Segunda-feira, Setembro 9, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

📷 As Vantagens e Desvantagens da Fotografia Digital

- Advertisement -

Prós e Contras da Fotografia Digital

A fotografia digital é a fotografia que utiliza câmaras digitais para captar imagens. As câmaras digitais não têm película como as câmaras normais, mas utilizam sensores fotossensíveis que convertem a intensidade da luz em impulsos elétricos, que são depois armazenados em dispositivos de memória digital como espaço de cor RGB ou como dados brutos.


Índice


 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] História da fotografia digital

A fotografia digital como a conhecemos só existe há cerca de duas décadas. Na verdade, porém, as suas origens são muito mais profundas do que isso. A década de 90 viu as primeiras câmaras digitais disponíveis comercialmente, mas a tecnologia que tantas vezes tomamos como certa – com o seu espaço de armazenamento ilimitado, os ecrãs de visualização ao vivo e outras conveniências – surgiu de facto pela primeira vez durante a década de 50.

Tudo começou com os primeiros gravadores de vídeo que foram desenvolvidos em 1952. Estes foram os primeiros dispositivos a utilizar algo diferente do rolo tradicional(um sinal codificado na fita) como meio de gravação. Com um leitor de cassetes, as pessoas podiam converter o código numa imagem.

Depois, em 1957, um homem chamado Russell A. Kirsch levou a ideia da imagem sem rolo um passo à frente. O seu avanço tecnológico – um scanner de tambor que detetava as diferenças entre a luz e a escuridão de uma imagem – criou a primeira imagem digital. Esta imagem, um retrato do seu filho, Walden, era a preto e branco e muito pequena – apenas 176 pixels para um lado. Mesmo sendo primitiva pelos padrões atuais, esta imagem única foi o momento determinante para a imagem digital.

Durante as duas décadas seguintes, os investigadores fizeram experiências com a tecnologia digital. Na verdade, o desenvolvimento da fotografia digital esteve intimamente relacionado com a Corrida Espacial. Os investigadores desenvolveram câmaras digitais rudimentares que podiam ser lançadas no espaço via satélite. O rolo de filme era impraticável para a fotografia espacial, pelo que os cientistas desenvolveram uma forma de os satélites enviarem um sinal digital de volta à Terra.

[lord-icon icon=”camera” animation=”morph” class=”quarterSizeAnimation”][/lord-icon]

 

Em 1969, a tecnologia de imagem digital avançou mais um passo quando Willard Boyle e George Smith dos Bell Labs desenvolveram chips CCD (charge-coupled device) que podiam ser utilizados em câmaras de vídeo. À medida que a tecnologia foi ficando mais aperfeiçoada, começou a ganhar terreno e, em 1975, as primeiras câmaras CCD eram suficientemente boas para que os operadores de câmara as utilizassem para a televisão.

O avanço para os fotógrafos veio em Dezembro de 1975, quando Steven Sasson da Eastman Kodak produziu a primeira câmara digital verdadeira utilizando chips CCD. Esta câmara – muito parecida com a primeira câmara de filmar de sempre – era enorme. Pesava oito libras, tinha uma resolução de 0,01 megapixels e demorou 23 segundos a criar uma imagem digital, que foi depois gravada numa cassete.

Mesmo assim, a imagem digital – pelo menos do ponto de vista do fotógrafo – era impraticável e incapaz de produzir a mesma qualidade que a fotografia tradicional. Levaria muito mais anos de descobertas até que qualquer máquina digital se tornasse mais do que uma curiosidade. Uma dessas descobertas foi a Sony Mavica, criada em 1981. Utilizava dois chips CCD para gravar imagens numa disquete. Na altura, só se conseguia armazenar cerca de 25 imagens numa disquete.

A partir daí, a tecnologia das câmaras digitais continuou a evoluir ao longo das décadas de 80 e 90. Foram desenvolvidas várias câmaras notáveis, incluindo a Fuji DS-1P, que tinha um cartão de memória interno de 16 MB e um dos primeiros sensores CMOS do mundo.
A Logitech Fotoman também foi desenvolvida durante este período.

Esta foi a primeira câmara digital comercialmente disponível. Só podia produzir imagens que medissem 320×240 pixels e tinha um megabyte de memória interna que só era acessível se se ligasse a câmara a um computador. Isso, combinado com um preço elevado (1000 dólares), e o facto de ainda estar muito abaixo da qualidade das câmaras de filmar mais simples, significou que a Fotoman nunca alcançou uma popularidade generalizada.

Depois, em 1991, a Kodak fez o primeiro SLR digital – o DCS100. Este sistema utilizava uma Nikon F3 com um verso digital que fazia o download de imagens para uma unidade de armazenamento volumosa. Tinha um sensor de 1.3 megapixel, filmado a cores e era comercializado para fotojornalistas. A unidade de armazenamento tinha 200 MB de espaço, o que significava menos mudanças de rolo para os fotógrafos em viagem.

Hoje em dia, as câmaras digitais estão por todo o lado – não só como DSLRs e ponto e imagem, mas também nos nossos telefones, computadores, carros, e centenas de outros locais. Mas a era digital começou realmente em 1957, e foram câmaras como a Fotoman, a Fuji DS-1P, e a Kodak DCS100 que finalmente colocaram estes dispositivos maravilhosos nas mãos de fotógrafos de todo o mundo.

Porque é que as câmaras digitais são tão populares hoje em dia? Haverá alguma espécie de ciência espacial envolvida, que torna as câmaras digitais superiores às câmaras de película em rolo? São realmente uma “coisa boa” para todos os entusiastas ou também têm alguns inconvenientes?

 


✔️ Vejamos Agora as Vantagens Da Fotografia Digital ✔️


 

👍 Vantagem: Versatilidade

As fotografias digitais que tira podem ser incluídas em mensagens de e-mail, gravadas como apresentações de CD ou DVD ou apresentadas como o ambiente de trabalho e protetor de ecrã do seu PC. Claro que também pode imprimi-las, e com os papéis especiais de jacto de tinta actuais, as suas imagens podem acabar em itens como cartões de felicitações e transferências de T-shirts.

 

👍 Vantagem: A informação digital extra é gratuita

As câmaras de hoje guardam bastante informação com cada fotografia que se tira. Esta informação chama-se metadados e, juntamente com a data e hora em que a fotografia foi tirada, também irá provavelmente encontrar informação sobre a marca e modelo da câmara, assim como as definições que foram utilizadas.

Algumas câmaras (especialmente as integradas em smartphones como o iPhone da Apple) podem até incluir dados de GPS, para que saiba onde estava quando tirou a fotografia! O Explorador de Ficheiros do Windows 8 pode mostrar muitos destes dados no painel de Pré-visualização quando clica numa miniatura da fotografia.

 

👍 Vantagem: Partilhar as suas fotos com os outros torna-se canja

Uma das grandes vantagens da fotografia digital é a facilidade de partilhar as suas fotografias com amigos, família e online. Em vez de ter de passar algum tempo à procura de negativos e de os levar de volta ao revelador de fotografias, pode simplesmente clicar, imprimir, enviar por e-mail ou carregar as suas fotografias, em apenas alguns segundos pode partilhar as suas memórias com os seus entes queridos ou publicá-las no seu blogue.

 

👍 Vantagem: A fotografia digital é mais divertida

Com todos os diferentes programas de edição de fotos que existem, você pode aplicar todo o tipo de efeitos especiais às suas fotos. Você pode mudar as suas fotos para preto e branco, para o tom sépia, e depois voltar para a cor. Pode mudar o estilo da foto para que pareça um desenho a lápis ou uma aguarela.

 

👍 Vantagem: Maior controlo criativo

Um dos maiores prós da utilização da fotografia digital e da utilização de câmaras digitais é a quantidade de controlo criativo que tem sobre as suas fotografias. Se utiliza a fotografia tradicional, então não poderá manipular as suas fotografias tão facilmente como com a fotografia digital. Com as fotografias digitais, pode simplesmente carregar as suas fotografias para o seu computador, corrigir a cor, recortar a fotografia, fazer zoom nos locais que pretende, fixar o olho vermelho e adicionar quaisquer outros efeitos especiais que pretenda!

 

👍 Vantagem: A edição é fácil com o seu PC

Imagine tudo o que pode correr mal com uma fotografia: uma má exposição, um caso de olho vermelho, ou talvez uma árvore a brotar da cabeça de alguém. Com uma fotografia digital, pode reduzir ou eliminar estes problemas; com a edição adequada, uma má fotografia torna-se medíocre e uma boa fotografia pode tornar-se uma obra de arte.

 

👍 Vantagem: Você pode gerir as suas fotografias no local

Imagine ser capaz de rever uma fotografia assim que é tirada. Com uma máquina fotográfica tradicional, fica preso ao que tira, e não vê os resultados até que esse rolo de filme tenha sido desenvolvido. Uma câmara digital, porém, dá-lhe a liberdade de gerir as suas imagens.

Por exemplo, pode ver cada imagem num cartão de memória e apagar as que não precisa, para libertar espaço. A utilização do ecrã de cristais líquidos (LCD) da câmara também lhe permite rever uma fotografia assim que a tira.

 

👍 Vantagem: Impressão

Anteriormente, o rolo tinha de ser revelado e impresso numa câmara escura ou com uma unidade especial de processamento de fotos. Exigia muitos químicos e era um processo dispendioso, tornando a fotografia um hobby caro. Hoje, as imagens tiradas com uma câmara digital podem ser facilmente impressas em casa com uma impressora a jato de tinta standard, o que é muito mais barato e dá-lhe mais controlo sobre o resultado final.

 

👍 Vantagem: Use as suas fotos para todos os diferentes produtos

Outra vantagem da fotografia digital é que pode carregar as suas fotografias e imprimi-las nos seus calendários, canecas, t-shirts e tudo o mais que quiser.

 

👍 Vantagem: Facilidade

Ao contrário das câmaras de filmar tradicionais, que requerem que o rolo seja revelado, as câmaras digitais permitem a revisão imediata das fotografias através do seu ecrã de visualização. Isto permite um certo número de tentativas e erros, dando-lhe a oportunidade de tirar de novo uma fotografia que não saiu da forma correta. Embora esta seja uma vantagem para muitos fotógrafos, especialmente amadores, pode-se argumentar que também elimina muito do imediatismo, espontaneidade e arte inerentes à fotografia, levando a fotografias que podem ser tecnicamente perfeitas, mas não tão únicas.

 


❌ Vejamos Agora as Desvantagens da Fotografia Digital ❌


 

👎 Desvantagem: Complexidade

Se você tem uma câmera digital, você precisa ser capaz de usar um computador para carregar e gerir as suas imagens. Se não está confiante com os computadores, então uma curva de aprendizagem espera-o. Pode também precisar de aprender a utilizar software como o Photoshop para melhorar a qualidade das suas imagens, o que significa mais tempo gasto na curva de aprendizagem. Uma câmara digital é realmente um computador também, embora com uma lente na frente, por isso precisa de estar preparado para gastar tempo a ler o manual para aprender a tirar o máximo partido de todas as diferentes funções e controlos.

 

👎 Desvantagem: Custo inicial mais elevado

As máquinas fotográficas digitais de gama alta e totalmente carregadas tendem a ser um pouco caras em comparação com as máquinas fotográficas de filme em rolo.

 

👎 Desvantagem: Melhores na captação de movimento

As câmaras digitais de consumo mais antigas da gama de 3-4MP ainda têm dificuldade em captar imagens de temas em movimento, como em eventos desportivos. (É devido ao maior atraso necessário para que esses sensores fotossensíveis captem a imagem).

No entanto, as atuais câmaras digitais de megapíxeis superiores são muito melhores na fotografia em movimento (stop action) – a maioria das câmaras digitais topo de gama pode fotografar em modo de explosão, uma exposição a seguir à outra em menos de um segundo.

 

👎 Desvantagem: Habilidades Informáticas Necessárias

Captar imagens com uma câmara digital pode ser geralmente muito mais fácil, mas fazer qualquer coisa com as fotografias depois quase sempre requer alguma forma de conhecimentos informáticos ou tecnológicos. Quer esteja a carregar, descarregar ou transferir fotografias, a organizar, nomear ou arquivá-las, a editá-las ou imprimi-las, terá de se sentir confortável com a utilização de computadores e aplicações para smartphones.

 

👎 Desvantagem: As Câmaras Digitais usam mais energia de bateria

As máquinas fotográficas digitais podem ter muita fome de energia, resultando no esgotamento das baterias. O uso da função flash pode ser particularmente mau para isso. Isto pode ser irritante, uma vez que a câmara morrerá precisamente quando quiser usá-la se não tiver cuidado. Para contornar este problema tem de transportar sempre pilhas sobresselentes ou passar tempo a certificar-se de que todas elas estão totalmente recarregadas.

 

👎 Desvantagem: Consumo da bateria

O consumo da bateria esgota-se mais rapidamente nas câmaras digitais. Isto torna necessário manter algumas pilhas extra à mão, especialmente durante extensas sessões fotográficas.

 

👎 Desvantagem: Resolução de Imagem

O rolo de 35mm tem uma resolução de imagem que é aproximadamente equivalente a um sensor de 25 megapíxeis de fotogramas completos. Enquanto os sensores de imagem digitais continuam a melhorar e as câmaras digitais melhoram todos os dias em geral, as imagens em rolo continuam a ganhar quando se trata de resolução e qualidade.

 

👎 Desvantagem: Mais Sensível ao Calor, Frio e Humidade

Os extremos de calor e frio, bem como a condensação e a humidade são especialmente maus para as câmaras digitais. Isso significa que tem de ter um cuidado extra para proteger a sua câmara das condições extremas de temperatura e ambiente.

 

👎 Desvantagem: Ecrã de visualização

Embora a utilização de um ecrã de visualização em vez de um visor tradicional para tirar fotografias tenha muitas vezes vantagens, há alturas em que tal não acontece. Em condições ensolaradas, por exemplo, o ecrã de visualização pode tornar-se difícil de ver devido ao brilho. A melhor situação, naturalmente, é ter uma câmara com visor e ecrã de visualização.

 

👎 Desvantagem: Dificuldades de Gestão de Ficheiros Fotográficos

A grande quantidade de espaço de armazenamento torna prático tirar centenas, se não milhares, de fotografias. Isto pode levar a problemas com a sua organização e rotulagem. Os utilizadores podem acabar com fotografias não rotuladas armazenadas em vários locais, por exemplo: descarregadas em diferentes computadores, tablets ou discos rígidos portáteis, guardadas em cartões de memória ou sticks, ou armazenadas online. Isto torna-as difíceis de encontrar e fáceis de perder. O problema é ainda pior porque muitos utilizadores guardam cópias de segurança, bem como os originais. Todo o processo pode ser esmagador para muitos.

 

👎 Desvantagem: Demasiadas Funções

O número total de funções actualmente disponíveis em muitos modelos de câmaras digitais é esmagador para algumas pessoas. Muitos utilizadores comuns nem sequer compreendem o que a maioria das funções da sua máquina fotográfica fazem, não importa usá-las. Percorrer as páginas intermináveis dos menus também pode ser confuso e se clicar numa seleção errada em qualquer ponto, ou mover um botão por acidente, pode acabar por fazer alterações que não pretendia e lutar para as retificar.

 

👎 Desvantagem: Alcance

O filme em rolo tem um alcance dinâmico superior ao das câmaras digitais. Isto significa que o rolo pode captar uma gama mais vasta de qualidade tonal. Este é um enorme fator na qualidade geral da imagem, pois significa que é mais difícil expor em excesso uma imagem utilizando o filme. Normalmente, o filme em rolo  pode produzir diferentes tonalidades de branco, o que ajuda a evitar a sobre exposição dos destaques. Isto significa que tem a vantagem de captar tons de luz, especialmente ao nascer ou ao pôr do sol.

 

👎 Desvantagem: Exposições múltiplas

É difícil, senão mesmo impossível, fazer exposições duplas ou múltiplas numa câmara digital. Além disso, as câmaras digitais são mais propensas ao ruído em exposições realmente longas.

 

👎 Desvantagem: Qualidade

As partículas de pó podem entrar e entram na sua câmara SLR digital e alojam-se no sensor. Estas podem ser difíceis de remover e para os principiantes em particular, isto pode ser um problema, uma vez que a câmara pode precisar de ser limpa por um profissional. As câmaras de película não têm este problema, uma vez que cada disparo é feito sobre uma nova película.

 

👎 Desvantagem: Exposição

Outra das desvantagens da fotografia digital é que as câmaras digitais são menos tolerantes aos problemas de exposição do que as câmaras de película e até mesmo o escalonamento das suas exposições pode não lhe proporcionar apenas a exposição que pretendia.

 

👎 Desvantagem: Retardamento do obturador

As câmaras digitais, especialmente os modelos mais baratos, são propensos a ter um retardamento do obturador, que é o atraso no tempo a partir do momento em que se prime o botão do obturador e o momento em que a imagem é capturada.

 

👎 Desvantagem: Problemas do Cartão de Memória

Todas as fotografias, videoclipes, etc., são guardadas num cartão de memória. Em certos casos raros, o cartão de memória pode ficar corrompido ou desenvolver outros problemas que podem resultar em perda permanente de dados.

 

👎 Desvantagem: Focagem

Algumas câmaras digitais são piores que outras, mas todas elas podem ser difíceis de focar por vezes, à medida que a câmara “caça” para encontrar o local exato para focar. Nem sempre é um problema, mas é mais percetível quando a luz está baixa.

 

👎 Desvantagem: Nada bate o Álbum de Fotos do Rolo Tradicional

Para aqueles de nós que foram educados com a leitura de um velho álbum de fotografias, é difícil encontrar a mesma alegria íntima, quando se trata, por exemplo, de ver imagens digitais nas redes sociais. Os álbuns fotográficos eram íntimos, tácteis, evocativos e os conteúdos mais bem lembrados.

 

👎 Desvantagem: Arte Fotográfica

Como é possível fotografar muitas imagens e manipulá-las depois usando um programa de software, alguns argumentam que isso leva a um pensamento criativo mais pobre – o que significa que pode vir a confiar no computador para corrigir os seus erros depois, resultando na perda de uma boa tomada de decisão no momento de tomar a foto. Porque o fotógrafo pode experimentar uma fotografia muitas vezes, não aprende a planear uma fotografia antes de pressionar realmente o botão.

Algumas pessoas também pensam que a fotografia digital não é tão subtil como a fotografia em rolo, um pouco como o argumento da tinta acrílica versus a tinta a óleo. Por isso, se quiser criar fotografias de arte, então pode perceber o digital como sendo inferior.

 

👎 Desvantagem: Ruído

Uma das piores desvantagens da fotografia digital é que as câmaras digitais têm muito “ruído” (chamado “grão” no rolo), particularmente com pouca luz, em comparação com as câmaras de película. Esta situação piora com cerca de 400 ISO para cima, embora as câmaras Canon sejam melhores que a maioria.

 

👎 Desvantagem: Vendas

Algumas agências continuam a preferir o rolo, especialmente no que diz respeito à fotografia de natureza e outros assuntos científicos. Isto pode ser uma consideração se estiver a planear vender o seu trabalho no futuro.

 

👎 Desvantagem: As imagens em rolo são superiores

Este assunto pode ser subjetivo, mas algumas pessoas argumentam que as imagens dos rolos de filme fotográficos são esteticamente melhores. No mínimo, é preciso dizer que, quando comparadas com as digitais, as imagens tiradas com câmaras tradicionais são simplesmente “diferentes”. Isso porque uma imagem composta por pequenos pixels cria necessariamente uma experiência visual alternativa a uma que resulta de uma reação química. É como comparar conduzir um carro e andar a cavalo, pode-se argumentar que o carro é mais rápido e oferece mais proteção contra os elementos, mas ainda assim haverá pessoas que simplesmente gostam mais da experiência de andar a cavalo do que de conduzir.

 

👎 Desvantagem: Obsolescência

O futuro da fotografia digital não é certo, mas uma coisa é certa: a máquina fotográfica digital que comprar hoje estará obsoleta dentro de pouco tempo. Outra das desvantagens da fotografia digital é a necessidade de atualizar frequentemente e vender a sua antiga máquina fotográfica em segunda mão não lhe trará nada parecido com o preço que pagou por ela, pois deprecia-se rapidamente.

 

👎 Desvantagem: Falhas de equipamento

Os cartões de memória digital por vezes falham, a complexidade do computador interno da câmara significa que também pode falhar. Não deixe que isso o assuste – como um computador, normalmente tudo o que tem de fazer é desligá-lo e ligá-lo novamente, por outras palavras, reiniciar!

 

👎 Desvantagem: Toda a gente pensa que é fotógrafo

Antigamente a fotografia era considerada um meio artístico que exigia habilidade e experiência e a maioria das pessoas só tirava algumas fotografias em férias ou ocasiões especiais. Com câmaras fotográficas integradas em smartphones, a fotografia está agora ubíqua. As nossas vidas estão agora inundadas de imagens, algumas delas boas, mas muitas inúteis ou de baixa qualidade. Eventos como os concertos de música são arruinados por pessoas mais empenhadas em preservar o momento do que em vivê-lo.

 

👎 Desvantagem: Impermanência

Quantas pessoas ainda têm todas as fotografias digitais que tiraram? É tão fácil perdê-las, ou corrompê-las por um aparelho que não funciona bem. Compare isso com as fotografias tradicionais, onde as imagens foram guardadas durante muitas décadas. A verdade é que as câmaras digitais, os dispositivos de armazenamento e a tecnologia geralmente não são construídos para durar, mas sim para serem substituídos ao fim de alguns anos.

 


[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão

O rolo fotográfico já foi o auge da tecnologia fotográfica. Sem ele, não teríamos fotografia digital de nenhuma forma, formato ou forma. Em muitos aspetos, a fotografia digital ultrapassou a fotografia de rolo. Em muitos aspetos, a fotografia digital ultrapassou a fotografia tradicional.

No entanto, a fotografia com rolo ainda se agarra a um grande número de seguidores, crescendo até aos dias de hoje. O problema com a fotografia de filme é que muitos fabricantes de câmaras em rolo fotográfico estão a parar a sua produção.

Só resta uma pequena parte dos tipos de rolo originais disponíveis. Estes tornam-se cada vez mais caros a cada ano. A Kodak e a Fujifilm eliminam os seus rolos cada vez mais rapidamente. Outros tipos, como o Polaroid Instant Film, são agora apenas uma lenda urbana.

A mudança dos tempos de sistemas analógicos para sistemas digitais não é um conceito novo. Aconteceu com máquinas de escrever, máquinas de fax e até com as áreas criativas, como o cinema e a música. Algumas pessoas agarram-se fortemente aos velhos costumes.

Prós e Contras da Fotografia Digital

A fotografia digital é a fotografia que utiliza câmaras digitais para captar imagens. As câmaras digitais não têm película como as câmaras normais, mas utilizam sensores fotossensíveis que convertem a intensidade da luz em impulsos elétricos, que são depois armazenados em dispositivos de memória digital como espaço de cor RGB ou como dados brutos.


Índice


 

[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] História da fotografia digital

A fotografia digital como a conhecemos só existe há cerca de duas décadas. Na verdade, porém, as suas origens são muito mais profundas do que isso. A década de 90 viu as primeiras câmaras digitais disponíveis comercialmente, mas a tecnologia que tantas vezes tomamos como certa – com o seu espaço de armazenamento ilimitado, os ecrãs de visualização ao vivo e outras conveniências – surgiu de facto pela primeira vez durante a década de 50.

Tudo começou com os primeiros gravadores de vídeo que foram desenvolvidos em 1952. Estes foram os primeiros dispositivos a utilizar algo diferente do rolo tradicional(um sinal codificado na fita) como meio de gravação. Com um leitor de cassetes, as pessoas podiam converter o código numa imagem.

Depois, em 1957, um homem chamado Russell A. Kirsch levou a ideia da imagem sem rolo um passo à frente. O seu avanço tecnológico – um scanner de tambor que detetava as diferenças entre a luz e a escuridão de uma imagem – criou a primeira imagem digital. Esta imagem, um retrato do seu filho, Walden, era a preto e branco e muito pequena – apenas 176 pixels para um lado. Mesmo sendo primitiva pelos padrões atuais, esta imagem única foi o momento determinante para a imagem digital.

Durante as duas décadas seguintes, os investigadores fizeram experiências com a tecnologia digital. Na verdade, o desenvolvimento da fotografia digital esteve intimamente relacionado com a Corrida Espacial. Os investigadores desenvolveram câmaras digitais rudimentares que podiam ser lançadas no espaço via satélite. O rolo de filme era impraticável para a fotografia espacial, pelo que os cientistas desenvolveram uma forma de os satélites enviarem um sinal digital de volta à Terra.

[lord-icon icon=”camera” animation=”morph” class=”quarterSizeAnimation”][/lord-icon]

 

Em 1969, a tecnologia de imagem digital avançou mais um passo quando Willard Boyle e George Smith dos Bell Labs desenvolveram chips CCD (charge-coupled device) que podiam ser utilizados em câmaras de vídeo. À medida que a tecnologia foi ficando mais aperfeiçoada, começou a ganhar terreno e, em 1975, as primeiras câmaras CCD eram suficientemente boas para que os operadores de câmara as utilizassem para a televisão.

O avanço para os fotógrafos veio em Dezembro de 1975, quando Steven Sasson da Eastman Kodak produziu a primeira câmara digital verdadeira utilizando chips CCD. Esta câmara – muito parecida com a primeira câmara de filmar de sempre – era enorme. Pesava oito libras, tinha uma resolução de 0,01 megapixels e demorou 23 segundos a criar uma imagem digital, que foi depois gravada numa cassete.

Mesmo assim, a imagem digital – pelo menos do ponto de vista do fotógrafo – era impraticável e incapaz de produzir a mesma qualidade que a fotografia tradicional. Levaria muito mais anos de descobertas até que qualquer máquina digital se tornasse mais do que uma curiosidade. Uma dessas descobertas foi a Sony Mavica, criada em 1981. Utilizava dois chips CCD para gravar imagens numa disquete. Na altura, só se conseguia armazenar cerca de 25 imagens numa disquete.

A partir daí, a tecnologia das câmaras digitais continuou a evoluir ao longo das décadas de 80 e 90. Foram desenvolvidas várias câmaras notáveis, incluindo a Fuji DS-1P, que tinha um cartão de memória interno de 16 MB e um dos primeiros sensores CMOS do mundo.
A Logitech Fotoman também foi desenvolvida durante este período.

Esta foi a primeira câmara digital comercialmente disponível. Só podia produzir imagens que medissem 320×240 pixels e tinha um megabyte de memória interna que só era acessível se se ligasse a câmara a um computador. Isso, combinado com um preço elevado (1000 dólares), e o facto de ainda estar muito abaixo da qualidade das câmaras de filmar mais simples, significou que a Fotoman nunca alcançou uma popularidade generalizada.

Depois, em 1991, a Kodak fez o primeiro SLR digital – o DCS100. Este sistema utilizava uma Nikon F3 com um verso digital que fazia o download de imagens para uma unidade de armazenamento volumosa. Tinha um sensor de 1.3 megapixel, filmado a cores e era comercializado para fotojornalistas. A unidade de armazenamento tinha 200 MB de espaço, o que significava menos mudanças de rolo para os fotógrafos em viagem.

Hoje em dia, as câmaras digitais estão por todo o lado – não só como DSLRs e ponto e imagem, mas também nos nossos telefones, computadores, carros, e centenas de outros locais. Mas a era digital começou realmente em 1957, e foram câmaras como a Fotoman, a Fuji DS-1P, e a Kodak DCS100 que finalmente colocaram estes dispositivos maravilhosos nas mãos de fotógrafos de todo o mundo.

Porque é que as câmaras digitais são tão populares hoje em dia? Haverá alguma espécie de ciência espacial envolvida, que torna as câmaras digitais superiores às câmaras de película em rolo? São realmente uma “coisa boa” para todos os entusiastas ou também têm alguns inconvenientes?

 


✔️ Vejamos Agora as Vantagens Da Fotografia Digital ✔️


 

👍 Vantagem: Versatilidade

As fotografias digitais que tira podem ser incluídas em mensagens de e-mail, gravadas como apresentações de CD ou DVD ou apresentadas como o ambiente de trabalho e protetor de ecrã do seu PC. Claro que também pode imprimi-las, e com os papéis especiais de jacto de tinta actuais, as suas imagens podem acabar em itens como cartões de felicitações e transferências de T-shirts.

 

👍 Vantagem: A informação digital extra é gratuita

As câmaras de hoje guardam bastante informação com cada fotografia que se tira. Esta informação chama-se metadados e, juntamente com a data e hora em que a fotografia foi tirada, também irá provavelmente encontrar informação sobre a marca e modelo da câmara, assim como as definições que foram utilizadas.

Algumas câmaras (especialmente as integradas em smartphones como o iPhone da Apple) podem até incluir dados de GPS, para que saiba onde estava quando tirou a fotografia! O Explorador de Ficheiros do Windows 8 pode mostrar muitos destes dados no painel de Pré-visualização quando clica numa miniatura da fotografia.

 

👍 Vantagem: Partilhar as suas fotos com os outros torna-se canja

Uma das grandes vantagens da fotografia digital é a facilidade de partilhar as suas fotografias com amigos, família e online. Em vez de ter de passar algum tempo à procura de negativos e de os levar de volta ao revelador de fotografias, pode simplesmente clicar, imprimir, enviar por e-mail ou carregar as suas fotografias, em apenas alguns segundos pode partilhar as suas memórias com os seus entes queridos ou publicá-las no seu blogue.

 

👍 Vantagem: A fotografia digital é mais divertida

Com todos os diferentes programas de edição de fotos que existem, você pode aplicar todo o tipo de efeitos especiais às suas fotos. Você pode mudar as suas fotos para preto e branco, para o tom sépia, e depois voltar para a cor. Pode mudar o estilo da foto para que pareça um desenho a lápis ou uma aguarela.

 

👍 Vantagem: Maior controlo criativo

Um dos maiores prós da utilização da fotografia digital e da utilização de câmaras digitais é a quantidade de controlo criativo que tem sobre as suas fotografias. Se utiliza a fotografia tradicional, então não poderá manipular as suas fotografias tão facilmente como com a fotografia digital. Com as fotografias digitais, pode simplesmente carregar as suas fotografias para o seu computador, corrigir a cor, recortar a fotografia, fazer zoom nos locais que pretende, fixar o olho vermelho e adicionar quaisquer outros efeitos especiais que pretenda!

 

👍 Vantagem: A edição é fácil com o seu PC

Imagine tudo o que pode correr mal com uma fotografia: uma má exposição, um caso de olho vermelho, ou talvez uma árvore a brotar da cabeça de alguém. Com uma fotografia digital, pode reduzir ou eliminar estes problemas; com a edição adequada, uma má fotografia torna-se medíocre e uma boa fotografia pode tornar-se uma obra de arte.

 

👍 Vantagem: Você pode gerir as suas fotografias no local

Imagine ser capaz de rever uma fotografia assim que é tirada. Com uma máquina fotográfica tradicional, fica preso ao que tira, e não vê os resultados até que esse rolo de filme tenha sido desenvolvido. Uma câmara digital, porém, dá-lhe a liberdade de gerir as suas imagens.

Por exemplo, pode ver cada imagem num cartão de memória e apagar as que não precisa, para libertar espaço. A utilização do ecrã de cristais líquidos (LCD) da câmara também lhe permite rever uma fotografia assim que a tira.

 

👍 Vantagem: Impressão

Anteriormente, o rolo tinha de ser revelado e impresso numa câmara escura ou com uma unidade especial de processamento de fotos. Exigia muitos químicos e era um processo dispendioso, tornando a fotografia um hobby caro. Hoje, as imagens tiradas com uma câmara digital podem ser facilmente impressas em casa com uma impressora a jato de tinta standard, o que é muito mais barato e dá-lhe mais controlo sobre o resultado final.

 

👍 Vantagem: Use as suas fotos para todos os diferentes produtos

Outra vantagem da fotografia digital é que pode carregar as suas fotografias e imprimi-las nos seus calendários, canecas, t-shirts e tudo o mais que quiser.

 

👍 Vantagem: Facilidade

Ao contrário das câmaras de filmar tradicionais, que requerem que o rolo seja revelado, as câmaras digitais permitem a revisão imediata das fotografias através do seu ecrã de visualização. Isto permite um certo número de tentativas e erros, dando-lhe a oportunidade de tirar de novo uma fotografia que não saiu da forma correta. Embora esta seja uma vantagem para muitos fotógrafos, especialmente amadores, pode-se argumentar que também elimina muito do imediatismo, espontaneidade e arte inerentes à fotografia, levando a fotografias que podem ser tecnicamente perfeitas, mas não tão únicas.

 


❌ Vejamos Agora as Desvantagens da Fotografia Digital ❌


 

👎 Desvantagem: Complexidade

Se você tem uma câmera digital, você precisa ser capaz de usar um computador para carregar e gerir as suas imagens. Se não está confiante com os computadores, então uma curva de aprendizagem espera-o. Pode também precisar de aprender a utilizar software como o Photoshop para melhorar a qualidade das suas imagens, o que significa mais tempo gasto na curva de aprendizagem. Uma câmara digital é realmente um computador também, embora com uma lente na frente, por isso precisa de estar preparado para gastar tempo a ler o manual para aprender a tirar o máximo partido de todas as diferentes funções e controlos.

 

👎 Desvantagem: Custo inicial mais elevado

As máquinas fotográficas digitais de gama alta e totalmente carregadas tendem a ser um pouco caras em comparação com as máquinas fotográficas de filme em rolo.

 

👎 Desvantagem: Melhores na captação de movimento

As câmaras digitais de consumo mais antigas da gama de 3-4MP ainda têm dificuldade em captar imagens de temas em movimento, como em eventos desportivos. (É devido ao maior atraso necessário para que esses sensores fotossensíveis captem a imagem).

No entanto, as atuais câmaras digitais de megapíxeis superiores são muito melhores na fotografia em movimento (stop action) – a maioria das câmaras digitais topo de gama pode fotografar em modo de explosão, uma exposição a seguir à outra em menos de um segundo.

 

👎 Desvantagem: Habilidades Informáticas Necessárias

Captar imagens com uma câmara digital pode ser geralmente muito mais fácil, mas fazer qualquer coisa com as fotografias depois quase sempre requer alguma forma de conhecimentos informáticos ou tecnológicos. Quer esteja a carregar, descarregar ou transferir fotografias, a organizar, nomear ou arquivá-las, a editá-las ou imprimi-las, terá de se sentir confortável com a utilização de computadores e aplicações para smartphones.

 

👎 Desvantagem: As Câmaras Digitais usam mais energia de bateria

As máquinas fotográficas digitais podem ter muita fome de energia, resultando no esgotamento das baterias. O uso da função flash pode ser particularmente mau para isso. Isto pode ser irritante, uma vez que a câmara morrerá precisamente quando quiser usá-la se não tiver cuidado. Para contornar este problema tem de transportar sempre pilhas sobresselentes ou passar tempo a certificar-se de que todas elas estão totalmente recarregadas.

 

👎 Desvantagem: Consumo da bateria

O consumo da bateria esgota-se mais rapidamente nas câmaras digitais. Isto torna necessário manter algumas pilhas extra à mão, especialmente durante extensas sessões fotográficas.

 

👎 Desvantagem: Resolução de Imagem

O rolo de 35mm tem uma resolução de imagem que é aproximadamente equivalente a um sensor de 25 megapíxeis de fotogramas completos. Enquanto os sensores de imagem digitais continuam a melhorar e as câmaras digitais melhoram todos os dias em geral, as imagens em rolo continuam a ganhar quando se trata de resolução e qualidade.

 

👎 Desvantagem: Mais Sensível ao Calor, Frio e Humidade

Os extremos de calor e frio, bem como a condensação e a humidade são especialmente maus para as câmaras digitais. Isso significa que tem de ter um cuidado extra para proteger a sua câmara das condições extremas de temperatura e ambiente.

 

👎 Desvantagem: Ecrã de visualização

Embora a utilização de um ecrã de visualização em vez de um visor tradicional para tirar fotografias tenha muitas vezes vantagens, há alturas em que tal não acontece. Em condições ensolaradas, por exemplo, o ecrã de visualização pode tornar-se difícil de ver devido ao brilho. A melhor situação, naturalmente, é ter uma câmara com visor e ecrã de visualização.

 

👎 Desvantagem: Dificuldades de Gestão de Ficheiros Fotográficos

A grande quantidade de espaço de armazenamento torna prático tirar centenas, se não milhares, de fotografias. Isto pode levar a problemas com a sua organização e rotulagem. Os utilizadores podem acabar com fotografias não rotuladas armazenadas em vários locais, por exemplo: descarregadas em diferentes computadores, tablets ou discos rígidos portáteis, guardadas em cartões de memória ou sticks, ou armazenadas online. Isto torna-as difíceis de encontrar e fáceis de perder. O problema é ainda pior porque muitos utilizadores guardam cópias de segurança, bem como os originais. Todo o processo pode ser esmagador para muitos.

 

👎 Desvantagem: Demasiadas Funções

O número total de funções actualmente disponíveis em muitos modelos de câmaras digitais é esmagador para algumas pessoas. Muitos utilizadores comuns nem sequer compreendem o que a maioria das funções da sua máquina fotográfica fazem, não importa usá-las. Percorrer as páginas intermináveis dos menus também pode ser confuso e se clicar numa seleção errada em qualquer ponto, ou mover um botão por acidente, pode acabar por fazer alterações que não pretendia e lutar para as retificar.

 

👎 Desvantagem: Alcance

O filme em rolo tem um alcance dinâmico superior ao das câmaras digitais. Isto significa que o rolo pode captar uma gama mais vasta de qualidade tonal. Este é um enorme fator na qualidade geral da imagem, pois significa que é mais difícil expor em excesso uma imagem utilizando o filme. Normalmente, o filme em rolo  pode produzir diferentes tonalidades de branco, o que ajuda a evitar a sobre exposição dos destaques. Isto significa que tem a vantagem de captar tons de luz, especialmente ao nascer ou ao pôr do sol.

 

👎 Desvantagem: Exposições múltiplas

É difícil, senão mesmo impossível, fazer exposições duplas ou múltiplas numa câmara digital. Além disso, as câmaras digitais são mais propensas ao ruído em exposições realmente longas.

 

👎 Desvantagem: Qualidade

As partículas de pó podem entrar e entram na sua câmara SLR digital e alojam-se no sensor. Estas podem ser difíceis de remover e para os principiantes em particular, isto pode ser um problema, uma vez que a câmara pode precisar de ser limpa por um profissional. As câmaras de película não têm este problema, uma vez que cada disparo é feito sobre uma nova película.

 

👎 Desvantagem: Exposição

Outra das desvantagens da fotografia digital é que as câmaras digitais são menos tolerantes aos problemas de exposição do que as câmaras de película e até mesmo o escalonamento das suas exposições pode não lhe proporcionar apenas a exposição que pretendia.

 

👎 Desvantagem: Retardamento do obturador

As câmaras digitais, especialmente os modelos mais baratos, são propensos a ter um retardamento do obturador, que é o atraso no tempo a partir do momento em que se prime o botão do obturador e o momento em que a imagem é capturada.

 

👎 Desvantagem: Problemas do Cartão de Memória

Todas as fotografias, videoclipes, etc., são guardadas num cartão de memória. Em certos casos raros, o cartão de memória pode ficar corrompido ou desenvolver outros problemas que podem resultar em perda permanente de dados.

 

👎 Desvantagem: Focagem

Algumas câmaras digitais são piores que outras, mas todas elas podem ser difíceis de focar por vezes, à medida que a câmara “caça” para encontrar o local exato para focar. Nem sempre é um problema, mas é mais percetível quando a luz está baixa.

 

👎 Desvantagem: Nada bate o Álbum de Fotos do Rolo Tradicional

Para aqueles de nós que foram educados com a leitura de um velho álbum de fotografias, é difícil encontrar a mesma alegria íntima, quando se trata, por exemplo, de ver imagens digitais nas redes sociais. Os álbuns fotográficos eram íntimos, tácteis, evocativos e os conteúdos mais bem lembrados.

 

👎 Desvantagem: Arte Fotográfica

Como é possível fotografar muitas imagens e manipulá-las depois usando um programa de software, alguns argumentam que isso leva a um pensamento criativo mais pobre – o que significa que pode vir a confiar no computador para corrigir os seus erros depois, resultando na perda de uma boa tomada de decisão no momento de tomar a foto. Porque o fotógrafo pode experimentar uma fotografia muitas vezes, não aprende a planear uma fotografia antes de pressionar realmente o botão.

Algumas pessoas também pensam que a fotografia digital não é tão subtil como a fotografia em rolo, um pouco como o argumento da tinta acrílica versus a tinta a óleo. Por isso, se quiser criar fotografias de arte, então pode perceber o digital como sendo inferior.

 

👎 Desvantagem: Ruído

Uma das piores desvantagens da fotografia digital é que as câmaras digitais têm muito “ruído” (chamado “grão” no rolo), particularmente com pouca luz, em comparação com as câmaras de película. Esta situação piora com cerca de 400 ISO para cima, embora as câmaras Canon sejam melhores que a maioria.

 

👎 Desvantagem: Vendas

Algumas agências continuam a preferir o rolo, especialmente no que diz respeito à fotografia de natureza e outros assuntos científicos. Isto pode ser uma consideração se estiver a planear vender o seu trabalho no futuro.

 

👎 Desvantagem: As imagens em rolo são superiores

Este assunto pode ser subjetivo, mas algumas pessoas argumentam que as imagens dos rolos de filme fotográficos são esteticamente melhores. No mínimo, é preciso dizer que, quando comparadas com as digitais, as imagens tiradas com câmaras tradicionais são simplesmente “diferentes”. Isso porque uma imagem composta por pequenos pixels cria necessariamente uma experiência visual alternativa a uma que resulta de uma reação química. É como comparar conduzir um carro e andar a cavalo, pode-se argumentar que o carro é mais rápido e oferece mais proteção contra os elementos, mas ainda assim haverá pessoas que simplesmente gostam mais da experiência de andar a cavalo do que de conduzir.

 

👎 Desvantagem: Obsolescência

O futuro da fotografia digital não é certo, mas uma coisa é certa: a máquina fotográfica digital que comprar hoje estará obsoleta dentro de pouco tempo. Outra das desvantagens da fotografia digital é a necessidade de atualizar frequentemente e vender a sua antiga máquina fotográfica em segunda mão não lhe trará nada parecido com o preço que pagou por ela, pois deprecia-se rapidamente.

 

👎 Desvantagem: Falhas de equipamento

Os cartões de memória digital por vezes falham, a complexidade do computador interno da câmara significa que também pode falhar. Não deixe que isso o assuste – como um computador, normalmente tudo o que tem de fazer é desligá-lo e ligá-lo novamente, por outras palavras, reiniciar!

 

👎 Desvantagem: Toda a gente pensa que é fotógrafo

Antigamente a fotografia era considerada um meio artístico que exigia habilidade e experiência e a maioria das pessoas só tirava algumas fotografias em férias ou ocasiões especiais. Com câmaras fotográficas integradas em smartphones, a fotografia está agora ubíqua. As nossas vidas estão agora inundadas de imagens, algumas delas boas, mas muitas inúteis ou de baixa qualidade. Eventos como os concertos de música são arruinados por pessoas mais empenhadas em preservar o momento do que em vivê-lo.

 

👎 Desvantagem: Impermanência

Quantas pessoas ainda têm todas as fotografias digitais que tiraram? É tão fácil perdê-las, ou corrompê-las por um aparelho que não funciona bem. Compare isso com as fotografias tradicionais, onde as imagens foram guardadas durante muitas décadas. A verdade é que as câmaras digitais, os dispositivos de armazenamento e a tecnologia geralmente não são construídos para durar, mas sim para serem substituídos ao fim de alguns anos.

 


[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão

O rolo fotográfico já foi o auge da tecnologia fotográfica. Sem ele, não teríamos fotografia digital de nenhuma forma, formato ou forma. Em muitos aspetos, a fotografia digital ultrapassou a fotografia de rolo. Em muitos aspetos, a fotografia digital ultrapassou a fotografia tradicional.

No entanto, a fotografia com rolo ainda se agarra a um grande número de seguidores, crescendo até aos dias de hoje. O problema com a fotografia de filme é que muitos fabricantes de câmaras em rolo fotográfico estão a parar a sua produção.

Só resta uma pequena parte dos tipos de rolo originais disponíveis. Estes tornam-se cada vez mais caros a cada ano. A Kodak e a Fujifilm eliminam os seus rolos cada vez mais rapidamente. Outros tipos, como o Polaroid Instant Film, são agora apenas uma lenda urbana.

A mudança dos tempos de sistemas analógicos para sistemas digitais não é um conceito novo. Aconteceu com máquinas de escrever, máquinas de fax e até com as áreas criativas, como o cinema e a música. Algumas pessoas agarram-se fortemente aos velhos costumes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles