Segunda-feira, Setembro 9, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

As Vantagens e Desvantagens Do Cloud Computing

- Advertisement -

pros e contras da computação na nuvem

Os Prós e Contras do Cloud Computing

O Cloud Computing está agora a evoluir como nunca antes, com empresas de todas as formas e dimensões a adaptarem-se a esta nova tecnologia. Os especialistas da indústria acreditam que esta tendência só continuará a crescer e a desenvolver-se ainda mais nos próximos anos. Embora a  computação em nuvem  seja sem dúvida benéfica para as médias e grandes empresas, não é isenta de desvantagens, especialmente para as pequenas empresas.

A “nuvem” é frequentemente referenciada quando se discute o futuro da tecnologia, uma vez que oferece às empresas de todas as dimensões tecnologia de nível empresarial a um preço acessível.

O Cloud Computing tem beneficiado muitas empresas ao reduzir os custos e ao permitir uma focalização na competência comercial central, em vez de questões de TI e infra-estruturas. Apesar da propaganda geral sobre o tema em todo o mundo das TI, pode haver desvantagens para o Cloud Computing, especialmente em operações de menor dimensão. Vejamos os prós e os contras da Cloud Computing e mostremos como compreender e contextualizar quaisquer desvantagens existentes.

 


Índice


 

[lord-icon icon=”424-question-bubble-outline” animation=”morph”][/lord-icon] O que é cloud computing?

A computação em nuvem tem dois significados. O mais comum refere-se à execução remota de cargas de trabalho através da Internet no data center de um fornecedor comercial, também conhecido como o modelo de “nuvem pública”. As populares ofertas públicas de cloud computing – como o Amazon Web Services (AWS), o sistema de CRM da Salesforce e o Microsoft Azure – exemplificam esta noção familiar de cloud computing. Hoje em dia, a maioria das empresas adota uma abordagem multi-nuvem, o que significa simplesmente que utilizam mais do que um serviço público de cloud computing.

O segundo significado da computação em nuvem descreve como funciona: um conjunto virtualizado de recursos, desde o poder computacional bruto até à funcionalidade da aplicação, disponível a pedido. Quando os clientes adquirem serviços de cloud computing, o fornecedor preenche esses pedidos utilizando automação avançada em vez de provisionamento manual. A principal vantagem é a agilidade: a capacidade de aplicar recursos abstraídos de computação, armazenamento e rede para cargas de trabalho conforme necessário e explorar uma abundância de serviços pré-construídos.

A nuvem pública permite que os clientes ganhem novas capacidades sem investir em novo hardware ou software. Em vez disso, eles pagam ao seu fornecedor de cloud computing uma taxa de subscrição ou pagam apenas os recursos que utilizam. Basta preencher formulários web, os utilizadores podem criar contas e fazer spin up de máquinas virtuais ou fornecer novas aplicações. Podem ser adicionados mais utilizadores ou recursos informáticos em tempo real – estes últimos em tempo real, uma vez que as cargas de trabalho exigem esses recursos, graças a uma funcionalidade conhecida como autoscaling.

 


✔️ Vejamos Agora as Vantagens Do Cloud Computing ✔️


 

👍 Vantagem: Armazenamento Quase Ilimitado

O armazenamento de informação na nuvem dá-lhe uma capacidade de armazenamento quase ilimitada. Assim, já não precisa de se preocupar em ficar sem espaço de armazenamento ou em aumentar a sua atual disponibilidade de espaço de armazenamento.

 

👍 Vantagem: Backup e Recuperação

Uma vez que todos os seus dados são armazenados na nuvem, fazer o backup e restaurar os mesmos é relativamente muito mais fácil do que armazenar os mesmos num dispositivo físico. Além disso, a maioria dos prestadores de serviços na nuvem são normalmente suficientemente competentes para lidar com a recuperação da informação. Por conseguinte, isto torna todo o processo de backup e recuperação muito mais simples do que outros métodos tradicionais de armazenamento de dados.

 

👍 Vantagem: Integração Automática de Software

Na nuvem, a integração de software é normalmente algo que ocorre automaticamente. Isto significa que não precisa de fazer esforços adicionais para personalizar e integrar as suas aplicações de acordo com as suas preferências. Este aspeto geralmente toma conta de si. Não só isso, a computação em nuvem permite-lhe personalizar as suas opções com grande facilidade. Assim, pode escolher a dedo apenas os serviços e aplicações de software que pensa que melhor se adequam à sua empresa em particular.

 

👍 Vantagem: Fácil Acesso à Informação

Uma vez registado na nuvem, pode aceder à informação a partir de qualquer lugar, onde exista uma ligação à Internet. Esta conveniente funcionalidade permite-lhe ir além dos problemas de fuso horário e localização geográfica.

 

👍 Vantagem: Elasticidade

As empresas podem aumentar livremente à medida que as necessidades de computação aumentam, e diminuir novamente à medida que a procura diminui. Isto elimina a necessidade de investimentos maciços em infraestruturas locais, que podem ou não permanecer ativas.

 

👍 Vantagem: Resiliência à carga de trabalho

Os provedores de serviços em nuvem muitas vezes implementam recursos redundantes para garantir um armazenamento resiliente e manter em funcionamento as importantes cargas de trabalho dos utilizadores – muitas vezes em várias regiões globais.

 

👍 Vantagem: Flexibilidade de migração

As organizações podem mover certas cargas de trabalho para ou da nuvem – ou para diferentes plataformas de nuvem – conforme desejado ou automaticamente – para melhor economia de custos, ou para usar novos serviços à medida que eles surgem. Amplo acesso à rede
Um utilizador pode aceder aos dados da nuvem ou carregar dados para a nuvem a partir de qualquer lugar com uma ligação à Internet e utilizando qualquer dispositivo.

 

👍 Vantagem: Multi-tenancy e agrupamento de recursos

O multi-tenancy permite que vários clientes partilhem as mesmas infraestruturas físicas ou as mesmas aplicações, mas mantendo a privacidade e segurança sobre os seus próprios dados. Com o pooling de recursos, os fornecedores de cloud computing servem vários clientes a partir dos mesmos recursos físicos. Os pools de recursos dos fornecedores de cloud computing devem ser muito grandes e flexíveis o suficiente para que eles possam atender aos requisitos de vários clientes.

 

👍 Vantagem: Implementação Rápida

A nuvem informática dá-lhe a vantagem de uma implantação rápida. Uma vez que opte por este método de funcionamento, todo o seu sistema pode ficar totalmente funcional em poucos minutos. Naturalmente, o tempo que demora aqui dependerá do tipo exacto de tecnologia de que necessita para o seu negócio.

 

👍 Vantagem: Eficiência de Custos da Nuvem

Um dos benefícios mais significativos da nebulosa computacional é a economia de custos que advém da migração para uma solução de nuvem. De facto, para as pequenas e médias empresas, a computação em nuvem é até 40 vezes mais rentável do que um sistema tradicional de TI interno. Em vez de investir fortemente em servidores e centros de dados, os utilizadores de cloud computing só pagam quando os recursos informáticos são consumidos, eliminando custos desnecessários. As soluções de Cloud também requerem menos equipamento informático no escritório e são mais eficientes do ponto de vista energético do que o software tradicional.

 

👍 Vantagem: Maior Colaboração e Flexibilidade

Para muitas empresas, a mudança para a nuvem aumenta as oportunidades de colaboração entre os funcionários. Os colegas podem sincronizar e trabalhar em documentos ou aplicações partilhadas com facilidade, muitas vezes em simultâneo, recebendo atualizações em tempo real.

Além disso, a computação em nuvem permite que cada membro da equipa trabalhe a partir de qualquer lugar. A cloud computing centraliza os seus dados, o que significa que você, os seus colaboradores e até os seus clientes podem aceder aos dados da sua empresa a partir de qualquer local com acesso à Internet.

 

👍 Vantagem: Amiga do Ambiente

O Cloud Computing diminui a pegada de carbono de uma empresa ao reduzir o consumo de energia e as emissões de carbono em mais de 30 por cento. Para as pequenas empresas, a diminuição do consumo de energia pode atingir os 90 por cento – uma enorme poupança de dinheiro. Também pode ajudar uma empresa a projetar uma imagem ambientalmente sã.

 

👍 Vantagem: Recuperação de Desastres na Nuvem

Devido às cópias de segurança em rede na nuvem, as falhas de hardware não conduzem à perda de dados. O servidor virtual utilizado na computação em nuvem também é independente do hardware, pelo que o sistema operativo, aplicações e dados podem ser transferidos com segurança e precisão de um centro de dados para outro. Isto reduz significativamente os tempos de recuperação em comparação com as abordagens tradicionais de recuperação de desastres, que requerem que vários servidores sejam carregados antes que os dados possam ser restaurados.

 

👍 Vantagem: Melhoria da Recuperação em caso de Catástrofe

Mover os dados da sua empresa para a nuvem pode tornar a recuperação de desastres (DR) – ou seja, a recuperação de dados em caso de um comprometimento de hardware – mais fácil e menos dispendiosa. Pode até configurar o seu sistema para fazer o backup dos dados automaticamente para garantir que poderá recuperar a informação mais atualizada em caso de emergência.

 

👍 Vantagem: Mobilidade

Armazenar informação na nuvem significa que os utilizadores podem aceder a ela a partir de qualquer lugar com qualquer dispositivo com apenas uma ligação à Internet. Isso significa que os utilizadores não têm de transportar unidades USB, um disco rígido externo ou vários CDs para acederem aos seus dados. Os utilizadores podem aceder aos dados corporativos através de smartphones e outros dispositivos móveis, permitindo que os funcionários remotos se mantenham atualizados com os colegas de trabalho e clientes. Os utilizadores finais podem facilmente processar, armazenar, recuperar e recuperar recursos na nuvem. Além disso, os fornecedores de cloud computing fornecem todas as atualizações e atualizações automáticas, poupando tempo e esforço.

 

👍 Vantagem: Centralização de dados

Outro benefício chave dos serviços em nuvem são os dados centralizados. A informação para múltiplos projetos e diferentes sucursais são armazenadas num único local que pode ser acedido a partir de locais remotos.

 

👍 Vantagem: Armazenamento gratuito na nuvem

A Cloud é a melhor plataforma para armazenar toda a sua informação valiosa. O armazenamento é gratuito, sem limites e para sempre seguro, ao contrário do seu sistema.

 

👍 Vantagem: Teste Instantaneamente

Várias ferramentas utilizadas na computação em nuvem permitem-lhe testar um novo produto, aplicação, funcionalidade, atualização ou carregamento instantâneo. A infraestrutura está rapidamente disponível com flexibilidade e escalabilidade de ambiente de teste distribuído.

 

👍 Vantagem: Fiabilidade

A sua infraestrutura na nuvem aumenta a fiabilidade e disponibilidade das aplicações e serviços. Os serviços na Nuvem funcionam com base em infraestruturas agrupadas e redundantes, o que lhe proporciona uma maior disponibilidade dos serviços de TI.

 

👍 Vantagem: Atualizações automáticas de software

Atualizar um sistema de vez em quando pode ser uma tarefa frustrante para as empresas. O departamento de TI precisa de atualizar o sistema para cada indivíduo, o que não só desperdiça tempo como afeta a produtividade.Mas se estiver a utilizar aplicações baseadas na nuvem, estas serão atualizadas automaticamente, sem qualquer envolvimento dos utilizadores.

 


❌ Vejamos Agora as Desvantagens Do Cloud Computing ❌


 

👎 Desvantagem: Segurança na Nuvem

A segurança e a proteção contra violações de dados encabeçam frequentemente a lista das principais preocupações dos proprietários de empresas relativamente à transição para a nuvem. Ao aproveitar os serviços remotos baseados na nuvem, uma empresa está essencialmente a externalizar os seus dados, confiando assim no seu fornecedor para gerir e salvaguardar eficazmente os seus dados. Ao considerar um fornecedor de serviços na nebulosa, exerça a devida diligência e selecione um fornecedor de confiança, experiente e fiável de serviços de computação na nebulosa com um historial comprovado de proteção de dados.

Alguns não estão conscientes da existência de diferentes tipos de serviços de nebulosa computacional. Muitos especialistas em cloud computing acreditam que os centros de dados em nuvem de confiança, como a Amazon Web, têm melhor segurança do que um centro de dados interno, pelo que os riscos de segurança da cloud computing estão realmente dependentes da fiabilidade do fornecedor. Os utilizadores também podem escolher entre ofertas públicas, privadas ou híbridas, dependendo das suas necessidades de segurança, o que é outro fator importante a considerar para otimizar a segurança.

 

👎 Desvantagem: Controlo Limitado na Nuvem

O controlo limitado não é geralmente um problema de monta com os serviços em nuvem, mas é outra desvantagem potencial da computação em nuvem que deve ser tida em conta. Quando uma empresa passa para a nebulosa, os utilizadores têm um controlo limitado sobre a função da sua infraestrutura de alojamento.

Ainda conseguem controlar e gerir aplicações, dados e serviços, mas não a infraestrutura backend – uma grande mudança para as empresas habituadas a um sistema informático tradicional. Algumas empresas vêm isto como um benefício da nebulosa computacional, no entanto, uma vez que isso liberta o departamento de TI para se concentrar em outros projetos.

 

👎 Desvantagem: Conectividade com a Internet

Executar todas ou algumas das suas aplicações empresariais na nuvem é ótimo, desde que consiga manter uma ligação consistente à Internet. Se algum dos seus fornecedores de serviços baseados na nuvem perder a conectividade, ou se o seu ISP ficar sem rede, fica sem negócio até que essa ligação à Internet regresse. Mesmo os melhores servidores caem ocasionalmente, por isso, se decidir usar este método, é importante implementar um plano de backup.

 

👎 Desvantagem: Custos Contínuos

Embora a computação em nuvem seja relativamente barata para iniciar, dependendo das suas necessidades, uma solução interna pode custar menos a longo prazo. Comprar um servidor interno e instalar um sistema de rede é definitivamente um grande investimento de capital inicial, e também precisa considerar os custos de manutenção contínua de TI.

Com a computação em nuvem, paga a mesma quantia todos os meses para manter não só o seu servidor, mas também todos os seus dados. A escolha que fizer pode depender de ter ou não muito capital de arranque para investir numa rede privada. Não se esqueça de comparar todos os custos para suportar tanto um servidor interno como um servidor baseado em cloud computing para ver qual a opção que funciona melhor para a sua situação.

 

👎 Desvantagem: Acordos não negociáveis

Alguns vendedores de cloud computing têm contratos não negociáveis para as empresas. Pode ser uma desvantagem para muitas empresas.

 

👎 Desvantagem: Comparação de custos

O software na nuvem pode parecer uma opção acessível quando comparado com uma instalação interna de software. Mas é importante comparar as características do software instalado e do software em nuvem. Como podem faltar algumas características específicas do software na nuvem que podem ser essenciais para o seu negócio. Por vezes é-lhe cobrado um extra por funcionalidades adicionais não requeridas.

 

👎 Desvantagem: Tempo de inatividade na Nuvem

Embora os prestadores de serviços na nuvem tomem muitas medidas para evitar interrupções de serviço, ninguém pode estar 100% imune. A computação em nuvem é baseada na Internet, pelo que só pode ser utilizada com uma ligação sólida à Internet. Se a ligação estiver perturbada ou indisponível, a nuvem não pode ser acedida, o que leva a um possível tempo de inatividade.

Esta é outra razão pela qual é imperativo escolher um fornecedor fiável de serviços na cloud computing com um bom serviço ao cliente porque, mesmo que ocorra uma interrupção, pode ter a certeza que o seu fornecedor resolverá o problema o mais rapidamente possível. Com o fornecedor certo, a computação em nuvem é ainda muito mais fiável e consistente do que uma infraestrutura de TI interna.
Muitos especialistas acreditam que as vantagens da Cloud Computing superam as suas desvantagens e que, muitas vezes, as desvantagens podem ser mitigadas ou evitadas por completo. Ainda assim, é sempre importante considerar todas as suas opções ao decidir qual o sistema de TI – tradicional, baseado em cloud computing ou ambos – mais adequado ao seu negócio.

 

👎 Desvantagem: Vulnerabilidade ao ataque

Na computação em nuvem, cada componente está online, o que expõe potenciais vulnerabilidades. Mesmo as melhores equipas sofrem ataques graves e falhas de segurança de vez em quando. Como a computação em nuvem é construída como um serviço público, é fácil de executar antes de aprender a andar. Afinal, ninguém num vendedor de cloud computing verifica as suas capacidades de administração antes de lhe conceder uma conta: tudo o que é preciso para começar é geralmente um cartão de crédito válido.

 

👎 Desvantagem: Preocupações de custos

A adoção de soluções na nuvem em pequena escala e para projetos de curto prazo pode ser entendida como dispendiosa. No entanto, o benefício mais significativo da nuvem computacional é em termos de redução de custos de TI. Os serviços na cloud computing por repartição podem proporcionar maior flexibilidade e custos de hardware mais baixos, mas o preço global pode acabar por ser mais elevado do que se esperava. Até ter a certeza do que funcionará melhor para si, é uma boa ideia experimentar uma variedade de ofertas. Poderá também utilizar as calculadoras de custos disponibilizadas por fornecedores como a Amazon Web Services e a Google Cloud Platform.

 

👎 Desvantagem: Falta de apoio total

Os serviços baseados na nuvem nem sempre fornecem o suporte adequado aos clientes. Os vendedores não estão disponíveis por e-mail ou telefone e querem que os consumidores dependam das FAQ (perguntas frequentes) e da comunidade online para o apoio. Devido a isto, nunca é oferecida transparência total.

 

👎 Desvantagem: Incompatibilidade

Por vezes, existem problemas de incompatibilidade de software. Uma vez que algumas aplicações, ferramentas e software se ligam particularmente a um computador pessoal.

 

👎 Desvantagem: Falta de conhecimento da sua rede

É verdade que as empresas de cloud computing fornecem-lhe acesso a dados como CPU, RAM, e utilização de disco. Mas pense apenas uma vez como a sua visão se torna mínima na sua rede. Portanto, se for um bug no seu código, um problema de hardware ou qualquer outra coisa, sem reconhecer o problema é impossível corrigi-lo.

 

👎 Desvantagem: Mínima flexibilidade

A aplicação e os serviços correm num servidor remoto. Devido a isso, as empresas que utilizam computação em nuvem têm um controlo mínimo sobre as funções do software, bem como do hardware. As aplicações nunca podem ser executadas localmente, devido ao software remoto.

As aplicações de Cloud Computing SaaS oferecem um custo total de propriedade mais baixo. As aplicações SaaS não necessitam de grandes investimentos de capital para infraestruturas de suporte ou licenças. Os custos da nebulosa computacional continuam a variar, e torna-se importante verificar os preços em curso.


 

[lord-icon icon=”36-bulb-idea-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Perguntas a fazer a si próprio quando se pensa em usar cloud computing:

  • Uma vez que os meus dados não estão sob o meu controlo, posso confiar que os meus dados estarão seguros?
  • Será que estão verdadeiramente acessíveis a qualquer momento?
  • O que acontece se a nuvem falhar?
  • O meu fornecedor irá garantir que estou a obter o melhor desempenho dos meus serviços na nuvem?
  • Posso testar isto para ter a certeza de que estou a receber o meu dinheiro?
  • Serei capaz de mover as aplicações e os dados sem problemas? E é acessível a partir de qualquer lugar?
  • Quanto é que poderia baixar os custos? Vale a pena ter software interno adicional para efeitos de backup?

 

[lord-icon icon=”186-puzzle-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Tipos de serviços de cloud computing

IaaS – Infraestrutura como um serviço

Os fornecedores de IaaS, como o AWS, fornecem uma instância de servidor virtual e armazenamento, bem como APIs que permitem aos utilizadores migrar cargas de trabalho para uma máquina virtual (VM). Os utilizadores têm uma capacidade de armazenamento atribuída e podem iniciar, parar, aceder e configurar o VM e o armazenamento conforme desejado. Os fornecedores de IaaS oferecem instâncias pequenas, médias, grandes, extra-grandes e memorizadas ou otimizadas para computação, além de instâncias personalizadas, para várias necessidades de carga de trabalho.

PaaS – Plataforma como um serviço

No modelo PaaS, os provedores de cloud computing hospedam ferramentas de desenvolvimento nas suas infraestruturas. Os utilizadores acedem a estas ferramentas através da Internet utilizando APIs, portais web ou software de gateway. O PaaS é utilizado para o desenvolvimento geral de software, e muitos fornecedores de PaaS hospedam o software após o seu desenvolvimento. Os fornecedores comuns de PaaS incluem a Salesforce’s Lightning Platform, AWS Elastic Beanstalk e Google App Engine.

SaaS – Software como um serviço

O SaaS é um modelo de distribuição que fornece aplicações de software através da Internet; estas aplicações são muitas vezes chamadas serviços web. Os utilizadores podem aceder a aplicações e serviços SaaS a partir de qualquer local utilizando um computador ou dispositivo móvel que tenha acesso à Internet. No modelo SaaS, os utilizadores obtêm acesso a aplicações de software e bases de dados. Um exemplo comum de uma aplicação SaaS é o Microsoft Office 365 para produtividade e serviços de correio eletrónico.

 

[lord-icon icon=”424-question-bubble-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Exemplos de computação em nuvem

Google Docs, Microsoft Office 365: Os utilizadores podem aceder ao Google Docs e ao Microsoft Office 365 através da Internet. Os utilizadores podem ser mais produtivos porque podem aceder a apresentações de trabalho e folhas de cálculo armazenadas na nuvem a qualquer altura a partir de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

Email, Calendário, Skype, WhatsApp: Emails, calendários, Skype e WhatsApp aproveitam a capacidade da nuvem para fornecer aos utilizadores acesso remoto aos dados para que estes possam aceder aos seus dados pessoais em qualquer dispositivo, quando e onde quiserem.

Zoom: O Zoom é uma plataforma de software baseada na nuvem para vídeo e áudio conferência que grava as reuniões e as guarda na nuvem, permitindo aos utilizadores acederem a elas em qualquer lugar e a qualquer momento.

AWS Lambda: O Lambda permite aos programadores executar código para aplicações ou serviços back-end sem ter de fornecer ou gerir servidores. O modelo pay-as-you-go é constantemente escalado com uma organização para acomodar mudanças em tempo real na utilização e armazenamento de dados.


[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão

Para concluir, há prós e contras da nuvem, mas a nuvem tornou-se uma parte obrigatória de qualquer empreendimento empresarial. Hoje, não se pode pensar sem usufruir dos benefícios da nebulosa computacional. Com precauções e esforços cuidadosos, as desvantagens da nebulosa computacional podem ser minimizadas. É verdade que a nebulosa computacional tem abalado o mundo empresarial. Os prós superam os contras da nebulosa computacional. Os custos minimizados, acesso fácil, backup de dados, centralização de dados, capacidades de partilha, segurança, armazenamento gratuito e testes rápidos, falam por si.

O argumento torna-se ainda mais forte com a maior flexibilidade e fiabilidade. Muitas organizações beneficiam da agilidade, escala e pagamento por uso que os serviços em nuvem oferecem. No entanto, como em qualquer serviço de infraestrutura, a adequação da computação em nuvem ao seu caso específico de utilização deve ser avaliada numa avaliação baseada no risco. Construa a tempo para a investigação e planeamento para compreender como a “nuvem” irá afetar o seu negócio.

pros e contras da computação na nuvem

Os Prós e Contras do Cloud Computing

O Cloud Computing está agora a evoluir como nunca antes, com empresas de todas as formas e dimensões a adaptarem-se a esta nova tecnologia. Os especialistas da indústria acreditam que esta tendência só continuará a crescer e a desenvolver-se ainda mais nos próximos anos. Embora a  computação em nuvem  seja sem dúvida benéfica para as médias e grandes empresas, não é isenta de desvantagens, especialmente para as pequenas empresas.

A “nuvem” é frequentemente referenciada quando se discute o futuro da tecnologia, uma vez que oferece às empresas de todas as dimensões tecnologia de nível empresarial a um preço acessível.

O Cloud Computing tem beneficiado muitas empresas ao reduzir os custos e ao permitir uma focalização na competência comercial central, em vez de questões de TI e infra-estruturas. Apesar da propaganda geral sobre o tema em todo o mundo das TI, pode haver desvantagens para o Cloud Computing, especialmente em operações de menor dimensão. Vejamos os prós e os contras da Cloud Computing e mostremos como compreender e contextualizar quaisquer desvantagens existentes.

 


Índice


 

[lord-icon icon=”424-question-bubble-outline” animation=”morph”][/lord-icon] O que é cloud computing?

A computação em nuvem tem dois significados. O mais comum refere-se à execução remota de cargas de trabalho através da Internet no data center de um fornecedor comercial, também conhecido como o modelo de “nuvem pública”. As populares ofertas públicas de cloud computing – como o Amazon Web Services (AWS), o sistema de CRM da Salesforce e o Microsoft Azure – exemplificam esta noção familiar de cloud computing. Hoje em dia, a maioria das empresas adota uma abordagem multi-nuvem, o que significa simplesmente que utilizam mais do que um serviço público de cloud computing.

O segundo significado da computação em nuvem descreve como funciona: um conjunto virtualizado de recursos, desde o poder computacional bruto até à funcionalidade da aplicação, disponível a pedido. Quando os clientes adquirem serviços de cloud computing, o fornecedor preenche esses pedidos utilizando automação avançada em vez de provisionamento manual. A principal vantagem é a agilidade: a capacidade de aplicar recursos abstraídos de computação, armazenamento e rede para cargas de trabalho conforme necessário e explorar uma abundância de serviços pré-construídos.

A nuvem pública permite que os clientes ganhem novas capacidades sem investir em novo hardware ou software. Em vez disso, eles pagam ao seu fornecedor de cloud computing uma taxa de subscrição ou pagam apenas os recursos que utilizam. Basta preencher formulários web, os utilizadores podem criar contas e fazer spin up de máquinas virtuais ou fornecer novas aplicações. Podem ser adicionados mais utilizadores ou recursos informáticos em tempo real – estes últimos em tempo real, uma vez que as cargas de trabalho exigem esses recursos, graças a uma funcionalidade conhecida como autoscaling.

 


✔️ Vejamos Agora as Vantagens Do Cloud Computing ✔️


 

👍 Vantagem: Armazenamento Quase Ilimitado

O armazenamento de informação na nuvem dá-lhe uma capacidade de armazenamento quase ilimitada. Assim, já não precisa de se preocupar em ficar sem espaço de armazenamento ou em aumentar a sua atual disponibilidade de espaço de armazenamento.

 

👍 Vantagem: Backup e Recuperação

Uma vez que todos os seus dados são armazenados na nuvem, fazer o backup e restaurar os mesmos é relativamente muito mais fácil do que armazenar os mesmos num dispositivo físico. Além disso, a maioria dos prestadores de serviços na nuvem são normalmente suficientemente competentes para lidar com a recuperação da informação. Por conseguinte, isto torna todo o processo de backup e recuperação muito mais simples do que outros métodos tradicionais de armazenamento de dados.

 

👍 Vantagem: Integração Automática de Software

Na nuvem, a integração de software é normalmente algo que ocorre automaticamente. Isto significa que não precisa de fazer esforços adicionais para personalizar e integrar as suas aplicações de acordo com as suas preferências. Este aspeto geralmente toma conta de si. Não só isso, a computação em nuvem permite-lhe personalizar as suas opções com grande facilidade. Assim, pode escolher a dedo apenas os serviços e aplicações de software que pensa que melhor se adequam à sua empresa em particular.

 

👍 Vantagem: Fácil Acesso à Informação

Uma vez registado na nuvem, pode aceder à informação a partir de qualquer lugar, onde exista uma ligação à Internet. Esta conveniente funcionalidade permite-lhe ir além dos problemas de fuso horário e localização geográfica.

 

👍 Vantagem: Elasticidade

As empresas podem aumentar livremente à medida que as necessidades de computação aumentam, e diminuir novamente à medida que a procura diminui. Isto elimina a necessidade de investimentos maciços em infraestruturas locais, que podem ou não permanecer ativas.

 

👍 Vantagem: Resiliência à carga de trabalho

Os provedores de serviços em nuvem muitas vezes implementam recursos redundantes para garantir um armazenamento resiliente e manter em funcionamento as importantes cargas de trabalho dos utilizadores – muitas vezes em várias regiões globais.

 

👍 Vantagem: Flexibilidade de migração

As organizações podem mover certas cargas de trabalho para ou da nuvem – ou para diferentes plataformas de nuvem – conforme desejado ou automaticamente – para melhor economia de custos, ou para usar novos serviços à medida que eles surgem. Amplo acesso à rede
Um utilizador pode aceder aos dados da nuvem ou carregar dados para a nuvem a partir de qualquer lugar com uma ligação à Internet e utilizando qualquer dispositivo.

 

👍 Vantagem: Multi-tenancy e agrupamento de recursos

O multi-tenancy permite que vários clientes partilhem as mesmas infraestruturas físicas ou as mesmas aplicações, mas mantendo a privacidade e segurança sobre os seus próprios dados. Com o pooling de recursos, os fornecedores de cloud computing servem vários clientes a partir dos mesmos recursos físicos. Os pools de recursos dos fornecedores de cloud computing devem ser muito grandes e flexíveis o suficiente para que eles possam atender aos requisitos de vários clientes.

 

👍 Vantagem: Implementação Rápida

A nuvem informática dá-lhe a vantagem de uma implantação rápida. Uma vez que opte por este método de funcionamento, todo o seu sistema pode ficar totalmente funcional em poucos minutos. Naturalmente, o tempo que demora aqui dependerá do tipo exacto de tecnologia de que necessita para o seu negócio.

 

👍 Vantagem: Eficiência de Custos da Nuvem

Um dos benefícios mais significativos da nebulosa computacional é a economia de custos que advém da migração para uma solução de nuvem. De facto, para as pequenas e médias empresas, a computação em nuvem é até 40 vezes mais rentável do que um sistema tradicional de TI interno. Em vez de investir fortemente em servidores e centros de dados, os utilizadores de cloud computing só pagam quando os recursos informáticos são consumidos, eliminando custos desnecessários. As soluções de Cloud também requerem menos equipamento informático no escritório e são mais eficientes do ponto de vista energético do que o software tradicional.

 

👍 Vantagem: Maior Colaboração e Flexibilidade

Para muitas empresas, a mudança para a nuvem aumenta as oportunidades de colaboração entre os funcionários. Os colegas podem sincronizar e trabalhar em documentos ou aplicações partilhadas com facilidade, muitas vezes em simultâneo, recebendo atualizações em tempo real.

Além disso, a computação em nuvem permite que cada membro da equipa trabalhe a partir de qualquer lugar. A cloud computing centraliza os seus dados, o que significa que você, os seus colaboradores e até os seus clientes podem aceder aos dados da sua empresa a partir de qualquer local com acesso à Internet.

 

👍 Vantagem: Amiga do Ambiente

O Cloud Computing diminui a pegada de carbono de uma empresa ao reduzir o consumo de energia e as emissões de carbono em mais de 30 por cento. Para as pequenas empresas, a diminuição do consumo de energia pode atingir os 90 por cento – uma enorme poupança de dinheiro. Também pode ajudar uma empresa a projetar uma imagem ambientalmente sã.

 

👍 Vantagem: Recuperação de Desastres na Nuvem

Devido às cópias de segurança em rede na nuvem, as falhas de hardware não conduzem à perda de dados. O servidor virtual utilizado na computação em nuvem também é independente do hardware, pelo que o sistema operativo, aplicações e dados podem ser transferidos com segurança e precisão de um centro de dados para outro. Isto reduz significativamente os tempos de recuperação em comparação com as abordagens tradicionais de recuperação de desastres, que requerem que vários servidores sejam carregados antes que os dados possam ser restaurados.

 

👍 Vantagem: Melhoria da Recuperação em caso de Catástrofe

Mover os dados da sua empresa para a nuvem pode tornar a recuperação de desastres (DR) – ou seja, a recuperação de dados em caso de um comprometimento de hardware – mais fácil e menos dispendiosa. Pode até configurar o seu sistema para fazer o backup dos dados automaticamente para garantir que poderá recuperar a informação mais atualizada em caso de emergência.

 

👍 Vantagem: Mobilidade

Armazenar informação na nuvem significa que os utilizadores podem aceder a ela a partir de qualquer lugar com qualquer dispositivo com apenas uma ligação à Internet. Isso significa que os utilizadores não têm de transportar unidades USB, um disco rígido externo ou vários CDs para acederem aos seus dados. Os utilizadores podem aceder aos dados corporativos através de smartphones e outros dispositivos móveis, permitindo que os funcionários remotos se mantenham atualizados com os colegas de trabalho e clientes. Os utilizadores finais podem facilmente processar, armazenar, recuperar e recuperar recursos na nuvem. Além disso, os fornecedores de cloud computing fornecem todas as atualizações e atualizações automáticas, poupando tempo e esforço.

 

👍 Vantagem: Centralização de dados

Outro benefício chave dos serviços em nuvem são os dados centralizados. A informação para múltiplos projetos e diferentes sucursais são armazenadas num único local que pode ser acedido a partir de locais remotos.

 

👍 Vantagem: Armazenamento gratuito na nuvem

A Cloud é a melhor plataforma para armazenar toda a sua informação valiosa. O armazenamento é gratuito, sem limites e para sempre seguro, ao contrário do seu sistema.

 

👍 Vantagem: Teste Instantaneamente

Várias ferramentas utilizadas na computação em nuvem permitem-lhe testar um novo produto, aplicação, funcionalidade, atualização ou carregamento instantâneo. A infraestrutura está rapidamente disponível com flexibilidade e escalabilidade de ambiente de teste distribuído.

 

👍 Vantagem: Fiabilidade

A sua infraestrutura na nuvem aumenta a fiabilidade e disponibilidade das aplicações e serviços. Os serviços na Nuvem funcionam com base em infraestruturas agrupadas e redundantes, o que lhe proporciona uma maior disponibilidade dos serviços de TI.

 

👍 Vantagem: Atualizações automáticas de software

Atualizar um sistema de vez em quando pode ser uma tarefa frustrante para as empresas. O departamento de TI precisa de atualizar o sistema para cada indivíduo, o que não só desperdiça tempo como afeta a produtividade.Mas se estiver a utilizar aplicações baseadas na nuvem, estas serão atualizadas automaticamente, sem qualquer envolvimento dos utilizadores.

 


❌ Vejamos Agora as Desvantagens Do Cloud Computing ❌


 

👎 Desvantagem: Segurança na Nuvem

A segurança e a proteção contra violações de dados encabeçam frequentemente a lista das principais preocupações dos proprietários de empresas relativamente à transição para a nuvem. Ao aproveitar os serviços remotos baseados na nuvem, uma empresa está essencialmente a externalizar os seus dados, confiando assim no seu fornecedor para gerir e salvaguardar eficazmente os seus dados. Ao considerar um fornecedor de serviços na nebulosa, exerça a devida diligência e selecione um fornecedor de confiança, experiente e fiável de serviços de computação na nebulosa com um historial comprovado de proteção de dados.

Alguns não estão conscientes da existência de diferentes tipos de serviços de nebulosa computacional. Muitos especialistas em cloud computing acreditam que os centros de dados em nuvem de confiança, como a Amazon Web, têm melhor segurança do que um centro de dados interno, pelo que os riscos de segurança da cloud computing estão realmente dependentes da fiabilidade do fornecedor. Os utilizadores também podem escolher entre ofertas públicas, privadas ou híbridas, dependendo das suas necessidades de segurança, o que é outro fator importante a considerar para otimizar a segurança.

 

👎 Desvantagem: Controlo Limitado na Nuvem

O controlo limitado não é geralmente um problema de monta com os serviços em nuvem, mas é outra desvantagem potencial da computação em nuvem que deve ser tida em conta. Quando uma empresa passa para a nebulosa, os utilizadores têm um controlo limitado sobre a função da sua infraestrutura de alojamento.

Ainda conseguem controlar e gerir aplicações, dados e serviços, mas não a infraestrutura backend – uma grande mudança para as empresas habituadas a um sistema informático tradicional. Algumas empresas vêm isto como um benefício da nebulosa computacional, no entanto, uma vez que isso liberta o departamento de TI para se concentrar em outros projetos.

 

👎 Desvantagem: Conectividade com a Internet

Executar todas ou algumas das suas aplicações empresariais na nuvem é ótimo, desde que consiga manter uma ligação consistente à Internet. Se algum dos seus fornecedores de serviços baseados na nuvem perder a conectividade, ou se o seu ISP ficar sem rede, fica sem negócio até que essa ligação à Internet regresse. Mesmo os melhores servidores caem ocasionalmente, por isso, se decidir usar este método, é importante implementar um plano de backup.

 

👎 Desvantagem: Custos Contínuos

Embora a computação em nuvem seja relativamente barata para iniciar, dependendo das suas necessidades, uma solução interna pode custar menos a longo prazo. Comprar um servidor interno e instalar um sistema de rede é definitivamente um grande investimento de capital inicial, e também precisa considerar os custos de manutenção contínua de TI.

Com a computação em nuvem, paga a mesma quantia todos os meses para manter não só o seu servidor, mas também todos os seus dados. A escolha que fizer pode depender de ter ou não muito capital de arranque para investir numa rede privada. Não se esqueça de comparar todos os custos para suportar tanto um servidor interno como um servidor baseado em cloud computing para ver qual a opção que funciona melhor para a sua situação.

 

👎 Desvantagem: Acordos não negociáveis

Alguns vendedores de cloud computing têm contratos não negociáveis para as empresas. Pode ser uma desvantagem para muitas empresas.

 

👎 Desvantagem: Comparação de custos

O software na nuvem pode parecer uma opção acessível quando comparado com uma instalação interna de software. Mas é importante comparar as características do software instalado e do software em nuvem. Como podem faltar algumas características específicas do software na nuvem que podem ser essenciais para o seu negócio. Por vezes é-lhe cobrado um extra por funcionalidades adicionais não requeridas.

 

👎 Desvantagem: Tempo de inatividade na Nuvem

Embora os prestadores de serviços na nuvem tomem muitas medidas para evitar interrupções de serviço, ninguém pode estar 100% imune. A computação em nuvem é baseada na Internet, pelo que só pode ser utilizada com uma ligação sólida à Internet. Se a ligação estiver perturbada ou indisponível, a nuvem não pode ser acedida, o que leva a um possível tempo de inatividade.

Esta é outra razão pela qual é imperativo escolher um fornecedor fiável de serviços na cloud computing com um bom serviço ao cliente porque, mesmo que ocorra uma interrupção, pode ter a certeza que o seu fornecedor resolverá o problema o mais rapidamente possível. Com o fornecedor certo, a computação em nuvem é ainda muito mais fiável e consistente do que uma infraestrutura de TI interna.
Muitos especialistas acreditam que as vantagens da Cloud Computing superam as suas desvantagens e que, muitas vezes, as desvantagens podem ser mitigadas ou evitadas por completo. Ainda assim, é sempre importante considerar todas as suas opções ao decidir qual o sistema de TI – tradicional, baseado em cloud computing ou ambos – mais adequado ao seu negócio.

 

👎 Desvantagem: Vulnerabilidade ao ataque

Na computação em nuvem, cada componente está online, o que expõe potenciais vulnerabilidades. Mesmo as melhores equipas sofrem ataques graves e falhas de segurança de vez em quando. Como a computação em nuvem é construída como um serviço público, é fácil de executar antes de aprender a andar. Afinal, ninguém num vendedor de cloud computing verifica as suas capacidades de administração antes de lhe conceder uma conta: tudo o que é preciso para começar é geralmente um cartão de crédito válido.

 

👎 Desvantagem: Preocupações de custos

A adoção de soluções na nuvem em pequena escala e para projetos de curto prazo pode ser entendida como dispendiosa. No entanto, o benefício mais significativo da nuvem computacional é em termos de redução de custos de TI. Os serviços na cloud computing por repartição podem proporcionar maior flexibilidade e custos de hardware mais baixos, mas o preço global pode acabar por ser mais elevado do que se esperava. Até ter a certeza do que funcionará melhor para si, é uma boa ideia experimentar uma variedade de ofertas. Poderá também utilizar as calculadoras de custos disponibilizadas por fornecedores como a Amazon Web Services e a Google Cloud Platform.

 

👎 Desvantagem: Falta de apoio total

Os serviços baseados na nuvem nem sempre fornecem o suporte adequado aos clientes. Os vendedores não estão disponíveis por e-mail ou telefone e querem que os consumidores dependam das FAQ (perguntas frequentes) e da comunidade online para o apoio. Devido a isto, nunca é oferecida transparência total.

 

👎 Desvantagem: Incompatibilidade

Por vezes, existem problemas de incompatibilidade de software. Uma vez que algumas aplicações, ferramentas e software se ligam particularmente a um computador pessoal.

 

👎 Desvantagem: Falta de conhecimento da sua rede

É verdade que as empresas de cloud computing fornecem-lhe acesso a dados como CPU, RAM, e utilização de disco. Mas pense apenas uma vez como a sua visão se torna mínima na sua rede. Portanto, se for um bug no seu código, um problema de hardware ou qualquer outra coisa, sem reconhecer o problema é impossível corrigi-lo.

 

👎 Desvantagem: Mínima flexibilidade

A aplicação e os serviços correm num servidor remoto. Devido a isso, as empresas que utilizam computação em nuvem têm um controlo mínimo sobre as funções do software, bem como do hardware. As aplicações nunca podem ser executadas localmente, devido ao software remoto.

As aplicações de Cloud Computing SaaS oferecem um custo total de propriedade mais baixo. As aplicações SaaS não necessitam de grandes investimentos de capital para infraestruturas de suporte ou licenças. Os custos da nebulosa computacional continuam a variar, e torna-se importante verificar os preços em curso.


 

[lord-icon icon=”36-bulb-idea-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Perguntas a fazer a si próprio quando se pensa em usar cloud computing:

  • Uma vez que os meus dados não estão sob o meu controlo, posso confiar que os meus dados estarão seguros?
  • Será que estão verdadeiramente acessíveis a qualquer momento?
  • O que acontece se a nuvem falhar?
  • O meu fornecedor irá garantir que estou a obter o melhor desempenho dos meus serviços na nuvem?
  • Posso testar isto para ter a certeza de que estou a receber o meu dinheiro?
  • Serei capaz de mover as aplicações e os dados sem problemas? E é acessível a partir de qualquer lugar?
  • Quanto é que poderia baixar os custos? Vale a pena ter software interno adicional para efeitos de backup?

 

[lord-icon icon=”186-puzzle-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Tipos de serviços de cloud computing

IaaS – Infraestrutura como um serviço

Os fornecedores de IaaS, como o AWS, fornecem uma instância de servidor virtual e armazenamento, bem como APIs que permitem aos utilizadores migrar cargas de trabalho para uma máquina virtual (VM). Os utilizadores têm uma capacidade de armazenamento atribuída e podem iniciar, parar, aceder e configurar o VM e o armazenamento conforme desejado. Os fornecedores de IaaS oferecem instâncias pequenas, médias, grandes, extra-grandes e memorizadas ou otimizadas para computação, além de instâncias personalizadas, para várias necessidades de carga de trabalho.

PaaS – Plataforma como um serviço

No modelo PaaS, os provedores de cloud computing hospedam ferramentas de desenvolvimento nas suas infraestruturas. Os utilizadores acedem a estas ferramentas através da Internet utilizando APIs, portais web ou software de gateway. O PaaS é utilizado para o desenvolvimento geral de software, e muitos fornecedores de PaaS hospedam o software após o seu desenvolvimento. Os fornecedores comuns de PaaS incluem a Salesforce’s Lightning Platform, AWS Elastic Beanstalk e Google App Engine.

SaaS – Software como um serviço

O SaaS é um modelo de distribuição que fornece aplicações de software através da Internet; estas aplicações são muitas vezes chamadas serviços web. Os utilizadores podem aceder a aplicações e serviços SaaS a partir de qualquer local utilizando um computador ou dispositivo móvel que tenha acesso à Internet. No modelo SaaS, os utilizadores obtêm acesso a aplicações de software e bases de dados. Um exemplo comum de uma aplicação SaaS é o Microsoft Office 365 para produtividade e serviços de correio eletrónico.

 

[lord-icon icon=”424-question-bubble-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Exemplos de computação em nuvem

Google Docs, Microsoft Office 365: Os utilizadores podem aceder ao Google Docs e ao Microsoft Office 365 através da Internet. Os utilizadores podem ser mais produtivos porque podem aceder a apresentações de trabalho e folhas de cálculo armazenadas na nuvem a qualquer altura a partir de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

Email, Calendário, Skype, WhatsApp: Emails, calendários, Skype e WhatsApp aproveitam a capacidade da nuvem para fornecer aos utilizadores acesso remoto aos dados para que estes possam aceder aos seus dados pessoais em qualquer dispositivo, quando e onde quiserem.

Zoom: O Zoom é uma plataforma de software baseada na nuvem para vídeo e áudio conferência que grava as reuniões e as guarda na nuvem, permitindo aos utilizadores acederem a elas em qualquer lugar e a qualquer momento.

AWS Lambda: O Lambda permite aos programadores executar código para aplicações ou serviços back-end sem ter de fornecer ou gerir servidores. O modelo pay-as-you-go é constantemente escalado com uma organização para acomodar mudanças em tempo real na utilização e armazenamento de dados.


[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão

Para concluir, há prós e contras da nuvem, mas a nuvem tornou-se uma parte obrigatória de qualquer empreendimento empresarial. Hoje, não se pode pensar sem usufruir dos benefícios da nebulosa computacional. Com precauções e esforços cuidadosos, as desvantagens da nebulosa computacional podem ser minimizadas. É verdade que a nebulosa computacional tem abalado o mundo empresarial. Os prós superam os contras da nebulosa computacional. Os custos minimizados, acesso fácil, backup de dados, centralização de dados, capacidades de partilha, segurança, armazenamento gratuito e testes rápidos, falam por si.

O argumento torna-se ainda mais forte com a maior flexibilidade e fiabilidade. Muitas organizações beneficiam da agilidade, escala e pagamento por uso que os serviços em nuvem oferecem. No entanto, como em qualquer serviço de infraestrutura, a adequação da computação em nuvem ao seu caso específico de utilização deve ser avaliada numa avaliação baseada no risco. Construa a tempo para a investigação e planeamento para compreender como a “nuvem” irá afetar o seu negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles