Segunda-feira, Setembro 9, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

💻 As Vantagens e Desvantagens Do Sistema Operativo Windows

- Advertisement -

pros e contras do sistema operativo windows

Prós e Contras Do Sistema Operativo Windows

Os primeiros computadores utilizaram cartões de programação e dispositivos de saída sofisticados para comunicar com os operadores. Assim, a entrada e saída de informação numa máquina era, em vez disso, um assunto enfadonho a maior parte do tempo. O avanço veio com o Disc Operating System (DOS) que foi inventado por Paul Allen e Bill Gates.

O DOS dependia principalmente de um conjunto de comandos para interagir com o computador, e naquela época, era considerado como um sistema pronto para o futuro que tinha o seu uso correto.

As coisas tomaram um rumo diferente quando o computador já não era visto como algo que os cromos usavam o tempo todo, e logo se tornou um dispositivo utilitário doméstico.

Assim, a pesquisa passou a ter um conjunto de operações de fácil utilização que não necessitava dos conhecimentos avançados que a maioria dos utilizadores de computadores necessitava. Foi em busca desta interface fácil de usar que surgiu o sistema operativo Windows tal como o conhecemos hoje.


Índice


 

[lord-icon icon=”337-loader-spinner-8″ animation=”morph”][/lord-icon] Os Primeiros Dias do Sistema Operativo Windows

Parecia a forma das janelas, e os primeiros programadores usavam um estilo que fazia lembrar a abertura e fecho das janelas das casas para ter a interface do utilizador a funcionar. Nascia assim o Sistema Operativo Windows.

Com o sistema operativo Windows, surgiu o que se chamava Interface Gráfico de Utilizador (GUI). O GUI diferia dos métodos anteriores de interação com o computador na medida em que eliminava muito hardware sofisticado.

Ao mesmo tempo, introduziu o elemento de gráficos num monitor para controlar e ter as máquinas funcionando. As pessoas eram mais adeptas a recordar imagens e gráficos do que um conjunto de comandos baço que estava a ser utilizado até então.

 

[lord-icon icon=”337-loader-spinner-8″ animation=”morph”][/lord-icon] Versões do Windows – Lista

Vejamos a lista dos sistemas operativos Windows lançados até hoje:

  • MS-DOS
  • Windows 1.0 – 2.0
  • Windows 3.0 – 3.1
  • Windows 95
  • Windows 98
  • Windows ME – Millennium Edition
  • Windows NT 31. – 4.0
  • Windows 2000
  • Windows XP
  • Windows Vista
  • Windows 7
  • Windows 8
  • Windows 10
  • Windows Server
  • Windows Home Server
  • Windows CE
  • Windows Mobile
  • Windows Phone 7-10

[lord-icon icon=”337-loader-spinner-8″ animation=”morph”][/lord-icon] Versões do Windows – Explicação

A primeira versão do Windows foi lançada em 1985 como Windows 1.0. A partir de então, a Microsoft lançaria uma nova versão do Windows de três em três anos, em média.

Isto melhoraria o desempenho do sistema operativo, uma vez que acompanhava os avanços do hardware que acontecia em simultâneo.

Actualmente, os últimos lançamentos do Windows estão a correr no Windows 10 e utilizam um processador de 64 bits para alcançar o melhor desempenho.

Seria pertinente dar uma visão geral das várias versões dos sistemas operativos Windows com as suas características salientes que foram incorporadas neles.

Windows 1.0-2.0: Lançado no ano 1985 e Windows 1.0 iniciou a tendência do novo conjunto de sistemas operativos. Mas é preciso dizer que o sistema era, na sua maioria, uma interface de utilizador com o pano de fundo MS-DOS fazendo o trabalho de processamento e computação.

Nesta conjuntura, o fenómeno da World Wide Web ainda não tinha nascido. O que existia como redes conectadas eram as LANs da época, que partilhavam a memória primária e não mais.

Com o lançamento do Windows 2.0 em 1987, a Microsoft introduziu ícones e teclas de atalho no ambiente de trabalho, simplificando assim um conjunto complexo de operações até então. A versão 2.0 foi concebida para o processador 286 e funcionaria no processador de 16 bits.

Windows 3.0-3.1: O Windows 3.0 foi concebido para os conjuntos de processadores 386 e introduziu gráficos muito melhorados em relação às versões anteriores.

O que é significativo no que diz respeito aos esquemas de cores foi a utilização de um conjunto de cores muito mais rico para representar os gráficos. Esta versão do Windows lançada em 1990 tinha o File Manager, Program Manager, Print Manager e, pela primeira vez, jogos.

“O lançamento do Windows 3.1 foi uma versão depurada do Windows 3.0 e saiu no ano de 1992”.

Windows 95: Lançado em Agosto de 1995, o Windows 95 foi concebido para o ambiente operacional de 32 bits e constituiu um salto significativo em relação ao produto existente da época.

Houve muitas melhorias na arquitetura do sistema, e foi uma nova experiência que aguardava o utilizador do Windows da época.

Este lançamento acabou com os sistemas DOS subjacentes, e assim tornou-se possível libertar as pessoas das restrições de coisas como os nomes dos ficheiros de oito caracteres. Havia também funcionalidades plug and play limitadas.

Windows 98: Pela primeira vez, o Windows lançou um Internet Explorer integrado com o sistema operacional. Também foram introduzidas muitas funcionalidades que não eram para ser vistas anteriormente, como o FAT 32, USB, DVD, etc. O Internet Explorer integrado permitiu ao utilizador aceder a um ficheiro na Internet com a mesma facilidade que aceder a um ficheiro armazenado no computador.

Windows ME: A versão Windows ME não criou exatamente ondulações nos mercados informáticos. O que é lembrado é pela sua remoção da opção de ter o sistema iniciado a partir do DOS.

Windows XP: Poder-se-ia dizer que o Windows XP seria o sistema operativo mais vendido de todos os tempos sob a bandeira do Windows.

A versão operacional foi baseada no kernel do Windows 2000 e produziu excelentes características gráficas para os tempos.

Pela primeira vez, a Microsoft lançou o lançamento em duas versões, a versão doméstica e a versão profissional. Esta é uma versão para Windows que provavelmente teve o suporte mais contínuo da Microsoft.

Windows Vista: Embora o Vista não tenha alcançado grande sucesso comercial, foi sempre comparado com o muito bem-sucedido Windows XP. Poucas pessoas encontraram a vantagem de atualizar a partir de um sistema que funcionava tão bem, o que é principalmente a razão pela qual o Windows Vista morre silenciosamente.

Windows 7: Houve algumas melhorias gráficas notáveis com esta versão do sistema operacional Windows. O Internet Explorer 8 foi lançado com o Windows 7, e isso introduziu liberdade absoluta com a navegação na web.

Windows 8: O Windows 8 foi iniciado a partir do zero e envolveu o redesenho completo do sistema operacional. Tinha um programa antivírus incorporado, e a arquitetura permitiu um arranque rápido e arranque também. O sistema incluía o ecrã do metro que descolava do sistema operativo do telemóvel Windows. Havia azulejos ao vivo que tornavam a navegação do sistema mais rápida e conveniente.

Windows 10: Em 29 de Julho de 2015 o Windows 10 descolou de onde o Windows 8 parou. Houve mais aperfeiçoamentos e melhor experiência do usuário como um todo. Também incluiu o novo navegador web Internet Edge da Microsoft.

 


✔️ Vejamos Agora as Vantagens Do Sistema Operativo Windows ✔️


 

👍 Vantagem: Facilidade de utilização

Os utilizadores familiarizados com as versões anteriores do Windows provavelmente também encontrarão as mais modernas, fáceis de trabalhar. Isto é atribuível a tudo, desde a aparência padronizada de quase todos os programas escritos para Windows até à forma como o sistema de ficheiros tem sido apresentado desde os dias do MS-DOS (disco A:\, disco C:\, etc.). Esta é uma das principais razões pelas quais os utilizadores de Windows são frequentemente relutantes em mudar de sistema operativo.

 

👍 Vantagem: Software disponível ilimitado

Existe uma enorme seleção de software disponível para o Windows. Isto deve-se e é a razão pela qual a Microsoft domina o mercado mundial de sistemas operativos para PC e software de escritório. Se está à procura de uma aplicação que se adapte às suas necessidades empresariais, é provável que, se existir, haja uma versão Windows disponível algures.

 

👍 Vantagem: Suporte para todo o hardware

Como o Sistema operativo Windows é utilizado por 95% dos utilizadores, a maioria dos vendedores de hardware fazem drivers para o Windows.

 

👍 Vantagem: Compatibilidade com versões anteriores

Se está actualmente a utilizar uma versão antiga do Windows e precisa de algo mais atualizado, mas não quer perder o uso de alguns programas mais antigos que só estão disponíveis para Windows e que são críticos para as necessidades do seu negócio, as hipóteses são boas (embora não seja uma certeza) de que esses programas também funcionarão com uma versão mais recente do Windows.

 

👍 Vantagem: Suporte para novo hardware

Praticamente todos os fabricantes de hardware irão oferecer suporte para uma versão recente do Windows quando forem ao mercado com um novo produto. Mais uma vez, o domínio da Microsoft sobre o mercado de software torna o Windows impossível de ignorar pelos fabricantes de hardware. Portanto, se você correr para uma loja hoje qualquer compra aleatória de novo hardware de computador, vai descobrir que provavelmente vai funcionar com a última versão do Windows.

 

👍 Vantagem: Plug and Play

Como sistema operacional para o utilizador doméstico médio, o Windows ainda tem uma vantagem sobre a concorrência na área de suporte Plug & Play para hardware de PC. Desde que os drivers certos estejam instalados, o Windows irá normalmente fazer um bom trabalho no reconhecimento de novo hardware. Outros sistemas operativos também oferecem funcionalidade Plug & Play, mas em menor grau e com maior frequência requerem intervenção manual.

 

👍 Vantagem: Jogos

Se deseja a mais recente tecnologia em jogos para PC, então precisa do Windows. Uma infinidade de títulos de jogos está disponível para Windows, assim como muitos hardwares especiais para jogos que são suportados. Alguns dos jogos mais populares também estão disponíveis para Linux, e ainda mais para Mac, mas não há realmente nenhuma comparação. É preciso dizer, porém, que nem todos os jogos antigos que foram escritos para Windows 95 e 98 também funcionarão com XP.

 

👍 Vantagem: Ambiente de trabalho e ecrã táctil

O Windows 10 é feito tanto para dispositivos com ecrã táctil como para computadores de secretária. A interface do utilizador do Windows 10 é feita de forma a funcionar melhor para qualquer tipo de dispositivo Windows.

 


❌ Vejamos Agora as Desvantagens do Sistema Operativo Windows ❌


 

👎 Desvantagem: Elevadas necessidades de recursos

Ao contrário dos fabricantes de outros sistemas operativos, a Microsoft exige que os seus clientes invistam o máximo no hardware do seu computador: um processador mais rápido (o CPU), mais memória interna e um disco rígido maior. A Microsoft sempre afirmou que tal se deve a todas as funcionalidades adicionais que acrescentaram, tal como exigido pelos seus clientes. Na verdade, poucas pessoas fazem uso de muitas dessas funcionalidades, mas mesmo assim todos são forçados a enfrentar as despesas adicionais que daí resultam.

 

👎 Desvantagem: Assistência técnica fraca

Poucos dos funcionários de suporte da Microsoft compreendem verdadeiramente os problemas de segurança ou as questões empresariais de alto nível, e ainda menos têm acesso ou compreendem qualquer código fonte. As contas de grande volume recebem um tratamento especial, mas para outros, as probabilidades de obter um bom suporte para problemas verdadeiramente difíceis são extremamente baixas. Para piorar a situação, o apoio gratuito prestado aos utilizadores finais tem vindo a ser drasticamente reduzido ao longo dos anos. Para as empresas que dependem dos produtos Microsoft, isto traduz-se em maiores riscos e custos mais elevados.

Actualmente, todos os utilizadores de Windows dependem fortemente do sistema automático Windows Update que aplica todas as correcções necessárias aos computadores Windows através da Internet. Infelizmente, este sistema de atualização não é muito fiável; tem tido todo o tipo de problemas. Recentemente, por exemplo, estava a dar aos computadores que necessitavam de patches de segurança críticos um atestado de saúde limpo.

 

👎 Desvantagem: Fonte Fechada

A resolução de problemas com o Windows seria muito mais fácil para os utilizadores e o pessoal de apoio se apenas eles soubessem o que realmente se está a passar. Infelizmente, apenas a Microsoft tem acesso total ao código fonte do seu software, e como não são gerados ficheiros de registo, os seus utilizadores podem tentar deduzir o que causa os seus problemas apenas por tentativa e erro. Na melhor das hipóteses, isto é demorado, enquanto na pior das hipóteses pode tornar um programa impossível de trabalhar.

 

👎 Desvantagem: Má segurança

Em comparação com outros sistemas operativos, a segurança da Microsoft é fraca. Segundo os seus próprios criadores, os seus produtos “simplesmente não são concebidos para segurança”. O resultado é que os computadores Windows são mais suscetíveis de serem desviados do que outros sistemas e utilizados para distribuir tudo, desde spam a pornografia. Pior ainda, qualquer atividade deste tipo apenas aponta para o computador que foi comprometido: uma vez que o Windows não gera ficheiros de registo, o proprietário não tem forma de provar o envolvimento de mais ninguém.

Outro aspecto desta questão tem a ver com a segurança interna, de um ponto de vista administrativo. A configuração de qualquer computador é demorada e o Windows não é certamente uma excepção. Portanto, é melhor se os utilizadores puderem ser impedidos de fazer alterações em certas partes do sistema, seja de propósito ou por acidente. Infelizmente, só com grande dificuldade é possível alcançar um nível de controlo administrativo de grande qualidade nos sistemas Windows, razão pela qual raramente é visto fora das grandes organizações. O que tudo isto significa para as empresas é que os sistemas Windows requerem muito mais tempo e esforço de manutenção do que outros sistemas. Não o fazer só resultará em mais perda de produtividade ou pior.

 

👎 Desvantagem: Susceptibilidade a vírus

Este assunto é normalmente considerado como parte dos problemas gerais de segurança da Microsoft. Contudo, a suscetibilidade de qualquer sistema operacional da Microsoft aos vírus informáticos sempre foi pronunciada; quase todos os vírus informáticos visam os computadores Windows e provocam regularmente estragos que podem ser notícia. Na verdade, se não fosse o Windows, a indústria multi-milionária de antivírus, tal como a conhecemos, seria praticamente inexistente. Os vírus noutras plataformas, à excepção talvez dos sistemas operativos Mac mais antigos, são estritamente uma raridade. O que isto significa para as empresas é que não têm outra alternativa senão continuar a investir em software anti-vírus para todos os seus computadores Windows, bem como a acompanhar o lançamento quase diário de patches de segurança da Microsoft.

 

👎 Desvantagem: Despesas adicionais

Após a criação de uma série de computadores Microsoft, ou mesmo de um único, os clientes, mais cedo ou mais tarde, acabam invariavelmente por ter necessidade de software adicional. Por exemplo, um verificador de vírus é obrigatório hoje em dia, mas muitos também acreditam que um bloqueador de spyware também é essencial. Mas isso é apenas o que é barato. Se, por exemplo, se gerir um website baseado no Windows, pode dar por si a investir muito dinheiro em ferramentas de desenvolvimento, a maioria das quais são produtos da Microsoft. Os custos das aplicações que podem correr no seu site são normalmente mais elevados do que os de outros sistemas. Por exemplo, pode encontrar uma grande quantidade de scripts e aplicações gratuitas para executar serviços como placas web, salas de chat, estatísticas web e e-mail para sites baseados em Linux, mas não encontrará muitas aplicações gratuitas no mundo Microsoft.

 

👎 Desvantagem: Suporte inexistente para hardware mais antigo

O suporte antigo para hardware mais antigo desapareceu no Windows 2000 e no Windows XP. A Microsoft afirma que isto era necessário para aumentar a estabilidade geral dos seus sistemas, mas se outros sistemas com excelente reputação de estabilidade incluem um suporte muito melhor para hardware mais antigo, onde é que isto deixa o argumento da Microsoft?

 

👎 Desvantagem: Reinicialização de um sistema (Reboot)

Se o seu sistema se tornar lento no desempenho, então tem que reiniciá-lo. Se carregar muitos programas ao mesmo tempo, o seu sistema desacelera e desliga. A única solução para isto é reiniciar o sistema.

 

👎 Desvantagem: Preço elevado

O SO Linux é de código aberto e é gratuito para todos, mas o SO Windows tem licença paga e não pode utilizar o SO Windows legalmente gratuito. O custo da compra de uma cópia do SO Windows também é elevado. Também precisa de comprar outro software da Microsoft, por exemplo, o MS Office para fazer trabalhos de escritório regulares no computador.

 

👎 Desvantagem: Acesso remoto deficiente

Ao contrário de muitas das alternativas disponíveis, o MS-DOS, e portanto o Windows depois dele, nunca foram concebidos tendo em mente o acesso remoto. Isso não quer dizer que não seja feito – é, porque é uma ótima forma de poupar nos custos administrativos – é apenas que as soluções sempre deixaram algo a desejar. São pouco fiáveis, inseguras (especialmente através da Internet), caras, necessitam de demasiada largura de banda ou requerem componentes de rede adicionais da Microsoft para funcionar. Invariavelmente, é uma combinação destas características.


 

[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão

O Microsoft Windows tem uma base de utilizadores muito grande, portanto, a maioria dos fabricantes de hardware suporta drivers Windows para os seus produtos, a maioria dos programas Windows não são de código aberto, a Microsoft tem feito grandes melhorias de segurança no seu sistema operativo ao longo dos anos, o Windows continua a ser o mais vulnerável aos vírus, ao malware e a outros ataques.

O Microsoft Windows inclui a sua própria secção de ajuda, tem uma vasta documentação e ajuda online disponível e existem livros sobre cada uma das versões do Windows, o Windows tem uma vantagem sobre a concorrência na área do suporte Plug and Play para hardware de PC, o Windows fará normalmente um bom trabalho no reconhecimento de novo hardware.

Existe uma enorme seleção de software disponível para Windows, Isto deve-se ao domínio da Microsoft no mercado mundial de sistemas operativos para PC e software de escritório, Se você anseia pela mais recente tecnologia de jogos para PC, então você precisa do Windows, Uma infinidade de títulos de jogos estão disponíveis para Windows, bem como muitos hardwares de jogos especiais que são suportados.

Todos os sistemas operativos têm os seus prós e contras. O Windows não é exceção. Espero que o nosso artigo tenha sido capaz de elucidar acerca de todas as vantagens e desvantagens deste sistema operativo.

pros e contras do sistema operativo windows

Prós e Contras Do Sistema Operativo Windows

Os primeiros computadores utilizaram cartões de programação e dispositivos de saída sofisticados para comunicar com os operadores. Assim, a entrada e saída de informação numa máquina era, em vez disso, um assunto enfadonho a maior parte do tempo. O avanço veio com o Disc Operating System (DOS) que foi inventado por Paul Allen e Bill Gates.

O DOS dependia principalmente de um conjunto de comandos para interagir com o computador, e naquela época, era considerado como um sistema pronto para o futuro que tinha o seu uso correto.

As coisas tomaram um rumo diferente quando o computador já não era visto como algo que os cromos usavam o tempo todo, e logo se tornou um dispositivo utilitário doméstico.

Assim, a pesquisa passou a ter um conjunto de operações de fácil utilização que não necessitava dos conhecimentos avançados que a maioria dos utilizadores de computadores necessitava. Foi em busca desta interface fácil de usar que surgiu o sistema operativo Windows tal como o conhecemos hoje.


Índice


 

[lord-icon icon=”337-loader-spinner-8″ animation=”morph”][/lord-icon] Os Primeiros Dias do Sistema Operativo Windows

Parecia a forma das janelas, e os primeiros programadores usavam um estilo que fazia lembrar a abertura e fecho das janelas das casas para ter a interface do utilizador a funcionar. Nascia assim o Sistema Operativo Windows.

Com o sistema operativo Windows, surgiu o que se chamava Interface Gráfico de Utilizador (GUI). O GUI diferia dos métodos anteriores de interação com o computador na medida em que eliminava muito hardware sofisticado.

Ao mesmo tempo, introduziu o elemento de gráficos num monitor para controlar e ter as máquinas funcionando. As pessoas eram mais adeptas a recordar imagens e gráficos do que um conjunto de comandos baço que estava a ser utilizado até então.

 

[lord-icon icon=”337-loader-spinner-8″ animation=”morph”][/lord-icon] Versões do Windows – Lista

Vejamos a lista dos sistemas operativos Windows lançados até hoje:

  • MS-DOS
  • Windows 1.0 – 2.0
  • Windows 3.0 – 3.1
  • Windows 95
  • Windows 98
  • Windows ME – Millennium Edition
  • Windows NT 31. – 4.0
  • Windows 2000
  • Windows XP
  • Windows Vista
  • Windows 7
  • Windows 8
  • Windows 10
  • Windows Server
  • Windows Home Server
  • Windows CE
  • Windows Mobile
  • Windows Phone 7-10

[lord-icon icon=”337-loader-spinner-8″ animation=”morph”][/lord-icon] Versões do Windows – Explicação

A primeira versão do Windows foi lançada em 1985 como Windows 1.0. A partir de então, a Microsoft lançaria uma nova versão do Windows de três em três anos, em média.

Isto melhoraria o desempenho do sistema operativo, uma vez que acompanhava os avanços do hardware que acontecia em simultâneo.

Actualmente, os últimos lançamentos do Windows estão a correr no Windows 10 e utilizam um processador de 64 bits para alcançar o melhor desempenho.

Seria pertinente dar uma visão geral das várias versões dos sistemas operativos Windows com as suas características salientes que foram incorporadas neles.

Windows 1.0-2.0: Lançado no ano 1985 e Windows 1.0 iniciou a tendência do novo conjunto de sistemas operativos. Mas é preciso dizer que o sistema era, na sua maioria, uma interface de utilizador com o pano de fundo MS-DOS fazendo o trabalho de processamento e computação.

Nesta conjuntura, o fenómeno da World Wide Web ainda não tinha nascido. O que existia como redes conectadas eram as LANs da época, que partilhavam a memória primária e não mais.

Com o lançamento do Windows 2.0 em 1987, a Microsoft introduziu ícones e teclas de atalho no ambiente de trabalho, simplificando assim um conjunto complexo de operações até então. A versão 2.0 foi concebida para o processador 286 e funcionaria no processador de 16 bits.

Windows 3.0-3.1: O Windows 3.0 foi concebido para os conjuntos de processadores 386 e introduziu gráficos muito melhorados em relação às versões anteriores.

O que é significativo no que diz respeito aos esquemas de cores foi a utilização de um conjunto de cores muito mais rico para representar os gráficos. Esta versão do Windows lançada em 1990 tinha o File Manager, Program Manager, Print Manager e, pela primeira vez, jogos.

“O lançamento do Windows 3.1 foi uma versão depurada do Windows 3.0 e saiu no ano de 1992”.

Windows 95: Lançado em Agosto de 1995, o Windows 95 foi concebido para o ambiente operacional de 32 bits e constituiu um salto significativo em relação ao produto existente da época.

Houve muitas melhorias na arquitetura do sistema, e foi uma nova experiência que aguardava o utilizador do Windows da época.

Este lançamento acabou com os sistemas DOS subjacentes, e assim tornou-se possível libertar as pessoas das restrições de coisas como os nomes dos ficheiros de oito caracteres. Havia também funcionalidades plug and play limitadas.

Windows 98: Pela primeira vez, o Windows lançou um Internet Explorer integrado com o sistema operacional. Também foram introduzidas muitas funcionalidades que não eram para ser vistas anteriormente, como o FAT 32, USB, DVD, etc. O Internet Explorer integrado permitiu ao utilizador aceder a um ficheiro na Internet com a mesma facilidade que aceder a um ficheiro armazenado no computador.

Windows ME: A versão Windows ME não criou exatamente ondulações nos mercados informáticos. O que é lembrado é pela sua remoção da opção de ter o sistema iniciado a partir do DOS.

Windows XP: Poder-se-ia dizer que o Windows XP seria o sistema operativo mais vendido de todos os tempos sob a bandeira do Windows.

A versão operacional foi baseada no kernel do Windows 2000 e produziu excelentes características gráficas para os tempos.

Pela primeira vez, a Microsoft lançou o lançamento em duas versões, a versão doméstica e a versão profissional. Esta é uma versão para Windows que provavelmente teve o suporte mais contínuo da Microsoft.

Windows Vista: Embora o Vista não tenha alcançado grande sucesso comercial, foi sempre comparado com o muito bem-sucedido Windows XP. Poucas pessoas encontraram a vantagem de atualizar a partir de um sistema que funcionava tão bem, o que é principalmente a razão pela qual o Windows Vista morre silenciosamente.

Windows 7: Houve algumas melhorias gráficas notáveis com esta versão do sistema operacional Windows. O Internet Explorer 8 foi lançado com o Windows 7, e isso introduziu liberdade absoluta com a navegação na web.

Windows 8: O Windows 8 foi iniciado a partir do zero e envolveu o redesenho completo do sistema operacional. Tinha um programa antivírus incorporado, e a arquitetura permitiu um arranque rápido e arranque também. O sistema incluía o ecrã do metro que descolava do sistema operativo do telemóvel Windows. Havia azulejos ao vivo que tornavam a navegação do sistema mais rápida e conveniente.

Windows 10: Em 29 de Julho de 2015 o Windows 10 descolou de onde o Windows 8 parou. Houve mais aperfeiçoamentos e melhor experiência do usuário como um todo. Também incluiu o novo navegador web Internet Edge da Microsoft.

 


✔️ Vejamos Agora as Vantagens Do Sistema Operativo Windows ✔️


 

👍 Vantagem: Facilidade de utilização

Os utilizadores familiarizados com as versões anteriores do Windows provavelmente também encontrarão as mais modernas, fáceis de trabalhar. Isto é atribuível a tudo, desde a aparência padronizada de quase todos os programas escritos para Windows até à forma como o sistema de ficheiros tem sido apresentado desde os dias do MS-DOS (disco A:\, disco C:\, etc.). Esta é uma das principais razões pelas quais os utilizadores de Windows são frequentemente relutantes em mudar de sistema operativo.

 

👍 Vantagem: Software disponível ilimitado

Existe uma enorme seleção de software disponível para o Windows. Isto deve-se e é a razão pela qual a Microsoft domina o mercado mundial de sistemas operativos para PC e software de escritório. Se está à procura de uma aplicação que se adapte às suas necessidades empresariais, é provável que, se existir, haja uma versão Windows disponível algures.

 

👍 Vantagem: Suporte para todo o hardware

Como o Sistema operativo Windows é utilizado por 95% dos utilizadores, a maioria dos vendedores de hardware fazem drivers para o Windows.

 

👍 Vantagem: Compatibilidade com versões anteriores

Se está actualmente a utilizar uma versão antiga do Windows e precisa de algo mais atualizado, mas não quer perder o uso de alguns programas mais antigos que só estão disponíveis para Windows e que são críticos para as necessidades do seu negócio, as hipóteses são boas (embora não seja uma certeza) de que esses programas também funcionarão com uma versão mais recente do Windows.

 

👍 Vantagem: Suporte para novo hardware

Praticamente todos os fabricantes de hardware irão oferecer suporte para uma versão recente do Windows quando forem ao mercado com um novo produto. Mais uma vez, o domínio da Microsoft sobre o mercado de software torna o Windows impossível de ignorar pelos fabricantes de hardware. Portanto, se você correr para uma loja hoje qualquer compra aleatória de novo hardware de computador, vai descobrir que provavelmente vai funcionar com a última versão do Windows.

 

👍 Vantagem: Plug and Play

Como sistema operacional para o utilizador doméstico médio, o Windows ainda tem uma vantagem sobre a concorrência na área de suporte Plug & Play para hardware de PC. Desde que os drivers certos estejam instalados, o Windows irá normalmente fazer um bom trabalho no reconhecimento de novo hardware. Outros sistemas operativos também oferecem funcionalidade Plug & Play, mas em menor grau e com maior frequência requerem intervenção manual.

 

👍 Vantagem: Jogos

Se deseja a mais recente tecnologia em jogos para PC, então precisa do Windows. Uma infinidade de títulos de jogos está disponível para Windows, assim como muitos hardwares especiais para jogos que são suportados. Alguns dos jogos mais populares também estão disponíveis para Linux, e ainda mais para Mac, mas não há realmente nenhuma comparação. É preciso dizer, porém, que nem todos os jogos antigos que foram escritos para Windows 95 e 98 também funcionarão com XP.

 

👍 Vantagem: Ambiente de trabalho e ecrã táctil

O Windows 10 é feito tanto para dispositivos com ecrã táctil como para computadores de secretária. A interface do utilizador do Windows 10 é feita de forma a funcionar melhor para qualquer tipo de dispositivo Windows.

 


❌ Vejamos Agora as Desvantagens do Sistema Operativo Windows ❌


 

👎 Desvantagem: Elevadas necessidades de recursos

Ao contrário dos fabricantes de outros sistemas operativos, a Microsoft exige que os seus clientes invistam o máximo no hardware do seu computador: um processador mais rápido (o CPU), mais memória interna e um disco rígido maior. A Microsoft sempre afirmou que tal se deve a todas as funcionalidades adicionais que acrescentaram, tal como exigido pelos seus clientes. Na verdade, poucas pessoas fazem uso de muitas dessas funcionalidades, mas mesmo assim todos são forçados a enfrentar as despesas adicionais que daí resultam.

 

👎 Desvantagem: Assistência técnica fraca

Poucos dos funcionários de suporte da Microsoft compreendem verdadeiramente os problemas de segurança ou as questões empresariais de alto nível, e ainda menos têm acesso ou compreendem qualquer código fonte. As contas de grande volume recebem um tratamento especial, mas para outros, as probabilidades de obter um bom suporte para problemas verdadeiramente difíceis são extremamente baixas. Para piorar a situação, o apoio gratuito prestado aos utilizadores finais tem vindo a ser drasticamente reduzido ao longo dos anos. Para as empresas que dependem dos produtos Microsoft, isto traduz-se em maiores riscos e custos mais elevados.

Actualmente, todos os utilizadores de Windows dependem fortemente do sistema automático Windows Update que aplica todas as correcções necessárias aos computadores Windows através da Internet. Infelizmente, este sistema de atualização não é muito fiável; tem tido todo o tipo de problemas. Recentemente, por exemplo, estava a dar aos computadores que necessitavam de patches de segurança críticos um atestado de saúde limpo.

 

👎 Desvantagem: Fonte Fechada

A resolução de problemas com o Windows seria muito mais fácil para os utilizadores e o pessoal de apoio se apenas eles soubessem o que realmente se está a passar. Infelizmente, apenas a Microsoft tem acesso total ao código fonte do seu software, e como não são gerados ficheiros de registo, os seus utilizadores podem tentar deduzir o que causa os seus problemas apenas por tentativa e erro. Na melhor das hipóteses, isto é demorado, enquanto na pior das hipóteses pode tornar um programa impossível de trabalhar.

 

👎 Desvantagem: Má segurança

Em comparação com outros sistemas operativos, a segurança da Microsoft é fraca. Segundo os seus próprios criadores, os seus produtos “simplesmente não são concebidos para segurança”. O resultado é que os computadores Windows são mais suscetíveis de serem desviados do que outros sistemas e utilizados para distribuir tudo, desde spam a pornografia. Pior ainda, qualquer atividade deste tipo apenas aponta para o computador que foi comprometido: uma vez que o Windows não gera ficheiros de registo, o proprietário não tem forma de provar o envolvimento de mais ninguém.

Outro aspecto desta questão tem a ver com a segurança interna, de um ponto de vista administrativo. A configuração de qualquer computador é demorada e o Windows não é certamente uma excepção. Portanto, é melhor se os utilizadores puderem ser impedidos de fazer alterações em certas partes do sistema, seja de propósito ou por acidente. Infelizmente, só com grande dificuldade é possível alcançar um nível de controlo administrativo de grande qualidade nos sistemas Windows, razão pela qual raramente é visto fora das grandes organizações. O que tudo isto significa para as empresas é que os sistemas Windows requerem muito mais tempo e esforço de manutenção do que outros sistemas. Não o fazer só resultará em mais perda de produtividade ou pior.

 

👎 Desvantagem: Susceptibilidade a vírus

Este assunto é normalmente considerado como parte dos problemas gerais de segurança da Microsoft. Contudo, a suscetibilidade de qualquer sistema operacional da Microsoft aos vírus informáticos sempre foi pronunciada; quase todos os vírus informáticos visam os computadores Windows e provocam regularmente estragos que podem ser notícia. Na verdade, se não fosse o Windows, a indústria multi-milionária de antivírus, tal como a conhecemos, seria praticamente inexistente. Os vírus noutras plataformas, à excepção talvez dos sistemas operativos Mac mais antigos, são estritamente uma raridade. O que isto significa para as empresas é que não têm outra alternativa senão continuar a investir em software anti-vírus para todos os seus computadores Windows, bem como a acompanhar o lançamento quase diário de patches de segurança da Microsoft.

 

👎 Desvantagem: Despesas adicionais

Após a criação de uma série de computadores Microsoft, ou mesmo de um único, os clientes, mais cedo ou mais tarde, acabam invariavelmente por ter necessidade de software adicional. Por exemplo, um verificador de vírus é obrigatório hoje em dia, mas muitos também acreditam que um bloqueador de spyware também é essencial. Mas isso é apenas o que é barato. Se, por exemplo, se gerir um website baseado no Windows, pode dar por si a investir muito dinheiro em ferramentas de desenvolvimento, a maioria das quais são produtos da Microsoft. Os custos das aplicações que podem correr no seu site são normalmente mais elevados do que os de outros sistemas. Por exemplo, pode encontrar uma grande quantidade de scripts e aplicações gratuitas para executar serviços como placas web, salas de chat, estatísticas web e e-mail para sites baseados em Linux, mas não encontrará muitas aplicações gratuitas no mundo Microsoft.

 

👎 Desvantagem: Suporte inexistente para hardware mais antigo

O suporte antigo para hardware mais antigo desapareceu no Windows 2000 e no Windows XP. A Microsoft afirma que isto era necessário para aumentar a estabilidade geral dos seus sistemas, mas se outros sistemas com excelente reputação de estabilidade incluem um suporte muito melhor para hardware mais antigo, onde é que isto deixa o argumento da Microsoft?

 

👎 Desvantagem: Reinicialização de um sistema (Reboot)

Se o seu sistema se tornar lento no desempenho, então tem que reiniciá-lo. Se carregar muitos programas ao mesmo tempo, o seu sistema desacelera e desliga. A única solução para isto é reiniciar o sistema.

 

👎 Desvantagem: Preço elevado

O SO Linux é de código aberto e é gratuito para todos, mas o SO Windows tem licença paga e não pode utilizar o SO Windows legalmente gratuito. O custo da compra de uma cópia do SO Windows também é elevado. Também precisa de comprar outro software da Microsoft, por exemplo, o MS Office para fazer trabalhos de escritório regulares no computador.

 

👎 Desvantagem: Acesso remoto deficiente

Ao contrário de muitas das alternativas disponíveis, o MS-DOS, e portanto o Windows depois dele, nunca foram concebidos tendo em mente o acesso remoto. Isso não quer dizer que não seja feito – é, porque é uma ótima forma de poupar nos custos administrativos – é apenas que as soluções sempre deixaram algo a desejar. São pouco fiáveis, inseguras (especialmente através da Internet), caras, necessitam de demasiada largura de banda ou requerem componentes de rede adicionais da Microsoft para funcionar. Invariavelmente, é uma combinação destas características.


 

[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão

O Microsoft Windows tem uma base de utilizadores muito grande, portanto, a maioria dos fabricantes de hardware suporta drivers Windows para os seus produtos, a maioria dos programas Windows não são de código aberto, a Microsoft tem feito grandes melhorias de segurança no seu sistema operativo ao longo dos anos, o Windows continua a ser o mais vulnerável aos vírus, ao malware e a outros ataques.

O Microsoft Windows inclui a sua própria secção de ajuda, tem uma vasta documentação e ajuda online disponível e existem livros sobre cada uma das versões do Windows, o Windows tem uma vantagem sobre a concorrência na área do suporte Plug and Play para hardware de PC, o Windows fará normalmente um bom trabalho no reconhecimento de novo hardware.

Existe uma enorme seleção de software disponível para Windows, Isto deve-se ao domínio da Microsoft no mercado mundial de sistemas operativos para PC e software de escritório, Se você anseia pela mais recente tecnologia de jogos para PC, então você precisa do Windows, Uma infinidade de títulos de jogos estão disponíveis para Windows, bem como muitos hardwares de jogos especiais que são suportados.

Todos os sistemas operativos têm os seus prós e contras. O Windows não é exceção. Espero que o nosso artigo tenha sido capaz de elucidar acerca de todas as vantagens e desvantagens deste sistema operativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles