Sábado, Julho 27, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

As Vantagens e Desvantagens dos Webinars

- Advertisement -

Os Prós e Contras dos Webinars ou Conferências Online

A Internet liga pessoas em todo o mundo. As redes sociais servem como pontos de encontro para trocas públicas e privadas com amigos, familiares e conhecidos, mas também com estranhos. A maior parte da informação online é gratuita e está disponível para todos. As lojas online e plataformas de venda como a Amazon e a eBay tornam possível fazer compras diretamente a partir de casa. Também é fácil partilhar conteúdos multimédia como imagens, música e vídeos: pode ouvir música no seu smartphone enquanto está em viagem, partilhar músicas e imagens com outros utilizadores e partilhar experiências de transmissão em direto com outros.

Um formato popular que também faz uso das possibilidades da Web e da Internet e é utilizado em muitas indústrias para fins de apresentação é o chamado webinar.

 

[lord-icon icon=”36-bulb-idea-outline” animation=”morph”][/lord-icon] O que é um Webinar ou Conferência Online?

O termo “webinar” é a junção das duas palavras “web” e “seminário”. O termo descreve a transmissão online de seminários, apresentações ou conteúdos semelhantes utilizando tecnologia vídeo. Ao contrário de um webcast em que a informação é apresentada a pedido e transmitida apenas num sentido, um webinar é interativo e, por conseguinte, permite uma comunicação bidirecional entre o organizador e os outros participantes.

São geralmente com uma audiência que está a ouvir áudio pelo telefone e a assistir à sua apresentação pela Internet. Podem também estar a ouvir áudio através da Web, mas ainda assim suportam o modelo “one-to-many”, em que um apresentador (ou apresentadores) conduz o webinar para uma audiência que pode incluir centenas de participantes.

As características comuns dos webinars incluem:

  • Múltiplos apresentadores
  • Partilha de ficheiros
  • Chat ao vivo para os participantes
  • Partilha de ecrãs para demonstrações, passeios, etc.
  • Partilha de voz/vídeo pré-gravado
  • Outros incentivos aos participantes, tais como perguntas e respostas ao vivo, sondagens e formulários de feedback
  • Integração do webinar com outras aplicações empresariais, tais como plataformas de CRM e ferramentas de e-mail marketing

Os webinars normalmente decorrem em tempo real, mas por vezes são utilizadas gravações. Em ambos os casos, é dada uma hora específica de início e fim com antecedência. O organizador tem a possibilidade de apresentar material (conteúdo multimédia, slides de apresentação, ecrã próprio, etc.) e de falar com os participantes utilizando VoIP (voz sobre IP).

Graças ao trabalho em rede através da Internet, o orador e os participantes não têm de estar no mesmo local – tudo o que precisam é de uma ligação à Internet e os respetivos dados de acesso. Se o organizador conceder direitos de intervenção a um participante, este pode falar diretamente com os outros durante o evento. Outras possibilidades interativas com webinars (também conhecidos como seminários on-line, conferências on-line, webcasts ao vivo ou entrevistas on-line) incluem chats, inquéritos, partilha de ficheiros ou download.

 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Como funciona um webinar?

Antes de um seminário online poder ter lugar, o orador deve primeiro marcar um encontro e informar os participantes desejados sobre o mesmo. Normalmente o número de participantes é limitado, pelo que as pessoas que queiram participar no seminário via Internet devem inscrever-se. Em seguida, o fornecedor envia um e-mail de confirmação a todos os utilizadores selecionados, que contém instruções adicionais juntamente com os dados de início de sessão e/ou a ligação de acesso necessários.

É também prática comum enviar uma mensagem de lembrete imediatamente antes do início da conferência web. Quando o webinar começa, os participantes ligam-se à sala de conferências web, o que requer um navegador de Internet padrão. No entanto, em casos raros, pode também ser necessário instalar uma aplicação cliente específica e utilizá-la para a sessão do webinar.

Assim que estiver ligado à sala de webinar, pode acompanhar a transmissão em direto. Normalmente, pode alternar entre várias janelas que apresentam conteúdos diferentes ou que executam funções diferentes. Normalmente, existe a imagem principal, que mostra slides de apresentação ou o ecrã do altifalante, por exemplo, e existe também uma janela ligeiramente mais pequena na qual o altifalante pode ser visto em direto. Outras janelas podem incluir uma lista de participantes, uma funcionalidade de chat, ou permitir o acesso a ficheiros partilhados. Se for uma gravação, a transmissão em direto e os elementos de comunicação não fazem obviamente parte do webinar.

A duração média dos seminários em linha situa-se entre 45 e 60 minutos. Após a palestra, os participantes têm frequentemente a oportunidade de fazer perguntas ao organizador – quer através de microfone, quer através de chat, dependendo do formato do webinar. Para alguns seminários, a comunicação direta entre o orador e os participantes também é possível de antemão. Para se desligar, basta fechar o cliente ou fechar a janela do browser correspondente.

 

[lord-icon icon=”337-loader-spinner-8″ animation=”morph”][/lord-icon] Os requisitos técnicos para a participação em webinars

Em princípio, é possível a participação num seminário em linha com todos os dispositivos ligados à Internet. É necessária uma largura de banda suficiente devido à grande quantidade de conteúdos de vídeo e imagem. No entanto, os dispositivos móveis como os smartphones ou os tablets podem não ser suportados, exigindo, em vez disso, a utilização de um computador de secretária. Como já foi referido, a ligação é estabelecida através de um navegador web padrão ou de um software de cliente especial, que neste caso tem de ser identificado e fornecido pelo organizador. Este administra a transferência de dados e o webinar utilizando a aplicação apropriada.

Para poder acompanhar o webinar, os participantes normalmente só precisam de altifalantes ou de um auricular para a reprodução áudio. Se quiser comunicar diretamente com o orador e outros participantes, também precisa de um microfone ou webcam. Em alguns casos, no entanto, é possível marcar via telefone e ouvir a apresentação desta forma.

 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Em que áreas são úteis os seminários online?

Se olharmos de uma forma, os webinars não diferem em nada dos seminários presenciais clássicos: ambos os formatos oferecem um bom enquadramento para a partilha de conteúdos didáticos com um grande número de pessoas num período de tempo muito curto. Por conseguinte, não é surpreendente que os seminários online desempenhem um papel importante no e-learning. As universidades e as escolas de línguas oferecem webinars numa grande variedade de áreas temáticas, o que facilita muito a aprendizagem tanto para professores como para alunos. Os seminários e conferências em linha constituem a base perfeita para estudos bem sucedidos, especialmente em cursos à distância. No entanto, ensinar e aprender através da Internet não é o único cenário de aplicação em que as vantagens dos webinars são próprias. O formato de apresentação online também demonstra os seus pontos fortes nas seguintes áreas:

  • Apresentação de produtos
  • Conferências de imprensa
  • Reuniões
  • Entrevistas online com várias pessoas
  • Cursos de formação em software
  • Geração de leads

 


✔️ Vejamos Agora as Vantagens Da Utilização dos Webinars ✔️


 

👍 Vantagem: Atinja o seu grupo-alvo tanto ao vivo como depois

Um webinar dá-lhe a oportunidade de continuar a alcançar o seu grupo alvo quando a emissão terminar, uma vez que cada webinar também pode ser visto depois. Isto permite-lhe aumentar tanto o alcance como o impacto da sua mensagem. Escusado será dizer que é importante que o seu webinar possa ser facilmente encontrado através do Google, e é por isso que um webinar bem concebido é um motor de pesquisa otimizado (SEO).

 

👍 Vantagem: Interação com o seu grupo alvo

Atinja o seu público e reforce a sua mensagem. Os webinars permitem-lhe utilizar sondagens, chats e chamadas para a acção, ou mostrar slides ou vídeos PowerPoint aos seus telespectadores. Quanto mais interativo for o seu webinar, maior será o impacto da sua mensagem.
Permite-lhe fazer perguntas, ou colocar as suas próprias perguntas aos participantes. Graças à interação durante um webinar você ganha uma visão do seu grupo-alvo. Pode realmente conhecer o seu público, ao contrário do que acontece durante webinars de menor qualidade ou reuniões e eventos físicos em que os participantes muitas vezes apenas escutam passivamente.

 

👍 Vantagem: Poupam tempo e dinheiro

As viagens longas implicam tempo e despesas de viagem, mas um webinar elimina a necessidade de viajar. Torne mais fácil e mais barato para o seu grupo alvo ser envolvido pela sua mensagem. Há vantagens para si como “remetente” também; os custos são muito inferiores aos da organização de um evento físico e da contratação de um local de encontro, por exemplo.

 

👍 Vantagem: Flexibilidade e conveniência

Os webinars oferecem certamente mais flexibilidade, facilidade de acesso e conveniência; por oposição a outros meios de formação.
Os estagiários podem recorrer a cursos em qualquer altura e local da sua conveniência, utilizando um dispositivo inteligente e uma ligação à Internet.

Os Webinars podem ser divididos em episódios que podem ser facilmente acessados por um telespectador através de um índice. É necessária a estrutura de um livro físico e torna-o muito mais interativo.

 

👍 Vantagem: Forma de Construir confiança

Quando devidamente executados, os webinars online podem ser utilizados para construir a fidelidade à marca, fazendo com que os clientes existentes e potenciais se liguem à marca/negócio a um nível mais pessoal. Como é que isto é possível? Bem, antes de mais, os webinars introduzem um elemento humano nas marcas e dão-lhes um rosto através dos apresentadores.

Além disso, à medida que continua a demonstrar as suas competências, conhecimentos e experiência na sua linha de negócio através dos insights oferecidos nas suas apresentações de webinars, a confiança do público-alvo nos seus serviços, produtos e marca como um todo, continua a crescer exponencialmente.

 

👍 Vantagem: Construindo relações comerciais mais fortes e duradouras

Embora os eventos de networking tenham sido anteriormente o método a utilizar para estabelecer ligações comerciais e construir relações duradouras, o pouco tempo que tem para se apresentar e o seu negócio nestes eventos é muitas vezes demasiado pouco para causar uma impressão duradoura.

Os Webinars, por outro lado, dão às empresas e aos seus representantes a oportunidade de se apresentarem adequadamente ao seu público-alvo, incluindo clientes potenciais, clientes, funcionários e fornecedores. Eles podem demonstrar os seus produtos ou serviços e comunicar a sua missão com tanto detalhe quanto o anfitrião dos webinars deseja. O anfitrião pode decidir quanto tempo o webinar funciona – e, se estiverem suficientemente envolvidos, terão toda a atenção de todos os seus participantes.

 

👍 Vantagem: Melhor compreensão do seu público

As empresas que têm um bom conhecimento do seu mercado alvo têm mais probabilidades de desenvolver produtos e serviços mais adequados, fazer mais vendas e ter um melhor desempenho a longo prazo. Além disso, quaisquer produtos existentes podem ser adaptados ou ajustados para se adaptarem às necessidades específicas do mercado-alvo, à medida que se forem revelando mais informações sobre as suas necessidades.

Entre todos os prós e contras dos webinars, como mencionado anteriormente, eles dão às empresas acesso a uma mina de ouro de informação valiosa, diretamente dos participantes interessados. Através de sondagens e sessões de perguntas e respostas realizadas durante o evento ao vivo, as empresas têm a oportunidade de saber mais sobre o que os potenciais clientes, fornecedores e colaboradores procuram ou necessitam de ajuda.

 

👍 Vantagem: Partilha de Informação com o Público

As empresas não só têm a oportunidade de aprender mais sobre o seu público-alvo durante os webinars online, como também de oferecer informações perspicazes em troca. Os webinars podem realizar desde sessões de tutoria relativamente íntimas até sessões de formação em larga escala. Isto significa que o público tem normalmente muito a ganhar, uma vez que os seus interesses e preocupações orientam a direção da discussão que está a ser realizada em tempo real. Na realidade, isto distingue os webinars em linha de qualquer outra plataforma que as empresas utilizem para partilhar informação com o seu público.

 

👍 Vantagem: As limitações geográficas podem ser ultrapassadas

A maioria dos webinars pode ser acessada de qualquer lugar do mundo. Voar, quer os estagiários quer o formador para um local desejado não só é proibitivo em termos de custos, como também consome tempo. Com os Webinars não há necessidade de nos preocuparmos com isto, pois podemos aceder a partir de um computador

Os webinars são acessíveis a um público global. Isto significa que as empresas podem estender o seu alcance a qualquer pessoa em todo o mundo sem esforço e de forma conveniente, desde que tenham acesso aos dispositivos necessários habilitados para a Internet. Com uma aplicação sólida de webinars, as empresas já não se limitam apenas a comercializar os seus serviços ou produtos aos clientes dentro do seu alcance geográfico, mas também através das fronteiras e dos oceanos!

Para aumentar o seu alcance geográfico, as empresas têm sido historicamente obrigadas a enviar fisicamente representantes para locais longínquos. Estes representantes finalizavam os seus negócios através de intercâmbios pessoais e presenciais. Os webinars e as videoconferências também facilitam as reuniões individuais, bem como as reuniões virtuais entre representantes de empresas e outras partes interessadas de uma forma eficiente, sem a necessidade de desperdiçar recursos em viagens desnecessárias.

 

👍 Vantagem: Os formadores não precisam de contratar a tempo inteiro

Tradicionalmente, a maioria das médias e grandes empresas investiria em recursos de formação a tempo inteiro para manter o seu pessoal bem treinado. Definitivamente, não seria a utilização mais produtiva dos fundos por parte das empresas, diria eu.

Em vez disso, pode ser proporcionado um webinar a todos os novos funcionários que entram a bordo. Além de serem mais rentáveis para a própria empresa, os webinars permitem que os funcionários aprendam de acordo com a sua própria conveniência.

 

👍 Vantagem: Tornam a Vida Mais Fácil

Embora as conferências ao vivo também possam ser gravadas e utilizadas para a geração de chumbo. É muito mais difícil fazer um vídeo de qualidade desta forma. Uma certa distância do apresentador, bem como o ruído de fundo, pode simplesmente tornar a informação ininteligível.

Os webinars, por outro lado, podem ser gravados automaticamente em formatos HD e full HD pela plataforma de webinars. Pode partilhar o ecrã para mostrar a sua apresentação. Assim, os seus participantes e os que assistem à gravação irão ouvir e ver tudo com clareza.
Muitas empresas carregam gravações de webinars ou os seus excertos online para aqueles que, por acaso, tropeçaram no seu website ou perfil nas redes sociais. Esta tática permite-lhe mostrar a sua proposta a um público mais vasto, sem ter de fazer o mesmo webinar uma e outra vez.

 

👍 Vantagem: Enriquecer o Conteúdo Online de uma Organização

Uma das principais razões pelas quais as empresas devem considerar seriamente a utilização dos serviços de webinaring é o facto de estes ajudarem a aumentar a quantidade de conteúdos disponíveis para as partes interessadas online. Cada webinar que organiza ajuda-o a responder a perguntas e preocupações comuns, alimentadas pelo potencial cliente, fornecedor ou empregado médio. Isto ajuda a criar uma rica coleção de informação que não só é relevante para os atuais ativos humanos importantes do seu negócio, mas também para as gerações futuras de ativos humanos importantes.

 

👍 Vantagem: Capacidade para aumentar a sua Autoridade Online

Muitas vezes, as pessoas afligem aqueles que acreditam ter as respostas que procuram; organizações ou indivíduos que têm autoridade na sua área de especialização. Uma forma de se estabelecer a si próprio ou à sua organização como uma autoridade no mercado que serve é através da criação e alojamento de webinars que estão repletos de informação valiosa e perspicaz para o seu público.

Uma vez que o seu público consiga passar pelos seus webinars e os considere informativos, porque abordam as suas principais preocupações e questões, é provável que comece a olhar para o seu negócio e para a sua marca como uma autoridade na sua área. Isto significa que, a partir deste momento, a sua marca virá frequentemente à sua mente sempre que o seu público-alvo estiver em busca de conteúdos informativos.

 


❌ Vejamos Agora as Desvantagens dos Webinars ❌


 

👎 Desvantagem: Controlo Ambiental

Num ambiente vivo, o apresentador pode frequentemente controlar a iluminação e os lugares sentados e ajudar a garantir que as distrações sejam removidas do ambiente onde o seminário tem lugar. A presença de outros na sala ajuda a concentrar a atenção no orador, uma vez que a pressão dos pares entre a audiência desencoraja as conversas laterais e as perturbações.

Pelo contrário, durante um webinar, o apresentador não tem praticamente nenhum controlo sobre o ambiente do público. Os participantes de um webinar podem estar em casa, no escritório ou num café. Com uma linha telefónica silenciosa, um “participante” de um webinar pode verificar o seu e-mail, fazer outros trabalhos ou navegar na Internet. A ausência do apresentador pode tornar mais difícil a aprendizagem dos participantes.

 

👎 Desvantagem: Interação do público

Um seminário ao vivo pode ser uma experiência dinâmica e interativa. Os membros do público podem conhecer novas pessoas e formar novas e valiosas relações durante os intervalos da ação. Um apresentador ao vivo pode utilizar exercícios em pequenos grupos para envolver a sua audiência e ajudar a levar a sua mensagem para casa.

Um webinar não oferece praticamente nenhuma oportunidade para o tipo de aprendizagem experiencial que um grupo pode alcançar ao estar junto num só lugar. Os participantes de um webinar não sabem a dimensão da audiência ou se os seus colegas, clientes ou concorrentes estão entre os ouvintes online. Alguns webinars tentam adicionar interatividade através de sondagens à audiência sobre questões-chave e da apresentação dos resultados das sondagens no ecrã dos espetadores; para muitos utilizadores, os gráficos online dos resultados das sondagens são um mau substituto para um orador que pede para mostrar as mãos.

 

👎 Desvantagem: Dificuldades Técnicas

Qualquer apresentador que utilize a tecnologia durante uma apresentação corre o risco de ter dificuldades técnicas, interferindo com o seu tempo no pódio. Durante um webinar, em que o público vê uma apresentação audiovisual nos seus computadores, as oportunidades para problemas técnicos são praticamente ilimitadas.

Cada participante de um webinar tem um computador diferente com uma configuração única do sistema operativo, velocidade de ligação, browser de Internet e aplicações de software. As firewalls corporativas podem bloquear a ligação ao webinar e impedir os participantes de descarregar informação. Os participantes podem ficar aborrecidos e frustrados com estes problemas e podem desligar-se da reunião on-line – literalmente ou mentalmente.

 

👎 Desvantagem: Linguagem corporal

A linguagem corporal está ausente em praticamente todos os webinars. Num webinar típico, o telespectador nunca vê o apresentador. O apresentador faz o dublê enquanto um facilitador transmite o seu baralho de slides para o ecrã do computador do telespectador. O público sente falta de sinais não verbais importantes, tais como contacto visual, gestos e expressões faciais, que acrescentam contexto e interesse à experiência. Num ambiente ao vivo, estas subtilezas ajudam um orador a estabelecer credibilidade junto da audiência. Uma audiência ao vivo sabe que uma pausa dramática se destina a criar suspense, enquanto uma audiência de webinar que ouve o orador parar de falar pode pensar que perdeu o seu lugar ou carregar acidentalmente no botão “mute”.

 

👎 Desvantagem: Sentimento desumanizado e falta de interação

Uma grande desvantagem dos webinars é a sua falta de interação humana. Embora a interação audiovisual seja ótima, a interação física é algo que há muito está associado à aprendizagem – “uma palmadinha nas costas”, “notas altas de cinco”, etc.
Embora a aprendizagem visual seja óptima, não vamos descurar o impacto dos eventos ao vivo.

 

👎 Desvantagem: Pouco ou nenhum trabalho de equipa envolvido

Seja em grupo a estudar em grupo ou em aulas interativas, o trabalho de equipa há muito que está associado à formação. Os webinars erradicam quase completamente este aspeto. O trabalho em equipa é essencial para os formandos porque não só ajuda a criar laços, como também ajuda a compreender conceitos através de discussões mútuas e brainstorming.

 

👎 Desvantagem: Compatibilidade

As falhas técnicas em eventos ao vivo podem muitas vezes ser compensadas, usando explicações verbais e gestos.
A falta de qualquer outro meio de comunicação durante um webinar torna quase impossível para qualquer pessoa explicar à parte anfitriã o que está a viver. Cada participante lida com um computador diferente, com uma configuração distinta do sistema operativo, velocidade de ligação e problemas de software.

 

👎 Desvantagem: Falta de controlo da atmosfera

Num ambiente ao vivo, o apresentador tem o controlo total de tudo e garante que não haverá interrupções ou distrações de espécie alguma.
Isto permite que as pessoas se concentrem mais no orador. No entanto, nos webinars o apresentador não tem qualquer controlo. Muito literalmente. Os participantes podem estar em casa, no escritório ou numa cafetaria. Pode ser bastante conveniente para eles silenciarem e minimizarem o webinar enquanto percorrem as redes sociais e e-mails.

 

👎 Desvantagem: Falta de movimento físico

Palmas, ovações de pé, apertos de mão, etc., estão associados ao entusiasmo num ambiente de eventos ao vivo. Muitas vezes, os formadores têm os seus formandos a executar várias tarefas físicas para os fazer sentir mais ativos e responder ao seminário. Um webinar, porém, é exatamente o contrário. Os participantes podem estar deitados no seu sofá com um Martini numa mão, num sábado à noite, e relojam-no como tempo de “formação”, deixando o webinar a correr à sua frente.

 

[lord-icon icon=”186-puzzle-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Outras observações em relação aos Webinars

Webinars como uma ferramenta de geração de leads para o seu negócio

Cada negócio é impulsionado por uma boa geração de leads e por estratégias eficazes de aquisição de clientes. Os Webinars são a nova moda no que se trata de geração de leads. Passear com visitantes curiosos através de uma série de webinars informativos, e acompanhar com uma apresentação rápida do produto, um funil de geração de leads comprovada. E muito eficaz também.
 

Webinars para o conhecimento da marca

Os webinars, quando bem feitos, podem manter o público envolvido durante um longo período de tempo. O público também pode fazer perguntas e obter feedback real sobre o tema. Isto traz um enorme valor para o negócio e é definitivamente o reconhecimento da marca no seu melhor.
 

Webinars Versus Conversas um-para-um

A comunicação com centenas de pessoas de qualquer lugar – praticamente, claro – é uma das razões pelas quais os webinars são muito eficazes. Agora pode perguntar se uma conversa um-para-um não é mais eficaz? Embora possa pensar que é, em determinadas circunstâncias, imaginar viajar através das fronteiras apenas para essa interação um-para-um será realmente plausível?
 

Será que os webinars vão substituir os eventos ao vivo?

Não concorda que um público mais animado faz uma sessão de treino melhor? Um evento tradicional com uma boa apresentação não só resulta numa sessão mais interativa, como também inspira o público em maior medida.

Não digo para deixar de a utilizar, mas conheça os seus prós e os seus contras. Como sempre, defina os objetivos do seu evento, antes de sair e acolher um, seja ele online ou offline.

 


[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão

Envolver um-a-um com os fornecedores, assim como um-a-um e um-a-muitos com clientes existentes e potenciais, pode fazer maravilhas para qualquer negócio. Os Webinars permitem às empresas fazer exatamente isso, ajudando-as a colher uma variedade de benefícios, desde a poupança de custos e tempo a um melhor valor de marca e a uma presença on-line melhorada.

A utilização de webinars pode ser recompensadora para qualquer negócio, independentemente do seu sector de atividade. Os Webinars dão às empresas de hoje um meio fácil e eficiente de se ligarem ao seu público-alvo, de todos os cantos do mundo. Com a solução certa e uma execução adequada, as empresas podem usufruir de todos os benefícios acima descritos de um webinar numa base consistente.

Os Prós e Contras dos Webinars ou Conferências Online

A Internet liga pessoas em todo o mundo. As redes sociais servem como pontos de encontro para trocas públicas e privadas com amigos, familiares e conhecidos, mas também com estranhos. A maior parte da informação online é gratuita e está disponível para todos. As lojas online e plataformas de venda como a Amazon e a eBay tornam possível fazer compras diretamente a partir de casa. Também é fácil partilhar conteúdos multimédia como imagens, música e vídeos: pode ouvir música no seu smartphone enquanto está em viagem, partilhar músicas e imagens com outros utilizadores e partilhar experiências de transmissão em direto com outros.

Um formato popular que também faz uso das possibilidades da Web e da Internet e é utilizado em muitas indústrias para fins de apresentação é o chamado webinar.

 

[lord-icon icon=”36-bulb-idea-outline” animation=”morph”][/lord-icon] O que é um Webinar ou Conferência Online?

O termo “webinar” é a junção das duas palavras “web” e “seminário”. O termo descreve a transmissão online de seminários, apresentações ou conteúdos semelhantes utilizando tecnologia vídeo. Ao contrário de um webcast em que a informação é apresentada a pedido e transmitida apenas num sentido, um webinar é interativo e, por conseguinte, permite uma comunicação bidirecional entre o organizador e os outros participantes.

São geralmente com uma audiência que está a ouvir áudio pelo telefone e a assistir à sua apresentação pela Internet. Podem também estar a ouvir áudio através da Web, mas ainda assim suportam o modelo “one-to-many”, em que um apresentador (ou apresentadores) conduz o webinar para uma audiência que pode incluir centenas de participantes.

As características comuns dos webinars incluem:

  • Múltiplos apresentadores
  • Partilha de ficheiros
  • Chat ao vivo para os participantes
  • Partilha de ecrãs para demonstrações, passeios, etc.
  • Partilha de voz/vídeo pré-gravado
  • Outros incentivos aos participantes, tais como perguntas e respostas ao vivo, sondagens e formulários de feedback
  • Integração do webinar com outras aplicações empresariais, tais como plataformas de CRM e ferramentas de e-mail marketing

Os webinars normalmente decorrem em tempo real, mas por vezes são utilizadas gravações. Em ambos os casos, é dada uma hora específica de início e fim com antecedência. O organizador tem a possibilidade de apresentar material (conteúdo multimédia, slides de apresentação, ecrã próprio, etc.) e de falar com os participantes utilizando VoIP (voz sobre IP).

Graças ao trabalho em rede através da Internet, o orador e os participantes não têm de estar no mesmo local – tudo o que precisam é de uma ligação à Internet e os respetivos dados de acesso. Se o organizador conceder direitos de intervenção a um participante, este pode falar diretamente com os outros durante o evento. Outras possibilidades interativas com webinars (também conhecidos como seminários on-line, conferências on-line, webcasts ao vivo ou entrevistas on-line) incluem chats, inquéritos, partilha de ficheiros ou download.

 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Como funciona um webinar?

Antes de um seminário online poder ter lugar, o orador deve primeiro marcar um encontro e informar os participantes desejados sobre o mesmo. Normalmente o número de participantes é limitado, pelo que as pessoas que queiram participar no seminário via Internet devem inscrever-se. Em seguida, o fornecedor envia um e-mail de confirmação a todos os utilizadores selecionados, que contém instruções adicionais juntamente com os dados de início de sessão e/ou a ligação de acesso necessários.

É também prática comum enviar uma mensagem de lembrete imediatamente antes do início da conferência web. Quando o webinar começa, os participantes ligam-se à sala de conferências web, o que requer um navegador de Internet padrão. No entanto, em casos raros, pode também ser necessário instalar uma aplicação cliente específica e utilizá-la para a sessão do webinar.

Assim que estiver ligado à sala de webinar, pode acompanhar a transmissão em direto. Normalmente, pode alternar entre várias janelas que apresentam conteúdos diferentes ou que executam funções diferentes. Normalmente, existe a imagem principal, que mostra slides de apresentação ou o ecrã do altifalante, por exemplo, e existe também uma janela ligeiramente mais pequena na qual o altifalante pode ser visto em direto. Outras janelas podem incluir uma lista de participantes, uma funcionalidade de chat, ou permitir o acesso a ficheiros partilhados. Se for uma gravação, a transmissão em direto e os elementos de comunicação não fazem obviamente parte do webinar.

A duração média dos seminários em linha situa-se entre 45 e 60 minutos. Após a palestra, os participantes têm frequentemente a oportunidade de fazer perguntas ao organizador – quer através de microfone, quer através de chat, dependendo do formato do webinar. Para alguns seminários, a comunicação direta entre o orador e os participantes também é possível de antemão. Para se desligar, basta fechar o cliente ou fechar a janela do browser correspondente.

 

[lord-icon icon=”337-loader-spinner-8″ animation=”morph”][/lord-icon] Os requisitos técnicos para a participação em webinars

Em princípio, é possível a participação num seminário em linha com todos os dispositivos ligados à Internet. É necessária uma largura de banda suficiente devido à grande quantidade de conteúdos de vídeo e imagem. No entanto, os dispositivos móveis como os smartphones ou os tablets podem não ser suportados, exigindo, em vez disso, a utilização de um computador de secretária. Como já foi referido, a ligação é estabelecida através de um navegador web padrão ou de um software de cliente especial, que neste caso tem de ser identificado e fornecido pelo organizador. Este administra a transferência de dados e o webinar utilizando a aplicação apropriada.

Para poder acompanhar o webinar, os participantes normalmente só precisam de altifalantes ou de um auricular para a reprodução áudio. Se quiser comunicar diretamente com o orador e outros participantes, também precisa de um microfone ou webcam. Em alguns casos, no entanto, é possível marcar via telefone e ouvir a apresentação desta forma.

 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Em que áreas são úteis os seminários online?

Se olharmos de uma forma, os webinars não diferem em nada dos seminários presenciais clássicos: ambos os formatos oferecem um bom enquadramento para a partilha de conteúdos didáticos com um grande número de pessoas num período de tempo muito curto. Por conseguinte, não é surpreendente que os seminários online desempenhem um papel importante no e-learning. As universidades e as escolas de línguas oferecem webinars numa grande variedade de áreas temáticas, o que facilita muito a aprendizagem tanto para professores como para alunos. Os seminários e conferências em linha constituem a base perfeita para estudos bem sucedidos, especialmente em cursos à distância. No entanto, ensinar e aprender através da Internet não é o único cenário de aplicação em que as vantagens dos webinars são próprias. O formato de apresentação online também demonstra os seus pontos fortes nas seguintes áreas:

  • Apresentação de produtos
  • Conferências de imprensa
  • Reuniões
  • Entrevistas online com várias pessoas
  • Cursos de formação em software
  • Geração de leads

 


✔️ Vejamos Agora as Vantagens Da Utilização dos Webinars ✔️


 

👍 Vantagem: Atinja o seu grupo-alvo tanto ao vivo como depois

Um webinar dá-lhe a oportunidade de continuar a alcançar o seu grupo alvo quando a emissão terminar, uma vez que cada webinar também pode ser visto depois. Isto permite-lhe aumentar tanto o alcance como o impacto da sua mensagem. Escusado será dizer que é importante que o seu webinar possa ser facilmente encontrado através do Google, e é por isso que um webinar bem concebido é um motor de pesquisa otimizado (SEO).

 

👍 Vantagem: Interação com o seu grupo alvo

Atinja o seu público e reforce a sua mensagem. Os webinars permitem-lhe utilizar sondagens, chats e chamadas para a acção, ou mostrar slides ou vídeos PowerPoint aos seus telespectadores. Quanto mais interativo for o seu webinar, maior será o impacto da sua mensagem.
Permite-lhe fazer perguntas, ou colocar as suas próprias perguntas aos participantes. Graças à interação durante um webinar você ganha uma visão do seu grupo-alvo. Pode realmente conhecer o seu público, ao contrário do que acontece durante webinars de menor qualidade ou reuniões e eventos físicos em que os participantes muitas vezes apenas escutam passivamente.

 

👍 Vantagem: Poupam tempo e dinheiro

As viagens longas implicam tempo e despesas de viagem, mas um webinar elimina a necessidade de viajar. Torne mais fácil e mais barato para o seu grupo alvo ser envolvido pela sua mensagem. Há vantagens para si como “remetente” também; os custos são muito inferiores aos da organização de um evento físico e da contratação de um local de encontro, por exemplo.

 

👍 Vantagem: Flexibilidade e conveniência

Os webinars oferecem certamente mais flexibilidade, facilidade de acesso e conveniência; por oposição a outros meios de formação.
Os estagiários podem recorrer a cursos em qualquer altura e local da sua conveniência, utilizando um dispositivo inteligente e uma ligação à Internet.

Os Webinars podem ser divididos em episódios que podem ser facilmente acessados por um telespectador através de um índice. É necessária a estrutura de um livro físico e torna-o muito mais interativo.

 

👍 Vantagem: Forma de Construir confiança

Quando devidamente executados, os webinars online podem ser utilizados para construir a fidelidade à marca, fazendo com que os clientes existentes e potenciais se liguem à marca/negócio a um nível mais pessoal. Como é que isto é possível? Bem, antes de mais, os webinars introduzem um elemento humano nas marcas e dão-lhes um rosto através dos apresentadores.

Além disso, à medida que continua a demonstrar as suas competências, conhecimentos e experiência na sua linha de negócio através dos insights oferecidos nas suas apresentações de webinars, a confiança do público-alvo nos seus serviços, produtos e marca como um todo, continua a crescer exponencialmente.

 

👍 Vantagem: Construindo relações comerciais mais fortes e duradouras

Embora os eventos de networking tenham sido anteriormente o método a utilizar para estabelecer ligações comerciais e construir relações duradouras, o pouco tempo que tem para se apresentar e o seu negócio nestes eventos é muitas vezes demasiado pouco para causar uma impressão duradoura.

Os Webinars, por outro lado, dão às empresas e aos seus representantes a oportunidade de se apresentarem adequadamente ao seu público-alvo, incluindo clientes potenciais, clientes, funcionários e fornecedores. Eles podem demonstrar os seus produtos ou serviços e comunicar a sua missão com tanto detalhe quanto o anfitrião dos webinars deseja. O anfitrião pode decidir quanto tempo o webinar funciona – e, se estiverem suficientemente envolvidos, terão toda a atenção de todos os seus participantes.

 

👍 Vantagem: Melhor compreensão do seu público

As empresas que têm um bom conhecimento do seu mercado alvo têm mais probabilidades de desenvolver produtos e serviços mais adequados, fazer mais vendas e ter um melhor desempenho a longo prazo. Além disso, quaisquer produtos existentes podem ser adaptados ou ajustados para se adaptarem às necessidades específicas do mercado-alvo, à medida que se forem revelando mais informações sobre as suas necessidades.

Entre todos os prós e contras dos webinars, como mencionado anteriormente, eles dão às empresas acesso a uma mina de ouro de informação valiosa, diretamente dos participantes interessados. Através de sondagens e sessões de perguntas e respostas realizadas durante o evento ao vivo, as empresas têm a oportunidade de saber mais sobre o que os potenciais clientes, fornecedores e colaboradores procuram ou necessitam de ajuda.

 

👍 Vantagem: Partilha de Informação com o Público

As empresas não só têm a oportunidade de aprender mais sobre o seu público-alvo durante os webinars online, como também de oferecer informações perspicazes em troca. Os webinars podem realizar desde sessões de tutoria relativamente íntimas até sessões de formação em larga escala. Isto significa que o público tem normalmente muito a ganhar, uma vez que os seus interesses e preocupações orientam a direção da discussão que está a ser realizada em tempo real. Na realidade, isto distingue os webinars em linha de qualquer outra plataforma que as empresas utilizem para partilhar informação com o seu público.

 

👍 Vantagem: As limitações geográficas podem ser ultrapassadas

A maioria dos webinars pode ser acessada de qualquer lugar do mundo. Voar, quer os estagiários quer o formador para um local desejado não só é proibitivo em termos de custos, como também consome tempo. Com os Webinars não há necessidade de nos preocuparmos com isto, pois podemos aceder a partir de um computador

Os webinars são acessíveis a um público global. Isto significa que as empresas podem estender o seu alcance a qualquer pessoa em todo o mundo sem esforço e de forma conveniente, desde que tenham acesso aos dispositivos necessários habilitados para a Internet. Com uma aplicação sólida de webinars, as empresas já não se limitam apenas a comercializar os seus serviços ou produtos aos clientes dentro do seu alcance geográfico, mas também através das fronteiras e dos oceanos!

Para aumentar o seu alcance geográfico, as empresas têm sido historicamente obrigadas a enviar fisicamente representantes para locais longínquos. Estes representantes finalizavam os seus negócios através de intercâmbios pessoais e presenciais. Os webinars e as videoconferências também facilitam as reuniões individuais, bem como as reuniões virtuais entre representantes de empresas e outras partes interessadas de uma forma eficiente, sem a necessidade de desperdiçar recursos em viagens desnecessárias.

 

👍 Vantagem: Os formadores não precisam de contratar a tempo inteiro

Tradicionalmente, a maioria das médias e grandes empresas investiria em recursos de formação a tempo inteiro para manter o seu pessoal bem treinado. Definitivamente, não seria a utilização mais produtiva dos fundos por parte das empresas, diria eu.

Em vez disso, pode ser proporcionado um webinar a todos os novos funcionários que entram a bordo. Além de serem mais rentáveis para a própria empresa, os webinars permitem que os funcionários aprendam de acordo com a sua própria conveniência.

 

👍 Vantagem: Tornam a Vida Mais Fácil

Embora as conferências ao vivo também possam ser gravadas e utilizadas para a geração de chumbo. É muito mais difícil fazer um vídeo de qualidade desta forma. Uma certa distância do apresentador, bem como o ruído de fundo, pode simplesmente tornar a informação ininteligível.

Os webinars, por outro lado, podem ser gravados automaticamente em formatos HD e full HD pela plataforma de webinars. Pode partilhar o ecrã para mostrar a sua apresentação. Assim, os seus participantes e os que assistem à gravação irão ouvir e ver tudo com clareza.
Muitas empresas carregam gravações de webinars ou os seus excertos online para aqueles que, por acaso, tropeçaram no seu website ou perfil nas redes sociais. Esta tática permite-lhe mostrar a sua proposta a um público mais vasto, sem ter de fazer o mesmo webinar uma e outra vez.

 

👍 Vantagem: Enriquecer o Conteúdo Online de uma Organização

Uma das principais razões pelas quais as empresas devem considerar seriamente a utilização dos serviços de webinaring é o facto de estes ajudarem a aumentar a quantidade de conteúdos disponíveis para as partes interessadas online. Cada webinar que organiza ajuda-o a responder a perguntas e preocupações comuns, alimentadas pelo potencial cliente, fornecedor ou empregado médio. Isto ajuda a criar uma rica coleção de informação que não só é relevante para os atuais ativos humanos importantes do seu negócio, mas também para as gerações futuras de ativos humanos importantes.

 

👍 Vantagem: Capacidade para aumentar a sua Autoridade Online

Muitas vezes, as pessoas afligem aqueles que acreditam ter as respostas que procuram; organizações ou indivíduos que têm autoridade na sua área de especialização. Uma forma de se estabelecer a si próprio ou à sua organização como uma autoridade no mercado que serve é através da criação e alojamento de webinars que estão repletos de informação valiosa e perspicaz para o seu público.

Uma vez que o seu público consiga passar pelos seus webinars e os considere informativos, porque abordam as suas principais preocupações e questões, é provável que comece a olhar para o seu negócio e para a sua marca como uma autoridade na sua área. Isto significa que, a partir deste momento, a sua marca virá frequentemente à sua mente sempre que o seu público-alvo estiver em busca de conteúdos informativos.

 


❌ Vejamos Agora as Desvantagens dos Webinars ❌


 

👎 Desvantagem: Controlo Ambiental

Num ambiente vivo, o apresentador pode frequentemente controlar a iluminação e os lugares sentados e ajudar a garantir que as distrações sejam removidas do ambiente onde o seminário tem lugar. A presença de outros na sala ajuda a concentrar a atenção no orador, uma vez que a pressão dos pares entre a audiência desencoraja as conversas laterais e as perturbações.

Pelo contrário, durante um webinar, o apresentador não tem praticamente nenhum controlo sobre o ambiente do público. Os participantes de um webinar podem estar em casa, no escritório ou num café. Com uma linha telefónica silenciosa, um “participante” de um webinar pode verificar o seu e-mail, fazer outros trabalhos ou navegar na Internet. A ausência do apresentador pode tornar mais difícil a aprendizagem dos participantes.

 

👎 Desvantagem: Interação do público

Um seminário ao vivo pode ser uma experiência dinâmica e interativa. Os membros do público podem conhecer novas pessoas e formar novas e valiosas relações durante os intervalos da ação. Um apresentador ao vivo pode utilizar exercícios em pequenos grupos para envolver a sua audiência e ajudar a levar a sua mensagem para casa.

Um webinar não oferece praticamente nenhuma oportunidade para o tipo de aprendizagem experiencial que um grupo pode alcançar ao estar junto num só lugar. Os participantes de um webinar não sabem a dimensão da audiência ou se os seus colegas, clientes ou concorrentes estão entre os ouvintes online. Alguns webinars tentam adicionar interatividade através de sondagens à audiência sobre questões-chave e da apresentação dos resultados das sondagens no ecrã dos espetadores; para muitos utilizadores, os gráficos online dos resultados das sondagens são um mau substituto para um orador que pede para mostrar as mãos.

 

👎 Desvantagem: Dificuldades Técnicas

Qualquer apresentador que utilize a tecnologia durante uma apresentação corre o risco de ter dificuldades técnicas, interferindo com o seu tempo no pódio. Durante um webinar, em que o público vê uma apresentação audiovisual nos seus computadores, as oportunidades para problemas técnicos são praticamente ilimitadas.

Cada participante de um webinar tem um computador diferente com uma configuração única do sistema operativo, velocidade de ligação, browser de Internet e aplicações de software. As firewalls corporativas podem bloquear a ligação ao webinar e impedir os participantes de descarregar informação. Os participantes podem ficar aborrecidos e frustrados com estes problemas e podem desligar-se da reunião on-line – literalmente ou mentalmente.

 

👎 Desvantagem: Linguagem corporal

A linguagem corporal está ausente em praticamente todos os webinars. Num webinar típico, o telespectador nunca vê o apresentador. O apresentador faz o dublê enquanto um facilitador transmite o seu baralho de slides para o ecrã do computador do telespectador. O público sente falta de sinais não verbais importantes, tais como contacto visual, gestos e expressões faciais, que acrescentam contexto e interesse à experiência. Num ambiente ao vivo, estas subtilezas ajudam um orador a estabelecer credibilidade junto da audiência. Uma audiência ao vivo sabe que uma pausa dramática se destina a criar suspense, enquanto uma audiência de webinar que ouve o orador parar de falar pode pensar que perdeu o seu lugar ou carregar acidentalmente no botão “mute”.

 

👎 Desvantagem: Sentimento desumanizado e falta de interação

Uma grande desvantagem dos webinars é a sua falta de interação humana. Embora a interação audiovisual seja ótima, a interação física é algo que há muito está associado à aprendizagem – “uma palmadinha nas costas”, “notas altas de cinco”, etc.
Embora a aprendizagem visual seja óptima, não vamos descurar o impacto dos eventos ao vivo.

 

👎 Desvantagem: Pouco ou nenhum trabalho de equipa envolvido

Seja em grupo a estudar em grupo ou em aulas interativas, o trabalho de equipa há muito que está associado à formação. Os webinars erradicam quase completamente este aspeto. O trabalho em equipa é essencial para os formandos porque não só ajuda a criar laços, como também ajuda a compreender conceitos através de discussões mútuas e brainstorming.

 

👎 Desvantagem: Compatibilidade

As falhas técnicas em eventos ao vivo podem muitas vezes ser compensadas, usando explicações verbais e gestos.
A falta de qualquer outro meio de comunicação durante um webinar torna quase impossível para qualquer pessoa explicar à parte anfitriã o que está a viver. Cada participante lida com um computador diferente, com uma configuração distinta do sistema operativo, velocidade de ligação e problemas de software.

 

👎 Desvantagem: Falta de controlo da atmosfera

Num ambiente ao vivo, o apresentador tem o controlo total de tudo e garante que não haverá interrupções ou distrações de espécie alguma.
Isto permite que as pessoas se concentrem mais no orador. No entanto, nos webinars o apresentador não tem qualquer controlo. Muito literalmente. Os participantes podem estar em casa, no escritório ou numa cafetaria. Pode ser bastante conveniente para eles silenciarem e minimizarem o webinar enquanto percorrem as redes sociais e e-mails.

 

👎 Desvantagem: Falta de movimento físico

Palmas, ovações de pé, apertos de mão, etc., estão associados ao entusiasmo num ambiente de eventos ao vivo. Muitas vezes, os formadores têm os seus formandos a executar várias tarefas físicas para os fazer sentir mais ativos e responder ao seminário. Um webinar, porém, é exatamente o contrário. Os participantes podem estar deitados no seu sofá com um Martini numa mão, num sábado à noite, e relojam-no como tempo de “formação”, deixando o webinar a correr à sua frente.

 

[lord-icon icon=”186-puzzle-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Outras observações em relação aos Webinars

Webinars como uma ferramenta de geração de leads para o seu negócio

Cada negócio é impulsionado por uma boa geração de leads e por estratégias eficazes de aquisição de clientes. Os Webinars são a nova moda no que se trata de geração de leads. Passear com visitantes curiosos através de uma série de webinars informativos, e acompanhar com uma apresentação rápida do produto, um funil de geração de leads comprovada. E muito eficaz também.
 

Webinars para o conhecimento da marca

Os webinars, quando bem feitos, podem manter o público envolvido durante um longo período de tempo. O público também pode fazer perguntas e obter feedback real sobre o tema. Isto traz um enorme valor para o negócio e é definitivamente o reconhecimento da marca no seu melhor.
 

Webinars Versus Conversas um-para-um

A comunicação com centenas de pessoas de qualquer lugar – praticamente, claro – é uma das razões pelas quais os webinars são muito eficazes. Agora pode perguntar se uma conversa um-para-um não é mais eficaz? Embora possa pensar que é, em determinadas circunstâncias, imaginar viajar através das fronteiras apenas para essa interação um-para-um será realmente plausível?
 

Será que os webinars vão substituir os eventos ao vivo?

Não concorda que um público mais animado faz uma sessão de treino melhor? Um evento tradicional com uma boa apresentação não só resulta numa sessão mais interativa, como também inspira o público em maior medida.

Não digo para deixar de a utilizar, mas conheça os seus prós e os seus contras. Como sempre, defina os objetivos do seu evento, antes de sair e acolher um, seja ele online ou offline.

 


[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão

Envolver um-a-um com os fornecedores, assim como um-a-um e um-a-muitos com clientes existentes e potenciais, pode fazer maravilhas para qualquer negócio. Os Webinars permitem às empresas fazer exatamente isso, ajudando-as a colher uma variedade de benefícios, desde a poupança de custos e tempo a um melhor valor de marca e a uma presença on-line melhorada.

A utilização de webinars pode ser recompensadora para qualquer negócio, independentemente do seu sector de atividade. Os Webinars dão às empresas de hoje um meio fácil e eficiente de se ligarem ao seu público-alvo, de todos os cantos do mundo. Com a solução certa e uma execução adequada, as empresas podem usufruir de todos os benefícios acima descritos de um webinar numa base consistente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles