Sábado, Julho 27, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

As Vantagens e Desvantagens da Urbanização

- Advertisement -

os prós e contras da urbanização

Os Prós e Contras da Urbanização

O crescimento da população humana e os avanços da tecnologia foram o que levou à urbanização em primeiro lugar. Geralmente, a urbanização é a concentração de populações de pessoas e suas atividades em várias cidades. As pessoas deslocam-se das zonas rurais para as zonas urbanas em busca de uma vida melhor. As zonas urbanas tendem a ter mais oportunidades em termos de emprego do que as rurais.

 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] O que é a Urbanização

A urbanização é um processo pelo qual as populações se deslocam da zona rural para a urbana, permitindo o crescimento das cidades e vilas. Pode também ser designado como o aumento progressivo do número de pessoas que vivem nas cidades. É altamente influenciada pela noção de que as cidades e vilas alcançaram melhores condições económica, política e sociais em comparação com as zonas rurais.

Assim, a urbanização é muito comum em países em desenvolvimento e desenvolvido, uma vez que cada vez mais pessoas têm a tendência de se aproximar das cidades para adquirir serviços sociais e económicos “privilegiados”, bem como benefícios. Estes incluem vantagens sociais e económicas, tais como melhor educação, cuidados de saúde, saneamento, habitação, oportunidades de negócio e transportes.

A maioria das pessoas desloca-se para as cidades e vilas porque vêem as zonas rurais como lugares com dificuldades e um estilo de vida retrógrado/primitivo. Portanto, à medida que as populações se deslocam para áreas mais desenvolvidas (cidades e vilas), o resultado imediato é a urbanização. Isto contribui normalmente para o desenvolvimento de terrenos para utilização em propriedades comerciais, instituições de apoio social e económico, transportes e edifícios residenciais. Eventualmente, estas atividades levantam várias questões de urbanização.

 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Causas da Urbanização

 

Industrialização

A industrialização é uma tendência que representa uma mudança da velha economia agrícola para uma nova economia não-agrícola, que cria uma sociedade modernizada. Através da revolução industrial, mais pessoas têm sido atraídas para se deslocarem das zonas rurais para as urbanas, devido à melhoria das oportunidades de emprego. A industrialização aumentou as oportunidades de emprego, dando às pessoas a oportunidade de trabalhar em sectores modernos em categorias de emprego que contribuem para o desenvolvimento económico.

 

Comercialização

O comércio e o comércio desempenham um papel importante na urbanização. A distribuição de bens, serviços e as transacções comerciais na era moderna desenvolveram instituições de marketing e métodos de intercâmbio modernos que deram origem ao crescimento das vilas e cidades. A comercialização e o comércio vêm com a perceção geral de que as vilas e cidades oferecem melhores oportunidades comerciais e retornos em comparação com as zonas rurais.

 

Benefícios e serviços sociais

Há inúmeros benefícios sociais atribuídos à vida nas cidades e vilas. Os exemplos incluem melhores instalações educativas, melhores níveis de vida, melhor saneamento e habitação, melhores cuidados de saúde, melhores instalações recreativas e melhor vida social em geral. Por este motivo, cada vez mais pessoas são obrigadas a migrar para as cidades e vilas para obter a grande variedade de benefícios e serviços sociais que não estão disponíveis nas zonas rurais.

 

Oportunidades de emprego

Nas cidades e vilas, existem amplas oportunidades de emprego que atraem continuamente as pessoas das zonas rurais para procurarem melhores meios de subsistência. Por conseguinte, a maioria das pessoas migra frequentemente para as zonas urbanas para aceder a empregos bem remunerados, uma vez que as zonas urbanas têm inúmeras oportunidades de emprego em todos os sectores de desenvolvimento, como a saúde pública, a educação, os transportes, o desporto e o lazer, as indústrias e as empresas. Os serviços e as indústrias geram e aumentam empregos de maior valor acrescentado, o que conduz a mais oportunidades de emprego.

 

Modernização e mudanças no modo de vida

A modernização desempenha um papel muito importante no processo de urbanização. À medida que as áreas urbanas se tornam mais conhecedoras da tecnologia, juntamente com comunicações altamente sofisticadas, infraestruturas, instalações médicas, código de vestimenta, iluminação, liberalização e outras comodidades sociais disponíveis, as pessoas acreditam que podem levar uma vida feliz nas cidades. Nas áreas urbanas, as pessoas também abraçam mudanças nos modos de vida, nomeadamente hábitos residenciais, atitudes, vestimentas, alimentação e crenças. Como resultado, as pessoas migram para as cidades e as cidades crescem ao absorverem o número crescente de pessoas dia após dia.

 

Transformação rural urbana

Enquanto que as localidades se tornam mais frutuosas e prósperas devido à descoberta de minerais, exploração de recursos ou atividades agrícolas, as cidades começam a emergir à medida que as zonas rurais se transformam em urbanismo. O aumento da produtividade conduz ao crescimento económico e a maiores oportunidades de emprego de valor acrescentado.

Isto implica a necessidade de desenvolver melhores infraestruturas, melhores instituições de ensino, melhores instalações de saúde, melhores redes de transporte, criação de instituições bancárias, melhor governação e melhor habitação. À medida que tal acontece, as comunidades rurais começam a adotar a cultura urbana e acabam por se tornar centros urbanos que continuam a crescer à medida que mais pessoas se mudam para esses locais em busca de uma vida melhor.

 


✔️ Vejamos Agora as Vantagens Da Urbanização ✔️


 

👍 Vantagem: Conveniência

Esta é a principal razão pela qual as massas se deslocam para as zonas urbanas. Têm acesso à educação, aos cuidados de saúde e a outros serviços sociais que podem não estar facilmente disponíveis nas aldeias. Há mesmo comunicações e transportes avançados.

 

👍 Vantagem: Integração social e cultural

As cidades estão concentradas com pessoas de todos os estratos sociais. Neste caso, estão reunidas pessoas de culturas e estatutos sociais diferentes.

 

👍 Vantagem: Centralização de Recursos Naturais

A centralização dos recursos naturais é talvez a vantagem mais significativa entre os prós e os contras da urbanização. Porquê? Porque muitos recursos estão disponíveis nas cidades e nas suas redondezas. As facilidades para explorar estes recursos de forma ótima também existem apenas nas cidades.

 

👍 Vantagem: Melhor sistema educativo

Como já foi referido, os equipamentos públicos estão mais facilmente disponíveis e eficientes nas cidades. Devido à urbanização, o sistema educativo e as suas instalações tornaram-se mais excelentes e fiáveis. O sistema educativo nas cidades é melhor com professores mais qualificados e instalações excelentes.

As escolas das aldeias têm geralmente falta de pessoal porque poucos professores estão dispostos a levar as suas competências para as aldeias. Além disso, existe uma variedade de opções educativas, oferecendo aos alunos uma vasta seleção para as suas carreiras futuras.

 

👍 Vantagem: Carreira e Oportunidades de Negócio

Ninguém pode negar o significado desta vantagem sobre os restantes prós quando se analisa os prós e os contras da urbanização. É um facto que a cidade tem uma vasta seleção de opções de carreira e de oportunidades de negócio. Esta é a principal razão pela qual a maioria das pessoas está a abandonar as aldeias em favor das cidades.

A cidade é um centro borbulhante de atividades comerciais. Há muito mais dinheiro em circulação nas cidades do que nas aldeias. Isto aumenta as perspetivas de prosperidade. Há muitas oportunidades de carreira tanto para pessoas qualificadas como para pessoas não qualificadas.

 

👍 Vantagem: Impulsiona a economia

A maior parte das empresas e indústrias estão localizadas em zonas urbanas. Quando as pessoas do campo estão expostas a novas oportunidades, conseguem aumentar os seus rendimentos. Por exemplo, podem levar as suas empresas para cidades onde há mais clientes.

 

👍 Vantagem: Melhores instalações educativas

Os melhores estabelecimentos de ensino podem ser encontrados nas zonas urbanas. A educação é bastante importante para o desenvolvimento de um país. As escolas, faculdades e universidades oferecem uma ampla escolha de carreiras para os mais desfavorecidos.

 

👍 Vantagem: Eficiência

As cidades são consideradas mais eficientes do que nas zonas rurais. Há disponibilidade imediata de serviços, como água potável e eletricidade. Há ainda melhores condições de alojamento através de apartamentos.

 

👍 Vantagem: Os recursos estão concentrados nas zonas urbanas

Desde tempos imemoriais, as povoações humanas foram estabelecidas perto dos recursos naturais. Isto significa que a maioria destes recursos está localizada dentro e em torno das zonas urbanas.

 

👍 Vantagem: Promove o desenvolvimento das indústrias do turismo

Os turistas de todos os cantos do globo preferem visitar as grandes cidades dos países. Isto deve-se ao facto de muitos dos locais de atração serem apoiados por infraestruturas de primeira linha.

 

👍 Vantagem: Melhores cuidados de saúde

Também não podemos descurar o benefício de melhores cuidados de saúde entre os prós e os contras da urbanização. Porquê? Porque a taxa de resposta das equipas médicas em situações de emergência é mais rápida devido às excelentes infraestruturas de comunicação e transporte.

 

👍 Vantagem: Mais Pontos de Entretenimento

Outra vantagem significativa da urbanização entre os seus prós e contras é o facto de proporcionar mais locais de entretenimento e recreação. A vida da cidade está sempre ocupada com locais de entretenimento, durante o dia e à noite. Locais de entretenimento, como discotecas, cinemas, cafés e restaurantes de fast-food, tornam a vida mais gratificante e divertida.

Também há instalações recreativas, como museus, parques e zoológicos, onde as pessoas vão para relaxar e desfrutar.

 

👍 Vantagem: Melhoria do comércio e das trocas comerciais

A urbanização impulsiona o sector empresarial de um país através de uma economia mais diversificada e de mais oportunidades de emprego. O facto de existir uma vasta rede de bens e serviços na cidade, muitas instituições comerciais têm-se desenvolvido nas cidades.

 

👍 Vantagem: Melhoria dos serviços de saneamento

As instalações de reciclagem de água e de resíduos encontram-se principalmente em zonas urbanas. Há também água potável e melhor saneamento.

 

👍 Vantagem: Melhoramentos tecnológicos

A urbanização é a principal razão pela qual a tecnologia tem vindo a melhorar a um ritmo mais rápido. O aumento da população exige uma comunicação e divulgação mais rápidas de bens ou serviços.

 


❌ Vejamos Agora as Desvantagens da Urbanização ❌


 

👎 Desvantagem: Problemas de habitação

A urbanização atrai pessoas para cidades e vilas, o que leva a um elevado aumento populacional. Com o aumento do número de pessoas que vivem nos centros urbanos, continua a haver escassez de casas. Isto deve-se à insuficiência de espaço de expansão para habitação e serviços públicos, pobreza, desemprego e materiais de construção dispendiosos, que só poucos indivíduos podem suportar.

 

👎 Desvantagem: Sobrelotação

A sobrelotação é uma situação em que um grande número de pessoas vive num espaço pequeno. Esta forma de congestionamento nas zonas urbanas é consistente devido à sobrepopulação e é um aspeto que aumenta de dia para dia à medida que mais pessoas e imigrantes se deslocam para as cidades e vilas em busca de uma vida melhor. A maioria das pessoas provenientes de zonas rurais ou subdesenvolvidas tem sempre o impulso de migrar para a cidade, o que normalmente leva ao congestionamento de pessoas dentro de uma pequena área.

 

👎 Desvantagem: Desemprego

O problema do desemprego é mais elevado nas zonas urbanas e é ainda mais elevado entre as pessoas instruídas. Estima-se que mais de metade dos jovens desempregados em todo o mundo vive em cidades metropolitanas. E, por muito elevados que sejam os rendimentos nas zonas urbanas, os custos de vida fazem com que os rendimentos pareçam horrivelmente baixos. A deslocalização crescente de pessoas de zonas rurais ou em desenvolvimento para zonas urbanas é a principal causa do desemprego urbano.

 

👎 Desvantagem: Desenvolvimento dos bairros de lata

O custo de vida nas zonas urbanas é muito elevado. Quando isto é combinado com um crescimento aleatório e inesperado, bem como com o desemprego, há a propagação de assentamentos ilegais de residentes, representados por bairros de lata e ocupantes. O crescimento de bairros de lata nas áreas urbanas é ainda mais exacerbado pela industrialização acelerada, pela falta de terra desenvolvida para habitação, pelo grande afluxo de imigrantes rurais às cidades em busca de uma vida melhor e pelos elevados preços da terra fora do alcance dos pobres urbanos.

Estes resultam em vários problemas:

  • Insegurança fundiária – Os bairros de lata situam-se geralmente em terrenos que não são propriedade dos habitantes dos bairros de lata. Podem ser despejados a qualquer momento pelos proprietários das terras.
  • Más condições de vida – Multidões e falta de saneamento. Isto contribui frequentemente para o aparecimento de doenças. Também nestas áreas faltam serviços de utilidade pública, como água, eletricidade e saneamento básico.
  • Desemprego – Uma vez que o número de pessoas que aspiram a emprego é superior ao número de postos de trabalho disponíveis, o desemprego é um resultado natural da situação.
  • Crime – As condições das favelas dificultam a manutenção da lei e da ordem. O patrulhamento dos bairros de lata não consta frequentemente da lista de prioridades dos agentes responsáveis pela aplicação da lei. O desemprego e a pobreza forçam as pessoas a desenvolverem atividades anti-sociais. Por conseguinte, os bairros de lata tornam-se frequentemente um terreno propício a atividades criminosas.

 

👎 Desvantagem: Problemas de água e saneamento

Devido à sobrepopulação e ao rápido aumento da população na maioria dos centros urbanos, é comum verificar que existem instalações de esgotos inadequadas. Os municípios e os governos locais enfrentam uma grave crise de recursos na gestão das instalações de esgotos. Como resultado, o saneamento torna-se deficiente e os esgotos fluem caóticamente, sendo drenados para os riachos, rios, lagos ou mares vizinhos. Eventualmente, doenças transmissíveis como a febre tifoide, a disenteria, a peste e a diarreia propagam-se muito rapidamente, levando ao sofrimento e mesmo à morte. A sobrepopulação também contribui fortemente para a escassez de água, uma vez que a oferta fica aquém da procura.

 

👎 Desvantagem: Saúde precária e propagação de doença

As condições sociais, económicas e de vida em áreas urbanas congestionadas afetam o acesso e a utilização dos serviços públicos de saúde. As áreas de bairros de lata, em particular, sofrem de falta de saneamento e de abastecimento de água insuficiente, o que geralmente torna as populações de bairros de lata suscetíveis a doenças transmissíveis. Os problemas ambientais, como a poluição urbana, causam também muitos problemas de saúde, nomeadamente alergias, asma, infertilidade, intoxicações alimentares, cancro e até mortes prematuras.

 

👎 Desvantagem: A Qualidade do Ar Torna-se Fraca

A urbanização tem um efeito adverso sobre o ambiente, com a má qualidade do ar no topo da lista de prós e contras da urbanização.

A qualidade do ar nas vilas e cidades está abaixo das normas devido a isso:

  • Escape dos veículos
  • Fumo proveniente de fogos domésticos
  • Saídas das chaminés de fábrica
  • Geradores movidos a diesel
  • Poeira das obras e das ruas da cidade.

A má qualidade do ar tem um impacto significativo na saúde de muitos residentes urbanos e deixa camadas de pó nocivas nas plantas, edifícios e outras superfícies. Além disso, o smog nas cidades duplicou nos últimos anos, devido à má qualidade do ar.

 

👎 Desvantagem: Deterioração do abastecimento alimentar

A desvantagem mais alarmante entre os prós e os contras da urbanização é o esgotamento dos recursos e dos fornecimentos alimentares. Porquê? Porque, à medida que as pessoas migram para as cidades, utilizam alimentos comprados em vez das suas colheitas. Isto torna-as mais vulneráveis às alterações nos preços dos alimentos.

À medida que a população cresce e a procura de água e terra aumenta, torna-se difícil aumentar a sustentabilidade da produção alimentar. O crescimento do mercado público, combinado com a perda de terras agrícolas, significa uma maior pressão sobre a população rural para produzir alimentos.

Além disso, a poluição proveniente das zonas urbanas pode perturbar o abastecimento alimentar. Por exemplo, a pesca é frequentemente prejudicada por resíduos domésticos, municipais e efluentes líquidos provenientes de indústrias urbanas.

 

👎 Desvantagem: Congestionamento do tráfego automóvel

Quando mais pessoas se mudam para as cidades, um dos principais desafios que se colocam é o sistema de transportes. Mais pessoas significa um maior número de veículos, o que conduz ao congestionamento do tráfego e à poluição veicular. Muitas pessoas nas zonas urbanas conduzem para o trabalho, o que cria um grave problema de tráfego, especialmente durante as horas de ponta. Também à medida que as cidades crescem em dimensão, as pessoas mudam-se para as lojas e acedem a outras necessidades/necessidades sociais que frequentemente causam congestionamento e bloqueio do tráfego.

 

👎 Desvantagem: Ausência de Espaços Abertos e Verdes

Como a urbanização afeta negativamente o meio ambiente, é evidente que a mesma aniquila todos os espaços verdes das áreas. Este é mais um golpe prejudicial entre os prós e os contras da urbanização.

São muito poucos ou mesmo totalmente inexistentes os espaços verdes que uma pessoa poderia usar para fazer alguma atividade física como caminhar. Os parques e outros espaços abertos oferecem aos habitantes a oportunidade de praticar exercícios de promoção da saúde, que nas zonas rurais podem ser feitos em abundância.

 

👎 Desvantagem: Falta de sentido de comunidade

As zonas urbanas são muito individualistas e, por conseguinte, não existe entre elas qualquer sentido de comunidade. As pessoas estão todas concentradas nos seus próprios assuntos, prestando pouca ou nenhuma atenção aos seus amigos e vizinhos.

O sentido de comunidade é crucial e evita muitos problemas que a sociedade possa enfrentar. Mas, devido à urbanização, o cenário comunitário está fortemente ausente nas cidades e vilas.

 

👎 Desvantagem: Falta de Privacidade

O último golpe entre os prós e contras da urbanização é que ela traz consigo uma falta de privacidade. Porquê? Porque há pouco espaço no meio urbano. Além disso, as pessoas têm de lá viver, por isso não o podem evitar.

A privacidade é muito fácil de ter em ambientes rurais, mas a vida urbana limita seriamente esta possibilidade. Os edifícios estão próximos uns dos outros e viver em apartamentos é uma opção padrão, o que significa que se está sempre rodeado por outras pessoas, o que levará sempre a uma redução significativa da privacidade.

 

👎 Desvantagem: Criminalidade urbana

As questões de falta de recursos, sobrelotação, desemprego, pobreza e falta de serviços sociais e de educação conduzem habitualmente a muitos problemas sociais, incluindo a violência, a toxicodependência e a criminalidade. A maioria dos crimes, tais como homicídio, violação, rapto, tumultos, agressões, roubos, assaltos e sequestros, são relatados como sendo mais proeminentes nas imediações das cidades. Além disso, os crimes relacionados com a pobreza são os mais elevados nas regiões urbanas em rápido crescimento. Estes atos de criminalidade urbana normalmente perturbam a paz e a tranquilidade das cidades/urbanas.

Uma diminuição drástica das populações rurais.
Muitas pessoas mudam-se das zonas rurais e optam por viver nas regiões urbanizadas. Isto leva a uma diminuição da população que vive nas aldeias. Isto pode resultar numa escassez da mão de obra necessária para os produtos agrícolas.

 

👎 Desvantagem: Inundações frequentes

A maioria das cidades tem extensas áreas cobertas com betão ou asfalto. Por este motivo, a água da chuva pode não se infiltrar adequadamente nos solos. As chuvas fortes podem facilmente resultar em inundações, comprometendo as atividades normais.

 


[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão

O processo de urbanização na história da humanidade é extremamente recente, e tem como determinantes o movimento (emigração) de pessoas do campo, para as diferentes cidades em busca de novas oportunidades para desenvolver a economia, uma vez que nas zonas urbanas tendem a ter mais empregos e oportunidades do que no meio das zonas rurais onde a densidade populacional é muito baixa.

A urbanização tem vários efeitos positivos na nossa sociedade, mas é demasiadamente prejudicial. À medida que mais pessoas se mudam para a cidade, as oportunidades prometidas começam a diminuir. O tráfego tornar-se-á quase insuportável e a pobreza aumentará à medida que os postos de trabalho forem aumentando.

A dada altura, as cidades e vilas tornam-se piores do que as zonas rurais das quais as pessoas se deslocam. A urbanização pode ser um processo natural da sociedade, mas demasiada urbanização pode conduzir a uma catástrofe.

É importante analisar bem as vantagens e desvantagens da Urbanização antes de tirar conclusões precipitadas. Espero que o nosso artigo tenha sido capaz de responder às questões mais comuns acerca da Urbanização.

os prós e contras da urbanização

Os Prós e Contras da Urbanização

O crescimento da população humana e os avanços da tecnologia foram o que levou à urbanização em primeiro lugar. Geralmente, a urbanização é a concentração de populações de pessoas e suas atividades em várias cidades. As pessoas deslocam-se das zonas rurais para as zonas urbanas em busca de uma vida melhor. As zonas urbanas tendem a ter mais oportunidades em termos de emprego do que as rurais.

 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] O que é a Urbanização

A urbanização é um processo pelo qual as populações se deslocam da zona rural para a urbana, permitindo o crescimento das cidades e vilas. Pode também ser designado como o aumento progressivo do número de pessoas que vivem nas cidades. É altamente influenciada pela noção de que as cidades e vilas alcançaram melhores condições económica, política e sociais em comparação com as zonas rurais.

Assim, a urbanização é muito comum em países em desenvolvimento e desenvolvido, uma vez que cada vez mais pessoas têm a tendência de se aproximar das cidades para adquirir serviços sociais e económicos “privilegiados”, bem como benefícios. Estes incluem vantagens sociais e económicas, tais como melhor educação, cuidados de saúde, saneamento, habitação, oportunidades de negócio e transportes.

A maioria das pessoas desloca-se para as cidades e vilas porque vêem as zonas rurais como lugares com dificuldades e um estilo de vida retrógrado/primitivo. Portanto, à medida que as populações se deslocam para áreas mais desenvolvidas (cidades e vilas), o resultado imediato é a urbanização. Isto contribui normalmente para o desenvolvimento de terrenos para utilização em propriedades comerciais, instituições de apoio social e económico, transportes e edifícios residenciais. Eventualmente, estas atividades levantam várias questões de urbanização.

 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Causas da Urbanização

 

Industrialização

A industrialização é uma tendência que representa uma mudança da velha economia agrícola para uma nova economia não-agrícola, que cria uma sociedade modernizada. Através da revolução industrial, mais pessoas têm sido atraídas para se deslocarem das zonas rurais para as urbanas, devido à melhoria das oportunidades de emprego. A industrialização aumentou as oportunidades de emprego, dando às pessoas a oportunidade de trabalhar em sectores modernos em categorias de emprego que contribuem para o desenvolvimento económico.

 

Comercialização

O comércio e o comércio desempenham um papel importante na urbanização. A distribuição de bens, serviços e as transacções comerciais na era moderna desenvolveram instituições de marketing e métodos de intercâmbio modernos que deram origem ao crescimento das vilas e cidades. A comercialização e o comércio vêm com a perceção geral de que as vilas e cidades oferecem melhores oportunidades comerciais e retornos em comparação com as zonas rurais.

 

Benefícios e serviços sociais

Há inúmeros benefícios sociais atribuídos à vida nas cidades e vilas. Os exemplos incluem melhores instalações educativas, melhores níveis de vida, melhor saneamento e habitação, melhores cuidados de saúde, melhores instalações recreativas e melhor vida social em geral. Por este motivo, cada vez mais pessoas são obrigadas a migrar para as cidades e vilas para obter a grande variedade de benefícios e serviços sociais que não estão disponíveis nas zonas rurais.

 

Oportunidades de emprego

Nas cidades e vilas, existem amplas oportunidades de emprego que atraem continuamente as pessoas das zonas rurais para procurarem melhores meios de subsistência. Por conseguinte, a maioria das pessoas migra frequentemente para as zonas urbanas para aceder a empregos bem remunerados, uma vez que as zonas urbanas têm inúmeras oportunidades de emprego em todos os sectores de desenvolvimento, como a saúde pública, a educação, os transportes, o desporto e o lazer, as indústrias e as empresas. Os serviços e as indústrias geram e aumentam empregos de maior valor acrescentado, o que conduz a mais oportunidades de emprego.

 

Modernização e mudanças no modo de vida

A modernização desempenha um papel muito importante no processo de urbanização. À medida que as áreas urbanas se tornam mais conhecedoras da tecnologia, juntamente com comunicações altamente sofisticadas, infraestruturas, instalações médicas, código de vestimenta, iluminação, liberalização e outras comodidades sociais disponíveis, as pessoas acreditam que podem levar uma vida feliz nas cidades. Nas áreas urbanas, as pessoas também abraçam mudanças nos modos de vida, nomeadamente hábitos residenciais, atitudes, vestimentas, alimentação e crenças. Como resultado, as pessoas migram para as cidades e as cidades crescem ao absorverem o número crescente de pessoas dia após dia.

 

Transformação rural urbana

Enquanto que as localidades se tornam mais frutuosas e prósperas devido à descoberta de minerais, exploração de recursos ou atividades agrícolas, as cidades começam a emergir à medida que as zonas rurais se transformam em urbanismo. O aumento da produtividade conduz ao crescimento económico e a maiores oportunidades de emprego de valor acrescentado.

Isto implica a necessidade de desenvolver melhores infraestruturas, melhores instituições de ensino, melhores instalações de saúde, melhores redes de transporte, criação de instituições bancárias, melhor governação e melhor habitação. À medida que tal acontece, as comunidades rurais começam a adotar a cultura urbana e acabam por se tornar centros urbanos que continuam a crescer à medida que mais pessoas se mudam para esses locais em busca de uma vida melhor.

 


✔️ Vejamos Agora as Vantagens Da Urbanização ✔️


 

👍 Vantagem: Conveniência

Esta é a principal razão pela qual as massas se deslocam para as zonas urbanas. Têm acesso à educação, aos cuidados de saúde e a outros serviços sociais que podem não estar facilmente disponíveis nas aldeias. Há mesmo comunicações e transportes avançados.

 

👍 Vantagem: Integração social e cultural

As cidades estão concentradas com pessoas de todos os estratos sociais. Neste caso, estão reunidas pessoas de culturas e estatutos sociais diferentes.

 

👍 Vantagem: Centralização de Recursos Naturais

A centralização dos recursos naturais é talvez a vantagem mais significativa entre os prós e os contras da urbanização. Porquê? Porque muitos recursos estão disponíveis nas cidades e nas suas redondezas. As facilidades para explorar estes recursos de forma ótima também existem apenas nas cidades.

 

👍 Vantagem: Melhor sistema educativo

Como já foi referido, os equipamentos públicos estão mais facilmente disponíveis e eficientes nas cidades. Devido à urbanização, o sistema educativo e as suas instalações tornaram-se mais excelentes e fiáveis. O sistema educativo nas cidades é melhor com professores mais qualificados e instalações excelentes.

As escolas das aldeias têm geralmente falta de pessoal porque poucos professores estão dispostos a levar as suas competências para as aldeias. Além disso, existe uma variedade de opções educativas, oferecendo aos alunos uma vasta seleção para as suas carreiras futuras.

 

👍 Vantagem: Carreira e Oportunidades de Negócio

Ninguém pode negar o significado desta vantagem sobre os restantes prós quando se analisa os prós e os contras da urbanização. É um facto que a cidade tem uma vasta seleção de opções de carreira e de oportunidades de negócio. Esta é a principal razão pela qual a maioria das pessoas está a abandonar as aldeias em favor das cidades.

A cidade é um centro borbulhante de atividades comerciais. Há muito mais dinheiro em circulação nas cidades do que nas aldeias. Isto aumenta as perspetivas de prosperidade. Há muitas oportunidades de carreira tanto para pessoas qualificadas como para pessoas não qualificadas.

 

👍 Vantagem: Impulsiona a economia

A maior parte das empresas e indústrias estão localizadas em zonas urbanas. Quando as pessoas do campo estão expostas a novas oportunidades, conseguem aumentar os seus rendimentos. Por exemplo, podem levar as suas empresas para cidades onde há mais clientes.

 

👍 Vantagem: Melhores instalações educativas

Os melhores estabelecimentos de ensino podem ser encontrados nas zonas urbanas. A educação é bastante importante para o desenvolvimento de um país. As escolas, faculdades e universidades oferecem uma ampla escolha de carreiras para os mais desfavorecidos.

 

👍 Vantagem: Eficiência

As cidades são consideradas mais eficientes do que nas zonas rurais. Há disponibilidade imediata de serviços, como água potável e eletricidade. Há ainda melhores condições de alojamento através de apartamentos.

 

👍 Vantagem: Os recursos estão concentrados nas zonas urbanas

Desde tempos imemoriais, as povoações humanas foram estabelecidas perto dos recursos naturais. Isto significa que a maioria destes recursos está localizada dentro e em torno das zonas urbanas.

 

👍 Vantagem: Promove o desenvolvimento das indústrias do turismo

Os turistas de todos os cantos do globo preferem visitar as grandes cidades dos países. Isto deve-se ao facto de muitos dos locais de atração serem apoiados por infraestruturas de primeira linha.

 

👍 Vantagem: Melhores cuidados de saúde

Também não podemos descurar o benefício de melhores cuidados de saúde entre os prós e os contras da urbanização. Porquê? Porque a taxa de resposta das equipas médicas em situações de emergência é mais rápida devido às excelentes infraestruturas de comunicação e transporte.

 

👍 Vantagem: Mais Pontos de Entretenimento

Outra vantagem significativa da urbanização entre os seus prós e contras é o facto de proporcionar mais locais de entretenimento e recreação. A vida da cidade está sempre ocupada com locais de entretenimento, durante o dia e à noite. Locais de entretenimento, como discotecas, cinemas, cafés e restaurantes de fast-food, tornam a vida mais gratificante e divertida.

Também há instalações recreativas, como museus, parques e zoológicos, onde as pessoas vão para relaxar e desfrutar.

 

👍 Vantagem: Melhoria do comércio e das trocas comerciais

A urbanização impulsiona o sector empresarial de um país através de uma economia mais diversificada e de mais oportunidades de emprego. O facto de existir uma vasta rede de bens e serviços na cidade, muitas instituições comerciais têm-se desenvolvido nas cidades.

 

👍 Vantagem: Melhoria dos serviços de saneamento

As instalações de reciclagem de água e de resíduos encontram-se principalmente em zonas urbanas. Há também água potável e melhor saneamento.

 

👍 Vantagem: Melhoramentos tecnológicos

A urbanização é a principal razão pela qual a tecnologia tem vindo a melhorar a um ritmo mais rápido. O aumento da população exige uma comunicação e divulgação mais rápidas de bens ou serviços.

 


❌ Vejamos Agora as Desvantagens da Urbanização ❌


 

👎 Desvantagem: Problemas de habitação

A urbanização atrai pessoas para cidades e vilas, o que leva a um elevado aumento populacional. Com o aumento do número de pessoas que vivem nos centros urbanos, continua a haver escassez de casas. Isto deve-se à insuficiência de espaço de expansão para habitação e serviços públicos, pobreza, desemprego e materiais de construção dispendiosos, que só poucos indivíduos podem suportar.

 

👎 Desvantagem: Sobrelotação

A sobrelotação é uma situação em que um grande número de pessoas vive num espaço pequeno. Esta forma de congestionamento nas zonas urbanas é consistente devido à sobrepopulação e é um aspeto que aumenta de dia para dia à medida que mais pessoas e imigrantes se deslocam para as cidades e vilas em busca de uma vida melhor. A maioria das pessoas provenientes de zonas rurais ou subdesenvolvidas tem sempre o impulso de migrar para a cidade, o que normalmente leva ao congestionamento de pessoas dentro de uma pequena área.

 

👎 Desvantagem: Desemprego

O problema do desemprego é mais elevado nas zonas urbanas e é ainda mais elevado entre as pessoas instruídas. Estima-se que mais de metade dos jovens desempregados em todo o mundo vive em cidades metropolitanas. E, por muito elevados que sejam os rendimentos nas zonas urbanas, os custos de vida fazem com que os rendimentos pareçam horrivelmente baixos. A deslocalização crescente de pessoas de zonas rurais ou em desenvolvimento para zonas urbanas é a principal causa do desemprego urbano.

 

👎 Desvantagem: Desenvolvimento dos bairros de lata

O custo de vida nas zonas urbanas é muito elevado. Quando isto é combinado com um crescimento aleatório e inesperado, bem como com o desemprego, há a propagação de assentamentos ilegais de residentes, representados por bairros de lata e ocupantes. O crescimento de bairros de lata nas áreas urbanas é ainda mais exacerbado pela industrialização acelerada, pela falta de terra desenvolvida para habitação, pelo grande afluxo de imigrantes rurais às cidades em busca de uma vida melhor e pelos elevados preços da terra fora do alcance dos pobres urbanos.

Estes resultam em vários problemas:

  • Insegurança fundiária – Os bairros de lata situam-se geralmente em terrenos que não são propriedade dos habitantes dos bairros de lata. Podem ser despejados a qualquer momento pelos proprietários das terras.
  • Más condições de vida – Multidões e falta de saneamento. Isto contribui frequentemente para o aparecimento de doenças. Também nestas áreas faltam serviços de utilidade pública, como água, eletricidade e saneamento básico.
  • Desemprego – Uma vez que o número de pessoas que aspiram a emprego é superior ao número de postos de trabalho disponíveis, o desemprego é um resultado natural da situação.
  • Crime – As condições das favelas dificultam a manutenção da lei e da ordem. O patrulhamento dos bairros de lata não consta frequentemente da lista de prioridades dos agentes responsáveis pela aplicação da lei. O desemprego e a pobreza forçam as pessoas a desenvolverem atividades anti-sociais. Por conseguinte, os bairros de lata tornam-se frequentemente um terreno propício a atividades criminosas.

 

👎 Desvantagem: Problemas de água e saneamento

Devido à sobrepopulação e ao rápido aumento da população na maioria dos centros urbanos, é comum verificar que existem instalações de esgotos inadequadas. Os municípios e os governos locais enfrentam uma grave crise de recursos na gestão das instalações de esgotos. Como resultado, o saneamento torna-se deficiente e os esgotos fluem caóticamente, sendo drenados para os riachos, rios, lagos ou mares vizinhos. Eventualmente, doenças transmissíveis como a febre tifoide, a disenteria, a peste e a diarreia propagam-se muito rapidamente, levando ao sofrimento e mesmo à morte. A sobrepopulação também contribui fortemente para a escassez de água, uma vez que a oferta fica aquém da procura.

 

👎 Desvantagem: Saúde precária e propagação de doença

As condições sociais, económicas e de vida em áreas urbanas congestionadas afetam o acesso e a utilização dos serviços públicos de saúde. As áreas de bairros de lata, em particular, sofrem de falta de saneamento e de abastecimento de água insuficiente, o que geralmente torna as populações de bairros de lata suscetíveis a doenças transmissíveis. Os problemas ambientais, como a poluição urbana, causam também muitos problemas de saúde, nomeadamente alergias, asma, infertilidade, intoxicações alimentares, cancro e até mortes prematuras.

 

👎 Desvantagem: A Qualidade do Ar Torna-se Fraca

A urbanização tem um efeito adverso sobre o ambiente, com a má qualidade do ar no topo da lista de prós e contras da urbanização.

A qualidade do ar nas vilas e cidades está abaixo das normas devido a isso:

  • Escape dos veículos
  • Fumo proveniente de fogos domésticos
  • Saídas das chaminés de fábrica
  • Geradores movidos a diesel
  • Poeira das obras e das ruas da cidade.

A má qualidade do ar tem um impacto significativo na saúde de muitos residentes urbanos e deixa camadas de pó nocivas nas plantas, edifícios e outras superfícies. Além disso, o smog nas cidades duplicou nos últimos anos, devido à má qualidade do ar.

 

👎 Desvantagem: Deterioração do abastecimento alimentar

A desvantagem mais alarmante entre os prós e os contras da urbanização é o esgotamento dos recursos e dos fornecimentos alimentares. Porquê? Porque, à medida que as pessoas migram para as cidades, utilizam alimentos comprados em vez das suas colheitas. Isto torna-as mais vulneráveis às alterações nos preços dos alimentos.

À medida que a população cresce e a procura de água e terra aumenta, torna-se difícil aumentar a sustentabilidade da produção alimentar. O crescimento do mercado público, combinado com a perda de terras agrícolas, significa uma maior pressão sobre a população rural para produzir alimentos.

Além disso, a poluição proveniente das zonas urbanas pode perturbar o abastecimento alimentar. Por exemplo, a pesca é frequentemente prejudicada por resíduos domésticos, municipais e efluentes líquidos provenientes de indústrias urbanas.

 

👎 Desvantagem: Congestionamento do tráfego automóvel

Quando mais pessoas se mudam para as cidades, um dos principais desafios que se colocam é o sistema de transportes. Mais pessoas significa um maior número de veículos, o que conduz ao congestionamento do tráfego e à poluição veicular. Muitas pessoas nas zonas urbanas conduzem para o trabalho, o que cria um grave problema de tráfego, especialmente durante as horas de ponta. Também à medida que as cidades crescem em dimensão, as pessoas mudam-se para as lojas e acedem a outras necessidades/necessidades sociais que frequentemente causam congestionamento e bloqueio do tráfego.

 

👎 Desvantagem: Ausência de Espaços Abertos e Verdes

Como a urbanização afeta negativamente o meio ambiente, é evidente que a mesma aniquila todos os espaços verdes das áreas. Este é mais um golpe prejudicial entre os prós e os contras da urbanização.

São muito poucos ou mesmo totalmente inexistentes os espaços verdes que uma pessoa poderia usar para fazer alguma atividade física como caminhar. Os parques e outros espaços abertos oferecem aos habitantes a oportunidade de praticar exercícios de promoção da saúde, que nas zonas rurais podem ser feitos em abundância.

 

👎 Desvantagem: Falta de sentido de comunidade

As zonas urbanas são muito individualistas e, por conseguinte, não existe entre elas qualquer sentido de comunidade. As pessoas estão todas concentradas nos seus próprios assuntos, prestando pouca ou nenhuma atenção aos seus amigos e vizinhos.

O sentido de comunidade é crucial e evita muitos problemas que a sociedade possa enfrentar. Mas, devido à urbanização, o cenário comunitário está fortemente ausente nas cidades e vilas.

 

👎 Desvantagem: Falta de Privacidade

O último golpe entre os prós e contras da urbanização é que ela traz consigo uma falta de privacidade. Porquê? Porque há pouco espaço no meio urbano. Além disso, as pessoas têm de lá viver, por isso não o podem evitar.

A privacidade é muito fácil de ter em ambientes rurais, mas a vida urbana limita seriamente esta possibilidade. Os edifícios estão próximos uns dos outros e viver em apartamentos é uma opção padrão, o que significa que se está sempre rodeado por outras pessoas, o que levará sempre a uma redução significativa da privacidade.

 

👎 Desvantagem: Criminalidade urbana

As questões de falta de recursos, sobrelotação, desemprego, pobreza e falta de serviços sociais e de educação conduzem habitualmente a muitos problemas sociais, incluindo a violência, a toxicodependência e a criminalidade. A maioria dos crimes, tais como homicídio, violação, rapto, tumultos, agressões, roubos, assaltos e sequestros, são relatados como sendo mais proeminentes nas imediações das cidades. Além disso, os crimes relacionados com a pobreza são os mais elevados nas regiões urbanas em rápido crescimento. Estes atos de criminalidade urbana normalmente perturbam a paz e a tranquilidade das cidades/urbanas.

Uma diminuição drástica das populações rurais.
Muitas pessoas mudam-se das zonas rurais e optam por viver nas regiões urbanizadas. Isto leva a uma diminuição da população que vive nas aldeias. Isto pode resultar numa escassez da mão de obra necessária para os produtos agrícolas.

 

👎 Desvantagem: Inundações frequentes

A maioria das cidades tem extensas áreas cobertas com betão ou asfalto. Por este motivo, a água da chuva pode não se infiltrar adequadamente nos solos. As chuvas fortes podem facilmente resultar em inundações, comprometendo as atividades normais.

 


[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão

O processo de urbanização na história da humanidade é extremamente recente, e tem como determinantes o movimento (emigração) de pessoas do campo, para as diferentes cidades em busca de novas oportunidades para desenvolver a economia, uma vez que nas zonas urbanas tendem a ter mais empregos e oportunidades do que no meio das zonas rurais onde a densidade populacional é muito baixa.

A urbanização tem vários efeitos positivos na nossa sociedade, mas é demasiadamente prejudicial. À medida que mais pessoas se mudam para a cidade, as oportunidades prometidas começam a diminuir. O tráfego tornar-se-á quase insuportável e a pobreza aumentará à medida que os postos de trabalho forem aumentando.

A dada altura, as cidades e vilas tornam-se piores do que as zonas rurais das quais as pessoas se deslocam. A urbanização pode ser um processo natural da sociedade, mas demasiada urbanização pode conduzir a uma catástrofe.

É importante analisar bem as vantagens e desvantagens da Urbanização antes de tirar conclusões precipitadas. Espero que o nosso artigo tenha sido capaz de responder às questões mais comuns acerca da Urbanização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles