Segunda-feira, Maio 20, 2024

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ūüéą Tudo Sobre Globofobia: Causas, Sintomas e Tratamentos

tudo sobre globofobia

Compreendendo a Globofobia

O mundo √© um lugar estranho: muitas vezes aceitamos o medo de algu√©m das alturas ou o medo de aranhas como “algo normal”. No entanto, quando se trata do medo da fobia dos bal√Ķes, as pessoas costumam rir-se disso. No que diz respeito aos medos “mais silenciosos ou irracionais”, a globofobia est√° no topo da lista. At√© Oprah Winfrey chocou o seu p√ļblico ao admitir ter experimentado o medo da fobia dos bal√Ķes.

Para uma pessoa que sofre de tal fobia, a vida pode ser bastante dif√≠cil. Neste guia, vamos estudar em detalhe o medo da fobia dos bal√Ķes.


Índice


 

O que é a Globofobia?

A palavra Globofobia tem origem nas palavras gregas Globo, que significa “esf√©rico em termos de bal√Ķes” e “phobos, que significa pavor ou medo profundo”.

As pessoas que sofrem desta fobia sentem um medo m√≥rbido ao pensar, ver, tocar ou mesmo cheirar os bal√Ķes. A maioria das pessoas, por√©m, s√≥ tem medo do som produzido pelo estalo dos bal√Ķes. Como em qualquer fobia, os sintomas da Globofobia variam de acordo com as ra√≠zes do medo. Algumas pessoas podem ser capazes de resistir aos bal√Ķes enquanto estes est√£o deflacionados. No entanto, no momento em que se come√ßa a a ench√™-los, a pessoa que os sofre sente-se ansiosa. Em muitos casos, os indiv√≠duos t√™m medo de bal√Ķes de ar quente, mas podem suportar bal√Ķes mais pequenos, bal√Ķes de √°gua, etc.

 

Sintomas da Globofobia

Os sintomas da Globofobia são muito semelhantes aos de outras fobias específicas e incluirão frequentemente:

  • Evitar festas e celebra√ß√Ķes
  • Ataques de p√Ęnico
  • Incapacidade de Relaxar
  • Sentimentos de vertigem
  • Sensa√ß√Ķes de picada como alfinetes e agulhas
  • Palpita√ß√Ķes
  • Dores e Dores
  • Boca seca e pegajosa
  • Suando excessivamente
  • Sem f√īlego
  • Respira√ß√£o r√°pida ou pouco profunda
  • Palpita√ß√Ķes que podem ser percebidas como dores no peito
  • As crian√ßas come√ßam a chorar, a correr ou a esconder-se; arranjam desculpas para evitar um encontro com bal√Ķes. Isto significa
  • recusar ir a festas ou feiras, etc.
  • Tremores, tremores e suores s√£o outros sintomas f√≠sicos.
  • Altera√ß√Ķes gastrointestinais como a n√°usea podem estar presentes

Os sintomas da globaliza√ß√£o s√£o geralmente autom√°ticos e incontrol√°veis e podem parecer assumir o pensamento de uma pessoa, o que frequentemente leva a que sejam tomadas medidas extremas para evitar o objeto ou situa√ß√£o temidos, os chamados comportamentos de “Seguran√ßa” ou de “Evitar”.

Infelizmente, para quem sofre, estes comportamentos de segurança têm um efeito paradoxal e reforçam a fobia, em vez de a resolverem.

A globofobia pode ser o resultado de experiências emocionais negativas que podem estar direta ou indiretamente ligadas ao objeto, ou ao medo situacional.

Com o tempo, os sintomas tornam-se frequentemente “normalizados” e “aceites” como cren√ßas limitadoras na vida dessa pessoa – “Aprendi a viver com isso”.

Em tantos casos, a Globofobia pode ter-se agravado com o tempo, à medida que se vão desenvolvendo comportamentos e rotinas de segurança cada vez mais sofisticados.

A boa notícia é que a grande maioria das pessoas que sofrem de Globofobia vai encontrar um curso de Terapia Psicológica que ajuda enormemente.

 

Causas da Globofobia

A globofobia √© semelhante a outros tipos de fobias em termos de causas. Na maioria dos casos, as fobias s√£o o resultado de experi√™ncias negativas passadas com bal√Ķes, especialmente durante a inf√Ęncia. Enquanto o medo dos bal√Ķes diminui gradualmente √† medida que a pessoa envelhece, ainda h√° adultos que t√™m esta fobia.

Primeiro, uma experi√™ncia de um bal√£o estalar ou explodir no rosto quando a pessoa era mais nova pode causar-lhe um trauma. Como resultado, a pessoa lembra-se do mesmo medo cada vez que v√™ um bal√£o. Quando outras crian√ßas percebem que h√° uma crian√ßa que tem medo de bal√Ķes, podem come√ßar a intimid√°-las e a gozar com elas, o que s√≥ intensifica o medo dos bal√Ķes.

Os bal√Ķes costumam vir com perigos de asfixia. Assim, uma crian√ßa que tenha tido uma experi√™ncia de asfixia com bal√Ķes, crescer√° com medo deles.

Os bal√Ķes podem ser barulhentos e produzir sons inesperados. Para as pessoas que t√™m um estado mental elevado ou ansiedade excessiva, o som √© um est√≠mulo perfeito para desenvolver a fobia.

As fobias s√£o normalmente geradas por um choque s√ļbito.

A maneira mais fácil de induzir uma fobia é colocar o estímulo na frente do rosto de alguém e depois fazer um barulho alto ou Рno caso de fobias como aranhas e fobias de pássaros Рfazer um movimento brusco.

Os bal√Ķes, pela sua tend√™ncia para rebentar tanto inesperada como nost√°lgica, s√£o perfeitos para gerar fobias. De facto, uma fobia de bal√Ķes √© provavelmente a fobia mais simples de criar, seja acidentalmente, seja de prop√≥sito!

Outro problema com os bal√Ķes √© que eles s√£o frequentemente associados a situa√ß√Ķes que cont√™m uma elevada probabilidade de surpresa.

As crian√ßas, especialmente as crian√ßas, est√£o frequentemente num estado mental elevado em eventos em que os bal√Ķes s√£o particularmente comuns.

Festas de Aniversário, Circos Рtodos os eventos que entusiasmam as crianças. De facto, existe uma boa probabilidade de um balão poder gerar uma fobia não-balão em tais eventos.

Neste caso, o balão é o catalisador da fobia (um ruído alto que causa um choque rápido) que a criança associa a algo que não o balão Рum palhaço, por exemplo.

Muitas fobias de palha√ßos podem ter sido causadas pela explos√£o de bal√Ķes enquanto algu√©m estava a prestar aten√ß√£o ao palha√ßo.

Outro aspeto que muitas pessoas acham desconfort√°vel s√£o os ru√≠dos que os bal√Ķes fazem (para al√©m de quando explodem).

O barulho de ranger que um bal√£o faz ao ser torcido num c√£o ou num cisne parece um prel√ļdio para um estouro alto, enquanto o barulho de arranhar os dedos a serem arrastados atrav√©s da superf√≠cie de um bal√£o apenas faz as pessoas rastejarem de pele.

Ao identificar uma fobia de bal√Ķes, como acontece com todas as fobias, haver√° uma representa√ß√£o interna que de facto aumenta o seu medo, tornando-o uma resposta totalmente f√≥bica.

Este ser√° normalmente um filme interno, e poder√° ser algo como ver o bal√£o explodir no seu rosto ou algo semelhante.

Como ultrapassar a Globofobia?

Se tem Globofobia, ent√£o encoraje-se a que n√£o √© o √ļnico. Al√©m disso, n√£o se sinta est√ļpido porque tem medo de bal√Ķes. √Č uma verdadeira fobia. Se quer ultrapassar o medo dos bal√Ķes, ent√£o:

Primeiro tem de procurar tratamento sob a forma de terapia. Falar sobre o seu medo ajudar√° a racionaliz√°-lo.
Obtenha o apoio moral da sua fam√≠lia e amigos. O seu sistema de apoio deve saber que tem medo de bal√Ķes e n√£o deve gozar consigo quando est√° a ter ataques de ansiedade devido a bal√Ķes.

A globofobia é uma verdadeira fobia. As pessoas precisam de compreender aqueles que sofrem desta fobia e, em vez de se rirem deles, devem dar apoio moral e encorajamento.

 

Tratamento da Globofobia

O tratamento mais comum e eficaz da Globofobia √© a terapia de exposi√ß√£o. Nesta forma de terapia, uma pessoa √© progressivamente exposta a bal√Ķes. Primeiro, pode ser atrav√©s de fotos, depois segurando ou tocando em bal√Ķes vazios. Esta exposi√ß√£o gradual ajuda a dessensibilizar a pessoa para o medo.

A terapia tamb√©m √© importante. Esta pode ser hipnoterapia, aconselhamento ou terapia cognitiva comportamental. Em todas estas formas de terapia, um terapeuta ajuda a pessoa a enfrentar o evento traum√°tico subjacente que desencadeou o medo de bal√Ķes. Al√©m disso, o terapeuta ajuda o paciente a aprender t√°ticas que o podem ajudar a lidar com alguns dos sintomas da fobia, como a ansiedade.

No pior dos casos, a medicação pode ser usada para tratar alguns dos sintomas da fobia, como a ansiedade. Mas os medicamentos não devem ser confiáveis, pois podem tornar se viciantes.

 

Principais Tratamentos para o medo de bal√Ķes

‚úĒÔłŹ Terapia de Exposi√ß√£o

Se suspeita de ter fobia, comece por falar com o seu médico, que pode recomendar um terapeuta. Provavelmente será tratado com terapia de exposição para a sua fobia, embora o seu terapeuta também possa recomendar tratamentos adicionais.

A terapia da exposição é uma forma de terapia cognitiva-comportamental. Envolve colocar-se em cenários cada vez mais stressantes envolvendo a sua fobia particular e ultrapassar o seu medo com nova aprendizagem.

O processo tem normalmente cinco passos:

‚öôÔłŹ Avalia√ß√£o

Descreva o seu medo ao seu terapeuta e lembre-se de tudo o que no seu passado possa ter contribuído para ele.

‚öôÔłŹ Feedback

O seu terapeuta oferece uma avalia√ß√£o da sua fobia e prop√Ķe um plano de tratamento.

‚öôÔłŹ Desenvolva uma hierarquia do medo

Voc√™ e o seu terapeuta criam uma lista de cen√°rios que envolvem o seu medo, cada um mais intenso do que o √ļltimo.

‚öôÔłŹ Exposi√ß√£o

Voc√™ come√ßa a expor-se aos itens da lista, come√ßando pela situa√ß√£o menos assustadora. Voc√™ come√ßa a perceber que o p√Ęnico diminui em poucos minutos ap√≥s encontrar o seu medo.

‚öôÔłŹ Construir

√Ä medida que nos sentimos confort√°veis em cada fase, passamos a situa√ß√Ķes cada vez mais dif√≠ceis.

A boa not√≠cia √© que a terapia de exposi√ß√£o √© eventualmente bem sucedida em muitas pessoas com fobias, mas isso significa encontrar um terapeuta em quem se possa confiar para liderar uma pessoa com medo de bal√Ķes atrav√©s de algumas situa√ß√Ķes extremamente dif√≠ceis. A utiliza√ß√£o de t√©cnicas adicionais de terapia cognitivo-comportamental pode ajudar. Por exemplo, um terapeuta pode ajudar um cliente a perceber que os seus pensamentos sobre bal√Ķes est√£o distorcidos e ensin√°-lo a pensar de forma mais realista. Ele ou ela pode tamb√©m ensinar exerc√≠cios de respira√ß√£o profunda, ou relaxamento para ajudar a reduzir o medo.

 

‚úĒÔłŹ Terapia comportamental

A terapia comportamental envolve sess√Ķes individuais com um terapeuta treinado no tratamento de fobias. O princ√≠pio desta abordagem envolve a exposi√ß√£o e uma dessensibiliza√ß√£o gradual √† globaliza√ß√£o. Durante as sess√Ķes, voc√™ aprende a tolerar a ansiedade desencadeada pela exposi√ß√£o com a ajuda de t√©cnicas de relaxamento. A quantidade de exposi√ß√£o aumenta gradualmente durante as sess√Ķes. Por exemplo, as sess√Ķes iniciais podem envolver apenas a imagina√ß√£o ou o olhar para fotografias de bal√Ķes. O seu terapeuta pode pedir-lhe para trabalhar as suas ideias sobre o que se est√° a passar. Por exemplo, quando a ansiedade associada √† fobia come√ßa, e voc√™ se sente tonto, pode ficar automaticamente alarmado e pensar que est√° em perigo. O seu terapeuta ajuda-o a substituir isto por um pensamento mais realista, como “√Č s√≥ vertigens e eu vou ficar bem”.

 

‚úĒÔłŹ Terapia cognitivo-comportamental

Para algumas pessoas a terapia cognitiva comportamental √© uma op√ß√£o. Isto envolve exerc√≠cios para alterar os padr√Ķes de pensamento inadequados que se desenvolveram e o comportamento que deles deriva.

 

‚úĒÔłŹ Hipnoterapia

A hipnoterapia pode ser √ļtil para ajudar as pessoas a localizar e depois utilizar muitas das suas pr√≥prias for√ßas e recursos internos para combater os problemas associados √† Globofobia. A este respeito, a hipnoterapia ajuda a pessoa a “ajudar-se a si pr√≥pria” da mesma forma que outras abordagens terap√™uticas.

 

‚úĒÔłŹ Psicoterapia ou Terapia de Conversa

Se as t√©cnicas de auto-ajuda n√£o funcionaram, fale com o seu m√©dico. Pode precisar de ajuda profissional de um psiquiatra (um m√©dico especializado em problemas de sa√ļde mental) ou de outro terapeuta. Para muitas pessoas, o melhor tratamento para as fobias √© a terapia comportamental. H√° diferentes tipos de conversa e, claro, a efic√°cia de qualquer terapia depende criticamente de com quem est√° a trabalhar. O seu m√©dico de fam√≠lia pode encaminh√°-lo para um psiquiatra (outro m√©dico especializado em problemas de sa√ļde mental). Geralmente o processo √© lento e muitas vezes os resultados s√£o fracos, porque por mais dedicados e competentes que sejam os psiquiatras, a sua forma√ß√£o n√£o inclui os m√©todos mais eficazes para lidar com medos graves.


 

Existe uma fobia de bal√Ķes a rebentar?

Geralmente, a Globofobia refere-se ao medo dos bal√Ķes em termos da sua forma e do seu aspeto geral. No entanto, h√° pessoas que t√™m medo do som de um bal√£o a estalar. Essas pessoas n√£o t√™m medo do bal√£o em si, mas do som produzido quando um bal√£o rebenta.
Quase nenhuma festa acaba sem um bal√£o a estalar. Uma pessoa com medo de estourar bal√Ķes ter√°, portanto, um momento dif√≠cil nas festas e reagir√° de forma muito diferente quando um bal√£o estourar. Em conclus√£o, h√° definitivamente uma fobia de bal√Ķes a estalar.

 

Quão alto é o estalo de um balão quando rebenta?

Ao encher um balão, muito ar fica preso dentro do balão. Se o balão estalar, será produzido um som alto. A maioria das pessoas acredita que o som produzido por um balão a estalar não é assim tão alto. Pelo contrário, o som produzido por um balão estampado é muito alto. Na verdade, o som é mais alto do que uma espingarda que dispara ao lado do ouvido de uma pessoa.

Além disso, o som é intenso como uma pistola magnum 357. Um balão pop é mais alto que uma espingarda de calibre 12 porque a primeira atinge um pico de 168 decibéis enquanto a segunda atinge 165dB. Isso não é tudo. Um balão a rebentar também é mais alto do que um trovão ou uma bombinha.


 

Referências

  1. Brewer, C. (5 November 2013). “Balloon phobia”. BMJ.¬†347¬†(nov05 3): f6652.¬†10.1136/bmj.f6652
  2. Houlihan, D; Schwartz, C (September 1993). “The rapid treatment of a young man’s balloon (noise) phobia using in vivo flooding”.¬†J Behav Ther Exp Psychiatry.¬†24 (3): 233‚Äď40:10.1016/0005-7916(93)90026-s.¬†PMID¬†8188847
  3. Cognitive Behavioural Treatment of Balloon Phobia in a Thirteen Year Old Boy – Link
  4. How I Overcame My Balloon Phobia – Link

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