Segunda-feira, Setembro 9, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

As Melhores Carreiras Profissionais Para Pessoas com Deficiência!

- Advertisement -

Se tem algum tipo de deficiência, deve poder ter um trabalho

Para pessoas com algum tipo de deficiência, arranjar trabalho não tem de ser dificil. Na verdade, localizar oportunidades de emprego pode ser mais fácil do que pensa, especialmente por ser muito mais simples procurar esses cargos e entrar em contacto com os gerentes de contratação. Lembre-se, todos têm uma mistura única de pontos fortes e habilidades que podem facilmente resolver qualquer desafio que uma empresa enfrenta.

É possível encontrar bons empregos para pessoas com deficiência. Não importa que tipo de deficiência possa ter, você pode descobrir a satisfação que muitas vezes vem da realização – e utilização – das suas habilidades e habilidades mais fortes.

Além disso, cada vez mais organizações estão agora a criar ativamente empregos para as pessoas com deficiência. De facto, podem ser encontradas grandes oportunidades em quase todas as indústrias. O governo, os cuidados de saúde, a tecnologia e os sectores financeiros, em particular, estão a tornar-se cada vez mais acolhedores para aqueles que são fisicamente ou mentalmente deficientes.

As seguintes sugestões de emprego para pessoas com deficiência destinam-se a ajudá-lo a iniciar esta viagem de procura de trabalho.  São ideias baseadas no que outras pessoas com deficiência têm sido capazes de realizar. É um indivíduo único com os seus próprios interesses e talentos. Tente não se limitar. Se conseguir  imaginar uma carreira que quer, então pode ser capaz de fazê-la acontecer. Não se limite pelo o que os outros acham que é ou não capaz de fazer.

Naturalmente, o termo “deficiência” cobre um espectro extremamente amplo de condições, sintomas e requisitos. Nenhum emprego se adequa a todos os indivíduos “deficientes”, mas certas carreiras envolvem habilidades que podem ser particularmente prevalecentes entre aqueles com condições específicas.

Ao começar a sua caça ao trabalho, é crucial compreender os seus direitos e focar a sua busca na direção correta para o seu conjunto de habilidades. Para mais informações acerca dos seus direitos em Portugal leia o documento Os Direitos Das Pessoas Com Deficiência em Portugal.


 

Vamos ver agora uma lista de todos os trabalhos que pode considerar na sua busca de trabalho:

Agente do Call Center Remoto – Sem uma necessidade de presença física no local de trabalho, ser um agente de call center torna-se mais fácil.

Operador de registo dados – se tem facilidade com computadores, esta área de trabalho pode ser indicada para si. Tamb]em não exige esforço físico.

Editor de vídeo – Se tem uma paixão por edição de vídeo, porque não dedicar-se a uma carreira como Editor de Vídeo. Mais uma vez, as suas “incapacidades” não o vão poder travar se realmente gostar de trabalhar com video.

Músico – É verdade. Se quer ser criativo, vai encontrar uma maneira. E a música é isso mesmo: ser criativo. Use qualquer instrumento, tecnologia ou software para criar a sua música e use as redes sociais para partilhar.

Jornalista – Porque não tentar a uma carreira no jornalismo. Usando as suas capacidades para escrever artigos para Jornais, ou empresas.

Enfermeiro –  A algumas pessoas que sonham com carreiras de enfermagem é dito que nunca vão conseguir passar da escola de enfermagem. Alguns enfermeiros que ouvem falar de um potencial emprego de sonho são informados de que nem sequer serão considerados candidatos para o cargo. Mas a verdade é que é possível usar as suas capacidades para ser um excelente enfermeiro(a). Ao contrário do que se pensa, a maioria dos pacientes parece estar bem ligada a um prestador de cuidados de saúde que não é fisicamente perfeito. Além disso, tanto os enfermeiros de minorias étnicas como os enfermeiros com deficiência podem ser modelos poderosos para mostrar a outras pessoas como eles que também podem alcançar o sucesso na profissão de enfermagem.

Mercado TI, programação informática – O mercado das novas tecnologias tem vindo a crescer nos últimos anos, por isso apostar na informática é uma boa escolha. E se gosta de estar mais isolado, as carreiras tecnológicas oferecem este tipo de empregos para pessoas com deficiência.

Leilões Online e Sites de anúncios online – Os sites de leilões na Internet têm ajudado muitas pessoas, tal como você, a obter receitas adicionais. Um dos sites de leilões online mais conhecido, o eBay, afirma que possui mais de um milhão de “vendedores profissionais” que usam o Ebay como sua principal ou secundária fonte de ordenado.

Escritor / Escritor Online – Se você é habilidoso em escrever e tem jeito com as palavras, pode escrever online para diversas plataformas. Mesmo que não tenha escrito nenhum artigo / conteúdo antes, pode começar a escrever para blogs mesmo sem experiência. Os escritores têm de comunicar através das suas palavras escritas aos leitores. Pode-se escrever sobre o que se sabe, sobre deficiência ou outros temas. Escrever artigos em revistas, jornais, web ou eBooks ou blogs é possível. Pode-se ser empregado por conta própria escrevendo livros. Empresas ou organizações sem fins lucrativos também contratam indivíduos para transmitir as suas mensagens aos leitores através de boletins informativos, brochuras, comunicados de imprensa e outras coisas promocionais para as quais se deve ser um escritor muito persuasivo.

Especialista em suporte informático – Os especialistas em suporte informático são profissionais de TI que gerem e suportam hardware ou redes informáticas para empresas. Como o trabalho é baseado em computador, acomodações eletrônicas podem ser feitas para pessoas com deficiências como cegueira (telas de computador em braile) ou surdez (comandos de voz).

Conselheiro Vocacional – Você estaria ajudando outras pessoas a encontrar emprego, especialmente outras pessoas com deficiência ou que enfrentam desafios para entrar na força de trabalho. Porque as pessoas com deficiência enfrentam uma taxa de desemprego quase o dobro da média nacional, conselheiros que ajudam as pessoas a adquirir competências profissionais e aconselham sobre questões legais e sociais relacionadas.

Designer Gráfico – Empresas, organizações e empregadores confiam nos designers gráficos para desenhar, formatar e desenvolver materiais. Os designers trabalham com uma variedade de aplicativos de software criativos, incluindo InDesign, Photoshop e Illustrator. Os designers gráficos bem sucedidos são capazes de trabalhar tanto de forma independente quanto em colaboração dentro de equipas. Pessoas com sensibilidade auditiva se destacarão nesta posição desde que tenham uma paixão pelo design e sejam comunicadores atentos. A maioria dos cargos de design gráfico requer graduação, bem como experiência prévia de agência. É um sector próspero e com capacidades adequadas de conceção e conhecimento de software, a pessoa com deficiência pode facilmente encaixar num slot.

Arquivista – Um funcionário de arquivos é responsável pela manutenção de arquivos e registos num ambiente geral de escritório. Eles podem localizar informações para outros funcionários e criar  sistemas de arquivamento para garantir que os registos sejam organizados. Alguém com deficiência auditiva pode encontrar um emprego como arquivista porque interagir pessoalmente com as pessoas não é necessário para desempenhar as suas funções e geralmente trabalham individualmente.

Telemarketer – Os telemarketers contactam indivíduos ou empresas por telefone para vender bens, ou serviços, ou para solicitar doações para determinadas causas. Diversas empresas e organizações utilizam o serviço de telemarketing. Alguém com deficiência visual pode ser capaz de encontrar trabalho como telemarketer, já que a maior parte do trabalho inclui fazer e atender chamadas telefónicas e memorizar um roteiro.

Trabalho de transcrição médica –  As funções envolvem o processo de transcrição que é converter informação gravada por  voz como ditado por profissionais de saúde ou médicos em formato de texto. Com formação adequada, pode-se trabalhar nesta profissão mesmo a partir de casa.

Artista – Uma pessoa incapacitada pode transformar-se num artista com treino ou habilidades. Criar pinturas ou desenhos e exibi-los pode ser uma boa opção. A maioria das pessoas com deficiência está neste campo. A arte criada por si, pode vir em qualquer forma, incluindo peças de teatro, filmes, danças, pinturas, esculturas, etc. As obras podem ser intensamente pessoais, partilhando a experiência particular dos artistas, ou podem ter uma visão mais ampla das questões políticas relevantes para as pessoas com deficiência.

Cuidar de Pessoas  – Refere-se a pessoas que cuidam de outros que são incapazes de tomar os seus próprios cuidados como crianças e estarão em risco se deixadas sozinhas, ou os seus cuidadores querem alívio durante o dia. Pessoas com deficiências específicas podem funcionar eficazmente nesta profissão.

Cuidadores de animais –  Os principais deveres de um tratador de animais são cuidar das necessidades dos animais. Tarefas como a alimentação, o banho e o exercício de animais de estimação ou outros animais não agrícolas são algumas das funções. Pode ser diferente conforme o local de trabalho. Se uma pessoa com deficiência gosta de animais, este trabalho é definitivamente agradável. As tarefas do trabalho variam de acordo com a posição e o local de trabalho. Eles trabalham numa variedade de ambientes, incluindo canis, zoológicos, estábulos, abrigos para animais, lojas de animais, clínicas veterinárias e aquários.

Matemáticos – Os técnicos em matemática podem trabalhar ao lado de engenheiros e cientistas ou nas escolas, ajudando as pessoas a desenvolver a sua compreensão dos conceitos matemáticos e análise de dados. As tarefas diárias incluem o desenvolvimento de modelos científicos ou matemáticos, a preparação de dados para análise e a coordenação de projetos e atividades com diferentes departamentos e equipes.

Pessoas com deficiência visual podem tornar-se técnicos matemáticos porque a sua deficiência não interfere com as suas capacidades computacionais. Este trabalho é adequado para alguém que gosta de resolver problemas complexos e discutir soluções com outros, e tem a paciência de ajudar os outros a desenvolver uma compreensão da solução. Para se tornar um técnico matemático, é necessário ter pelo menos um bacharelado em matemática ou uma área relacionada.

Conselheiro de Crédito – Os consultores de crédito ajudam os seus clientes a identificar preocupações financeiras e trabalham com eles para encontrar soluções adequadas através da elaboração de orçamentos. Os conselheiros também ajudam os seus clientes a entender as suas pontuações de crédito e os ensinam a estabelecer metas financeiras eficazes.

Uma deficiência visual tem pouco impacto no sucesso desta carreira. Desde que os potenciais conselheiros estejam interessados em trabalhar com os clientes e construir relações interpessoais com eles, eles acharão esta posição gratificante. Para se tornar um conselheiro de crédito, pelo menos um bacharelado é necessário; certificações financeiras adicionais também podem ser exigidas a dependendo dos empregadores.

Atuário – Os atuários são responsáveis por ajudar as empresas a desenvolver políticas para minimizar os riscos associados à indústria a. Os candidatos ideais  são confortáveis com matemática, estatística e teoria financeira para analisar os custos financeiros do risco e incerteza. Este trabalho é uma boa escolha para indivíduos que trabalham bem em equipa, gostam de desenvolver estratégias e estão dispostos a compartilhar as suas ideias com outros. Indivíduos com mobilidade reduzida que esperam trabalhar num ambiente de negócios podem estar interessados numa carreira como atuário. É necessária uma atividade física mínima, e trabalhar com matemática e finanças é uma boa forma de manter a mente envolvida. Os futuros atuários precisam de um bacharelato, uma formação em matemática e estatística.

Consultor de gestão –  O consultor de gestão é alguém que ajuda as organizações a aumentar o seu funcionamento, desempenho e trabalho principalmente através da avaliação das tribulações organizacionais existentes e do desenvolvimento de planos para o progresso. As empresas acreditam que essas deficiências atingiram os candidatos e poderão ajudá-los efetivamente a superar os seus desafios, já que as próprias pessoas com deficiência superaram muitas provas. Assim, com uma educação apropriada, pode-se facilmente encontrar emprego neste campo.

Professor – alguém que ajuda pessoas de diferentes faixas etárias a desenvolver intelectualmente e especializar-se em novas habilidades. As pessoas com deficiência podem ajudar outras com ou sem deficiência, através da sua experiência de proficiência. Elas também podem estar envolvidas na educação online. Com a educação necessária ou se a deficiência foi atingida mais tarde na vida, eles podem ensinar sobre a sua antiga profissão a outros.

Artista Plástico – Os artistas usam uma série de materiais e técnicas para criar desenhos e pinturas que podem exibir ou vender, ou que foram comissionados para criar.

Ator / Atriz – Um ator pode trabalhar em teatro ou em filmes, ou televisão, retratando um personagem como parte de uma história maior. Os atores trabalham em projetos até a sua conclusão, que pode durar desde alguns dias de filmagem ou atuação, até anos se uma peça de teatro ou espetáculo em que trabalhem for popular.

Escultor – Um escultor é um artista altamente criativo que desenvolve ideias para esculturas ou estátuas e as faz ganhar vida de forma tridimensional, unindo ou moldando materiais juntos. Os escultores normalmente trabalham com materiais duros como pedra, mármore, vidro, metal, madeira ou gelo. Eles também podem usar argila, gesso, ouro, arame, plástico, borracha, tecido ou mesmo papel. Os clientes podem encomendar produtos a um escultor, ou o escultor pode criar o seu trabalho independentemente para exposição e venda. Os escultores podem trabalhar numa variedade de meios para fazer arte tridimensional.

Historiador – É função dos historiadores pesquisar, analisar, interpretar e comunicar sobre o passado. Um historiador frequentemente conduz entrevistas com pessoas que oferecem uma perspetiva específica sobre um evento ou período, captando as suas impressões em primeira mão. Se tem gosto por história mundial ou Portuguesa, pode considerar esta carreira para si

Designer de jóias– Existem guias online sobre como criar joias como uma pessoa com deficiência visual, e o aumento das vendas online expandiu o mercado de joias caseiras. As pessoas que fazem brincos, pulseiras, anéis e colares trabalham para desenhar as suas peças; compram materiais; e constroem, ajustam, reparam e vendem o seu trabalho.

Analista Financeiro – Os analistas financeiros trabalham com empresas ou indivíduos para avaliar oportunidades de investimento. Este trabalho é adequado para aqueles que são bons com números e gostam de usar as suas habilidades analíticas e matemáticas diariamente. Além disso, os indivíduos devem ser capazes de se comunicar claramente com outras pessoas. Os indivíduos com dificuldades de mobilidade e interesse em finanças podem achar o trabalho como analista financeiro gratificante, já que a posição requer muito poucas tarefas fisicamente exigentes e requer forte capacidade de pensamento crítico e resolução de problemas.


 

Vejamos agora uma lista de não exaustiva de outras carreiras profissionais que pode considerar:

  • Administração Médica
  • Contabilista
  • Serviços Farmacêuticos
  • Marketing e Pesquisa de Mercado
  • Design, Ilustração, ou Fotografia
  • Assistente Veterinário
  • Produção Musical
  • Engenharia Eletrónica
  • Animação por computador
  • Massagem Terapêutica
  • Terapeuta / Mestre Reiki
  • Realizador de Filmes
  • Vendedor
  • Atendimento ao cliente
  • Recursos Humanos
  • Engenheiro de Áudio
  • Analista de dados
  • Analista de Negócios

 


Vejamos agora recomendações e dicas de como encontrar uma boa carreira profisisional para pessoas que sofram de algum tipo de deficiência:

1. Defina os seus objetivos

Com demasiada frequência, as pessoas com diversas categorias de deficiência caem na armadilha de estarem dispostas a aceitar qualquer trabalho que consigam obter. Não procuram oportunidades de trabalho específicas, e exalam uma atitude ambivalente sobre as suas ambições. Mas os potenciais empregadores querem ver que tem um entusiasmo genuíno por uma determinada área de trabalho.

Por isso, é essencial que leve a sério ao que realmente quer fazer. Mesmo que não consiga reduzir a uma carreira específica, veja se consegue descobrir quais habilidades quer usar ou desenvolver. Ter objetivos mais bem definidos mostra aos potenciais empregadores que você realmente se importa em fazer uma contribuição.

2. Encontre ajuda

Conduzir a sua procura de emprego sozinho pode não ser a melhor ideia. Você pode ser capaz de evitar muitos erros comuns – e alcançar o sucesso mais rapidamente – conseguindo o apoio de outros. A maioria das comunidades tem agências sem fins lucrativos ou geridas pelo governo que fornecem assistência a pessoas que estão à procura de emprego para deficientes. Por que não descobrir o que eles oferecem?

3. Saiba Onde Procurar

Muitas oportunidades de emprego podem ser encontradas através de organizações que ativamente geram ou promovem vagas para pessoas com deficiência. Em alguns casos, pode até ser capaz de tirar proveito de processos especiais de contratação. É por isso que é inteligente obter o apoio de agências locais; muitas vezes elas podem mostrar-lhe onde estão essas oportunidades.

4. Dê a conhecer aos seus familiares as suas ambições

Não seja tímido em contar a amigos, família ou outras pessoas que encontra na sua vida sobre as suas aspirações de emprego. Faça saber que gostaria de encontrar um bom emprego para que eles o vejam como alguém que está ativamente tentando fazer as coisas acontecerem ao invés de alguém que está sentado sem fazer nada. Provavelmente receberá mais encorajamento dessa maneira, alcançará melhores oportunidades de emprego e manterá um maior nível de esperança e otimismo.

5. Vá Entrevistas Como um Profissional

Cada entrevista de emprego é uma oportunidade para mostrar os seus pontos fortes. Por isso, é essencial que mostre os seus talentos e habilidades. Obviamente, a sua deficiência pode tornar-se um tópico de discussão, especialmente se tiver limitações visíveis. Mas é melhor transformar essas limitações em positivas, reconhecendo os seus desafios e explicando porque lhe deram habilidades que outras pessoas podem não ter.

Por exemplo, talvez a sua deficiência lhe tenha dado mais persistência, uma melhor ética de trabalho e uma capacidade de assumir novos desafios a um nível superior ao de outros profissionais. Concentre-se em como pode dar valor a cada organização, e descreva os seus talentos com o máximo de detalhes possíveis.

6. Não desista

Mesmo as pessoas mais talentosas e qualificadas, sem deficiências, às vezes se deparam com bloqueios na estrada. Portanto, se você não está a ter as oportunidades que deseja, não perca a esperança. Continue a tentar. A sua confiança e auto-estima são os maiores trunfos que o vão manter na corrida. É apenas uma questão de tempo até que os seus esforços de procura de emprego comecem a gerar resultados. Continue com isso.


 

Em resumo, as pessoas com deficiência podem realizar muitos dos tipos de trabalhos diferentes. Aqueles com deficiências auditivas, visuais ou de mobilidade podem até mesmo transformar as suas deficiências em ativos de emprego através de um cuidadoso auto-marketing e seleção de empregos.

Se é deficiente, ou sofre de alguma especie de limitação física e/ou mental, pode ser incrivelmente difícil encontrar emprego. O mundo atual dos computadores e o acesso à Internet de alta velocidade significam novas escolhas e boas opções de pagamento para pessoas que querem a flexibilidade e a conveniência de carreiras que não exigem deslocamento para um escritório ou para trabalhar para outra pessoa. Algumas pessoas com deficiência descobrem que o auto-emprego (a criação so seu próprio trabalho) é a melhor opção para elas. Qual é a sua grande capacidade? Como poderá ajudar o mundo com a sua visão?

 

Se tem algum tipo de deficiência, deve poder ter um trabalho

Para pessoas com algum tipo de deficiência, arranjar trabalho não tem de ser dificil. Na verdade, localizar oportunidades de emprego pode ser mais fácil do que pensa, especialmente por ser muito mais simples procurar esses cargos e entrar em contacto com os gerentes de contratação. Lembre-se, todos têm uma mistura única de pontos fortes e habilidades que podem facilmente resolver qualquer desafio que uma empresa enfrenta.

É possível encontrar bons empregos para pessoas com deficiência. Não importa que tipo de deficiência possa ter, você pode descobrir a satisfação que muitas vezes vem da realização – e utilização – das suas habilidades e habilidades mais fortes.

Além disso, cada vez mais organizações estão agora a criar ativamente empregos para as pessoas com deficiência. De facto, podem ser encontradas grandes oportunidades em quase todas as indústrias. O governo, os cuidados de saúde, a tecnologia e os sectores financeiros, em particular, estão a tornar-se cada vez mais acolhedores para aqueles que são fisicamente ou mentalmente deficientes.

As seguintes sugestões de emprego para pessoas com deficiência destinam-se a ajudá-lo a iniciar esta viagem de procura de trabalho.  São ideias baseadas no que outras pessoas com deficiência têm sido capazes de realizar. É um indivíduo único com os seus próprios interesses e talentos. Tente não se limitar. Se conseguir  imaginar uma carreira que quer, então pode ser capaz de fazê-la acontecer. Não se limite pelo o que os outros acham que é ou não capaz de fazer.

Naturalmente, o termo “deficiência” cobre um espectro extremamente amplo de condições, sintomas e requisitos. Nenhum emprego se adequa a todos os indivíduos “deficientes”, mas certas carreiras envolvem habilidades que podem ser particularmente prevalecentes entre aqueles com condições específicas.

Ao começar a sua caça ao trabalho, é crucial compreender os seus direitos e focar a sua busca na direção correta para o seu conjunto de habilidades. Para mais informações acerca dos seus direitos em Portugal leia o documento Os Direitos Das Pessoas Com Deficiência em Portugal.


 

Vamos ver agora uma lista de todos os trabalhos que pode considerar na sua busca de trabalho:

Agente do Call Center Remoto – Sem uma necessidade de presença física no local de trabalho, ser um agente de call center torna-se mais fácil.

Operador de registo dados – se tem facilidade com computadores, esta área de trabalho pode ser indicada para si. Tamb]em não exige esforço físico.

Editor de vídeo – Se tem uma paixão por edição de vídeo, porque não dedicar-se a uma carreira como Editor de Vídeo. Mais uma vez, as suas “incapacidades” não o vão poder travar se realmente gostar de trabalhar com video.

Músico – É verdade. Se quer ser criativo, vai encontrar uma maneira. E a música é isso mesmo: ser criativo. Use qualquer instrumento, tecnologia ou software para criar a sua música e use as redes sociais para partilhar.

Jornalista – Porque não tentar a uma carreira no jornalismo. Usando as suas capacidades para escrever artigos para Jornais, ou empresas.

Enfermeiro –  A algumas pessoas que sonham com carreiras de enfermagem é dito que nunca vão conseguir passar da escola de enfermagem. Alguns enfermeiros que ouvem falar de um potencial emprego de sonho são informados de que nem sequer serão considerados candidatos para o cargo. Mas a verdade é que é possível usar as suas capacidades para ser um excelente enfermeiro(a). Ao contrário do que se pensa, a maioria dos pacientes parece estar bem ligada a um prestador de cuidados de saúde que não é fisicamente perfeito. Além disso, tanto os enfermeiros de minorias étnicas como os enfermeiros com deficiência podem ser modelos poderosos para mostrar a outras pessoas como eles que também podem alcançar o sucesso na profissão de enfermagem.

Mercado TI, programação informática – O mercado das novas tecnologias tem vindo a crescer nos últimos anos, por isso apostar na informática é uma boa escolha. E se gosta de estar mais isolado, as carreiras tecnológicas oferecem este tipo de empregos para pessoas com deficiência.

Leilões Online e Sites de anúncios online – Os sites de leilões na Internet têm ajudado muitas pessoas, tal como você, a obter receitas adicionais. Um dos sites de leilões online mais conhecido, o eBay, afirma que possui mais de um milhão de “vendedores profissionais” que usam o Ebay como sua principal ou secundária fonte de ordenado.

Escritor / Escritor Online – Se você é habilidoso em escrever e tem jeito com as palavras, pode escrever online para diversas plataformas. Mesmo que não tenha escrito nenhum artigo / conteúdo antes, pode começar a escrever para blogs mesmo sem experiência. Os escritores têm de comunicar através das suas palavras escritas aos leitores. Pode-se escrever sobre o que se sabe, sobre deficiência ou outros temas. Escrever artigos em revistas, jornais, web ou eBooks ou blogs é possível. Pode-se ser empregado por conta própria escrevendo livros. Empresas ou organizações sem fins lucrativos também contratam indivíduos para transmitir as suas mensagens aos leitores através de boletins informativos, brochuras, comunicados de imprensa e outras coisas promocionais para as quais se deve ser um escritor muito persuasivo.

Especialista em suporte informático – Os especialistas em suporte informático são profissionais de TI que gerem e suportam hardware ou redes informáticas para empresas. Como o trabalho é baseado em computador, acomodações eletrônicas podem ser feitas para pessoas com deficiências como cegueira (telas de computador em braile) ou surdez (comandos de voz).

Conselheiro Vocacional – Você estaria ajudando outras pessoas a encontrar emprego, especialmente outras pessoas com deficiência ou que enfrentam desafios para entrar na força de trabalho. Porque as pessoas com deficiência enfrentam uma taxa de desemprego quase o dobro da média nacional, conselheiros que ajudam as pessoas a adquirir competências profissionais e aconselham sobre questões legais e sociais relacionadas.

Designer Gráfico – Empresas, organizações e empregadores confiam nos designers gráficos para desenhar, formatar e desenvolver materiais. Os designers trabalham com uma variedade de aplicativos de software criativos, incluindo InDesign, Photoshop e Illustrator. Os designers gráficos bem sucedidos são capazes de trabalhar tanto de forma independente quanto em colaboração dentro de equipas. Pessoas com sensibilidade auditiva se destacarão nesta posição desde que tenham uma paixão pelo design e sejam comunicadores atentos. A maioria dos cargos de design gráfico requer graduação, bem como experiência prévia de agência. É um sector próspero e com capacidades adequadas de conceção e conhecimento de software, a pessoa com deficiência pode facilmente encaixar num slot.

Arquivista – Um funcionário de arquivos é responsável pela manutenção de arquivos e registos num ambiente geral de escritório. Eles podem localizar informações para outros funcionários e criar  sistemas de arquivamento para garantir que os registos sejam organizados. Alguém com deficiência auditiva pode encontrar um emprego como arquivista porque interagir pessoalmente com as pessoas não é necessário para desempenhar as suas funções e geralmente trabalham individualmente.

Telemarketer – Os telemarketers contactam indivíduos ou empresas por telefone para vender bens, ou serviços, ou para solicitar doações para determinadas causas. Diversas empresas e organizações utilizam o serviço de telemarketing. Alguém com deficiência visual pode ser capaz de encontrar trabalho como telemarketer, já que a maior parte do trabalho inclui fazer e atender chamadas telefónicas e memorizar um roteiro.

Trabalho de transcrição médica –  As funções envolvem o processo de transcrição que é converter informação gravada por  voz como ditado por profissionais de saúde ou médicos em formato de texto. Com formação adequada, pode-se trabalhar nesta profissão mesmo a partir de casa.

Artista – Uma pessoa incapacitada pode transformar-se num artista com treino ou habilidades. Criar pinturas ou desenhos e exibi-los pode ser uma boa opção. A maioria das pessoas com deficiência está neste campo. A arte criada por si, pode vir em qualquer forma, incluindo peças de teatro, filmes, danças, pinturas, esculturas, etc. As obras podem ser intensamente pessoais, partilhando a experiência particular dos artistas, ou podem ter uma visão mais ampla das questões políticas relevantes para as pessoas com deficiência.

Cuidar de Pessoas  – Refere-se a pessoas que cuidam de outros que são incapazes de tomar os seus próprios cuidados como crianças e estarão em risco se deixadas sozinhas, ou os seus cuidadores querem alívio durante o dia. Pessoas com deficiências específicas podem funcionar eficazmente nesta profissão.

Cuidadores de animais –  Os principais deveres de um tratador de animais são cuidar das necessidades dos animais. Tarefas como a alimentação, o banho e o exercício de animais de estimação ou outros animais não agrícolas são algumas das funções. Pode ser diferente conforme o local de trabalho. Se uma pessoa com deficiência gosta de animais, este trabalho é definitivamente agradável. As tarefas do trabalho variam de acordo com a posição e o local de trabalho. Eles trabalham numa variedade de ambientes, incluindo canis, zoológicos, estábulos, abrigos para animais, lojas de animais, clínicas veterinárias e aquários.

Matemáticos – Os técnicos em matemática podem trabalhar ao lado de engenheiros e cientistas ou nas escolas, ajudando as pessoas a desenvolver a sua compreensão dos conceitos matemáticos e análise de dados. As tarefas diárias incluem o desenvolvimento de modelos científicos ou matemáticos, a preparação de dados para análise e a coordenação de projetos e atividades com diferentes departamentos e equipes.

Pessoas com deficiência visual podem tornar-se técnicos matemáticos porque a sua deficiência não interfere com as suas capacidades computacionais. Este trabalho é adequado para alguém que gosta de resolver problemas complexos e discutir soluções com outros, e tem a paciência de ajudar os outros a desenvolver uma compreensão da solução. Para se tornar um técnico matemático, é necessário ter pelo menos um bacharelado em matemática ou uma área relacionada.

Conselheiro de Crédito – Os consultores de crédito ajudam os seus clientes a identificar preocupações financeiras e trabalham com eles para encontrar soluções adequadas através da elaboração de orçamentos. Os conselheiros também ajudam os seus clientes a entender as suas pontuações de crédito e os ensinam a estabelecer metas financeiras eficazes.

Uma deficiência visual tem pouco impacto no sucesso desta carreira. Desde que os potenciais conselheiros estejam interessados em trabalhar com os clientes e construir relações interpessoais com eles, eles acharão esta posição gratificante. Para se tornar um conselheiro de crédito, pelo menos um bacharelado é necessário; certificações financeiras adicionais também podem ser exigidas a dependendo dos empregadores.

Atuário – Os atuários são responsáveis por ajudar as empresas a desenvolver políticas para minimizar os riscos associados à indústria a. Os candidatos ideais  são confortáveis com matemática, estatística e teoria financeira para analisar os custos financeiros do risco e incerteza. Este trabalho é uma boa escolha para indivíduos que trabalham bem em equipa, gostam de desenvolver estratégias e estão dispostos a compartilhar as suas ideias com outros. Indivíduos com mobilidade reduzida que esperam trabalhar num ambiente de negócios podem estar interessados numa carreira como atuário. É necessária uma atividade física mínima, e trabalhar com matemática e finanças é uma boa forma de manter a mente envolvida. Os futuros atuários precisam de um bacharelato, uma formação em matemática e estatística.

Consultor de gestão –  O consultor de gestão é alguém que ajuda as organizações a aumentar o seu funcionamento, desempenho e trabalho principalmente através da avaliação das tribulações organizacionais existentes e do desenvolvimento de planos para o progresso. As empresas acreditam que essas deficiências atingiram os candidatos e poderão ajudá-los efetivamente a superar os seus desafios, já que as próprias pessoas com deficiência superaram muitas provas. Assim, com uma educação apropriada, pode-se facilmente encontrar emprego neste campo.

Professor – alguém que ajuda pessoas de diferentes faixas etárias a desenvolver intelectualmente e especializar-se em novas habilidades. As pessoas com deficiência podem ajudar outras com ou sem deficiência, através da sua experiência de proficiência. Elas também podem estar envolvidas na educação online. Com a educação necessária ou se a deficiência foi atingida mais tarde na vida, eles podem ensinar sobre a sua antiga profissão a outros.

Artista Plástico – Os artistas usam uma série de materiais e técnicas para criar desenhos e pinturas que podem exibir ou vender, ou que foram comissionados para criar.

Ator / Atriz – Um ator pode trabalhar em teatro ou em filmes, ou televisão, retratando um personagem como parte de uma história maior. Os atores trabalham em projetos até a sua conclusão, que pode durar desde alguns dias de filmagem ou atuação, até anos se uma peça de teatro ou espetáculo em que trabalhem for popular.

Escultor – Um escultor é um artista altamente criativo que desenvolve ideias para esculturas ou estátuas e as faz ganhar vida de forma tridimensional, unindo ou moldando materiais juntos. Os escultores normalmente trabalham com materiais duros como pedra, mármore, vidro, metal, madeira ou gelo. Eles também podem usar argila, gesso, ouro, arame, plástico, borracha, tecido ou mesmo papel. Os clientes podem encomendar produtos a um escultor, ou o escultor pode criar o seu trabalho independentemente para exposição e venda. Os escultores podem trabalhar numa variedade de meios para fazer arte tridimensional.

Historiador – É função dos historiadores pesquisar, analisar, interpretar e comunicar sobre o passado. Um historiador frequentemente conduz entrevistas com pessoas que oferecem uma perspetiva específica sobre um evento ou período, captando as suas impressões em primeira mão. Se tem gosto por história mundial ou Portuguesa, pode considerar esta carreira para si

Designer de jóias– Existem guias online sobre como criar joias como uma pessoa com deficiência visual, e o aumento das vendas online expandiu o mercado de joias caseiras. As pessoas que fazem brincos, pulseiras, anéis e colares trabalham para desenhar as suas peças; compram materiais; e constroem, ajustam, reparam e vendem o seu trabalho.

Analista Financeiro – Os analistas financeiros trabalham com empresas ou indivíduos para avaliar oportunidades de investimento. Este trabalho é adequado para aqueles que são bons com números e gostam de usar as suas habilidades analíticas e matemáticas diariamente. Além disso, os indivíduos devem ser capazes de se comunicar claramente com outras pessoas. Os indivíduos com dificuldades de mobilidade e interesse em finanças podem achar o trabalho como analista financeiro gratificante, já que a posição requer muito poucas tarefas fisicamente exigentes e requer forte capacidade de pensamento crítico e resolução de problemas.


 

Vejamos agora uma lista de não exaustiva de outras carreiras profissionais que pode considerar:

  • Administração Médica
  • Contabilista
  • Serviços Farmacêuticos
  • Marketing e Pesquisa de Mercado
  • Design, Ilustração, ou Fotografia
  • Assistente Veterinário
  • Produção Musical
  • Engenharia Eletrónica
  • Animação por computador
  • Massagem Terapêutica
  • Terapeuta / Mestre Reiki
  • Realizador de Filmes
  • Vendedor
  • Atendimento ao cliente
  • Recursos Humanos
  • Engenheiro de Áudio
  • Analista de dados
  • Analista de Negócios

 


Vejamos agora recomendações e dicas de como encontrar uma boa carreira profisisional para pessoas que sofram de algum tipo de deficiência:

1. Defina os seus objetivos

Com demasiada frequência, as pessoas com diversas categorias de deficiência caem na armadilha de estarem dispostas a aceitar qualquer trabalho que consigam obter. Não procuram oportunidades de trabalho específicas, e exalam uma atitude ambivalente sobre as suas ambições. Mas os potenciais empregadores querem ver que tem um entusiasmo genuíno por uma determinada área de trabalho.

Por isso, é essencial que leve a sério ao que realmente quer fazer. Mesmo que não consiga reduzir a uma carreira específica, veja se consegue descobrir quais habilidades quer usar ou desenvolver. Ter objetivos mais bem definidos mostra aos potenciais empregadores que você realmente se importa em fazer uma contribuição.

2. Encontre ajuda

Conduzir a sua procura de emprego sozinho pode não ser a melhor ideia. Você pode ser capaz de evitar muitos erros comuns – e alcançar o sucesso mais rapidamente – conseguindo o apoio de outros. A maioria das comunidades tem agências sem fins lucrativos ou geridas pelo governo que fornecem assistência a pessoas que estão à procura de emprego para deficientes. Por que não descobrir o que eles oferecem?

3. Saiba Onde Procurar

Muitas oportunidades de emprego podem ser encontradas através de organizações que ativamente geram ou promovem vagas para pessoas com deficiência. Em alguns casos, pode até ser capaz de tirar proveito de processos especiais de contratação. É por isso que é inteligente obter o apoio de agências locais; muitas vezes elas podem mostrar-lhe onde estão essas oportunidades.

4. Dê a conhecer aos seus familiares as suas ambições

Não seja tímido em contar a amigos, família ou outras pessoas que encontra na sua vida sobre as suas aspirações de emprego. Faça saber que gostaria de encontrar um bom emprego para que eles o vejam como alguém que está ativamente tentando fazer as coisas acontecerem ao invés de alguém que está sentado sem fazer nada. Provavelmente receberá mais encorajamento dessa maneira, alcançará melhores oportunidades de emprego e manterá um maior nível de esperança e otimismo.

5. Vá Entrevistas Como um Profissional

Cada entrevista de emprego é uma oportunidade para mostrar os seus pontos fortes. Por isso, é essencial que mostre os seus talentos e habilidades. Obviamente, a sua deficiência pode tornar-se um tópico de discussão, especialmente se tiver limitações visíveis. Mas é melhor transformar essas limitações em positivas, reconhecendo os seus desafios e explicando porque lhe deram habilidades que outras pessoas podem não ter.

Por exemplo, talvez a sua deficiência lhe tenha dado mais persistência, uma melhor ética de trabalho e uma capacidade de assumir novos desafios a um nível superior ao de outros profissionais. Concentre-se em como pode dar valor a cada organização, e descreva os seus talentos com o máximo de detalhes possíveis.

6. Não desista

Mesmo as pessoas mais talentosas e qualificadas, sem deficiências, às vezes se deparam com bloqueios na estrada. Portanto, se você não está a ter as oportunidades que deseja, não perca a esperança. Continue a tentar. A sua confiança e auto-estima são os maiores trunfos que o vão manter na corrida. É apenas uma questão de tempo até que os seus esforços de procura de emprego comecem a gerar resultados. Continue com isso.


 

Em resumo, as pessoas com deficiência podem realizar muitos dos tipos de trabalhos diferentes. Aqueles com deficiências auditivas, visuais ou de mobilidade podem até mesmo transformar as suas deficiências em ativos de emprego através de um cuidadoso auto-marketing e seleção de empregos.

Se é deficiente, ou sofre de alguma especie de limitação física e/ou mental, pode ser incrivelmente difícil encontrar emprego. O mundo atual dos computadores e o acesso à Internet de alta velocidade significam novas escolhas e boas opções de pagamento para pessoas que querem a flexibilidade e a conveniência de carreiras que não exigem deslocamento para um escritório ou para trabalhar para outra pessoa. Algumas pessoas com deficiência descobrem que o auto-emprego (a criação so seu próprio trabalho) é a melhor opção para elas. Qual é a sua grande capacidade? Como poderá ajudar o mundo com a sua visão?

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles