Segunda-feira, Setembro 9, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

💧 As Vantagens e Desvantagens Da Osmose Inversa

- Advertisement -

Pros e contras da osmose inversa

Os Prós e Contras da Osmose Inversa

A tecnologia de osmose inversa (RO) foi desenvolvida no final dos anos 50 através de financiamento do Governo dos EUA como um possível método de dessalinização da água do mar. Agora, os sistemas de água potável RO são utilizados em milhões de casas e mesmo pela NASA para garantir que os astronautas tenham água potável limpa e segura enquanto estão no espaço.

Então porque é que milhões de consumidores escolhem sistemas de água potável de osmose inversa para as suas casas? Neste artigo iremos analisar as vantagens e desvantagens deste sistema de filtração de água.


Índice


 

[lord-icon icon=”424-question-bubble-outline” animation=”morph”][/lord-icon] O que é a osmose inversa?

A osmose pode parecer complicada, mas na verdade é um processo natural. Pode ser vista nas raízes das plantas, absorvendo água e minerais do solo e como os rins absorvem água do sangue. A osmose inversa utiliza uma membrana ou filtro semi-permeável. A água é empurrada através da membrana com a pressão que mantém as impurezas de volta e deixa a água mais limpa fluir através dela.

A dimensão dos poros é de .0001 mícrons, o que significa que a osmose inversa é muito eficaz na remoção de bactérias, tais como salmonelas e vírus, incluindo a hepatite A, o norovírus e o rotavírus, e protozoários, tais como os giardia. Estes podem ser nocivos para os lactentes e os idosos se forem encontrados em grandes quantidades em água já tratada.

 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Eficaz no amaciamento da água

Este é um dos métodos mais eficientes de amaciamento da água. Muitos processos estão aqui envolvidos, mas a fase inicial envolve a passagem da água através de uma membrana semipermeável e outras partículas maiores. Algumas das partículas da água dura, como os iões de cálcio e magnésio, são removidas na câmara da membrana osmótica. Nesta câmara, estes iões são separados da água, o que é possível porque a membrana tem orifícios muito pequenos que só podem permitir moléculas de água. Este método é utilizado não só para amaciar a água, mas também para a purificação da água.

No entanto, requer muita água e energia para empreender o processo, o que é bastante infeliz. Além disso, é necessário exercer mais pressão sobre a zona semi-permeável para que a água dura seja desionizada, o que significa que a água dura deve ter menos sal. Isto significa, portanto, que só será permitida a passagem de água pura através da membrana, o que significa que a água terá sido amaciada.

 

[lord-icon icon=”220-arrow-9″ animation=”morph”][/lord-icon] Aplicação

A principal utilização da osmose inversa é a remoção de sal em água salobra e água do mar, em preparação para água potável. As versões em grande escala desta técnica são particularmente populares no Médio Oriente. No sector industrial, a osmose é utilizada para a produção de água de processo e água de abastecimento de caldeira de alta qualidade.

Esta técnica foi adotada a partir da depuração das águas residuais, sendo também utilizada para o tratamento de estrume. Na transformação do estrume, a osmose inversa é utilizada principalmente como etapa final de purificação na fração fina do estrume ou no condensado derivado da evaporação ou secagem. As técnicas de membrana para a separação do estrume fino (e condensado de estrume) estão agora tão bem desenvolvidas que também é possível a sua aplicação em pequena escala.

 

[lord-icon icon=”54-photo-picture-landscape-gallery-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Questões ambientais

Na osmose inversa, quase todos os iões estão concentrados num fluxo de água – o retente. Este fluxo é uma versão engrossada do fluxo de abastecimento. O espessamento é determinado pela qualidade do permeado desejado, pela conceção da instalação e pela retenção da membrana.

O fluxo concentrado deve ser descarregado se não puder ser utilizado de forma adequada no processo. Ao descarregar, as normas de descarga da licença devem ser comparadas com a qualidade do concentrado. Uma alternativa pode ser evaporar o concentrado.

 


✔️ Vejamos Agora as Vantagens Da Osmose Inversa✔️


 

👍 Vantagem: Fornecem água limpa e segura

A tecnologia RO pode eliminar 95 a 99 por cento do total de sólidos dissolvidos (TDS), incluindo odor e sabor a cloro. Desta forma, obtém-se água tratada que é incolor, insípida e inodora.

 

👍 Vantagem: Custos

Os sistemas de água potável através de osmose inversa são rentáveis. Estes sistemas podem produzir água segura e limpa por cêntimos por um galão. Isto poupa-lhe uma boa quantia de dinheiro na compra de água engarrafada. Para água engarrafada, terá de sair para comprar ou encomendar em casa. Mas, pode obter água limpa da torneira da sua cozinha usando o sistema de osmose inversa.

 

👍 Vantagem: Eficiência

A principal vantagem associada aos filtros de água de osmose inversa é que eles são extremamente eficientes, removendo a maioria dos sólidos dissolvidos, bactérias, minerais e quaisquer outros contaminantes do seu abastecimento de água. Isto irá remover quaisquer odores e sabores, subtis ou não, que possam estar no seu abastecimento de água, podendo também atuar como um filtro eficaz para água dura, evitando a acumulação de calcário nas suas torneiras e tornando os sabões e detergentes mais eficazes na limpeza da sua roupa, da sua loiça e de si próprio.

 

👍 Vantagem: Independente da Energia

Os filtros de água de osmose inversa não utilizam uma fonte de energia para funcionar, mas sim a pressão da água dentro da sua canalização para forçar a água a passar através do filtro. Isto significa que não há custo de operação associado ao seu filtro de água, e que o seu filtro será capaz de fornecer água potável limpa e segura à sua casa, mesmo em caso de emergência ou catástrofe que o tenha deixado sem energia.

 

👍 Vantagem: Melhor sabor na comida

Quando se trata de cozinhar, muitos descobriram que a utilização de água potável RO tem um impacto positivo no sabor dos alimentos. E quando a água potável RO é utilizada para preparar bebidas quentes ou sopas, elas estão livres de impurezas, limpas e seguras. E esta é a razão pela qual muitos restaurantes começaram a utilizar água filtrada da RO na sua cozinha.

 

👍 Vantagem: Usar água em vez de sumos ou outro tipo de bebidas gaseificadas

Com um sistema de osmose inversa, as casas podem ter água de excelente sabor para beber e cozinhar. A água é verdadeiramente a bebida mais saudável para o nosso corpo – e muitas famílias com crianças encontraram, depois de instalarem um sistema de água potável através do processo de osmose inversa, que as suas famílias se estão a afastar das bebidas açucaradas e dos refrigerantes e a beber mais água.


❌ Vejamos Agora as Desvantagens Da Osmose Inversa❌


 

👎 Desvantagem: Obstrução

Os pequenos poros de um sistema RO podem ficar obstruídos se não forem devidamente mantidos. Mesmo o cloro comum pode danificar um sistema RO. Por conseguinte, os proprietários do sistema RO devem seguir cuidadosamente o manual de manutenção e as orientações de serviço do sistema. Em alguns casos, os proprietários de sistemas RO também investiram num pré-filtro para proteger o sistema de incrustações.

 

👎 Desvantagem: Substituição do filtro

Uma vez adquirido o sistema e instalado, pode produzir água por cêntimos por galão. Mas há uma despesa contínua de troca e manutenção de rotina do filtro. Embora os sistemas sejam praticamente isentos de manutenção, devem ser limpos e esterilizados uma vez por ano.

 

👎 Desvantagem: Processo lento

Como a osmose inversa utiliza a pressão da água doméstica para empurrar a água da torneira através de uma membrana semi-permeável, este processo leva tempo. Se precisar de muita água filtrada de uma só vez e esvaziar o tanque de retenção do sistema, deve dar tempo para que o processo reabasteça o tanque.

 

👎 Desvantagem: A água é desmineralizada

Como a maioria das partículas minerais (incluindo sódio, cálcio, magnésio, magnésio e ferro) são maiores que as moléculas de água, elas são removidas pela membrana semipermeável do sistema de osmose inversa. Embora possa encontrar online alguma informação contraditória sobre os benefícios para a saúde da água de osmose inversa, está convencido de que beber água desmineralizada não é saudável.

 

👎 Desvantagem: Alguns contaminantes críticos não são removidos

Embora a osmose inversa seja eficaz para remover uma variedade de contaminantes na água, a membrana de osmose inversa por si só NÃO remove produtos químicos orgânicos voláteis (COV), cloro e cloraminas, produtos farmacêuticos e uma série de outros produtos químicos sintéticos encontrados na água municipal.

No entanto, alguns sistemas de osmose inversa têm agora meios de filtração em várias fases (para além da membrana), como o carvão ativado, que remove o cloro e certos pesticidas.

 

👎 Desvantagem: A água é normalmente mais ácida

Uma das principais razões pelas quais a água osmose inversa não é saudável é porque a remoção dos minerais torna a água ácida (muitas vezes muito abaixo de 7,0 pH). Beber água ácida não ajudará a manter um equilíbrio saudável do pH no sangue, que deve ser ligeiramente alcalino.

Dependendo da água de origem e do sistema específico de R.O. utilizado, o pH da água de R.O. pode variar entre cerca de 3,0 pH (muito ácido) e 7,0 pH (neutro).

Outra desvantagem associada aos filtros de osmose inversa é o facto de terem dificuldade em filtrar a água rapidamente, o que pode restringir severamente a quantidade de

👎 Desvantagem: Rapidez de filtração

água filtrada a que se pode ter acesso em qualquer altura. Isto pode não ser um grande problema para um lavatório que só se usa periodicamente ao longo do dia, mas pode ser um problema para outras torneiras.


 

[lord-icon icon=”186-puzzle-outline” animation=”morph”][/lord-icon] O conceito de Purificador de água através de osmose inversa

Num processo de filtragem normal, é possível ver a recolha de impurezas no meio filtrante que se tem de deitar fora antes de o reutilizar. Este processo requer manutenção frequente. Os purificadores de água RO trabalham com um conceito diferente conhecido como filtragem cruzada.

Este conceito prevê a utilização de dois pontos de saída. Uma é para que a água pura passe, enquanto a outra serve para a eliminação da água contaminada, também conhecida como água de rejeição nos círculos industriais. Esta água rejeitada contém uma percentagem esmagadora de 93% a 95% de impurezas.

Algumas pessoas defendem a reciclagem desta água de volta para a máquina de filtragem. No entanto, isso pode causar uma tensão na máquina, especialmente se a concentração de contaminantes for elevada. Pode drenar esta água ou utilizá-la para fins alternativos, como a lavagem de casas de banho, pavimentos, etc. Um sistema RO eficiente pode eliminar 99% de TDS (Total de Sais Dissolvidos), moléculas, iões e também impurezas como vírus, bactérias e pirogénios.

No curso normal, contaminantes com massa molecular superior a 200 não passam através dos filtros RO. Para colocar as coisas numa perspetiva adequada, a água (H2O) tem uma massa molecular de 18. Ao mesmo tempo, os filtros RO não permitem a passagem de iões de maior valência. Agora, o sódio é um ião monovalente.

Por conseguinte, os iões de sódio passam através dos filtros RO, o que exige a utilização de filtros suplementares para eliminar esses iões.

Os filtros RO podem tratar as impurezas dos metais pesados, mas permitem a passagem de gases como o dióxido de carbono (CO2).

Assim, a água tratada com RO é considerada ligeiramente ácida com pH inferior a 7. É um método muito eficaz para tratar águas subterrâneas com uma elevada concentração de TDS.


[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão

A aplicação da tecnologia de separação por membranas de osmose inversa na água potável pode aliviar eficazmente a pressão parcial causada pela poluição do ambiente hídrico e pela escassez de recursos hídricos. Atualmente, no processo de aplicação da tecnologia, também se têm verificado alguns problemas. No entanto, a tecnologia amadurecerá cada vez mais com a promoção da inovação tecnológica e o desenvolvimento de novos componentes no futuro. Ao mesmo tempo, aplicar-se-á gradualmente a outros domínios, o que se reveste de grande importância para a utilização sustentável dos recursos hídricos e o desenvolvimento da sociedade.

Pros e contras da osmose inversa

Os Prós e Contras da Osmose Inversa

A tecnologia de osmose inversa (RO) foi desenvolvida no final dos anos 50 através de financiamento do Governo dos EUA como um possível método de dessalinização da água do mar. Agora, os sistemas de água potável RO são utilizados em milhões de casas e mesmo pela NASA para garantir que os astronautas tenham água potável limpa e segura enquanto estão no espaço.

Então porque é que milhões de consumidores escolhem sistemas de água potável de osmose inversa para as suas casas? Neste artigo iremos analisar as vantagens e desvantagens deste sistema de filtração de água.


Índice


 

[lord-icon icon=”424-question-bubble-outline” animation=”morph”][/lord-icon] O que é a osmose inversa?

A osmose pode parecer complicada, mas na verdade é um processo natural. Pode ser vista nas raízes das plantas, absorvendo água e minerais do solo e como os rins absorvem água do sangue. A osmose inversa utiliza uma membrana ou filtro semi-permeável. A água é empurrada através da membrana com a pressão que mantém as impurezas de volta e deixa a água mais limpa fluir através dela.

A dimensão dos poros é de .0001 mícrons, o que significa que a osmose inversa é muito eficaz na remoção de bactérias, tais como salmonelas e vírus, incluindo a hepatite A, o norovírus e o rotavírus, e protozoários, tais como os giardia. Estes podem ser nocivos para os lactentes e os idosos se forem encontrados em grandes quantidades em água já tratada.

 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Eficaz no amaciamento da água

Este é um dos métodos mais eficientes de amaciamento da água. Muitos processos estão aqui envolvidos, mas a fase inicial envolve a passagem da água através de uma membrana semipermeável e outras partículas maiores. Algumas das partículas da água dura, como os iões de cálcio e magnésio, são removidas na câmara da membrana osmótica. Nesta câmara, estes iões são separados da água, o que é possível porque a membrana tem orifícios muito pequenos que só podem permitir moléculas de água. Este método é utilizado não só para amaciar a água, mas também para a purificação da água.

No entanto, requer muita água e energia para empreender o processo, o que é bastante infeliz. Além disso, é necessário exercer mais pressão sobre a zona semi-permeável para que a água dura seja desionizada, o que significa que a água dura deve ter menos sal. Isto significa, portanto, que só será permitida a passagem de água pura através da membrana, o que significa que a água terá sido amaciada.

 

[lord-icon icon=”220-arrow-9″ animation=”morph”][/lord-icon] Aplicação

A principal utilização da osmose inversa é a remoção de sal em água salobra e água do mar, em preparação para água potável. As versões em grande escala desta técnica são particularmente populares no Médio Oriente. No sector industrial, a osmose é utilizada para a produção de água de processo e água de abastecimento de caldeira de alta qualidade.

Esta técnica foi adotada a partir da depuração das águas residuais, sendo também utilizada para o tratamento de estrume. Na transformação do estrume, a osmose inversa é utilizada principalmente como etapa final de purificação na fração fina do estrume ou no condensado derivado da evaporação ou secagem. As técnicas de membrana para a separação do estrume fino (e condensado de estrume) estão agora tão bem desenvolvidas que também é possível a sua aplicação em pequena escala.

 

[lord-icon icon=”54-photo-picture-landscape-gallery-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Questões ambientais

Na osmose inversa, quase todos os iões estão concentrados num fluxo de água – o retente. Este fluxo é uma versão engrossada do fluxo de abastecimento. O espessamento é determinado pela qualidade do permeado desejado, pela conceção da instalação e pela retenção da membrana.

O fluxo concentrado deve ser descarregado se não puder ser utilizado de forma adequada no processo. Ao descarregar, as normas de descarga da licença devem ser comparadas com a qualidade do concentrado. Uma alternativa pode ser evaporar o concentrado.

 


✔️ Vejamos Agora as Vantagens Da Osmose Inversa✔️


 

👍 Vantagem: Fornecem água limpa e segura

A tecnologia RO pode eliminar 95 a 99 por cento do total de sólidos dissolvidos (TDS), incluindo odor e sabor a cloro. Desta forma, obtém-se água tratada que é incolor, insípida e inodora.

 

👍 Vantagem: Custos

Os sistemas de água potável através de osmose inversa são rentáveis. Estes sistemas podem produzir água segura e limpa por cêntimos por um galão. Isto poupa-lhe uma boa quantia de dinheiro na compra de água engarrafada. Para água engarrafada, terá de sair para comprar ou encomendar em casa. Mas, pode obter água limpa da torneira da sua cozinha usando o sistema de osmose inversa.

 

👍 Vantagem: Eficiência

A principal vantagem associada aos filtros de água de osmose inversa é que eles são extremamente eficientes, removendo a maioria dos sólidos dissolvidos, bactérias, minerais e quaisquer outros contaminantes do seu abastecimento de água. Isto irá remover quaisquer odores e sabores, subtis ou não, que possam estar no seu abastecimento de água, podendo também atuar como um filtro eficaz para água dura, evitando a acumulação de calcário nas suas torneiras e tornando os sabões e detergentes mais eficazes na limpeza da sua roupa, da sua loiça e de si próprio.

 

👍 Vantagem: Independente da Energia

Os filtros de água de osmose inversa não utilizam uma fonte de energia para funcionar, mas sim a pressão da água dentro da sua canalização para forçar a água a passar através do filtro. Isto significa que não há custo de operação associado ao seu filtro de água, e que o seu filtro será capaz de fornecer água potável limpa e segura à sua casa, mesmo em caso de emergência ou catástrofe que o tenha deixado sem energia.

 

👍 Vantagem: Melhor sabor na comida

Quando se trata de cozinhar, muitos descobriram que a utilização de água potável RO tem um impacto positivo no sabor dos alimentos. E quando a água potável RO é utilizada para preparar bebidas quentes ou sopas, elas estão livres de impurezas, limpas e seguras. E esta é a razão pela qual muitos restaurantes começaram a utilizar água filtrada da RO na sua cozinha.

 

👍 Vantagem: Usar água em vez de sumos ou outro tipo de bebidas gaseificadas

Com um sistema de osmose inversa, as casas podem ter água de excelente sabor para beber e cozinhar. A água é verdadeiramente a bebida mais saudável para o nosso corpo – e muitas famílias com crianças encontraram, depois de instalarem um sistema de água potável através do processo de osmose inversa, que as suas famílias se estão a afastar das bebidas açucaradas e dos refrigerantes e a beber mais água.


❌ Vejamos Agora as Desvantagens Da Osmose Inversa❌


 

👎 Desvantagem: Obstrução

Os pequenos poros de um sistema RO podem ficar obstruídos se não forem devidamente mantidos. Mesmo o cloro comum pode danificar um sistema RO. Por conseguinte, os proprietários do sistema RO devem seguir cuidadosamente o manual de manutenção e as orientações de serviço do sistema. Em alguns casos, os proprietários de sistemas RO também investiram num pré-filtro para proteger o sistema de incrustações.

 

👎 Desvantagem: Substituição do filtro

Uma vez adquirido o sistema e instalado, pode produzir água por cêntimos por galão. Mas há uma despesa contínua de troca e manutenção de rotina do filtro. Embora os sistemas sejam praticamente isentos de manutenção, devem ser limpos e esterilizados uma vez por ano.

 

👎 Desvantagem: Processo lento

Como a osmose inversa utiliza a pressão da água doméstica para empurrar a água da torneira através de uma membrana semi-permeável, este processo leva tempo. Se precisar de muita água filtrada de uma só vez e esvaziar o tanque de retenção do sistema, deve dar tempo para que o processo reabasteça o tanque.

 

👎 Desvantagem: A água é desmineralizada

Como a maioria das partículas minerais (incluindo sódio, cálcio, magnésio, magnésio e ferro) são maiores que as moléculas de água, elas são removidas pela membrana semipermeável do sistema de osmose inversa. Embora possa encontrar online alguma informação contraditória sobre os benefícios para a saúde da água de osmose inversa, está convencido de que beber água desmineralizada não é saudável.

 

👎 Desvantagem: Alguns contaminantes críticos não são removidos

Embora a osmose inversa seja eficaz para remover uma variedade de contaminantes na água, a membrana de osmose inversa por si só NÃO remove produtos químicos orgânicos voláteis (COV), cloro e cloraminas, produtos farmacêuticos e uma série de outros produtos químicos sintéticos encontrados na água municipal.

No entanto, alguns sistemas de osmose inversa têm agora meios de filtração em várias fases (para além da membrana), como o carvão ativado, que remove o cloro e certos pesticidas.

 

👎 Desvantagem: A água é normalmente mais ácida

Uma das principais razões pelas quais a água osmose inversa não é saudável é porque a remoção dos minerais torna a água ácida (muitas vezes muito abaixo de 7,0 pH). Beber água ácida não ajudará a manter um equilíbrio saudável do pH no sangue, que deve ser ligeiramente alcalino.

Dependendo da água de origem e do sistema específico de R.O. utilizado, o pH da água de R.O. pode variar entre cerca de 3,0 pH (muito ácido) e 7,0 pH (neutro).

Outra desvantagem associada aos filtros de osmose inversa é o facto de terem dificuldade em filtrar a água rapidamente, o que pode restringir severamente a quantidade de

👎 Desvantagem: Rapidez de filtração

água filtrada a que se pode ter acesso em qualquer altura. Isto pode não ser um grande problema para um lavatório que só se usa periodicamente ao longo do dia, mas pode ser um problema para outras torneiras.


 

[lord-icon icon=”186-puzzle-outline” animation=”morph”][/lord-icon] O conceito de Purificador de água através de osmose inversa

Num processo de filtragem normal, é possível ver a recolha de impurezas no meio filtrante que se tem de deitar fora antes de o reutilizar. Este processo requer manutenção frequente. Os purificadores de água RO trabalham com um conceito diferente conhecido como filtragem cruzada.

Este conceito prevê a utilização de dois pontos de saída. Uma é para que a água pura passe, enquanto a outra serve para a eliminação da água contaminada, também conhecida como água de rejeição nos círculos industriais. Esta água rejeitada contém uma percentagem esmagadora de 93% a 95% de impurezas.

Algumas pessoas defendem a reciclagem desta água de volta para a máquina de filtragem. No entanto, isso pode causar uma tensão na máquina, especialmente se a concentração de contaminantes for elevada. Pode drenar esta água ou utilizá-la para fins alternativos, como a lavagem de casas de banho, pavimentos, etc. Um sistema RO eficiente pode eliminar 99% de TDS (Total de Sais Dissolvidos), moléculas, iões e também impurezas como vírus, bactérias e pirogénios.

No curso normal, contaminantes com massa molecular superior a 200 não passam através dos filtros RO. Para colocar as coisas numa perspetiva adequada, a água (H2O) tem uma massa molecular de 18. Ao mesmo tempo, os filtros RO não permitem a passagem de iões de maior valência. Agora, o sódio é um ião monovalente.

Por conseguinte, os iões de sódio passam através dos filtros RO, o que exige a utilização de filtros suplementares para eliminar esses iões.

Os filtros RO podem tratar as impurezas dos metais pesados, mas permitem a passagem de gases como o dióxido de carbono (CO2).

Assim, a água tratada com RO é considerada ligeiramente ácida com pH inferior a 7. É um método muito eficaz para tratar águas subterrâneas com uma elevada concentração de TDS.


[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão

A aplicação da tecnologia de separação por membranas de osmose inversa na água potável pode aliviar eficazmente a pressão parcial causada pela poluição do ambiente hídrico e pela escassez de recursos hídricos. Atualmente, no processo de aplicação da tecnologia, também se têm verificado alguns problemas. No entanto, a tecnologia amadurecerá cada vez mais com a promoção da inovação tecnológica e o desenvolvimento de novos componentes no futuro. Ao mesmo tempo, aplicar-se-á gradualmente a outros domínios, o que se reveste de grande importância para a utilização sustentável dos recursos hídricos e o desenvolvimento da sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles