Segunda-feira, Setembro 9, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

🏠 Vantagens e Desvantagens do Piso Flutuante

- Advertisement -

Prós e Contras do Piso Flutuante

As instalações de pavimentos em que o material do pavimento “flutua” sobre o subpavimento e subpavimento têm-se tornado cada vez mais populares para muitos tipos de revestimentos de pavimentos.

O termo “piso flutuante” não se refere a um tipo de material de pavimento, mas sim a um método de instalação que pode ser utilizado com uma variedade de materiais, incluindo laminados, madeira de lei e pavimentos vinílicos de luxo.

Neste método, as tábuas individuais (ou, em alguns casos, os ladrilhos) entrelaçam-se borda a borda para formar uma única superfície tipo tapete que repousa simplesmente sobre o sub pavimento. É bastante diferente dos métodos de colagem ou pregos que ainda são usados para ladrilhos de cerâmica e pedra, e que em tempos foram padrão para praticamente todos os materiais de revestimento.

Devido à sua facilidade e simplicidade, a instalação do pavimento flutuante poupa dinheiro e ajuda a instalação a andar muito mais depressa, tornando-o um método favorito os apologistas do Faça Você Mesmo. Mas uma boa instalação de pavimento flutuante requer um sub pavimento perfeitamente preparado e, em alguns casos, pode ter uma sensação oca debaixo dos pés que é menos agradável do que a solidez da madeira pregada ou do ladrilho de cerâmica colado.

 


Índice


Exemplos de Piso Flutuante

Existem três tipos de piso que são normalmente instalados com métodos de piso flutuante:

Pavimento laminado: O principal exemplo de um pavimento flutuante é o pavimento laminado, que quase nunca é colado ao subpavimento. O método flutuante permite que o pavimento responda às alterações da humidade relativa de uma divisão, expandindo-se e contraindo sem encurvar. As tábuas do pavimento laminado são geralmente unidas ao longo das extremidades e terminam com um sistema modificado, muitas vezes conhecido como “click-lock” ou “fold-and-lock”. A forma das ranhuras de interbloqueio pode variar de fabricante para fabricante, uma vez que existem vários métodos de ligação proprietários.

Piso de vinil de luxo: Por vezes conhecido como pavimento em vinil, o pavimento em vinil de luxo (LVF) normalmente encaixa de forma encaixada, da mesma forma que as tábuas laminadas, embora alguns tipos também possam ser colados ao subpavimento. As pequenas linguetas e ranhuras feitas nas tábuas permitem que elas se fechem juntas. Algumas formas de LVF são tábuas semi-flexíveis, enquanto outras são bastante rígidas.

Piso de madeira artificial: Alguns pisos de madeira são instalados pregando-o ou grampeando-o até uma sub-base de madeira compensada. No entanto, outras marcas são instaladas como pisos flutuantes. Tal como os pavimentos laminados, os pavimentos de madeira de engenharia são concebidos com uma camada de superfície decorativa colada sobre um contraplacado.

 

Manutenção e Reparação

A forma como um material de piso flutuante é limpo e mantido é governada pelo tipo de material. Por exemplo, a limpeza para laminados e vinílicos de luxo é geralmente apenas uma questão de limpeza por humidificação, enquanto que com madeiras duras artificiais, deve evitar o uso de água. A substituição das tábuas ou tábuas danificadas é normalmente muito mais fácil para pavimentos flutuantes do que para pavimentos colados ou pregados, uma vez que é possível desmontar as tábuas flutuantes e substituir as tábuas danificadas.

 

Será que um piso flutuante é adequado para si?

Um piso flutuante pode ser uma boa escolha se você é uma pessoa do tipo Faça Você Mesmo, ou se você preocupado com o seu orçamento. Estes produtos são normalmente menos dispendiosos e mais fáceis de instalar do que um pavimento flutuante com cola ou prego. Enquanto alguns pisos flutuantes são considerados baratos em aparência e desempenho, o vinil de luxo é na verdade um material bastante superior que não compromete o valor do imóvel.

 

Como é que o chão flutuante permanece no mesmo lugar?

Tal como o puzzle, um chão flutuante permanece no lugar por causa de quatro fatores:

Junção: as tábuas de engenharia encaixam ou colam.
Atrito: abaixo do chão há um sub pavimento. Os movimentos laterais são controlados por fricção entre as tábuas e o sub pavimento.
Peso: apesar de a tábua única não ser muito pesada, eles podem pesar coletivamente várias centenas de quilos numa sala.
Confinamento: o piso de madeira é fechado em três ou quatro lados pelas paredes. São necessárias aberturas de expansão, mas estas paredes ajudam a confinar o pavimento.

 


✔️ Vejamos agora as Vantagens do Piso Flutuante✔️


 

👍 Vantagem: Preço

As principais vantagens dos pisos flutuantes são o preço, a facilidade de instalação e a flexibilidade. Em comparação com as instalações tradicionais, é mais barato e fácil de instalar pisos flutuantes porque requerem menos mão-de-obra e muitas vezes são possíveis de instalar sem ajuda profissional.

Como exemplo rápido, se quiser pregar ou grampear o piso de madeira dura, você vai precisar de experiência e ferramentas especiais. No entanto, se escolher um pavimento laminado, pode instalá-lo como pavimento flutuante simplesmente alinhando as peças e ligando-as. Além disso, uma instalação de pavimento flutuante dará ao seu pavimento espaço para se expandir e contrair com aumentos e diminuições de humidade.

 

👍 Vantagem: Instalação fácil

A instalação é muito mais fácil em comparação com outros pisos. Sem a necessidade de pregar o pavimento, há menos trabalho a fazer e menos hipóteses de erro.
Não são necessárias ferramentas especiais como um compressor de ar e uma pistola de pregos de ar. Instalar o pavimento é mais barato porque pode fazê-lo você mesmo e não precisa de contratar trabalhadores ou empreiteiros especiais.

 

👍 Vantagem: Flexibilidade

Em áreas onde a humidade é uma preocupação, os pavimentos flutuantes podem proporcionar um espaço vital para a expansão e contração de materiais.

 

👍 Vantagem: Substituições fáceis

Se uma tábua específica se deformar ou sofrer danos, pode removê-la e substituí-la com o mínimo de incómodo. Embora um piso de qualidade e cuidados adequados possam ajudar a evitar a necessidade de substituição, os materiais flutuantes facilitam a troca das tábuas individuais.

 

👍 Vantagem: Versatilidade

O seu material de subpiso não é um problema para uma instalação flutuante. Quer a sua sub-base seja de contraplacado ou betão, um pavimento flutuante instala-se rápida e facilmente. Também pode flutuar sobre pisos de vinil, ladrilhos ou madeira dura existentes.

 

👍 Vantagem: Perfeito para os Do It Yourself (Faça você mesmo)

Não há necessidade de ferramentas especializadas e a fácil instalação Faça Você Mesmo ajuda os proprietários a poupar nos custos de instalação.


❌ Vejamos agora as desvantagens do Piso Flutuante❌


 

👎 Desvantagem: Enquanto que a instalação é geralmente fácil, as dificuldades aparecem nos detalhes

Instalar um piso flutuante pode significar que as portas terão de ser aparadas no fundo para que ainda possam ser utilizadas. Se, no futuro, o chão flutuante for removido, as portas podem também precisar de ser mudadas, pois terão grandes aberturas nas suas bases.
Se o chão flutuante não for instalado corretamente com os espaços corretos deixados nas suas extremidades, o chão pode ser propenso a encurvar ou a atingir picos durante as mudanças de tempo devido à pressão do chão contra as suas extremidades.
Se o pavimento for instalado sobre uma superfície que não esteja exatamente nivelada, estas imperfeições irão aparecer através do laminado ao longo do tempo e podem ser bastante desagradáveis. Assim, certas situações podem exigir um sub pavimento separado que aumenta os custos e o tempo de instalação.

 

👎 Desvantagem: Qualidade do material

Geralmente, terá materiais mais finos no seu pavimento em comparação com os materiais que teriam sido utilizados para um pavimento que tivesse sido directamente agrafado ou pregado a um sub piso.
Para além dos materiais mais finos, as suas opções de pavimento para uma instalação de piso flutuante também serão limitadas a materiais de qualidade geralmente inferior, incluindo vinil, laminados e madeira de engenharia. Normalmente não obterá tanto dinheiro quando vender a sua casa com um investimento nestes pavimentos como obteria com um investimento em madeira maciça. No entanto, se não estiver a contar com os seus pavimentos como um investimento e simplesmente planear usá-los para si e para a sua família, isto não irá ter em conta as suas considerações.

 

👎 Desvantagem: Não recomendado para zonas públicas com muita gente

Não é recomendado instalar pisos laminados em áreas de alto tráfego, como lojas ou áreas públicas. Devido aos seus materiais mais finos e menor resistência a danos, provavelmente necessitarão de ser substituídos com frequência, tornando-os assim menos rentáveis.

 

👎 Desvantagem: Pode ser ruidoso

Porque os materiais simplesmente ficam sobre o sub-piso e são bastante finos, os pisos flutuantes normalmente parecem um pouco ocos e às vezes são ruidosos – especialmente os laminados. Este problema pode ser minimizado com a instalação de um subpavimento de espuma de boa qualidade.

 

👎 Desvantagem: Suscetíveis a alterações climatéricas

Alterações mais extremas e frequentes da humidade e temperatura podem causar a expansão e contração do pavimento e, finalmente, ao longo do tempo, podem danificar o pavimento.
 


 

Conclusão

Como proprietário, você sabe que o tipo de piso que escolhe é extremamente importante. Um pavimento laminado que acentua as cores da sua parede, resiste a manchas e proporciona uma longa durabilidade pode transformar a sua sala de jantar. Uma consideração igualmente importante neste processo é o método de instalação do pavimento que escolher. Uma instalação adequada é fundamental para ajudar o seu pavimento a funcionar bem, e alguns métodos de instalação são mais fáceis do que outros.

A instalação tradicional envolve a fixação do pavimento diretamente num sub pavimento. Este método requer mão-de-obra demorada e pode dificultar a remoção do pavimento quando se pretende algo novo. Os pavimentos flutuantes oferecem um método de instalação alternativo conveniente. Em vez de se fixar em sub pavimentos, os pisos flutuantes se encaixam como peças de puzzle.

A aparência de um piso flutuante pode não acompanhar o luxo de pisos de madeira dura ou pedra. No entanto, muitas vezes combinam uma instalação fácil e uma boa acessibilidade com um aspeto elegante e apelativo. Se quiser substituir rapidamente um pavimento existente sem muito esforço, um pavimento flutuante pode ser a resposta para si.

Prós e Contras do Piso Flutuante

As instalações de pavimentos em que o material do pavimento “flutua” sobre o subpavimento e subpavimento têm-se tornado cada vez mais populares para muitos tipos de revestimentos de pavimentos.

O termo “piso flutuante” não se refere a um tipo de material de pavimento, mas sim a um método de instalação que pode ser utilizado com uma variedade de materiais, incluindo laminados, madeira de lei e pavimentos vinílicos de luxo.

Neste método, as tábuas individuais (ou, em alguns casos, os ladrilhos) entrelaçam-se borda a borda para formar uma única superfície tipo tapete que repousa simplesmente sobre o sub pavimento. É bastante diferente dos métodos de colagem ou pregos que ainda são usados para ladrilhos de cerâmica e pedra, e que em tempos foram padrão para praticamente todos os materiais de revestimento.

Devido à sua facilidade e simplicidade, a instalação do pavimento flutuante poupa dinheiro e ajuda a instalação a andar muito mais depressa, tornando-o um método favorito os apologistas do Faça Você Mesmo. Mas uma boa instalação de pavimento flutuante requer um sub pavimento perfeitamente preparado e, em alguns casos, pode ter uma sensação oca debaixo dos pés que é menos agradável do que a solidez da madeira pregada ou do ladrilho de cerâmica colado.

 


Índice


Exemplos de Piso Flutuante

Existem três tipos de piso que são normalmente instalados com métodos de piso flutuante:

Pavimento laminado: O principal exemplo de um pavimento flutuante é o pavimento laminado, que quase nunca é colado ao subpavimento. O método flutuante permite que o pavimento responda às alterações da humidade relativa de uma divisão, expandindo-se e contraindo sem encurvar. As tábuas do pavimento laminado são geralmente unidas ao longo das extremidades e terminam com um sistema modificado, muitas vezes conhecido como “click-lock” ou “fold-and-lock”. A forma das ranhuras de interbloqueio pode variar de fabricante para fabricante, uma vez que existem vários métodos de ligação proprietários.

Piso de vinil de luxo: Por vezes conhecido como pavimento em vinil, o pavimento em vinil de luxo (LVF) normalmente encaixa de forma encaixada, da mesma forma que as tábuas laminadas, embora alguns tipos também possam ser colados ao subpavimento. As pequenas linguetas e ranhuras feitas nas tábuas permitem que elas se fechem juntas. Algumas formas de LVF são tábuas semi-flexíveis, enquanto outras são bastante rígidas.

Piso de madeira artificial: Alguns pisos de madeira são instalados pregando-o ou grampeando-o até uma sub-base de madeira compensada. No entanto, outras marcas são instaladas como pisos flutuantes. Tal como os pavimentos laminados, os pavimentos de madeira de engenharia são concebidos com uma camada de superfície decorativa colada sobre um contraplacado.

 

Manutenção e Reparação

A forma como um material de piso flutuante é limpo e mantido é governada pelo tipo de material. Por exemplo, a limpeza para laminados e vinílicos de luxo é geralmente apenas uma questão de limpeza por humidificação, enquanto que com madeiras duras artificiais, deve evitar o uso de água. A substituição das tábuas ou tábuas danificadas é normalmente muito mais fácil para pavimentos flutuantes do que para pavimentos colados ou pregados, uma vez que é possível desmontar as tábuas flutuantes e substituir as tábuas danificadas.

 

Será que um piso flutuante é adequado para si?

Um piso flutuante pode ser uma boa escolha se você é uma pessoa do tipo Faça Você Mesmo, ou se você preocupado com o seu orçamento. Estes produtos são normalmente menos dispendiosos e mais fáceis de instalar do que um pavimento flutuante com cola ou prego. Enquanto alguns pisos flutuantes são considerados baratos em aparência e desempenho, o vinil de luxo é na verdade um material bastante superior que não compromete o valor do imóvel.

 

Como é que o chão flutuante permanece no mesmo lugar?

Tal como o puzzle, um chão flutuante permanece no lugar por causa de quatro fatores:

Junção: as tábuas de engenharia encaixam ou colam.
Atrito: abaixo do chão há um sub pavimento. Os movimentos laterais são controlados por fricção entre as tábuas e o sub pavimento.
Peso: apesar de a tábua única não ser muito pesada, eles podem pesar coletivamente várias centenas de quilos numa sala.
Confinamento: o piso de madeira é fechado em três ou quatro lados pelas paredes. São necessárias aberturas de expansão, mas estas paredes ajudam a confinar o pavimento.

 


✔️ Vejamos agora as Vantagens do Piso Flutuante✔️


 

👍 Vantagem: Preço

As principais vantagens dos pisos flutuantes são o preço, a facilidade de instalação e a flexibilidade. Em comparação com as instalações tradicionais, é mais barato e fácil de instalar pisos flutuantes porque requerem menos mão-de-obra e muitas vezes são possíveis de instalar sem ajuda profissional.

Como exemplo rápido, se quiser pregar ou grampear o piso de madeira dura, você vai precisar de experiência e ferramentas especiais. No entanto, se escolher um pavimento laminado, pode instalá-lo como pavimento flutuante simplesmente alinhando as peças e ligando-as. Além disso, uma instalação de pavimento flutuante dará ao seu pavimento espaço para se expandir e contrair com aumentos e diminuições de humidade.

 

👍 Vantagem: Instalação fácil

A instalação é muito mais fácil em comparação com outros pisos. Sem a necessidade de pregar o pavimento, há menos trabalho a fazer e menos hipóteses de erro.
Não são necessárias ferramentas especiais como um compressor de ar e uma pistola de pregos de ar. Instalar o pavimento é mais barato porque pode fazê-lo você mesmo e não precisa de contratar trabalhadores ou empreiteiros especiais.

 

👍 Vantagem: Flexibilidade

Em áreas onde a humidade é uma preocupação, os pavimentos flutuantes podem proporcionar um espaço vital para a expansão e contração de materiais.

 

👍 Vantagem: Substituições fáceis

Se uma tábua específica se deformar ou sofrer danos, pode removê-la e substituí-la com o mínimo de incómodo. Embora um piso de qualidade e cuidados adequados possam ajudar a evitar a necessidade de substituição, os materiais flutuantes facilitam a troca das tábuas individuais.

 

👍 Vantagem: Versatilidade

O seu material de subpiso não é um problema para uma instalação flutuante. Quer a sua sub-base seja de contraplacado ou betão, um pavimento flutuante instala-se rápida e facilmente. Também pode flutuar sobre pisos de vinil, ladrilhos ou madeira dura existentes.

 

👍 Vantagem: Perfeito para os Do It Yourself (Faça você mesmo)

Não há necessidade de ferramentas especializadas e a fácil instalação Faça Você Mesmo ajuda os proprietários a poupar nos custos de instalação.


❌ Vejamos agora as desvantagens do Piso Flutuante❌


 

👎 Desvantagem: Enquanto que a instalação é geralmente fácil, as dificuldades aparecem nos detalhes

Instalar um piso flutuante pode significar que as portas terão de ser aparadas no fundo para que ainda possam ser utilizadas. Se, no futuro, o chão flutuante for removido, as portas podem também precisar de ser mudadas, pois terão grandes aberturas nas suas bases.
Se o chão flutuante não for instalado corretamente com os espaços corretos deixados nas suas extremidades, o chão pode ser propenso a encurvar ou a atingir picos durante as mudanças de tempo devido à pressão do chão contra as suas extremidades.
Se o pavimento for instalado sobre uma superfície que não esteja exatamente nivelada, estas imperfeições irão aparecer através do laminado ao longo do tempo e podem ser bastante desagradáveis. Assim, certas situações podem exigir um sub pavimento separado que aumenta os custos e o tempo de instalação.

 

👎 Desvantagem: Qualidade do material

Geralmente, terá materiais mais finos no seu pavimento em comparação com os materiais que teriam sido utilizados para um pavimento que tivesse sido directamente agrafado ou pregado a um sub piso.
Para além dos materiais mais finos, as suas opções de pavimento para uma instalação de piso flutuante também serão limitadas a materiais de qualidade geralmente inferior, incluindo vinil, laminados e madeira de engenharia. Normalmente não obterá tanto dinheiro quando vender a sua casa com um investimento nestes pavimentos como obteria com um investimento em madeira maciça. No entanto, se não estiver a contar com os seus pavimentos como um investimento e simplesmente planear usá-los para si e para a sua família, isto não irá ter em conta as suas considerações.

 

👎 Desvantagem: Não recomendado para zonas públicas com muita gente

Não é recomendado instalar pisos laminados em áreas de alto tráfego, como lojas ou áreas públicas. Devido aos seus materiais mais finos e menor resistência a danos, provavelmente necessitarão de ser substituídos com frequência, tornando-os assim menos rentáveis.

 

👎 Desvantagem: Pode ser ruidoso

Porque os materiais simplesmente ficam sobre o sub-piso e são bastante finos, os pisos flutuantes normalmente parecem um pouco ocos e às vezes são ruidosos – especialmente os laminados. Este problema pode ser minimizado com a instalação de um subpavimento de espuma de boa qualidade.

 

👎 Desvantagem: Suscetíveis a alterações climatéricas

Alterações mais extremas e frequentes da humidade e temperatura podem causar a expansão e contração do pavimento e, finalmente, ao longo do tempo, podem danificar o pavimento.
 


 

Conclusão

Como proprietário, você sabe que o tipo de piso que escolhe é extremamente importante. Um pavimento laminado que acentua as cores da sua parede, resiste a manchas e proporciona uma longa durabilidade pode transformar a sua sala de jantar. Uma consideração igualmente importante neste processo é o método de instalação do pavimento que escolher. Uma instalação adequada é fundamental para ajudar o seu pavimento a funcionar bem, e alguns métodos de instalação são mais fáceis do que outros.

A instalação tradicional envolve a fixação do pavimento diretamente num sub pavimento. Este método requer mão-de-obra demorada e pode dificultar a remoção do pavimento quando se pretende algo novo. Os pavimentos flutuantes oferecem um método de instalação alternativo conveniente. Em vez de se fixar em sub pavimentos, os pisos flutuantes se encaixam como peças de puzzle.

A aparência de um piso flutuante pode não acompanhar o luxo de pisos de madeira dura ou pedra. No entanto, muitas vezes combinam uma instalação fácil e uma boa acessibilidade com um aspeto elegante e apelativo. Se quiser substituir rapidamente um pavimento existente sem muito esforço, um pavimento flutuante pode ser a resposta para si.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles