Sábado, Maio 18, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

Desportos Que Queimam Calorias Sem se Aperceber

Alguns desportos que queimam calorias sem se aperceber

Exercitar-se regularmente faz você sentir-se bem consigo mesmo e beneficia a sua saúde geral. No entanto, para muitos, não é possível ir ao ginásio para um treino intenso ou tirar um tempo do seu estilo de vida agitado para fazer exercício.

Felizmente, existem outras formas de colher alguns dos benefícios. Você pode fazer muitas atividades físicas para queimar gordura, assim como melhorar ou manter a sua forma física e a sua saúde em geral. Estas podem incluir atividades diárias, atividades recreativas ativas e alguns dos seus desportos preferidos.


Índice


Além de queimar gordura, manter-se fisicamente ativo ajuda a prevenir a obesidade, aumenta o seu nível de energia, alivia a depressão e a ansiedade e reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas, AVC, tensão arterial elevada, alguns cancros, diabetes tipo 2 e osteoporose.

 

Vejamos agora alguns exercicios que queimam calorias sem se dar conta

 

🚴 Ciclismo

Andar de bicicleta regularmente é uma das melhores formas de reduzir o risco de problemas de saúde associados a um estilo de vida sedentário.

Andar de bicicleta é um exercício saudável e de baixo impacto que pode ser desfrutado por pessoas de todas as idades, desde crianças pequenas a adultos mais velhos. É também divertido, barato e bom para o ambiente.

Ir de bicicleta trabalho é uma das formas mais eficientes de combinar o exercício físico regular com a sua rotina diária. Estima-se que um bilhão de pessoas andam de bicicleta todos os dias – para transporte, recreação e por desporto.

Leva apenas duas a quatro horas por semana para alcançar uma melhoria geral da sua saúde.

Vejamos agora alguns beneficios do ciclismo:

Baixo impacto – causa menos esforço e lesões do que a maioria das outras formas de exercício.
Um bom treino muscular – o ciclismo usa todos os principais grupos musculares enquanto você pedalar.
Fácil – ao contrário de alguns outros desportos, o ciclismo não requer altos níveis de habilidade física. A maioria das pessoas sabe como andar de bicicleta e, uma vez aprendido, não se esquece.
Bom para força e resistência – o ciclismo aumenta a resistência, a força e a aptidão física aeróbica.
Tão intenso quanto quiser – o ciclismo pode ser feito com intensidade muito baixa para começar, se você se recuperar de lesões ou doenças, mas pode ser construído até um treino físico exigente.
Uma forma divertida de ficar em forma – a aventura e o zumbido que se obtém ao descer colinas e estar ao ar livre significa que é mais provável que continue a pedalar regularmente, em comparação com outras atividades físicas que o mantêm dentro de casa ou que exigem tempos, ou locais especiais.
Eficaz – como meio de transporte, o ciclismo substitui o tempo sedentário (sentado) passado a conduzir veículos motorizados ou a usar elétricos, comboios ou autocarros com exercício saudável.

 

💃 Dança

Há algo especial no que diz respeito a mexer-nos ao som da música que parece tirar-nos todos as nossas preocupações.
Talvez seja o ritmo das tuas músicas favoritas ou o treino de bater o coração que te faz levantar e sair do sofá. Ou talvez seja o desafio de dominar os movimentos mais complicados que te traz tanta alegria.

Independentemente das suas razões, uma coisa é certa: os benefícios da dança para a saúde física, mental e emocional são infinitos.

A dança é exercício, portanto os benefícios físicos da dança serão semelhantes aos de outras atividades cardiovasculares

Os principais beneficios da dança são:

  • Melhora a saúde cardiovascular
  • Aumenta o desempenho cognitivo
  • Melhora o equilíbrio e a força
  • Suave no seu corpo
  • Desafia o seu cérebro
  • Ajuda a melhorar o seu humor
  • melhor condição do seu coração e pulmões
  • aumento da força muscular, resistência e aptidão motora
  • melhor fitness aeróbico
  • tónus muscular e força melhorados
  • controle de peso
  • ossos mais fortes e risco reduzido de osteoporose
  • melhor coordenação, agilidade e flexibilidade
  • melhor equilíbrio e consciência espacial
  • maior confiança física
  • melhoria do bem-estar geral e psicológico
  • maior autoconfiança e auto-estima
  • melhores habilidades sociais

Tipos de dança

Há muitos estilos de dança para escolher, cada um com as suas próprias atrações. Os estilos populares de dança incluem:

Ballet – na sua maioria executado com música clássica, este estilo de dança centra-se na força, técnica e flexibilidade.
Dança de salão – envolve uma série de estilos de dança em parceria, como a valsa, swing, foxtrot, rumba e tango.
Dança do Ventre – originária do Oriente Médio, este estilo de dança é uma maneira divertida de se exercitar.
Hip-hop – executado principalmente com música hip-hop, este estilo de dança urbana pode envolver break, popping, lock e freestyling.
Jazz – um estilo de dança de alta energia que envolve pontapés, saltos e voltas ao ritmo da música.
Dança do Varão – tem se tornado cada vez mais popular como uma forma de exercício. Envolve dança sensual com um poste vertical, e requer resistência muscular, coordenação e força superior e inferior do corpo.
Salsa – envolvendo uma mistura de influências caribenhas, latino-americanas e africanas, a salsa é normalmente uma dança parceira e enfatiza ritmos e sensualidade.
Dança Quadrada – um tipo de dança folclórica onde quatro casais dançam num padrão quadrado, movimentando-se um em torno do outro e mudando de parceiro.
Sapateado – concentra-se no timing e nas batidas. O nome tem origem nos sons de sapateado feitos quando as pequenas placas de metal nos sapatos do bailarino tocam no chão.

 

🚶🏻 Caminhadas e Corridas

Quando começa a correr pela primeira vez, as pausas para caminhar parecem destinadas apenas para iniciantes – pessoas que “não podem” correr uma distância definida ainda, então eles têm que caminhar. No entanto, o treino de corrida e caminhada é, na verdade uma das melhores formas de evitar lesões, aumentar a velocidade, reduzir a fadiga, recuperar mais rapidamente e, acima de tudo, permanecer mentalmente motivado.

Caminhar e Correr ajuda-o a:

  • Viver mais tempo
  • Aumenta a sua Vitamina D naturalmente
  • Melhora o humor
  • Aumenta a autoconfiança
  • Bom para a velhice

 

👨🏽‍🌾 Jardinagem

A jardinagem é uma atividade saudável. Não é aeróbica, e não vai fazer crescer a sua forma física da mesma forma que a corrida, a caminhada e o ciclismo. Mas certamente pode produzir muito prazer, para não mencionar na quantidade de vegetais que vai ter para comer.

A jardinagem estica e fortalece-o. Ajuda-o a cultivar uma mente calma e concentrada enquanto coloca todos os principais músculos do seu corpo para trabalhar a escavar, levantar e carregar. Além de queimar centenas de calorias por hora, a jardinagem nos liga à terra, e é essa troca consciente de energia – você planta; a natureza cresce – que é tão alegre e gratificante.

Em termos de atividade física, a jardinagem é uma boa alternativa ao ginásio. Aqui está um resumo das atividades relacionadas à jardinagem e a sua relativa queima calórica em 30 minutos de trabalho, cortesia da pesquisa feita pela Universidade Estadual de Iowa:

Calorias queimadas durante a escavação – mulheres: 150, homens: 197.

Calorias queimadas durante o corte da relva – mulheres: 181, homens: 236. Calorias queimadas durante o corte com um cortador de relva rotativo – mulheres: 135, homens: 177.

Calorias queimadas durante o plantio de transplantes, arbustos e árvores, e corte e poda – mulheres: 135, homens: 177.

🏊 Natação

Provavelmente já deve ter ouvido que os especialistas recomendam aos adultos 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade vigorosa a cada semana. A natação é uma excelente forma de trabalhar todo o seu corpo e sistema cardiovascular. Uma hora de natação queima quase tantas calorias como correr, sem todo o impacto nos seus ossos e articulações.

Trabalha todo o seu corpo

Um dos maiores benefícios da natação é que ela realmente trabalha todo o seu corpo, da cabeça aos pés.

  • aumenta o seu ritmo cardíaco sem stressar o seu corpo
  • tonifica os músculos
  • aumenta a força
  • reforça a resistência

É apropriado para pessoas com lesões, artrite e outras condições

A natação pode ser uma opção de exercício seguro para as pessoas com:

  • artrite
  • ferimentos
  • deficiência
  • outras questões que dificultam os exercícios de alto impacto

Nadar pode até ajudar a reduzir algumas das suas dores ou melhorar a sua recuperação de uma lesão. Um estudo mostrou que pessoas com osteoartrite relataram reduções significativas na dor e rigidez articular, e experimentaram menos limitações físicas após se envolverem em atividades como natação e ciclismo.

Boa opção para pessoas com asma

O ambiente húmido das piscinas cobertas faz da natação uma grande atividade para as pessoas com asma. Além disso, os exercícios respiratórios associados ao esporte, como prender a respiração, podem ajudar a expandir a sua capacidade pulmonar e ganhar controle sobre a sua respiração.

Alguns estudos sugerem que nadar pode aumentar o seu risco de asma devido aos químicos utilizados no tratamento das piscinas. Fale com o seu médico sobre os riscos potenciais da natação se tiver asma e, se possível, procure uma piscina que use água salgada ao invés de cloro.

A natação melhora a definição muscular e a força

Os nadadores ganham força muscular em todo o corpo. Onde os corredores veem os músculos crescerem nas pernas, os nadadores utilizam mais grupos musculares para se moverem através da água. Enquanto as pernas chutam, os braços puxam. À medida que as costas alcançam e giram, o estômago aperta para dar força às pernas e estabilizar o núcleo, fazendo da natação um dos melhores exercícios aeróbicos para lhe dar um treino corporal total.

A natação ajuda-o a manter-se flexível

Nadar requer que alcance, estique, torça e puxe o seu caminho através da água. Os seus tornozelos tornam-se barbatanas e são esticados a cada chute enquanto empurra contra a pressão do líquido. Isto não significa que não deve ainda alongar, mas os alongamentos repetitivos encontrados nos seus vários movimentos também ajudam na flexibilidade.

Nadar diminui o stress e a depressão

Adora aquela sensação natural de endorfina? Enquanto muitos falam do bem estar dos corredores a seguir a correr, mas nadar também pode trazer todas essas emoções de bem-estar.
 

🧘 Yoga

Há milhares de anos que as pessoas se voltam para o yoga como uma forma de esticar, libertar tensões e stress, envolver-se em atividade física e ser um com a mente. Os aspectos fisicamente desafiadores e as técnicas de alto nível de habilidade que entram no yoga têm deixado muitas pessoas inseguras se ele deve ou não ser considerado um esporte.

Um desporto é geralmente definido como uma atividade física que inclui uma componente competitiva. Embora o yoga se encaixe nesta descrição, falta-lhe a natureza competitiva do atletismo, como a natação e o tênis, que é o que o desqualifica para o título de “desporto”.

O Yoga, requer uma quantidade incrível de força e habilidade. A diferença entre os dois é que o yoga envolve um aspeto espiritual e filosófico que a maioria dos desportos não. O Yoga é composto por diferentes ramos: karma, mantra, bhakti, gyana, raja e hatha. O ramo final é o único que envolve movimentos físicos; assim, enquanto o treino é um componente, a parte mais importante da prática é estar em sintonia com a respiração, o corpo e especialmente a mente.

Desportos mais convencionais normalmente colocam o corpo antes da mente, no entanto, o yoga faz o oposto. Visto que a sua ênfase está no aspeto espiritual, competir contra outros no yoga derrota o seu propósito. Você deve estar focado em si mesmo e se preocupar com o que os outros estão a fazer, vai contra o objetivo da atividade.

Veja agora alguns dos principais benefícios do yoga:

  • Melhora a sua flexibilidade
  • Constrói a força muscular
  • Aperfeiçoa a sua postura
  • Evita o desgaste a cartilagem e a rutura das articulações
  • Melhora a sua saúde óssea
  • Drena os gânglios linfáticos e aumenta a imunidade
  • Reduz a sua pressão sanguínea
  • Regula as suas glândulas supra-renais
  • Fá-lo mais feliz
  • Ajuda-o a concentrar-se
  • Ajuda-o a dormir mais profundamente

 

🐹 Brincando com o seu animal de estimação

Ter um animal de estimação é uma fonte de felicidade. Mas é claro que eles adoram ser mimados e que brinquem com eles. Como resultado, às vezes é difícil sair do tempo para ir a ocupações que requerem um pouco de calma, como o desporto em casa, em geral, e especialmente a ioga. Mas quem disse que os animais não eram desportivos?

Brincar ativamente com o seu gato / cão não é apenas bom para ele, é também um bom substituto para uma viagem ao ginásio ou um passeio à volta do quarteirão. Além de proporcionar uma grande experiência de ligação e redução do stress, o jogo ativo pode queimar um número surpreendentemente grande de calorias para ambos.

Se passeia o seu animal de estimação use esse tempo para verificar quantas calorias gastas. Pode comprar um relógio que mede as calorias consumidas de cada vez que brinca ou passeia com ele. Este site tem uma calculadora de calorias consumidas quando brinca com o seu cão.

Se quiser também pode ver quantas calorias queima a brincar com o seu gato aqui.

Pode parecer que este tipo de atividade física não queima calorias. Mas se pensar bem, quando brinca com o seu animal de estimação pode: andar, correr, saltar, fazer jogos, etc.

Todas estas atividades queimam gordura e calorias, e se as fizer todos os dias, de certeza que irá usufruir dos seus efeitos.

 

🕺 Saltar ou Saltar à Corda

Saltar ou saltar à corda não é apenas uma atividade de playground e exercício, mas também um desporto de competição. O salto à corda geralmente envolve uma única pessoa ou mais, saltando sobre uma corda que está a ser balançada. Eles certificam-se de deixar passar com sucesso debaixo dos pés e acima da cabeça enquanto a corda está a ser balançada.

Várias técnicas são usadas ao saltar a corda, algumas das quais são: Salto básico ou salto fácil, Passo de velocidade, Crise transversal, Swing lateral, Cruzamento Front-back, Duplo por baixo, Duplo holandês, Sapo, Perna sobre, Annie incrível, Sapo invertido, Elefante, Chute de sapo/donkey, Saltos combinados, The James Hirst, Skier, Sino, Tesoura, Valete de salto e Can-can.

Fisicamente, o salto à corda é um esporte extenuante que requer muita habilidade, resistência e talento.
O saltar à corda promove resistência, agilidade, resistência, boa saúde, confiança, trabalho em equipa, capacidade de liderança e amizades que duram toda uma vida.

Embora este desporto seja divertido, há muitos aspetos sérios que se encontram na atmosfera de competição. Existem duas competições principais que são conhecidas em toda a comunidade do salto à corda, tanto a nível nacional como internacional: Nacionais e Mundiais de Salto à Corda.

Até agora, a Team USA já competiu na Austrália, Canadá, África do Sul, Europa e Ilhas Virgens Britânicas.
Saltar à Corda tem benefícios para todos! Proporciona também aptidão mental, bom para você educadamente aumenta o QI devido à coordenação bilateral, você lê mais rápido, faz cálculos mais rápido, então quando você é mais jovem e faz qualquer coisa bilateral você o faz com seus braços e pernas simultaneamente e você constrói mais neurotransmissores, o que torna a sua capacidade mental maior.

Se quiser calcular as calorias consumidas a saltar à corda pode usar este site

Um exercício cardiovascular é aquele que ajuda o sistema circulatório a melhorar o fornecimento de sangue a todas as partes do corpo; assim, transportando mais oxigénio e nutrientes. Saltar a corda sozinho, pode ajudá-lo a melhorar o seu sistema imunológico, equilibrar o seu metabolismo e melhorar a sua saúde geral num curto período de tempo. Embora existam ainda mais benefícios físicos que você pode experimentar pulando corda, esta simples atividade pode ajudar a sua mente também.

Os adeptos do culturismo que desejam treinar os músculos dos gémeos muitas vezes se voltam para saltar à corda. Não só porque exercita bem este grupo muscular, mas também porque melhora todos os tendões e ligamentos ali localizados. Além disso, da maioria dos exercícios para gémeos, sabe-se que a corda de saltar é a que coloca menos tensão nas articulações das pernas, o que é muito importante se estiver a fazer sessões de treino prolongadas.

À medida que o corpo melhora, a mente também melhora. Um sistema cardiovascular equilibrado melhora drasticamente as funções cerebrais! Aqueles que praticam o salto de corda, afirmam que podem pensar mais rápido, experimentar uma melhoria na auto-confiança e reagir instintivamente melhor. Saltar à corda não é apenas sobre o movimento do corpo; é também sobre o estado de alerta que se experimenta quando se segue o movimento da corda – é exatamente este aspeto que tem um efeito incrivelmente positivo no foco e nas funções cognitivas de uma pessoa.

O que é fascinantemente interessante sobre como o cérebro melhora, é nada menos do que impressionante. A maioria de nós sabe que o nosso “humor” é afetado pela libertação de hormônios especiais; é através do salto de corda, o cérebro otimiza a libertação do “trio dourado” – Endorfina, Dopamina e Serotonina. Também são conhecidos como as hormonas “feel-good”, e a sua produção natural e estabilizada é conhecida por diminuir os humores depressivos, enquanto aumenta a energia mental e a resistência.

 

🏚️  Tarefas Domésticas

Enquanto pode não estar num ginásio a ‘dar no ferro’ ou correndo numa esteira, mas ainda é exercício e requer que trabalhe e queime mais energia do que ser sedentário. A limpeza da casa é um exemplo de atividade de intensidade moderada do tipo que os especialistas em saúde recomendam que realize diariamente para maximizar a saúde e a forma física. Tarefas diárias como limpar a sua casa, cortar a relva, limpar o carro, comprar comida e outras coisas são exemplos de exercício moderado, o que ajuda a melhorar a saúde e a forma física.

Limpar a sua casa pode ser um exercício incrível. Não só pode dar-lhe um exercício cardiovascular, como também pode incorporar treino de resistência e treino intervalado. É claro que o tipo de trabalho doméstico e a intensidade determina a quantidade de calorias que você vai ter. A chave é aumentar o seu ritmo cardíaco e incorporar diferentes movimentos dentro da limpeza.

Limpar o pó queimará muito poucas calorias, mas mover móveis para aspirar por baixo ou organizar um quarto (levantar caixas, mover coisas de quarto para quarto, etc.) pode ser uma queimadura muito maior. Para aumentar a intensidade ou a velocidade com que se trabalha, tente colocar alguma música rápida que realmente gosta e dance, enquanto limpa. Também pode dar a si mesmo um limite de tempo no qual tem que efetuar uma tarefa bem grande e demorada, se você terminar antes do tempo acabar, dar a si mesmo o bónus de uma caminhada rápida ou correr ao redor da vizinhança.

 

Posso perder peso ao fazer trabalhos domésticos?

Se fizermos uma média de 11,5 horas de trabalho doméstico por semana, estamos a queimar cerca de 2345 calorias por semana. Isto leva a uma impressionante perda de peso de 1 kg por mês.

Quais são as tarefas domésticas que queimam mais calorias?

  • Limpar o chão com a esfregona pode queimar 170 calorias por hora.
  • Varrer a casa queima até 156 calorias por hora
  • Limpar Superfícies pode queimar até 136 calorias por hora
  • Aspirar por uma hora queima de 170 calorias
  • Levar as compras pelas escadas acima pode queimar até 440 calorias por hora
  • Engomar consome até 80 calorias por hora
  • Fazer camas queimar 70 calorias por hora
  • Limpar o pó durante uma hora queima 166 calorias
  • Lavagem do carro queima 314 calorias por hora
  • Limpeza de janelas por uma hora queima 231 calorias

 

⚙️ Caminho para o trabalho

Quanto tempo perde no deslocamento diário para o seu emprego? Para muitos de nós, chegar e sair do trabalho não é apenas uma enorme perda de tempo, mas é mau para o nosso corpo e mau para o planeta.

Nos EUA, os trabalhadores pendulares passam, em média, cerca de uma hora por dia para e do trabalho, enquanto os europeus gastam ainda mais tempo no trajeto pendular. Os tempos de deslocação estão a aumentar, com mais tempo a ser desperdiçado do que no passado.

É muito tempo desperdiçado! A vida é ocupada e pode ser especialmente difícil não só encontrar tempo para fazer as coisas que nos fazem felizes, mas também as coisas que nos mantêm saudáveis. Além disso, os longos tempos de deslocamento têm sido ligados a uma série de problemas de saúde, tais como colesterol alto, obesidade e depressão.

 

De Bicicleta para o trabalho

A mudança para o ciclismo é uma das melhores formas de fazer um pouco mais de exercício numa semana de trabalho atarefada. Se já gosta de andar de bicicleta, transformar o seu tempo de deslocação em tempo de treino pode ajudá-lo a poupar tempo depois do trabalho para atividades.

 

Andar ou correr para o trabalho

Se o seu trajeto não for muito longo, caminhar ou correr para o trabalho é uma ótima maneira de se locomover. Arrume os seus sapatos de trabalho, ou mesmo toda a sua roupa de trabalho, e vá para o passeio! Deixe-se levar bastante tempo para poder desfrutar da viagem ao seu próprio ritmo, sem o stress de um possível atraso, e não se esqueça de acompanhar o seu tempo na aplicação.

 

Leve um lanche saudável

Comer a primeira coisa que se encontra e comer rapidamente é algo natural nos dias que correm, mas para aqueles de nós que se deslocam, as coisas podem ficar insalubres rapidamente. Quando o tempo é curto, a opção mais fácil muitas vezes ganha – e essa geralmente não é a opção mais saudável. Prepare um lanche saudável para comer durante o seu trajeto, para que você não se sinta tentado a comer fast food ou comida cheia de gordura.

 

Planeie com antecedência

Não importa como muda o seu trajeto, não se esqueça de planear com antecedência. Isso não só garantirá que chegue ao trabalho a tempo, mas permitirá que você estabeleça metas de condicionamento físico para si mesmo. Decida um plano de ação, faça um horário semanal e, o mais importante, mantenha-se fiel a ele. Será mais fácil misturar as coisas também, para que você possa criar um plano de deslocamento personalizado que envolva ciclismo, caminhada, ou qualquer tipo de deslocamento que funcione melhor para você.

 

🏋️ 50 melhores actividades para a perda de peso

(calorias queimadas em uma hora por uma pessoa de ou 70 kg)

Boxe – 800
Squash – 748
Remo (sobre um lago ou rio) – 740
Estradas com um passado rápido ou médio – 700
Nadar – frente crawl ou butterfly – 680
Rugby – 614
Futebol – 612
Rápido ciclismo de estrada – 604
Exercício Ginásio (pesos e cardio) – 590
Correndo em uma esteira – 580
Hóquei – 478
Basquetebol – 475
Ténis – 470
Máquina de Remar – 440
nado de peito ou nado de costas – 408
Caminhada vigorosa com uma mochila – 406
Pesos no ginásio – 340
Pilates – 320
Dança de salão rápido; passo rápido, Charleston – 306
Snorkelling – 274
Críquete – 272
Skate – 270
No esqui alpino de pista – 270
Trampolins – 252
Voleibol – 240
Badminton – 238
Golfe – 236
DIY; lixar, pintar, serrar – 235
Caminhada para o trabalho – 207
Jardinagem – 206
Ténis de mesa – 204
Equitação – 202
Sexo para um homem – 200
Yoga – 200
Pesca a partir de uma margem do rio (em pé) – 200
Voleibol – 198
Sexo para uma mulher – 138
Passear o cão – 136
Salão de baile dançando devagar; valsa – 135
Tarefas domésticas; limpar o pó, aspirar, engomar – 102
Observação de pássaros – 101
Tocar piano – 100
Lavagem de louça – 88
Compras – 86
Cozinhar – 69
Conduzir um carro – 68
Tomar um banho – 35
Digitação – 34
Ver TV em pé – 20
Ver TV no sofá – 0

 

Como vê, o ato de ver TV no sofá, aquele “desporto” praticado por milhões de pessoas, não gasta calorias.


 

Conclusão

O exercício oferece benefícios incríveis que podem melhorar quase todos os aspetos da sua saúde de dentro para fora.

A atividade física regular pode aumentar a produção de hormonas que o fazem sentir-se mais feliz e o ajudam a dormir melhor.

Também pode melhorar a aparência da sua pele, ajudá-lo a perder peso e mantê-lo afastado, diminuir o risco de doenças crónicas e melhorar a sua vida sexual.

Dada a esmagadora evidência, parece óbvio que todos nós devemos ser fisicamente ativos. É essencial se quisermos viver uma vida saudável e gratificante até à velhice.

Está medicamente provado que as pessoas que fazem atividade física regularmente têm:

até 35% menos risco de doença coronária e AVC
até um risco 50% menor de diabetes tipo 2
até 50% menos risco de cancro do cólon
até um risco 20% menor de cancro da mama
um risco 30% menor de morte prematura
até um risco 83% menor de osteoartrite
até um risco 68% menor de fratura de quadril
um risco 30% menor de quedas (entre os adultos mais velhos)
até um risco 30% menor de depressão
até um risco 30% menor de demência

 

Vamos agora realçar, mais uma vez a importância de se manter ativo.

Benefícios específicos do exercício:

Melhor sistema cardiovascular – O coração contrai-se eficazmente e o sangue circula com menos esforço, o que melhora o fornecimento de sangue para as artérias coronárias. O exercício consistente pode reduzir a frequência cardíaca, mesmo quando em repouso. Também melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos, o que ajuda a manter a pressão sanguínea baixa.
Sistema músculo-esquelético mais forte –  O aumento relativo da massa óssea e muscular e da força e flexibilidade muscular ajuda a prevenir a osteoporose, ao mesmo tempo que apoia a coluna vertebral e os músculos em geral. Ser ativo também ajuda a prevenir quedas e fraturas nos idosos.
Melhora a respiração – O exercício aumenta a capacidade dos alvéolos pulmonares de dilatar e absorver oxigénio e ajuda a garantir um volume respiratório adequado, limitando a redução que ocorre naturalmente com a idade.
Melhora o metabolismo e a composição corporal – A atividade física ajuda a reduzir a massa gorda corporal, aumenta a massa magra Melhora a relação massa magra/massa gorda –  O gasto de energia aumenta, o que ajuda a controlar o peso corporal.
Bons aspetos psicossociais – Com um melhor estado de saúde, podemos desfrutar mais da vida e fazer todo o tipo de atividades durante períodos mais longos. A participação em grupos desportivos também ajuda a desenvolver relações sociais, e reduz o risco de depressão e ansiedade.

A Associação Americana do Coração recomenda pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada por semana. Pode fazer isso em apenas 30 minutos por dia, 5 dias por semana. E cada minuto de atividade moderada a vigorosa conta para o seu objetivo.

Portanto, isto é fácil! Basta mover-se mais, com mais intensidade, e sentar-se menos. Não precisa fazer grandes mudanças na vida para ver os benefícios. Apenas comece a construir mais atividade no seu dia, um passo de cada vez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles