Prós e Contras da Fibra Ótica
Hoje em dia, a comunicação por fibra ótica destaca-se no sector das comunicações óticas como o pilar da comunicação moderna. Como tecnologia emergente, o ritmo de desenvolvimento da comunicação por fibra ótica e uma vasta gama de aplicações são sem precedentes na indústria da comunicação. No entanto, o que é que isso faz? Quais são as vantagens e desvantagens da comunicação por fibra ótica? Bem, vamos obter a resposta a partir deste artigo.
Na rede moderna de comunicações, existem três pilares: a comunicação por fibra óptica, a comunicação por satélite e a comunicação por rádio, em que a comunicação por fibra óptica é considerada como o principal sector das mesmas. É devido a isso que tem vários benefícios notáveis.
Índice
[lord-icon icon=”424-question-bubble-outline” animation=”morph”][/lord-icon] O que é Fibra Óptica?
Um cabo que é usado para transmitir os dados através de fibras (fios) ou plástico (vidro) é conhecido como cabo de fibra ótica. Este cabo inclui um pacote de fios de vidro que transmite mensagens moduladas através de ondas de luz. Há muitas vantagens na utilização destes cabos em relação a outros tipos de cabos de comunicação, como a largura de banda destes cabos é alta, menos vulnerável que os cabos metálicos a interferências, menos fino, mais leve, e os dados podem ser transmitidos na forma digital. As principais desvantagens destes cabos são a sua instalação ser cara, mais delicada e difícil de fixar em conjunto.
Estes cabos são essenciais para as LANs. Por conseguinte, as empresas de telecomunicações estão a substituir as linhas telefónicas por estes cabos. Um dia, todas as comunicações irão utilizar fibra ótica. As considerações de design destes cabos incluem principalmente o aspeto, robustez, durabilidade, resistência à tração, inflamabilidade, tamanho, gama de temperaturas e a sua flexibilidade.
[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Funcionamento da Fibra Ótica
O princípio de funcionamento da fibra ótica é a transmissão da informação sob a forma de átomos de luz, caso contrário, de fotões. Os núcleos da fibra de vidro e do revestimento têm um índice de refração especial para torcer a luz para dentro num determinado ângulo. Sempre que os gestos de luz são transmitidos através do cabo ótico, então eles não reflectem o revestimento e o núcleo dentro de uma sequência de ressaltos em ziguezague, aderindo a um método é denominado como reflexão interna total.
Uma fibra ótica é um fio comprido e fino de material liso. A forma deste cabo é semelhante à de um cilindro. O núcleo deste cabo está localizado no centro, e o exterior do núcleo é designado como revestimento. Aqui o revestimento funciona como uma camada protetora. Estes dois são feitos com diferentes tipos de plástico de outro modo vidro. Assim, o percurso da luz no núcleo pode ser muito lento e depois transmite-se para o revestimento.
Quando a luz dentro do núcleo atinge a borda do revestimento num ângulo inferior a 90.º, então ela salta. Nenhuma luz foge até se aproximar da extremidade da fibra, caso contrário, a fibra é torcida bruscamente ou estendida. O revestimento do cabo pode ser danificado uma vez que se risca. Assim, um revestimento de plástico como tampão protege o revestimento. Esta fibra pode ser localizada numa camada resistente, que é conhecida como o revestimento. Assim, a fibra pode ser usada facilmente sem a danificar.
[lord-icon icon=”220-arrow-9″ animation=”morph”][/lord-icon] Tipos de Fibra Óptica
A classificação da fibra óptica pode ser feita com base nos materiais utilizados, índice de refracção, e modo de propagação da luz.
Os cabos de fibra óptica são classificados em dois tipos com base no índice de refracção que incluem o seguinte.
- Uma fibra de índice em degrau (ou fibra “step-index” ) inclui um núcleo que é fechado pelo revestimento. Inclui um único índice uniforme de refração.
- Nas fibras de índice gradual ( ou fibra “graded-index” ), uma vez que o índice de refração do cabo é reduzido, então a distância radial será aumentada a partir do eixo da fibra.
Os cabos de fibras óticas de plástico que utilizam polimetacrilato de metilo podem ser utilizados como material principal para a transmissão da luz.
Os cabos de fibra óptica são classificados em dois tipos com base no modo de propagação da luz, que incluem o seguinte:
- As fibras monomodo – utilizadas principalmente para transmitir sinais para longas distâncias.
- As fibras multimodo – utilizadas principalmente para transmitir sinais para curtas distâncias.
As quatro combinações de fibras ópticas podem ser formadas pelo índice de refracção, bem como pelo modo de propagação que inclui o modo monomodo de índice escalonado, monomodo de índice escalonado, monomodo de índice escalonado múltiplo e monomodo de índice escalonado.
[lord-icon icon=”54-photo-picture-landscape-gallery-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Tecnologia de Transmissão por Fibra Óptica
Normalmente, um sistema de comunicação por fibra ótica é composto por três componentes principais: transmissor ótico, cabo de fibra ótica e um recetor ótico. O transmissor ótico converte o sinal elétrico em sinal ótico; o cabo de fibra ótica transporta o sinal ótico do transmissor ótico para o recetor ótico, e o recetor ótico reconverte o sinal ótico para um sinal elétrico.
O transmissor ótico mais utilizado é o dispositivo semicondutor, como os LED (díodos emissores de luz) e os díodos laser. O fotodetector é a parte essencial de um recetor ótico. Ele converte luz em eletricidade utilizando o efeito fotodetector. Quanto ao cabo de fibra óptica, há muito a dizer. Como a utilização e demanda por velocidade e largura de banda, o desenvolvimento de cabos óticos é surpreendente.
Agora no mercado dos cabos óticos, existem cabos de fibra OS2, OM1, OM2, OM3, OM4 e OM5 para diferentes aplicações óticas. As fibras óticas são utilizadas como um meio para telecomunicações e redes, porque são flexíveis e podem ser agrupadas como cabos. É especialmente vantajoso para comunicações de longa distância porque a luz se propaga através da fibra com pouca atenuação em comparação com os cabos elétricos de cobre.
✔️ Vejamos Agora as Vantagens Da Fibra Ótica ✔️
👍 Vantagem: Maior Largura de Banda e Grande Capacidade de Comunicação
A largura de banda disponível para a fibra é de cerca de 50000GHz. Sistema de comunicação por fibra ótica de 1.7Gb/s adotado em 1987, no qual um par de fibras pode transmitir simultaneamente 24 192 canais de telefones; sistema de 2.4GB/s pode transmitir 30 000 canais de telefones. A largura de banda desempenha um papel fundamental na transmissão de vários tipos de informação em banda larga. Caso contrário, não satisfará as necessidades da futura Rede Digital de Serviços Integrados de Banda Larga (B-ISDN).
👍 Vantagem: Baixa perda e longa distância de transmissão sem repetidor
A perda de fibra é muito baixa. Quando o comprimento de onda ótico é cerca de 1.55μm, a perda de fibra de sílica é inferior a 0.2dB/km, o que é inferior a qualquer meio de transmissão. Assim, a distância de transmissão sem repetidor pode chegar a dezenas ou centenas de milhas. Devido à baixa perda de fibra, a transmissão a longa distância sem repetidor pode ser alcançada. No sistema de comunicação por fibra ótica composto por fibras de sílica, a distância de transmissão sem repetidor pode chegar a mais de 2000 km.
👍 Vantagem: Interferência Anti-Electromagnética
A fibra óptica pertence ao material isolante, não interferindo por trovoadas, pela variação da ionosfera, pela actividade das manchas solares; bem como não interferindo por equipamentos industriais, tais como cabos ferroviários electrificados, dispositivos de alta tensão, etc.
👍 Vantagem: Sinais luminosos
Semelhantes aos sinais eléctricos transmitidos em fios de cobre, os sinais luminosos de uma fibra não interferem com os de outras fibras no mesmo cabo de fibra. Isto significa conversas telefónicas mais claras ou recepção de TV.
👍 Vantagem: Velocidade
Um dos maiores benefícios da utilização de sistemas de fibra óptica é a capacidade e velocidade de um sistema deste tipo. A luz viaja mais rapidamente do que os impulsos eléctricos que permitem uma entrega e recepção de informação mais rápidas. Os cabos de fibra óptica têm também uma capacidade de largura de banda muito superior à dos cabos de cobre mais tradicionais.
👍 Vantagem: Tempo de vida longo
As fibras ópticas de longa duração têm normalmente um ciclo de vida mais longo durante mais de 100 anos.
👍 Vantagem: Prevenção de incêndios
A transmissão por fio de cobre pode gerar faíscas, causando escassez e mesmo incêndio. Como os fios de fibra óptica utilizam a luz em vez da electricidade para transportar sinais, a hipótese de um incêndio eléctrico é eliminada. Isto torna a fibra óptica uma forma excepcionalmente segura de cablagem e uma das formas mais seguras de transmissão de dados.
👍 Vantagem: Leve em Peso e Curto em Diâmetro
O diâmetro da fibra ótica é muito curto, 0,1 mm, apenas 1% de um dos cabos coaxiais de um tubo. Além disso, o diâmetro do cabo de fibra ótica também é curto. O diâmetro da secção transversal do cabo de fibra ótica com 8 fibras é de 10 mm; enquanto um dos cabos coaxiais standard é de 47 mm. Ao fazer uso desta vantagem, o espaço do sistema de transmissão pode ser reduzido para que se possa resolver uma questão de apinhamento de tubos subterrâneos e os custos de construção de tubos também sejam poupados. Além disso, os cabos de fibra são mais leves do que os cabos em peso. Até certo ponto, é mais fácil de produzir e instalar.
👍 Vantagem: Transmissão de Sinal de Longa Distância
A baixa atenuação e a superior capacidade de sinal encontrada nos sistemas óticos permitem intervalos de transmissão de sinal muito mais longos do que os sistemas de base metálica. Os sistemas de base metálica requerem repetidores de sinal para funcionarem de forma satisfatória. Os cabos de fibra ótica podem transmitir ao longo de centenas de quilómetros sem qualquer problema. Estão a ser investigadas distâncias ainda maiores para o futuro.
A utilização de fibra ótica em sistemas de dados provou ser uma alternativa muito melhor aos cabos de cobre e aos cabos coaxiais. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, a transmissão tornar-se-á ainda mais eficiente, assegurando a expansão das indústrias de telecomunicações, televisão e redes de dados.
👍 Vantagem: Abundância de Matérias-Primas para Fibra Ótica
O principal material da fibra ótica é o quartzo, que é ilimitado na terra; enquanto o cabo é feito de cobre, que é limitado. Se o cabo de fibra ótica estiver em substituição do cabo, é possível poupar quantidades de materiais metálicos.
Além disso, existem ainda outras resistências, como a alta resistência à corrosão, a resistência à radiação nuclear, o baixo consumo de recursos e assim por diante.
👍 Vantagem: AAltura e peso
Um cabo de fibra ótica tem uma secção menor do que um cabo de cobre que substitui. Assim, em relação a um cabo de par trançado da categoria 5e, um cabo de dois cabos de fibra ótica ocupa cerca de 15% menos espaço. E se for utilizada a técnica de multiplexagem por divisão do comprimento de onda, uma única fibra ótica transportará mais informação do que 8, 16, 32 … ou 256 pares torcidos! Esta redução no tamanho está em paralelo com uma redução no peso. Por exemplo, um cabo de duas fibras óticas é de 20 a 50% mais leve do que um cabo de quatro pares torcidos comparáveis. Isto é interessante no campo das redes de comunicação, tornando a fibra ótica mais leve para transportar e, portanto, mais fácil de instalar. Isto é próprio no domínio das redes integradas num automóvel ou numa aeronave comercial, ou militar.
👍 Vantagem: Sigilo das comunicações
Escondido significa indetetável. Um cabo metálico pode ser detetado, mas não pode detetar uma fibra de vidro se esta não for visível. Além disso, embora possa ser recebido à distância, um programa num cabo coaxial, não é possível numa fibra ótica porque os sinais luminosos não emitem radiação eletromagnética e, portanto, não podem ser intercetados. Finalmente, as fibras óticas são realmente difíceis de colocar em “escutas” e requer grande habilidade para evitar serem descobertas.
Caso de segurança extrema – Em casos de transporte extremamente seguro de informação – militar e de defesa secreta, financeira e bancária, indústria de alta tecnologia – a criptografia quântica, que se baseia na emissão de fotões um após o outro é uma boa resposta. Permite a implementação de chaves de criptografia privadas através de um protocolo criptográfico para o qual as leis da ótica quântica garantem a sua segurança. Um exemplo famoso é o protocolo BB84 (iniciais dos seus criadores, Charles Bennett e Gilles Brassard, e o ano da sua criação, 1984).
Note-se que em Fevereiro de 2015, os físicos da Universidade de Genebra (UNIGE) estabeleceram um novo recorde mundial de distância para a distribuição de uma chave quântica por 307 quilómetros, ponto a ponto, a mensagem codificada. Assim, a fibra ótica é o meio mais seguro disponível para o transporte de dados sensíveis.
👍 Vantagem: Segurança
Numa fibra ótica, não há transporte de corrente elétrica, pelo que não há perigo de explosão ou incêndio devido a uma faísca. Assim, as instalações das redes químicas, petroquímicas, de gás, etc., são mais fiáveis do que as redes de cobre. Além disso, os cabos de fibra ótica estão disponíveis com a mesma taxa de inflamabilidade ou extinguindo os seus homólogos de cobre para cumprir com os requisitos legais das construções de edifícios. Isto é especialmente verdade para edifícios abertos ao público com as normas para cabos de baixo fumo e excluindo os halogéneos, também chamados LSZH (low smoke – zero halogen).
❌ Vejamos Agora as Desvantagens Da Fibra Ótica❌
👎 Desvantagem: Fragilidade
É verdade que a fibra nua, construída em vidro, pode ser facilmente quebrada em dois. É por isso que ela recebe proteção como revestimento primário. Ao contrário da crença popular, uma fibra bem revestida proporciona maior resistência à tração do que um fio de cobre ou de aço com o mesmo diâmetro. É flexível e resistente a elementos corrosivos que atacam os cabos de cobre. Quando preparada sob a forma de cabos, permite-lhe resistir a abusos mecânicos, físicos ou químicos. Há mais de 45 anos, através de todas as instalações que foram realizadas em condições extremas – cabos submarinos, plataformas petrolíferas, indústrias químicas, pedreiras, etc. – A fibra ótica tem demonstrado a sua resiliência.
👎 Desvantagem: Instalação difícil
Isto é devido a dois problemas que são: as fibras óticas que encostam umas às outras e o raio de curvatura. No que diz respeito ao encosto de duas fibras óticas, é correto que antes, tanto a montagem dos conectores óticos como a fusão da soldadura exigiam uma certa perícia. De facto, os conectores óticos.
Hoje em dia, os conectores óticos têm poucas peças. Melhor ainda, os conectores de encrespar eliminam a necessidade de encadernação e de adesivo de tempo. E mesmo a pedido, os cabos podem ser fornecidos pré-montados ou pré-equipados com conectores óticos ou conectores óticos e testados durante a produção.
Quanto à soldadura entre duas fibras óticas, o material utilizado está, mais uma vez, a progredir de tal forma que as excelentes soldaduras são bem sucedidas apenas por um pouco de atenção e cuidado. Finalmente, no que diz respeito aos raios de curvatura, dois elementos estão corretos. Primeiro, as novas normas de cabos de cobre da categoria 7 têm tensões superiores às dos cabos de fibras óticas com a mesma capacidade. Em seguida, a nova fibra desenvolvida para redes de acesso e responder à recomendação ITU-T G.657 é largamente livre.
👎 Desvantagem: Custo elevado
É verdade que quando as taxas de transmissão eram baixas, os cabos de cobre eram muito menos caros do que as fibras óticas. Mas, com o aumento das tarifas, os fios de par trançado de cobre e componentes associados tornaram-se mais complexos e intrinsecamente mais caros. Assim, com os seus desenvolvimentos de Categoria 5, Categoria 5e e 6, e 7 (!), os cabos de cobre já não competem com as fibras óticas. Note-se que o tempo de montagem de um cabo de cobre e de um conector de categoria 7, blindado e blindado, que requer uma torção de ponta, torna-se mais longo do que o necessário para o estabelecimento de uma ficha ótica sobre uma fibra.
Além disso, o constante desenvolvimento do mercado das redes de fibra ótica, corolário das economias de escala, aliado ao desenvolvimento técnico dos produtos, tem reduzido significativamente o custo dos dispositivos ativos.
👎 Desvantagem: Solução redundante
Durante décadas, era verdade que os meios de fibra ótica eram redundantes em comparação com o cobre. Mas agora, com o aumento das aplicações de largura de banda, este preconceito está a perder a consciência. Porque ao contrário dos cabos de cobre, na melhor das hipóteses limitados a 600 MHz na categoria 7, a fibra tem uma largura de banda que permite aplicações e redes com capacidade Gigabit que são hoje comuns como as redes que transportam Gigabit Ethernet (GbE) 10 GbE, 100 GbE e 400 GbE mesmo 400 gigabytes por segundo.
Assim, dá livre curso à implantação de tais redes e aplicações informáticas pesadas, como as necessárias na indústria automóvel ou aeronaútica, farmacêutica, exploração genómica, etc., ou aplicações multimédia nas empresas, como a ressonância magnética (MRI) e outras, ou em casa com fibra até casa (fibra até casa – FTTH) 100 Mbit/s ou mesmo 1 Gbit/s em alguns países avançados, e combinando múltiplos serviços como o acesso à Internet, televisão, telefonia fixa, telefonia móvel, etc.
👎 Desvantagem: Atenuação e dispersão
Com a transmissão a longa distância, a luz atenuará e dispersará, o que significa que são necessários componentes adicionais como o EDFA (Erbium-doped fiber amplifier – um dispositivo repetidor ótico que é utilizado para aumentar a intensidade dos sinais óticos transportados através de um sistema de comunicações por fibra ótica).
[lord-icon icon=”237-star-rating” animation=”morph”][/lord-icon] As APLICAÇÕES da Fibra Ótica nos tempos modernos
À medida que a popularidade das fibras óticas continua a crescer, o mesmo acontece com as suas aplicações e utilizações práticas. Os cabos de fibra ótica tornaram-se cada vez mais populares numa variedade de indústrias e aplicações.
Comunicações / Armazenamento de Dados
Uma vez que as fibras óticas são resistentes ao ruído eletrónico, as fibras óticas têm feito progressos significativos no campo das comunicações. A utilização da luz como fonte de transmissão de dados melhorou a qualidade do som nas comunicações de voz. Está também a ser utilizada para fins de transmissão e receção.
Militar
Os sistemas óticos oferecem mais segurança do que os sistemas tradicionais baseados em metal. A interferência magnética permite a fuga de informação nos cabos coaxiais. A fibra ótica não é sensível a interferências elétricas, pelo que é adequada para aplicações militares e comunicações, onde a qualidade do sinal e a segurança da transmissão de dados são importantes.
O crescente interesse dos militares por esta tecnologia provocou o desenvolvimento de fibras mais fortes, cabos especialmente concebidos e componentes de alta qualidade. Foi também aplicada em áreas mais variadas como os hidrofones para sísmica e sonar, aeronaves, submarinos e outras aplicações subaquáticas.
Medicina
As fibras ópticas são utilizadas como guias de luz, ferramentas de imagem e como lasers para cirurgias. Outro uso popular do cabo de fibra ótica é num endoscópio, que é um instrumento de diagnóstico que permite aos utilizadores ver através de pequenos orifícios no corpo. Os endoscópios médicos são utilizados para procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos. A fibra ótica também é utilizada em broncoscópios (para os pulmões) e laparoscópios.
Todas as versões de endoscópios parecem um tubo longo e fino, com uma lente ou câmara numa das extremidades através da qual é emitida luz a partir do feixe de fibras óticas ligadas entre si no interior do invólucro.
Mecânica ou Industrial
Os endoscópios industriais, também chamados boroscópio ou fibroscópio, permitem ao utilizador observar áreas de difícil acesso ou visão em circunstâncias normais, tais como interiores de motores a jato, inspeção de soldaduras mecânicas em tubos e motores, inspeção de lançadeiras e foguetes espaciais e inspeção de linhas de esgoto e tubagens.
Ligação em rede
A fibra ótica é utilizada para conectar servidores e utilizadores numa variedade de configurações de rede. Aumenta a velocidade, qualidade e precisão da transmissão de dados. A tecnologia informática e da Internet melhorou devido à melhor transmissão de sinais digitais através de fibras óticas.
Industrial/Comercial
As fibras óticas são utilizadas para a imagiologia em áreas de difícil acesso. É também utilizada em cabos em que a interferência eletromagnética (IME) constitui um problema. É frequentemente utilizada como dispositivo sensorial para efetuar medições de temperatura, pressão e outras medições, bem como na cablagem de automóveis e em ambientes industriais.
Espectroscopia
Os feixes de fibras óticas são utilizados para transmitir luz de um espectrómetro para uma substância que não pode ser colocada no interior do próprio espectrómetro, a fim de analisar a sua composição. Um espectrómetro analisa as substâncias através da luz que salta e através delas. Utilizando fibras óticas, um espectrómetro pode ser utilizado para estudar objetos demasiado grandes para caberem no interior, ou gases, ou reações que ocorrem em vasos de pressão.
Transmissão/CATV/Televisão por cabo
As empresas de radiodifusão ou cabo utilizam cabos de fibra ótica para a cablagem de CATV, HDTV, internet, vídeo e outras aplicações.
A utilização de cabos de fibra ótica na indústria da televisão por cabo começou em 1976 e rapidamente se espalhou devido à superioridade do cabo de fibra ótica sobre o cabo coaxial tradicional. Os sistemas de fibra ótica tornaram-se menos dispendiosos e capazes de transmitir sinais mais claros e mais afastados do sinal da fonte. Também reduziu as perdas de sinal e diminuiu o número de amplificadores necessários para cada cliente. O cabo de fibra ótica permite que os fornecedores de cabos ofereçam um melhor serviço, porque só é necessária uma linha ótica para cada ± 500 residências.
Iluminação e Imagiologia
Os cabos de fibra ótica são utilizados para iluminação, imagem e como sensores para medir e monitorizar uma vasta gama de variáveis. São também utilizados na investigação, desenvolvimento e testes nos domínios médico, tecnológico e industrial.
As fibras óticas são utilizadas como guias de luz em aplicações médicas e outras onde a luz brilhante precisa de brilhar num alvo sem uma “linha de visão” clara. Em alguns edifícios, as fibras óticas são utilizadas para encaminhar a luz solar do telhado para outras partes do edifício. A iluminação com fibras óticas também é utilizada para aplicações decorativas, incluindo sinalização, arte e árvores de Natal artificiais.
A fibra óptica é uma parte essencial do produto de construção em betão leve, LiTraCon, que é um material de construção em betão translúcido.
[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão
Desde o seu humilde início na década de 1790 até à introdução de cabos de fibra ótica altamente transparentes na década de 1970, as fibras óticas de muito alta frequência transportam agora cargas fenomenais de comunicação e sinais de dados em todo o país e em todo o mundo.
Dos procedimentos cirúrgicos à comunicação mundial via internet, as fibras óticas revolucionaram o nosso mundo.
As fibras óticas deram importantes contribuições para o campo médico, especialmente no que diz respeito à cirurgia. Uma das características mais úteis das fibras óticas é a sua capacidade de entrar nas passagens minúsculas e nas áreas de difícil acesso do corpo humano. Mas talvez a maior contribuição do século XX seja a combinação de fibras óticas e eletrónicas para transformar as telecomunicações.
A transmissão por fibra óptica tem encontrado uma vasta gama de aplicações em sistemas informáticos. À medida que avançamos para um futuro mais sofisticado e moderno, as utilizações da fibra ótica estão a aumentar em todos os sistemas informáticos, bem como nas redes de telecomunicações.
Obviamente, as vantagens da comunicação por fibra ótica em vários aspetos contribuem para o rápido desenvolvimento da comunicação por fibra óptica. Embora ainda apresente algumas desvantagens, e será melhorada com o desenvolvimento futuro da tecnologia.
Devido à sua eficiência e capacidade, a transmissão por fibra ótica está a ser amplamente utilizada e continua a ser adotada para a transmissão de dados em vez de fios metálicos.
Materiais tradicionais como a cablagem de par trançado de cobre ou a cablagem coaxial estão a ser constantemente substituídos por opções modernas de fibra ótica e à medida que a necessidade para uma maior velocidade e uma maior largura de banda continua a aumentar a fibra ótica continuará a ser implantada em futuras redes de telecomunicações.
- Quem é o marido de Cuca Roseta? João Lapa - Maio 14, 2024
- Qual é a idade de Cuca Roseta? Nascida a 02/12/1981 - Maio 14, 2024
- Morten Hjulmand: Namorada - Abril 24, 2024