Desvendando os Benefícios da Ameixa Umeboshi
A Umeboshi é uma Ameixa em conserva altamente salgada, ou umeboshi, fazem parte da dieta japonesa há séculos, valorizadas pelas suas qualidades conservantes e benefícios para a saúde, bem como pelo seu característico luto bucal e sabor salgado. No entanto, a mistura assertiva de sal e ácido torna-os um sabor difícil para alguns de adquirir. Os japoneses mais jovens de hoje também estão a comer muito menos umeboshi do que as gerações anteriores. No entanto, os defensores argumentam que a combinação de benefícios para a saúde e sabor único fazem da humilde umeboshi o superalimento ideal para o século XXI.
Na verdade, uma variedade de damascos não maduros, umeboshi significa “ameixa seca”, e as versões em pickles são uma comida tradicional japonesa favorita, com uma longa história. Alguns dizem que estas frutas secas são originárias da China (com base num relatório de que uma ameixa seca fumada foi encontrada num túmulo de 2000 anos naquele país). Aparentemente, a primeira menção ao uso medicinal do umeboshi no Japão vem de um texto escrito há cerca de 1000 anos. Hoje, os japoneses comem pedaços de umeboshi com arroz cozido ou chá.
Índice
Veja o video abaixo com informação importante acerca da ameixa umeboshi
Na China as ameixas secas são usadas medicinalmente para reduzir febres, tratar náuseas e controlar a tosse. Elas são usadas hoje no Japão como remédio de ressaca e para estimular a digestão. Acredita-se que as ameixas secas também são usadas para prevenir doenças e ajudar o corpo a eliminar toxinas, razão pela qual são um condimento padrão na dieta macrobiótica.
As umeboshi são redondas e enrugadas com um sabor marcadamente ácido, graças ao seu elevado teor de ácido cítrico. De facto, as umeboshi são colhidos no final de Junho, logo quando o seu sumo atinge o pico de acidez. Devido ao seu sabor intenso, é tipicamente combinado com arroz branco e consumido como acompanhamento ou dentro de uma bola de arroz. A pasta de umeboshi e o vinagre de umeboshi também estão disponíveis para uma forma fácil de apimentar qualquer prato.
Em termos de nutrição, o umeboshi contém uma boa quantidade de potássio, manganês e fibras que você precisa num dia. Além disso, é baixo em calorias.
Além de possuir um perfil nutricional bastante impressionante e um sabor distinto, esta ameixa em conserva também demonstrou ter muitos efeitos benéficos para a saúde. Estudos mostram que ela pode reduzir os danos hepáticos, apoiar a digestão e a regularidade e até mesmo bloquear o crescimento de células cancerígenas. Se você está à procura de otimizar a sua dieta, melhorar a sua saúde, e espremer o máximo de nutrientes no seu dia, a ameixa umeboshi pode ser a adição dietética perfeita.
Ameixas Umeboshi: Factos Nutricionais
A Umeboshi é baixa em calorias, mas contém uma boa quantidade de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras.
100 gramas (ou cerca de 10 pedaços) de umeboshi contém aproximadamente:
- 33 calorias
- 1 grama de proteína
- 0 gramas de gordura
- 3,4 gramas de fibra dietética
- 10 gramas de hidratos de carbono
- 440 miligramas de potássio (9% da DDR)
- 0,2 miligrama de manganês (9% da DDR)
- 0,02 miligramas de tiamina (2% da DDR)
- 7 microgramas de vitamina A (1% da DDR)
- 0,01 miligrama de riboflavina (1% da DDR)
Formas de Umeboshi
Umeboshi está disponível em várias formas diferentes. As ameixas Umeboshi são feitas usando fruta ume que foi picada numa salmoura de sal. As ameixas podem posteriormente ser temperadas, adoçadas ou secas ao sol e são vendidas inteiras, ou secas.
Depois deste processo, a umeboshi também pode ser purificada para formar uma pasta de umeboshi que é usada frequentemente como condimento. Além disso, a salmoura azeda que é usada para os picles da fruta umeboshi é vendida como vinagre umeboshi, um ingrediente comum usado na cozinha japonesa.
Algumas condições em que as ameixas umeboshi podem ajudar são:
- Fadiga
- Intoxicação alcoólica (ressacas)
- Vomitando
- Náuseas gerais (incluindo gravidez, movimentos, etc.)
- Diarreia
- Infeções
- Nariz a pingar
- Toxicidade hepática
- Oxidação das células
✔️ Vejamos agora os Benefícios da Ameixa Umeboshi ✔️
✅ Uma boa forma de alcalinizar o corpo
Uma dieta rica em alimentos ácidos, como é predominante um pouco por toda a Europa e América do Norte, com tantas refeições que consistem em açúcares refinados e carne vermelha, está no centro de muitos sintomas como fadiga, desequilíbrios digestivos, desequilíbrios emocionais e ansiedade. Na verdade, uma dieta demasiado ácida pode causar inflamação, que é a porta de entrada para muitos outros males. Felizmente, com algumas mudanças na dieta, é possível criar de novo o equilíbrio. Uma forma de combater esta tendência excessivamente ácida é incluir alimentos com efeitos alcalinizantes no sangue, urina e saliva, tais como ameixas umeboshi.
✅ Promove a Saúde Gastrointestinal
Como as ameixas umeboshi são um alimento de alta fibra, elas podem ajudar a apoiar a digestão, assim como a saúde do trato gastrointestinal. Isto porque a fibra dietética encontrada na umeboshi move-se pelo corpo sem digerir, adicionando volume às fezes e promovendo a regularidade destas. Até ao hoje já forem efetuados diversos estudos que reportam os benefícios duma dieta rica em fibras.
✅ Fortalece e Melhora a Saúde Óssea
As ameixas Umeboshi podem beneficiar a saúde óssea graças à sua elevada quantidade de polifenóis. Os polifenóis são um tipo de composto vegetal que atua como os antioxidantes, neutralizando os radicais livres nocivos que podem contribuir para doenças crónicas.
Um estudo descobriu que os polifenóis específicos encontrados na fruta ume exibem atividades anti osteoporose. A osteoporose é uma condição que leva à perda óssea, fazendo com que os ossos fiquem fracos e quebradiços, aumentando o risco de quebras e fraturas.
✅ Protege o Fígado
A Umeboshi tem algumas propriedades potentes que podem ajudar a proteger o fígado. O fígado desempenha um papel vital na desintoxicação, no metabolismo das gorduras e na produção de proteínas importantes utilizadas para a coagulação do sangue, pelo que é fundamental mantê-lo a funcionar eficientemente. Os danos hepáticos podem ser causados por uma multiplicidade de fatores como infeções, consumo excessivo de álcool e até obesidade.
✅ Alto em Antioxidantes
Desde uma dieta pobre a fatores como o stress, o tabagismo e a poluição, há muitas formas que os radicais livres se podem formar no corpo. Estas moléculas altamente instáveis causam danos oxidativos que podem contribuir para o desenvolvimento de doenças crónicas.
Os antioxidantes são substâncias que neutralizam os perigosos radicais livres para ajudar a prevenir danos às células. Estudos mostram que os antioxidantes podem reduzir o risco de muitos problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, cancro e diabetes.
✅ Estabiliza o açúcar no sangue
Curiosamente, adicionar algumas porções de fruta umeboshi à sua dieta pode ser benéfico para o seu nível de açúcar no sangue. Um estudo de 2013 descobriu que a fruta umeboshi afeta um recetor específico responsável pelo aumento da absorção de glicose no corpo. Com mais glicose capaz de ser transportada e utilizada pelas suas células, os níveis de açúcar no sangue podem normalizar e permanecer estáveis.
Além disso, as ameixas umeboshi são embaladas com fibras e antioxidantes. A fibra dietética pode ajudar a retardar a absorção da glicose, evitando picos e quedas nos níveis de açúcar no sangue. Entretanto, os antioxidantes podem reduzir o stress oxidativo que leva ao desenvolvimento de diabetes e agrava as complicações.
👁🗨 Conclusão
As ameixas Umeboshi podem ser minúsculas, mas elas são especialmente boas para quem se preocupa com a sua nutrição. Com uma longa lista de benefícios para a saúde que vão desde a proteção do fígado até ao fortalecimento dos ossos, a incorporação desta fruta em conserva na sua dieta apenas algumas vezes por semana tem o potencial de fazer uma grande diferença na sua saúde.
- Quais são os Múltiplos de 5 | Matemática Simplificada - Dezembro 22, 2020
- As Vantagens e Desvantagens dos Jardins Zoológicos - Dezembro 7, 2020
- 🧘 As Vantagens e Desvantagens das Aulas Online de Yoga - Novembro 13, 2020