Segunda-feira, Setembro 9, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

As Vantagens e Desvantagens dos Jardins Zoológicos

- Advertisement -

Vantagens e Desvantagens Dos Jardins Zoológicos

As Vantagens e Desvantagens dos Jardins Zoológicos (Zoo)

Os jardins zoológicos são uma componente controversa da sociedade humana. Proporcionam um refúgio seguro para animais ameaçados ou feridos, mas estes parques também podem ser abusivos no seu tratamento de criaturas. Alguns jardins zoológicos põem mesmo os humanos em exposição involuntariamente, mantendo-os em jaulas até ao século XX. Todos os animais de um jardim zoológico ou menagerie são mantidos num recinto, expostos ao público, e têm acesso a cuidados veterinários.

Mais de 180 milhões de pessoas visitam o jardim zoológico nos Estados Unidos todos os anos. Os primeiros jardins foram iniciados em 1828 em Londres para ajudar na investigação científica, e depois abriu as suas portas ao público pela primeira vez em 1857. Em Portugal temos o Jardim Zoológico de Lisboa.

Alguns zoológicos chamam-se a si próprios “bioparques” ou “instalações de conservação” como forma de se afastarem das conotações negativas do passado ou das instituições que hoje não tratam correctamente os seus animais.

A ideia de manter animais para exibição não é nova, com escavações no Egipto sugerindo que um menagerie de elefantes, gatos selvagens e hipopótamos foram mantidos em Hierakonpolis. Sabia-se que o rei Ashur-bel-kala construiu um jardim botânico e um jardim zoológico no século XI AC, enquanto que a imperatriz Tanki na China construiu um refúgio para veados no século II AC. No século IV a.C., quase todas as cidades-estado gregas tinham também o seu próprio jardim zoológico.

 


Índice


✔️ As Vantagens dos Jardins Zoológicos ✔️


Vejamos abaixo os benefícios dos Jardins Zoológicos:

👍 Podemos ver muitos animais diferentes

Uma vantagem importante dos jardins zoológicos é que nos permitem ver muitos animais diferentes num único local. De facto, muitos grandes jardins zoológicos têm centenas ou mesmo milhares de espécies animais diferentes e mesmo que se procure espécies bastante exóticas que nunca estariam presentes na sua área local, é provável que encontre essas espécies nos jardins zoológicos.

Assim, se for um amante de animais e quiser ver o maior número possível de animais num período de tempo bastante curto, é provável que os jardins zoológicos sejam bastante úteis para si.

👍 Os jardins zoológicos podem aumentar a sensibilização para os nossos problemas ambientais

Os zoos não só nos dão a oportunidade de ver muitos animais diferentes, como também são importantes de uma perspectiva educacional. De facto, muitas pessoas que vivem em grandes cidades perderam muitas vezes a sua ligação à natureza. Na realidade, essas pessoas trabalham frequentemente em trabalhos de escritório exigentes durante longas horas e já não passam mais tempo na natureza.

Especialmente para essas pessoas, pode ser bastante importante ir ao jardim zoológico e ver todos esses animais, a fim de lembrar como é realmente importante proteger o nosso ambiente. Assim, os jardins zoológicos também podem ser bastante importantes para aumentar a consciência dos nossos problemas ambientais globais, a fim de proteger os nossos animais o melhor possível.

👍 Importante para proteger as espécies ameaçadas de extinção

Os zoos podem também desempenhar um papel crucial na protecção de muitos animais contra o perigo de extinção ou mesmo de extinção. De facto, devido à destruição do habitat e muitos outros problemas ambientais, muitas espécies tornaram-se em perigo ao longo das últimas décadas.

Se quisermos salvar essas espécies da extinção, temos de as deixar reproduzir-se em ambientes seguros, como nos jardins zoológicos, a fim de as proteger de outras espécies predadoras.

Por sua vez, podem aumentar as hipóteses de podermos proteger muitas espécies animais da extinção.

👍 Os jardins zoológicos oferecem oportunidades para agradáveis viagens familiares

Especialmente se tiver filhos, ir ao jardim zoológico também pode ser uma actividade familiar bastante agradável. Na verdade, muitas crianças pequenas adoram ir ao jardim zoológico e ver os diferentes animais.

Isto não é apenas verdade para as crianças, mas também para muitos adultos. De facto, muitos de nós ficamos crianças no fundo e podemos também lembrar-nos de muitas boas memórias de infância.

Assim, ir ao jardim zoológico pode dar-lhe um grande tempo e pode ser uma boa forma de se desligar da sua vida diária stressante.

👍 Pode ver animais exóticos sem a necessidade de viajar

Os zoos também nos dão uma oportunidade única de ver muitos animais exóticos diferentes sem a necessidade de viajar para muitos países exóticos. Isto pode não só poupar-lhe muito dinheiro, mas também uma quantidade significativa de tempo.

Assim, se apenas quiser ver muitos animais mas não quiser viajar para outros países devido a várias razões, os zoos podem também proporcionar-lhe uma grande oportunidade a este respeito.

👍 Ir ao zoológico é uma espécie de férias curtas para muitas pessoas

Muitas pessoas também vão ao jardim zoológico para relaxar e ver algo completamente diferente em comparação com a sua vida quotidiana normal. De facto, especialmente as pessoas que trabalham em trabalhos exigentes durante horas bastante longas todos os dias, precisam frequentemente de tempo para si próprias a fim de recarregar as suas baterias.

Consequentemente, ir ao jardim zoológico pode ser uma excelente forma de passar o seu tempo num ambiente completamente diferente, o que também pode ser útil se estiver actualmente bastante aborrecido com a sua vida quotidiana.

👍 Ir ao jardim zoológico é muitas vezes bastante acessível

A taxa de entrada para jardins zoológicos é frequentemente também bastante baixa em muitos países do nosso planeta. Isto deve-se ao facto de muitos jardins zoológicos serem subsidiados pelo governo a fim de dar ao maior número possível de pessoas acesso aos jardins zoológicos.

Assim, também se tiver um orçamento e não puder gastar demasiado dinheiro nas suas actividades de lazer, os jardins zoológicos podem proporcionar-lhe uma grande oportunidade de passar o seu dia inteiro sem ter de gastar quantias excessivas de dinheiro nele.

👍 Existem múltiplos tipos de zoológicos para visitar em todo o mundo.

Afastámo-nos do parque zoológico tradicional para criar habitats que reproduzem a natureza da melhor forma possível, mantendo simultaneamente as qualidades protectoras de que alguns animais necessitam. Existem ainda os cenários padrão onde um animal vive num recinto ou alojado em edifícios que os protegem dos humanos e vice-versa para criar experiências de visualização seguras.

Estas são as opções adicionais que estão disponíveis hoje em dia:

  • Os parques Safari mantêm os animais em recintos exteriores maiores e utilizam fossos ou vedações em vez de gaiolas para manter os visitantes em segurança. Depois, passaria por estas instalações para entrar em contacto próximo com os animais.
  • Os jardins zoológicos à beira das estradas são pequenas instalações com fins lucrativos, encontradas em zonas rurais, que o levam a um contacto próximo com os animais.
  • Os jardins zoológicos de animais de estimação apresentam animais domésticos, animais de quinta, e outras criaturas domésticas que oferecem locais de baixo risco para encontros próximos.

👍 A maioria dos animais não é proveniente de capturas selvagens

Antes do ano 2000, ainda existiam jardins zoológicos que funcionavam com base no princípio de que podiam desenvolver exposições com base nos tipos de animais que podiam capturar. Com exceção de um punhado de instalações no sudeste asiático, já não é esse o caso. A maioria dos animais que estavam expostos ou estavam feridos e não podiam regressar ao meio selvagem ou tinham nascido em cativeiro. Quando os animais dos jardins zoológicos transferem animais, tomam medidas de quarentena adequadas para assegurar que uma doença não entre nas instalações. Este processo comercial elimina a ideia de um mercado aberto, pelo que os lucros são retirados da equação.

👍 Os zoos são úteis como instrumento educativo

Quando as famílias visitam o jardim zoológico, podem testemunhar animais que não podem ser vistos na sua região local. Há a controversa consideração de entretenimento sobre ir a uma instalação para ver animais por diversão, mas há também a oportunidade de aprender muita informação valiosa sobre cada espécie.

A maioria dos zoológicos oferece visitas guiadas que o podem levar aos bastidores para que possa ver como os treinadores alimentam os animais e trabalham com eles. Há pontos de informação que pode encontrar ao longo do percurso, para que crianças e adultos possam aumentar os seus conhecimentos. É geralmente mais fácil reter informação quando se pode interagir com os animais em vez de ver a sua fotografia num livro.

👍 Os zoos proporcionam um impulso económico à sua comunidade

Os jardins zoológicos podem ser uma atracção local, nacional, ou internacional que as pessoas querem ver. Estas atracções são frequentemente espaços seguros para as famílias jovens saírem e desfrutarem de um dia juntos. As excursões escolares saem para estas instalações como forma de ajudar as crianças a aprender mais sobre os animais. As instalações criam empregos bem remunerados, encorajam os empresários a serem activos na sua comunidade, e proporcionam benefícios indirectos também às empresas locais.

👍 Os zoos são tipicamente requeridos para fornecer cuidados especializados a cada espécie animal

É necessário muito conhecimento profundo para compreender as necessidades exactas dos animais que são cuidadas pelo zoo moderno. Os manipuladores devem conhecer os seus comportamentos, as suas necessidades alimentares, e os sintomas de saúde que requerem uma chamada ao veterinário. É uma oportunidade única para os estudantes estudarem e treinarem com os animais que amam, para que possam ajudar a espécie mais tarde na vida.

Muitos zoológicos trabalham com universidades e colégios locais para proporcionar estágios, permitindo à próxima geração de tratadores saber como proteger os animais e o seu ambiente.

👍 Existe um processo de acreditação para os jardins zoológicos.

Para que os jardins zoológicos continuem a funcionar, devem passar por um rigoroso processo de acreditação que verifique que seguem os procedimentos correctos do programa de conservação e reprodução. Tem de haver provas de segurança, cuidados diários adequados e limpeza para obterem também a certificação. As inspecções ocorrem regularmente para assegurar o cumprimento do programa. Se a instalação não cumprir o padrão esperado, podem perder a sua licença de funcionamento. Caso isso ocorra, os animais serão transferidos para um jardim zoológico diferente.

👍 As pessoas podem comportar-se de forma mais ecológica após a ida ao jardim zoológico

Outro benefício dos jardins zoológicos é que as pessoas podem também comportar-se de forma mais ecológica depois de terem ido ao jardim zoológico. De facto, muitas pessoas só se apercebem de quão importante é realmente comportar-se de forma amiga do ambiente quando vêem todos aqueles animais fascinantes.

Assim, ao ir ao jardim zoológico, as pessoas podem estar mais ansiosas por fazer esforços adicionais na sua vida quotidiana para se comportarem da forma mais ecológica possível, o que é crucial para proteger as nossas espécies animais e vegetais da extinção e também para resolver vários outros problemas ambientais.

👍 Os jardins zoológicos são bastante populares

Os zoos são também bastante populares em muitos países de todo o mundo. Assim, não tem de se preocupar em ir ao jardim zoológico de uma perspectiva social, uma vez que os zoos são socialmente aceites na maioria dos países do nosso planeta.

👍 Pode ser importante para os investigadores

Os zoos podem também desempenhar um papel crucial quando se trata de oportunidades de investigação. De facto, alguns jardins zoológicos oferecem um lar para algumas espécies bastante exóticas que já quase não existem na natureza. Assim, especialmente para as espécies raras, os jardins zoológicos podem ser bastante importantes para os investigadores, uma vez que são frequentemente o único local onde os cientistas podem explorar essas espécies raras.

A investigação sobre esta espécie é bastante importante, uma vez que só se conhecermos mais sobre elas, poderemos proteger essas espécies da extinção a longo prazo.

👍 Importante fonte de rendimento para muitas comunidades locais em todo o mundo

Os zoos não são apenas importantes para proteger os animais ameaçados de extinção, são também importantes de uma perspectiva financeira para muitas comunidades locais em todo o mundo. Especialmente nos países pobres em desenvolvimento, muitas regiões dependem dos jardins zoológicos para obter rendimentos adicionais a fim de melhorar as condições de vida do público em geral.

Isto não se deve apenas às taxas de entrada dos jardins zoológicos, mas também ao facto de os turistas dormirem em hotéis e comerem fora em restaurantes, o que gera ainda mais rendimentos significativos para a população local. Consequentemente, os jardins zoológicos podem também ser uma importante fonte de rendimento para muitas pessoas em zonas pobres do nosso planeta.

👍 A cooperação global é encorajada

Muitos zoológicos em todo o mundo também trabalham em conjunto e têm acordos de cooperação. Isto pode significar que enviam animais de um jardim zoológico para outro, caso isso faça sentido.

Também significa que esses zoológicos trabalham frequentemente em conjunto em projectos de investigação e partilham os seus últimos conhecimentos sobre como manter os animais nos jardins zoológicos da forma mais natural possível.

Assim, os jardins zoológicos podem também encorajar a cooperação global, o que pode beneficiar todas as partes a longo prazo.

👍 Podem proteger os animais da caça furtiva

Outra vantagem significativa dos jardins zoológicos é que eles podem proteger os animais da caça furtiva. De facto, muitos animais na natureza perdem a vida todos os anos devido à caça furtiva, uma vez que as pessoas querem vender os chifres ou outras partes valiosas desses animais por preços bastante elevados.

No entanto, através da caça furtiva, muitos animais tornaram-se em perigo e podem mesmo vir a ser extintos num futuro próximo. Assim, é crucial que protejamos esses animais dos caçadores furtivos, a fim de assegurar um futuro viável para eles.

👍 Bom destino para excursões escolares

Os zoos também podem ser um óptimo destino para viagens de campo. De facto, muitas crianças adoram ir ao jardim zoológico e este também pode ser um óptimo local para excursões escolares, uma vez que ir ao jardim zoológico é bastante livre de riscos e os professores podem não ter de se preocupar muito devido a isso. Assim, também se actualmente tentar descobrir o que fazer para a sua próxima excursão de campo, ir ao jardim zoológico também pode ser bastante agradável a este respeito.

Além disso, também pode educar as crianças sobre a importância de se comportarem de forma ecológica, o que é crucial para assegurar um futuro habitável para elas e para as próximas gerações.


❌ As Desvantagens dos Jardins Zoológicos ❌


Vejamos agora as desvantagens dos Jardins Zoológicos:

👎 Quando os animais nascem em cativeiro, tornam-se dependentes dos seres humanos

A razão pela qual a maioria dos animais que estão hoje em zoológicos são descendentes de animais capturados da geração anterior é o facto de os descendentes serem incapazes de lidar sozinhos na natureza. Ter um programa de reprodução bem sucedido pode salvar uma espécie, mas também pode criar oportunidades lucrativas de lucro para os negócios envolvidos.

A menos que existam áreas específicas e protegidas para os animais, tais como os cavalos de Przewalski a serem libertados para a zona de exclusão de Chernobyl, a maioria não conseguirá fazer a transição. Isto significa que o animal não tem outra escolha senão permanecer nas instalações durante o resto da sua vida.

👎 Os animais são apanhados em ambientes não naturais

Embora existam muitas vantagens dos jardins zoológicos, os seus opositores afirmam frequentemente que os jardins zoológicos só oferecem ambientes não naturais para os animais. Além disso, esses animais podem muitas vezes sentir-se encurralados, uma vez que têm de permanecer nas suas jaulas e não podem navegar como fariam na natureza.

👎 As condições nos jardins zoológicos são muitas vezes bastante pobres

Outra desvantagem dos jardins zoológicos é que muitas vezes só oferecem condições de vida bastante más aos animais. De facto, muitos animais são mantidos de uma forma não natural e também não recebem outros animais suficientes da sua espécie. Por sua vez, é provável que esses animais dos jardins zoológicos sejam muito mais infelizes em comparação com os animais da mesma espécie que vivem na natureza.

👎 Os animais têm frequentemente apenas um espaço bastante limitado

Outro problema dos jardins zoológicos é que muitas vezes os animais têm apenas um espaço bastante limitado para se deslocarem. De facto, embora os animais tenham um espaço quase ilimitado na natureza, estão frequentemente enjaulados em áreas bastante confinadas nos jardins zoológicos.

Isto deve-se ao facto de muitos jardins zoológicos quererem manter o maior número possível de animais para os mostrar ao público em geral. Contudo, isto também implica que cada animal terá apenas um espaço bastante limitado para viver.

👎 Há uma questão ética a que temos de responder

A maioria dos animais selvagens prospera quando podem viver no seu habitat natural. Quando os trazemos para um recinto de qualquer tipo, então pode ter um impacto directo e adverso na sua saúde. As orcas são um excelente exemplo desta questão. A sua longevidade vê uma redução de 70% quando vivem em cativeiro.

Os melhores habitats criados pelo homem não são uma substituição adequada para os que os animais podem encontrar na natureza. Embora os animais feridos possam reabilitar-se com sucesso em muitas situações com a ajuda de um jardim zoológico, manter um animal fechado para o resto da sua vida é uma questão ética desafiante que todos nós temos de responder.

👎 Os jardins zoológicos podem lutar para se manterem rentáveis

Muitos jardins zoológicos não estão a atingir os seus objectivos financeiros anuais. Mesmo as instalações populares estão a ver um número mais baixo de visitantes, o que se traduz em menos dinheiro destinado aos cuidados das criaturas que vivem nas instalações. Quando as despesas excedem as receitas recebidas, então os animais podem precisar de ir para outros jardins zoológicos. A escassez de pessoal e os orçamentos limitados podem mesmo significar a eutanásia de alguns dos animais, se não for possível encontrar outro espaço de vida apropriado.

Em Janeiro de 2016, um leão decidiu que era excessivo foi eutanizado num pequeno jardim zoológico dinamarquês. Em seguida, os funcionários realizaram uma dissecação pública sobre o animal. Em 2014, uma instalação em Copenhaga matou uma girafa jovem, dissecou-a em público, e depois alimentou os seus leões com as peças. Depois, estas acções são justificadas pela ideia de que se algum dinheiro não for angariado, terão de fazer a mesma coisa a todos os outros animais da instalação.

👎 Os problemas mentais dos animais nos jardins zoológicos são bastante comuns

De facto, devido a condições de vida bastante pobres, muitos animais nos jardins zoológicos desenvolvem sérios problemas mentais ao longo do tempo. Isto é bastante lógico uma vez que cada organismo vivo precisa de condições de vida adequadas para se sentir bem e para aumentar a sua população a longo prazo. O mesmo é mesmo verdade para nós, humanos. Se temos de viver em condições não naturais, também desenvolvemos problemas mentais e o mesmo se aplica a animais de muitos tipos.

Assim, a fim de proteger esses animais das questões mentais da melhor forma possível, os jardins zoológicos devem tentar melhorar as condições gerais de vida desses animais e proporcionar-lhes espaço suficiente para que possam viver da forma mais natural possível.

👎 Os animais podem não se reproduzir nos jardins zoológicos de uma forma suficiente

Devido às condições de vida não naturais dos jardins zoológicos, é também menos provável que os animais se reproduzam em jardins zoológicos e, portanto, a população desses animais pode diminuir em vez de aumentar a longo prazo.

Consequentemente, os jardins zoológicos podem não proteger de todo a nossa espécie animal da extinção, especialmente se esses animais forem mantidos em condições bastante más e não estiverem, portanto, dispostos a reproduzir-se de forma suficiente.

👎 Podem alterar o comportamento dos animais

Em geral, se os animais forem mantidos em condições de vida não naturais, o seu comportamento irá mudar a longo prazo. Assim, é bastante provável que os animais nos jardins zoológicos desenvolvam mudanças de comportamento ao longo do tempo e alguns desses animais podem também tornar-se bastante imprevisíveis e perigosos para os tratadores de animais nos jardins zoológicos.

👎 Os opositores dos jardins zoológicos afirmam que são cruéis

Uma vez que as condições gerais de vida dos animais são frequentemente bastante más nos jardins zoológicos, os opositores dos jardins zoológicos também afirmam frequentemente que a maioria dos jardins zoológicos são cruéis e deveriam ser encerrados. De facto, em muitos países do nosso planeta, os animais dos jardins zoológicos não têm espaço suficiente para se deslocarem e não podem satisfazer as suas necessidades básicas, o que pode de facto ser considerado como bastante cruel.

👎 Os membros do pessoal só podem ter conhecimentos insuficientes

Outro problema com os zoológicos é que os membros do pessoal dos jardins zoológicos muitas vezes não têm os conhecimentos necessários para cuidar dos diferentes animais de uma forma adequada. Na realidade, cada animal é diferente e necessita de tratamento individual.

No entanto, se os membros do pessoal não tiverem qualificações adequadas, é provável que alguns animais sejam tratados de forma bastante deficiente e muitos deles podem também sofrer de negligência grave ao longo do tempo.

👎 Alguns zoológicos dependem de doações e apoio governamental

Enquanto alguns jardins zoológicos são bastante lucrativos e ganham bom dinheiro, outros jardins zoológicos dependem de doações e subsídios governamentais para sobreviver. Contudo, muitas pessoas afirmam que o dinheiro dos contribuintes que é gasto em jardins zoológicos poderia ser muito melhor gasto em outros projectos de infra-estruturas importantes.

👎 Muitas vezes não é possível devolver os animais à natureza

Outra desvantagem significativa dos jardins zoológicos é que muitas vezes os animais não podem ser devolvidos à natureza depois de terem sido mantidos em cativeiro. De facto, os animais muitas vezes não aprendem a cuidar de si próprios nos jardins zoológicos, uma vez que aprendem a confiar nos guardas dos jardins zoológicos para lhes fornecer comida e todas as outras coisas de que necessitam.

Por sua vez, esses animais perderão parte dos seus instintos naturais e deixarão de ser capazes de sobreviver na natureza devido a isso. Assim, os jardins zoológicos também não são muitas vezes capazes de aumentar as populações de animais na natureza.

👎 Esperança de vida dos animais é mais curta nos jardins zoológicos

Muitos animais nos jardins zoológicos têm também uma esperança de vida significativamente mais baixa em comparação com os animais que vivem na natureza. Isto deve-se às condições de vida não naturais nos jardins zoológicos e também ao facto de os animais se cansarem frequentemente das suas vidas nos jardins zoológicos.

De facto, a psique desempenha um papel importante na esperança de vida de muitos animais e se esses animais se cansarem das suas vidas nos jardins zoológicos, é provável que a sua esperança de vida global também desça.

👎 Os recintos de um jardim zoológico alteram os comportamentos naturais do animal

Há alguns animais que não são construídos para suportar as condições encontradas no seu jardim zoológico normal. Os animais em hibernação e aqueles que seguem padrões migratórios específicos são os que mais se debatem. Os grandes animais também podem ver mudanças nos seus comportamentos porque não têm espaço suficiente para se movimentarem. Os elefantes são geralmente o sujeito desta desvantagem, uma vez que os seus habitats artificiais são quase sempre demasiado pequenos e as vedações restringem o seu desejo natural de migrar.

Quando um elefante é incapaz de realizar tarefas instintivas, tem uma reacção emocional que é semelhante à que os humanos experimentariam nessa situação. A única diferença é que existem alguns milhares de quilos a mais de agressão a gerir com o animal.

👎 Os animais de jardim zoológico podem ter problemas de saúde que não surgiriam na natureza

Há alturas em que os esforços de uma instalação para imitar o ambiente natural de um animal simplesmente não funcionam. Os ursos polares estão habituados às temperaturas árcticas, pelo que o facto de se viver num ambiente quente e com elevada humidade pode colocar um stress adicional à sua saúde. Os pinguins suportam tipicamente temperaturas geladas com os seus processos de acasalamento, mas depois ficam presos em climas tropicais onde o único local a arrefecer pode ser um pequeno congelador de explosão.

O ambiente natural é mais do que algumas árvores, uma grande rocha, e uma piscina para usar que tem uma cerca suficientemente alta para manter os humanos afastados deles. O clima e o clima também fazem parte do seu habitat natural. Esta desvantagem pode criar problemas de saúde significativos para alguns animais.

👎 Um jardim zoológico pode concentrar-se nos lucros em vez de se concentrar no bem-estar do animal

Instalações de conservação e programas de reprodução são uma forma de salvar animais em perigo, mas também podem tornar-se um gadget de comercialização. Os clientes precisam de entrar pelas portas para ajudar um jardim zoológico a manter-se financeiramente são. Devido à ética do cativeiro animal, há mais pessoas que se mantêm afastadas destas instalações hoje do que no passado, o que enfatiza a necessidade de sobrevivência. As práticas dos bastidores podem fazer poucos esforços para estar à altura da moral e da ética dos cuidados com os animais.

Esta desvantagem significa que cabe a cada um de nós trabalhar com as instalações locais que têm a missão de proteger os animais e de o fazer da forma correcta. Quando podemos trabalhar em conjunto, podemos salvar ou conservar muitas espécies.

👎 Os zoos podem estabelecer o padrão errado para a próxima geração

As nossas crianças aprenderão com o nosso exemplo quando olharem para as vantagens e desvantagens dos jardins zoológicos. Vamos a estas instalações para apoiar o processo científico e de conservação? Ou será que o fazemos mais sobre entretenimento do que sobre educação?

Se vamos a um jardim zoológico para ver animais que não são livres de vaguear, então é importante lembrar que um recinto muito bonito ainda é uma gaiola. Podemos ter criado dependências que exigem que alguns animais permaneçam em cativeiro, mas isso não significa que tenhamos de criar outra geração que enfrente os mesmos riscos. Se estivermos dispostos a aceitar estes resultados com animais, alguns críticos dos jardins zoológicos receiam que não demore muito tempo a pensar da mesma forma sobre os seres humanos.

👎 Os programas de conservação não garantem a sobrevivência de uma espécie

Os Pandas gigantes estão em programas de conservação de jardins zoológicos em todo o mundo, gerando dinheiro para a China no processo. Até aos anos 90, apenas 3 em cada 10 tentativas de reprodução foram bem sucedidas no confinamento. Mesmo que a primeira fase do processo fosse bem sucedida, apenas 40% das crias sobreviveriam até aos seus primeiros dias de infância.

Os zoológicos de hoje mais do que duplicaram a taxa de sobrevivência destes animais, mas também criam uma situação em que há ainda outra questão de dependência. As crias que nascem em cativeiro não podem regressar à natureza. Isso significa que elas vão depender de nós para a sua sobrevivência para o resto da sua vida.


📝 Conclusão

Os zoos são um daqueles parques que as pessoas adoram visitar ou odeiam por causa da ética envolvida com tal empresa. Embora o custo de passar um dia fora com os animais esteja a aumentar, há milhares destas organizações em todo o mundo que estão a fazer o seu melhor para ajudar os feridos, salvar os ameaçados, e restaurar os habitats naturais.

O zoo moderno quer vender-lhe uma história de empatia e refúgio. Quando ocorrem dissecações públicas ou eutanásia, essa narrativa desaparece. A posição de um animal é altamente dependente das perspectivas financeiras onde ele vive.

Vantagens e Desvantagens Dos Jardins Zoológicos

As Vantagens e Desvantagens dos Jardins Zoológicos (Zoo)

Os jardins zoológicos são uma componente controversa da sociedade humana. Proporcionam um refúgio seguro para animais ameaçados ou feridos, mas estes parques também podem ser abusivos no seu tratamento de criaturas. Alguns jardins zoológicos põem mesmo os humanos em exposição involuntariamente, mantendo-os em jaulas até ao século XX. Todos os animais de um jardim zoológico ou menagerie são mantidos num recinto, expostos ao público, e têm acesso a cuidados veterinários.

Mais de 180 milhões de pessoas visitam o jardim zoológico nos Estados Unidos todos os anos. Os primeiros jardins foram iniciados em 1828 em Londres para ajudar na investigação científica, e depois abriu as suas portas ao público pela primeira vez em 1857. Em Portugal temos o Jardim Zoológico de Lisboa.

Alguns zoológicos chamam-se a si próprios “bioparques” ou “instalações de conservação” como forma de se afastarem das conotações negativas do passado ou das instituições que hoje não tratam correctamente os seus animais.

A ideia de manter animais para exibição não é nova, com escavações no Egipto sugerindo que um menagerie de elefantes, gatos selvagens e hipopótamos foram mantidos em Hierakonpolis. Sabia-se que o rei Ashur-bel-kala construiu um jardim botânico e um jardim zoológico no século XI AC, enquanto que a imperatriz Tanki na China construiu um refúgio para veados no século II AC. No século IV a.C., quase todas as cidades-estado gregas tinham também o seu próprio jardim zoológico.

 


Índice


✔️ As Vantagens dos Jardins Zoológicos ✔️


Vejamos abaixo os benefícios dos Jardins Zoológicos:

👍 Podemos ver muitos animais diferentes

Uma vantagem importante dos jardins zoológicos é que nos permitem ver muitos animais diferentes num único local. De facto, muitos grandes jardins zoológicos têm centenas ou mesmo milhares de espécies animais diferentes e mesmo que se procure espécies bastante exóticas que nunca estariam presentes na sua área local, é provável que encontre essas espécies nos jardins zoológicos.

Assim, se for um amante de animais e quiser ver o maior número possível de animais num período de tempo bastante curto, é provável que os jardins zoológicos sejam bastante úteis para si.

👍 Os jardins zoológicos podem aumentar a sensibilização para os nossos problemas ambientais

Os zoos não só nos dão a oportunidade de ver muitos animais diferentes, como também são importantes de uma perspectiva educacional. De facto, muitas pessoas que vivem em grandes cidades perderam muitas vezes a sua ligação à natureza. Na realidade, essas pessoas trabalham frequentemente em trabalhos de escritório exigentes durante longas horas e já não passam mais tempo na natureza.

Especialmente para essas pessoas, pode ser bastante importante ir ao jardim zoológico e ver todos esses animais, a fim de lembrar como é realmente importante proteger o nosso ambiente. Assim, os jardins zoológicos também podem ser bastante importantes para aumentar a consciência dos nossos problemas ambientais globais, a fim de proteger os nossos animais o melhor possível.

👍 Importante para proteger as espécies ameaçadas de extinção

Os zoos podem também desempenhar um papel crucial na protecção de muitos animais contra o perigo de extinção ou mesmo de extinção. De facto, devido à destruição do habitat e muitos outros problemas ambientais, muitas espécies tornaram-se em perigo ao longo das últimas décadas.

Se quisermos salvar essas espécies da extinção, temos de as deixar reproduzir-se em ambientes seguros, como nos jardins zoológicos, a fim de as proteger de outras espécies predadoras.

Por sua vez, podem aumentar as hipóteses de podermos proteger muitas espécies animais da extinção.

👍 Os jardins zoológicos oferecem oportunidades para agradáveis viagens familiares

Especialmente se tiver filhos, ir ao jardim zoológico também pode ser uma actividade familiar bastante agradável. Na verdade, muitas crianças pequenas adoram ir ao jardim zoológico e ver os diferentes animais.

Isto não é apenas verdade para as crianças, mas também para muitos adultos. De facto, muitos de nós ficamos crianças no fundo e podemos também lembrar-nos de muitas boas memórias de infância.

Assim, ir ao jardim zoológico pode dar-lhe um grande tempo e pode ser uma boa forma de se desligar da sua vida diária stressante.

👍 Pode ver animais exóticos sem a necessidade de viajar

Os zoos também nos dão uma oportunidade única de ver muitos animais exóticos diferentes sem a necessidade de viajar para muitos países exóticos. Isto pode não só poupar-lhe muito dinheiro, mas também uma quantidade significativa de tempo.

Assim, se apenas quiser ver muitos animais mas não quiser viajar para outros países devido a várias razões, os zoos podem também proporcionar-lhe uma grande oportunidade a este respeito.

👍 Ir ao zoológico é uma espécie de férias curtas para muitas pessoas

Muitas pessoas também vão ao jardim zoológico para relaxar e ver algo completamente diferente em comparação com a sua vida quotidiana normal. De facto, especialmente as pessoas que trabalham em trabalhos exigentes durante horas bastante longas todos os dias, precisam frequentemente de tempo para si próprias a fim de recarregar as suas baterias.

Consequentemente, ir ao jardim zoológico pode ser uma excelente forma de passar o seu tempo num ambiente completamente diferente, o que também pode ser útil se estiver actualmente bastante aborrecido com a sua vida quotidiana.

👍 Ir ao jardim zoológico é muitas vezes bastante acessível

A taxa de entrada para jardins zoológicos é frequentemente também bastante baixa em muitos países do nosso planeta. Isto deve-se ao facto de muitos jardins zoológicos serem subsidiados pelo governo a fim de dar ao maior número possível de pessoas acesso aos jardins zoológicos.

Assim, também se tiver um orçamento e não puder gastar demasiado dinheiro nas suas actividades de lazer, os jardins zoológicos podem proporcionar-lhe uma grande oportunidade de passar o seu dia inteiro sem ter de gastar quantias excessivas de dinheiro nele.

👍 Existem múltiplos tipos de zoológicos para visitar em todo o mundo.

Afastámo-nos do parque zoológico tradicional para criar habitats que reproduzem a natureza da melhor forma possível, mantendo simultaneamente as qualidades protectoras de que alguns animais necessitam. Existem ainda os cenários padrão onde um animal vive num recinto ou alojado em edifícios que os protegem dos humanos e vice-versa para criar experiências de visualização seguras.

Estas são as opções adicionais que estão disponíveis hoje em dia:

  • Os parques Safari mantêm os animais em recintos exteriores maiores e utilizam fossos ou vedações em vez de gaiolas para manter os visitantes em segurança. Depois, passaria por estas instalações para entrar em contacto próximo com os animais.
  • Os jardins zoológicos à beira das estradas são pequenas instalações com fins lucrativos, encontradas em zonas rurais, que o levam a um contacto próximo com os animais.
  • Os jardins zoológicos de animais de estimação apresentam animais domésticos, animais de quinta, e outras criaturas domésticas que oferecem locais de baixo risco para encontros próximos.

👍 A maioria dos animais não é proveniente de capturas selvagens

Antes do ano 2000, ainda existiam jardins zoológicos que funcionavam com base no princípio de que podiam desenvolver exposições com base nos tipos de animais que podiam capturar. Com exceção de um punhado de instalações no sudeste asiático, já não é esse o caso. A maioria dos animais que estavam expostos ou estavam feridos e não podiam regressar ao meio selvagem ou tinham nascido em cativeiro. Quando os animais dos jardins zoológicos transferem animais, tomam medidas de quarentena adequadas para assegurar que uma doença não entre nas instalações. Este processo comercial elimina a ideia de um mercado aberto, pelo que os lucros são retirados da equação.

👍 Os zoos são úteis como instrumento educativo

Quando as famílias visitam o jardim zoológico, podem testemunhar animais que não podem ser vistos na sua região local. Há a controversa consideração de entretenimento sobre ir a uma instalação para ver animais por diversão, mas há também a oportunidade de aprender muita informação valiosa sobre cada espécie.

A maioria dos zoológicos oferece visitas guiadas que o podem levar aos bastidores para que possa ver como os treinadores alimentam os animais e trabalham com eles. Há pontos de informação que pode encontrar ao longo do percurso, para que crianças e adultos possam aumentar os seus conhecimentos. É geralmente mais fácil reter informação quando se pode interagir com os animais em vez de ver a sua fotografia num livro.

👍 Os zoos proporcionam um impulso económico à sua comunidade

Os jardins zoológicos podem ser uma atracção local, nacional, ou internacional que as pessoas querem ver. Estas atracções são frequentemente espaços seguros para as famílias jovens saírem e desfrutarem de um dia juntos. As excursões escolares saem para estas instalações como forma de ajudar as crianças a aprender mais sobre os animais. As instalações criam empregos bem remunerados, encorajam os empresários a serem activos na sua comunidade, e proporcionam benefícios indirectos também às empresas locais.

👍 Os zoos são tipicamente requeridos para fornecer cuidados especializados a cada espécie animal

É necessário muito conhecimento profundo para compreender as necessidades exactas dos animais que são cuidadas pelo zoo moderno. Os manipuladores devem conhecer os seus comportamentos, as suas necessidades alimentares, e os sintomas de saúde que requerem uma chamada ao veterinário. É uma oportunidade única para os estudantes estudarem e treinarem com os animais que amam, para que possam ajudar a espécie mais tarde na vida.

Muitos zoológicos trabalham com universidades e colégios locais para proporcionar estágios, permitindo à próxima geração de tratadores saber como proteger os animais e o seu ambiente.

👍 Existe um processo de acreditação para os jardins zoológicos.

Para que os jardins zoológicos continuem a funcionar, devem passar por um rigoroso processo de acreditação que verifique que seguem os procedimentos correctos do programa de conservação e reprodução. Tem de haver provas de segurança, cuidados diários adequados e limpeza para obterem também a certificação. As inspecções ocorrem regularmente para assegurar o cumprimento do programa. Se a instalação não cumprir o padrão esperado, podem perder a sua licença de funcionamento. Caso isso ocorra, os animais serão transferidos para um jardim zoológico diferente.

👍 As pessoas podem comportar-se de forma mais ecológica após a ida ao jardim zoológico

Outro benefício dos jardins zoológicos é que as pessoas podem também comportar-se de forma mais ecológica depois de terem ido ao jardim zoológico. De facto, muitas pessoas só se apercebem de quão importante é realmente comportar-se de forma amiga do ambiente quando vêem todos aqueles animais fascinantes.

Assim, ao ir ao jardim zoológico, as pessoas podem estar mais ansiosas por fazer esforços adicionais na sua vida quotidiana para se comportarem da forma mais ecológica possível, o que é crucial para proteger as nossas espécies animais e vegetais da extinção e também para resolver vários outros problemas ambientais.

👍 Os jardins zoológicos são bastante populares

Os zoos são também bastante populares em muitos países de todo o mundo. Assim, não tem de se preocupar em ir ao jardim zoológico de uma perspectiva social, uma vez que os zoos são socialmente aceites na maioria dos países do nosso planeta.

👍 Pode ser importante para os investigadores

Os zoos podem também desempenhar um papel crucial quando se trata de oportunidades de investigação. De facto, alguns jardins zoológicos oferecem um lar para algumas espécies bastante exóticas que já quase não existem na natureza. Assim, especialmente para as espécies raras, os jardins zoológicos podem ser bastante importantes para os investigadores, uma vez que são frequentemente o único local onde os cientistas podem explorar essas espécies raras.

A investigação sobre esta espécie é bastante importante, uma vez que só se conhecermos mais sobre elas, poderemos proteger essas espécies da extinção a longo prazo.

👍 Importante fonte de rendimento para muitas comunidades locais em todo o mundo

Os zoos não são apenas importantes para proteger os animais ameaçados de extinção, são também importantes de uma perspectiva financeira para muitas comunidades locais em todo o mundo. Especialmente nos países pobres em desenvolvimento, muitas regiões dependem dos jardins zoológicos para obter rendimentos adicionais a fim de melhorar as condições de vida do público em geral.

Isto não se deve apenas às taxas de entrada dos jardins zoológicos, mas também ao facto de os turistas dormirem em hotéis e comerem fora em restaurantes, o que gera ainda mais rendimentos significativos para a população local. Consequentemente, os jardins zoológicos podem também ser uma importante fonte de rendimento para muitas pessoas em zonas pobres do nosso planeta.

👍 A cooperação global é encorajada

Muitos zoológicos em todo o mundo também trabalham em conjunto e têm acordos de cooperação. Isto pode significar que enviam animais de um jardim zoológico para outro, caso isso faça sentido.

Também significa que esses zoológicos trabalham frequentemente em conjunto em projectos de investigação e partilham os seus últimos conhecimentos sobre como manter os animais nos jardins zoológicos da forma mais natural possível.

Assim, os jardins zoológicos podem também encorajar a cooperação global, o que pode beneficiar todas as partes a longo prazo.

👍 Podem proteger os animais da caça furtiva

Outra vantagem significativa dos jardins zoológicos é que eles podem proteger os animais da caça furtiva. De facto, muitos animais na natureza perdem a vida todos os anos devido à caça furtiva, uma vez que as pessoas querem vender os chifres ou outras partes valiosas desses animais por preços bastante elevados.

No entanto, através da caça furtiva, muitos animais tornaram-se em perigo e podem mesmo vir a ser extintos num futuro próximo. Assim, é crucial que protejamos esses animais dos caçadores furtivos, a fim de assegurar um futuro viável para eles.

👍 Bom destino para excursões escolares

Os zoos também podem ser um óptimo destino para viagens de campo. De facto, muitas crianças adoram ir ao jardim zoológico e este também pode ser um óptimo local para excursões escolares, uma vez que ir ao jardim zoológico é bastante livre de riscos e os professores podem não ter de se preocupar muito devido a isso. Assim, também se actualmente tentar descobrir o que fazer para a sua próxima excursão de campo, ir ao jardim zoológico também pode ser bastante agradável a este respeito.

Além disso, também pode educar as crianças sobre a importância de se comportarem de forma ecológica, o que é crucial para assegurar um futuro habitável para elas e para as próximas gerações.


❌ As Desvantagens dos Jardins Zoológicos ❌


Vejamos agora as desvantagens dos Jardins Zoológicos:

👎 Quando os animais nascem em cativeiro, tornam-se dependentes dos seres humanos

A razão pela qual a maioria dos animais que estão hoje em zoológicos são descendentes de animais capturados da geração anterior é o facto de os descendentes serem incapazes de lidar sozinhos na natureza. Ter um programa de reprodução bem sucedido pode salvar uma espécie, mas também pode criar oportunidades lucrativas de lucro para os negócios envolvidos.

A menos que existam áreas específicas e protegidas para os animais, tais como os cavalos de Przewalski a serem libertados para a zona de exclusão de Chernobyl, a maioria não conseguirá fazer a transição. Isto significa que o animal não tem outra escolha senão permanecer nas instalações durante o resto da sua vida.

👎 Os animais são apanhados em ambientes não naturais

Embora existam muitas vantagens dos jardins zoológicos, os seus opositores afirmam frequentemente que os jardins zoológicos só oferecem ambientes não naturais para os animais. Além disso, esses animais podem muitas vezes sentir-se encurralados, uma vez que têm de permanecer nas suas jaulas e não podem navegar como fariam na natureza.

👎 As condições nos jardins zoológicos são muitas vezes bastante pobres

Outra desvantagem dos jardins zoológicos é que muitas vezes só oferecem condições de vida bastante más aos animais. De facto, muitos animais são mantidos de uma forma não natural e também não recebem outros animais suficientes da sua espécie. Por sua vez, é provável que esses animais dos jardins zoológicos sejam muito mais infelizes em comparação com os animais da mesma espécie que vivem na natureza.

👎 Os animais têm frequentemente apenas um espaço bastante limitado

Outro problema dos jardins zoológicos é que muitas vezes os animais têm apenas um espaço bastante limitado para se deslocarem. De facto, embora os animais tenham um espaço quase ilimitado na natureza, estão frequentemente enjaulados em áreas bastante confinadas nos jardins zoológicos.

Isto deve-se ao facto de muitos jardins zoológicos quererem manter o maior número possível de animais para os mostrar ao público em geral. Contudo, isto também implica que cada animal terá apenas um espaço bastante limitado para viver.

👎 Há uma questão ética a que temos de responder

A maioria dos animais selvagens prospera quando podem viver no seu habitat natural. Quando os trazemos para um recinto de qualquer tipo, então pode ter um impacto directo e adverso na sua saúde. As orcas são um excelente exemplo desta questão. A sua longevidade vê uma redução de 70% quando vivem em cativeiro.

Os melhores habitats criados pelo homem não são uma substituição adequada para os que os animais podem encontrar na natureza. Embora os animais feridos possam reabilitar-se com sucesso em muitas situações com a ajuda de um jardim zoológico, manter um animal fechado para o resto da sua vida é uma questão ética desafiante que todos nós temos de responder.

👎 Os jardins zoológicos podem lutar para se manterem rentáveis

Muitos jardins zoológicos não estão a atingir os seus objectivos financeiros anuais. Mesmo as instalações populares estão a ver um número mais baixo de visitantes, o que se traduz em menos dinheiro destinado aos cuidados das criaturas que vivem nas instalações. Quando as despesas excedem as receitas recebidas, então os animais podem precisar de ir para outros jardins zoológicos. A escassez de pessoal e os orçamentos limitados podem mesmo significar a eutanásia de alguns dos animais, se não for possível encontrar outro espaço de vida apropriado.

Em Janeiro de 2016, um leão decidiu que era excessivo foi eutanizado num pequeno jardim zoológico dinamarquês. Em seguida, os funcionários realizaram uma dissecação pública sobre o animal. Em 2014, uma instalação em Copenhaga matou uma girafa jovem, dissecou-a em público, e depois alimentou os seus leões com as peças. Depois, estas acções são justificadas pela ideia de que se algum dinheiro não for angariado, terão de fazer a mesma coisa a todos os outros animais da instalação.

👎 Os problemas mentais dos animais nos jardins zoológicos são bastante comuns

De facto, devido a condições de vida bastante pobres, muitos animais nos jardins zoológicos desenvolvem sérios problemas mentais ao longo do tempo. Isto é bastante lógico uma vez que cada organismo vivo precisa de condições de vida adequadas para se sentir bem e para aumentar a sua população a longo prazo. O mesmo é mesmo verdade para nós, humanos. Se temos de viver em condições não naturais, também desenvolvemos problemas mentais e o mesmo se aplica a animais de muitos tipos.

Assim, a fim de proteger esses animais das questões mentais da melhor forma possível, os jardins zoológicos devem tentar melhorar as condições gerais de vida desses animais e proporcionar-lhes espaço suficiente para que possam viver da forma mais natural possível.

👎 Os animais podem não se reproduzir nos jardins zoológicos de uma forma suficiente

Devido às condições de vida não naturais dos jardins zoológicos, é também menos provável que os animais se reproduzam em jardins zoológicos e, portanto, a população desses animais pode diminuir em vez de aumentar a longo prazo.

Consequentemente, os jardins zoológicos podem não proteger de todo a nossa espécie animal da extinção, especialmente se esses animais forem mantidos em condições bastante más e não estiverem, portanto, dispostos a reproduzir-se de forma suficiente.

👎 Podem alterar o comportamento dos animais

Em geral, se os animais forem mantidos em condições de vida não naturais, o seu comportamento irá mudar a longo prazo. Assim, é bastante provável que os animais nos jardins zoológicos desenvolvam mudanças de comportamento ao longo do tempo e alguns desses animais podem também tornar-se bastante imprevisíveis e perigosos para os tratadores de animais nos jardins zoológicos.

👎 Os opositores dos jardins zoológicos afirmam que são cruéis

Uma vez que as condições gerais de vida dos animais são frequentemente bastante más nos jardins zoológicos, os opositores dos jardins zoológicos também afirmam frequentemente que a maioria dos jardins zoológicos são cruéis e deveriam ser encerrados. De facto, em muitos países do nosso planeta, os animais dos jardins zoológicos não têm espaço suficiente para se deslocarem e não podem satisfazer as suas necessidades básicas, o que pode de facto ser considerado como bastante cruel.

👎 Os membros do pessoal só podem ter conhecimentos insuficientes

Outro problema com os zoológicos é que os membros do pessoal dos jardins zoológicos muitas vezes não têm os conhecimentos necessários para cuidar dos diferentes animais de uma forma adequada. Na realidade, cada animal é diferente e necessita de tratamento individual.

No entanto, se os membros do pessoal não tiverem qualificações adequadas, é provável que alguns animais sejam tratados de forma bastante deficiente e muitos deles podem também sofrer de negligência grave ao longo do tempo.

👎 Alguns zoológicos dependem de doações e apoio governamental

Enquanto alguns jardins zoológicos são bastante lucrativos e ganham bom dinheiro, outros jardins zoológicos dependem de doações e subsídios governamentais para sobreviver. Contudo, muitas pessoas afirmam que o dinheiro dos contribuintes que é gasto em jardins zoológicos poderia ser muito melhor gasto em outros projectos de infra-estruturas importantes.

👎 Muitas vezes não é possível devolver os animais à natureza

Outra desvantagem significativa dos jardins zoológicos é que muitas vezes os animais não podem ser devolvidos à natureza depois de terem sido mantidos em cativeiro. De facto, os animais muitas vezes não aprendem a cuidar de si próprios nos jardins zoológicos, uma vez que aprendem a confiar nos guardas dos jardins zoológicos para lhes fornecer comida e todas as outras coisas de que necessitam.

Por sua vez, esses animais perderão parte dos seus instintos naturais e deixarão de ser capazes de sobreviver na natureza devido a isso. Assim, os jardins zoológicos também não são muitas vezes capazes de aumentar as populações de animais na natureza.

👎 Esperança de vida dos animais é mais curta nos jardins zoológicos

Muitos animais nos jardins zoológicos têm também uma esperança de vida significativamente mais baixa em comparação com os animais que vivem na natureza. Isto deve-se às condições de vida não naturais nos jardins zoológicos e também ao facto de os animais se cansarem frequentemente das suas vidas nos jardins zoológicos.

De facto, a psique desempenha um papel importante na esperança de vida de muitos animais e se esses animais se cansarem das suas vidas nos jardins zoológicos, é provável que a sua esperança de vida global também desça.

👎 Os recintos de um jardim zoológico alteram os comportamentos naturais do animal

Há alguns animais que não são construídos para suportar as condições encontradas no seu jardim zoológico normal. Os animais em hibernação e aqueles que seguem padrões migratórios específicos são os que mais se debatem. Os grandes animais também podem ver mudanças nos seus comportamentos porque não têm espaço suficiente para se movimentarem. Os elefantes são geralmente o sujeito desta desvantagem, uma vez que os seus habitats artificiais são quase sempre demasiado pequenos e as vedações restringem o seu desejo natural de migrar.

Quando um elefante é incapaz de realizar tarefas instintivas, tem uma reacção emocional que é semelhante à que os humanos experimentariam nessa situação. A única diferença é que existem alguns milhares de quilos a mais de agressão a gerir com o animal.

👎 Os animais de jardim zoológico podem ter problemas de saúde que não surgiriam na natureza

Há alturas em que os esforços de uma instalação para imitar o ambiente natural de um animal simplesmente não funcionam. Os ursos polares estão habituados às temperaturas árcticas, pelo que o facto de se viver num ambiente quente e com elevada humidade pode colocar um stress adicional à sua saúde. Os pinguins suportam tipicamente temperaturas geladas com os seus processos de acasalamento, mas depois ficam presos em climas tropicais onde o único local a arrefecer pode ser um pequeno congelador de explosão.

O ambiente natural é mais do que algumas árvores, uma grande rocha, e uma piscina para usar que tem uma cerca suficientemente alta para manter os humanos afastados deles. O clima e o clima também fazem parte do seu habitat natural. Esta desvantagem pode criar problemas de saúde significativos para alguns animais.

👎 Um jardim zoológico pode concentrar-se nos lucros em vez de se concentrar no bem-estar do animal

Instalações de conservação e programas de reprodução são uma forma de salvar animais em perigo, mas também podem tornar-se um gadget de comercialização. Os clientes precisam de entrar pelas portas para ajudar um jardim zoológico a manter-se financeiramente são. Devido à ética do cativeiro animal, há mais pessoas que se mantêm afastadas destas instalações hoje do que no passado, o que enfatiza a necessidade de sobrevivência. As práticas dos bastidores podem fazer poucos esforços para estar à altura da moral e da ética dos cuidados com os animais.

Esta desvantagem significa que cabe a cada um de nós trabalhar com as instalações locais que têm a missão de proteger os animais e de o fazer da forma correcta. Quando podemos trabalhar em conjunto, podemos salvar ou conservar muitas espécies.

👎 Os zoos podem estabelecer o padrão errado para a próxima geração

As nossas crianças aprenderão com o nosso exemplo quando olharem para as vantagens e desvantagens dos jardins zoológicos. Vamos a estas instalações para apoiar o processo científico e de conservação? Ou será que o fazemos mais sobre entretenimento do que sobre educação?

Se vamos a um jardim zoológico para ver animais que não são livres de vaguear, então é importante lembrar que um recinto muito bonito ainda é uma gaiola. Podemos ter criado dependências que exigem que alguns animais permaneçam em cativeiro, mas isso não significa que tenhamos de criar outra geração que enfrente os mesmos riscos. Se estivermos dispostos a aceitar estes resultados com animais, alguns críticos dos jardins zoológicos receiam que não demore muito tempo a pensar da mesma forma sobre os seres humanos.

👎 Os programas de conservação não garantem a sobrevivência de uma espécie

Os Pandas gigantes estão em programas de conservação de jardins zoológicos em todo o mundo, gerando dinheiro para a China no processo. Até aos anos 90, apenas 3 em cada 10 tentativas de reprodução foram bem sucedidas no confinamento. Mesmo que a primeira fase do processo fosse bem sucedida, apenas 40% das crias sobreviveriam até aos seus primeiros dias de infância.

Os zoológicos de hoje mais do que duplicaram a taxa de sobrevivência destes animais, mas também criam uma situação em que há ainda outra questão de dependência. As crias que nascem em cativeiro não podem regressar à natureza. Isso significa que elas vão depender de nós para a sua sobrevivência para o resto da sua vida.


📝 Conclusão

Os zoos são um daqueles parques que as pessoas adoram visitar ou odeiam por causa da ética envolvida com tal empresa. Embora o custo de passar um dia fora com os animais esteja a aumentar, há milhares destas organizações em todo o mundo que estão a fazer o seu melhor para ajudar os feridos, salvar os ameaçados, e restaurar os habitats naturais.

O zoo moderno quer vender-lhe uma história de empatia e refúgio. Quando ocorrem dissecações públicas ou eutanásia, essa narrativa desaparece. A posição de um animal é altamente dependente das perspectivas financeiras onde ele vive.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles