Sábado, Julho 27, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

As Vantagens e Desvantagens Do Gap Year (Ano Sabático)

- Advertisement -

Prós e Contras do Ano Sabático

Há muitas razões pelas quais alguém possa querer tirar um ano sabático (ou Gap Year em Inglês). Normalmente, os alunos vêem-no como uma oportunidade para ganhar experiência profissional ou pessoal, atingir objetivos específicos e/ou explorar interesses pessoais. Se o seu filho está a considerar tirar um ano de férias, é importante pensar cuidadosamente se é a decisão certa e o que ele ou ela pode ganhar com isso. Ao planear um ano sabático, os alunos devem considerar como as várias atividades ajudarão a desenvolvê-los pessoal e intelectualmente, contribuir para uma boa causa, adquirir uma compreensão mais profunda do mundo e desenvolver o empreendedorismo, maturidade, compromisso e independência fora da educação formal.

Há alguns anos atrás, esta frase foi casualmente atirada de um lado para o outro, mas agora a palavra “ano de intervalo” ou “ano sabático” parece estar na boca de todos os jovens. Parece que cada vez que se fala de um ano sabático se encontra com ideias de praias bonitas, pessoas bonitas e um tempo maravilhoso. Mas como é que elas são na realidade? Os programas do “gap year” são realmente só sol e margaridas ou há um pouco mais?

Uma forma segura de convencer a sua mãe e o seu pai a deixá-lo tirar um ano de férias é é preparar-se com informação acerca deste assunto. Esta lista detalha os prós e os contras de tirar um ano de folga para te ajudar a decidir se é realmente o melhor para ti.


Índice


 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Será que um ano sabático tem malefícios para a sua educação?

Talvez tenham ouvido falar um pouco sobre a razão pela qual os anos de intervalo são maus, mas há muitos equívocos e receios de se tirar um ano de intervalo. A maior parte das preocupações em relação a um ano de intervalo são, de uma forma ou de outra, válidas. É definitivamente importante considerar todas as preocupações, e benefícios, de um ano de intervalo antes de se comprometer com um ano inteiro no estrangeiro. Os contras de um ano sabático são reais e válidos, mas isso não significa que não se deva tirar um gap year. Os prós são igualmente reais e benéficos, para começar!

 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Os vários Tipos de ano Sabáticos

As atividades típicas para os estudantes incluem: cursos académicos avançados (para se adiantarem aos estudos), cursos extra-académicos (para se porem a par dos estudos), cursos não académicos (para complementar os seus conhecimentos noutras áreas), aprendizagem de uma profissão, trabalho voluntário, viagens, estágios, participação em atividades desportivas e de aventura.

Todos eles se enquadram num dos quatro tipos típicos de anos de férias a seguir explorados. Há muitas organizações e fornecedores dedicados a cada tipo, e muitos recursos a que se pode recorrer quando se decide que tipo de ano de férias deve ser aproveitado e como, ou simplesmente para oferecer inspiração.

 

Ano de trabalho

Passar um ano a trabalhar pode ser útil para ganhar algum dinheiro, adquirir competências e experiência e começar a construir uma rede de contactos. Os estudantes podem trabalhar no governo ou no sector privado que estejam estreitamente relacionados com o seu curso de estudo para se familiarizarem com o âmbito do trabalho.

 

Ano de Voluntariado

Passar o ano como voluntário pode ajudar a aumentar o sentido de comunidade, ajudar a construir uma rede de contactos e pode mais tarde levar à oferta de um emprego permanente ou remunerado. Quer o ano fora seja no país de origem dos estudantes ou no estrangeiro, há muitas oportunidades de trabalho voluntário em vários sectores de carreira e muitos projetos de voluntariado estabelecidos que pode pesquisar online.

 

Ano de viagem

Alguns estudantes optam por dedicar o seu ano inteiramente a viajar, sozinhos ou com amigos. Existem muitos sites de redes sociais de ano novo, com quadros de mensagens e informações para o ajudar a encontrar um companheiro de viagem, partilhar ideias e obter conselhos para viajar sozinho. Muitos websites também fornecem assistência na procura de albergues (hostels)  e orçamentos de alojamento em diferentes países, e também pode obter assistência com bilhetes de viagem com desconto, incluindo bilhetes de avião de ida e volta ao mundo. Viajar localmente também é uma opção e pode ter as suas vantagens – os estudantes gastarão menos em despesas de viagem, é mais fácil encontrar trabalho temporário para complementar os fundos, os estudantes podem ter uma rede de amigos pronta a arranjar que podem pedir alojamento e é uma ótima introdução a partes do seu próprio país onde poderá considerar a possibilidade de procurar oportunidades de emprego no futuro.

 

Ano académico

Muitas instituições de ensino superior e centros de formação também oferecem cursos adequados para estudantes com um ano de diferença, que podem ajudar a desenvolver competências-chave, tais como competências de escritório, novas tecnologias e negócios ou adquirir competências e conhecimentos adicionais em áreas como línguas, arte, música, teatro, desporto ou conservação. Tenha em mente que a maioria dos cursos cobra uma taxa de matrícula ou de sessão e que terá de cobrir as despesas com recursos e materiais de estudo, ligação à Internet, alojamento, alimentação e viagens.

 


✔️ Vejamos Agora as Vantagens Do Ano Sabático (Gap Year) ✔️


 

👍 Vantagem: Desenvolver contactos úteis

Durante o seu ano diferido, é provável que os estudantes conheçam uma série de pessoas diferentes, de todos os estilos de vida. Isto pode incluir pessoas a quem podem pedir oportunidades de emprego e referências, ou simplesmente alguns amigos internacionais em cujos sofás podem cair se tiverem a oportunidade de visitar o seu país de origem mais tarde.

Num ano de intervalo, é impossível não conhecer novas pessoas. Ao longo da escola e da faculdade estamos rodeados pelas mesmas pessoas, mas tirar um ano de intervalo permite-nos descobrir outros, fazer novos amigos e interagir com pessoas de todos os estratos sociais.

 

👍 Vantagem: Dá-lhe tempo para perseguir outras paixões

Fazer uma pausa de um ano nos seus estudos dá-lhe a oportunidade de refletir sobre o que realmente gosta de fazer. Pode passar o seu tempo a perseguir passatempos e interesses que muitas vezes são negligenciados a favor dos estudos – como resultado, pode até descobrir que quer seguir um caminho totalmente diferente.

 

👍 Vantagem: A experiência de vida pode torná-lo mais bem preparado para a universidade

Verdade seja dita, um ano de intervalo tem o potencial de lhe ensinar lições de vida muito mais valiosas do que se estivesse sentado numa sala de aula alguma vez poderia. Este é especialmente o caso se decidir passar o seu ano a viajar, onde sem dúvida ganhará as capacidades para viver e trabalhar de forma independente, o que, por sua vez, o preparará melhor para estudar e viver de forma independente enquanto estiver na universidade.

 

👍 Vantagem: Fazer amigos internacionais

Viver e trabalhar ao lado de pessoas locais durante um ano no estrangeiro pode significar que os estudantes vão realmente conhecê-los, permitindo desenvolver uma compreensão matizada de diferentes culturas e perspetivas. Os estudantes vão conhecer todo o tipo de pessoas e, se se derem bem com elas, poderão até ganhar amigos para toda a vida.

 

👍 Vantagem: Melhorar a empregabilidade com competências-chave

Os estudantes poderão trabalhar durante o ano livre para desenvolverem muitas competências transferíveis que os tornarão mais atrativos para os responsáveis pelas admissões universitárias e para os futuros empregadores. Estas competências-chave incluem organização, comunicação, trabalho em equipa, independência, competências sociais, tomada de decisões, autos suficiência, gestão do tempo, orçamentação, iniciativa, melhoria da auto confiança, liderança e maturidade desenvolvida.

 

👍 Vantagem: Desafie-se a si próprio

Muitos alunos levam o ano para enfrentarem os desafios que se propuseram, saírem da sua zona de conforto, enfrentarem os seus medos e desfrutarem de novas experiências. Podem até decidir fazer caminhadas pela selva, escalar uma montanha para caridade, fazer voluntariado num país em desenvolvimento ou fazer mergulho, esqui ou snowboard.

 

👍 Vantagem: Tirar um tempo entre a escola e os estudos/trabalhos futuros

Fazer uma pausa antes de entrar na força de trabalho pode ajudar os alunos a se sentirem revigorados, energizados e prontos para enfrentar o seu curso ou trabalho. Muitas instituições estrangeiras relatam que os estudantes que tiraram um ano de férias regressam com uma atitude mais madura em relação ao estudo independente e à educação em geral. Assim, esperemos que o seu filho volte com o foco, a clareza e o dinamismo necessários para começar um programa de graduação ou iniciar uma carreira.

 

👍 Vantagem: Melhore e adquira novas competências para a vida

Isto pode ser qualquer coisa desde aprender e tornar-se fluente numa língua estrangeira, tornar-se instrutor num desporto de aventura, aumentar as suas competências informáticas ou aprender a ensinar Inglês como língua estrangeira.

 

👍 Vantagem: Fuga do grind laboral diário

Um ano de intervalo, para a maioria das pessoas, é o período de vida não tradicional que alguma vez se terá. É frequentemente uma experiência única na vida e a oportunidade de escapar à rotina diária. No entanto, se for bem planeado, será também uma oportunidade educacional de crescimento e outros benefícios e não apenas um “feriado” ou um ano de férias. Um ano de férias deve ser um ano ativo.

 

👍 Vantagem: Melhore as suas perspetivas de emprego

A participação num ano de gap mostra as qualidades que muitos empregadores procuram numa perspetiva: coragem, trabalho de equipa, curiosidade, serviço, abertura de espírito e vontade de experimentar algo novo. A experiência que vai adquirir pode ser uma pedra angular para o sucesso. E dar-lhe experiência de trabalho que os empregadores estão desesperadamente à procura.

 

👍 Vantagem: Vai amadurecer

As pessoas que levam anos de intervalo relatam frequentemente que a sua família e amigos dizem “você mudou” quando regressam a casa, mas nunca é de uma forma má. Um ano de intervalo introduz uma pessoa a tantas ideias e experiências novas que provavelmente é impossível não mudar de alguma forma. Um ano de férias pode colocá-lo em situações que muitas pessoas (que nunca deixam o seu próprio país) nunca irão enfrentar.

 


❌ Vejamos Agora as Desvantagens Do Ano Sabático (Gap Year) ❌


 

👎 Desvantagem: Vai ficar um ano atrasado

Esta pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas. Acenam com os amigos todos a caminho da faculdade e começam as suas novas vidas e são deixados para trás. Eles ainda não podem começar a sua nova aventura porque não têm dinheiro. Isto é facilmente compensado, trabalhando noduro e poupando dinheiro rapidamente a fim de se lançarem o mais rapidamente possível.

 

👎 Desvantagem: Se viajar, é possível que tenha saudades de casa

É algo que atinge a maioria de nós em algum momento. Quer lhe falte família, amigos ou simplesmente conforto em casa, pode dar por si a perguntar-se porque escolheu uma vida na estrada. Mas não tenha medo! A alegria de viajar é que há sempre alguém para conhecer e algo para fazer. Ligue-se e ficará contente por o ter feito.

 

👎 Desvantagem: Pode ser ‘stressante’

Marcar vacinas, obter bilhetes e seguros, vistos e alojamento ordenados; tudo isto e a aventura ainda nem sequer começou. É mais fácil à medida que se habitua à vida na estrada, mas haverá sempre situações que testarão ao máximo os seus níveis de stress.

Planear de forma independente pode ser difícil, quer se trate de barreiras linguísticas, de moeda ou de tentar resolver os sistemas de transportes públicos, por isso, por vezes é bom relaxar, gastar um pouco mais e deixar outra pessoa fazer o trabalho árduo. Fazer programas formalizados é uma ótima forma de se situar e conhecer pessoas com os mesmos interesses. Não deixe de ler primeiro as críticas!

 

👎 Desvantagem: Existe o potencial para perder muito tempo

Muitas pessoas pensam que a sua viagem vai começar assim que terminarem a escola e esperar que as coisas aconteçam. Não é esse o caso – assim que for tomada a decisão de ter um ano de férias, o planeamento e a poupança têm de começar. Se isto for feito, então o ano sabático pode realmente começar assim que o ano letivo estiver terminado.

No entanto, ao não planearem cuidadosamente, muitas pessoas encontram semanas e meses de passagem antes mesmo de poderem entrar nesse primeiro avião.

 

👎 Desvantagem: Você não é mais um estudante

É uma coisa muito importante, ir da escola para o mundo real. Pode ser um grande choque habituar-se a este novo modo de vida. Muitas pessoas preferem levar esta transição um pouco mais devagar, estudando ou fazendo um estágio no estrangeiro.

 

👎 Desvantagem: Os anos sabáticos podem ser caros

Dos voos à habitação, às taxas de programação e à alimentação, há muitas considerações orçamentais a ter em conta durante um gap year. Pode ser rápido! Dependendo do tipo que escolher, pode estar a olhar para alguns custos consideráveis. E enquanto se diverte com a nova liberdade do liceu, não é como se fosse o dinheiro crescesse nas árvores! Os custos de um ano de férias podem ser um pouco intimidantes.

 

👎 Desvantagem: É difícil manter o contacto com os amigos

Terminar o ensino médio já significa potencialmente afastar-se dos amigos. E passar um ano de intervalo significa que estará ainda mais longe dos seus amigos. Já é difícil manter o contacto quando se está em faculdades diferentes, muito menos em países diferentes! Esta vigarice pode parecer uma parvoíce, mas estas são as pessoas com quem passaste horas a rir e a criar laços durante anos anteriores e a possibilidade de perder a ligação com elas pode ser realmente assustadora.

 

👎 Desvantagem: Os anos sabáticos exigem planeamento adicional

Como já referido anteriormente, tirar um ano sabático é uma decisão enorme, com possibilidades infinitas. Pode ser voluntário no estrangeiro ou tentar um estágio em algum lugar! Podes fazer uma mochila sozinha ou fazer uma viagem de grupo pré-planeada. Podes demorar apenas alguns meses ou fazer o ano inteiro. Há muitas maneiras de personalizar a sua experiência de “ano de intervalo”, e todas elas requerem planeamento.

Terá que decidir onde quer ser voluntário e por quanto tempo. Vai poder planear todo o seu percurso de mochila. Embora seja excitante planear, também pode ser realmente avassalador. Um ano de intervalo é suposto ser uma fuga à vida normal, certo? Então porque não pode ser uma fuga ao planeamento e à tomada de milhares de decisões também?

 


[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão

Levar um ano de intervalo é muito importante, e é importante considerar os prós e os contras de levar um ano de intervalo antes de se comprometer com um ano inteiro no estrangeiro. Os contras são definitivamente válidos, mas os prós também o são!

Há muitos artigos de conselhos fantásticos sobre os anos de férias, mas, no fundo, sabe o que é melhor para si pessoalmente. Independentemente das opiniões dos seus amigos e família, apesar dos potenciais obstáculos, se pensa que um ano de intervalo é o melhor para si, então vá embora!

Saia da sua cabeça e não pense demais. É um adulto (novinho em folha) com uma boa cabeça sobre os ombros e um ano de intervalo tem potencial para ser a aventura mais incrível da sua vida até agora. Vai moldar a sua educação, carreira e desenvolvimento pessoal para o resto da sua vida.

Prós e Contras do Ano Sabático

Há muitas razões pelas quais alguém possa querer tirar um ano sabático (ou Gap Year em Inglês). Normalmente, os alunos vêem-no como uma oportunidade para ganhar experiência profissional ou pessoal, atingir objetivos específicos e/ou explorar interesses pessoais. Se o seu filho está a considerar tirar um ano de férias, é importante pensar cuidadosamente se é a decisão certa e o que ele ou ela pode ganhar com isso. Ao planear um ano sabático, os alunos devem considerar como as várias atividades ajudarão a desenvolvê-los pessoal e intelectualmente, contribuir para uma boa causa, adquirir uma compreensão mais profunda do mundo e desenvolver o empreendedorismo, maturidade, compromisso e independência fora da educação formal.

Há alguns anos atrás, esta frase foi casualmente atirada de um lado para o outro, mas agora a palavra “ano de intervalo” ou “ano sabático” parece estar na boca de todos os jovens. Parece que cada vez que se fala de um ano sabático se encontra com ideias de praias bonitas, pessoas bonitas e um tempo maravilhoso. Mas como é que elas são na realidade? Os programas do “gap year” são realmente só sol e margaridas ou há um pouco mais?

Uma forma segura de convencer a sua mãe e o seu pai a deixá-lo tirar um ano de férias é é preparar-se com informação acerca deste assunto. Esta lista detalha os prós e os contras de tirar um ano de folga para te ajudar a decidir se é realmente o melhor para ti.


Índice


 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Será que um ano sabático tem malefícios para a sua educação?

Talvez tenham ouvido falar um pouco sobre a razão pela qual os anos de intervalo são maus, mas há muitos equívocos e receios de se tirar um ano de intervalo. A maior parte das preocupações em relação a um ano de intervalo são, de uma forma ou de outra, válidas. É definitivamente importante considerar todas as preocupações, e benefícios, de um ano de intervalo antes de se comprometer com um ano inteiro no estrangeiro. Os contras de um ano sabático são reais e válidos, mas isso não significa que não se deva tirar um gap year. Os prós são igualmente reais e benéficos, para começar!

 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Os vários Tipos de ano Sabáticos

As atividades típicas para os estudantes incluem: cursos académicos avançados (para se adiantarem aos estudos), cursos extra-académicos (para se porem a par dos estudos), cursos não académicos (para complementar os seus conhecimentos noutras áreas), aprendizagem de uma profissão, trabalho voluntário, viagens, estágios, participação em atividades desportivas e de aventura.

Todos eles se enquadram num dos quatro tipos típicos de anos de férias a seguir explorados. Há muitas organizações e fornecedores dedicados a cada tipo, e muitos recursos a que se pode recorrer quando se decide que tipo de ano de férias deve ser aproveitado e como, ou simplesmente para oferecer inspiração.

 

Ano de trabalho

Passar um ano a trabalhar pode ser útil para ganhar algum dinheiro, adquirir competências e experiência e começar a construir uma rede de contactos. Os estudantes podem trabalhar no governo ou no sector privado que estejam estreitamente relacionados com o seu curso de estudo para se familiarizarem com o âmbito do trabalho.

 

Ano de Voluntariado

Passar o ano como voluntário pode ajudar a aumentar o sentido de comunidade, ajudar a construir uma rede de contactos e pode mais tarde levar à oferta de um emprego permanente ou remunerado. Quer o ano fora seja no país de origem dos estudantes ou no estrangeiro, há muitas oportunidades de trabalho voluntário em vários sectores de carreira e muitos projetos de voluntariado estabelecidos que pode pesquisar online.

 

Ano de viagem

Alguns estudantes optam por dedicar o seu ano inteiramente a viajar, sozinhos ou com amigos. Existem muitos sites de redes sociais de ano novo, com quadros de mensagens e informações para o ajudar a encontrar um companheiro de viagem, partilhar ideias e obter conselhos para viajar sozinho. Muitos websites também fornecem assistência na procura de albergues (hostels)  e orçamentos de alojamento em diferentes países, e também pode obter assistência com bilhetes de viagem com desconto, incluindo bilhetes de avião de ida e volta ao mundo. Viajar localmente também é uma opção e pode ter as suas vantagens – os estudantes gastarão menos em despesas de viagem, é mais fácil encontrar trabalho temporário para complementar os fundos, os estudantes podem ter uma rede de amigos pronta a arranjar que podem pedir alojamento e é uma ótima introdução a partes do seu próprio país onde poderá considerar a possibilidade de procurar oportunidades de emprego no futuro.

 

Ano académico

Muitas instituições de ensino superior e centros de formação também oferecem cursos adequados para estudantes com um ano de diferença, que podem ajudar a desenvolver competências-chave, tais como competências de escritório, novas tecnologias e negócios ou adquirir competências e conhecimentos adicionais em áreas como línguas, arte, música, teatro, desporto ou conservação. Tenha em mente que a maioria dos cursos cobra uma taxa de matrícula ou de sessão e que terá de cobrir as despesas com recursos e materiais de estudo, ligação à Internet, alojamento, alimentação e viagens.

 


✔️ Vejamos Agora as Vantagens Do Ano Sabático (Gap Year) ✔️


 

👍 Vantagem: Desenvolver contactos úteis

Durante o seu ano diferido, é provável que os estudantes conheçam uma série de pessoas diferentes, de todos os estilos de vida. Isto pode incluir pessoas a quem podem pedir oportunidades de emprego e referências, ou simplesmente alguns amigos internacionais em cujos sofás podem cair se tiverem a oportunidade de visitar o seu país de origem mais tarde.

Num ano de intervalo, é impossível não conhecer novas pessoas. Ao longo da escola e da faculdade estamos rodeados pelas mesmas pessoas, mas tirar um ano de intervalo permite-nos descobrir outros, fazer novos amigos e interagir com pessoas de todos os estratos sociais.

 

👍 Vantagem: Dá-lhe tempo para perseguir outras paixões

Fazer uma pausa de um ano nos seus estudos dá-lhe a oportunidade de refletir sobre o que realmente gosta de fazer. Pode passar o seu tempo a perseguir passatempos e interesses que muitas vezes são negligenciados a favor dos estudos – como resultado, pode até descobrir que quer seguir um caminho totalmente diferente.

 

👍 Vantagem: A experiência de vida pode torná-lo mais bem preparado para a universidade

Verdade seja dita, um ano de intervalo tem o potencial de lhe ensinar lições de vida muito mais valiosas do que se estivesse sentado numa sala de aula alguma vez poderia. Este é especialmente o caso se decidir passar o seu ano a viajar, onde sem dúvida ganhará as capacidades para viver e trabalhar de forma independente, o que, por sua vez, o preparará melhor para estudar e viver de forma independente enquanto estiver na universidade.

 

👍 Vantagem: Fazer amigos internacionais

Viver e trabalhar ao lado de pessoas locais durante um ano no estrangeiro pode significar que os estudantes vão realmente conhecê-los, permitindo desenvolver uma compreensão matizada de diferentes culturas e perspetivas. Os estudantes vão conhecer todo o tipo de pessoas e, se se derem bem com elas, poderão até ganhar amigos para toda a vida.

 

👍 Vantagem: Melhorar a empregabilidade com competências-chave

Os estudantes poderão trabalhar durante o ano livre para desenvolverem muitas competências transferíveis que os tornarão mais atrativos para os responsáveis pelas admissões universitárias e para os futuros empregadores. Estas competências-chave incluem organização, comunicação, trabalho em equipa, independência, competências sociais, tomada de decisões, autos suficiência, gestão do tempo, orçamentação, iniciativa, melhoria da auto confiança, liderança e maturidade desenvolvida.

 

👍 Vantagem: Desafie-se a si próprio

Muitos alunos levam o ano para enfrentarem os desafios que se propuseram, saírem da sua zona de conforto, enfrentarem os seus medos e desfrutarem de novas experiências. Podem até decidir fazer caminhadas pela selva, escalar uma montanha para caridade, fazer voluntariado num país em desenvolvimento ou fazer mergulho, esqui ou snowboard.

 

👍 Vantagem: Tirar um tempo entre a escola e os estudos/trabalhos futuros

Fazer uma pausa antes de entrar na força de trabalho pode ajudar os alunos a se sentirem revigorados, energizados e prontos para enfrentar o seu curso ou trabalho. Muitas instituições estrangeiras relatam que os estudantes que tiraram um ano de férias regressam com uma atitude mais madura em relação ao estudo independente e à educação em geral. Assim, esperemos que o seu filho volte com o foco, a clareza e o dinamismo necessários para começar um programa de graduação ou iniciar uma carreira.

 

👍 Vantagem: Melhore e adquira novas competências para a vida

Isto pode ser qualquer coisa desde aprender e tornar-se fluente numa língua estrangeira, tornar-se instrutor num desporto de aventura, aumentar as suas competências informáticas ou aprender a ensinar Inglês como língua estrangeira.

 

👍 Vantagem: Fuga do grind laboral diário

Um ano de intervalo, para a maioria das pessoas, é o período de vida não tradicional que alguma vez se terá. É frequentemente uma experiência única na vida e a oportunidade de escapar à rotina diária. No entanto, se for bem planeado, será também uma oportunidade educacional de crescimento e outros benefícios e não apenas um “feriado” ou um ano de férias. Um ano de férias deve ser um ano ativo.

 

👍 Vantagem: Melhore as suas perspetivas de emprego

A participação num ano de gap mostra as qualidades que muitos empregadores procuram numa perspetiva: coragem, trabalho de equipa, curiosidade, serviço, abertura de espírito e vontade de experimentar algo novo. A experiência que vai adquirir pode ser uma pedra angular para o sucesso. E dar-lhe experiência de trabalho que os empregadores estão desesperadamente à procura.

 

👍 Vantagem: Vai amadurecer

As pessoas que levam anos de intervalo relatam frequentemente que a sua família e amigos dizem “você mudou” quando regressam a casa, mas nunca é de uma forma má. Um ano de intervalo introduz uma pessoa a tantas ideias e experiências novas que provavelmente é impossível não mudar de alguma forma. Um ano de férias pode colocá-lo em situações que muitas pessoas (que nunca deixam o seu próprio país) nunca irão enfrentar.

 


❌ Vejamos Agora as Desvantagens Do Ano Sabático (Gap Year) ❌


 

👎 Desvantagem: Vai ficar um ano atrasado

Esta pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas. Acenam com os amigos todos a caminho da faculdade e começam as suas novas vidas e são deixados para trás. Eles ainda não podem começar a sua nova aventura porque não têm dinheiro. Isto é facilmente compensado, trabalhando noduro e poupando dinheiro rapidamente a fim de se lançarem o mais rapidamente possível.

 

👎 Desvantagem: Se viajar, é possível que tenha saudades de casa

É algo que atinge a maioria de nós em algum momento. Quer lhe falte família, amigos ou simplesmente conforto em casa, pode dar por si a perguntar-se porque escolheu uma vida na estrada. Mas não tenha medo! A alegria de viajar é que há sempre alguém para conhecer e algo para fazer. Ligue-se e ficará contente por o ter feito.

 

👎 Desvantagem: Pode ser ‘stressante’

Marcar vacinas, obter bilhetes e seguros, vistos e alojamento ordenados; tudo isto e a aventura ainda nem sequer começou. É mais fácil à medida que se habitua à vida na estrada, mas haverá sempre situações que testarão ao máximo os seus níveis de stress.

Planear de forma independente pode ser difícil, quer se trate de barreiras linguísticas, de moeda ou de tentar resolver os sistemas de transportes públicos, por isso, por vezes é bom relaxar, gastar um pouco mais e deixar outra pessoa fazer o trabalho árduo. Fazer programas formalizados é uma ótima forma de se situar e conhecer pessoas com os mesmos interesses. Não deixe de ler primeiro as críticas!

 

👎 Desvantagem: Existe o potencial para perder muito tempo

Muitas pessoas pensam que a sua viagem vai começar assim que terminarem a escola e esperar que as coisas aconteçam. Não é esse o caso – assim que for tomada a decisão de ter um ano de férias, o planeamento e a poupança têm de começar. Se isto for feito, então o ano sabático pode realmente começar assim que o ano letivo estiver terminado.

No entanto, ao não planearem cuidadosamente, muitas pessoas encontram semanas e meses de passagem antes mesmo de poderem entrar nesse primeiro avião.

 

👎 Desvantagem: Você não é mais um estudante

É uma coisa muito importante, ir da escola para o mundo real. Pode ser um grande choque habituar-se a este novo modo de vida. Muitas pessoas preferem levar esta transição um pouco mais devagar, estudando ou fazendo um estágio no estrangeiro.

 

👎 Desvantagem: Os anos sabáticos podem ser caros

Dos voos à habitação, às taxas de programação e à alimentação, há muitas considerações orçamentais a ter em conta durante um gap year. Pode ser rápido! Dependendo do tipo que escolher, pode estar a olhar para alguns custos consideráveis. E enquanto se diverte com a nova liberdade do liceu, não é como se fosse o dinheiro crescesse nas árvores! Os custos de um ano de férias podem ser um pouco intimidantes.

 

👎 Desvantagem: É difícil manter o contacto com os amigos

Terminar o ensino médio já significa potencialmente afastar-se dos amigos. E passar um ano de intervalo significa que estará ainda mais longe dos seus amigos. Já é difícil manter o contacto quando se está em faculdades diferentes, muito menos em países diferentes! Esta vigarice pode parecer uma parvoíce, mas estas são as pessoas com quem passaste horas a rir e a criar laços durante anos anteriores e a possibilidade de perder a ligação com elas pode ser realmente assustadora.

 

👎 Desvantagem: Os anos sabáticos exigem planeamento adicional

Como já referido anteriormente, tirar um ano sabático é uma decisão enorme, com possibilidades infinitas. Pode ser voluntário no estrangeiro ou tentar um estágio em algum lugar! Podes fazer uma mochila sozinha ou fazer uma viagem de grupo pré-planeada. Podes demorar apenas alguns meses ou fazer o ano inteiro. Há muitas maneiras de personalizar a sua experiência de “ano de intervalo”, e todas elas requerem planeamento.

Terá que decidir onde quer ser voluntário e por quanto tempo. Vai poder planear todo o seu percurso de mochila. Embora seja excitante planear, também pode ser realmente avassalador. Um ano de intervalo é suposto ser uma fuga à vida normal, certo? Então porque não pode ser uma fuga ao planeamento e à tomada de milhares de decisões também?

 


[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão

Levar um ano de intervalo é muito importante, e é importante considerar os prós e os contras de levar um ano de intervalo antes de se comprometer com um ano inteiro no estrangeiro. Os contras são definitivamente válidos, mas os prós também o são!

Há muitos artigos de conselhos fantásticos sobre os anos de férias, mas, no fundo, sabe o que é melhor para si pessoalmente. Independentemente das opiniões dos seus amigos e família, apesar dos potenciais obstáculos, se pensa que um ano de intervalo é o melhor para si, então vá embora!

Saia da sua cabeça e não pense demais. É um adulto (novinho em folha) com uma boa cabeça sobre os ombros e um ano de intervalo tem potencial para ser a aventura mais incrível da sua vida até agora. Vai moldar a sua educação, carreira e desenvolvimento pessoal para o resto da sua vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles