Segunda-feira, Maio 20, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

ūüďä As Vantagens e Desvantagens Da Entrevista

Vantagens e desvantagens da entrevista

Desvendando as Vantagens e Desvantagens da Entrevista

A entrevista pode ser definida como uma t√©cnica de pesquisa qualitativa que envolve a realiza√ß√£o de entrevistas individuais intensivas com um pequeno n√ļmero de entrevistados para explorar as suas perspetivas sobre uma determinada ideia, programa ou situa√ß√£o.

Geralmente, uma entrevista significa um encontro privado entre pessoas quando são feitas e respondidas perguntas. A pessoa que responde às perguntas de uma entrevista é chamada no entrevistador. A pessoa que faz as perguntas da nossa entrevista é chamada de entrevistador. Ela sugere um encontro entre duas pessoas com o propósito de obter uma visão um do outro ou para se conhecerem. Quando normalmente pensamos numa entrevista, pensamos num cenário em que um empregador tenta avaliar um candidato a um emprego.

Assim, uma entrevista √© um encontro formal entre duas pessoas (o entrevistador e o entrevistado) onde s√£o feitas perguntas pelo entrevistador para obter informa√ß√Ķes, qualidades, atitudes, desejos, etc.

 


Índice


 

A Entrevista √© um m√©todo √ļtil para:

  • Investigar quest√Ķes de uma forma aprofundada
  • Descobrir como os indiv√≠duos pensam e sentem sobre um t√≥pico e, porque t√™m certas opini√Ķes
  • Investigar a utiliza√ß√£o, efic√°cia e utilidade de determinadas cole√ß√Ķes e servi√ßos da biblioteca
  • Informar a tomada de decis√Ķes, o planeamento estrat√©gico e a aloca√ß√£o de recursos
  • T√≥picos sens√≠veis que as pessoas podem se sentir desconfort√°veis para discutir num grupo focal
  • Adicionar uma dimens√£o humana aos dados impessoais
  • Aprofundar a compreens√£o e explicar os dados estat√≠sticos

 

As entrevistas s√£o concebidas para recolher uma fonte de informa√ß√£o mais rica de um pequeno n√ļmero de pessoas sobre a mesma:

  • ¬†Atributos
  • Comportamento
  • Prefer√™ncias
  • Sentimentos
  • Atitudes
  • Opini√Ķes
  • Conhecimento

 

As entrevistas são mais eficazes para a investigação qualitativa:

Elas ajudam a explicar, compreender melhor e explorar as opini√Ķes, comportamentos, experi√™ncias, fen√≥menos, etc. dos sujeitos da pesquisa.

As perguntas das entrevistas s√£o geralmente perguntas abertas para que sejam recolhidas informa√ß√Ķes aprofundadas.

 

Critérios de Qualificação para um bom Entrevistador

Conhecimento – estar familiarizado com o tema.

Estruturação Рdelinear o procedimento da entrevista.

Clareza Рperguntas simples, fáceis e curtas, que são ditas de forma distinta e compreensível.

Suavidade – ser tolerante, sens√≠vel e paciente a opini√Ķes provocantes e n√£o convencionais.

Dire√ß√£o – controlar o curso da entrevista para evitar divaga√ß√Ķes sobre o tema.

Crítico Рpara testar a fiabilidade e validade do que o entrevistado diz.

Recordação Рreter a informação do entrevistado sobre o assunto.

Interpretação Рfornecer interpretação do que é dito pelo entrevistado.

 

Quest√Ķes a considerar para entrevistadores

  • A quest√£o pode ser facilmente compreendida?
  • A quest√£o √© tendenciosa?
  • A pergunta √© necess√°ria para a avalia√ß√£o?
  • Os entrevistados estar√£o dispostos a fornecer as informa√ß√Ķes?
  • A pergunta √© aplic√°vel a todos os entrevistados?
  • A pergunta permite aos entrevistados oferecer as suas opini√Ķes/expandir as respostas b√°sicas?
  • √Č prov√°vel que as perguntas de seguimento sejam necess√°rias?
  • Ser√° simples de analisar?

 

Tipos de entrevistas

Há muitos tipos de entrevistas que uma organização pode organizar. Depende dos objetivos de realizar a entrevista. Alguns tipos importantes de entrevistas são indicados abaixo:

 

Entrevistas pessoais: Entrevistas pessoais incluem:

  • Sele√ß√£o dos funcion√°rios
  • Promo√ß√£o dos empregados
  • Reforma e demiss√£o dos empregados

√Č claro que este tipo de entrevista foi concebido para obter informa√ß√Ķes atrav√©s da discuss√£o e observa√ß√£o sobre o desempenho do entrevistador no trabalho.

Entrevistas de avaliação: As entrevistas que acontecem anualmente para rever o progresso do entrevistado são chamadas entrevistas de avaliação. Naturalmente, ela ocorre entre superiores e subordinados. O principal objetivo desta entrevista é descobrir os pontos fortes e fracos dos funcionários.

Entrevistas persuasivas: Este tipo de entrevista destina-se a vender um produto ou uma ideia a alguém. Quando um representante de vendas conversa com um comprador alvo, a persuasão toma a forma de convencer o alvo de que o produto ou ideia atende a uma necessidade.

Entrevistas estruturadas: Entrevistas estruturadas tendem a seguir procedimentos formais; o entrevistador segue uma agenda ou perguntas pré-determinadas.

Entrevistas n√£o estruturadas: Quando a entrevista n√£o segue as regras ou procedimentos formais. Chama-se entrevista n√£o-estruturada. A discuss√£o provavelmente ser√° de fluxo livre e pode mudar rapidamente de assunto para assunto, dependendo dos interesses do entrevistado e do entrevistador.

Entrevistas de aconselhamento: Isto pode ser realizado para descobrir o que tem incomodado os trabalhadores e, porque alguém não tem trabalhado.

Entrevistas disciplinares: As entrevistas disciplinares ocorrem quando um funcionário é acusado de infringir as regras e procedimentos da organização.

Entrevistas de stress: √Č concebida para colocar o entrevistado numa situa√ß√£o de stress, de forma a observar a rea√ß√£o do entrevistado.

Entrevistas p√ļblicas: Estas incluem a r√°dio-televis√£o dos partidos pol√≠ticos e o jornal.

Entrevista informal ou de conversa√ß√£o: Na entrevista de conversa√ß√£o, n√£o s√£o feitas perguntas pr√©-determinadas, a fim de permanecer t√£o aberta e adapt√°vel quanto poss√≠vel √† natureza e prioridades do entrevistado; durante a entrevista, o entrevistador “vai com o fluxo”.

Abordagem geral da entrevista guiada:  Destina-se a assegurar que as mesmas áreas gerais de informação sejam recolhidas de cada entrevistado, o que proporciona mais foco do que a abordagem conversacional, mas ainda permite um grau de liberdade e adaptabilidade na obtenção da informação do entrevistado.

Entrevista padronizada ou aberta: Aqui s√£o feitas as mesmas perguntas abertas a todos os entrevistados; esta abordagem facilita entrevistas mais r√°pidas que podem ser mais facilmente analisadas e comparadas.

Entrevista fechada ou com resposta fixa: √Č uma entrevista em que todos os entrevistadores fazem as mesmas perguntas e pedem para escolher respostas entre o mesmo conjunto de alternativas. Este formato √© √ļtil para aqueles que n√£o praticam a entrevista.

Entrevista de emprego: Uma entrevista de emprego é um processo no qual um empregado em potencial é avaliado por um empregador para um possível emprego na sua empresa, organização ou firma. Durante esse processo, o empregador espera determinar se o candidato é ou não adequado para a função.

Uma entrevista de emprego permite a uma empresa aprender mais sobre um candidato, enquanto o candidato tem a oportunidade de se familiarizar com as exig√™ncias de um determinado cargo. O processo permite que ambas as partes troquem informa√ß√Ķes, fa√ßam perguntas e avaliem o potencial para estabelecer uma rela√ß√£o de trabalho profissional.

 


‚úĒÔłŹ Vejamos agora os m√©todos aplicados para realizar entrevistas e os pr√≥s e contras de cada um deles ‚ĚĆ


 

A Entrevista Telefónica

As entrevistas por telefone são extremamente valiosas porque aceleram o processo de entrevista e minimizam o desperdício de tempo, ao mesmo tempo, em que matam os seus candidatos mais fracos mais cedo.

Uma entrevista presencial ir√° ocupar o seu tempo, bem como o do seu candidato, por isso, ter uma conversa r√°pida para saber se eles s√£o adequados, antes de se encontrarem, ir√° beneficiar a ambos.

 

‚úĒÔłŹ Pr√≥s da Entrevista Telef√≥nica

 

ūüĎć Vantagem: Conveni√™ncia

As vantagens de uma entrevista telef√≥nica s√£o sobretudo as de conveni√™ncia. Por exemplo, numa entrevista por telefone, o entrevistador pode fazer melhor uso das anota√ß√Ķes. As entrevistas tamb√©m podem ser gravadas para ajudar a desenhar observa√ß√Ķes mais completas sobre as respostas do candidato.

 

 

ūüĎć Vantagem: Facilidade

A logística de agendar uma entrevista por telefone é geralmente muito mais fácil de gerir. Os candidatos não têm que viajar, o que torna mais provável o cumprimento de uma agenda apertada. Além disso, você pode usar entrevistas por telefone para eliminar os candidatos mais fracos desde o início, permitindo que você se concentre em candidatos mais fortes com entrevistas pessoais e de painel.

 

‚ĚĆ Contras da Entrevista Telef√≥nica

 

ūüĎé Desvantagem: Falta de Contacto Visual

Entrevistas telefónicas têm alguns inconvenientes, é claro. Algumas pessoas simplesmente não se expressam bem pelo telefone. Sem a capacidade de fazer contacto visual e avaliar a linguagem corporal, pode ser difícil avaliar com justiça o verdadeiro significado, tom ou intenção do indivíduo. O que soa mordedor e rude ao telefone pode ter se deparado com mais leveza e humor em pessoa.

 

ūüĎé Desvantagem: Dif√≠cil de estabelecer uma rela√ß√£o

Também é mais difícil estabelecer uma relação com alguém através de um telefonema. Isso provavelmente afeta mais o candidato do que o entrevistador, mas você deve querer que os seus candidatos se sintam um pouco à vontade durante a entrevista, pois isso os ajuda a se expressarem com mais clareza.

 

ūüĎé Desvantagem: Qualidade da chamada

Uma desvantagem potencialmente significativa √© a qualidade do telefonema. Com muitos indiv√≠duos agora confiando apenas em telefones celulares, chamadas descartadas, solu√ßos est√°ticos e outros ‘solu√ßos’ t√©cnicos s√£o comuns e podem apresentar uma fonte significativa de frustra√ß√£o tanto para o entrevistador quanto para o candidato.

 

Para melhorar a qualidade e a utilidade de uma entrevista por telefone, use uma linha fixa para conduzir a entrevista. Tenha as suas perguntas preparadas com antecedência e esteja pronto para tomar notas, se necessário.

 


 

A Entrevista em Vídeo

As entrevistas em vídeo (Skype, Google Hangouts, FaceTime) são uma ótima alternativa às entrevistas por telefone.

O fato de se poderem ver de fato acrescenta um certo n√≠vel de import√Ęncia e profissionalismo √† “chamada” e elimina a tenta√ß√£o de qualquer uma das partes perder o foco ou tentar fazer multi tasking.

Distra√ß√Ķes de fundo ainda podem ocorrer, outras chamadas podem chegar, mau sinal pode distorcer a conversa e, como ambos podem se ver, n√£o h√° como se esconder um do outro!

As entrevistas em vídeo permitem o melhor dos dois mundos, num certo sentido: a atmosfera menos stressante de uma entrevista individual, a facilidade de agendar uma entrevista por telefone e a capacidade de solicitar a contribuição de numerosos observadores ou entrevistadores.

Naturalmente, eles também podem apresentar desafios semelhantes. Por exemplo, a tecnologia pode apresentar obstáculos significativos para uma entrevista em vídeo clara, como pode acontecer com entrevistas por telefone. O software de videoconferência pode e falha de vez em quando, e as falhas podem ser ainda mais frustrantes do que as chamadas feitas por telemóvel.
 

‚úĒÔłŹ Pr√≥s da Entrevista Video

 

ūüĎć Vantagem: Conveniente

As entrevistas em vídeo podem ser realizadas de qualquer lugar, para qualquer lugar. Limitada apenas pelo alcance da Internet que, para efeitos práticos, não tem nenhum limite.

 

ūüĎć Vantagem: Econ√≥mico

As capacidades de v√≠deo-confer√™ncia est√£o a tornar-se mais f√°ceis de implementar e mais econ√≥micas √† medida que a tecnologia avan√ßa. As aplica√ß√Ķes de confer√™ncia e chat por v√≠deo na Web, como o Skype, tornaram as entrevistas por v√≠deo uma alternativa economicamente atraente.

 

ūüĎć Vantagem: Poupa tempo

A necessidade dos funcionários atuais de viajar para uma entrevista é eliminada, economizando tempo e dólares. O candidato também pode dedicar mais do seu tempo à preparação para a entrevista propriamente dita, em vez de lidar com a logística de uma reunião presencial.

‚ĚĆ Contras da Entrevista Video

 

ūüĎé Desvantagem: Medo da C√Ęmara

Al√©m disso, muitas pessoas ainda acham dif√≠cil olhar para a c√Ęmara e n√£o para a tela, o que dificulta o estabelecimento de um relacionamento e a manuten√ß√£o de um bom contacto visual. Alguns candidatos habilidosos podem at√© se sentir intimidados pela perspetiva de aparecerem na c√Ęmara, o que pode impactar negativamente a impress√£o que eles causam no entrevistador.

 

ūüĎé Desvantagem: Atraso nas chamadas

Às vezes, as chamadas de videoconferência sofrem um pouco de atraso. Se isso acontecer, é especialmente frustrante numa entrevista. Para compensar, tente lembrar-se de fazer uma pausa depois de fazer a sua pergunta para indicar ao candidato que é seguro responder. No final da resposta do candidato, faça outra pausa para garantir que a resposta esteja completa. Isto irá ajudá-lo a evitar tropeçar nas palavras um do outro.

Para garantir uma melhor experi√™ncia com entrevistas em v√≠deo, primeiro certifique-se de que a sua tecnologia funciona e que voc√™ est√° familiarizado com as configura√ß√Ķes relevantes. Verifique duas vezes a for√ßa da sua liga√ß√£o √† Internet e as configura√ß√Ķes da sua tecnologia. Realize uma verifica√ß√£o do microfone e do alto-falante antes de fazer a videochamada. Certifique-se de que tem uma imagem e um microfone que captem e transmitam claramente a sua voz.

 

ūüĎé Desvantagem: Atraso no video

Ocorre um tempo de atraso quando os dados são comprimidos e enviados de um local para outro. Você tem que lembrar de permitir o atraso e não pisar nas linhas do entrevistador. Além disso, o entrevistador pode, inadvertidamente, cortar-lhe a linha a meio da frase.

 

ūüĎé Desvantagem: Conectividade

Às vezes a ligação não é grande e tem de se esforçar para ouvir o que as pessoas estão a dizer.

 

ūüĎé Desvantagem: Ilumina√ß√£o

Se a iluminação estiver desligada, pode parecer demasiado verde ou pálido como um cadáver.

 

ūüĎé Desvantagem: Curva de aprendizagem

Ser julgado em frente a uma c√Ęmara leva algum tempo a habituar-se. Vislumbres de testes de tela horr√≠veis de atores que mais tarde se tornaram famosos confirmam o ponto. Enquanto o sucesso da c√Ęmera pode ser de pato para √°gua para algumas pessoas, os candidatos mais tipicamente come√ßam a se sentir antinaturais. O tempo e a pr√°tica fazem com que se sintam menos naturais.

 

ūüĎé Desvantagem: Confiabilidade

Qualquer pessoa que tenha usado ferramentas de v√≠deo online sabe que est√° sujeita a uma variedade de males t√©cnicos, como ‘buffering’, ‘drop-outs’, conex√Ķes perdidas e baixa qualidade de v√≠deo. Isso pode resultar numa entrevista inc√≥moda e n√£o produtiva e pode potencialmente resultar em n√£o obter a melhor avalia√ß√£o poss√≠vel, aumentando as chances de n√£o identificar o candidato ideal.

 

ūüĎé Desvantagem: Problemas com os tipos de dispositivos

Se o entrevistado não estiver devidamente equipado para lidar com programas de entrevistas em vídeo, as oportunidades podem ser perdidas como resultado. Um laptop com baixa potência, um microfone de má qualidade e alto-falantes de baixa qualidade podem fazer uma experiência desastrosa e distrativa que uma entrevista presencial não fará.

 


 

A Entrevista de Painel

Uma entrevista em painel √© muito parecida com a tradicional entrevista individual, com uma exce√ß√£o importante: Em vez de um √ļnico entrevistador, um grupo de funcion√°rios (dois ou mais, mas geralmente tr√™s a cinco) conduzem a entrevista juntos.

A principal vantagem da entrevista em painel é que ela exclui qualquer preconceito pessoal que possa se infiltrar no processo de avaliação.

Cada entrevistador irá pegar em diferentes características, pontos fortes e fracos e juntos (esperançosamente) fazer um julgamento muito mais justo.

Uma entrevista em painel pode incorporar muitas das mesmas vantagens e desvantagens do formato tradicional de entrevistador √ļnico. Este tipo de entrevista √© normalmente utilizado em entrevistas de trabalho.

‚úĒÔłŹ Pr√≥s da Entrevista de Painel

 

ūüĎć Vantagem: Maior capacidade para chegar a conclus√Ķes devido ao maior n√ļmero de entrevistadores

Com a participa√ß√£o de v√°rias pessoas, √© mais f√°cil obter uma no√ß√£o mais completa da pessoa a ser entrevistada. Al√©m disso, ter m√ļltiplos entrevistadores pode ajudar a superar os preconceitos de qualquer entrevistador individual. Cada pessoa fazendo perguntas e observando o candidato ir√°, sem d√ļvida, pegar em diferentes qualidades e aspetos das respostas do candidato. Os membros do painel podem comparar as suas impress√Ķes e pensamentos ap√≥s a conclus√£o da entrevista para uma avalia√ß√£o mais completa e justa.

‚ĚĆ Contras da Entrevista de Painel

 

ūüĎé Desvantagem: Diferentes expectativas de cada entrevistado

Por exemplo, cada pessoa traz os seus próprios preconceitos para a sala de entrevistas. Além disso, as fraquezas inerentes ao formato de entrevista ainda permanecem. Candidatos com fortes habilidades sociais e de fala ainda podem pintar um quadro deslumbrante que não necessariamente conta a história toda, enquanto candidatos altamente qualificados, mas desconfortáveis, são facilmente ignorados.

 

ūüĎé Desvantagem: Intimidante para certas pessoas

Uma entrevista com um painel pode ser uma grande tens√£o para os candidatos, por isso d√° uma boa vis√£o de como eles podem se comportar sob press√£o.

Por outro lado, o lado negativo de uma entrevista em painel √© que pode ser intimidante. O stress adicional de v√°rios entrevistados pode fazer com que um bom candidato entreviste mal. Outros pontos negativos incluem confus√£o durante o processo de entrevista (perguntas m√ļltiplas sendo feitas ao mesmo tempo) e opini√Ķes opostas quando se trata de tomar uma decis√£o final sobre um candidato.

Devido √† log√≠stica envolvida no agendamento, as entrevistas do painel s√£o mais adequadas para uma rodada final de entrevistas imediatamente antes de uma decis√£o do que para reuni√Ķes iniciais.

 


 

Entrevistas em grupo

As entrevistas em grupo são utilizadas com muito menos regularidade do que as outras técnicas de entrevista que mencionámos, mas ainda têm o seu lugar no recrutamento moderno.

Voc√™ poderia conduzir a sua entrevista em grupo de duas formas fundamentais… como uma entrevista individual; fazendo exatamente as mesmas perguntas que voc√™ faria numa entrevista individual, abertamente, para todo o grupo, permitindo aos candidatos a chance de competir para impressionar.

‚úĒÔłŹ Pr√≥s da Entrevista em Grupo

 

ūüĎć Vantagem: Um maior n√ļmero de pessoas pode ser entrevistado

Como este processo é chamado de entrevista em grupo, é bastante óbvio que nesta fase da entrevista o empregador / entrevistador pode entrevistar um grupo de candidatos para o cargo / investigação.

 

ūüĎć Vantagem: Poupar tempo

Um dos maiores benefícios de uma entrevista em grupo é a rapidez com que ela é realizada. Em vez de ter que dedicar um dia inteiro para conhecer cada entrevistado um a um, você fala com todos eles numa sessão mais curta.

 

ūüĎć Vantagem: Reduz o custo de contrata√ß√£o

As entrevistas em grupo são muito mais acessíveis do que as entrevistas individuais. Entrevistar mais candidatos em menos tempo resulta numa redução significativa dos custos associados ao processo de entrevista, incluindo custos de receitas e honorários dos profissionais de Recursos Humanos.

 

ūüĎć Vantagem: Oportunidade √ļnica para observar os candidatos no ambiente do grupo

As entrevistas em grupo oferecem uma oportunidade √ļnica aos empregadores de ver como os candidatos funcionam em grupo. Ao observar como os candidatos se comportam em grupo e trabalham com outros, os empregadores podem facilmente encontrar candidatos com um impressionante trabalho em equipa e at√© mesmo habilidades de lideran√ßa.

 

ūüĎć Vantagem: Pergunta similar com respostas diferentes

A entrevista em grupo pode-lhe trazer respostas diferentes para a mesma pergunta. Assim, você pode julgar rapidamente um candidato. E também entenderá a mentalidade deles como, otimista, pessimista, realista ou futurista.

‚ĚĆ Contras da Entrevista em Grupo

 

ūüĎé Desvantagem: Menos tempo para conhecer os candidatos individuais

O lado negativo do processo de entrevista em grupo é que tem menos tempo para falar com cada candidato. Se tiver uma lista realmente forte de candidatos e tempo suficiente para encontrá-los a todos, as entrevistas tradicionais ainda podem ser a melhor opção.

 

ūüĎé Desvantagem: Perda de Controlo da Discuss√£o

√Äs vezes, em uma entrevista em grupo, as pessoas perdem o controlo da discuss√£o. Al√©m de falar sobre os requisitos do trabalho, os candidatos ou recrutadores come√ßam a comparar as opini√Ķes e pontos de vista. Portanto, √© bastante dif√≠cil manter o fluxo da conversa em controle.

 

ūüĎé Desvantagem: Um conjunto limitado de perguntas

Como uma entrevista em grupo √© uma forma totalmente diferente de julgar os candidatos. Voc√™ tem que selecionar o n√ļmero m√≠nimo de perguntas que define as suas necessidades. A Entrevista em Grupo √© conduzida para poupar tempo, por isso tamb√©m precisa de gerir a frequ√™ncia das perguntas e respostas de acordo com a sua linha temporal.

 


 

Entrevistas individuais (cara-a-cara)

Entrevistas individuais e presenciais são de longe a forma mais popular e eficiente de avaliação / análise.

Permitir que você se aproxime e se aproxime de cada pessoa enquanto mantém um olho na sua linguagem corporal é de longe mais eficaz do que qualquer outro formato de entrevista.

Como em qualquer projeto de pesquisa, a recolha de dados é incrivelmente importante. No entanto, vários aspectos entram em jogo no processo de recolha de dados. Os três aspetos mais cruciais incluem: o custo do método de recolha de dados seleccionados; a precisão dos dados recolhidos; e a eficiência da recolha de dados.

Apesar do aumento da popularidade das pesquisas online e móveis, as entrevistas cara a cara (presenciais) continuam a ser um método popular de recolha de dados. Um método de entrevista presencial oferece vantagens em relação a outros métodos de coleta de dados.

‚úĒÔłŹ Pr√≥s da Entrevista individual, cara a cara

 

ūüĎć Vantagem: Rastreio exato

Entrevistas cara-a-cara ajudam a uma triagem mais precisa. O indiv√≠duo a ser entrevistado n√£o pode fornecer informa√ß√Ķes falsas durante o rastreio, tais como sexo, idade ou ra√ßa. √Č poss√≠vel contornar perguntas de rastreio em inqu√©ritos online e m√≥veis. Os inqu√©ritos online e m√≥veis que oferecem incentivos podem, na verdade, encorajar a falsifica√ß√£o de respostas. Os indiv√≠duos podem inserir informa√ß√Ķes demogr√°ficas incorretas para que possam completar a pesquisa e ganhar o incentivo. As respostas que o indiv√≠duo fornece podem ser todas verdadeiras, mas para fins de an√°lise de dados, os dados ser√£o imprecisos e enganosos.

 

ūüĎć Vantagem: Captura quest√Ķes verbais e n√£o-verbais

Uma entrevista cara a cara sem d√ļvida vai captar quest√Ķes verbais e n√£o verbais, mas este m√©todo tamb√©m permite a captura de quest√Ķes n√£o verbais incluindo linguagem corporal, o que pode indicar um n√≠vel de desconforto com as quest√Ķes. Adversamente, ele tamb√©m pode indicar um n√≠vel de entusiasmo pelos t√≥picos que est√£o a ser discutidos na entrevista. Vamos discutir uma entrevista de emprego para funcion√°rios, por exemplo. Capturar quest√Ķes n√£o verbais pode fazer a diferen√ßa entre selecionar um funcion√°rio que seja menos h√°bil, mas exibe uma enorme quantidade de entusiasmo pelo cargo. Capturar quest√Ķes n√£o verbais n√£o √© poss√≠vel em pesquisas online ou m√≥veis.

 

ūüĎć Vantagem: Maior n√≠vel de aten√ß√£o do entrevistado

O entrevistador √© aquele que tem controle sobre a entrevista e pode manter o entrevistado focado e no caminho certo para a conclus√£o. Pesquisas online e m√≥veis s√£o frequentemente conclu√≠das durante o tempo conveniente para o entrevistado, mas muitas vezes est√£o no meio de outras distra√ß√Ķes, como mensagens de texto, leitura e resposta de e-mails, streaming de v√≠deo, navega√ß√£o na web, compartilhamento social, e muito mais. Entrevistas cara-a-cara s√£o realizadas no momento, livres de distra√ß√Ķes tecnol√≥gicas.

 

ūüĎć Vantagem: Captura emo√ß√Ķes e comportamentos

Entrevistas cara-a-cara podem sem d√ļvida capturar as emo√ß√Ķes e os comportamentos de um entrevistado. Assim como n√£o ser capaz de capturar quest√Ķes verbais e n√£o verbais, as pesquisas online e m√≥veis tamb√©m n√£o podem capturar emo√ß√Ķes e comportamentos brutos.

 

‚ĚĆ Contras da Entrevista individual, cara a cara

 

ūüĎé Desvantagem: Custo

O custo √© uma grande desvantagem para entrevistas cara-a-cara. Requerem uma equipa de pessoas para conduzir as entrevistas, o que significa que haver√° custos de pessoal. O pessoal √© o custo mais alto que uma empresa pode incorrer. √Č dif√≠cil manter os custos baixos quando o pessoal √© necess√°rio.

 

ūüĎé Desvantagem: Qualidade dos dados depende do entrevistador

A qualidade dos dados que recebe dependerá muitas vezes da capacidade do entrevistador. Algumas pessoas têm a capacidade natural de conduzir uma entrevista e recolher bem os dados. A probabilidade de todo o pessoal entrevistador ter essas habilidades é baixa. Alguns entrevistadores também podem ter os seus próprios preconceitos que podem impactar a forma como eles inserem as respostas. Isto é provável que aconteça em pesquisas de opinião sobre temas quentes.

 

ūüĎé Desvantagem: Entrada manual de dados

Se a entrevista for administrada em papel, os dados coletados precisar√£o ser inseridos manualmente, ou digitalizados, se um question√°rio de entrevista digitaliz√°vel for criado. A entrada de dados e a digitaliza√ß√£o de question√°rios em papel pode aumentar significativamente o custo do projeto. Ser√° necess√°rio contratar um pessoal de entrada de dados. Al√©m disso, a entrada de dados pode prolongar o processo de an√°lise. Pesquisas m√≥veis em iPads, tablets ou outros dispositivos m√≥veis podem reduzir os custos da entrada manual de dados e as informa√ß√Ķes est√£o prontas para an√°lise.

 

ūüĎé Desvantagem: Tamanho da amostra √© limitado.

O tamanho da amostra √© limitado ao tamanho do seu pessoal de entrevista, √† √°rea em que as entrevistas s√£o realizadas e ao n√ļmero de entrevistados qualificados dentro dessa √°rea. Pode ser necess√°rio realizar v√°rias entrevistas em v√°rias √°reas, o que, mais uma vez, pode aumentar os custos.

 


 

Conclus√£o

Como vê, a entrevista é uma importante técnica de recolha de dados envolvendo a comunicação verbal entre o pesquisador e o sujeito. As entrevistas são normalmente usadas em projetos de pesquisa e em estudos exploratórios e descritivos. Há uma série de abordagens de entrevista, desde abordagens completamente desestruturadas em que o sujeito pode falar livremente sobre o que quiser, até abordagens altamente estruturadas em que as respostas do sujeito se limitam a responder perguntas diretas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu coment√°rio!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles