Sexta-feira, Dezembro 6, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

🌳 As Vantagens e Desvantagens da Desflorestação 🪓

- Advertisement -

Vantagens e Desvantagens da Deflorestação

As Vantagens e Desvantagens da Desflorestação

Quando se trata da questão da desflorestação, na maioria das vezes é considerada como algo negativo. No entanto, há também várias razões pelas quais esta prática é feita. A desflorestação é o desmatamento e a remoção de florestas ou árvores para vários fins. Também pode ser causada por catástrofes naturais. De acordo com relatórios, cerca de 18 milhões de acres de desflorestação ocorrem num ano e aproximadamente 30% da floresta mundial já tinha sido desflorestada.

O nosso planeta está coberto por mais de 10 mil milhões de hectares de florestas, o que representa mais de 30% da sua totalidade. Agora, as pessoas estão a cortá-las a um ritmo acelerado (cerca de 15 milhões de acres por ano) num processo chamado desflorestação, a fim de criar espaço para desenvolvimentos, tais como estradas, edifícios e outras estruturas construídas pelo homem. Isto tem vindo a acontecer desde o início dos anos 90.

Seja como for, há também numerosos benefícios que a desflorestação de florestas tropicais traz. Vejamos os dois lados opostos deste tópico.


Índice


O que é desflorestação?

A desflorestação é definida como a limpeza generalizada de árvores de uma parcela de terra específica. O objectivo deste processo é criar uma área de espaço que possa ser utilizada para outros fins que não a gestão florestal. A maioria das acções de desflorestação ocorre em florestas tropicais como forma de preparar grandes extensões de terra para a agricultura, plantações ou pastagens agrícolas.

Embora a agricultura seja uma causa comum de desflorestação que é frequentemente discutida, existem múltiplas razões pelas quais estas acções são levadas a cabo. A extracção de recursos, a exploração madeireira e as actividades mineiras criam todas oportunidades de dinheiro que a terra não pode proporcionar quando está coberta de árvores. Apesar de conhecermos os perigos da remoção de árvores do ambiente, as actividades de desflorestação continuam a escalar nos padrões que foram estabelecidos pela primeira vez nos anos 60.

As Nações Unidas estimam que mais de 18.000.000 acres de floresta são perdidos todos os anos devido a estas actividades. Desde 2010, países como o Afeganistão perderam mais de 70% das suas florestas devido a esforços de desenvolvimento.


✔️ As Vantagens da Desflorestação ✔️


Vejamos abaixo os benefícios da Desflorestação:

👍 Mais espaço para Expansões

Da desflorestação, obtém-se cada vez mais espaço para se expandir. Estas áreas podem ser utilizadas para edifícios, casas ou coisas como melhorar os sistemas viários.

Actualmente, a população mundial está a crescer rapidamente e o espaço tornar-se-á um dia muito importante.

Isto significa que estamos a remover a floresta para ser utilizada como habitat para os humanos – afinal somos animais tal como os leões, tigres, dodôs e dinossauros.

Uma vez que temos mais espaço, podemos também cultivar mais culturas. Isto significa que a produção alimentar pode ser aumentada.

Quando uma floresta é destruída, é possível encontrar áreas que podem começar a ser exploradas ou a extrair petróleo e gás para uso humano.

👍 Materiais para a produção

Conseguimos madeira das árvores, estas coisas podem ser transformadas em bom uso como papéis e muitas outras necessidades.

Uma vez que obtemos mais terra com a desflorestação, estaremos a utilizar materiais para construir casas e muitos outros tipos de construção.

Tudo somado, os seres humanos extraem recursos naturais da desflorestação, que podem ser utilizados em benefício das empresas e indústrias que fazem o seu lucro com isto.

👍 A desflorestação é um criador de emprego

Existem poucas oportunidades de emprego nos países onde a desflorestação ocorre com mais frequência. A maioria dos trabalhadores nestas regiões tem formação apenas em trabalho agrícola. A desflorestação é uma forma de criar empregos na exploração florestal. As oportunidades de exploração mineira encontradas nos espaços criam posições salariais elevadas que de outra forma não existiriam. Mesmo a transformação da terra em algo que produz produtos agrícolas cria mais opções de emprego para a região. Este processo gera um rendimento para famílias que podem não ganhar nada de outra forma.

👍 A desflorestação dá-nos os produtos de que precisamos

Temos de sacrificar muito se invertermos a nossa ênfase na desflorestação. A pasta de madeira que é utilizada para criar papel provém por vezes de madeira retirada destas actividades. Construímos mobiliário com base no trabalho de desflorestação, o que acontece na floresta moderna. Artigos como borracha, cera de Carnaúba, e aspirina têm todos ingredientes que provêm da floresta tropical. Uma solução melhor seria utilizar práticas de abate responsável em vez de tentar limpar árvores cortadas ao tentar criar novas oportunidades económicas.

👍 A desflorestação pode acabar com os problemas de sobrepopulação urbana

A expansão urbana ocorre frequentemente nos países que apresentam actividades de desflorestação. Ao criar um novo espaço utilizável para várias necessidades, novas comunidades podem começar a formar-se em áreas que outrora foram classificadas como inutilizáveis. Esta estrutura torna possível reduzir os níveis da população urbana, criando novas oportunidades de propriedade de terra que de outra forma não existiriam. Estas acções criam novas oportunidades de produção económica, ao mesmo tempo que reduzem os efeitos da urbanização que também criam impactos negativos.


❌ As Desvantagens da Desflorestação ❌


Vejamos agora as desvantagens da Desflorestação:

👎 A desflorestação cria uma falta de diversidade cultural e biológica

A perda de diversidade no nosso planeta é uma experiência devastadora. Muitas das descobertas científicas que ocorreram hoje em dia são devido à investigação que teve por base as florestas. Podemos mesmo rastrear humanidades do passado tribal através do estudo de antigas florestas tropicais. Quando nos livramos da diversidade, isso dá origem a um maior risco de mutações que se formam no interior dos genomas vegetal, animal e humano.

👎 A desflorestação não é necessária para criar espaço agrícola adicional

A nação do Brasil conseguiu uma redução de 75% nas suas actividades de desflorestação em 2015. O governo recebeu então mil milhões de dólares em financiamento de um projecto que trabalha para preservar as terras florestais em todo o mundo. Podemos trabalhar em conjunto para encontrar soluções alternativas para os nossos líderes agrícolas quando estivermos dispostos a explorar ideias que estejam fora da caixa. A Noruega apoia esta actividade no Brasil porque ajuda a compensar as omissões que geram a partir da produção de petróleo. Imagine como poderíamos apoiar o crescimento de árvores adicionais, utilizando espaços que recebem pouca atenção neste momento.

👎 A desflorestação pode encorajar a violência

A história da recuperação de terras da floresta tropical no Brasil é extremamente violenta. Os fazendeiros contratariam mercenários para remover tribos locais, invasores, ou qualquer pessoa que pudesse ameaçar as suas actividades de desflorestação. Algumas tribos foram de tal forma devastadas por estas actividades que ficaram reduzidas a apenas um punhado de membros. Mesmo quando o governo tenta proteger estes grupos, as pessoas que querem a terra para os seus próprios fins utilizam os seus recursos para contrariar estas medidas de protecção. Existe uma ameaça muito real de genocídio com estas actividades, pelo que não são possíveis intervenções externas.

👎 A desflorestação perturba as culturas humanas.

O nosso tribalismo pode ter evoluído para se basear em fronteiras em vez de florestas, mas ainda existe. Se não estamos dispostos a respeitar as culturas antigas que não se moveram para uma sociedade moderna, então isso fala mais de nós do que delas. Não podemos substituir o patriotismo por um contacto social significativo uns com os outros. Algumas das tribos que viveram nestas florestas não procuram qualquer contacto com o mundo exterior. Pode ainda haver centenas de tribos isoladas a viver na América do Sul e na Oceânia, o que reflecte a história da cultura da humanidade.

Quando estabelecemos contacto com estas tribos, destruímo-las. Leva apenas um ano para um isolado tentar perder 50% dos restantes membros devido às consequências dos contactos com o exterior.

👎 Aumenta o dióxido de carbono na atmosfera

As plantas e as árvores desempenham um papel vital na manutenção da habitabilidade do planeta. Como a maioria de nós provavelmente sabe, a fotossíntese (um processo que acontece nas plantas) filtra os gases de dióxido de carbono do ar e liberta oxigénio. Isto significa que o corte de grandes quantidades de plantas pode ter um impacto muito negativo sobre o ambiente. Permitirá que os gases das casas verdes se acumulem e contribuam para o aquecimento global.

👎 Promove ainda mais o desenvolvimento da seca

O aquecimento global traz consigo muitas consequências desfavoráveis, incluindo a seca, que já está a afectar muitas partes do mundo. Para mencionar, a desflorestação encoraja níveis mais elevados de consumo de água para o cultivo de gado e culturas. Em vez de ter um sistema natural de reciclagem da humidade que as florestas fornecem, a água vai para a produção de alimentos e gado, retirando-a do ciclo natural de vida.

👎 Concentra-se apenas nos ganhos a curto prazo

De acordo com a investigação, o mundo já está a produzir mais de 10% das calorias de que necessita actualmente para toda a população mundial. Na realidade, muitos países estão a consumir mais de 1.000 calorias por dia per capita, o que é mais do que a quantidade necessária para uma saúde adequada. Devemos ter em conta que, se forem produzidos mais alimentos, então as pessoas tenderão a concentrar-se mais nos ganhos a curto prazo, em vez de satisfazerem as necessidades a longo prazo.

👎 A desflorestação incentiva as inundações e a erosão

As árvores oferecem estabilidade ao solo. Sem a sua presença, não seria capaz de absorver água da mesma forma que o faz hoje em dia. A má drenagem ocorre quando o terreno está sobrecarregado de trabalho. Este resultado cria níveis mais elevados de inundação e erosão porque não resta nada que impeça o movimento da água. Depois, a água extra desloca-se para cursos de água e rios, o que causa inundações a jusante para as comunidades a centenas de quilómetros de distância de onde as actividades de desflorestação estão a ter lugar.

👎 A desflorestação oferece oportunidades de lucro limitadas

O acto de desflorestação cria lucros limitados para aqueles que participam nestas actividades. A remoção de árvores cria um custo tangível que limita o impacto económico de que a nossa sociedade global necessita. De acordo com informações publicadas pela BBC, perdem-se até 5 triliões de dólares por ano devido ao nosso esforço de remoção de florestas. A perda total que experimentamos financeiramente é equivalente à quase totalidade do PIB de todos os países que estão a participar em actividades de desflorestação em primeiro lugar.

👎 É um recurso limitado

Independentemente dos muitos benefícios monetários que podemos obter da desflorestação no início, estes lucros da madeira poderiam desaparecer, uma vez que não haverá árvores adicionais a serem plantadas para substituir as que são extraídas. A pecuária e as explorações agrícolas podem não ser tão rentáveis como um modo de vida, considerando as florestas prósperas à escala planetária.

👎 Pode dificultar a produção de futuros medicamentos

Apenas uma pequena fracção das florestas do mundo foi explorada por seres humanos não tribais, e muitos dos melhores medicamentos de hoje têm uma base a partir de artigos que foram obtidos a partir destas ricas terras. Agora, a desflorestação eliminaria a possibilidade de estudar o bioma, aprender com ele e ajudar a melhorar a vida humana para todos.

👎 A desflorestação cria mudanças nos padrões climáticos

Quando há menos árvores a filtrar dióxido de carbono para fora da atmosfera, então os gases com efeito de estufa podem acumular-se de forma prejudicial. A seca causada pelas actividades humanas cria um impacto global que limita a vida no nosso planeta de inúmeras formas. Limita a nossa capacidade de cultivar culturas, aceder ao abastecimento de água, e satisfazer as necessidades básicas que temos todos os dias. Esta poluição cria tantos danos que mais de 200.000 pessoas por ano só nos Estados Unidos morrem por causa da sua influência. Temos de compreender que a frequência e a gravidade destas alterações climáticas estão directamente ligadas à remoção de árvores.

👎 Introduz inúmeros danos ambientais e comunitários

As consequências abruptas e irreversíveis da desflorestação global podem certamente colocar em risco a existência de seres humanos e de todo o mundo.

👎 Provoca um dominó de efeitos desfavoráveis

A desflorestação pode causar um efeito de dominó em todo o planeta, incluindo as alterações climáticas globais, a aniquilação de povos indígenas e a extinção da biodiversidade. Um movimento errado, e o processo levar-nos-á a um mundo vazio e sem sentido. A morte de plantas e animais pode levar a uma perda parcial de vidas humanas.

👎 A desflorestação não cria um espaço agrícola utilizável em todas as circunstâncias

Embora a desflorestação crie mais espaço aberto, isso não é uma garantia de que as pessoas tenham acesso a terras utilizáveis. A questão com esta palavra é que a maioria dos solos tropicais são antigos e intemperizados. O seu perfil nutritivo não suporta o crescimento das culturas sem intervenção artificial. Áreas de vegetação densa, como se poderia encontrar numa floresta tropical, aumentam também o nível de acidez do solo. Existem níveis tóxicos de alumínio e ferro encontrados em terrenos limpos. Uma vez acrescentados nos custos de reparação para aliviar estas questões, os benefícios financeiros da limpeza das árvores podem não compensar as desvantagens que ocorrem quando há menos diversidade biológica.

 


Perguntas Frequentes acerca da Deflorestação

Perguntas Frequentes acerca da Deflorestação

O que é Desflorestação?

A Desflorestação, desflorestamento, desmate ou desmatamento pode ser definida como a remoção em grande escala de árvores de florestas (ou outras terras) para a facilitação das actividades humanas. É uma grave preocupação ambiental, uma vez que pode resultar na perda de biodiversidade, danos aos habitats naturais, perturbações no ciclo da água, e erosão do solo. A desflorestação também contribui para as alterações climáticas e o aquecimento global.

Porque é que as florestas são importantes?

  • As florestas combatem as alterações climáticas através da absorção de gases com efeito de estufa (como o dióxido de carbono) e actuando como um armazém de carbono.
  • São uma fonte de oxigénio, alimentos, água limpa e medicamentos.
  • Desempenham um papel vital no ciclo da água – trabalham para adicionar água à atmosfera através do processo de transpiração.
  • As florestas ajudam a mitigar os efeitos desastrosos das cheias, actuando como um sumidouro de água de inundação. Portanto, a desflorestação também aumenta a vulnerabilidade da massa terrestre a certas calamidades naturais.
  • A grande massa de árvores nas áreas florestais combate a erosão do solo, fornecendo apoio mecânico ao solo.
  • As florestas são o lar de mais de 50% de todas as espécies conhecidas no planeta. São responsáveis por mais de 80% da biodiversidade terrestre. Globalmente, as florestas albergam aproximadamente 30.00.00.000 seres humanos.
  • São também uma fonte de matéria-prima para muitos produtos comercialmente importantes, tais como papel, madeira e tecido.

Quais são as actividades humanas que provocam a desflorestação?

As actividades antropogénicas primárias (actividades humanas) que contribuem para a desflorestação incluem:

  • Agricultura – agricultura em pequena e grande escala
  • Corte de árvores – corte de árvores para utilização como matéria-prima
  • Exploração mineira e expansão urbana – limpeza da área florestal para a construção de infra-estruturas.

Quais são os Factores Secundários que Contribuem para o Desmatamento?

O abate ilegal de árvores, que representa aproximadamente 80% de todas as actividades de abate, envolve o abate e a venda de madeira em violação da lei. Os funcionários corruptos do governo podem aceitar subornos de madeireiros ilegais e oferecer em troca o acesso a áreas florestais protegidas. Por conseguinte, a corrupção pode ser vista como uma causa indirecta da desflorestação.

A superpopulação e o crescimento populacional aumentam a necessidade de vários recursos, tais como alimentos e infra-estruturas. Estes requisitos podem, directa ou indirectamente, resultar na desflorestação. Por exemplo, uma enorme explosão na população de uma cidade pode resultar na desflorestação da área circundante:

  • A construção de casas e outros edifícios.
  • A agricultura (para satisfazer a crescente procura de alimentos).
  • A construção de estradas, barragens, e outras infra-estruturas.

Os conflitos militares entre seres humanos podem também resultar na desflorestação. Por exemplo, os militares dos EUA utilizaram extensivamente o Agente Laranja (um desfolhante que provoca o murchamento e queda das folhas das árvores) durante a Guerra do Vietname (1955 – 1975).

Pode a desflorestação ocorrer devido a causas naturais?

Em alguns casos relativamente raros, a desflorestação de áreas florestais pode ser rastreada até causas naturais. Por exemplo, as erupções vulcânicas podem queimar as terras florestais em redor do vulcão. Outros exemplos de desflorestação natural incluem:

  • Destruição das florestas devido a furacões, inundações e outras calamidades naturais.
  • Invasão do ecossistema florestal por parasitas que destroem as árvores.
  • Incêndios florestais que são provocados por raios e outros fenómenos naturais.

É importante notar que os factores naturais têm um interesse muito pequeno na desflorestação global da superfície terrestre (os factores antropogénicos são responsáveis por quase todos).

Como é que a desflorestação afecta a economia?

A desflorestação facilita a geração de matéria-prima para uma vasta gama de indústrias. Exemplos incluem a indústria agrícola, a indústria da madeira, e a indústria da construção.

No entanto, a sobreexploração da madeira e da madeira pode ter um impacto negativo na economia. Os ganhos económicos a curto prazo obtidos com a desflorestação são acompanhados por uma produtividade reduzida a longo prazo.
Por exemplo, a exploração excessiva da madeira de uma área florestal pode aumentar temporariamente a produção global, mas a área florestal em declínio acabará por causar o declínio da exploração. A produção florestal global é grandemente reduzida por tais práticas.
De acordo com alguns relatórios, o PIB global poderá registar um declínio de 7% até ao ano 2050 devido à desflorestação e a outros factores.
Por conseguinte, uma abordagem sustentável da utilização dos recursos florestais é ideal para a economia.

Como se pode controlar a Desflorestação?

Papel dos Governos e outras Autoridades Administrativas

As seguintes estratégias podem ser implementadas pelos governos para combater a desflorestação:

  • Implementação de medidas de segurança e leis rigorosas para impedir o abate ilegal de árvores.
  • Aumentar a contagem e o alcance das florestas sob protecção governamental.
  • Planeamento cuidadoso da construção de infra-estruturas (estradas, barragens, etc.) a fim de minimizar a perda de área florestal.
  • Investir em novas tecnologias na indústria agrícola (como a hidropónica) e ajudar os agricultores a implementar práticas agrícolas ecológicas (como a agricultura cíclica).
  • Optimizar a gestão das florestas proibindo práticas agrícolas ineficientes (tais como a agricultura de corte e queimada).
  • Facilitar a produção e utilização de alternativas à madeira para reduzir a procura de madeira. Por exemplo, o bambu pode servir como uma alternativa ao combustível da madeira.
  • Lançar novas campanhas de reflorestação para restaurar as terras desmatadas.
  • Investir em plantações florestais – florestas plantadas com árvores de alta produtividade podem oferecer 5 – 10 vezes a produção (por hectare) de uma floresta natural.

Quais são as principais causas da desflorestação?

Uma das principais causas da desflorestação é a agricultura e o pastoreio do gado. As terras florestais são frequentemente desmatadas e transformadas em terras agrícolas, a fim de acompanhar a procura cada vez maior de alimentos (que podem, por sua vez, estar ligadas à sobrepopulação). As quatro mercadorias que são maioritariamente responsáveis pela desflorestação tropical incluem óleo de palma, madeira, soja e carne de vaca. A geração de pastagens para gado é outra das principais causas da desflorestação.

Quais são os efeitos ambientais da desflorestação?

Uma das consequências negativas mais importantes da desflorestação é o aquecimento global e as alterações climáticas. Mais de 20% das emissões mundiais de gases com efeito de estufa podem ser originados pela desflorestação de florestas tropicais. Uma vez que as raízes das árvores fornecem apoio ao solo circundante, a desflorestação também contribui para a erosão do solo (a remoção das árvores torna o solo vulnerável à erosão).

Como pode a desflorestação afectar o ciclo da água?

Sabe-se que as árvores absorvem a água subterrânea através das suas raízes e subsequentemente libertam-na para a atmosfera através do processo de transpiração. Assim, as árvores desempenham um papel vital no ciclo da água, regulando os níveis de vapor de água atmosférica e também fornecendo uma plataforma para a entrada de água na atmosfera a partir de níveis abaixo do solo.

Como posso, como indivíduo, ajudar a reduzir a desflorestação?

As seguintes práticas podem ser incorporadas para reduzir a procura de produtos florestais:

  • Deixar de utilizar papel e utilizar meios digitais sempre que possível (utilizando recibos digitais, preferindo a utilização de correio electrónico em vez de cartas).
  • Adquirir apenas produtos recicláveis e reciclá-los uma vez utilizados.
  • Adquirir apenas produtos de madeira certificada e apoiar as organizações que lutam contra a desflorestação.
    Educar outros indivíduos sobre a desflorestação e o seu impacto negativo no ambiente.

Como é que a desflorestação afecta a biodiversidade?

As florestas tropicais são conhecidas por serem os ecossistemas mais diversos do planeta. Uma vez que a desflorestação envolve a extinção destes ecossistemas, os habitats de muitas espécies tornam-se em perigo de extinção. Na realidade, a desflorestação também põe em perigo a população de alguns micróbios que trabalham na reciclagem de nutrientes e na purificação da água.

O que significa reflorestação?

Reflorestamento é o repovoamento natural ou intencional das florestas e bosques existentes que foram esgotados, geralmente através de desmatamentos.

Porque é importante o reflorestamento?

As florestas são centrais no desenvolvimento de soluções globais para mitigar e adaptar-se às alterações climáticas. As árvores utilizam água e luz solar para converter dióxido de carbono (CO2) em hidratos de carbono através do processo de fotossíntese para fornecer energia e os blocos de construção para o crescimento. O carbono removido da atmosfera é efectivamente armazenado em material vegetal e madeira, ou seja, as árvores actuam como sumidouros de carbono. A reflorestação é também importante por várias outras razões, incluindo o facto de 1,6 mil milhões de pessoas em todo o mundo dependerem das florestas para a sua subsistência. Além disso, foi demonstrado que as florestas têm benefícios relacionados com a anti-erosão, controlo de inundações, segurança da água, protecção/produção do solo e manutenção da biodiversidade.

O que significa regeneração florestal?

A regeneração florestal é o processo pelo qual novas plântulas de árvores se estabelecem após as árvores florestais terem sido colhidas ou terem morrido devido a fogo, insectos ou doenças. A regeneração é fundamental para uma silvicultura sustentável e pode ser realizada através de duas abordagens básicas: regeneração natural, que ocorre quando novas plântulas ou rebentos são produzidos por árvores deixadas no local ou perto dele, ou regeneração artificial, mais comummente conhecida como plantação de árvores.


📝 Conclusão

Em conclusão, a desflorestação, embora possa ser necessária, terá um efeito extremamente negativo sobre o ambiente. Embora haja muitos benefícios que podem ser desfrutados através dela, os seus riscos não podem ser ignorados. Muitos esforços de desflorestação concentram-se apenas nos ganhos a curto prazo e não pensam nos riscos e consequências a longo prazo. A cura para um número significativo de doenças devastadoras pode ser encontrada nas áreas florestais neste momento, e a desflorestação pode eliminar permanentemente a capacidade de descobrir algo que poderia beneficiar a raça humana nos próximos anos.

Os seres humanos têm de começar a evoluir e a fazer mudanças no mundo. A sua vida pode não ser afectada por isto, mas não se preocupa com os seus filhos? Penso que deixar tal problema para os nossos futuros filhos é inaceitável para um ser humano.

A desflorestação tem de ser controlada para não ser usada em demasia. Uma gestão responsável pode preservar as nossas florestas tropicais, oferecendo ao mesmo tempo oportunidades de rendimento. Este deve ser o nosso objectivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles