As melhores maneiras de ensinar o seu cão a usar a trela corretamente!
A frustração geralmente começa mesmo antes de você sair pela porta. Prende a trela ao arnês ou à coleira do seu cão e ele já está a puxar. O problema só se agrava à medida que se sai. Independentemente da direção em que caminha, o seu cão já está seis passos à sua frente.
A sua mão dói devido à tensão e preocupa-se porque consegue ver traços no pelo do seu cão, à medida que o arnês cava. Sabe que o seu cão precisa de passear para se manter saudável e ativo, mas este processo simplesmente não está a funcionar. Felizmente, com estas dicas, pode quebrar os maus hábitos do seu cão e iniciar com sucesso o processo de treino da trela.
Ensine ao seu cão os comandos de sentar e ficar
O treino adequado da trela pode começar muito antes mesmo de dar uma caminhada. Se ainda não o fez, então deve ensinar o seu cão a sentar-se e a ficar. Para ensinar o seu cão a sentar-se à ordem, espere até ele se sentar sozinho, diga “sentar-se” com qualquer movimento da mão que funcione para si e depois recompense o seu cão, possivelmente com um brinquedo ou um pequeno petisco.
Para que o seu cão fique, coloque uma guloseima ou brinquedo sedutor no chão e diga ao seu cão para ficar, tanto verbalmente como com um gesto de mão apropriado. Aumente a quantidade de tempo que o seu cão espera e recompense-o sempre com um objeto desejado pelo seu esforço. No entanto, não permita que ele se levante e obtenha a guloseima por conta própria. A compreensão destes comandos ajudará, à medida que você se desloca para o exterior.
Mantenha a calma e divirta-se
Um cão que se afasta constantemente pode ser exasperante, mas não servirá de nada gritar ou ameaçá-lo de outra forma. Em vez disso, mantenha a sua atitude otimista e positiva. Concentre-se em recompensas em vez de castigos. Esteja constantemente atento para recompensar o seu cão com um mimo ou um elogio pelos seus bons esforços. Se se sentir incomodado, então é provavelmente altura de parar de treinar por agora.
De qualquer forma, irá ajudar o seu cão a manter os treinos curtos, no início. Tal como os humanos podem ter dificuldade em sentar-se e aprender durante longos períodos, os cães podem ficar mentalmente exaustos de tentar obedecer a novos comandos.
Use o Reforço Positivo
Há algumas maneiras de reforçar positivamente o seu cão. Uma maneira é com guloseimas. Quando o seu cão não puxa para um objeto desejado, mantém o seu foco em si e dê-lhe um pequeno petisco. Se você se preocupa em alimentar demasiado o seu cão, então pode usar um reforço com clicker. Compre um pequeno brinquedo com clicker e faça o barulho do clique sempre que der um petisco ao seu cão.
Eventualmente, o barulho dos cliques será sinónimo na mente do cão com o prazer da guloseima. Não precisará mais dar a guloseima e pode apenas reforçá-la com o barulho. O objetivo a longo prazo é que o seu cão associe os seus comandos à sensação positiva da guloseima sem qualquer reforço.
Comece devagarinho
Uma vez que tenha dominado sentar e ficar, ainda deve ficar dentro de casa por um tempo. Ir lá fora pode ser extremamente perturbador para o seu cão. Há demasiados pontos de vista e cheiros a tentar atrair a sua atenção. Primeiro, ensine ao seu cão apenas a ter calma quando lhe for apresentada a trela.
Muitos cães vão-se prender à porta assim que a trela estiver presa, o que o prepara para o fracasso desde o início. Prenda a trela dentro de casa e espere simplesmente que o seu cão se acalme, não se movendo para lado nenhum. Eventualmente, o seu cão começará a perceber que não está a acontecer nada de excitante.
Quando ele se acalmar, recompense-o com qualquer método que tenha determinado que funcione, com o clicker ou com um mimo. Depois, dê um passo enquanto ainda está lá dentro, mas não em direção à porta.
Se o cão saltar num frenesim, então repita o primeiro passo de apenas esperar que ele se componha. Continue este processo até sentir que o seu cão aprendeu a controlar-se enquanto estava na trela, pelo menos dentro de casa. Depois, pode ir para fora.
Pare a caminhada
O seu cão sabe como sentar-se e ficar, e pode controlar-se enquanto está com a trela dentro de casa. Mas, o que se faz quando se está lá fora, e cada cheiro tem a atenção do cão? Antes de mais, saiba que se o seu cão puxar, e continuar a andar, está a reforçar e a recompensar o seu mau comportamento.
Se o seu cão começar a puxar, então pare imediatamente o seu movimento. Talvez queira ordenar ao seu cão que se sente e fique antes de seguir. Isto pode ser cansativo, por isso pode não chegar muito longe, mas não faz mal. Eventualmente, irá notar que o seu cão começa a andar cada vez mais tempo sem puxar, o que finalmente se tornará num hábito natural.
Se Parar não é suficiente
Algumas pessoas julgam que parar não é suficiente para impedir o cão de puxar. É claro, ter um bom comando de sentar deve ajudar nisto. No entanto, também pode querer que tanto você como o seu cão faça algum tipo de exercício regularmente, e esta paragem parece impedir esse objetivo. Uma técnica é apenas caminhar numa direção oposta. Assim, se estiver a caminhar na rua com o seu cão, e ele começar a puxar, então simplesmente vire-se na direção oposta e comece a caminhar. Isto irá ensinar o seu cão a seguir a sua pista, em vez de esperar que o siga.
Isto também tem o benefício adicional de que ambos podem continuar a andar. Mas podem parecer um pouco tontos a andar em círculos.
Escolha a trela certa
Escolher a trela certa pode tornar este processo um pouco mais simples. Quando adquiriu o seu cão pela primeira vez, pode ter sido tentado a comprar uma trela retrátil extravagante. Uma trela curta, no entanto, pode ser mesmo o que precisa. Permitir que o seu cão ande o comprimento da trela dá-lhe a impressão de que lhe é permitido guiar o caminho. Se mantiver a trela curta, pode enviar a mensagem de que o seu cão deve andar ao seu lado, em vez de andar à frente.
É o dono, não o seu cão. Quando o seu cão puxa pela trela, ele está a afirmar o seu próprio controlo. No entanto, ganhá-lo de volta não significa que tenha de estar zangado com o seu cão. Se apenas seguir os passos simples aqui delineados, então pode realmente forjar uma relação melhor com o seu cão, ganhando o seu amor e respeito. Além disso, ambos acabarão por poder desfrutar dos seus empreendimentos ao ar livre juntos.
- Qual é a idade de Merche Romero? Descubra os seus segredos - Outubro 11, 2024
- Qual é a idade de Diogo Infante | Descubra o seu segredo - Outubro 11, 2024
- Qual é a idade de Rita Júdice? Nascida a 8 de dezembro 1973 - Outubro 10, 2024