Segunda-feira, Setembro 9, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

As Vantagens e Desvantagens da Clonagem

- Advertisement -

Índice

Os Prós e Contras da Clonagem

A clonagem é o processo de criação de uma cópia de uma única célula ou de um organismo vivo inteiro. Cada clone tem os mesmos conjuntos de material genético no núcleo de cada célula. Um indivíduo produzido a partir desse processo é conhecido como um clone do organismo original.

Naturalmente, o termo é usado para gêmeos idênticos ou monozigóticos, uma vez que são clones naturais um do outro. A clonagem, como conceito científico repentino, tem se mostrado ao público em geral como uma técnica que pode ser feita com facilidade e relativo sucesso, já que realizou a clonagem da ovelha Dolly, a ovelha em 1997.

A clonagem está se a tornar em algo provável no nosso futuro com todos os novos avanços na pesquisa médica. Mas devemos realmente usá-la como uma forma de aumentar a esperança de vida dos seres humanos? Você concorda com isso? Bem, há alguns prós e contras sobre os quais provavelmente deveria aprender mais antes de tomar um decisão.

Cada avanço na ciência tem alguns positivos, mas negativos iguais e opostos. Quanto maior for o sucesso, maior será o problema a ser resolvido. Manipular genes humanos terá consequências imprevisíveis e imprevistas que poderão mudar a forma como vivemos. Pode pôr em perigo a humanidade como espécie. No mínimo, as pessoas que são clonadas podem se encontrar a lidar com graves problemas de saúde em algum momento das suas vidas.

 

O Primeiro Animal clonado: Dolly a ovelha

A primeira clonagem bem sucedida de animais ocorreu há mais de 22 anos, depois que uma mãe substituta de ovelhas Blackface escocesa deu à luz Dolly, em 5 de julho de 1996, no Instituto Roslin, parte da Universidade de Edimburgo.

Dolly fez parte de uma série de experiências no The Roslin Institute que tentavam desenvolver um método melhor para a produção de gado geneticamente modificado. Se fosse bem-sucedido, isso significaria que menos animais precisariam ser usados em experiências futuras. Os cientistas do Roslin também queriam saber mais sobre como as células mudam durante o desenvolvimento e se uma célula especializada, como uma pele ou uma célula cerebral, poderia ser usada para fazer um animal totalmente novo.

Estas experiências foram realizadas no Instituto Roslin por uma equipa liderada pelo Professor Sir Ian Wilmut. Devido à natureza da investigação, a equipa era composta por muitas pessoas diferentes, incluindo cientistas, embriologistas, cirurgiões, veterinários e pessoal agrícola.


✔️ Vejamos agora as vantagens da clonagem✔️


A clonagem apresenta inúmeras vantagens para a sociedade e para o ser humano. Vejamos primeiro a reprodução. E se pudesse trazer um ente querido falecido de volta à vida? Não ao estilo zumbie, mas uma cópia real da sua amada avó, ou uma irmã que o deixou demasiado cedo.

Faria isso? Embora a clonagem humana não seja uma opção atualmente, devido às preocupações éticas e médicas que discutiremos na seção de reclusos, a clonagem animal é bem real. Como os humanos são tecnicamente animais, não é muito rebuscado imaginar um mundo de clones humanos.

 

👍 Vantagem: Pode ajudar a prevenir a extinção de espécies

À medida que muitos organismos do planeta se aproximam do perigo e da extinção, a clonagem parece ser uma solução possível para restaurar as populações. Ao utilizar o material genético de organismos já mortos, a clonagem pode até contribuir para expandir a diversidade dos pools genéticos.
Além disso, a clonagem de animais extintos e o sua ressurreição bem sucedida também permitirá aos cientistas estudar plenamente a espécie como organismos vivos, em vez de apenas estudar os seus restos mortais.
Apesar de ser considerada como um modo artificial de reprodução, a clonagem é, na verdade, muito comum em um ambiente natural. A forma mais antiga de clonagem, a reprodução assexuada, é exibida por vários organismos como insetos e microorganismos.

 

👍 Vantagem: Substituição de Órgãos

Provavelmente sabe que a clonagem é uma forma de substituir órgãos que falham. Há escassez de órgãos doados e, portanto, com a clonagem, a espera pode ser reduzida e mais pessoas podem ser salvas. Além disso, se você clonar os seus órgãos, há menos probabilidade de que eles sejam rejeitados, e seu corpo processará melhor o órgão recém-colocado.

Através dos processos de clonagem humana, poderíamos aprender como duplicar tecidos de órgãos dos recursos existentes para ajudar a proporcionar resultados mais positivos nesta área. Em vez de esperar por uma doação aleatória, os médicos poderiam proceder com células retiradas de cada paciente.

 

👍 Vantagem: A clonagem humana pode levar a novos avanços na ciência médica

O processo de clonagem humana poderia ajudar a gerar novos avanços na ciência médica. A possibilidade de compartilhar material genético poderia ajudar a prevenir ou curar doenças que podem prejudicar a vida dessa pessoa, criando um indivíduo duplicado. Poderia também criar uma nova linha de pesquisa que está à altura do que vemos agora com as terapias com células estaminais embrionárias.

 

👍 Vantagem:  A clonagem humana pode ajudar-nos a estarmos prontos para o aquecimento global

Os processos evolutivos permitem-nos começar a adaptar-nos às circunstâncias em mudança no nosso planeta, incluindo as questões do aquecimento global. As gerações futuras poderiam se beneficiar da clonagem humana porque ela aceleraria os ciclos de desenvolvimento como tentativas de seleção natural para dar mais força à humanidade. Poderíamos tirar o perfil genético das pessoas mais resistentes, aplicá-lo aos novos nascimentos e construir uma civilização pronta para os desafios potenciais que se avizinham.

Vantagem A clonagem humana permitiria que os nossos melhores e mais brilhantes continuassem a ter impacto no mundo.
Imagine um mundo onde as pessoas mais inteligentes e influentes em cada categoria de pesquisa pudessem continuar a trabalhar por causa da clonagem humana. O que saberíamos se Albert Einstein ainda estivesse vivo hoje? Como a nossa civilização mudaria se Leonardo da Vinci pudesse trabalhar com ferramentas modernas em vez do que estava disponível no seu tempo?

Arte, ciência, literatura, manufatura e qualquer outra indústria poderia ver ganhos maciços em inovação se a clonagem humana fosse permitida. Isso não permitiria a imortalidade, mas esse processo poderia nos ajudar a garantir mais resultados em vez de confiar no acaso.

 

👍 Vantagem: Pode ajudar a aumentar a produção de alimentos

Desde a década de 1920, muitas culturas têm sido feitas a partir de sementes híbridas criadas pelo cruzamento de duas variedades. Estes híbridos podem ter qualidades superiores em áreas como o rendimento ou a resistência a pragas. Mas as sementes de culturas híbridas não produzem plantas com as mesmas qualidades.

A capacidade de produzir um clone, uma réplica exata, de uma planta a partir de suas sementes seria um grande avanço para a agricultura mundial. Em vez de comprar sementes híbridas caras a cada ano, o que muitas vezes está além dos meios dos agricultores dos países em desenvolvimento, os agricultores poderiam replantar sementes das suas próprias plantas híbridas e obter os benefícios do alto rendimento ano após ano.

 

👍 Vantagem: Recuperação de Lesões

A clonagem pode ajudar nos processos de recuperação. Ao usar as próprias células de alguém, pode ajudá-lo a recuperar muito mais rápida e facilmente, bem como com muito menos problemas.

 

👍 Vantagem: Pesquisa em Genética

A clonagem tem o potencial de ser muito útil na pesquisa genética. Ao clonar, os investigadores genéticos poderiam compreender melhor a composição genética, bem como como os constituintes genéticos desempenham um papel dentro dos traços humanos. Além disso, há uma chance maior de poder ajustar os componentes genéticos em humanos clonados e poderia ajudar a lutar contra doenças genéticas.

 

👍 Vantagem: Pode ajudar os casais que querem ter filhos

Porque a clonagem utiliza células somáticas adultas, é um processo que permite a qualquer pessoa ter um filho que é biologicamente seu. Mesmo que essa pessoa tenha um sistema reprodutivo que não suporte a fertilidade, os médicos poderiam pegar as células somáticas e implantá-las num embrião, criando uma nova vida. Esta tecnologia daria a todos a chance de se tornarem pais, mesmo que não fossem sexualmente ativos.

 

👍 Vantagem: Crianças biológicas poderiam nascer de casais do mesmo sexo

Em vez de utilizar bancos de esperma ou de óvulos para criar um embrião que pudesse ser denominado, a clonagem permitiria que casais do mesmo sexo tivessem um filho que fosse biologicamente seu. Para as mulheres, uma implantação direta de células somáticas adultas não exigiria sequer um doador masculino, exceto pelo processo inicial de fertilização para criar o embrião. Para os homens, o mesmo seria verdade em relação ao óvulo que requer fertilização.

 

👍 Vantagem: Poderia restaurar o equilíbrio emocional das famílias

Uma das maiores tragédias que ocorrem na vida é a morte de uma criança. Às vezes acontece por causa de doenças ou enfermidades. Há também acidentes e eventos imprevisíveis que podem tirar a vida de uma criança. A clonagem oferece um processo onde os pais podem efetivamente equilibrar seu luto criando outra criança. Embora a nova vida fosse diferente, ela também seria semelhante, e isso poderia amenizar parte do luto que é vivido.

 

👍 Vantagem: Pode prolongar as capacidades da vida humana

No mundo desenvolvido, a esperança média de vida aproxima-se dos 85 anos para as nações de topo. Mesmo nos Estados Unidos, a esperança média de vida é de 70 anos para homens e mulheres. A clonagem não só poderia ajudar a prolongar a vida até mais tempo, como também poderia ser uma forma de trazer o resto do mundo para os padrões atuais.


✔️  Vejamos agora as desvantagens da clonagem ✔️


A clonagem está longe de ser uma ciência aperfeiçoada. Muitas das desvantagens envolvem os “e se” desta ciência, mas também há alguns fatos a serem considerados. Quando Dolly foi clonada com sucesso, apenas 9 dos 300 ovos foram implantados com sucesso com células somáticas adultas para criar uma gravidez. Desses 9 óvulos, apenas um foi implantado com sucesso a termo. Embora tenham sido feitos avanços desde Dolly no campo da clonagem, a ciência ainda tem um longo caminho a percorrer.

 

👎 Desvantagem: Os resultados na sociedade seriam imprevisíveis

O argumento mais comum contra a clonagem envolve o impacto invisível que teria na sociedade. Se os pais fossem capazes de “fabricar” crianças com perfis genéticos específicos, então existe a possibilidade de que a variação genética possa diminuir. Isso resultaria numa humanidade mais suscetível a doenças e deformidades, exigindo mais seleção genética, porque eventualmente estaríamos a realizar cruzamentos consanguíneos connosco mesmos.

 

👎 Desvantagem: É considerado anti ético, e a probabilidade de abuso é muito elevada.

Um dos argumentos mais fortes contra a clonagem é sobre as suas preocupações éticas. Além da ideia de manipular organismos vivos, os críticos dizem que o simples processo de produção de clones requer a exploração da vida.

No caso da ovelha Dolly, mais de 277 tentativas foram realizadas antes que um clone viável fosse produzido. Isto apenas sugere que, se os humanos fossem clonados, os cientistas precisariam conduzir inúmeras tentativas “fracassadas”.

Com isso, os críticos acreditam que seria anti ético clonar humanos a menos que esses problemas se tornem conhecidos e sejam resolvidos com um nível de certeza.

 

👎 Desvantagem: Os descendentes carecem de singularidade genética

A clonagem, como provavelmente sabe, cria genes idênticos. Com isto, haveria uma séria falta de diversidade dentro da humanidade. E de acordo com os cientistas, não ter diversidade pode reduzir as nossas capacidades de adaptação. Acabaríamos todos por parecer extremamente semelhante.

 

👎 Desvantagem: As pessoas clonadas podem ser tratadas como gado

Se um clone é uma réplica exata do hospedeiro, então os embriões poderiam ser implantados com o único propósito de ajudar com a saúde do hospedeiro, em vez de tratar o clone com direitos iguais aos de um ser humano. As células estaminais embrionárias podem ser colhidas a partir de um clone. Os clones podem ser usados como doadores automáticos de órgãos. Eles podem ser colocados em trabalhos forçados. Os níveis de abuso que podem ocorrer com este tipo de tecnologia são imensos.

A clonagem de crianças pode desenvolver a crença de que as crianças podem ser criadas especificamente para os desejos dos pais. Também poderia tirar a singularidade dos seres humanos, bem como ir contra a individualidade e a liberdade dos seres humanos. Os clones seriam provavelmente vistos como sub-humanos. As crianças que fossem clonadas estariam a viver nas pegadas do doador e se sentiriam como se tivessem expectativas a cumprir.

 

👎 Desvantagem: A clonagem humana pode criar uma população que envelhece rapidamente

A informação que as células obtêm à medida que envelhecem, é designada dentro das suas estruturas materiais. Quando uma criança começa a crescer, eles criam dados genéticos que o seu genoma mantém. Sabemos que a clonagem é possível, mas o que ainda não entendemos é como as informações contidas no nosso DNA mudariam através desse processo.

Se a impressão da idade acontece em nível genético, então fornecer embriões com células maduras poderia criar preocupações com o envelhecimento imprevisto. Este processo poderia levar a novas síndromes genéticas e a um aumento do risco de morte prematura.

 

👎 Desvantagem: Os ricos ficariam mais ricos e os pobres desapareceriam

Numa sociedade onde a seleção genética fosse possível daria maior ênfase aos meios socioeconómicos de cada pessoa ou família. Aqueles que poderiam pagar a clonagem essencialmente criariam a sua própria classe, enquanto aqueles que não poderiam pagar o processo provavelmente seriam evitados ou desconsiderados pelo resto da sociedade.

A clonagem humana criaria mais descriminação de classes nas nossas sociedades em vez de igualdade, especialmente nos primeiros tempos do lançamento desta tecnologia. As nossas divisões sócio-econômicas ainda estariam em vigor porque aqueles com dinheiro poderiam arcar com mais características, acréscimos ou processos para os seus clones do que aqueles que estão a lutar para ter comida na sua mesa. Mesmo que todos pudessem se dar ao luxo de fazer clones um dia para sustentar as suas famílias, as pessoas que poderiam adotar esta tecnologia mais cedo ainda teriam vantagens significativas sobre aqueles que não o fizessem.

 

👎 Desvantagem: A clonagem humana mudaria a forma como nos aproximamos do luto e da perda inesperada

A ideia de clonar humanos mudaria a forma como estes pais abordam o sofrimento, porque a ciência poderia fornecer-lhes uma duplicata exata. Não seria a mesma criança, mas a nova descendência teria o mesmo aspeto e possivelmente agiria da mesma maneira. Se os pais dessem o mesmo nome a este clone, poderia parecer que a perda inicial nunca aconteceu. Esta abordagem da vida poderia eventualmente desvalorizá-la ao ponto de nos encolhermos apaticamente se algo terrível acontecesse. Seria tão fácil como criar um substituto.

 


 

Conclusão

Depois de ouvir os prós e os contras da clonagem, pode nem mesmo ter decidido clara sobre o que sente acerca da clonagem. É um assunto difícil. Mas independentemente do que acredita, é importante notar que a pesquisa provou que um clone nunca seria completamente idêntico, assim como os gémeos não são completamente iguais.

Quando examinamos as vantagens e desvantagens da clonagem humana, estamos a perguntar-nos questões teológicas mais profundas que podem não ter respostas.

  • Será que cada cópia teria uma alma?
  • Será que a consciência se transfere para o novo corpo?
  • Será que um clone humano envelhece mais rápido do que os descendentes que são produzidos a partir de métodos mais naturais?

Estas são perguntas que talvez não precisemos responder ainda, mas a ciência da clonagem está a avançar a olhos vistos.

Globalmente, os desenvolvimentos da investigação científica parecem ir mais depressa do que as necessidades reais e reais dos seres humanos, que são os destinatários finais de tal progresso. Por causa disso, há uma necessidade premente de determinar se tais aplicações práticas são oportunas ou são realmente necessárias para a sobrevivência humana.

Índice

Os Prós e Contras da Clonagem

A clonagem é o processo de criação de uma cópia de uma única célula ou de um organismo vivo inteiro. Cada clone tem os mesmos conjuntos de material genético no núcleo de cada célula. Um indivíduo produzido a partir desse processo é conhecido como um clone do organismo original.

Naturalmente, o termo é usado para gêmeos idênticos ou monozigóticos, uma vez que são clones naturais um do outro. A clonagem, como conceito científico repentino, tem se mostrado ao público em geral como uma técnica que pode ser feita com facilidade e relativo sucesso, já que realizou a clonagem da ovelha Dolly, a ovelha em 1997.

A clonagem está se a tornar em algo provável no nosso futuro com todos os novos avanços na pesquisa médica. Mas devemos realmente usá-la como uma forma de aumentar a esperança de vida dos seres humanos? Você concorda com isso? Bem, há alguns prós e contras sobre os quais provavelmente deveria aprender mais antes de tomar um decisão.

Cada avanço na ciência tem alguns positivos, mas negativos iguais e opostos. Quanto maior for o sucesso, maior será o problema a ser resolvido. Manipular genes humanos terá consequências imprevisíveis e imprevistas que poderão mudar a forma como vivemos. Pode pôr em perigo a humanidade como espécie. No mínimo, as pessoas que são clonadas podem se encontrar a lidar com graves problemas de saúde em algum momento das suas vidas.

 

O Primeiro Animal clonado: Dolly a ovelha

A primeira clonagem bem sucedida de animais ocorreu há mais de 22 anos, depois que uma mãe substituta de ovelhas Blackface escocesa deu à luz Dolly, em 5 de julho de 1996, no Instituto Roslin, parte da Universidade de Edimburgo.

Dolly fez parte de uma série de experiências no The Roslin Institute que tentavam desenvolver um método melhor para a produção de gado geneticamente modificado. Se fosse bem-sucedido, isso significaria que menos animais precisariam ser usados em experiências futuras. Os cientistas do Roslin também queriam saber mais sobre como as células mudam durante o desenvolvimento e se uma célula especializada, como uma pele ou uma célula cerebral, poderia ser usada para fazer um animal totalmente novo.

Estas experiências foram realizadas no Instituto Roslin por uma equipa liderada pelo Professor Sir Ian Wilmut. Devido à natureza da investigação, a equipa era composta por muitas pessoas diferentes, incluindo cientistas, embriologistas, cirurgiões, veterinários e pessoal agrícola.


✔️ Vejamos agora as vantagens da clonagem✔️


A clonagem apresenta inúmeras vantagens para a sociedade e para o ser humano. Vejamos primeiro a reprodução. E se pudesse trazer um ente querido falecido de volta à vida? Não ao estilo zumbie, mas uma cópia real da sua amada avó, ou uma irmã que o deixou demasiado cedo.

Faria isso? Embora a clonagem humana não seja uma opção atualmente, devido às preocupações éticas e médicas que discutiremos na seção de reclusos, a clonagem animal é bem real. Como os humanos são tecnicamente animais, não é muito rebuscado imaginar um mundo de clones humanos.

 

👍 Vantagem: Pode ajudar a prevenir a extinção de espécies

À medida que muitos organismos do planeta se aproximam do perigo e da extinção, a clonagem parece ser uma solução possível para restaurar as populações. Ao utilizar o material genético de organismos já mortos, a clonagem pode até contribuir para expandir a diversidade dos pools genéticos.
Além disso, a clonagem de animais extintos e o sua ressurreição bem sucedida também permitirá aos cientistas estudar plenamente a espécie como organismos vivos, em vez de apenas estudar os seus restos mortais.
Apesar de ser considerada como um modo artificial de reprodução, a clonagem é, na verdade, muito comum em um ambiente natural. A forma mais antiga de clonagem, a reprodução assexuada, é exibida por vários organismos como insetos e microorganismos.

 

👍 Vantagem: Substituição de Órgãos

Provavelmente sabe que a clonagem é uma forma de substituir órgãos que falham. Há escassez de órgãos doados e, portanto, com a clonagem, a espera pode ser reduzida e mais pessoas podem ser salvas. Além disso, se você clonar os seus órgãos, há menos probabilidade de que eles sejam rejeitados, e seu corpo processará melhor o órgão recém-colocado.

Através dos processos de clonagem humana, poderíamos aprender como duplicar tecidos de órgãos dos recursos existentes para ajudar a proporcionar resultados mais positivos nesta área. Em vez de esperar por uma doação aleatória, os médicos poderiam proceder com células retiradas de cada paciente.

 

👍 Vantagem: A clonagem humana pode levar a novos avanços na ciência médica

O processo de clonagem humana poderia ajudar a gerar novos avanços na ciência médica. A possibilidade de compartilhar material genético poderia ajudar a prevenir ou curar doenças que podem prejudicar a vida dessa pessoa, criando um indivíduo duplicado. Poderia também criar uma nova linha de pesquisa que está à altura do que vemos agora com as terapias com células estaminais embrionárias.

 

👍 Vantagem:  A clonagem humana pode ajudar-nos a estarmos prontos para o aquecimento global

Os processos evolutivos permitem-nos começar a adaptar-nos às circunstâncias em mudança no nosso planeta, incluindo as questões do aquecimento global. As gerações futuras poderiam se beneficiar da clonagem humana porque ela aceleraria os ciclos de desenvolvimento como tentativas de seleção natural para dar mais força à humanidade. Poderíamos tirar o perfil genético das pessoas mais resistentes, aplicá-lo aos novos nascimentos e construir uma civilização pronta para os desafios potenciais que se avizinham.

Vantagem A clonagem humana permitiria que os nossos melhores e mais brilhantes continuassem a ter impacto no mundo.
Imagine um mundo onde as pessoas mais inteligentes e influentes em cada categoria de pesquisa pudessem continuar a trabalhar por causa da clonagem humana. O que saberíamos se Albert Einstein ainda estivesse vivo hoje? Como a nossa civilização mudaria se Leonardo da Vinci pudesse trabalhar com ferramentas modernas em vez do que estava disponível no seu tempo?

Arte, ciência, literatura, manufatura e qualquer outra indústria poderia ver ganhos maciços em inovação se a clonagem humana fosse permitida. Isso não permitiria a imortalidade, mas esse processo poderia nos ajudar a garantir mais resultados em vez de confiar no acaso.

 

👍 Vantagem: Pode ajudar a aumentar a produção de alimentos

Desde a década de 1920, muitas culturas têm sido feitas a partir de sementes híbridas criadas pelo cruzamento de duas variedades. Estes híbridos podem ter qualidades superiores em áreas como o rendimento ou a resistência a pragas. Mas as sementes de culturas híbridas não produzem plantas com as mesmas qualidades.

A capacidade de produzir um clone, uma réplica exata, de uma planta a partir de suas sementes seria um grande avanço para a agricultura mundial. Em vez de comprar sementes híbridas caras a cada ano, o que muitas vezes está além dos meios dos agricultores dos países em desenvolvimento, os agricultores poderiam replantar sementes das suas próprias plantas híbridas e obter os benefícios do alto rendimento ano após ano.

 

👍 Vantagem: Recuperação de Lesões

A clonagem pode ajudar nos processos de recuperação. Ao usar as próprias células de alguém, pode ajudá-lo a recuperar muito mais rápida e facilmente, bem como com muito menos problemas.

 

👍 Vantagem: Pesquisa em Genética

A clonagem tem o potencial de ser muito útil na pesquisa genética. Ao clonar, os investigadores genéticos poderiam compreender melhor a composição genética, bem como como os constituintes genéticos desempenham um papel dentro dos traços humanos. Além disso, há uma chance maior de poder ajustar os componentes genéticos em humanos clonados e poderia ajudar a lutar contra doenças genéticas.

 

👍 Vantagem: Pode ajudar os casais que querem ter filhos

Porque a clonagem utiliza células somáticas adultas, é um processo que permite a qualquer pessoa ter um filho que é biologicamente seu. Mesmo que essa pessoa tenha um sistema reprodutivo que não suporte a fertilidade, os médicos poderiam pegar as células somáticas e implantá-las num embrião, criando uma nova vida. Esta tecnologia daria a todos a chance de se tornarem pais, mesmo que não fossem sexualmente ativos.

 

👍 Vantagem: Crianças biológicas poderiam nascer de casais do mesmo sexo

Em vez de utilizar bancos de esperma ou de óvulos para criar um embrião que pudesse ser denominado, a clonagem permitiria que casais do mesmo sexo tivessem um filho que fosse biologicamente seu. Para as mulheres, uma implantação direta de células somáticas adultas não exigiria sequer um doador masculino, exceto pelo processo inicial de fertilização para criar o embrião. Para os homens, o mesmo seria verdade em relação ao óvulo que requer fertilização.

 

👍 Vantagem: Poderia restaurar o equilíbrio emocional das famílias

Uma das maiores tragédias que ocorrem na vida é a morte de uma criança. Às vezes acontece por causa de doenças ou enfermidades. Há também acidentes e eventos imprevisíveis que podem tirar a vida de uma criança. A clonagem oferece um processo onde os pais podem efetivamente equilibrar seu luto criando outra criança. Embora a nova vida fosse diferente, ela também seria semelhante, e isso poderia amenizar parte do luto que é vivido.

 

👍 Vantagem: Pode prolongar as capacidades da vida humana

No mundo desenvolvido, a esperança média de vida aproxima-se dos 85 anos para as nações de topo. Mesmo nos Estados Unidos, a esperança média de vida é de 70 anos para homens e mulheres. A clonagem não só poderia ajudar a prolongar a vida até mais tempo, como também poderia ser uma forma de trazer o resto do mundo para os padrões atuais.


✔️  Vejamos agora as desvantagens da clonagem ✔️


A clonagem está longe de ser uma ciência aperfeiçoada. Muitas das desvantagens envolvem os “e se” desta ciência, mas também há alguns fatos a serem considerados. Quando Dolly foi clonada com sucesso, apenas 9 dos 300 ovos foram implantados com sucesso com células somáticas adultas para criar uma gravidez. Desses 9 óvulos, apenas um foi implantado com sucesso a termo. Embora tenham sido feitos avanços desde Dolly no campo da clonagem, a ciência ainda tem um longo caminho a percorrer.

 

👎 Desvantagem: Os resultados na sociedade seriam imprevisíveis

O argumento mais comum contra a clonagem envolve o impacto invisível que teria na sociedade. Se os pais fossem capazes de “fabricar” crianças com perfis genéticos específicos, então existe a possibilidade de que a variação genética possa diminuir. Isso resultaria numa humanidade mais suscetível a doenças e deformidades, exigindo mais seleção genética, porque eventualmente estaríamos a realizar cruzamentos consanguíneos connosco mesmos.

 

👎 Desvantagem: É considerado anti ético, e a probabilidade de abuso é muito elevada.

Um dos argumentos mais fortes contra a clonagem é sobre as suas preocupações éticas. Além da ideia de manipular organismos vivos, os críticos dizem que o simples processo de produção de clones requer a exploração da vida.

No caso da ovelha Dolly, mais de 277 tentativas foram realizadas antes que um clone viável fosse produzido. Isto apenas sugere que, se os humanos fossem clonados, os cientistas precisariam conduzir inúmeras tentativas “fracassadas”.

Com isso, os críticos acreditam que seria anti ético clonar humanos a menos que esses problemas se tornem conhecidos e sejam resolvidos com um nível de certeza.

 

👎 Desvantagem: Os descendentes carecem de singularidade genética

A clonagem, como provavelmente sabe, cria genes idênticos. Com isto, haveria uma séria falta de diversidade dentro da humanidade. E de acordo com os cientistas, não ter diversidade pode reduzir as nossas capacidades de adaptação. Acabaríamos todos por parecer extremamente semelhante.

 

👎 Desvantagem: As pessoas clonadas podem ser tratadas como gado

Se um clone é uma réplica exata do hospedeiro, então os embriões poderiam ser implantados com o único propósito de ajudar com a saúde do hospedeiro, em vez de tratar o clone com direitos iguais aos de um ser humano. As células estaminais embrionárias podem ser colhidas a partir de um clone. Os clones podem ser usados como doadores automáticos de órgãos. Eles podem ser colocados em trabalhos forçados. Os níveis de abuso que podem ocorrer com este tipo de tecnologia são imensos.

A clonagem de crianças pode desenvolver a crença de que as crianças podem ser criadas especificamente para os desejos dos pais. Também poderia tirar a singularidade dos seres humanos, bem como ir contra a individualidade e a liberdade dos seres humanos. Os clones seriam provavelmente vistos como sub-humanos. As crianças que fossem clonadas estariam a viver nas pegadas do doador e se sentiriam como se tivessem expectativas a cumprir.

 

👎 Desvantagem: A clonagem humana pode criar uma população que envelhece rapidamente

A informação que as células obtêm à medida que envelhecem, é designada dentro das suas estruturas materiais. Quando uma criança começa a crescer, eles criam dados genéticos que o seu genoma mantém. Sabemos que a clonagem é possível, mas o que ainda não entendemos é como as informações contidas no nosso DNA mudariam através desse processo.

Se a impressão da idade acontece em nível genético, então fornecer embriões com células maduras poderia criar preocupações com o envelhecimento imprevisto. Este processo poderia levar a novas síndromes genéticas e a um aumento do risco de morte prematura.

 

👎 Desvantagem: Os ricos ficariam mais ricos e os pobres desapareceriam

Numa sociedade onde a seleção genética fosse possível daria maior ênfase aos meios socioeconómicos de cada pessoa ou família. Aqueles que poderiam pagar a clonagem essencialmente criariam a sua própria classe, enquanto aqueles que não poderiam pagar o processo provavelmente seriam evitados ou desconsiderados pelo resto da sociedade.

A clonagem humana criaria mais descriminação de classes nas nossas sociedades em vez de igualdade, especialmente nos primeiros tempos do lançamento desta tecnologia. As nossas divisões sócio-econômicas ainda estariam em vigor porque aqueles com dinheiro poderiam arcar com mais características, acréscimos ou processos para os seus clones do que aqueles que estão a lutar para ter comida na sua mesa. Mesmo que todos pudessem se dar ao luxo de fazer clones um dia para sustentar as suas famílias, as pessoas que poderiam adotar esta tecnologia mais cedo ainda teriam vantagens significativas sobre aqueles que não o fizessem.

 

👎 Desvantagem: A clonagem humana mudaria a forma como nos aproximamos do luto e da perda inesperada

A ideia de clonar humanos mudaria a forma como estes pais abordam o sofrimento, porque a ciência poderia fornecer-lhes uma duplicata exata. Não seria a mesma criança, mas a nova descendência teria o mesmo aspeto e possivelmente agiria da mesma maneira. Se os pais dessem o mesmo nome a este clone, poderia parecer que a perda inicial nunca aconteceu. Esta abordagem da vida poderia eventualmente desvalorizá-la ao ponto de nos encolhermos apaticamente se algo terrível acontecesse. Seria tão fácil como criar um substituto.

 


 

Conclusão

Depois de ouvir os prós e os contras da clonagem, pode nem mesmo ter decidido clara sobre o que sente acerca da clonagem. É um assunto difícil. Mas independentemente do que acredita, é importante notar que a pesquisa provou que um clone nunca seria completamente idêntico, assim como os gémeos não são completamente iguais.

Quando examinamos as vantagens e desvantagens da clonagem humana, estamos a perguntar-nos questões teológicas mais profundas que podem não ter respostas.

  • Será que cada cópia teria uma alma?
  • Será que a consciência se transfere para o novo corpo?
  • Será que um clone humano envelhece mais rápido do que os descendentes que são produzidos a partir de métodos mais naturais?

Estas são perguntas que talvez não precisemos responder ainda, mas a ciência da clonagem está a avançar a olhos vistos.

Globalmente, os desenvolvimentos da investigação científica parecem ir mais depressa do que as necessidades reais e reais dos seres humanos, que são os destinatários finais de tal progresso. Por causa disso, há uma necessidade premente de determinar se tais aplicações práticas são oportunas ou são realmente necessárias para a sobrevivência humana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles