Quarta-feira, Maio 29, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

ūüĒ¨ Vantagens e Desvantagens da Nanotecnologia

Nanotecnologia: Aplica√ß√Ķes, vantagens e desvantagens

A nanotecnologia está entre os campos mais avançados da ciência e, como qualquer campo avançado, está cheia tanto de riscos como de oportunidades. Vários organismos governamentais e privados estão a investir na investigação em nanotecnologia, uma vez que o campo possui um imenso potencial. Embora a tecnologia possua um forte potencial em várias áreas, desde a medicina às TI e à energia, bem como ao ambiente, vários riscos associados à nanotecnologia também têm sido observados.

Apesar destes riscos, a nanotecnologia continua a ser uma √°rea potencialmente atraente e qualquer grande desenvolvimento neste campo pode tornar-se o pr√≥ximo grande avan√ßo no campo da ci√™ncia e tecnologia. O potencial da nanotecnologia est√° a desencadear debates e discuss√Ķes em todo o mundo. Especialmente no campo da tecnologia m√©dica, pode significar um grande passo em frente no tratamento do cancro. No entanto, a sua potencial toxicidade tamb√©m tem impedido as ag√™ncias reguladoras de admitir novos nano-materiais para uso humano.


Índice


Actualmente, os desenvolvimentos cient√≠ficos e tecnol√≥gicos afetam diretamente a arquitetura contempor√Ęnea. A nanotecnologia, como uma das √°reas de investiga√ß√£o mais fascinantes, √© a conce√ß√£o cient√≠fica e a manipula√ß√£o de materiais at√≥micos de dimens√£o at√≥mica. Ela estabeleceu-se gradualmente nas √ļltimas duas d√©cadas, com aplica√ß√Ķes inovadoras e √ļteis em todas as disciplinas. Esta tecnologia revolucion√°ria tem muitos potenciais para mudar a forma como concebemos e produzimos.

Pesquisas recentes indicam que os nanomateriais usados em ambientes constru√≠dos t√™m muitas caracter√≠sticas √ļnicas que podem corrigir os problemas de constru√ß√£o atuais, e podem mudar a exig√™ncia e a organiza√ß√£o do processo de constru√ß√£o tamb√©m. Por outro lado, muitas pesquisas insistem que estas tecnologias t√™m dem√©ritos que podem representar um risco para a sa√ļde humana e para o meio ambiente. Neste contexto, este trabalho discute e exemplifica os pr√≥s e contras do uso de nanomateriais na arquitetura.

A nanotecnologia tem imenso potencial na medicina, mas √© tamb√©m uma das √°reas mais arriscadas. Noutras √°reas como a eletr√≥nica, as TI e a energia, existem tamb√©m aplica√ß√Ķes potenciais da nanotecnologia. A aplica√ß√£o cuidadosa desta tecnologia pode ajudar toda a humanidade. A lista de aplica√ß√Ķes e vantagens da nanotecnologia tem crescido rapidamente e tem potencial para revolucionar v√°rios sectores, incluindo a seguran√ßa, a seguran√ßa alimentar e a tecnologia ambiental. Este artigo discute aplica√ß√Ķes e vantagens importantes da nanotecnologia e grandes desvantagens.

Algumas das aplica√ß√Ķes e benef√≠cios da nanotecnologia em produtos e materiais do dia a dia

  • Fazer roupas resistentes √†s rugas e √†s manchas.
  • Fazer ecr√£s de c√Ęmaras, computadores e √≥culos auto limpantes e repelente de √°gua e res√≠duos atrav√©s da aplica√ß√£o de filmes em nano escala.
  • Os nano materiais tamb√©m podem ser usados para tornar v√°rios tipos de produtos mais dur√°veis e leves. Os aditivos de nano escala em materiais compostos de pol√≠meros s√£o usados para tornar v√°rios produtos como bast√Ķes de beisebol, raquetes de t√™nis, etc. mais dur√°veis e leves. Na pr√≥xima gera√ß√£o de ve√≠culos a√©reos, ser√£o utilizadas folhas de nanotubo de carbono, que s√£o leves e condutoras. Esta propriedade torna-as adequadas tanto para a gest√£o t√©rmica como para a blindagem eletromagn√©tica.
  • A nano bioengenharia tamb√©m pode permitir a convers√£o de celulose em etanol para combust√≠vel. Os nano materiais celul√≥sicos t√™m aplica√ß√Ķes em uma ampla gama de ind√ļstrias que incluem, alimentos, energia, autom√≥vel e outros sectores. Eles s√£o menos caros que muitos outros nano materiais e tamb√©m t√™m uma rela√ß√£o peso/for√ßa impressionante.
  • Uma s√©rie de nano-materiais de engenharia autom√≥vel pode aumentar o seu desempenho e produtividade. Desde materiais termo el√©tricos para controle de temperatura, sistemas de baterias recarreg√°veis de alta pot√™ncia, assim como v√°rios outros produtos como pain√©is solares inteligentes de filme fino e similares mais.
  • Os revestimentos tradicionais resistentes ao desgaste para pe√ßas de m√°quinas s√£o menos resistentes em compara√ß√£o com os revestimentos cer√Ęmicos de estrutura nano.
  • O uso de nano materiais em cat√°lise para impulsionar a rea√ß√£o qu√≠mica tem crescido. Isto porque eles reduzem a quantidade de materiais catal√≠ticos necess√°rios para trazer os resultados desejados, al√©m de economizar dinheiro e reduzir os poluentes. Al√©m do refino de petr√≥leo, tem encontrado aplica√ß√Ķes em conversores catal√≠ticos auto
  • Materiais nano tamb√©m s√£o utilizados para a fabrica√ß√£o de produtos superiores de uso dom√©stico. Desde purificadores de ar at√© removedores de manchas, limpadores anti bacterianos, assim como tintas especializadas e outros produtos similares s√£o feitos usando materiais nano.
  • Os produtos √† escala nanom√©trica est√£o tamb√©m a ser utilizados em v√°rios artigos de higiene pessoal. Um desses produtos que tem usado nano material para melhorar o desempenho √© o filtro solar. O di√≥xido de tit√Ęnio nano m√©trico e o √≥xido de zinco s√£o dois desses materiais utilizados em protetores solares e que n√£o s√£o vis√≠veis na pele.

 


‚úĒÔłŹ Vejamos agora as vantagens da Nanotecnologia ‚úĒÔłŹ


 

ūüĎć Vantagem: Cria mudan√ßas no n√≠vel celular

A nanotecnologia tem o potencial de reestruturar itens a n√≠vel celular. Imagine transformar c√©lulas org√Ęnicas instantaneamente em alimentos consum√≠veis, tal como o replicador do ‘Star Trek’ faz. O lixo pode ser transformado em bens utiliz√°veis. A reciclagem assumiria um significado totalmente novo. Acabar√≠amos por usar menos itens porque uma coisa poderia ser alterada para satisfazer muitas necessidades.

 

ūüĎć Vantagem: Poderia prolongar a vida humana

Como as c√©lulas podem ser alteradas no seu n√≠vel central, h√° uma s√©rie de formas de prolongar a vida humana. Doen√ßas dif√≠ceis como o cancro e outras poderiam ser curadas. O processo de envelhecimento pode ser retardado ou at√© potencialmente parado. Materiais org√Ęnicos podem ser manipulados para criar ou reparar √≥rg√£os danificados, ou at√© mesmo substituir membros amputados. S√≥ a nossa imagina√ß√£o poderia limitar a efic√°cia desta tecnologia nesta √°rea.

 

ūüĎć Vantagem: Poderia criar uma tecnologia de autor repara√ß√£o

Imagine estar num avião que tem uma avaria no seu sistema hidráulico. Uma vez detetada a avaria, a nanotecnologia poderia ser iniciada para resolver o problema, para que a aeronave e os seus passageiros pudessem ser salvos. A tecnologia poderia ser usada para auto-reparar praticamente qualquer coisa, desde uma sanita entupida até à impermeabilização desgastada à volta da fundação de uma casa.

 

ūüĎć Vantagem: Poss√≠vel elimina√ß√£o da pobreza

N√£o √© s√≥ porque a nanotecnologia pode criar muitos empregos de alto custo. √Č porque as pessoas, mesmo em condi√ß√Ķes de seca grave, podem manipular a mat√©ria para criar alimentos e √°gua. √Č porque as crian√ßas nascidas com v√≠cios ou doen√ßas poderiam ser curadas. √Č porque existe o potencial de dar a todos igual acesso a oportunidades, talvez pela primeira vez em toda a hist√≥ria da humanidade.
 

ūüĎć Vantagem: Avan√ßos na Medicina

A nanotecnologia tem o potencial de trazer grandes avan√ßos na medicina. Os nanobots podem ser enviados para as art√©rias de um paciente para remover bloqueios. As cirurgias podem tornar-se muito mais r√°pidas e mais precisas. Os ferimentos podem ser reparados c√©lula por c√©lula. Pode at√© tornar-se poss√≠vel curar condi√ß√Ķes gen√©ticas atrav√©s da repara√ß√£o dos genes danificados. A nanotecnologia tamb√©m pode ser usada para refinar a produ√ß√£o de drogas, adaptando medicamentos a n√≠vel molecular para torn√°-las mais eficazes e reduzir os efeitos secund√°rios.
 

ūüĎć Vantagem: Avan√ßos no fabrico

A nanotecnologia j√° est√° a disponibilizar novos materiais que podem revolucionar muitas √°reas de fabrico. Por exemplo, os nanotubos e as nanopart√≠culas, que s√£o tubos e part√≠culas com poucos √°tomos, materiais compostos por materiais muito leves e fortes com propriedades isolantes not√°veis, poderiam abrir o caminho para novas t√©cnicas e produtos superiores. Al√©m disso, rob√īs com apenas alguns nan√≥metros de comprimento, chamados nanobots, e nano f√°bricas, poderiam ajudar a construir novos materiais e objetos.
 

ūüĎć Vantagem: Avan√ßos Energ√©ticos

A nanotecnologia pode transformar as formas como obtemos e utilizamos a energia. Em particular, é provável que a nanotecnologia torne a energia solar mais económica ao reduzir o custo de construção de painéis solares e equipamentos relacionados. Como resultado, os dispositivos de armazenamento de energia tornar-se-ão mais eficientes. As nanotecnologias abrirão também novos métodos de geração e armazenamento de energia.

 


‚ĚĆ Vejamos agora as desvantagens da Nanotecnologia ‚ĚĆ


 

ūüĎé Desvantagem: Pode ser usado como arma

A nanotecnologia só é tão boa quanto o programador por trás dela. Se a reparação celular pode acontecer, a destruição celular também pode. As nanotecnologias armadas podem levar a sistemas de entrega programados que podem eliminar uma população enquanto vive uma infraestrutura urbana completamente intacta. A tecnologia pode mesmo auto-replicar-se, tornando difícil a sua derrota se não existirem contramedidas nanotecnológicas.

 

ūüĎé Desvantagem: Pode causar as suas pr√≥prias doen√ßas √ļnicas

Já há casos relatados de desenvolvimento de doenças em indivíduos que inalaram nanopartículas. Não há garantias de que os problemas que as nanotecnologias poderiam resolver não criariam apenas novos problemas que não têm solução no futuro, que são ainda mais problemáticos.

 

ūüĎé Desvantagem: Poderia criar um novo sistema de identidade de classe

Se as nanotecnologias acabarem por fornecer op√ß√Ķes alimentares e sanit√°rias de baixo custo, h√° sempre a possibilidade de uma na√ß√£o ou grupo acumular esta tecnologia para si pr√≥prios. Uma classe socioecon√≥mica poderia manter a tecnologia para o seu pr√≥prio benef√≠cio.

 

ūüĎé Desvantagem: Privacidade e Seguran√ßa

A nanotecnologia levanta a possibilidade de dispositivos de grava√ß√£o microsc√≥pica, que seriam praticamente indetet√°veis. Mais grave ainda, √© poss√≠vel que a nanotecnologia possa ser armada. As armas at√≥micas seriam mais f√°ceis de criar e tamb√©m poderiam ser desenvolvidas novas armas. Uma possibilidade √© a chamada “bala inteligente”, uma bala computorizada que poderia ser controlada e apontada com muita precis√£o. Estes desenvolvimentos podem revelar-se uma b√™n√ß√£o para os militares; mas se ca√≠ssem em m√£os erradas, as consequ√™ncias seriam terr√≠veis.

 

ūüĎé Desvantagem: Efeitos ambientais

Alguns dos cen√°rios negativos mais extravagantes do futuro foram desmascarados por especialistas em nanotecnologia. Por exemplo: o chamado cen√°rio “gray goo”, em que os nanobots auto-replicantes consomem tudo o que os rodeia para fazer c√≥pias de si mesmos, j√° foi amplamente discutido, mas j√° n√£o √© considerado como uma amea√ßa cred√≠vel. √Č poss√≠vel, por√©m, que haja alguns efeitos negativos sobre o ambiente, uma vez que a nanotecnologia pode criar novas toxinas e poluentes potenciais.

 

ūüĎé Desvantagem: Abalo econ√≥mico

√Č prov√°vel que a nanotecnologia, como outras tecnologias antes dela, cause grandes mudan√ßas em muitas √°reas econ√īmicas. Embora os produtos possibilitados pela nanotecnologia sejam inicialmente artigos de luxo caros ou especializados, uma vez que a disponibilidade aumente, cada vez mais mercados sentir√£o o impacto. Algumas tecnologias e materiais podem tornar-se obsoletos, levando √† extin√ß√£o de empresas especializadas nessas √°reas. As mudan√ßas nos processos de fabrica√ß√£o provocada pela nanotecnologia podem resultar na perda de empregos.

 

ūüĎé Desvantagem: Poderia tornar as tecnologias energ√©ticas atuais obsoletas

Muitos setores da ind√ļstria de hoje s√£o constru√≠dos com a ajuda de combust√≠veis f√≥sseis. A nanotecnologia pode tornar estas tecnologias obsoletas. A mudan√ßa resultante nas circunst√Ęncias econ√īmicas mudaria onde o valor √© visto numa base populacional. Tamb√©m criaria uma classifica√ß√£o econ√≥mica porque qualquer produto poderia ser criado, incluindo ouro e outros recursos valiosos. A mudan√ßa poderia ser devastadora para as fam√≠lias investidas nestes itens.


 

ūüďĚ Conclus√£o

Os prós e contras da nanotecnologia mostram um grande potencial excitante, mas esse potencial corre um certo risco. Será que todos os humanos são essencialmente bons? Ou o risco de armar a nanotecnologia é algo que pode reter esta tecnologia? Temos de pesar cuidadosamente estes prós e contras para determinar os nossos próximos passos neste excitante campo de investigação.

Compreender, moldar e combinar a mat√©ria √† escala at√≥mica e molecular √© a chamada nanotecnologia. A nanotecnologia engloba ci√™ncia, medicina, engenharia, computa√ß√£o e rob√≥tica a esta escala, chamada nano escala. A nanotecnologia oferece o potencial para novos e mais r√°pidos tipos de computadores, fontes de energia mais eficientes e tratamentos m√©dicos que salvam vidas. As potenciais desvantagens incluem perturba√ß√Ķes econ√≥micas e poss√≠veis amea√ßas √† seguran√ßa, privacidade, sa√ļde e ao ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu coment√°rio!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles