Os Prós e Contras da Exploração Espacial
Desde a primeira aterragem bem sucedida da Apollo 11 na superfĆcie da lua, em 20 de julho de 1969, seguiram-se outras exploraƧƵes espaciais. Foi um avanƧo na astronomia e um feito para os Estados Unidos. DĆ©cadas mais tarde, o homem continua a aprender mais sobre os planetas e o espaƧo exterior.
Índice
[lord-icon icon=”424-question-bubble-outline” animation=”morph”][/lord-icon] O espaƧo: A Ćltima Fronteira
Uma das razƵes pelas quais universos fictĆcios como os de Star Wars ou Star Trek sĆ£o populares Ć© porque nos mostram uma realidade onde a esperanƧa Ć© possĆvel em qualquer lugar. No primeiro, a exploração do espaƧo conduz a um espĆrito independente, onde o destino da própria cultura e identidade corre o risco de ser invadido por um governo zeloso. No segundo, a humanidade ultrapassa os seus problemas centrais de conflito, fome e pobreza para se tornar um grande explorador do espaƧo.
Numerosos romances e histórias de ficção cientĆfica ao longo dos anos mostram-nos que explorar o espaƧo pode ser excitante e rentĆ”vel. O que nem sempre discutimos sĆ£o os potenciais perigos e despesas que uma ação deste tipo nos traria tambĆ©m. Quando os colonos europeus vieram para as CaraĆbas como exploradores, algumas tribos perderam atĆ© 90% da sua população devido Ć introdução de novas doenƧas.
Se comeƧƔssemos a explorar mundos alienĆgenas ou a encontrar nova vida, todo o nosso planeta poderia ter os mesmos problemas que essas tribos insulares.
Ć por isso que Ć© fundamental examinar as vantagens e desvantagens da exploração do espaƧo antes de lanƧarmos estas missƵes, a fim de garantir que todos possamos alcanƧar o melhor resultado possĆvel.
āļø Vejamos Agora as Vantagens Da Exploração Espacial āļø
š Vantagem: DĆ” esperanƧa Ć humanidade para o futuro
Os seres humanos estão agora confinados a um único planeta e a instalações que o orbitam. Se algo acontecer que mude o ambiente do planeta, terÔ o potencial de aniquilar toda a espécie humana. Um grande asteroide, a estrela que vai nova, ou mesmo uma mudança no clima planetÔrio, poderia devastar a humanidade. A exploração do espaço dÔ-nos a oportunidade de começar a colonizar outros locais, dando-nos esperança de que a nossa espécie possa sobreviver.
š Vantagem: Aumenta os nossos conhecimentos
HÔ muitos segredos à espera de serem descobertos no espaço. Asteroides ou planetas podem ter novos materiais que nós não temos na Terra. Podemos descobrir mais sobre como o Universo foi criado e porque é que ele existe no seu estado atual. Estas descobertas poderão então ajudar a melhorar a vida no nosso próprio planeta à medida que procuramos outros para explorar.
š Vantagem: Impulsiona inovaƧƵes em numerosos campos
De acordo com o 100-Year Starship Program, as tecnologias que foram criadas e tornadas possĆveis devido Ć exploração do espaƧo ajudaram a moldar, permear, e sĆ£o parte integrante do que somos hoje. Para percorrer as estrelas, temos de ser capazes de armazenar grandes quantidades de energia. Temos de desenvolver sistemas de apoio em circuito fechado. Os avanƧos na agricultura, na informĆ”tica, na inteligĆŖncia artificial e na produção tambĆ©m tĆŖm de acontecer. O quadro necessĆ”rio para explorar o espaƧo melhora os quadros socioeconómicos que temos em casa.
š Vantagem: Ć uma oportunidade que estĆ” ao alcance de qualquer pessoa
Se tem um telescópio, então tem a oportunidade de começar a explorar o espaço. HÔ mais de 300 anos que olhamos para as estrelas com esta tecnologia como uma forma de aprender mais sobre o nosso planeta e sobre nós próprios como espécie. Quando o telescópio espacial Hubble foi lançado em 1990, deu-nos as nossas primeiras opiniões sem interferência atmosférica sobre como era a vastidão do nosso universo.
Com milhƵes de imagens tiradas e dezenas de milhares de artigos escritos com base nas observaƧƵes feitas a partir de tecnologias telescópicas simples, aprendemos mais sobre a estrutura do nosso universo, a sua idade e a composição do nosso sistema solar nos Ćŗltimos 20 anos do que os nossos antepassados alguma vez sonhariam que fosse possĆvel.
š Vantagem: DĆ”-nos uma oportunidade de promover uma verdadeira cooperação
Porque somos um mundo de Estados-nação, os investimentos que fazemos na exploração do espaƧo tendem a ter um sentimento patriótico para eles. Alguns esforƧos neste domĆnio cientĆfico continuam a ter uma base nacional, mas para a maioria dos projetos existe um espĆrito de cooperação entre os paĆses do mundo que fizeram deste domĆnio da ciĆŖncia uma prioridade mĆ”xima. Trabalhamos em conjunto como raƧa humana para operar a estação espacial internacional, financiar projetos de investigação e olhar para fora para alĆ©m das estrelas para ver o que lĆ” estĆ”. Ć uma das poucas Ć”reas das nossas vidas em que hoje pomos de lado as nossas fronteiras para trabalharmos em conjunto em prol de um bem comum.
š Vantagem: Explorar algo novo
Embora ainda existam regiões do nosso planeta que raramente estudamos devido a limitações tecnológicas, a vastidão do universo é um prémio muito mais significativo. Apenas as naves espaciais Voyager ultrapassaram as primeiras fronteiras do nosso sistema solar. A informação que nos fornecem quase quatro décadas após o seu lançamento continua a iluminar o nosso conhecimento do Universo. HÔ tantas perguntas sem resposta quando pensamos no espaço, especialmente agora que os cientistas podem determinar que estrelas têm planetas em órbita à sua volta.
HaverÔ vida algures no Universo? Em caso afirmativo, serÔ que esses seres se pareceriam connosco? HÔ numerosas barreiras tecnológicas que temos de transpor antes de podermos percorrer longas distâncias no vÔcuo do espaço, mas estamos a aproximar-nos cada dia mais um passo.
š Vantagem: Cria numerosas oportunidades de emprego em diversos Ć”reas
HÔ mais de 18 000 pessoas empregadas nos Estados Unidos pela NASA, juntamente com inúmeros empreiteiros, freelancers e especialistas não contados nesses números. A empresa privada SpaceX fornece cerca de 7000 postos de trabalho a tempo inteiro e altamente qualificados que apoiam a economia. Depois hÔ os astronautas, engenheiros e especialistas de voo que gerem os mecanismos reais do voo espacial a considerar.
SĆ£o possĆveis numerosas oportunidades de emprego indireto, devido aos nossos esforƧos tambĆ©m na exploração do espaƧo. Precisamos de fornecedores de refeiƧƵes, designers, nutricionistas, formadores pessoais, astrónomos, cientistas, e muitas outras posiƧƵes para apoiar estas atividades.
š Vantagem: Permite-nos compreender melhor o nosso planeta
Quando podemos observar a escala total do nosso planeta a partir de uma posição orbital elevada, entĆ£o podemos ver mudanƧas que nem sempre sĆ£o possĆveis a partir do solo. DĆ”-nos uma forma de acompanhar as mudanƧas no nosso ambiente, estudar o empobrecimento da camada de ozono e medir os impactos de um planeta em aquecimento. Podemos fornecer modelos precisos de previsĆ£o dos padrƵes meteorológicos, observar os movimentos das tropas e instalar equipamento de seguranƧa que proteja contra um ataque. Quando aproveitamos plenamente este benefĆcio, torna-se possĆvel criar um lugar no universo que seja mais saudĆ”vel durante muitos anos.
š Vantagem: Uma nova perspetiva sobre o nosso lugar no universo
Foram precisos vĆ”rios sĆ©culos para que o mundo cientĆfico (de volta por fanĆ”ticos religiosos) aceitasse o facto de que a Terra nĆ£o era o centro do universo. Quando vimos essa primeira imagem Ć distĆ¢ncia de como Ć© o nosso planeta a partir de um ponto distante do nosso sistema solar, tornou-se claro que um pequeno ponto azul pĆ”lido no meio da vastidĆ£o do nosso universo coloca as nossas questƵes diĆ”rias numa nova perspetiva. AtĆ© descobrirmos o contrĆ”rio, esta Ć© a Ćŗnica casa que temos. Cabe a cada um de nós partilhar recursos, reduzir conflitos e trabalhar em prol de um bem comum.
š Vantagem: Permite-nos identificar perigos potenciais antes de eles atacarem
A cintura de asteroides entre Júpiter e Marte é apenas uma fonte para estas rochas mortais no nosso sistema solar. Pode até haver ameaças que viajam através do universo para interagir com a nossa região do espaço de tempo a tempo. Só seria necessÔrio um impacto significativo para mudar a vida no nosso planeta para sempre, razão pela qual a exploração espacial faz da identificação de ameaças uma prioridade mÔxima. Se conseguirmos localizar e mover asteroides ou cometas ameaçadores antes que eles ameacem um impacto, poderemos parar o Apocalipse antes que ele tenha a oportunidade de começar.
š Vantagem: Acesso a novos minerais, metais preciosos e outros itens Ćŗteis
GraƧas aos asteroides que ocasionalmente chegam Ć superfĆcie do nosso planeta, sabemos que muitos deles contĆŖm ferro e carbono. Sabemos tambĆ©m que hĆ” nĆquel, cobalto, silĆcio, magnĆ©sio, cĆ”lcio e vĆ”rios outros elementos presentes. Alguns podem ter Ć”gua ou oxigĆ©nio contidos sob a sua superfĆcie. Pode atĆ© haver ali ouro, platina e outros metais preciosos. Poderemos atĆ© descobrir algo que nunca encontrĆ”mos antes.
A exploração espacial dÔ-nos uma oportunidade de aceder a novos recursos minerais, permitindo a privatização deste empreendimento. Também nos daria a oportunidade de começar a construir no espaço, porque as matérias-primas são fÔceis de transportar e de transportar.
š Vantagem: Ver o que estĆ” para alĆ©m da fronteira final
A menos que as circunstĆ¢ncias mudem de alguma forma, chegarĆ” um momento em que a nossa espĆ©cie ultrapassarĆ” o nosso planeta. Temos de comeƧar a procurar oportunidades de colonização no nosso sistema solar e para alĆ©m dele, para ajudar a apoiar o futuro da nossa raƧa. Ć medida que as nossas descobertas cientĆficas e tecnológicas comeƧam a abrir oportunidades para visitar estrelas distantes, podemos comeƧar a descobrir ainda mais mistĆ©rios que nos ajudarĆ£o a responder Ć s questƵes significativas da vida.
š Vantagem: Pode mudar a nossa abordagem Ć medicina
A descoberta de novos elementos orgĆ¢nicos no espaƧo pode ajudar-nos a descobrir curas para algumas das nossas piores doenƧas. Nós realmente nĆ£o sabemos o que Ć© possĆvel no nosso universo para alĆ©m do Ć¢mbito da fĆsica bĆ”sica. Poderia haver tesouros incalculĆ”veis Ć espera de serem descobertos para alĆ©m do nosso sistema solar. Embora haja sempre um elemento de risco em qualquer empreendimento de exploração, hĆ” muitas vezes grandes recompensas Ć espera que aqueles que abraƧam a sua coragem comecem a avanƧar. Ao ritmo de desenvolvimento que vimos no sĆ©culo XXI, poderĆamos estar a olhar para uma raƧa humana muito diferente na vida dos nossos filhos, com base nas possibilidades de descoberta.
š Vantagem: Sabemos mais sobre o nosso planeta graƧas aos nossos esforƧos para explorar o espaƧo
Porque a exploração do espaço nos dÔ uma perspetiva diferente, permite-nos olhar para o nosso planeta de uma forma diferente. A vista de fora da nossa atmosfera permite-nos ver o panorama geral em vez de tentar extrapolar informação a partir da investigação em micro escala. Esta vantagem permitiu-nos descobrir o problema do empobrecimento da camada superior da atmosfera, iniciar as conversações sobre o aquecimento global e examinar o impacto atual e futuro das alterações do padrão meteorológico que podem ocorrer devido a um clima em mudança.
A exploração do espaço ajuda-nos a olhar tanto para dentro como para fora, ajudando-nos a todos a encontrar as mudanças necessÔrias para manter o nosso planeta saudÔvel para os nossos filhos, netos e para além dele.
ā Vejamos Agora as Desvantagens Da Exploração Espacial ā
š Desvantagem: Sondas Espaciais
As sondas espaciais não tripuladas são frequentemente consideradas a melhor escolha para a exploração do espaço, porque não põem vidas humanas em risco e são relativamente mais baratas de lançar, uma vez que não necessitam de espaço para o conforto ou as necessidades humanas. No entanto, hÔ também desvantagens nas sondas não tripuladas, incluindo o facto de não se poderem adaptar a circunstâncias imprevistas. Um bom exemplo disso é o Orbitador ClimÔtico de Marte, que recebeu coordenadas incorretas para aterrar e queimou à entrada antes de poder enviar quaisquer dados sobre Marte. Mais de 120 milhões de dólares foram desperdiçados nesta sonda.
š Desvantagem: Justificação para viagens espaciais
Ligada Ć questĆ£o do custo e do risco de vida humana, estĆ” a questĆ£o da justificação. A exploração do espaƧo apela ao desejo humano de aprender sobre o universo; no entanto, nĆ£o tem qualquer aplicação simples e pragmĆ”tica. Embora possa haver alguma utilização prĆ”tica num futuro distante, como a possĆvel colonização de outros planetas, Ć© difĆcil justificar a continuação da exploração do espaƧo a pessoas preocupadas com preocupaƧƵes imediatas, como o crime ou a economia.
š Desvantagem: Conhecido e Desconhecido
HÔ sempre o problema do risco imprevisto com a exploração do espaço. O vaivém espacial Challenger explodiu durante o lançamento em 1986, matando sete astronautas, e o vaivém ColÓmbia explodiu durante a reentrada em 2003, matando também sete. A radiação solar é um perigo constante para os astronautas e pode haver riscos imprevistos quando estes viajam muito para além da Terra, exacerbados pelo facto de haver pouca esperança de regressar a casa a tempo de pedir ajuda.
š Desvantagem: Custo das viagens espaciais
Uma das maiores crĆticas contra a exploração do espaƧo Ć© o seu custo. Segundo a Universidade da Florida, o lanƧamento de um vaivĆ©m espacial custa cerca de 500 milhƵes de dólares. Estas despesas só irĆ£o aumentar se considerarmos as viagens espaciais de longo prazo, como as exploraƧƵes tripuladas a Marte ou Ć s luas de JĆŗpiter. Embora a nova tecnologia possa certamente limitar os custos ineficientes envolvidos na exploração espacial, muitos argumentam que ainda Ć© dinheiro que poderia ser melhor gasto em questƵes mais prementes.
š Desvantagem: Pode causar-nos danos ou causar danos a outras espĆ©cies no espaƧo
Sabemos por experiĆŖncia própria o que acontece quando um grupo de humanos entra em contacto com outro grupo após geraƧƵes de isolamento. As doenƧas que se transferiram de um lado para o outro entre a Europa e o Novo Mundo devastaram algumas culturas. Houve alturas em que a varĆola matava sozinha mais de 90% da população local. Se encontrarmos vida num planeta diferente (ou se eles nos visitarem), a ameaƧa de transmissĆ£o de doenƧas Ć© real. Os seus vĆrus, bactĆ©rias e invasores potencialmente desconhecidos podem causar-nos tantos danos quanto nós os podemos causar. O primeiro contacto seria uma experiĆŖncia emocionante, mas tambĆ©m poderia ser mortal, mesmo que ninguĆ©m tenha qualquer mĆ” intenção em relação ao outro.
š Desvantagem: Os astronautas recebem exposição a perigos naturais enquanto se encontram no espaƧo.
Se o processo de lanƧamento nĆ£o o matar durante um esforƧo de exploração espacial tripulado, entĆ£o os perigos naturais que estĆ£o presentes fora da atmosfera do nosso planeta podem tornar-se problemĆ”ticos de vĆ”rias formas. A radiação que vem do sol Ć© um perigo constante para os astronautas quando estĆ£o no espaƧo, e o ambiente sem peso pode alterar o seu condicionamento fĆsico. As experiĆŖncias com gĆ©meos idĆŖnticos, com um a permanecer no nosso planeta e o outro a passar uma longa missĆ£o no espaƧo, mostram que hĆ” mudanƧas a nĆvel celular e genĆ©tico que ocorrem tambĆ©m com as viagens espaciais.
š Desvantagem: Os atuais esforƧos de exploração do espaƧo podem ser uma viagem de ida apenas
Quando enviĆ”mos os astronautas para a Lua, a nossa tecnologia proporcionou-lhes uma oportunidade de aterrar na superfĆcie e regressar Ć sua nave espacial. Ć possĆvel que pudĆ©ssemos realizar uma ação semelhante para asteroides, luas em redor de outros planetas e outros corpos celestes que nĆ£o tenham atmosfera. Se vamos comeƧar a explorar Marte, entĆ£o essa viagem pode ser uma viagem só de ida para os astronautas.
Mesmo que esta viagem nĆ£o se torne uma viagem de ida, o tempo necessĆ”rio para chegar a um destino alĆ©m da Lua torna virtualmente impossĆvel montar uma missĆ£o de salvamento se algo correr mal. A nossa visĆ£o atual da exploração do espaƧo requer perfeição para criar um resultado bem-sucedido.
š Desvantagem: Cria eventos de poluição de alto nĆvel
Temos de consumir combustĆveis fósseis quando lanƧamos foguetes no espaƧo, o que significa que estamos a criar um nĆvel significativo de poluição cada vez que gastamos combustĆvel para fins de exploração. Mesmo com uma carga leve, custa cerca de 300 000 dólares o combustĆvel de um foguetĆ£o. Modelos maiores poderiam conter meio milhĆ£o de galƵes de combustĆvel que seriam utilizados durante toda uma missĆ£o. Depois, temos de encontrar uma forma de colocar estes combustĆveis em órbita segura para tornar os nossos esforƧos de exploração Ćŗteis, criando ainda mais problemas potenciais para a nossa atmosfera.
HÔ mais de meio milhão de itens de lixo de mais de 50 anos de viagens espaciais e colocação de satélites que orbitam o nosso planeta neste momento. A menos que esses itens caiam na atmosfera e ardam, eles permanecerão no lugar para sempre. O anel de detritos que criÔmos torna a exploração espacial mais perigosa porque um impacto com o casco de uma nave pode ter resultados mortais. Teremos de limpar esta confusão no futuro para proporcionar maior segurança aos nossos futuros exploradores, e não fazemos ideia de qual poderÔ ser a despesa.
š Desvantagem: Pode fazer com que o nosso planeta enfrente perigos desconhecidos
Um tema comum em muitos romances, programas e filmes de ficção cientĆfica Ć© a ideia de que uma raƧa alienĆgena Ć© hostil para connosco. Acredita-se amplamente que a Ć”gua pode ser uma das mercadorias mais escassas do universo, mas aqui estamos nós com um planeta que Ć© mais de 70% de Ć”gua. Se comeƧarmos a aventurar-nos para alĆ©m do nosso sistema solar, Ć© perfeitamente possĆvel que encontremos uma espĆ©cie que decida que os nossos recursos estĆ£o maduros para a exploração. Partimos do princĆpio de que uma cultura avanƧada que poderia inventar viagens espaciais em tempo real seria pacĆfica, mas nĆ£o hĆ” garantias. A exploração do espaƧo poderia tornar-se um convite para a guerra interestelar.
š Desvantagem: ImplicarĆ” sempre um risco
O ser humano nĆ£o deveria estar no vazio do espaƧo. Temos de usar equipamento de proteção extensivo para sobreviver a essas condiƧƵes. Mesmo uma pequena fuga ou fissura num capacete, ou fato seria suficiente para criar uma condição de saĆŗde adversa. Esta questĆ£o tambĆ©m se aplica aos ambientes planetĆ”rios que conhecemos agora. Depois, hĆ” as questƵes de saĆŗde a considerar quando o corpo humano sofre de falta de gravidade durante um longo perĆodo de tempo.
[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] ConclusĆ£o
Quando examinamos estes prós e contras da exploração espacial, existe uma certa nobreza na ideia de procurar o que estĆ” para alĆ©m do próximo horizonte. A nossa sociedade foi construĆda sobre o desejo de explorar o planeta onde vivemos. Agora a nossa cultura tem a necessidade de comeƧar a ultrapassar a próxima fronteira. Quer isso signifique colonizarmos a lua, estabelecer uma comunidade em Marte, ou alcanƧar a Alfa Centauri, hĆ” algo Ć espera de ser descoberto. Estamos mais perto do que nunca de descobrir o que isso pode ser.
A exploração do espaƧo Ć© benĆ©fica, mesmo que a vejamos apenas atravĆ©s da lente da esperanƧa. Ć uma ideia que nos une como uma só raƧa, em vez de mais de 190 paĆses diferentes. Podemos avanƧar para o universo como um só povo, dando os primeiros passos rumo a novas experiĆŖncias, tal como fizemos quando colocĆ”mos os astronautas na lua pela primeira vez.
Os exploradores enfrentam sempre o perigo, e o espaço não é exceção a essa regra. O vÔcuo do universo não foi feito para os humanos, o que significa que temos de nos adaptar e proteger-nos constantemente quando estamos fora da nossa atmosfera. Depois hÔ o risco de um encontro com vida extraterrestre a considerar também.
As vantagens e desvantagens da exploração do espaço devem vir de uma perspetiva de senso comum. Outras raças podem prejudicar-nos, mas hÔ também a possibilidade de sermos perigosos também para outras vidas. Devemos prosseguir com estes esforços, mas com o entendimento de que este trabalho não é uma corrida. à um esforço de cooperação que acabarÔ por definir a nossa humanidade.
- Quem é o marido de Cuca Roseta? João Lapa - Maio 14, 2024
- Qual Ć© a idade de Cuca Roseta? Nascida a 02/12/1981 - Maio 14, 2024
- Morten Hjulmand: Namorada - Abril 24, 2024