Sexta-feira, Dezembro 6, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

🎮 As Vantagens e Desvantagens dos Videojogos 🎮

- Advertisement -

Vantagens e desvantagens dos videojogos

As Vantagens e Desvantagens dos Videojogos

Os videojogos tornaram-se um elemento fundamental na nossa cultura moderna e tecnologicamente orientada. Embora as crianças sejam loucas por eles há décadas, a introdução de smartphones e sistemas de jogos móveis levou-os a novas alturas.


Índice


Muitas vezes baseadas na fantasia, reflectem também tanto a história como os acontecimentos atuais. Mas se é uma coisa boa ou má, está em debate. Embora os jogos de vídeo sejam hoje um nome familiar, nasceram nos laboratórios de investigação dos cientistas.

Tudo começou em 1952 quando o professor britânico A.S. Douglas criou o OXO, mais conhecido como tic-tac-toe na Universidade de Cambridge. Depois a Spacewar! surgiu em 1962, que foi o primeiro jogo de vídeo que podia ser jogado em múltiplas instalações informáticas.

Em 1972, Atari introduziu o Pong, o primeiro jogo de videojogo comercial de verdadeiro sucesso. Desde então, os jogos de vídeo evoluíram dos sistemas de arcade para consolas domésticas, consolas portáteis, e dispositivos móveis. Hoje em dia, os jogos de vídeo constituem uma enorme indústria global de 100 mil milhões de dólares.

Os jogos de vídeo estão frequentemente na vanguarda da tecnologia informática e têm feito parte da nossa cultura desde as últimas décadas. Mas sejamos realistas, eles têm a sua quota-parte de prós e contras. Vejamos mais a fundo os as vantagens e desvantagens dos jogos de vídeo.


✔️ As Vantagens Dos Videojogos✔️


👍 Visão melhorada

Os estudos sugerem que os jogadores de jogos de vídeo podem obter um benefício inesperado deles; melhor visão. Demonstrou-se que aumentam a capacidade dos jogadores de distinguir diferenças subtis em tons de cinzento.

Podem também ajudar os jogadores a aumentar a sua capacidade de detetar visualmente a direção do movimento. Verificou-se que os jogadores avistaram alvos num ecrã desorganizado 80% do tempo, enquanto que os não jogadores conseguiram isso apenas 30% do tempo.

👍 Reforço do Cérebro

Jogar videojogos tem impacto direto nas regiões do cérebro responsáveis pela memória, orientação espacial, organizações de informação, e capacidades motoras finas. À medida que as pessoas envelhecem, a importância de jogar jogos de vídeo tende a aumentar.

Pode melhorar as capacidades de tomada de decisão; em comparação com os não-jogadores, os jogadores que passam tempo diariamente com jogos de ritmo acelerado podem reagir a perguntas ou situações até 25% mais rapidamente.

👍 Melhoria das Competências para a Vida

Os videojogos envolvem a assunção de riscos, e a capacidade de elaboração de estratégias. Ensina paciência, perseverança, e o julgamento correto. Também ajuda as pessoas a encontrar novos amigos e ligações sociais. Além disso, os jogadores tornam-se melhores na análise crítica e aprendem a concentrar-se nas tarefas em mãos até à sua conclusão.

👍 Exercício

Jogos controlados por movimento como o Nintendo Wii foram em tempos pensados como sendo a resposta às preocupações dos pais sobre videojogos que levam à obesidade. Mas estudos demonstraram que estes jogos de vídeo, por si só, não aumentam o nível de atividade global das crianças.

No entanto, existe alguma esperança na forma de jogos de smartphone que encorajam as crianças a sair de casa. Pokemon Go é um exemplo, mas os seus filhos podem também desfrutar do apelo da caça ao tesouro na vida real de atividades como o Geocaching.

👍 Superar a Dislexia

Enquanto joga jogos de vídeo, está completamente concentrado no jogo. Dedica toda a sua atenção ao jogo e começa também a adotar este hábito na sua vida. Se estiver totalmente concentrado no seu trabalho, irá completá-lo rápida e corretamente.

👍 Alivia a Ansiedade e a Depressão

Descobriu-se que as pessoas são mais confiantes, energéticas e emocionalmente positivas quando jogam videojogos, o que é exatamente o oposto do que a depressão provoca.

As pessoas que se sentem deprimidas têm falta de energia física, têm dificuldade em realizar tarefas diárias e são geralmente pessimistas. Assim, jogar pode reduzir os riscos de depressão, ajudar na artrite, e até ser uma opção terapêutica para a afasia.

👍 Benéfico para o cerebro

Os jogos de vídeo podem ajudar a distraí-lo do que está na sua mente, o que poderia ajudar a aliviar o stress, dores de cabeça, etc. Não é saudável pensar em todas as coisas que tem de realizar na vida quotidiana, não há problema em fazer uma pausa e deixar tudo sair. Alguns jogos de vídeo dar-lhe-ão uma personagem a controlar e poderá ajudá-la a moldar o seu futuro. Por exemplo, em Runescape, poderá ter uma conta com todas as habilidades que não se concentra no combate. Uma vez que nem sempre controlamos o que recebemos no nosso futuro na vida real. É bom controlar pelo menos alguma coisa.

👍 Analgésico

De acordo com um estudo da American Pain Society, os jogos de vídeo, e mais especificamente os 3D, poderiam ajudar a reduzir a resposta do cérebro à dor física. Jogar um jogo de vídeo que desperta a atenção pode distrair uma pessoa de uma atividade dolorosa e ajudá-la com condições de dor crónicas, especialmente crianças.

👍 Pode ajudar a melhorar as suas capacidades de leitura

Uma das coisas que alguns jogos como Runescape é que é um jogo de texto pesado. O que significa que a única forma de falar com os jogadores é escrevendo-lhes através de mensagens no jogo. O mesmo acontece com os guias de missão com os quais são pesados de texto. Se não se consegue ler bem, não se pode realmente ir longe no jogo. Mas se conhece a leitura básica, só pode melhorar a partir daí.

👍 Manter a Precisão nas Decisões Rápidas

Os jogos de vídeo podem ajudar o seu filho a manter um bom nível de precisão, aprendendo a calcular rapidamente todos os parâmetros dependentes. Esta é uma habilidade extremamente útil, razão pela qual até os soldados e médicos são aconselhados a jogar videojogos para aguçar as suas capacidades de decisão.

👍 Coordenação entre as mãos e os olhos

Ao jogar videojogos, as crianças compreendem a coordenação mão-olho – começam a aprender como o movimento dos seus membros afecta o espaço e as referências visuais à sua volta. Uma boa coordenação mão-olho é essencial para as actividades da vida diária; também é necessária em quase todas as actividades desportivas e pode até ser benéfica na resolução de puzzles.

👍 Melhora o trabalho de equipa

Certos jogos de vídeo exigem o trabalho de equipa dos jogadores para superar tarefas específicas que só podem ser realizadas quando as pessoas se unem. Em tais jogos, é necessário trabalhar mais depressa do que o habitual para evitar arrastar toda a equipa para o lado perdedor. Além disso, é preciso aprender a trabalhar sob pressão, uma vez que estes jogos vêm com tarefas difíceis de realizar em tão pouco tempo. Tais habilidades são fundamentais nas nossas actividades diárias, uma vez que todos nós tentamos fazer face às despesas.

👍 Abrandar o Envelhecimento

Pode ter visto os cidadãos idosos a agir lentamente, mesmo que eles tenham a capacidade de tornar a coisa mais rápida. Manter um exercício saudável mantém-nos mais espertos e parecemos mais novos do que a nossa verdadeira idade. Pode ver uma pessoa com 60 anos de idade se jogar um jogo de vídeo durante 4 a 5 horas por dia parecerá ter 50-55 anos de idade. Jogar videojogos aumenta a sua velocidade e ajuda a manter a sua saúde.

👍 Educação

Estudos têm descoberto que os jogos de vídeo podem melhorar a aprendizagem. Quando os jogos de vídeo têm sido utilizados na sala de aula, os professores veem melhores resultados nos testes. Os jogos também permitem aos estudantes aprender e depois aplicar o que aprenderam numa situação da vida real. Programas de formação médica e militar utilizam ambos jogos ao estilo de simulação para ensinar ferramentas e estratégia.

 


❌ As Desvantagens Dos Videojogos❌


Os jogos de vídeo podem ensinar-nos habilidades de pensamento de alto nível, mas demasiado de tudo pode ser mau. Algumas das consequências de jogar estes jogos estão listadas abaixo.

👎 Vício

Os jogos de vídeo são concebidos para serem viciantes, por isso é essencial ter algum autocontrolo. Especialmente as pessoas com fraco controlo de impulso ou que têm dificuldade em adaptar-se são mais vulneráveis ao vício dos jogos.

Pode ser porque as pessoas tendem a jogar jogos para preencher o vazio que os problemas do mundo real deixam para trás. É melhor ter cuidado com esta forma de vício porque pode eventualmente acabar por lhe custar muito caro.

👎 Reposição social

Os jogos de vídeo atuam frequentemente como um substituto para as ligações humanas em tempo real. As pessoas que se encontram a jogar horas e horas de jogos de vídeo podem encontrar-se a perder o contacto com as relações que construíram com outras pessoas.

As pessoas argumentam que com jogos ligados à Internet, podem facilmente sair com amigos e famílias sem nunca saírem de casa, mas este tipo de encontros virtuais não substitui a interação cara-a-cara real.

👎 Exposição a valores errados

Muitos jogos de vídeo no mercado contêm violência excessiva, sexualidade exagerada, profanidade, racismo, e muitas outras coisas que não podem ser percebidas pelas crianças da forma correcta. Podem não conseguir tomar estas representações com uma pitada de sal e podem acabar por tentar emular o mesmo comportamento que o retratado nos jogos. A sua arquitectura cerebral ainda está em desenvolvimento e não serão capazes de diferenciar o certo do errado, até serem expostos no mundo real.

👎 Insónia

Jogar jogos de vídeo pode causar insónias. Jogar jogos de vídeo durante a noite pode causar problemas de sono. De acordo com uma pesquisa, ver televisão ou jogar videojogos depois das 9 horas pode distrair a mente das crianças e estas podem sofrer de problemas de sono.

👎 Obesidade

Novos estudos mostram que o risco de estar com excesso de peso aumenta a cada hora que as pessoas passam em jogos virtuais. A falta de movimento e o excesso de jogo conduzem também a dores musculares. Além disso, o vício nestes jogos leva à privação do sono, o que contribui para a obesidade.

👎 Stress

O vício dos jogos de vídeo também pode levar a outros níveis de stress psicológico. Os jogadores podem sofrer de baixa autoestima, ter ansiedades sociais, ou mesmo sofrer de depressão.

O jogo excessivo pode também inspirar sentimentos de culpa e vergonha. É possível que o jogo descontrolado possa melhorar os sinais e sintomas de outros distúrbios mentais.

👎 Pode limitar o processo académico

Embora os jogos de vídeo possam melhorar o processo de tomada de decisões de pensamento estratégico, também podem deteriorá-los.

Os estudantes que utilizam o seu tempo livre para jogar jogos de vídeo podem ter dificuldades em acompanhar a escola/universidade. A maioria dos jogadores têm sido vistos a procrastinar nos seus estudos, ou simplesmente ignoram um prazo apenas para jogarem o seu jogo favorito.

👎 Violência

Muitas vezes, as crianças que jogam jogos de vídeo violentos mostram uma falta de autocontrolo e um aumento da excitação emocional. Embora os jogos de vídeo violentos possam ter efeitos diferentes em pessoas diferentes, todos eles são preocupantes. Por isso, é melhor escolher jogos que considere apropriados tanto para si como para os seus filhos.

Enquanto todos os outros estudos parecem tirar conclusões opostas sobre os efeitos sociais de jogar jogos de vídeo violentos, os estudos que envolvem exames ao cérebro são preocupantes.

Em termos simples, as crianças que jogam jogos de vídeo violentos mostram uma diminuição da atividade em áreas do cérebro dedicadas ao autocontrolo e um aumento da excitação emocional.

Embora o debate continue, esteja ciente de como os jogos violentos afetam os seus filhos. Se notar um problema, vá com o seu instinto.

Ajude os seus filhos a escolher jogos que considere apropriados. Muitas classificações dos jogos de consola incluem informação detalhada sobre o conteúdo do nível de violência do jogo, linguagem, tópicos, etc.


O nosso papel nos Jogos de Vídeo

Os jogos de vídeo podem desempenhar um papel positivo na vida dos nossos filhos, mas precisamos de estar presentes para ajudar a estabelecer limites.

Se está preocupado que o seu filho esteja a ficar demasiado obcecado com jogos, então é altura de se sentar e falar. Seja sensível e sem juízos de valor. Tente acordar numa quantidade razoável de espaço para os jogos de vídeo ocuparem na sua vida familiar.

Se precisar de ajuda, aliste o seu pediatra. Ele ou ela pode ter grandes dicas e pode até recomendar um terapeuta especializado em tweens ou adolescentes.

Lembre-se, mesmo que os jogos de vídeo tenham o seu lugar, devem ocupar menos tempo do que as crianças precisam para se exercitar, socializar, estudar, e dormir. No nosso mundo cada vez mais ligado, todos nós poderíamos usar um pouco mais de prática apenas estando desligados da corrente.

Sinais e Sintomas de Abuso de Jogos de Vídeo:

  • Notas académicas em queda
  • Não dormir o suficiente, sentimentos de fadiga
  • O tempo livre é utilizado quase exclusivamente para jogar jogos de vídeo
  • Irritabilidade quando não se joga videojogos
  • Negligência de higiene
  • Desinteresse em outras atividades
  • Aumento da ansiedade

Conclusão

Os jogos de vídeo não são maus para si, desde que não esteja a exagerar. Por isso, aproveite o seu tempo livre e relaxe com os seus jogos, mas vá lá fora e mantenha a sua vida tão diversa quanto possível, porque, eventualmente, terá de ganhar o jogo da vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles