Domingo, Maio 19, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

Recursos energéticos não renováveis: Vantagens e Desvantagens

Recursos energéticos não renováveis e o seu impacto no mundo

Os recursos não renováveis têm o seu lugar no nosso mundo. Podemos nos concentrar em fornecer energia solar, eólica ou geotérmica para residências e empresas, mas os combustíveis fósseis nos ajudam a manter nossa infra-estrutura geral. A eliminação gradual do seu uso pode acontecer no futuro, embora a confiabilidade dos benefícios da eletricidade e do transporte que ganhamos com eles seja um desafio a ser ignorado.

Existe uma diferença fundamental entre os recursos não renováveis e os produtos de energia renovável. Se queimarmos petróleo, petróleo ou produtos refinados feitos a partir desses itens, então eles desaparecerão definitivamente. O gás natural, o urânio e o carvão são exemplos adicionais que se enquadram nesta categoria. Eles são produtos finitos. Estas opções representam dois terços da nossa capacidade mundial de geração elétrica e 95% das nossas necessidades energéticas totais.

As energias renováveis, como a solar ou eólica, têm um suprimento infinito. Como estes recursos vêm de fontes naturais que não requerem uma fonte de combustível externa, podemos converter o que eles fornecem em algo utilizável.

 

Os combustíveis fósseis como o petróleo, o gás natural e o carvão são exemplos de recursos não renováveis. Os seres humanos utilizam constantemente as reservas dessas substâncias enquanto a formação de novos suprimentos leva eons.

 

Os recursos renováveis são o oposto: O seu abastecimento reabastece-se naturalmente ou pode ser sustentado. A luz solar utilizada na energia solar e o vento utilizado para alimentar as turbinas eólicas reabastecem-se a si próprios. As reservas de madeira podem ser sustentadas através da replantação.

 


Índice


 

Entendendo os Recursos Não Renováveis

Os recursos não renováveis vêm da Terra. Os humanos extraem-nos em forma gasosa, líquida ou sólida e depois convertem-nos para o seu uso, principalmente relacionado com a energia. As reservas dessas substâncias levaram bilhões de anos para se formar, e levará bilhões de anos para substituir os suprimentos utilizados.

 

A Reter:

Um recurso não renovável é uma substância que está sendo consumida mais rapidamente do que ela mesma pode se substituir. O seu fornecimento é finito.

A maioria dos combustíveis fósseis, minerais e minérios metálicos são recursos não renováveis.

Recursos renováveis como energia solar, eólica e água são ilimitados no fornecimento.

 

Em termos econômicos, os recursos não renováveis são recursos de valor econômico que não podem ser prontamente substituídos na velocidade com que estão sendo consumidos.

 

 

Combustíveis Fósseis Vs. Não-renováveis

A principal diferença entre a energia renovável e não renovável está na combustão e no consumo de combustível. Fontes de energia não-renováveis queimam petróleo e produtos petrolíferos como gasolina, diesel e propano para alimentar um motor ou gerador elétrico. O gás natural também é queimado para aquecimento e eletricidade, assim como o carvão. O minério de urânio é extraído para uso como combustível em reatores de fissão. Todos esses tipos de energia dependem de combustíveis que estão em suprimento finito. Por outro lado, as fontes de energia renováveis, como a solar, eólica, hídrica e geotérmica, dependem da coleta e conversão da energia de fenômenos naturais que são relativamente permanentes e não requerem fonte externa de combustível.

Os combustíveis fósseis são todos não renováveis. Mas nem todos os não renováveis são combustíveis fósseis. Petróleo bruto, gás natural e carvão são todos considerados combustíveis fósseis, mas o urânio não é. Ao contrário, é um metal pesado que é extraído como sólido e depois convertido por usinas nucleares em uma fonte de combustível.

Confiar fortemente numa fonte de energia que pode potencialmente esgotar-se parece um esforço perigoso, certo? A verdade é que não sabemos quanto tempo recursos como o petróleo estarão prontamente disponíveis para consumo. É por isso que vemos cientistas trabalhando para desenvolver combustíveis alternativos. Até mudarmos a forma como motorizamos os nossos veículos, por que não dar uma olhada nas coisas que podemos preservar?

 

Exemplos de Recursos Não Renováveis

Os recursos não renováveis são recursos que têm uma oferta limitada. Mais do que isso, estes recursos não podem ser substituídos por meios naturais a um ritmo que satisfaça o seu consumo. Muitos dos nossos combustíveis fósseis, como o petróleo, são recursos não renováveis. Em outras palavras, se continuarmos a usá-los, eles acabarão por se esgotar.

 

Em muitos dos exemplos de recursos não renováveis abaixo, o fornecimento vem da própria Terra. No entanto, como normalmente leva milhões de anos para se desenvolver, esses recursos são finitos. A energia não renovável pode geralmente ser separada em duas categorias principais: combustíveis fósseis e combustíveis nucleares. Vamos dar uma olhada mais de perto.

 

Combustíveis Fósseis

Os combustíveis fósseis são derivados de matéria orgânica que tem estado presa entre camadas de sedimentos dentro da Terra durante milhões de anos. A matéria orgânica, tipicamente plantas, decompõe-se e comprime-se com o tempo, deixando o que se conhece como depósitos de combustíveis fósseis.

 

Estes depósitos, e os materiais produzidos a partir deles, tendem a ser altamente combustíveis, tornando-os uma potente fonte de energia. Eles são difíceis de obter porque são normalmente recuperados através de perfuração ou mineração. No entanto, muitos consideram que os combustíveis fósseis valem o esforço pela enorme quantidade de energia que produzem.

 

Petróleo

O petróleo bruto é um recurso não renovável que se acumula em forma líquida entre as camadas da crosta terrestre. É recuperado pela perfuração no solo e, no fundo do oceano e pelo bombeamento do líquido para fora. O líquido é então refinado e usado para criar muitos produtos diferentes.

 

O petróleo bruto é um combustível muito versátil e é usado para produzir coisas como plásticos, aromatizantes alimentares artificiais, óleo de aquecimento, gasolina, diesel, combustível de aviação e propano. Os três principais países produtores de petróleo são a Rússia, a Arábia Saudita e os Estados Unidos.

 

Os depósitos de petróleo que começam a se formar no subsolo são conhecidos como areias petrolíferas, betuminosas ou areias betuminosas. O betume é demasiado espesso para ser bombeado em condições naturais. Os cientistas se referem a ele como melaço frio. Com maquinaria especial, muito disto está a ser extraído em Alberta, Canadá, servindo como uma importante fonte de energia para os canadianos, bem como para as pessoas em todo o mundo.

 

Gás Natural

O gás natural reúne-se abaixo da crosta terrestre e, tal como o petróleo bruto, deve ser perfurado e bombeado para fora. O metano e o etano são os tipos mais comuns de gases obtidos através deste processo. Estes gases são normalmente utilizados no aquecimento doméstico, bem como em fornos a gás, fogões e grelhadores. A Rússia, Irão e Qatar são os países com as maiores reservas de gás natural registadas.

 

Carvão

O carvão é o último dos principais combustíveis fósseis. Criado por matéria orgânica comprimida, é sólido como rocha e é obtido através da mineração. De todos os países, a China produz, de longe, o maior volume de carvão. Na verdade, tem sido o maior produtor de carvão nas últimas três décadas, produzindo mais de 3 bilhões de toneladas de carvão por ano. O carvão é o mais utilizado no aquecimento doméstico e no funcionamento de centrais elétricas.

 

Combustíveis nucleares

A outra forma de recurso não renovável utilizada para produzir energia, os combustíveis nucleares, é obtida principalmente através da mineração e refino de minério de urânio.

 

Urânio

O urânio é um elemento que ocorre naturalmente dentro do núcleo da Terra. A maioria dos depósitos de urânio ocorre em pequenas quantidades que os mineiros recolhem, refinam e purificam. Uma vez recolhido, o urânio é reunido e composto em varas. As varas são então submersas em tanques de água.

 

Quando atinge a massa crítica, o urânio começa a decompor-se e a libertar energia que aquece a água em que está imerso. A decomposição é conhecida como fissão. A água aquecida cria então pressão. Esta pressão aciona as turbinas que geram eletricidade nas centrais nucleares.

 

Outros Tipos de Recursos Não Renováveis

A maioria dos recursos não renováveis é formada a partir de material de carbono orgânico que é aquecido e comprimido ao longo do tempo, mudando a sua forma para petróleo bruto ou gás natural.

O termo recurso não-renovável também se refere a minerais e metais da terra, tais como ouro, prata e ferro. Estes são formados de forma semelhante por um processo geológico de longo prazo. Eles são muitas vezes caros para minerar, já que normalmente estão nas profundezas da crosta terrestre. Mas eles são muito mais abundantes do que os combustíveis fósseis.

Alguns tipos de águas subterrâneas são considerados recursos não renováveis se o aquífero não puder ser reabastecido ao mesmo ritmo em que é drenado.

 

Crescimento Renovável

Seguindo a regra básica da oferta e da procura, o custo para obter recursos não renováveis continuará a aumentar à medida que estes se tornarem mais escassos. O fornecimento de muitos destes combustíveis corre o risco de se esgotar completamente. Eventualmente, os seus preços atingirão um ponto que os utilizadores finais não podem pagar, forçando uma mudança para fontes alternativas de energia.

 


✔️ Vejamos agora as vantagens dos recursos não renováveis ✔️


 

👍 Vantagem: Menos Capital Inicial para a instalação

Como as fontes de energia não renováveis estão em uso há muito tempo, a infra-estrutura energética na maioria dos países se destina a fontes de energia não renováveis.

Portanto, como já existem estruturas para as mesmas, a adoção de fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis, torna-se mais barata. Por exemplo, painéis solares ou moinhos de vento podem exigir um investimento inicial considerável para a instalação, bem como a compra de novos equipamentos.

 

Por outro lado, a ligação à rede elétrica já existente ou ao gasoduto de gás natural é mais fácil, uma vez que não são necessários novos equipamentos.

 

👍 Vantagem: Consistência

Com fontes de energia não renováveis, podem produzir uma fonte de energia mais constante, desde que o combustível necessário esteja disponível. Em comparação, as fontes de energia renováveis dependem de fontes não confiáveis, como a energia eólica e solar.

 

👍 Vantagem: Extração e armazenamento

Quando se trata de fontes de energia não renováveis, elas são moderadamente baratas de se extrair. Além disso, elas são fáceis de armazenar, canalizar e enviar para qualquer parte do globo.

 

👍 Vantagem: Confiável

Não importa a hora do dia ou a estação do ano, podemos contar com estas fontes de energia. Além disso, durante a extração e transporte destes combustíveis, há a criação de empregos para os habitantes locais, fazendo a economia crescer.

Embora alguns deles tragam sérios riscos ambientais, alguns como o gás natural são limpos e saudáveis. O gás natural produz CO2, e vapor de água quando queima, que são os mesmos gases que expiramos.

Em geral, os recursos energéticos não renováveis têm fatores de capacidade mais elevados, o que significa que eles produzem energia próxima à sua capacidade total relativa.

 

👍 Vantagem: Podemos processar recursos não renováveis em quase todos os locais

Se queremos gerir energia a partir de energias renováveis, então devemos reconhecer as áreas em todo o mundo que suportam essa possibilidade. Esta questão aplica-se à energia solar, eólica e até geotérmica para algumas localizações geográficas.

 

Não é um problema para os recursos não renováveis porque podemos construir departamentos de processamento em qualquer lugar para apoiar o seu processamento e destilação. Embora haja um problema com a perda de transporte quando se usa não-renováveis, uma infraestrutura bem desenvolvida pode diminuir este problema de forma bastante eficaz.

 

👍 Vantagem: Os recursos não não-renováveis fornecem mais energia após o processo de refinamento

Quando processamos recursos não renováveis para capturar o seu potencial energético, podemos produzir mais energia a partir do petróleo, carvão e outros exemplos além do que eles oferecem na sua forma bruta.

 

👍 Vantagem: As energias não-renováveis ajudam-nos a criar milhares de produtos diferentes

Os recursos não renováveis são o principal método de aquisição de hidrocarbonetos na fabricação de produtos plásticos. Estas coisas protegem-nos de várias maneiras todos os dias para nos manter seguros. Você sabia que o veículo médio hoje em dia é composto de cerca de 50% de plástico? Essa estrutura permite-lhe absorver mais força durante uma colisão do que se fosse feita de metal.

 

👍 Vantagem: Os rendimentos energéticos são elevados quando se consome combustíveis fósseis

A razão pela qual preferimos utilizar fontes não renováveis em vez de outras opções energéticas amigas do ambiente neste momento é devido aos elevados níveis de produção de energia que geramos a partir do seu consumo. Podemos desenvolver 8 vezes mais energia térmica para o que o carvão oferece, quando comparado com outros recursos.

O petróleo bruto fornece 12 vezes mais energia quando refinado corretamente em comparação com outros recursos. Estes níveis de produção também são escaláveis, e é por isso que são benéficos. Se os níveis de mercado aumentam rapidamente numa comunidade, então a demanda extra pode ser atendida relativamente rapidamente.

 

👍 Vantagem: Os recursos não renováveis são mais baratos de se obter

Podemos economizar cerca de um quarto por galão de produtos energéticos quando usamos biocombustíveis ou outras formas de recursos renováveis. Como muitos desses itens produzem um impacto mínimo sobre as emissões ambientais, o processamento de não-renováveis ainda é a maneira mais barata de obter o acesso à energia de que necessitamos. Custaria 30 vezes mais criar melhorias de eficiência energética no setor de energias renováveis para corresponder ao que temos atualmente dos combustíveis fósseis. Se investirmos a mesma quantia na infraestrutura atual, a tecnologia de captura de gás poderia nos ajudar a criar resultados semelhantes para as nossas necessidades existentes.

 

👍 Vantagem: Hoje em dia temos acesso a recursos não renováveis em quase todo o lado

Os recursos não renováveis têm disponibilidade em praticamente todas as nações do nosso planeta, neste momento. Apenas os países da África Central têm acesso mínimo a esta opção energética a nível interno. Mesmo assim, esta questão é muitas vezes devido à política na região, em vez da falta de acessibilidade.

 

Com exceção da Antártica, todos os continentes nos dão acesso a reservas de gás natural, carvão e petróleo bruto. Então podemos transformar essas não renováveis em múltiplos produtos ou combustíveis, maximizando o nosso uso desse recurso natural.

 

👍 Vantagem: As energias não-renováveis funcionam com os nossos actuais sistemas de distribuição

Os recursos não renováveis são o combustível que permite à nossa sociedade continuar a avançar a cada dia. Apesar de haver uma crescente consciência das escolhas de energia alternativa como a solar ou eólica, devemos usar combustíveis fósseis para desenvolver qualquer coisa que possamos querer usar no futuro. A nossa infraestrutura actual depende quase inteiramente dos bens e combustíveis que produzimos a partir dos hidrocarbonetos que extraímos do solo, através de fraturas, ou areias asfálticas.

 

👍 Vantagem: Permite-nos produzir energia nuclear

O urânio é um recurso não renovável que usamos para alimentar os nossos reatores nucleares em todo o mundo. Atualmente, ele fornece cerca de 6% do total da energia global, juntamente com cerca de 15% da eletricidade mundial. A quantidade de energia gerada por uma única reação excede facilmente o que está disponível para a criação de energia a partir de qualquer outra fonte. Não podemos transformar o nuclear em desodorizante, mas a energia criada a partir da reação é útil para os fabricantes que transformam os hidrocarbonetos em bens utilizáveis.

Embora os produtos residuais das centrais nucleares tenham um alto nível de toxicidade que requer gestão, as emissões que provêm de uma reação são mínimas. É por isso que, por vezes, se vê incluída na secção das energias renováveis, embora precisemos de matérias-primas consumíveis para criar a reação inicial.

 


❌ Vejamos agora as desvantagens dos recursos energéticos não renováveis ❌


 

👎 Desvantagem: Tendência para  Causar Acidentes

Embora haja menos acidentes relacionados com a energia nuclear, quando se trata de combustíveis fósseis, é provável que ocorram acidentes. Eles nunca podem ser tão seguros quanto fontes renováveis, como o vento e a energia solar seriam. No caso do petróleo, os incêndios acontecem frequentemente, especialmente se os petroleiros se despenharem, ou se houver fugas de petróleo.

Além disso, se um acidente nuclear acontecer como o de Fukushima, pode causar efeitos devastadores tanto para os seres humanos quanto para o meio ambiente.

 

👎 Desvantagem: Produtos Residuais Não Degradáveis

O fato de que os produtos residuais de algumas fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis, não são degradáveis, significa que poluem o meio ambiente.

 

👎 Desvantagem: Os recursos não renováveis podem acabar um dia

A principal preocupação que temos com os recursos não renováveis é que eles podem um dia desaparecer do nosso planeta. É por isso que há tanta ênfase em encontrar opções de energia renovável para usar para as gerações futuras. Embora as estimativas continuem a ser adiadas para datas posteriores, temos cerca de 50 anos de petróleo, gás e carvão disponíveis. Os estoques desses recursos poderiam ajudar a ampliá-los ainda mais, mas sem uma nova disponibilidade, precisaremos mudar a nossa infraestrutura eventualmente.

 

👎 Desvantagem: O consumo de energia não-renovável é perigoso para a saúde humana

Sabe-se que as partículas ligadas ao consumo de carvão aumentam o risco de AVC, ataques cardíacos e cancro com exposição. Quando respiramos a poluição que vem do fumo dos recursos não renováveis inflamados, cancro de pulmão e asma nos grupos populacionais que recebem exposição direta. As partículas finas que flutuam no ar podem alojar-se permanentemente nos pulmões, mesmo quando as pessoas estão a usar equipamentos de segurança apropriados, e isso reduz prematuramente o tempo médio de vida para os envolvidos.

 

👎 Desvantagem: As nossas redes de transporte de combustíveis para não-renováveis danificam o ambiente

Devemos ter a infraestrutura necessária para processar, refinar e utilizar recursos não renováveis à medida que os retiramos do solo. Esta condição significa que devemos estabelecer centros de produção, sistemas de transporte e fábricas para nos ajudar a criar mercadorias utilizáveis. Todas essas atividades produzem emissões nocivas.

Cada vez que melhoramos as nossas redes de suporte para não-renováveis, aumentamos o risco de criar um efeito adverso no nosso meio ambiente. A menos que utilizemos petróleo, gás natural ou carvão de uma forma que possa nos ajudar a um dia parar de usar essa opção completamente, estaremos sempre com uma deficiência ao lidar com esse problema.

 

👎 Desvantagem: A poluição vem do consumo de recursos não renováveis

A quantidade de poluição que vem da combustão de recursos não renováveis cria emissões que a maioria dos cientistas acredita ser prejudicial à nossa atmosfera e ao ambiente. A forma como obtemos estas necessidades energéticas críticas também pode causar problemas para a nossa sociedade. A mineração, a refinação e o transporte desses combustíveis e produtos criam níveis nocivos de exposição que podem terminar a vida útil prematuramente com uma exposição consistente.

 

👎 Desvantagem: O ser humano está dependente do uso de recursos não-renováveis

Alguns podem argumentar que a principal desvantagem de usar recursos não-renováveis é que isso aumenta o nosso vício neles. Tentar influenciar os consumidores a mudar para algo mais limpo é um desafio, mesmo quando as pessoas reconhecem a necessidade de reduzir a poluição ou parar as emissões. A maioria das famílias não quer pagar por energia mais limpa, então é imperativo tornar o preço do produto comparável ao do carvão, gás natural ou petróleo.

Quando os itens que usamos são baratos e facilmente disponíveis, então não precisamos nos preocupar com os nossos hábitos de consumo. É por isso que a transição para as energias renováveis é actualmente um desafio. A ideia de fazer pequenos sacrifícios para o bem de todos não é uma escolha popular em alguns círculos.


 

Conclusão

Apesar de o mundo atualmente depender fortemente do uso de fontes de energia não renováveis, é evidente que elas podem, em alguns casos, causar efeitos nocivos ao nosso meio ambiente. Olhando para os vários prós e contras da energia não-renovável, podemos ver que também há necessidade de estudar maneiras de aumentar o uso de recursos renováveis.

Apesar dos perigos potenciais da utilização de recursos não renováveis, continuamos a utilizar estes produtos para servir o nosso estilo de vida moderno. Por que assumimos esses riscos se sabemos que a exposição ao petróleo, ao gás natural e aos subprodutos do carvão é prejudicial aos seres humanos, às plantas e aos animais?

A realidade económica da nossa situação é que a maioria dos lares não tem condições de pagar a alternativa. A energia solar, eólica e outras renováveis são mais baratas do que eram nas gerações anteriores, mas não podemos replicar o poder do sol numa alternativa viável à gasolina. Os carros elétricos são um passo à frente, mas as baterias e a eletricidade que eles precisam ainda vêm de combustíveis fósseis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles