Como apanhar um gato de rua
Os animais vadios geralmente não são recomendados como animais de estimação, a menos que determine que eles são seguros e capazes de serem domesticados. Se você tem um gato que está na vizinhança há algum tempo ou tem o hábito de visitar a sua casa, pode se perguntar como pode fazer desse animal seu animal de estimação familiar. Atrair um gato não é tão difícil como pode acreditar que é. Continue a ler para aprender como atrair felinos para a sua vida e para a sua casa.
Determine se o gato tem um lar
Os felinos adoram vaguear se lhes for dada a oportunidade. Alguns deles são animais ao ar livre que desaparecem por feitiços do tempo. Se este for o caso, então o animal que o está a visitar pode não ser necessário ser um vadio. Certifique-se de determinar se este é ou não o animal de estimação de alguém da vizinhança. Além disso, alimentar demais o animal de estimação de outra pessoa pode causar uma fenda entre você e aquele vizinho.
Determine se o gato é seguro
Uma vez determinado que o felino não tem dono, quer garantir que ele é seguro para se manter como animal de estimação. Isto significa que ele não deve apresentar quaisquer sinais de raiva ou outras doenças e que parece geralmente saudável. Não deve estar muito abaixo do peso ou ter manchas de pelo em falta. Além disso, deve agir de forma viva e energética, não letárgica e indiferente. Não deixe de consultar um veterinário para uma determinação final.
Preparar comida e água
Uma vez que o gato tenha sido considerado seguro e disponível para você possuir, monte um prato de comida e água para ele. Certifique-se de que o que você está a alimentar o animal é apenas comida de gato, e não de aves, peixe ou carne. Estes podem atrair todo o tipo de pragas indesejáveis. Certifique-se também de colocar a comida fora durante as horas da noite, quando os felinos estão à espreita.
Seja Sábio ao Aproximar-se do Gato
Uma vez que o animal se tenha tornado confortável com o seu ambiente e comece a alimentar-se do que lhe é proposto, terá que se aproximar dele. Faça-o com uma guloseima que seja visível para o gato. Deixe claro que a guloseima é para ele e use uma voz suave para que o gato o associe com prazeres e petiscos. Não deve deixá-lo comer da sua mão neste ponto, pois provavelmente ainda não é tão confortável ao seu redor. Além disso, isso pode terminar em você aleijar-se ou o gato se assustar.
Mantenha um horário regular de alimentação
Continuar a encher diariamente as tigelas de água e comida. Quando o felino visita, continue a alimentar os seus alimentos. Com o passar do tempo, considere alimentar o gato com guloseimas da sua mão. Tenha cuidado para não apressar esta parte da ligação. Depois de algumas semanas, o animal deve estar a crescer mais confortável ao seu redor e esperará esta alimentação regularmente. Uma vez que o gato parece ter aquecido até você e o horário de alimentação, não há problema em deixá-lo se alimentar fora da sua mão.
Esta é uma ótima maneira de estabelecer a confiança direta entre você e o felino. Deixe que o animal venha até si naturalmente. Se ele ainda não parece interessado em comer da sua mão, seja paciente e deixe passar mais tempo antes de tentar novamente em outro momento. Avalie o quanto o gato se aproxima de você ao decidir o momento certo para oferecer comida da sua mão.
Atraia com Barulhos de Pássaros e Catnip
Se quiser garantir que o felino voltará, pode tentar replicar os ruídos que outros animais fazem. Tente imitar os sons dos animais que os felinos podem querer comer. As aves são uma ótima ideia. Eles tentarão descobrir de onde vêm os ruídos das aves e provavelmente vão ficar por mais tempo.
Embora atrair gatos possa não ser o passatempo mais seguro, é completamente exequível. Siga os passos dados aqui, permanecendo extremamente consciente da segurança para você e para o gato. Dentro de algumas semanas ou meses, poderá ter uma nova adição à sua família.
- Daniela Martins e as Gémeas que Receberam Tratamento em Portugal - Julho 5, 2024
- Kelly Piquet: Descubra Tudo sobre a namorada de Max Verstappen - Julho 2, 2024
- Qual é a Idade de Jorge Cristino? Fique a Saber - Junho 17, 2024