Ter um grupo diversificado de trabalhadores enriquece sempre o ambiente do escritório, melhorando a cultura de trabalho.

 

👍 Vantagem: Profissional

Tal como com a comida você pode começar a se divertir com palavras e se você decidir que gosta da língua inteira – investir tempo para dominá-la – não há muitas coisas mais interessantes nas nossas vidas do que aprender uma nova língua.

 

👍 Vantagem: Comida

Uma coisa sobre a aldeia global é que tudo o que eles fazem é interessante. Os vários balcões são um bouquet de como o mundo é. Os carnavais, festivais de comida e celebrações são sempre divertidos e divertidos.

 

👍 Vantagem: Interessante

A grande vantagem de se viver numa sociedade multicultural é que se pode saborear diferentes cozinhas sem viajar. O Biryani, o caril verde tailandês, o shawarma, o grelhador turco da torta do pastor na aldeia global onde tudo é um encontro incrível.


❌ Vejamos Agora as Desvantagens Do Multiculturalismo ❌


 

👎 Desvantagem: Barreira Linguística

A barreira linguística (no início, principalmente) pode ser um grande causador de problemas. Alguns nativos estão até preocupados que os recém-chegados possam mudar a forma como a sua língua soa num futuro próximo. Algumas pessoas estão firmemente por trás da afirmação de que há culturas impossíveis de coexistir juntas – demasiadas diferenças que são difíceis de ignorar e se tal situação for criada na vida real, todos permanecem firmes na sua posição – acidentes acontecem.

 

👎 Desvantagem: Conflitos religiosos

Diferentes crenças religiosas trazem muitos conflitos dentro da comunidade e podem trazer confrontos tribais.

 

👎 Desvantagem: Lidar com culturas diferentes

É difícil para as pessoas lidarem com culturas diferentes, compreendendo as suas crenças, normas e costumes.

 

👎 Desvantagem: Desaparecimento da cultura

Quando várias culturas vivem juntas, as chances de adaptar outras culturas convenientes aumentam muito, o que pode resultar no apagamento de uma cultura inteira.

 

👎 Desvantagem: Aumento do ódio

Quando existem duas culturas controversas na mesma área, as hipóteses de abuso, ameaças e violência são altas. As comunidades podem tentar provar um ao outro que estão erradas ou uma acima da outra levando a questões de poder e aumento do ódio, como a religião em Israel entre palestinos e judeus, causando várias causalidades.

 

👎 Desvantagem: A sociedade anfitriã é afetada

A cultura da sociedade anfitriã é consideravelmente diluída pelo multiculturalismo. Os imigrantes podem ou não trabalhar em benefício da sociedade anfitriã, o que pode ser uma ameaça para a sociedade anfitriã.

 

👎 Desvantagem: Ofensa

Se as culturas em que se vive não são completamente compreendidas, as hipóteses de ofender alguém são altas. Em certas culturas, as mulheres não devem ser tocadas por um homem além do seu marido. Quando uma pessoa que cumprimenta com um abraço seria um ofensor se não entendesse como a outra cultura se comporta.

 

👎 Desvantagem: Medo de influência

Lidar com uma sociedade multicultural cria algum medo entre os indivíduos de que eles possam perder a sua cultura e identidade originais ao adotar culturas de outros informando sobre estilo de vida, vestimentas e outros atributos de culturas estrangeiras.

 

👎 Desvantagem: Trazer diferenças na sociedade

Pessoas de diferentes nacionalidades trazem tudo da sua pátria e os nativos não gostam disso, pois traz muitas mudanças.

 

👎 Desvantagem: A educação

Crianças de culturas de minorias étnicas ou imigrantes podem demorar mais tempo a habituar-se à cultura local e isto afeta o seu desempenho académico.

 

👎 Desvantagem: Risco de conflitos sociais

Um conflito social pode ocorrer devido a diferenças nas crenças, práticas e rituais étnicos. Certas formas de vida podem causar conflitos entre dois ou mais grupos.

 

👎 Desvantagem: Dificuldade na gestão da força de trabalho multicultural

É muito exigente gerir uma força de trabalho multicultural. O grupo minoritário pode sentir-se sobrecarregado pela adoção de uma cultura diversa. Isto torna difícil a colaboração da equipa multicultural.

 

👎 Desvantagem: Dependente de outra cultura

Diminui a cultura de um e leva a depender de outra cultura através da aprendizagem de novas tradições e novas formas de pensar.

 

👎 Desvantagem: Eliminação gradual de culturas definidas

Um mundo multicultural resulta na eliminação gradual de culturas definidas existentes ao longo da história.

 


[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão

O multiculturalismo é inevitável devido à globalização. O conceito continua a ser adotado como as vantagens do multiculturalismo sobrepondo-se aos negativos. O multiculturalismo, quando modelado corretamente, pode levar a uma comunidade pacífica, de mente aberta e solidária.

As sociedades multiculturais têm muitos aspetos positivos. Trocar experiências, aprender e simplesmente estar exposto a pessoas de diferentes culturas pode ampliar a mente dos cidadãos de sociedades multiculturais e melhorar o intelecto da sociedade como um todo. Entretanto, a menos que haja total tolerância e respeito por todas as pessoas de todas as culturas ou raças na sociedade, o conflito entre as diferentes culturas e raças é quase inevitável.

Os defensores do multiculturalismo vêem-no como um sistema tolerante que se adapta bem às questões sociais. Eles acreditam que a cultura não é uma entidade única, imutável e definível baseada na raça ou religião, mas sim o resultado de múltiplos fatores que mudam à medida que o mundo muda.

Por outro lado, muitas pessoas argumentam contra o multiculturalismo. Dizem que muitas culturas diferentes não podem coexistir e influenciar umas às outras, ao mesmo tempo em que permanecem identidades culturais separadas. Eles argumentam que a cultura distinta da nação anfitriã se desvanece e eventualmente se perde por causa do multiculturalismo. Também é dito que a grande diversidade étnica pode afetar negativamente a confiança social. Os oradores de tais argumentos apoiam o diferenciação, a crença de que é importante proteger as diferenças, especialmente as de natureza étnica ou cultural. Os ‘diferencialistas’ muitas vezes não apoiam a superioridade étnica, mas sim a ideia de que diferentes grupos étnicos e culturas são incompatíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles