Segunda-feira, Setembro 9, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

As Vantagens e Desvantagens Dos Medicamentos Genéricos

- Advertisement -

pros e contras dos medicamentos genéricos

Os Prós e Contras Dos Medicamentos Genéricos

Os medicamentos genéricos parecem estar a tornar-se cada vez mais populares quando se trata dos principais medicamentos de marca, incluindo muitos medicamentos relacionados com a saúde do coração, como as estatinas e a medicação para a tensão arterial. Mas até que ponto são seguros os medicamentos genéricos quando se trata de manter o coração saudável? Vejamos abaixo alguns dos prós e contras dos medicamentos genéricos.

Este Artigo é fornecido apenas para fins informativos, considera-se que é atual e exato no momento da publicação e não se pretende e não deve ser interpretado como um conselho médico ou de consultoria.

 


Índice


 

[lord-icon icon=”424-question-bubble-outline” animation=”morph”][/lord-icon] O que são os medicamentos genéricos?

Uma vez aprovado um novo medicamento, a empresa farmacêutica recebe um direito exclusivo de comercialização desse medicamento durante um mínimo garantido de 5 a 7 anos. A maioria dos novos medicamentos são também protegidos por patentes que duram 20 anos desde a primeira descoberta da molécula antes dos seus testes clínicos. No total, os novos medicamentos recebem cerca de 12 a 14 anos de exclusividade de mercado. Os períodos de exclusividade de mercado permitem que as empresas obtenham um retorno do seu investimento no desenvolvimento desse medicamento e obtenham lucros. Quando o período de exclusividade de mercado termina, outras empresas podem solicitar a aprovação das suas versões do produto que contenham o mesmo princípio ativo. O ingrediente ativo é a substância química que exerce o efeito do medicamento. Os medicamentos genéricos podem ser muito mais baratos do que os medicamentos de marca, porque criam concorrência no mercado, e as empresas genéricas não têm de suportar custos de desenvolvimento tão elevados.

 

[lord-icon icon=”36-bulb-idea-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Medicamentos Pseudo Genéricos

Um produto pseudo genérico não é uma nova versão do original; é uma réplica exata do original. É fabricado pela mesma empresa com exactamente os mesmos ingredientes, da mesma forma. A única diferença é o nome e a embalagem.
Estes medicamentos são normalmente comercializados pelo mesmo fabricante ao mesmo preço que o original. As empresas farmacêuticas fabricam produtos pseudo-genéricos para combater os verdadeiros genéricos e desencorajar as empresas farmacêuticas concorrentes de entrar no mercado desse medicamento específico.


✔️ As Vantagens Dos Medicamentos Genéricos ✔️


 

👍 Vantagem: Custo inferior

Os medicamentos genéricos custam quase 85% menos do que os seus equivalentes de marca. Quando uma empresa farmacêutica perde a patente para ser o único fabricante de um medicamento específico, os diferentes intervenientes no mercado ganham a autoridade para replicar esse medicamento e vendê-lo. O aumento da concorrência faz naturalmente baixar os custos globais. Além disso, os fabricantes de genéricos não são obrigados a realizar qualquer teste clínico prévio para provar a sua eficácia. Isto também reduz, em grande medida, o preço.

 

👍 Vantagem: Qualidade

É importante notar que muitos medicamentos genéricos são produzidos sob a licença do fabricante do produto de marca original, sendo o equivalente de custo mais baixo frequentemente introduzido após a expiração da patente do medicamento. Mesmo quando diferentes fabricantes produzem o produto de marca e o genérico, existem normas rigorosas para garantir a qualidade dos medicamentos genéricos.

 


❌ As Desvantagens Dos Medicamentos Genéricos ❌


 

👎 Desvantagem: Preocupações com testes, formulação

Os opositores do uso generalizado de genéricos salientam que estes são testados apenas em alguns indivíduos jovens e saudáveis, em comparação com o grande número de pacientes que participam nos ensaios clínicos do medicamento original.

Nem todos os medicamentos podem ter alternativas genéricas
Isto resulta do facto de ainda haver marcas que detêm a patente para produzir e comercializar os medicamentos específicos. Mas a situação é muito rara e um medicamento genérico pode ser utilizado para múltiplas aplicações.

 

👎 Desvantagem: Os fabricantes não regulamentados afligem a indústria

Como não existe nenhuma lei após a expiração da patente que impeça a imitação do medicamento de marca, muitos fabricantes pequenos e não regulamentados também libertam medicamentos genéricos de má qualidade. Por isso, é sempre aconselhável consultar o seu médico e comprar nas farmácias de topo.

 

👎 Desvantagem: Risco de sensibilidade ou intolerância

Por lei, o princípio ativo de um medicamento genérico deve ser o mesmo que o medicamento original, mas os genéricos podem incluir diferentes ingredientes inativos, tais como conservantes ou excipientes. Essas diferenças raramente causam qualquer problema clinicamente significativo para o paciente, mas em situações raras, um paciente pode ter sensibilidade ou intolerância a esses ingredientes inativos.

 

👎 Desvantagem: Os medicamentos podem ter um aspeto diferente

As leis de marcas comerciais proíbem um medicamento genérico de se parecer exatamente com a sua versão de marca, por isso se mudou para um medicamento genérico, a sua forma, cor ou tamanho pode ser diferente do que está habituado a tomar. Além disso, quando você recarrega uma receita genérica, a recarga pode ser feita por um fabricante diferente e parecer diferente. Isto pode possivelmente levar a confusão ou erros na medicação, e é por isso que as farmácias colocam rótulos únicos em frascos de medicamentos para alertá-lo sobre qualquer mudança na aparência do seu medicamento.

 

👎 Desvantagem: Ingredientes inativos podem variar enormemente

A maioria dos comprimidos e cápsulas que tomamos tem uma pequena quantidade de ingrediente ativo e o resto é enchimento ou aglutinante. Estes podem ser bastante diferentes dos fillers e aglutinantes utilizados pelos fabricantes de medicamentos de marca. Alguns pacientes que não têm qualquer sensibilidade ou alergia aos ingredientes da marca de nome, têm essas reações quando tomam as versões genéricas. Isto é particularmente importante quando se tomam cápsulas de libertação prolongada porque o genérico pode decompor-se muito mais rapidamente do que a marca do nome, o que significa que o seu sistema é inundado com grandes doses do medicamento rapidamente, em vez de o absorver lentamente ao longo do tempo. Pergunte ao seu médico de cuidados rápidos se ele está a prescrever uma cápsula de libertação prolongada.

 

👎 Desvantagem: Mistura das pílulas

Como os medicamentos de marca normalmente têm uma aparência “de marca” consistente que os pacientes podem se familiarizar e ficar confortáveis com eles, os genéricos muitas vezes não parecem tão familiares ou não é tão óbvio o que cada comprimido é. Além disso, quando uma prescrição é reembalada, se o medicamento é feito por um fabricante de genéricos diferente e tem uma aparência diferente, isto pode levar a confusão e erros na medicação ou mesmo a pacientes que não tomam os comprimidos que lhes são prescritos.

 

👎 Desvantagem: Os médicos continuam divididos

Muitos profissionais médicos (embora uma minoria relativa) ainda estão divididos quanto ao uso de medicamentos genéricos para doenças cardíacas, deixando algumas dúvidas persistentes nesta área. Alguns medicamentos específicos, incluindo suplementos para a tiroide e anticoagulantes sanguíneos, têm tido provas de verdadeiros problemas clinicamente significativos quando se muda de marca para genérico ou entre genéricos diferentes.

 

👎 Desvantagem: Confusão dos consumidores

Sem compreender devidamente as semelhanças e diferenças entre medicamentos genéricos e de marca, é fácil ficar confuso e ansioso por tomar um novo medicamento. Este é particularmente o caso quando alguém está habituado a tomar um determinado medicamento e é apresentado a um novo medicamento que tem um nome e uma aparência diferentes, mas que é “o mesmo”.


[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão

Pergunte ao seu médico por alternativas genéricas. Verifique a composição com as versões de marca. Nesta era de informação, não há realmente desculpa para ficar na ignorância. Identifique que os prós dos medicamentos genéricos superam os seus contras e faça a mudança para a tão necessária alternativa acessível.

pros e contras dos medicamentos genéricos

Os Prós e Contras Dos Medicamentos Genéricos

Os medicamentos genéricos parecem estar a tornar-se cada vez mais populares quando se trata dos principais medicamentos de marca, incluindo muitos medicamentos relacionados com a saúde do coração, como as estatinas e a medicação para a tensão arterial. Mas até que ponto são seguros os medicamentos genéricos quando se trata de manter o coração saudável? Vejamos abaixo alguns dos prós e contras dos medicamentos genéricos.

Este Artigo é fornecido apenas para fins informativos, considera-se que é atual e exato no momento da publicação e não se pretende e não deve ser interpretado como um conselho médico ou de consultoria.

 


Índice


 

[lord-icon icon=”424-question-bubble-outline” animation=”morph”][/lord-icon] O que são os medicamentos genéricos?

Uma vez aprovado um novo medicamento, a empresa farmacêutica recebe um direito exclusivo de comercialização desse medicamento durante um mínimo garantido de 5 a 7 anos. A maioria dos novos medicamentos são também protegidos por patentes que duram 20 anos desde a primeira descoberta da molécula antes dos seus testes clínicos. No total, os novos medicamentos recebem cerca de 12 a 14 anos de exclusividade de mercado. Os períodos de exclusividade de mercado permitem que as empresas obtenham um retorno do seu investimento no desenvolvimento desse medicamento e obtenham lucros. Quando o período de exclusividade de mercado termina, outras empresas podem solicitar a aprovação das suas versões do produto que contenham o mesmo princípio ativo. O ingrediente ativo é a substância química que exerce o efeito do medicamento. Os medicamentos genéricos podem ser muito mais baratos do que os medicamentos de marca, porque criam concorrência no mercado, e as empresas genéricas não têm de suportar custos de desenvolvimento tão elevados.

 

[lord-icon icon=”36-bulb-idea-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Medicamentos Pseudo Genéricos

Um produto pseudo genérico não é uma nova versão do original; é uma réplica exata do original. É fabricado pela mesma empresa com exactamente os mesmos ingredientes, da mesma forma. A única diferença é o nome e a embalagem.
Estes medicamentos são normalmente comercializados pelo mesmo fabricante ao mesmo preço que o original. As empresas farmacêuticas fabricam produtos pseudo-genéricos para combater os verdadeiros genéricos e desencorajar as empresas farmacêuticas concorrentes de entrar no mercado desse medicamento específico.


✔️ As Vantagens Dos Medicamentos Genéricos ✔️


 

👍 Vantagem: Custo inferior

Os medicamentos genéricos custam quase 85% menos do que os seus equivalentes de marca. Quando uma empresa farmacêutica perde a patente para ser o único fabricante de um medicamento específico, os diferentes intervenientes no mercado ganham a autoridade para replicar esse medicamento e vendê-lo. O aumento da concorrência faz naturalmente baixar os custos globais. Além disso, os fabricantes de genéricos não são obrigados a realizar qualquer teste clínico prévio para provar a sua eficácia. Isto também reduz, em grande medida, o preço.

 

👍 Vantagem: Qualidade

É importante notar que muitos medicamentos genéricos são produzidos sob a licença do fabricante do produto de marca original, sendo o equivalente de custo mais baixo frequentemente introduzido após a expiração da patente do medicamento. Mesmo quando diferentes fabricantes produzem o produto de marca e o genérico, existem normas rigorosas para garantir a qualidade dos medicamentos genéricos.

 


❌ As Desvantagens Dos Medicamentos Genéricos ❌


 

👎 Desvantagem: Preocupações com testes, formulação

Os opositores do uso generalizado de genéricos salientam que estes são testados apenas em alguns indivíduos jovens e saudáveis, em comparação com o grande número de pacientes que participam nos ensaios clínicos do medicamento original.

Nem todos os medicamentos podem ter alternativas genéricas
Isto resulta do facto de ainda haver marcas que detêm a patente para produzir e comercializar os medicamentos específicos. Mas a situação é muito rara e um medicamento genérico pode ser utilizado para múltiplas aplicações.

 

👎 Desvantagem: Os fabricantes não regulamentados afligem a indústria

Como não existe nenhuma lei após a expiração da patente que impeça a imitação do medicamento de marca, muitos fabricantes pequenos e não regulamentados também libertam medicamentos genéricos de má qualidade. Por isso, é sempre aconselhável consultar o seu médico e comprar nas farmácias de topo.

 

👎 Desvantagem: Risco de sensibilidade ou intolerância

Por lei, o princípio ativo de um medicamento genérico deve ser o mesmo que o medicamento original, mas os genéricos podem incluir diferentes ingredientes inativos, tais como conservantes ou excipientes. Essas diferenças raramente causam qualquer problema clinicamente significativo para o paciente, mas em situações raras, um paciente pode ter sensibilidade ou intolerância a esses ingredientes inativos.

 

👎 Desvantagem: Os medicamentos podem ter um aspeto diferente

As leis de marcas comerciais proíbem um medicamento genérico de se parecer exatamente com a sua versão de marca, por isso se mudou para um medicamento genérico, a sua forma, cor ou tamanho pode ser diferente do que está habituado a tomar. Além disso, quando você recarrega uma receita genérica, a recarga pode ser feita por um fabricante diferente e parecer diferente. Isto pode possivelmente levar a confusão ou erros na medicação, e é por isso que as farmácias colocam rótulos únicos em frascos de medicamentos para alertá-lo sobre qualquer mudança na aparência do seu medicamento.

 

👎 Desvantagem: Ingredientes inativos podem variar enormemente

A maioria dos comprimidos e cápsulas que tomamos tem uma pequena quantidade de ingrediente ativo e o resto é enchimento ou aglutinante. Estes podem ser bastante diferentes dos fillers e aglutinantes utilizados pelos fabricantes de medicamentos de marca. Alguns pacientes que não têm qualquer sensibilidade ou alergia aos ingredientes da marca de nome, têm essas reações quando tomam as versões genéricas. Isto é particularmente importante quando se tomam cápsulas de libertação prolongada porque o genérico pode decompor-se muito mais rapidamente do que a marca do nome, o que significa que o seu sistema é inundado com grandes doses do medicamento rapidamente, em vez de o absorver lentamente ao longo do tempo. Pergunte ao seu médico de cuidados rápidos se ele está a prescrever uma cápsula de libertação prolongada.

 

👎 Desvantagem: Mistura das pílulas

Como os medicamentos de marca normalmente têm uma aparência “de marca” consistente que os pacientes podem se familiarizar e ficar confortáveis com eles, os genéricos muitas vezes não parecem tão familiares ou não é tão óbvio o que cada comprimido é. Além disso, quando uma prescrição é reembalada, se o medicamento é feito por um fabricante de genéricos diferente e tem uma aparência diferente, isto pode levar a confusão e erros na medicação ou mesmo a pacientes que não tomam os comprimidos que lhes são prescritos.

 

👎 Desvantagem: Os médicos continuam divididos

Muitos profissionais médicos (embora uma minoria relativa) ainda estão divididos quanto ao uso de medicamentos genéricos para doenças cardíacas, deixando algumas dúvidas persistentes nesta área. Alguns medicamentos específicos, incluindo suplementos para a tiroide e anticoagulantes sanguíneos, têm tido provas de verdadeiros problemas clinicamente significativos quando se muda de marca para genérico ou entre genéricos diferentes.

 

👎 Desvantagem: Confusão dos consumidores

Sem compreender devidamente as semelhanças e diferenças entre medicamentos genéricos e de marca, é fácil ficar confuso e ansioso por tomar um novo medicamento. Este é particularmente o caso quando alguém está habituado a tomar um determinado medicamento e é apresentado a um novo medicamento que tem um nome e uma aparência diferentes, mas que é “o mesmo”.


[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão

Pergunte ao seu médico por alternativas genéricas. Verifique a composição com as versões de marca. Nesta era de informação, não há realmente desculpa para ficar na ignorância. Identifique que os prós dos medicamentos genéricos superam os seus contras e faça a mudança para a tão necessária alternativa acessível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles