Segunda-feira, Maio 20, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

ūüöÄ As Vantagens E Desvantagens da Explora√ß√£o Espacial

exploração espacial vantagens e desvantagens

Os Prós e Contras da Exploração Espacial

Desde a primeira aterragem bem sucedida da Apollo 11 na superf√≠cie da lua, em 20 de julho de 1969, seguiram-se outras explora√ß√Ķes espaciais. Foi um avan√ßo na astronomia e um feito para os Estados Unidos. D√©cadas mais tarde, o homem continua a aprender mais sobre os planetas e o espa√ßo exterior.


Índice


 

O espaço: A Última Fronteira

Uma das raz√Ķes pelas quais universos fict√≠cios como os de Star Wars ou Star Trek s√£o populares √© porque nos mostram uma realidade onde a esperan√ßa √© poss√≠vel em qualquer lugar. No primeiro, a explora√ß√£o do espa√ßo conduz a um esp√≠rito independente, onde o destino da pr√≥pria cultura e identidade corre o risco de ser invadido por um governo zeloso. No segundo, a humanidade ultrapassa os seus problemas centrais de conflito, fome e pobreza para se tornar um grande explorador do espa√ßo.

Numerosos romances e histórias de ficção científica ao longo dos anos mostram-nos que explorar o espaço pode ser excitante e rentável. O que nem sempre discutimos são os potenciais perigos e despesas que uma ação deste tipo nos traria também. Quando os colonos europeus vieram para as Caraíbas como exploradores, algumas tribos perderam até 90% da sua população devido à introdução de novas doenças.
Se começássemos a explorar mundos alienígenas ou a encontrar nova vida, todo o nosso planeta poderia ter os mesmos problemas que essas tribos insulares.

√Č por isso que √© fundamental examinar as vantagens e desvantagens da explora√ß√£o do espa√ßo antes de lan√ßarmos estas miss√Ķes, a fim de garantir que todos possamos alcan√ßar o melhor resultado poss√≠vel.

 


‚úĒÔłŹ Vejamos Agora as Vantagens Da Explora√ß√£o Espacial ‚úĒÔłŹ


 

ūüĎć Vantagem: D√° esperan√ßa √† humanidade para o futuro

Os seres humanos est√£o agora confinados a um √ļnico planeta e a instala√ß√Ķes que o orbitam. Se algo acontecer que mude o ambiente do planeta, ter√° o potencial de aniquilar toda a esp√©cie humana. Um grande asteroide, a estrela que vai nova, ou mesmo uma mudan√ßa no clima planet√°rio, poderia devastar a humanidade. A explora√ß√£o do espa√ßo d√°-nos a oportunidade de come√ßar a colonizar outros locais, dando-nos esperan√ßa de que a nossa esp√©cie possa sobreviver.

 

ūüĎć Vantagem: Aumenta os nossos conhecimentos

Há muitos segredos à espera de serem descobertos no espaço. Asteroides ou planetas podem ter novos materiais que nós não temos na Terra. Podemos descobrir mais sobre como o Universo foi criado e porque é que ele existe no seu estado atual. Estas descobertas poderão então ajudar a melhorar a vida no nosso próprio planeta à medida que procuramos outros para explorar.

 

ūüĎć Vantagem: Impulsiona inova√ß√Ķes em numerosos campos

De acordo com o 100-Year Starship Program, as tecnologias que foram criadas e tornadas possíveis devido à exploração do espaço ajudaram a moldar, permear, e são parte integrante do que somos hoje. Para percorrer as estrelas, temos de ser capazes de armazenar grandes quantidades de energia. Temos de desenvolver sistemas de apoio em circuito fechado. Os avanços na agricultura, na informática, na inteligência artificial e na produção também têm de acontecer. O quadro necessário para explorar o espaço melhora os quadros socioeconómicos que temos em casa.

 

ūüĎć Vantagem: √Č uma oportunidade que est√° ao alcance de qualquer pessoa

Se tem um telesc√≥pio, ent√£o tem a oportunidade de come√ßar a explorar o espa√ßo. H√° mais de 300 anos que olhamos para as estrelas com esta tecnologia como uma forma de aprender mais sobre o nosso planeta e sobre n√≥s pr√≥prios como esp√©cie. Quando o telesc√≥pio espacial Hubble foi lan√ßado em 1990, deu-nos as nossas primeiras opini√Ķes sem interfer√™ncia atmosf√©rica sobre como era a vastid√£o do nosso universo.

Com milh√Ķes de imagens tiradas e dezenas de milhares de artigos escritos com base nas observa√ß√Ķes feitas a partir de tecnologias telesc√≥picas simples, aprendemos mais sobre a estrutura do nosso universo, a sua idade e a composi√ß√£o do nosso sistema solar nos √ļltimos 20 anos do que os nossos antepassados alguma vez sonhariam que fosse poss√≠vel.

 

ūüĎć Vantagem: D√°-nos uma oportunidade de promover uma verdadeira coopera√ß√£o

Porque somos um mundo de Estados-na√ß√£o, os investimentos que fazemos na explora√ß√£o do espa√ßo tendem a ter um sentimento patri√≥tico para eles. Alguns esfor√ßos neste dom√≠nio cient√≠fico continuam a ter uma base nacional, mas para a maioria dos projetos existe um esp√≠rito de coopera√ß√£o entre os pa√≠ses do mundo que fizeram deste dom√≠nio da ci√™ncia uma prioridade m√°xima. Trabalhamos em conjunto como ra√ßa humana para operar a esta√ß√£o espacial internacional, financiar projetos de investiga√ß√£o e olhar para fora para al√©m das estrelas para ver o que l√° est√°. √Č uma das poucas √°reas das nossas vidas em que hoje pomos de lado as nossas fronteiras para trabalharmos em conjunto em prol de um bem comum.

 

ūüĎć Vantagem: Explorar algo novo

Embora ainda existam regi√Ķes do nosso planeta que raramente estudamos devido a limita√ß√Ķes tecnol√≥gicas, a vastid√£o do universo √© um pr√©mio muito mais significativo. Apenas as naves espaciais Voyager ultrapassaram as primeiras fronteiras do nosso sistema solar. A informa√ß√£o que nos fornecem quase quatro d√©cadas ap√≥s o seu lan√ßamento continua a iluminar o nosso conhecimento do Universo. H√° tantas perguntas sem resposta quando pensamos no espa√ßo, especialmente agora que os cientistas podem determinar que estrelas t√™m planetas em √≥rbita √† sua volta.

Haver√° vida algures no Universo? Em caso afirmativo, ser√° que esses seres se pareceriam connosco? H√° numerosas barreiras tecnol√≥gicas que temos de transpor antes de podermos percorrer longas dist√Ęncias no v√°cuo do espa√ßo, mas estamos a aproximar-nos cada dia mais um passo.

 

ūüĎć Vantagem: Cria numerosas oportunidades de emprego em diversos √°reas

H√° mais de 18 000 pessoas empregadas nos Estados Unidos pela NASA, juntamente com in√ļmeros empreiteiros, freelancers e especialistas n√£o contados nesses n√ļmeros. A empresa privada SpaceX fornece cerca de 7000 postos de trabalho a tempo inteiro e altamente qualificados que apoiam a economia. Depois h√° os astronautas, engenheiros e especialistas de voo que gerem os mecanismos reais do voo espacial a considerar.

S√£o poss√≠veis numerosas oportunidades de emprego indireto, devido aos nossos esfor√ßos tamb√©m na explora√ß√£o do espa√ßo. Precisamos de fornecedores de refei√ß√Ķes, designers, nutricionistas, formadores pessoais, astr√≥nomos, cientistas, e muitas outras posi√ß√Ķes para apoiar estas atividades.

 

ūüĎć Vantagem: Permite-nos compreender melhor o nosso planeta

Quando podemos observar a escala total do nosso planeta a partir de uma posi√ß√£o orbital elevada, ent√£o podemos ver mudan√ßas que nem sempre s√£o poss√≠veis a partir do solo. D√°-nos uma forma de acompanhar as mudan√ßas no nosso ambiente, estudar o empobrecimento da camada de ozono e medir os impactos de um planeta em aquecimento. Podemos fornecer modelos precisos de previs√£o dos padr√Ķes meteorol√≥gicos, observar os movimentos das tropas e instalar equipamento de seguran√ßa que proteja contra um ataque. Quando aproveitamos plenamente este benef√≠cio, torna-se poss√≠vel criar um lugar no universo que seja mais saud√°vel durante muitos anos.

 

ūüĎć Vantagem: Uma nova perspetiva sobre o nosso lugar no universo

Foram precisos v√°rios s√©culos para que o mundo cient√≠fico (de volta por fan√°ticos religiosos) aceitasse o facto de que a Terra n√£o era o centro do universo. Quando vimos essa primeira imagem √† dist√Ęncia de como √© o nosso planeta a partir de um ponto distante do nosso sistema solar, tornou-se claro que um pequeno ponto azul p√°lido no meio da vastid√£o do nosso universo coloca as nossas quest√Ķes di√°rias numa nova perspetiva. At√© descobrirmos o contr√°rio, esta √© a √ļnica casa que temos. Cabe a cada um de n√≥s partilhar recursos, reduzir conflitos e trabalhar em prol de um bem comum.

 

ūüĎć Vantagem: Permite-nos identificar perigos potenciais antes de eles atacarem

A cintura de asteroides entre J√ļpiter e Marte √© apenas uma fonte para estas rochas mortais no nosso sistema solar. Pode at√© haver amea√ßas que viajam atrav√©s do universo para interagir com a nossa regi√£o do espa√ßo de tempo a tempo. S√≥ seria necess√°rio um impacto significativo para mudar a vida no nosso planeta para sempre, raz√£o pela qual a explora√ß√£o espacial faz da identifica√ß√£o de amea√ßas uma prioridade m√°xima. Se conseguirmos localizar e mover asteroides ou cometas amea√ßadores antes que eles ameacem um impacto, poderemos parar o Apocalipse antes que ele tenha a oportunidade de come√ßar.

 

ūüĎć Vantagem: Acesso a novos minerais, metais preciosos e outros itens √ļteis

Graças aos asteroides que ocasionalmente chegam à superfície do nosso planeta, sabemos que muitos deles contêm ferro e carbono. Sabemos também que há níquel, cobalto, silício, magnésio, cálcio e vários outros elementos presentes. Alguns podem ter água ou oxigénio contidos sob a sua superfície. Pode até haver ali ouro, platina e outros metais preciosos. Poderemos até descobrir algo que nunca encontrámos antes.
A exploração espacial dá-nos uma oportunidade de aceder a novos recursos minerais, permitindo a privatização deste empreendimento. Também nos daria a oportunidade de começar a construir no espaço, porque as matérias-primas são fáceis de transportar e de transportar.

 

ūüĎć Vantagem: Ver o que est√° para al√©m da fronteira final

A menos que as circunst√Ęncias mudem de alguma forma, chegar√° um momento em que a nossa esp√©cie ultrapassar√° o nosso planeta. Temos de come√ßar a procurar oportunidades de coloniza√ß√£o no nosso sistema solar e para al√©m dele, para ajudar a apoiar o futuro da nossa ra√ßa. √Ä medida que as nossas descobertas cient√≠ficas e tecnol√≥gicas come√ßam a abrir oportunidades para visitar estrelas distantes, podemos come√ßar a descobrir ainda mais mist√©rios que nos ajudar√£o a responder √†s quest√Ķes significativas da vida.

 

ūüĎć Vantagem: Pode mudar a nossa abordagem √† medicina

A descoberta de novos elementos org√Ęnicos no espa√ßo pode ajudar-nos a descobrir curas para algumas das nossas piores doen√ßas. N√≥s realmente n√£o sabemos o que √© poss√≠vel no nosso universo para al√©m do √Ęmbito da f√≠sica b√°sica. Poderia haver tesouros incalcul√°veis √† espera de serem descobertos para al√©m do nosso sistema solar. Embora haja sempre um elemento de risco em qualquer empreendimento de explora√ß√£o, h√° muitas vezes grandes recompensas √† espera que aqueles que abra√ßam a sua coragem comecem a avan√ßar. Ao ritmo de desenvolvimento que vimos no s√©culo XXI, poder√≠amos estar a olhar para uma ra√ßa humana muito diferente na vida dos nossos filhos, com base nas possibilidades de descoberta.

 

ūüĎć Vantagem: Sabemos mais sobre o nosso planeta gra√ßas aos nossos esfor√ßos para explorar o espa√ßo

Porque a explora√ß√£o do espa√ßo nos d√° uma perspetiva diferente, permite-nos olhar para o nosso planeta de uma forma diferente. A vista de fora da nossa atmosfera permite-nos ver o panorama geral em vez de tentar extrapolar informa√ß√£o a partir da investiga√ß√£o em micro escala. Esta vantagem permitiu-nos descobrir o problema do empobrecimento da camada superior da atmosfera, iniciar as conversa√ß√Ķes sobre o aquecimento global e examinar o impacto atual e futuro das altera√ß√Ķes do padr√£o meteorol√≥gico que podem ocorrer devido a um clima em mudan√ßa.

A exploração do espaço ajuda-nos a olhar tanto para dentro como para fora, ajudando-nos a todos a encontrar as mudanças necessárias para manter o nosso planeta saudável para os nossos filhos, netos e para além dele.

 


‚ĚĆ Vejamos Agora as Desvantagens Da Explora√ß√£o Espacial ‚ĚĆ


 

ūüĎé Desvantagem: Sondas Espaciais

As sondas espaciais n√£o tripuladas s√£o frequentemente consideradas a melhor escolha para a explora√ß√£o do espa√ßo, porque n√£o p√Ķem vidas humanas em risco e s√£o relativamente mais baratas de lan√ßar, uma vez que n√£o necessitam de espa√ßo para o conforto ou as necessidades humanas. No entanto, h√° tamb√©m desvantagens nas sondas n√£o tripuladas, incluindo o facto de n√£o se poderem adaptar a circunst√Ęncias imprevistas. Um bom exemplo disso √© o Orbitador Clim√°tico de Marte, que recebeu coordenadas incorretas para aterrar e queimou √† entrada antes de poder enviar quaisquer dados sobre Marte. Mais de 120 milh√Ķes de d√≥lares foram desperdi√ßados nesta sonda.

 

ūüĎé Desvantagem: Justifica√ß√£o para viagens espaciais

Ligada √† quest√£o do custo e do risco de vida humana, est√° a quest√£o da justifica√ß√£o. A explora√ß√£o do espa√ßo apela ao desejo humano de aprender sobre o universo; no entanto, n√£o tem qualquer aplica√ß√£o simples e pragm√°tica. Embora possa haver alguma utiliza√ß√£o pr√°tica num futuro distante, como a poss√≠vel coloniza√ß√£o de outros planetas, √© dif√≠cil justificar a continua√ß√£o da explora√ß√£o do espa√ßo a pessoas preocupadas com preocupa√ß√Ķes imediatas, como o crime ou a economia.

 

ūüĎé Desvantagem: Conhecido e Desconhecido

H√° sempre o problema do risco imprevisto com a explora√ß√£o do espa√ßo. O vaiv√©m espacial Challenger explodiu durante o lan√ßamento em 1986, matando sete astronautas, e o vaiv√©m Col√īmbia explodiu durante a reentrada em 2003, matando tamb√©m sete. A radia√ß√£o solar √© um perigo constante para os astronautas e pode haver riscos imprevistos quando estes viajam muito para al√©m da Terra, exacerbados pelo facto de haver pouca esperan√ßa de regressar a casa a tempo de pedir ajuda.

 

ūüĎé Desvantagem: Custo das viagens espaciais

Uma das maiores cr√≠ticas contra a explora√ß√£o do espa√ßo √© o seu custo. Segundo a Universidade da Florida, o lan√ßamento de um vaiv√©m espacial custa cerca de 500 milh√Ķes de d√≥lares. Estas despesas s√≥ ir√£o aumentar se considerarmos as viagens espaciais de longo prazo, como as explora√ß√Ķes tripuladas a Marte ou √†s luas de J√ļpiter. Embora a nova tecnologia possa certamente limitar os custos ineficientes envolvidos na explora√ß√£o espacial, muitos argumentam que ainda √© dinheiro que poderia ser melhor gasto em quest√Ķes mais prementes.

 

ūüĎé Desvantagem: Pode causar-nos danos ou causar danos a outras esp√©cies no espa√ßo

Sabemos por experi√™ncia pr√≥pria o que acontece quando um grupo de humanos entra em contacto com outro grupo ap√≥s gera√ß√Ķes de isolamento. As doen√ßas que se transferiram de um lado para o outro entre a Europa e o Novo Mundo devastaram algumas culturas. Houve alturas em que a var√≠ola matava sozinha mais de 90% da popula√ß√£o local. Se encontrarmos vida num planeta diferente (ou se eles nos visitarem), a amea√ßa de transmiss√£o de doen√ßas √© real. Os seus v√≠rus, bact√©rias e invasores potencialmente desconhecidos podem causar-nos tantos danos quanto n√≥s os podemos causar. O primeiro contacto seria uma experi√™ncia emocionante, mas tamb√©m poderia ser mortal, mesmo que ningu√©m tenha qualquer m√° inten√ß√£o em rela√ß√£o ao outro.

 

ūüĎé Desvantagem: Os astronautas recebem exposi√ß√£o a perigos naturais enquanto se encontram no espa√ßo.

Se o processo de lançamento não o matar durante um esforço de exploração espacial tripulado, então os perigos naturais que estão presentes fora da atmosfera do nosso planeta podem tornar-se problemáticos de várias formas. A radiação que vem do sol é um perigo constante para os astronautas quando estão no espaço, e o ambiente sem peso pode alterar o seu condicionamento físico. As experiências com gémeos idênticos, com um a permanecer no nosso planeta e o outro a passar uma longa missão no espaço, mostram que há mudanças a nível celular e genético que ocorrem também com as viagens espaciais.

 

ūüĎé Desvantagem: Os atuais esfor√ßos de explora√ß√£o do espa√ßo podem ser uma viagem de ida apenas

Quando envi√°mos os astronautas para a Lua, a nossa tecnologia proporcionou-lhes uma oportunidade de aterrar na superf√≠cie e regressar √† sua nave espacial. √Č poss√≠vel que pud√©ssemos realizar uma a√ß√£o semelhante para asteroides, luas em redor de outros planetas e outros corpos celestes que n√£o tenham atmosfera. Se vamos come√ßar a explorar Marte, ent√£o essa viagem pode ser uma viagem s√≥ de ida para os astronautas.

Mesmo que esta viagem não se torne uma viagem de ida, o tempo necessário para chegar a um destino além da Lua torna virtualmente impossível montar uma missão de salvamento se algo correr mal. A nossa visão atual da exploração do espaço requer perfeição para criar um resultado bem-sucedido.

 

ūüĎé Desvantagem: Cria eventos de polui√ß√£o de alto n√≠vel

Temos de consumir combust√≠veis f√≥sseis quando lan√ßamos foguetes no espa√ßo, o que significa que estamos a criar um n√≠vel significativo de polui√ß√£o cada vez que gastamos combust√≠vel para fins de explora√ß√£o. Mesmo com uma carga leve, custa cerca de 300 000 d√≥lares o combust√≠vel de um foguet√£o. Modelos maiores poderiam conter meio milh√£o de gal√Ķes de combust√≠vel que seriam utilizados durante toda uma miss√£o. Depois, temos de encontrar uma forma de colocar estes combust√≠veis em √≥rbita segura para tornar os nossos esfor√ßos de explora√ß√£o √ļteis, criando ainda mais problemas potenciais para a nossa atmosfera.

Há mais de meio milhão de itens de lixo de mais de 50 anos de viagens espaciais e colocação de satélites que orbitam o nosso planeta neste momento. A menos que esses itens caiam na atmosfera e ardam, eles permanecerão no lugar para sempre. O anel de detritos que criámos torna a exploração espacial mais perigosa porque um impacto com o casco de uma nave pode ter resultados mortais. Teremos de limpar esta confusão no futuro para proporcionar maior segurança aos nossos futuros exploradores, e não fazemos ideia de qual poderá ser a despesa.

 

ūüĎé Desvantagem: Pode fazer com que o nosso planeta enfrente perigos desconhecidos

Um tema comum em muitos romances, programas e filmes de ficção científica é a ideia de que uma raça alienígena é hostil para connosco. Acredita-se amplamente que a água pode ser uma das mercadorias mais escassas do universo, mas aqui estamos nós com um planeta que é mais de 70% de água. Se começarmos a aventurar-nos para além do nosso sistema solar, é perfeitamente possível que encontremos uma espécie que decida que os nossos recursos estão maduros para a exploração. Partimos do princípio de que uma cultura avançada que poderia inventar viagens espaciais em tempo real seria pacífica, mas não há garantias. A exploração do espaço poderia tornar-se um convite para a guerra interestelar.

 

ūüĎé Desvantagem: Implicar√° sempre um risco

O ser humano n√£o deveria estar no vazio do espa√ßo. Temos de usar equipamento de prote√ß√£o extensivo para sobreviver a essas condi√ß√Ķes. Mesmo uma pequena fuga ou fissura num capacete, ou fato seria suficiente para criar uma condi√ß√£o de sa√ļde adversa. Esta quest√£o tamb√©m se aplica aos ambientes planet√°rios que conhecemos agora. Depois, h√° as quest√Ķes de sa√ļde a considerar quando o corpo humano sofre de falta de gravidade durante um longo per√≠odo de tempo.


Conclus√£o

Quando examinamos estes prós e contras da exploração espacial, existe uma certa nobreza na ideia de procurar o que está para além do próximo horizonte. A nossa sociedade foi construída sobre o desejo de explorar o planeta onde vivemos. Agora a nossa cultura tem a necessidade de começar a ultrapassar a próxima fronteira. Quer isso signifique colonizarmos a lua, estabelecer uma comunidade em Marte, ou alcançar a Alfa Centauri, há algo à espera de ser descoberto. Estamos mais perto do que nunca de descobrir o que isso pode ser.

A explora√ß√£o do espa√ßo √© ben√©fica, mesmo que a vejamos apenas atrav√©s da lente da esperan√ßa. √Č uma ideia que nos une como uma s√≥ ra√ßa, em vez de mais de 190 pa√≠ses diferentes. Podemos avan√ßar para o universo como um s√≥ povo, dando os primeiros passos rumo a novas experi√™ncias, tal como fizemos quando coloc√°mos os astronautas na lua pela primeira vez.

Os exploradores enfrentam sempre o perigo, e o espaço não é exceção a essa regra. O vácuo do universo não foi feito para os humanos, o que significa que temos de nos adaptar e proteger-nos constantemente quando estamos fora da nossa atmosfera. Depois há o risco de um encontro com vida extraterrestre a considerar também.

As vantagens e desvantagens da explora√ß√£o do espa√ßo devem vir de uma perspetiva de senso comum. Outras ra√ßas podem prejudicar-nos, mas h√° tamb√©m a possibilidade de sermos perigosos tamb√©m para outras vidas. Devemos prosseguir com estes esfor√ßos, mas com o entendimento de que este trabalho n√£o √© uma corrida. √Č um esfor√ßo de coopera√ß√£o que acabar√° por definir a nossa humanidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu coment√°rio!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles