Segunda-feira, Setembro 9, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

🔥 As Vantagens e as Desvantagens da Incineração na Gestão de Resíduos

- Advertisement -

as vantagens e desvantagens da incineração

Prós e Contras da Incineração

A incineração de resíduos é um processo de tratamento que envolve a combustão de substâncias orgânicas contidas nos materiais residuais através de temperaturas elevadas. A tecnologia de incineração de resíduos pode ser instalada em vários sectores para tratar resíduos perigosos, resíduos de refinação, resíduos químicos, resíduos farmacêuticos, resíduos hospitalares e médicos, lamas de ETAR, resíduos NORM (radioativos naturais), etc. Os sistemas de incineração e outros sistemas de tratamento de resíduos a alta temperatura são também designados por tratamento térmico.

A incineração de resíduos transforma os resíduos numa pequena quantidade de cinzas, gases de combustão e calor, que podem ser posteriormente utilizados como energia para outros processos.


Índice


 

[lord-icon icon=”424-question-bubble-outline” animation=”morph”][/lord-icon] O Processo de Incineração

No processo de incineração, as incineradoras reduzem os resíduos através da queima dos mesmos depois de o incinerador ser inicialmente alimentado com gás ou outro material combustível. O processo é então sustentado pelos próprios resíduos. A combustão completa dos resíduos requer uma temperatura de 850 °C durante pelo menos dois segundos, mas a maior parte das instalações eleva-a a temperaturas mais elevadas para reduzir as substâncias orgânicas que contêm cloro.

Os gases de combustão são então enviados para depuradores que retiram todos os produtos químicos perigosos dos mesmos. Para reduzir as dioxinas nas chaminés onde são normalmente formadas, são introduzidos sistemas de arrefecimento nas chaminés. As chaminés devem estar pelo menos 9 metros acima das estruturas existentes.

Mesmo a estas temperaturas mais elevadas, as grandes instalações de incineração municipal ainda produzem subprodutos venenosos, incluindo dioxinas (um agente causador de cancro) e metais pesados, que podem ser altamente tóxicos mesmo em traços minúsculos.
No entanto, a tecnologia de depuração elimina a maior parte da contaminação dos gases de combustão antes de ser libertada, e apenas vestígios de dioxinas saem das chaminés (a maior parte é removida ou acumulada no interior da chaminé, onde pode ser removida mais tarde).

As instalações modernas de incineração de resíduos sólidos em grande escala podem processar 250 toneladas ou mais de lixo por dia, com emissões que são significativamente menos tóxicas do que as instalações de incineração produziam há algumas décadas.

 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Prevenção de Resíduos

A prevenção de resíduos está no topo da lista no que diz respeito às técnicas de gestão de resíduos, mas como isso é humanamente impossível para nós, humanos, com os estilos de vida a que estamos habituados, o próximo melhor é a reciclagem e reutilização dos materiais. Embora isto possa ainda não ser muito prevalecente nos países desenvolvidos, muitos países em desenvolvimento praticam este método devido à economia da reciclagem e da reutilização, que proporciona rendimentos aos extratos mais desfavorecidos das pessoas que trabalham neste sector.

A incineração com recuperação de energia é considerada o melhor método de gestão de resíduos e está acima da incineração simples e da deposição em aterro. Os aterros são a forma mais usual praticada de gestão de resíduos, mas as enormes exigências dos terrenos e o facto de esses aterros aumentarem a poluição das águas subterrâneas e do ar através da formação de lixiviados e gases tornaram os gestores das cidades desconfiados deste método. Mesmo com a incineração, é produzida alguma quantidade de resíduos, mas esta é reduzida para apenas 10% dos resíduos originais.

 

[lord-icon icon=”220-arrow-9″ animation=”morph”][/lord-icon] A importância da Incineração na gestão de resíduos

De acordo com os últimos cálculos, o mundo produz agora cerca de 2,01 mil milhões de toneladas métricas de resíduos sólidos urbanos numa base anual [1]. Para pôr isto em perspetiva, se pegássemos em todos os seres humanos do planeta e os colocássemos numa escala impossivelmente gigantesca, o seu peso combinado seria apenas um quarto dessa quantidade.

Infelizmente o melhor de tudo é que cerca de 60% deste lixo vai parar a aterros sanitários, que se estão a multiplicar globalmente a um ritmo que quase corresponde à taxa de reprodução das populações de ratos que neles vivem.

O despejo e o enterramento de tudo em aterros sanitários não é uma solução viável para os nossos problemas coletivos de eliminação de lixo. Simplesmente não existe espaço utilizável suficiente, horizontal ou verticalmente, para depositar em segurança milhares de milhões de toneladas deste material fortemente contaminado numa base anual.

São necessárias outras soluções e as pessoas podem acreditar que as instalações de incineração oferecem uma alternativa mais limpa, mais arrumada e menos consumidora de terra. Embora não sejam tão comuns como os aterros, as instalações municipais de incineração já existem há algum tempo, pelo que não há nada de experimental ou teórico nesta opção.

 


✔️ Vejamos Agora as Vantagens Da Incineração✔️


 

👍 Vantagem: Utilização muito mais eficiente do espaço

Após a conclusão do processo de incineração, a massa total do lixo restante pode ser reduzida até 85%, enquanto o seu volume pode diminuir até 95%. Em países pequenos, ou em municípios onde os aterros estão cheios e o espaço adicional é escasso, este tipo de redução de massa e volume pode ser uma dádiva de Deus.

 

👍 Vantagem: Melhor Gestão de Resíduos

A primeira grande vantagem da incineração é a gestão dos resíduos. Esta abordagem torna certamente a gestão dos resíduos mais fácil e mais eficiente. A incineração pode queimar até 90% do total de resíduos gerados numa área escolhida. Por vezes, os resíduos incinerados são superiores a 90%. Os aterros só facilitam a decomposição orgânica que não faz muito e os resíduos artificiais ou não orgânicos continuam a acumular-se.

 

👍 Vantagem: Menos dependência dos aterros sanitários

A incineração reduz a necessidade de aterros sanitários. Uma vez que até 90% e, por vezes, 95% dos aterros são desocupados após a incineração dos resíduos, este pode ser um ciclo contínuo. O mundo não tem de procurar novas zonas para os aterros. Isto é particularmente útil nas zonas urbanas de um país onde os resíduos gerados são esmagadores e onde existe uma escassez significativa de terra.

 

👍 Vantagem: Economia no transporte de resíduos

Os planos de incineração podem estar próximo de cidades ou distritos, pelo que os resíduos não teriam de ser conduzidos ao longo de centenas de quilómetros. O custo do transporte é significativo. O dinheiro poderia ser gasto no bem-estar das pessoas e no desenvolvimento sustentável da cidade, distrito ou condado.

 

👍 Vantagem: Águas subterrâneas não contaminadas

A incineração não acrescenta quaisquer elementos tóxicos às águas subterrâneas, como os aterros o fazem. Além disso, os produtos químicos que os aterros vazam para o ambiente, incluindo o solo, são evitados.

 

👍 Vantagem: Sistemas de tratamento de emissões para eliminar os poluentes do ar de exaustão

Pesquisas demonstraram que os incineradores de resíduos sólidos têm menor probabilidade de poluir o meio ambiente do que os aterros sanitários. Os aterros geralmente liberam maiores quantidades de gases de efeito estufa, óxidos de nitrogénio, dioxinas, hidrocarbonetos e compostos orgânicos não metânicos, assim como geram lixiviado. O lixiviado é a água perigosa que sai de todos os resíduos acumulados, o que envenena os sistemas subterrâneos de água.

Em relação aos sistemas de incineração de resíduos, a principal preocupação foi a libertação de compostos perigosos, especialmente dioxinas. No entanto, as modernas instalações de incineração de resíduos utilizam filtros e sistemas para eliminar gases perigosos. As atuais instalações de incineração operam dentro dos limites de poluição recomendados pela legislação ambiental nacional e internacional.

 

👍 Vantagem: Impede a produção de gás metano

Em aterros sanitários, o gás metano é gerado e, se não for corretamente gerido e controlado, este gás pode explodir causando um maior aquecimento global. As instalações de incineração de resíduos não produzem metano.

 

👍 Vantagem: Proporciona melhor controle de odores e ruídos

As instalações de incineração de resíduos não geram maus cheiros porque os resíduos são queimados de forma controlada e existem sistemas como um equipamento de carvão ativado para eliminar gases ácidos e odores.

 

👍 Vantagem: Elimina germes nocivos e componentes perigosos

As instalações de incineração trabalham a 850 °C ou mesmo a temperaturas mais elevadas, destruindo assim germes, materiais perigosos, químicos e outros elementos nocivos para as pessoas e para o ambiente.

 

👍 Vantagem: Possui um sistema de monitorização computorizado

Governos, cidades, instituições ou empresas privadas de gestão de resíduos podem adquirir uma instalação de incineração equipada com um computador para permitir a solução da maioria dos problemas de uma forma rápida e segura. Isto permite aos operadores descobrir um problema antes que ele se torne mais sério e muito mais caro de reparar. O sistema informático também torna o trabalho dos operadores fácil e eficiente, pois eles são capazes de rastrear a eficiência operacional da usina.

 

👍 Vantagem: Produção de energia

Em 2016, existiam cerca de 2.200 centrais de produção de energia a partir de resíduos em funcionamento em todo o planeta. Estas instalações queimam lixo a alta temperatura para ferver água e alimentam os geradores de vapor, que depois produzem eletricidade que pode ser distribuída na rede elétrica.

Em média, uma dessas instalações pode queimar até 300 milhões de toneladas de lixo por ano, convertendo-o em energia que reduz a carga das centrais elétricas a carvão, que são, naturalmente, uma catástrofe para o ambiente.

 

👍 Vantagem: Os incineradores podem operar em qualquer clima

Outra vantagem dos incineradores é que eles podem funcionar em qualquer tipo de clima. As incineradoras não se limitam a mudanças climáticas, tais como estação chuvosa ou dias ventosos, uma vez que queimam resíduos sem fugas. As incineradoras podem trabalhar 24 horas sem parar e são mais eficientes na gestão de resíduos do que os aterros sanitários.


❌ Vejamos Agora as Desvantagens Da Incineração ❌


 

👎 Desvantagem: Emissões contínuas de poluentes tóxicos ou de outros poluentes perigosos

As instalações de incineração modernas reduziram ao mínimo as suas emissões de metais pesados e venenos tóxicos como as dioxinas, em comparação com as instalações de incineração mais antigas, que eram laxistas neste domínio. Mas continuam a ocorrer emissões, e substâncias como as dioxinas, o mercúrio e o arsénio não são totalmente seguras para os seres humanos ou os animais, a qualquer nível.

 

👎 Desvantagem: Elevada despesa

As instalações de incineração acarretam custos significativos para estudos no local, licenças, materiais de construção, mão de obra e modificação da infraestrutura local (fornecimento de água, energia, acesso rodoviário, etc.). A longo prazo, podem poupar dinheiro às cidades, municípios ou sociedades, reduzindo a necessidade de aterros sanitários e ajudando a reduzir o impacto ambiental da eliminação do lixo. Mas isso é um pequeno consolo para os governos locais ou estatais com orçamentos apertados, ou para os contribuintes que deverão pagar a fatura de todas as novas instalações de incineração de resíduos.

 

👎 Desvantagem: Custos de oportunidade

Talvez a objeção mais importante à incineração de resíduos sólidos decorra do conceito de custos de oportunidade – ou seja, a ideia de que as ações que tomamos excluem automaticamente outras ações, que poderiam ser mais eficazes se lhes déssemos essa oportunidade.
Alguns críticos da incineração afirmam que a incineração acaba por encorajar mais produção de resíduos porque as incineradoras exigem grandes volumes de resíduos para manter os incêndios a arder, e as autoridades locais podem optar pela incineração em vez de programas de reciclagem e de redução de resíduos.

 

👎 Desvantagem: Não é assim tão acessível

A incineração não é um processo barato, longe disso na realidade. Os custos de construção da infraestrutura são substanciais. Os custos de funcionamento das instalações de incineração também são substanciais. Também é necessária mão de obra treinada e pessoal dedicado para manter os incineradores funcionando. Tudo isto contribui para o custo.

 

👎 Desvantagem: Desafios a longo prazo

A incineração desencoraja a reciclagem e a redução de resíduos. Essa não é uma abordagem sensata para nenhuma sociedade. O foco deve estar em como reduzir o desperdício e aproveitar ao máximo a reciclagem. A simples queima de tudo o que desperdiçamos e por mais que desperdicemos, só irá causar mais danos ambientais.


 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] A incineração é melhor que os aterros sanitários?

Em termos do seu impacto global sobre o ambiente, e em comparação com os aterros, as instalações de incineração têm muito a recomendar. No entanto, a incineração ainda parece ser um exemplo clássico de uma “segunda melhor” solução: melhor do que a pior, mas muito longe do melhor que se pode fazer.

Os quatro “Rs” – Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar – oferecem uma resposta mais eficaz ao nosso atual dilema de eliminação do lixo. Uma grama de prevenção, como já foi dito muitas vezes, vale um quilo de cura – e uma grama de lixo incinerado é certamente mais fácil de manusear do que um quilo de lixo cru.

A reciclagem e a redução de resíduos devem ser consideradas como a nossa primeira linha de defesa para reduzir o nosso fluxo global de resíduos, o que também deve incluir a compostagem dos nossos resíduos orgânicos, em vez de os deitarmos fora. Quando pensamos nisso, não há verdadeiramente um “afastamento”, pois todos os resíduos têm de ir para algum lado. Muitos dos materiais que são deitados fora têm potencial para serem utilizados na produção de novos artigos, e não reutilizar esses materiais é um grande desperdício de recursos.


[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão

A questão da incineração de resíduos pode não ser simplesmente uma questão de “incinerar” ou “não incinerar”, mas talvez devêssemos antes considerar onde é apropriado usar a incineração, onde não é apropriado usar, e como a tecnologia de incineração pode ser uma parte da forma como gerimos a nossa eliminação de resíduos no futuro. Mesmo que não seja a resposta final, a incineração de resíduos em larga escala poderia funcionar como um passo intermediário no nosso caminho para um futuro mais viável e sustentável.

Também precisamos garantir a existência de regulamentos rigorosos relativos às emissões das incineradoras e procurar implementar as tecnologias mais eficazes para eliminar o maior número possível desses poluentes.

A nossa atual dependência dos aterros sanitários é altamente infeliz e nos leva a uma massa de infortúnios amontoada e fedorenta, e quanto mais cedo pudermos eliminá-los, melhor será a nossa situação.

O cenário ideal, claro, é não produzir qualquer resíduo que perdure, mas ter todo um sistema onde os materiais sejam devolvidos e utilizados novamente de alguma forma. É isso que a natureza faz, e é isso que também devemos aprender a fazer.

as vantagens e desvantagens da incineração

Prós e Contras da Incineração

A incineração de resíduos é um processo de tratamento que envolve a combustão de substâncias orgânicas contidas nos materiais residuais através de temperaturas elevadas. A tecnologia de incineração de resíduos pode ser instalada em vários sectores para tratar resíduos perigosos, resíduos de refinação, resíduos químicos, resíduos farmacêuticos, resíduos hospitalares e médicos, lamas de ETAR, resíduos NORM (radioativos naturais), etc. Os sistemas de incineração e outros sistemas de tratamento de resíduos a alta temperatura são também designados por tratamento térmico.

A incineração de resíduos transforma os resíduos numa pequena quantidade de cinzas, gases de combustão e calor, que podem ser posteriormente utilizados como energia para outros processos.


Índice


 

[lord-icon icon=”424-question-bubble-outline” animation=”morph”][/lord-icon] O Processo de Incineração

No processo de incineração, as incineradoras reduzem os resíduos através da queima dos mesmos depois de o incinerador ser inicialmente alimentado com gás ou outro material combustível. O processo é então sustentado pelos próprios resíduos. A combustão completa dos resíduos requer uma temperatura de 850 °C durante pelo menos dois segundos, mas a maior parte das instalações eleva-a a temperaturas mais elevadas para reduzir as substâncias orgânicas que contêm cloro.

Os gases de combustão são então enviados para depuradores que retiram todos os produtos químicos perigosos dos mesmos. Para reduzir as dioxinas nas chaminés onde são normalmente formadas, são introduzidos sistemas de arrefecimento nas chaminés. As chaminés devem estar pelo menos 9 metros acima das estruturas existentes.

Mesmo a estas temperaturas mais elevadas, as grandes instalações de incineração municipal ainda produzem subprodutos venenosos, incluindo dioxinas (um agente causador de cancro) e metais pesados, que podem ser altamente tóxicos mesmo em traços minúsculos.
No entanto, a tecnologia de depuração elimina a maior parte da contaminação dos gases de combustão antes de ser libertada, e apenas vestígios de dioxinas saem das chaminés (a maior parte é removida ou acumulada no interior da chaminé, onde pode ser removida mais tarde).

As instalações modernas de incineração de resíduos sólidos em grande escala podem processar 250 toneladas ou mais de lixo por dia, com emissões que são significativamente menos tóxicas do que as instalações de incineração produziam há algumas décadas.

 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Prevenção de Resíduos

A prevenção de resíduos está no topo da lista no que diz respeito às técnicas de gestão de resíduos, mas como isso é humanamente impossível para nós, humanos, com os estilos de vida a que estamos habituados, o próximo melhor é a reciclagem e reutilização dos materiais. Embora isto possa ainda não ser muito prevalecente nos países desenvolvidos, muitos países em desenvolvimento praticam este método devido à economia da reciclagem e da reutilização, que proporciona rendimentos aos extratos mais desfavorecidos das pessoas que trabalham neste sector.

A incineração com recuperação de energia é considerada o melhor método de gestão de resíduos e está acima da incineração simples e da deposição em aterro. Os aterros são a forma mais usual praticada de gestão de resíduos, mas as enormes exigências dos terrenos e o facto de esses aterros aumentarem a poluição das águas subterrâneas e do ar através da formação de lixiviados e gases tornaram os gestores das cidades desconfiados deste método. Mesmo com a incineração, é produzida alguma quantidade de resíduos, mas esta é reduzida para apenas 10% dos resíduos originais.

 

[lord-icon icon=”220-arrow-9″ animation=”morph”][/lord-icon] A importância da Incineração na gestão de resíduos

De acordo com os últimos cálculos, o mundo produz agora cerca de 2,01 mil milhões de toneladas métricas de resíduos sólidos urbanos numa base anual [1]. Para pôr isto em perspetiva, se pegássemos em todos os seres humanos do planeta e os colocássemos numa escala impossivelmente gigantesca, o seu peso combinado seria apenas um quarto dessa quantidade.

Infelizmente o melhor de tudo é que cerca de 60% deste lixo vai parar a aterros sanitários, que se estão a multiplicar globalmente a um ritmo que quase corresponde à taxa de reprodução das populações de ratos que neles vivem.

O despejo e o enterramento de tudo em aterros sanitários não é uma solução viável para os nossos problemas coletivos de eliminação de lixo. Simplesmente não existe espaço utilizável suficiente, horizontal ou verticalmente, para depositar em segurança milhares de milhões de toneladas deste material fortemente contaminado numa base anual.

São necessárias outras soluções e as pessoas podem acreditar que as instalações de incineração oferecem uma alternativa mais limpa, mais arrumada e menos consumidora de terra. Embora não sejam tão comuns como os aterros, as instalações municipais de incineração já existem há algum tempo, pelo que não há nada de experimental ou teórico nesta opção.

 


✔️ Vejamos Agora as Vantagens Da Incineração✔️


 

👍 Vantagem: Utilização muito mais eficiente do espaço

Após a conclusão do processo de incineração, a massa total do lixo restante pode ser reduzida até 85%, enquanto o seu volume pode diminuir até 95%. Em países pequenos, ou em municípios onde os aterros estão cheios e o espaço adicional é escasso, este tipo de redução de massa e volume pode ser uma dádiva de Deus.

 

👍 Vantagem: Melhor Gestão de Resíduos

A primeira grande vantagem da incineração é a gestão dos resíduos. Esta abordagem torna certamente a gestão dos resíduos mais fácil e mais eficiente. A incineração pode queimar até 90% do total de resíduos gerados numa área escolhida. Por vezes, os resíduos incinerados são superiores a 90%. Os aterros só facilitam a decomposição orgânica que não faz muito e os resíduos artificiais ou não orgânicos continuam a acumular-se.

 

👍 Vantagem: Menos dependência dos aterros sanitários

A incineração reduz a necessidade de aterros sanitários. Uma vez que até 90% e, por vezes, 95% dos aterros são desocupados após a incineração dos resíduos, este pode ser um ciclo contínuo. O mundo não tem de procurar novas zonas para os aterros. Isto é particularmente útil nas zonas urbanas de um país onde os resíduos gerados são esmagadores e onde existe uma escassez significativa de terra.

 

👍 Vantagem: Economia no transporte de resíduos

Os planos de incineração podem estar próximo de cidades ou distritos, pelo que os resíduos não teriam de ser conduzidos ao longo de centenas de quilómetros. O custo do transporte é significativo. O dinheiro poderia ser gasto no bem-estar das pessoas e no desenvolvimento sustentável da cidade, distrito ou condado.

 

👍 Vantagem: Águas subterrâneas não contaminadas

A incineração não acrescenta quaisquer elementos tóxicos às águas subterrâneas, como os aterros o fazem. Além disso, os produtos químicos que os aterros vazam para o ambiente, incluindo o solo, são evitados.

 

👍 Vantagem: Sistemas de tratamento de emissões para eliminar os poluentes do ar de exaustão

Pesquisas demonstraram que os incineradores de resíduos sólidos têm menor probabilidade de poluir o meio ambiente do que os aterros sanitários. Os aterros geralmente liberam maiores quantidades de gases de efeito estufa, óxidos de nitrogénio, dioxinas, hidrocarbonetos e compostos orgânicos não metânicos, assim como geram lixiviado. O lixiviado é a água perigosa que sai de todos os resíduos acumulados, o que envenena os sistemas subterrâneos de água.

Em relação aos sistemas de incineração de resíduos, a principal preocupação foi a libertação de compostos perigosos, especialmente dioxinas. No entanto, as modernas instalações de incineração de resíduos utilizam filtros e sistemas para eliminar gases perigosos. As atuais instalações de incineração operam dentro dos limites de poluição recomendados pela legislação ambiental nacional e internacional.

 

👍 Vantagem: Impede a produção de gás metano

Em aterros sanitários, o gás metano é gerado e, se não for corretamente gerido e controlado, este gás pode explodir causando um maior aquecimento global. As instalações de incineração de resíduos não produzem metano.

 

👍 Vantagem: Proporciona melhor controle de odores e ruídos

As instalações de incineração de resíduos não geram maus cheiros porque os resíduos são queimados de forma controlada e existem sistemas como um equipamento de carvão ativado para eliminar gases ácidos e odores.

 

👍 Vantagem: Elimina germes nocivos e componentes perigosos

As instalações de incineração trabalham a 850 °C ou mesmo a temperaturas mais elevadas, destruindo assim germes, materiais perigosos, químicos e outros elementos nocivos para as pessoas e para o ambiente.

 

👍 Vantagem: Possui um sistema de monitorização computorizado

Governos, cidades, instituições ou empresas privadas de gestão de resíduos podem adquirir uma instalação de incineração equipada com um computador para permitir a solução da maioria dos problemas de uma forma rápida e segura. Isto permite aos operadores descobrir um problema antes que ele se torne mais sério e muito mais caro de reparar. O sistema informático também torna o trabalho dos operadores fácil e eficiente, pois eles são capazes de rastrear a eficiência operacional da usina.

 

👍 Vantagem: Produção de energia

Em 2016, existiam cerca de 2.200 centrais de produção de energia a partir de resíduos em funcionamento em todo o planeta. Estas instalações queimam lixo a alta temperatura para ferver água e alimentam os geradores de vapor, que depois produzem eletricidade que pode ser distribuída na rede elétrica.

Em média, uma dessas instalações pode queimar até 300 milhões de toneladas de lixo por ano, convertendo-o em energia que reduz a carga das centrais elétricas a carvão, que são, naturalmente, uma catástrofe para o ambiente.

 

👍 Vantagem: Os incineradores podem operar em qualquer clima

Outra vantagem dos incineradores é que eles podem funcionar em qualquer tipo de clima. As incineradoras não se limitam a mudanças climáticas, tais como estação chuvosa ou dias ventosos, uma vez que queimam resíduos sem fugas. As incineradoras podem trabalhar 24 horas sem parar e são mais eficientes na gestão de resíduos do que os aterros sanitários.


❌ Vejamos Agora as Desvantagens Da Incineração ❌


 

👎 Desvantagem: Emissões contínuas de poluentes tóxicos ou de outros poluentes perigosos

As instalações de incineração modernas reduziram ao mínimo as suas emissões de metais pesados e venenos tóxicos como as dioxinas, em comparação com as instalações de incineração mais antigas, que eram laxistas neste domínio. Mas continuam a ocorrer emissões, e substâncias como as dioxinas, o mercúrio e o arsénio não são totalmente seguras para os seres humanos ou os animais, a qualquer nível.

 

👎 Desvantagem: Elevada despesa

As instalações de incineração acarretam custos significativos para estudos no local, licenças, materiais de construção, mão de obra e modificação da infraestrutura local (fornecimento de água, energia, acesso rodoviário, etc.). A longo prazo, podem poupar dinheiro às cidades, municípios ou sociedades, reduzindo a necessidade de aterros sanitários e ajudando a reduzir o impacto ambiental da eliminação do lixo. Mas isso é um pequeno consolo para os governos locais ou estatais com orçamentos apertados, ou para os contribuintes que deverão pagar a fatura de todas as novas instalações de incineração de resíduos.

 

👎 Desvantagem: Custos de oportunidade

Talvez a objeção mais importante à incineração de resíduos sólidos decorra do conceito de custos de oportunidade – ou seja, a ideia de que as ações que tomamos excluem automaticamente outras ações, que poderiam ser mais eficazes se lhes déssemos essa oportunidade.
Alguns críticos da incineração afirmam que a incineração acaba por encorajar mais produção de resíduos porque as incineradoras exigem grandes volumes de resíduos para manter os incêndios a arder, e as autoridades locais podem optar pela incineração em vez de programas de reciclagem e de redução de resíduos.

 

👎 Desvantagem: Não é assim tão acessível

A incineração não é um processo barato, longe disso na realidade. Os custos de construção da infraestrutura são substanciais. Os custos de funcionamento das instalações de incineração também são substanciais. Também é necessária mão de obra treinada e pessoal dedicado para manter os incineradores funcionando. Tudo isto contribui para o custo.

 

👎 Desvantagem: Desafios a longo prazo

A incineração desencoraja a reciclagem e a redução de resíduos. Essa não é uma abordagem sensata para nenhuma sociedade. O foco deve estar em como reduzir o desperdício e aproveitar ao máximo a reciclagem. A simples queima de tudo o que desperdiçamos e por mais que desperdicemos, só irá causar mais danos ambientais.


 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] A incineração é melhor que os aterros sanitários?

Em termos do seu impacto global sobre o ambiente, e em comparação com os aterros, as instalações de incineração têm muito a recomendar. No entanto, a incineração ainda parece ser um exemplo clássico de uma “segunda melhor” solução: melhor do que a pior, mas muito longe do melhor que se pode fazer.

Os quatro “Rs” – Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar – oferecem uma resposta mais eficaz ao nosso atual dilema de eliminação do lixo. Uma grama de prevenção, como já foi dito muitas vezes, vale um quilo de cura – e uma grama de lixo incinerado é certamente mais fácil de manusear do que um quilo de lixo cru.

A reciclagem e a redução de resíduos devem ser consideradas como a nossa primeira linha de defesa para reduzir o nosso fluxo global de resíduos, o que também deve incluir a compostagem dos nossos resíduos orgânicos, em vez de os deitarmos fora. Quando pensamos nisso, não há verdadeiramente um “afastamento”, pois todos os resíduos têm de ir para algum lado. Muitos dos materiais que são deitados fora têm potencial para serem utilizados na produção de novos artigos, e não reutilizar esses materiais é um grande desperdício de recursos.


[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão

A questão da incineração de resíduos pode não ser simplesmente uma questão de “incinerar” ou “não incinerar”, mas talvez devêssemos antes considerar onde é apropriado usar a incineração, onde não é apropriado usar, e como a tecnologia de incineração pode ser uma parte da forma como gerimos a nossa eliminação de resíduos no futuro. Mesmo que não seja a resposta final, a incineração de resíduos em larga escala poderia funcionar como um passo intermediário no nosso caminho para um futuro mais viável e sustentável.

Também precisamos garantir a existência de regulamentos rigorosos relativos às emissões das incineradoras e procurar implementar as tecnologias mais eficazes para eliminar o maior número possível desses poluentes.

A nossa atual dependência dos aterros sanitários é altamente infeliz e nos leva a uma massa de infortúnios amontoada e fedorenta, e quanto mais cedo pudermos eliminá-los, melhor será a nossa situação.

O cenário ideal, claro, é não produzir qualquer resíduo que perdure, mas ter todo um sistema onde os materiais sejam devolvidos e utilizados novamente de alguma forma. É isso que a natureza faz, e é isso que também devemos aprender a fazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles