Terça-feira, Maio 28, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

ūüĒ• As Vantagens e as Desvantagens da Incinera√ß√£o na Gest√£o de Res√≠duos

as vantagens e desvantagens da incineração

Prós e Contras da Incineração

A incinera√ß√£o de res√≠duos √© um processo de tratamento que envolve a combust√£o de subst√Ęncias org√Ęnicas contidas nos materiais residuais atrav√©s de temperaturas elevadas. A tecnologia de incinera√ß√£o de res√≠duos pode ser instalada em v√°rios sectores para tratar res√≠duos perigosos, res√≠duos de refina√ß√£o, res√≠duos qu√≠micos, res√≠duos farmac√™uticos, res√≠duos hospitalares e m√©dicos, lamas de ETAR, res√≠duos NORM (radioativos naturais), etc. Os sistemas de incinera√ß√£o e outros sistemas de tratamento de res√≠duos a alta temperatura s√£o tamb√©m designados por tratamento t√©rmico.

A incineração de resíduos transforma os resíduos numa pequena quantidade de cinzas, gases de combustão e calor, que podem ser posteriormente utilizados como energia para outros processos.


Índice


 

O Processo de Incineração

No processo de incinera√ß√£o, as incineradoras reduzem os res√≠duos atrav√©s da queima dos mesmos depois de o incinerador ser inicialmente alimentado com g√°s ou outro material combust√≠vel. O processo √© ent√£o sustentado pelos pr√≥prios res√≠duos. A combust√£o completa dos res√≠duos requer uma temperatura de 850‚ÄĮ¬įC durante pelo menos dois segundos, mas a maior parte das instala√ß√Ķes eleva-a a temperaturas mais elevadas para reduzir as subst√Ęncias org√Ęnicas que cont√™m cloro.

Os gases de combustão são então enviados para depuradores que retiram todos os produtos químicos perigosos dos mesmos. Para reduzir as dioxinas nas chaminés onde são normalmente formadas, são introduzidos sistemas de arrefecimento nas chaminés. As chaminés devem estar pelo menos 9 metros acima das estruturas existentes.

Mesmo a estas temperaturas mais elevadas, as grandes instala√ß√Ķes de incinera√ß√£o municipal ainda produzem subprodutos venenosos, incluindo dioxinas (um agente causador de cancro) e metais pesados, que podem ser altamente t√≥xicos mesmo em tra√ßos min√ļsculos.
No entanto, a tecnologia de depuração elimina a maior parte da contaminação dos gases de combustão antes de ser libertada, e apenas vestígios de dioxinas saem das chaminés (a maior parte é removida ou acumulada no interior da chaminé, onde pode ser removida mais tarde).

As instala√ß√Ķes modernas de incinera√ß√£o de res√≠duos s√≥lidos em grande escala podem processar 250 toneladas ou mais de lixo por dia, com emiss√Ķes que s√£o significativamente menos t√≥xicas do que as instala√ß√Ķes de incinera√ß√£o produziam h√° algumas d√©cadas.

 

Prevenção de Resíduos

A prevenção de resíduos está no topo da lista no que diz respeito às técnicas de gestão de resíduos, mas como isso é humanamente impossível para nós, humanos, com os estilos de vida a que estamos habituados, o próximo melhor é a reciclagem e reutilização dos materiais. Embora isto possa ainda não ser muito prevalecente nos países desenvolvidos, muitos países em desenvolvimento praticam este método devido à economia da reciclagem e da reutilização, que proporciona rendimentos aos extratos mais desfavorecidos das pessoas que trabalham neste sector.

A incinera√ß√£o com recupera√ß√£o de energia √© considerada o melhor m√©todo de gest√£o de res√≠duos e est√° acima da incinera√ß√£o simples e da deposi√ß√£o em aterro. Os aterros s√£o a forma mais usual praticada de gest√£o de res√≠duos, mas as enormes exig√™ncias dos terrenos e o facto de esses aterros aumentarem a polui√ß√£o das √°guas subterr√Ęneas e do ar atrav√©s da forma√ß√£o de lixiviados e gases tornaram os gestores das cidades desconfiados deste m√©todo. Mesmo com a incinera√ß√£o, √© produzida alguma quantidade de res√≠duos, mas esta √© reduzida para apenas 10% dos res√≠duos originais.

 

A import√Ęncia da Incinera√ß√£o na gest√£o de res√≠duos

De acordo com os √ļltimos c√°lculos, o mundo produz agora cerca de 2,01 mil milh√Ķes de toneladas m√©tricas de res√≠duos s√≥lidos urbanos numa base anual [1]. Para p√īr isto em perspetiva, se peg√°ssemos em todos os seres humanos do planeta e os coloc√°ssemos numa escala impossivelmente gigantesca, o seu peso combinado seria apenas um quarto dessa quantidade.

Infelizmente o melhor de tudo √© que cerca de 60% deste lixo vai parar a aterros sanit√°rios, que se est√£o a multiplicar globalmente a um ritmo que quase corresponde √† taxa de reprodu√ß√£o das popula√ß√Ķes de ratos que neles vivem.

O despejo e o enterramento de tudo em aterros sanit√°rios n√£o √© uma solu√ß√£o vi√°vel para os nossos problemas coletivos de elimina√ß√£o de lixo. Simplesmente n√£o existe espa√ßo utiliz√°vel suficiente, horizontal ou verticalmente, para depositar em seguran√ßa milhares de milh√Ķes de toneladas deste material fortemente contaminado numa base anual.

S√£o necess√°rias outras solu√ß√Ķes e as pessoas podem acreditar que as instala√ß√Ķes de incinera√ß√£o oferecem uma alternativa mais limpa, mais arrumada e menos consumidora de terra. Embora n√£o sejam t√£o comuns como os aterros, as instala√ß√Ķes municipais de incinera√ß√£o j√° existem h√° algum tempo, pelo que n√£o h√° nada de experimental ou te√≥rico nesta op√ß√£o.

 


‚úĒÔłŹ Vejamos Agora as Vantagens Da Incinera√ß√£o‚úĒÔłŹ


 

ūüĎć Vantagem: Utiliza√ß√£o muito mais eficiente do espa√ßo

Após a conclusão do processo de incineração, a massa total do lixo restante pode ser reduzida até 85%, enquanto o seu volume pode diminuir até 95%. Em países pequenos, ou em municípios onde os aterros estão cheios e o espaço adicional é escasso, este tipo de redução de massa e volume pode ser uma dádiva de Deus.

 

ūüĎć Vantagem: Melhor Gest√£o de Res√≠duos

A primeira grande vantagem da incinera√ß√£o √© a gest√£o dos res√≠duos. Esta abordagem torna certamente a gest√£o dos res√≠duos mais f√°cil e mais eficiente. A incinera√ß√£o pode queimar at√© 90% do total de res√≠duos gerados numa √°rea escolhida. Por vezes, os res√≠duos incinerados s√£o superiores a 90%. Os aterros s√≥ facilitam a decomposi√ß√£o org√Ęnica que n√£o faz muito e os res√≠duos artificiais ou n√£o org√Ęnicos continuam a acumular-se.

 

ūüĎć Vantagem: Menos depend√™ncia dos aterros sanit√°rios

A incinera√ß√£o reduz a necessidade de aterros sanit√°rios. Uma vez que at√© 90% e, por vezes, 95% dos aterros s√£o desocupados ap√≥s a incinera√ß√£o dos res√≠duos, este pode ser um ciclo cont√≠nuo. O mundo n√£o tem de procurar novas zonas para os aterros. Isto √© particularmente √ļtil nas zonas urbanas de um pa√≠s onde os res√≠duos gerados s√£o esmagadores e onde existe uma escassez significativa de terra.

 

ūüĎć Vantagem: Economia no transporte de res√≠duos

Os planos de incineração podem estar próximo de cidades ou distritos, pelo que os resíduos não teriam de ser conduzidos ao longo de centenas de quilómetros. O custo do transporte é significativo. O dinheiro poderia ser gasto no bem-estar das pessoas e no desenvolvimento sustentável da cidade, distrito ou condado.

 

ūüĎć Vantagem: √Āguas subterr√Ęneas n√£o contaminadas

A incinera√ß√£o n√£o acrescenta quaisquer elementos t√≥xicos √†s √°guas subterr√Ęneas, como os aterros o fazem. Al√©m disso, os produtos qu√≠micos que os aterros vazam para o ambiente, incluindo o solo, s√£o evitados.

 

ūüĎć Vantagem: Sistemas de tratamento de emiss√Ķes para eliminar os poluentes do ar de exaust√£o

Pesquisas demonstraram que os incineradores de res√≠duos s√≥lidos t√™m menor probabilidade de poluir o meio ambiente do que os aterros sanit√°rios. Os aterros geralmente liberam maiores quantidades de gases de efeito estufa, √≥xidos de nitrog√©nio, dioxinas, hidrocarbonetos e compostos org√Ęnicos n√£o met√Ęnicos, assim como geram lixiviado. O lixiviado √© a √°gua perigosa que sai de todos os res√≠duos acumulados, o que envenena os sistemas subterr√Ęneos de √°gua.

Em rela√ß√£o aos sistemas de incinera√ß√£o de res√≠duos, a principal preocupa√ß√£o foi a liberta√ß√£o de compostos perigosos, especialmente dioxinas. No entanto, as modernas instala√ß√Ķes de incinera√ß√£o de res√≠duos utilizam filtros e sistemas para eliminar gases perigosos. As atuais instala√ß√Ķes de incinera√ß√£o operam dentro dos limites de polui√ß√£o recomendados pela legisla√ß√£o ambiental nacional e internacional.

 

ūüĎć Vantagem: Impede a produ√ß√£o de g√°s metano

Em aterros sanit√°rios, o g√°s metano √© gerado e, se n√£o for corretamente gerido e controlado, este g√°s pode explodir causando um maior aquecimento global. As instala√ß√Ķes de incinera√ß√£o de res√≠duos n√£o produzem metano.

 

ūüĎć Vantagem: Proporciona melhor controle de odores e ru√≠dos

As instala√ß√Ķes de incinera√ß√£o de res√≠duos n√£o geram maus cheiros porque os res√≠duos s√£o queimados de forma controlada e existem sistemas como um equipamento de carv√£o ativado para eliminar gases √°cidos e odores.

 

ūüĎć Vantagem: Elimina germes nocivos e componentes perigosos

As instala√ß√Ķes de incinera√ß√£o trabalham a 850‚ÄĮ¬įC ou mesmo a temperaturas mais elevadas, destruindo assim germes, materiais perigosos, qu√≠micos e outros elementos nocivos para as pessoas e para o ambiente.

 

ūüĎć Vantagem: Possui um sistema de monitoriza√ß√£o computorizado

Governos, cidades, institui√ß√Ķes ou empresas privadas de gest√£o de res√≠duos podem adquirir uma instala√ß√£o de incinera√ß√£o equipada com um computador para permitir a solu√ß√£o da maioria dos problemas de uma forma r√°pida e segura. Isto permite aos operadores descobrir um problema antes que ele se torne mais s√©rio e muito mais caro de reparar. O sistema inform√°tico tamb√©m torna o trabalho dos operadores f√°cil e eficiente, pois eles s√£o capazes de rastrear a efici√™ncia operacional da usina.

 

ūüĎć Vantagem: Produ√ß√£o de energia

Em 2016, existiam cerca de 2.200 centrais de produ√ß√£o de energia a partir de res√≠duos em funcionamento em todo o planeta. Estas instala√ß√Ķes queimam lixo a alta temperatura para ferver √°gua e alimentam os geradores de vapor, que depois produzem eletricidade que pode ser distribu√≠da na rede el√©trica.

Em m√©dia, uma dessas instala√ß√Ķes pode queimar at√© 300 milh√Ķes de toneladas de lixo por ano, convertendo-o em energia que reduz a carga das centrais el√©tricas a carv√£o, que s√£o, naturalmente, uma cat√°strofe para o ambiente.

 

ūüĎć Vantagem: Os incineradores podem operar em qualquer clima

Outra vantagem dos incineradores é que eles podem funcionar em qualquer tipo de clima. As incineradoras não se limitam a mudanças climáticas, tais como estação chuvosa ou dias ventosos, uma vez que queimam resíduos sem fugas. As incineradoras podem trabalhar 24 horas sem parar e são mais eficientes na gestão de resíduos do que os aterros sanitários.


‚ĚĆ Vejamos Agora as Desvantagens Da Incinera√ß√£o ‚ĚĆ


 

ūüĎé Desvantagem: Emiss√Ķes cont√≠nuas de poluentes t√≥xicos ou de outros poluentes perigosos

As instala√ß√Ķes de incinera√ß√£o modernas reduziram ao m√≠nimo as suas emiss√Ķes de metais pesados e venenos t√≥xicos como as dioxinas, em compara√ß√£o com as instala√ß√Ķes de incinera√ß√£o mais antigas, que eram laxistas neste dom√≠nio. Mas continuam a ocorrer emiss√Ķes, e subst√Ęncias como as dioxinas, o merc√ļrio e o ars√©nio n√£o s√£o totalmente seguras para os seres humanos ou os animais, a qualquer n√≠vel.

 

ūüĎé Desvantagem: Elevada despesa

As instala√ß√Ķes de incinera√ß√£o acarretam custos significativos para estudos no local, licen√ßas, materiais de constru√ß√£o, m√£o de obra e modifica√ß√£o da infraestrutura local (fornecimento de √°gua, energia, acesso rodovi√°rio, etc.). A longo prazo, podem poupar dinheiro √†s cidades, munic√≠pios ou sociedades, reduzindo a necessidade de aterros sanit√°rios e ajudando a reduzir o impacto ambiental da elimina√ß√£o do lixo. Mas isso √© um pequeno consolo para os governos locais ou estatais com or√ßamentos apertados, ou para os contribuintes que dever√£o pagar a fatura de todas as novas instala√ß√Ķes de incinera√ß√£o de res√≠duos.

 

ūüĎé Desvantagem: Custos de oportunidade

Talvez a obje√ß√£o mais importante √† incinera√ß√£o de res√≠duos s√≥lidos decorra do conceito de custos de oportunidade – ou seja, a ideia de que as a√ß√Ķes que tomamos excluem automaticamente outras a√ß√Ķes, que poderiam ser mais eficazes se lhes d√©ssemos essa oportunidade.
Alguns críticos da incineração afirmam que a incineração acaba por encorajar mais produção de resíduos porque as incineradoras exigem grandes volumes de resíduos para manter os incêndios a arder, e as autoridades locais podem optar pela incineração em vez de programas de reciclagem e de redução de resíduos.

 

ūüĎé Desvantagem: N√£o √© assim t√£o acess√≠vel

A incinera√ß√£o n√£o √© um processo barato, longe disso na realidade. Os custos de constru√ß√£o da infraestrutura s√£o substanciais. Os custos de funcionamento das instala√ß√Ķes de incinera√ß√£o tamb√©m s√£o substanciais. Tamb√©m √© necess√°ria m√£o de obra treinada e pessoal dedicado para manter os incineradores funcionando. Tudo isto contribui para o custo.

 

ūüĎé Desvantagem: Desafios a longo prazo

A incineração desencoraja a reciclagem e a redução de resíduos. Essa não é uma abordagem sensata para nenhuma sociedade. O foco deve estar em como reduzir o desperdício e aproveitar ao máximo a reciclagem. A simples queima de tudo o que desperdiçamos e por mais que desperdicemos, só irá causar mais danos ambientais.


 

A incineração é melhor que os aterros sanitários?

Em termos do seu impacto global sobre o ambiente, e em compara√ß√£o com os aterros, as instala√ß√Ķes de incinera√ß√£o t√™m muito a recomendar. No entanto, a incinera√ß√£o ainda parece ser um exemplo cl√°ssico de uma “segunda melhor” solu√ß√£o: melhor do que a pior, mas muito longe do melhor que se pode fazer.

Os quatro “Rs” – Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar – oferecem uma resposta mais eficaz ao nosso atual dilema de elimina√ß√£o do lixo. Uma grama de preven√ß√£o, como j√° foi dito muitas vezes, vale um quilo de cura – e uma grama de lixo incinerado √© certamente mais f√°cil de manusear do que um quilo de lixo cru.

A reciclagem e a redu√ß√£o de res√≠duos devem ser consideradas como a nossa primeira linha de defesa para reduzir o nosso fluxo global de res√≠duos, o que tamb√©m deve incluir a compostagem dos nossos res√≠duos org√Ęnicos, em vez de os deitarmos fora. Quando pensamos nisso, n√£o h√° verdadeiramente um “afastamento”, pois todos os res√≠duos t√™m de ir para algum lado. Muitos dos materiais que s√£o deitados fora t√™m potencial para serem utilizados na produ√ß√£o de novos artigos, e n√£o reutilizar esses materiais √© um grande desperd√≠cio de recursos.


Conclus√£o

A quest√£o da incinera√ß√£o de res√≠duos pode n√£o ser simplesmente uma quest√£o de “incinerar” ou “n√£o incinerar”, mas talvez dev√™ssemos antes considerar onde √© apropriado usar a incinera√ß√£o, onde n√£o √© apropriado usar, e como a tecnologia de incinera√ß√£o pode ser uma parte da forma como gerimos a nossa elimina√ß√£o de res√≠duos no futuro. Mesmo que n√£o seja a resposta final, a incinera√ß√£o de res√≠duos em larga escala poderia funcionar como um passo intermedi√°rio no nosso caminho para um futuro mais vi√°vel e sustent√°vel.

Tamb√©m precisamos garantir a exist√™ncia de regulamentos rigorosos relativos √†s emiss√Ķes das incineradoras e procurar implementar as tecnologias mais eficazes para eliminar o maior n√ļmero poss√≠vel desses poluentes.

A nossa atual depend√™ncia dos aterros sanit√°rios √© altamente infeliz e nos leva a uma massa de infort√ļnios amontoada e fedorenta, e quanto mais cedo pudermos elimin√°-los, melhor ser√° a nossa situa√ß√£o.

O cen√°rio ideal, claro, √© n√£o produzir qualquer res√≠duo que perdure, mas ter todo um sistema onde os materiais sejam devolvidos e utilizados novamente de alguma forma. √Č isso que a natureza faz, e √© isso que tamb√©m devemos aprender a fazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu coment√°rio!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles