Quinta-feira, Maio 9, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

9 Passos para garantir um horario flexivel no seu trabalho!

Como conseguir um trabalho flexível na sua empresa

Não é fã de acordar demasiado cedo, ou de viajar uma hora para o escritório, ou de ter que ficar preso a uma secretária o dia todo? Não podemos dizer que o criticamos. É por isso que um horário flexível – é muito desejado pela força de trabalho de hoje. Mas exatamente o que é horário flexível, e por que é tão popular?

Com as empresas que pensam no futuro e compreendem a necessidade de uma reforma cultural no local de trabalho, agora é a altura perfeita para preparar um horário mais flexível. Não há uma definição única para flexibilidade. Significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Pode ser simplesmente entrar mais cedo e sair mais cedo; ou trabalhar em casa um dia por semana. Pode significar um teletrabalho completo ou uma semana de trabalho comprimido (quarenta horas em quatro dias).

Com tantas opções disponíveis, primeiro considere como a sua semana ideal se desdobraria. Prefere trabalhar em casa um dia por semana ou trabalhar apenas quatro dias por semana? É um turno em horas (chegar cedo, sair cedo) ou a capacidade de estar em casa para jantar um dia por semana? E pense por que precisa ou quer flexibilidade. Talvez seja para evitar uma longa e não produtiva viagem de ida e volta. Talvez realmente queira poder deixar os seus filhos na escola uma ou mais vezes por semana.

O mundo do trabalho está a mudar rapidamente. À medida que a esperança de vida se prolonga e os mercados de trabalho mudam, a nossa vida profissional tornou-se mais complicada. As antigas expectativas sobre como trabalhamos tornaram-se insustentáveis – não menos a expectativa de que viajamos religiosamente de e para um local fixo 10 vezes por semana durante a hora de ponta, com todos os efeitos que isso tem sobre as emissões de carbono.

 


 

1. Preparando-se para fazer o pedido

Faça a sua pesquisa antes de se aproximar do seu chefe. Procure por precedentes na sua empresa: Há alguém na organização que trabalhe a partir de casa? Qual é o acordo? Se não sabe, vá aos Recursos Humanos e pergunte pela política. Depois, preveja quais podem ser as preocupações do seu chefe, quer não esteja pessoalmente numa reunião de clientes de última hora ou que será mais difícil para ela gerir o seu tempo.

Tenha um plano de como você vai lidar com essas questões. Procure falar com os seus colegas que já trabalham neste regime. Se não houver nenhum, fale com colegas que possam ter um arranjo de flexibilidade casual. Pergunte sobre as suas experiências honestas. Como é que eles pediram isso? Qual é a agenda deles? Será que o gerente deles gosta? Como pode se antecipar a qualquer potencial reação? Se ninguém na sua empresa está a trabalhar de forma flexível, não aceite isso como um não antes de perguntar.

 

2. Marque uma hora para falar

Uma vez que tenha determinado o que pode ser um horário ideal e funcional, marque um horário no calendário para você e o seu chefe discutir suas necessidades. Ofereça-se para o levar a almoçar ou tomar um café para sair das paredes do seu escritório e para estar longe da perturbação dos e-mails que chegam e dos telefones que tocam.

 

3. Pedir para fazer um período de experiência

Uma das melhores maneiras de conseguir que o seu chefe entre a bordo é sugerir um período experimental – de uma semana a alguns meses, no qual você e o seu chefe possa decidir se vai funcionar.

 

4. Seja flexível em relação à flexibilidade

Gerentes e funcionários precisam de se reunir num espaço seguro para montar arranjos de trabalho flexíveis que funcionem para todos, com um entendimento real do que está em jogo e do que é possível. Uma parte disto é a necessidade de flexibilidade – reconhecendo que as circunstâncias mudam e que os arranjos de trabalho podem precisar de ser afinados ou mesmo invertidos ao longo do tempo para garantir que se mantêm em forma para o fim a que se destinam.

O trabalho flexível tem sido utilizado como uma ferramenta de gestão para alcançar economias através da imposição de contratos remotos ou de horas zero à força de trabalho, com pouca contribuição daqueles que são chamados a fazer o seu trabalho de forma diferente. Portanto, é necessário dar espaço às pessoas para fazer sugestões e dar feedback sobre o trabalho flexível. E também se trata de fazer uso de uma série de disposições de trabalho flexível.

 

5. Responder às preocupações do seu chefe / manager

O seu chefe ou manager dos recursos humanos pode estar hesitante em atender ao seu pedido. Talvez ele ou ela receie que não esteja acessível se tiver permissão para se tele trabalhar, ou que o seu desempenho no trabalho sofra se você definir o seu próprio horário. Apresente um plano de como irá abordar estas questões. Por exemplo, concorde com o seu chefe sobre a frequência com que fará o check-in durante todo o dia de trabalho quando trabalhar remotamente.

 

6. Manter uma comunicação aberta

Quando o seu chefe concordar com o teu novo horário, não o deixe ficar mal. Estar num horário mais flexível provavelmente significa que deve fazer o dar constante feedback e estar numa comunicação mais próxima do que de normal, de forma a dar ao seu chefe a confiança de que você consegue realmente trabalhar com um horário flexível.

 

7. Seja flexível com a forma como poderia funcionar

Talvez seja um dia por semana, dois dias por mês; deixe o seu chefe propor uma data primeiro. Lembre-se, isto é uma negociação, então descubra o que realmente precisa e o que realmente quer. Quanto mais opções você apresentar, melhores serão as suas chances de encontrar o ajuste perfeito. Isto também pode ser uma bênção para os seus pares! Se o seu chefe ainda estiver hesitante, proponha um julgamento. Vamos tentar isto durante dois meses e reagrupar para falar sobre o que funcionou e o que não funcionou.

 

8. Priorizar as suas necessidades mais importantes

Ao pensar em que tipo de horário flexível vai funcionar melhor para você, pergunte-se: Quais são as duas necessidades mais importantes na sua vida fora do seu trabalho diário? Quais são os ajustes de horário que afetariam mais drasticamente o seu nível de stress e felicidade? Está a fazer tempo para a sua aula de treino diário, ou precisa de fazer chamadas durante o horário normal de trabalho para aquela ideia de arranque que está a tentar arrancar? Ter duas mudanças de horário a propor é muitas vezes útil porque permite espaço para um potencial compromisso para conseguir pelo menos uma.

 

9. Redefinir a produtividade

O trabalho flexível exige um afastamento mental de ver a produtividade como estar presente em horas de trabalho fixas. De facto, o problema deste mindset em que as pessoas se sentem obrigadas a mostrar a cara no trabalho, mesmo que só se sintam mal – alimenta o quebra-cabeças da produtividade. As empresas,e os gestores precisam de conceber melhores medidas de produtividade: um projecto foi concluído dentro do prazo, a equipa trabalhou bem em conjunto, o relatório é de alta qualidade? Estes são critérios de sucesso muito mais eficazes do que o facto de o pessoal chegar às 9 da manhã de cada manhã.

 

Conclusao

Os funcionários já não têm de combater o trânsito, tirar o fato da lavandaria ou envolver-se na política de escritório. Muitas empresas oferecem agora tipos de trabalho flexível devido ao impacto positivo que a flexibilidade tem na retenção de funcionários-chave.

O tempo de trabalho com flexibilidade pode vir de diferentes formas, entre elas:

  • Duas pessoas partilham um emprego, uma a trabalhar no turno da manhã, a outra a trabalhar durante a tarde
  • Os funcionários fazem horas extras de segunda a quinta-feira para ganhar um fim de semana de três dias
  • Os funcionários trabalham do escritório, de casa, ou à espera que o autocarro escolar chegue. O trabalho não é mais um lugar, é uma atividade que qualquer funcionário pode realizar a partir de um local remoto.

É uma grande mudança na forma como o se trabalha e encara o trabalho, e há prós e contras em flexibilizar o tempo no local de trabalho – é este tipo de coisas que os proprietários de pequenas empresas devem pesar cuidadosamente antes de iniciar um modelo de trabalho com horário flexível. E existem muitas empresas ainda que não encaram o trabalho flexível uma opção porque ainda estão presos às maneiras antigas de trabalhar.

Seja um grande trabalhador flexível. Se você conseguir convencer o seu empregador de que pode praticar um horário flexível com eficácia, fazer o seu trabalho e continuar a ser produtivo, comunicativo e confiável no seu novo horário. Pode ser necessário um pouco de tentativa e erro para encontrar a forma mais eficaz de trabalhar a partir de casa. Parece muito melhor do que realmente é, ser puxado para dois mundos. Encontrar o equilíbrio no trabalho e em casa é a dança que as mães sempre irão travar, mas cada vez mais se vê que o trabalho flexível também é muito admirado pelos homens.

Embora cada vez mais empregados procurem flexibilidade no trabalho, alguns grupos, como proprietários de animais de estimação, pessoas que vivem em áreas rurais, mães que ficam em casa, nómadas digitais e semi-reformados ou aposentados, estão mais ativamente buscando flexibilidade no trabalho.

Além disso, deve ter em conta que 100% do trabalho remoto não é a única opção de trabalho flexível. Horário flexível, horário a tempo parcial, horário alternativo e trabalho remoto, são algumas das opções de trabalho flexíveis populares.

mariana
Latest posts by mariana (see all)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles