Desvendando as Vantagens e Desvantagens da Entrevista
A entrevista pode ser definida como uma técnica de pesquisa qualitativa que envolve a realização de entrevistas individuais intensivas com um pequeno número de entrevistados para explorar as suas perspetivas sobre uma determinada ideia, programa ou situação.
Geralmente, uma entrevista significa um encontro privado entre pessoas quando são feitas e respondidas perguntas. A pessoa que responde às perguntas de uma entrevista é chamada no entrevistador. A pessoa que faz as perguntas da nossa entrevista é chamada de entrevistador. Ela sugere um encontro entre duas pessoas com o propósito de obter uma visão um do outro ou para se conhecerem. Quando normalmente pensamos numa entrevista, pensamos num cenário em que um empregador tenta avaliar um candidato a um emprego.
Assim, uma entrevista é um encontro formal entre duas pessoas (o entrevistador e o entrevistado) onde são feitas perguntas pelo entrevistador para obter informações, qualidades, atitudes, desejos, etc.
Índice
A Entrevista é um método útil para:
- Investigar questões de uma forma aprofundada
- Descobrir como os indivíduos pensam e sentem sobre um tópico e, porque têm certas opiniões
- Investigar a utilização, eficácia e utilidade de determinadas coleções e serviços da biblioteca
- Informar a tomada de decisões, o planeamento estratégico e a alocação de recursos
- Tópicos sensíveis que as pessoas podem se sentir desconfortáveis para discutir num grupo focal
- Adicionar uma dimensão humana aos dados impessoais
- Aprofundar a compreensão e explicar os dados estatísticos
As entrevistas são concebidas para recolher uma fonte de informação mais rica de um pequeno número de pessoas sobre a mesma:
- Atributos
- Comportamento
- Preferências
- Sentimentos
- Atitudes
- Opiniões
- Conhecimento
As entrevistas são mais eficazes para a investigação qualitativa:
Elas ajudam a explicar, compreender melhor e explorar as opiniões, comportamentos, experiências, fenómenos, etc. dos sujeitos da pesquisa.
As perguntas das entrevistas são geralmente perguntas abertas para que sejam recolhidas informações aprofundadas.
Critérios de Qualificação para um bom Entrevistador
Conhecimento – estar familiarizado com o tema.
Estruturação – delinear o procedimento da entrevista.
Clareza – perguntas simples, fáceis e curtas, que são ditas de forma distinta e compreensível.
Suavidade – ser tolerante, sensível e paciente a opiniões provocantes e não convencionais.
Direção – controlar o curso da entrevista para evitar divagações sobre o tema.
Crítico – para testar a fiabilidade e validade do que o entrevistado diz.
Recordação – reter a informação do entrevistado sobre o assunto.
Interpretação – fornecer interpretação do que é dito pelo entrevistado.
Questões a considerar para entrevistadores
- A questão pode ser facilmente compreendida?
- A questão é tendenciosa?
- A pergunta é necessária para a avaliação?
- Os entrevistados estarão dispostos a fornecer as informações?
- A pergunta é aplicável a todos os entrevistados?
- A pergunta permite aos entrevistados oferecer as suas opiniões/expandir as respostas básicas?
- É provável que as perguntas de seguimento sejam necessárias?
- Será simples de analisar?
Tipos de entrevistas
Há muitos tipos de entrevistas que uma organização pode organizar. Depende dos objetivos de realizar a entrevista. Alguns tipos importantes de entrevistas são indicados abaixo:
Entrevistas pessoais: Entrevistas pessoais incluem:
- Seleção dos funcionários
- Promoção dos empregados
- Reforma e demissão dos empregados
É claro que este tipo de entrevista foi concebido para obter informações através da discussão e observação sobre o desempenho do entrevistador no trabalho.
Entrevistas de avaliação: As entrevistas que acontecem anualmente para rever o progresso do entrevistado são chamadas entrevistas de avaliação. Naturalmente, ela ocorre entre superiores e subordinados. O principal objetivo desta entrevista é descobrir os pontos fortes e fracos dos funcionários.
Entrevistas persuasivas: Este tipo de entrevista destina-se a vender um produto ou uma ideia a alguém. Quando um representante de vendas conversa com um comprador alvo, a persuasão toma a forma de convencer o alvo de que o produto ou ideia atende a uma necessidade.
Entrevistas estruturadas: Entrevistas estruturadas tendem a seguir procedimentos formais; o entrevistador segue uma agenda ou perguntas pré-determinadas.
Entrevistas não estruturadas: Quando a entrevista não segue as regras ou procedimentos formais. Chama-se entrevista não-estruturada. A discussão provavelmente será de fluxo livre e pode mudar rapidamente de assunto para assunto, dependendo dos interesses do entrevistado e do entrevistador.
Entrevistas de aconselhamento: Isto pode ser realizado para descobrir o que tem incomodado os trabalhadores e, porque alguém não tem trabalhado.
Entrevistas disciplinares: As entrevistas disciplinares ocorrem quando um funcionário é acusado de infringir as regras e procedimentos da organização.
Entrevistas de stress: É concebida para colocar o entrevistado numa situação de stress, de forma a observar a reação do entrevistado.
Entrevistas públicas: Estas incluem a rádio-televisão dos partidos políticos e o jornal.
Entrevista informal ou de conversação: Na entrevista de conversação, não são feitas perguntas pré-determinadas, a fim de permanecer tão aberta e adaptável quanto possível à natureza e prioridades do entrevistado; durante a entrevista, o entrevistador “vai com o fluxo”.
Abordagem geral da entrevista guiada: Destina-se a assegurar que as mesmas áreas gerais de informação sejam recolhidas de cada entrevistado, o que proporciona mais foco do que a abordagem conversacional, mas ainda permite um grau de liberdade e adaptabilidade na obtenção da informação do entrevistado.
Entrevista padronizada ou aberta: Aqui são feitas as mesmas perguntas abertas a todos os entrevistados; esta abordagem facilita entrevistas mais rápidas que podem ser mais facilmente analisadas e comparadas.
Entrevista fechada ou com resposta fixa: É uma entrevista em que todos os entrevistadores fazem as mesmas perguntas e pedem para escolher respostas entre o mesmo conjunto de alternativas. Este formato é útil para aqueles que não praticam a entrevista.
Entrevista de emprego: Uma entrevista de emprego é um processo no qual um empregado em potencial é avaliado por um empregador para um possível emprego na sua empresa, organização ou firma. Durante esse processo, o empregador espera determinar se o candidato é ou não adequado para a função.
Uma entrevista de emprego permite a uma empresa aprender mais sobre um candidato, enquanto o candidato tem a oportunidade de se familiarizar com as exigências de um determinado cargo. O processo permite que ambas as partes troquem informações, façam perguntas e avaliem o potencial para estabelecer uma relação de trabalho profissional.
✔️ Vejamos agora os métodos aplicados para realizar entrevistas e os prós e contras de cada um deles ❌
A Entrevista Telefónica
As entrevistas por telefone são extremamente valiosas porque aceleram o processo de entrevista e minimizam o desperdício de tempo, ao mesmo tempo, em que matam os seus candidatos mais fracos mais cedo.
Uma entrevista presencial irá ocupar o seu tempo, bem como o do seu candidato, por isso, ter uma conversa rápida para saber se eles são adequados, antes de se encontrarem, irá beneficiar a ambos.
✔️ Prós da Entrevista Telefónica
👍 Vantagem: Conveniência
As vantagens de uma entrevista telefónica são sobretudo as de conveniência. Por exemplo, numa entrevista por telefone, o entrevistador pode fazer melhor uso das anotações. As entrevistas também podem ser gravadas para ajudar a desenhar observações mais completas sobre as respostas do candidato.
👍 Vantagem: Facilidade
A logística de agendar uma entrevista por telefone é geralmente muito mais fácil de gerir. Os candidatos não têm que viajar, o que torna mais provável o cumprimento de uma agenda apertada. Além disso, você pode usar entrevistas por telefone para eliminar os candidatos mais fracos desde o início, permitindo que você se concentre em candidatos mais fortes com entrevistas pessoais e de painel.
❌ Contras da Entrevista Telefónica
👎 Desvantagem: Falta de Contacto Visual
Entrevistas telefónicas têm alguns inconvenientes, é claro. Algumas pessoas simplesmente não se expressam bem pelo telefone. Sem a capacidade de fazer contacto visual e avaliar a linguagem corporal, pode ser difícil avaliar com justiça o verdadeiro significado, tom ou intenção do indivíduo. O que soa mordedor e rude ao telefone pode ter se deparado com mais leveza e humor em pessoa.
👎 Desvantagem: Difícil de estabelecer uma relação
Também é mais difícil estabelecer uma relação com alguém através de um telefonema. Isso provavelmente afeta mais o candidato do que o entrevistador, mas você deve querer que os seus candidatos se sintam um pouco à vontade durante a entrevista, pois isso os ajuda a se expressarem com mais clareza.
👎 Desvantagem: Qualidade da chamada
Uma desvantagem potencialmente significativa é a qualidade do telefonema. Com muitos indivíduos agora confiando apenas em telefones celulares, chamadas descartadas, soluços estáticos e outros ‘soluços’ técnicos são comuns e podem apresentar uma fonte significativa de frustração tanto para o entrevistador quanto para o candidato.
Para melhorar a qualidade e a utilidade de uma entrevista por telefone, use uma linha fixa para conduzir a entrevista. Tenha as suas perguntas preparadas com antecedência e esteja pronto para tomar notas, se necessário.
A Entrevista em Vídeo
As entrevistas em vídeo (Skype, Google Hangouts, FaceTime) são uma ótima alternativa às entrevistas por telefone.
O fato de se poderem ver de fato acrescenta um certo nível de importância e profissionalismo à “chamada” e elimina a tentação de qualquer uma das partes perder o foco ou tentar fazer multi tasking.
Distrações de fundo ainda podem ocorrer, outras chamadas podem chegar, mau sinal pode distorcer a conversa e, como ambos podem se ver, não há como se esconder um do outro!
As entrevistas em vídeo permitem o melhor dos dois mundos, num certo sentido: a atmosfera menos stressante de uma entrevista individual, a facilidade de agendar uma entrevista por telefone e a capacidade de solicitar a contribuição de numerosos observadores ou entrevistadores.
Naturalmente, eles também podem apresentar desafios semelhantes. Por exemplo, a tecnologia pode apresentar obstáculos significativos para uma entrevista em vídeo clara, como pode acontecer com entrevistas por telefone. O software de videoconferência pode e falha de vez em quando, e as falhas podem ser ainda mais frustrantes do que as chamadas feitas por telemóvel.
✔️ Prós da Entrevista Video
👍 Vantagem: Conveniente
As entrevistas em vídeo podem ser realizadas de qualquer lugar, para qualquer lugar. Limitada apenas pelo alcance da Internet que, para efeitos práticos, não tem nenhum limite.
👍 Vantagem: Económico
As capacidades de vídeo-conferência estão a tornar-se mais fáceis de implementar e mais económicas à medida que a tecnologia avança. As aplicações de conferência e chat por vídeo na Web, como o Skype, tornaram as entrevistas por vídeo uma alternativa economicamente atraente.
👍 Vantagem: Poupa tempo
A necessidade dos funcionários atuais de viajar para uma entrevista é eliminada, economizando tempo e dólares. O candidato também pode dedicar mais do seu tempo à preparação para a entrevista propriamente dita, em vez de lidar com a logística de uma reunião presencial.
❌ Contras da Entrevista Video
👎 Desvantagem: Medo da Câmara
Além disso, muitas pessoas ainda acham difícil olhar para a câmara e não para a tela, o que dificulta o estabelecimento de um relacionamento e a manutenção de um bom contacto visual. Alguns candidatos habilidosos podem até se sentir intimidados pela perspetiva de aparecerem na câmara, o que pode impactar negativamente a impressão que eles causam no entrevistador.
👎 Desvantagem: Atraso nas chamadas
Às vezes, as chamadas de videoconferência sofrem um pouco de atraso. Se isso acontecer, é especialmente frustrante numa entrevista. Para compensar, tente lembrar-se de fazer uma pausa depois de fazer a sua pergunta para indicar ao candidato que é seguro responder. No final da resposta do candidato, faça outra pausa para garantir que a resposta esteja completa. Isto irá ajudá-lo a evitar tropeçar nas palavras um do outro.
Para garantir uma melhor experiência com entrevistas em vídeo, primeiro certifique-se de que a sua tecnologia funciona e que você está familiarizado com as configurações relevantes. Verifique duas vezes a força da sua ligação à Internet e as configurações da sua tecnologia. Realize uma verificação do microfone e do alto-falante antes de fazer a videochamada. Certifique-se de que tem uma imagem e um microfone que captem e transmitam claramente a sua voz.
👎 Desvantagem: Atraso no video
Ocorre um tempo de atraso quando os dados são comprimidos e enviados de um local para outro. Você tem que lembrar de permitir o atraso e não pisar nas linhas do entrevistador. Além disso, o entrevistador pode, inadvertidamente, cortar-lhe a linha a meio da frase.
👎 Desvantagem: Conectividade
Às vezes a ligação não é grande e tem de se esforçar para ouvir o que as pessoas estão a dizer.
👎 Desvantagem: Iluminação
Se a iluminação estiver desligada, pode parecer demasiado verde ou pálido como um cadáver.
👎 Desvantagem: Curva de aprendizagem
Ser julgado em frente a uma câmara leva algum tempo a habituar-se. Vislumbres de testes de tela horríveis de atores que mais tarde se tornaram famosos confirmam o ponto. Enquanto o sucesso da câmera pode ser de pato para água para algumas pessoas, os candidatos mais tipicamente começam a se sentir antinaturais. O tempo e a prática fazem com que se sintam menos naturais.
👎 Desvantagem: Confiabilidade
Qualquer pessoa que tenha usado ferramentas de vídeo online sabe que está sujeita a uma variedade de males técnicos, como ‘buffering’, ‘drop-outs’, conexões perdidas e baixa qualidade de vídeo. Isso pode resultar numa entrevista incómoda e não produtiva e pode potencialmente resultar em não obter a melhor avaliação possível, aumentando as chances de não identificar o candidato ideal.
👎 Desvantagem: Problemas com os tipos de dispositivos
Se o entrevistado não estiver devidamente equipado para lidar com programas de entrevistas em vídeo, as oportunidades podem ser perdidas como resultado. Um laptop com baixa potência, um microfone de má qualidade e alto-falantes de baixa qualidade podem fazer uma experiência desastrosa e distrativa que uma entrevista presencial não fará.
A Entrevista de Painel
Uma entrevista em painel é muito parecida com a tradicional entrevista individual, com uma exceção importante: Em vez de um único entrevistador, um grupo de funcionários (dois ou mais, mas geralmente três a cinco) conduzem a entrevista juntos.
A principal vantagem da entrevista em painel é que ela exclui qualquer preconceito pessoal que possa se infiltrar no processo de avaliação.
Cada entrevistador irá pegar em diferentes características, pontos fortes e fracos e juntos (esperançosamente) fazer um julgamento muito mais justo.
Uma entrevista em painel pode incorporar muitas das mesmas vantagens e desvantagens do formato tradicional de entrevistador único. Este tipo de entrevista é normalmente utilizado em entrevistas de trabalho.
✔️ Prós da Entrevista de Painel
👍 Vantagem: Maior capacidade para chegar a conclusões devido ao maior número de entrevistadores
Com a participação de várias pessoas, é mais fácil obter uma noção mais completa da pessoa a ser entrevistada. Além disso, ter múltiplos entrevistadores pode ajudar a superar os preconceitos de qualquer entrevistador individual. Cada pessoa fazendo perguntas e observando o candidato irá, sem dúvida, pegar em diferentes qualidades e aspetos das respostas do candidato. Os membros do painel podem comparar as suas impressões e pensamentos após a conclusão da entrevista para uma avaliação mais completa e justa.
❌ Contras da Entrevista de Painel
👎 Desvantagem: Diferentes expectativas de cada entrevistado
Por exemplo, cada pessoa traz os seus próprios preconceitos para a sala de entrevistas. Além disso, as fraquezas inerentes ao formato de entrevista ainda permanecem. Candidatos com fortes habilidades sociais e de fala ainda podem pintar um quadro deslumbrante que não necessariamente conta a história toda, enquanto candidatos altamente qualificados, mas desconfortáveis, são facilmente ignorados.
👎 Desvantagem: Intimidante para certas pessoas
Uma entrevista com um painel pode ser uma grande tensão para os candidatos, por isso dá uma boa visão de como eles podem se comportar sob pressão.
Por outro lado, o lado negativo de uma entrevista em painel é que pode ser intimidante. O stress adicional de vários entrevistados pode fazer com que um bom candidato entreviste mal. Outros pontos negativos incluem confusão durante o processo de entrevista (perguntas múltiplas sendo feitas ao mesmo tempo) e opiniões opostas quando se trata de tomar uma decisão final sobre um candidato.
Devido à logística envolvida no agendamento, as entrevistas do painel são mais adequadas para uma rodada final de entrevistas imediatamente antes de uma decisão do que para reuniões iniciais.
Entrevistas em grupo
As entrevistas em grupo são utilizadas com muito menos regularidade do que as outras técnicas de entrevista que mencionámos, mas ainda têm o seu lugar no recrutamento moderno.
Você poderia conduzir a sua entrevista em grupo de duas formas fundamentais… como uma entrevista individual; fazendo exatamente as mesmas perguntas que você faria numa entrevista individual, abertamente, para todo o grupo, permitindo aos candidatos a chance de competir para impressionar.
✔️ Prós da Entrevista em Grupo
👍 Vantagem: Um maior número de pessoas pode ser entrevistado
Como este processo é chamado de entrevista em grupo, é bastante óbvio que nesta fase da entrevista o empregador / entrevistador pode entrevistar um grupo de candidatos para o cargo / investigação.
👍 Vantagem: Poupar tempo
Um dos maiores benefícios de uma entrevista em grupo é a rapidez com que ela é realizada. Em vez de ter que dedicar um dia inteiro para conhecer cada entrevistado um a um, você fala com todos eles numa sessão mais curta.
👍 Vantagem: Reduz o custo de contratação
As entrevistas em grupo são muito mais acessíveis do que as entrevistas individuais. Entrevistar mais candidatos em menos tempo resulta numa redução significativa dos custos associados ao processo de entrevista, incluindo custos de receitas e honorários dos profissionais de Recursos Humanos.
👍 Vantagem: Oportunidade única para observar os candidatos no ambiente do grupo
As entrevistas em grupo oferecem uma oportunidade única aos empregadores de ver como os candidatos funcionam em grupo. Ao observar como os candidatos se comportam em grupo e trabalham com outros, os empregadores podem facilmente encontrar candidatos com um impressionante trabalho em equipa e até mesmo habilidades de liderança.
👍 Vantagem: Pergunta similar com respostas diferentes
A entrevista em grupo pode-lhe trazer respostas diferentes para a mesma pergunta. Assim, você pode julgar rapidamente um candidato. E também entenderá a mentalidade deles como, otimista, pessimista, realista ou futurista.
❌ Contras da Entrevista em Grupo
👎 Desvantagem: Menos tempo para conhecer os candidatos individuais
O lado negativo do processo de entrevista em grupo é que tem menos tempo para falar com cada candidato. Se tiver uma lista realmente forte de candidatos e tempo suficiente para encontrá-los a todos, as entrevistas tradicionais ainda podem ser a melhor opção.
👎 Desvantagem: Perda de Controlo da Discussão
Às vezes, em uma entrevista em grupo, as pessoas perdem o controlo da discussão. Além de falar sobre os requisitos do trabalho, os candidatos ou recrutadores começam a comparar as opiniões e pontos de vista. Portanto, é bastante difícil manter o fluxo da conversa em controle.
👎 Desvantagem: Um conjunto limitado de perguntas
Como uma entrevista em grupo é uma forma totalmente diferente de julgar os candidatos. Você tem que selecionar o número mínimo de perguntas que define as suas necessidades. A Entrevista em Grupo é conduzida para poupar tempo, por isso também precisa de gerir a frequência das perguntas e respostas de acordo com a sua linha temporal.
Entrevistas individuais (cara-a-cara)
Entrevistas individuais e presenciais são de longe a forma mais popular e eficiente de avaliação / análise.
Permitir que você se aproxime e se aproxime de cada pessoa enquanto mantém um olho na sua linguagem corporal é de longe mais eficaz do que qualquer outro formato de entrevista.
Como em qualquer projeto de pesquisa, a recolha de dados é incrivelmente importante. No entanto, vários aspectos entram em jogo no processo de recolha de dados. Os três aspetos mais cruciais incluem: o custo do método de recolha de dados seleccionados; a precisão dos dados recolhidos; e a eficiência da recolha de dados.
Apesar do aumento da popularidade das pesquisas online e móveis, as entrevistas cara a cara (presenciais) continuam a ser um método popular de recolha de dados. Um método de entrevista presencial oferece vantagens em relação a outros métodos de coleta de dados.
✔️ Prós da Entrevista individual, cara a cara
👍 Vantagem: Rastreio exato
Entrevistas cara-a-cara ajudam a uma triagem mais precisa. O indivíduo a ser entrevistado não pode fornecer informações falsas durante o rastreio, tais como sexo, idade ou raça. É possível contornar perguntas de rastreio em inquéritos online e móveis. Os inquéritos online e móveis que oferecem incentivos podem, na verdade, encorajar a falsificação de respostas. Os indivíduos podem inserir informações demográficas incorretas para que possam completar a pesquisa e ganhar o incentivo. As respostas que o indivíduo fornece podem ser todas verdadeiras, mas para fins de análise de dados, os dados serão imprecisos e enganosos.
👍 Vantagem: Captura questões verbais e não-verbais
Uma entrevista cara a cara sem dúvida vai captar questões verbais e não verbais, mas este método também permite a captura de questões não verbais incluindo linguagem corporal, o que pode indicar um nível de desconforto com as questões. Adversamente, ele também pode indicar um nível de entusiasmo pelos tópicos que estão a ser discutidos na entrevista. Vamos discutir uma entrevista de emprego para funcionários, por exemplo. Capturar questões não verbais pode fazer a diferença entre selecionar um funcionário que seja menos hábil, mas exibe uma enorme quantidade de entusiasmo pelo cargo. Capturar questões não verbais não é possível em pesquisas online ou móveis.
👍 Vantagem: Maior nível de atenção do entrevistado
O entrevistador é aquele que tem controle sobre a entrevista e pode manter o entrevistado focado e no caminho certo para a conclusão. Pesquisas online e móveis são frequentemente concluídas durante o tempo conveniente para o entrevistado, mas muitas vezes estão no meio de outras distrações, como mensagens de texto, leitura e resposta de e-mails, streaming de vídeo, navegação na web, compartilhamento social, e muito mais. Entrevistas cara-a-cara são realizadas no momento, livres de distrações tecnológicas.
👍 Vantagem: Captura emoções e comportamentos
Entrevistas cara-a-cara podem sem dúvida capturar as emoções e os comportamentos de um entrevistado. Assim como não ser capaz de capturar questões verbais e não verbais, as pesquisas online e móveis também não podem capturar emoções e comportamentos brutos.
❌ Contras da Entrevista individual, cara a cara
👎 Desvantagem: Custo
O custo é uma grande desvantagem para entrevistas cara-a-cara. Requerem uma equipa de pessoas para conduzir as entrevistas, o que significa que haverá custos de pessoal. O pessoal é o custo mais alto que uma empresa pode incorrer. É difícil manter os custos baixos quando o pessoal é necessário.
👎 Desvantagem: Qualidade dos dados depende do entrevistador
A qualidade dos dados que recebe dependerá muitas vezes da capacidade do entrevistador. Algumas pessoas têm a capacidade natural de conduzir uma entrevista e recolher bem os dados. A probabilidade de todo o pessoal entrevistador ter essas habilidades é baixa. Alguns entrevistadores também podem ter os seus próprios preconceitos que podem impactar a forma como eles inserem as respostas. Isto é provável que aconteça em pesquisas de opinião sobre temas quentes.
👎 Desvantagem: Entrada manual de dados
Se a entrevista for administrada em papel, os dados coletados precisarão ser inseridos manualmente, ou digitalizados, se um questionário de entrevista digitalizável for criado. A entrada de dados e a digitalização de questionários em papel pode aumentar significativamente o custo do projeto. Será necessário contratar um pessoal de entrada de dados. Além disso, a entrada de dados pode prolongar o processo de análise. Pesquisas móveis em iPads, tablets ou outros dispositivos móveis podem reduzir os custos da entrada manual de dados e as informações estão prontas para análise.
👎 Desvantagem: Tamanho da amostra é limitado.
O tamanho da amostra é limitado ao tamanho do seu pessoal de entrevista, à área em que as entrevistas são realizadas e ao número de entrevistados qualificados dentro dessa área. Pode ser necessário realizar várias entrevistas em várias áreas, o que, mais uma vez, pode aumentar os custos.
Conclusão
Como vê, a entrevista é uma importante técnica de recolha de dados envolvendo a comunicação verbal entre o pesquisador e o sujeito. As entrevistas são normalmente usadas em projetos de pesquisa e em estudos exploratórios e descritivos. Há uma série de abordagens de entrevista, desde abordagens completamente desestruturadas em que o sujeito pode falar livremente sobre o que quiser, até abordagens altamente estruturadas em que as respostas do sujeito se limitam a responder perguntas diretas.
- Quem é o marido de Cuca Roseta? João Lapa - Maio 14, 2024
- Qual é a idade de Cuca Roseta? Nascida a 02/12/1981 - Maio 14, 2024
- Morten Hjulmand: Namorada - Abril 24, 2024