Os Prós e Contras dos Carros Elétricos
Embora a história dos automóveis eléctricos remonte à invenção do motor de combustão interna, esta opção de transporte não se tornou um recurso fiável até à década de 90. Parte da razão para este atraso foi o facto de os consumidores disporem de 3 versões diferentes de veículos para escolher na altura: vapor, eletricidade e petróleo.
Índice
[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] A história dos Carros Elétricos
Os veículos elétricos são o futuro do automobilismo. Os governos de toda a Europa compromete-se a apoiar o fabrico de veículos com emissões ultra-baixas, enquanto as marcas de automóveis da Mazda à Maserati construíram automóveis elétricos ou têm planos para o fazer.
Mas os automóveis elétricos também fazem parte do passado e o seu legado vai mais longe do que se pensa. O primeiro carro elétrico foi construído em 1837 em Aberdeen, na Escócia, e a tecnologia teve tanto sucesso que os táxis movidos a bateria eléctrica foram até introduzidos nas ruas de Londres e Nova Iorque no final do século XIX.
Infelizmente, a sua popularidade não durou muito. E, com o preço do petróleo a diminuir, foram os carros a gasolina e a gasóleo que dominaram as estradas. Até agora.
Os automóveis elétricos são, mais uma vez, o futuro. Com o rápido desenvolvimento da tecnologia, o design a tornar-se mais apelativo e o mundo a tornar-se mais consciente do ambiente, nasceu uma nova era de veículos elétricos.
Em 2008, o Tesla Roadster atingiu uma distância de 350 km e serviu de inspiração para os principais fabricantes de automóveis entrarem no espaço. Agora, empresas como a Volvo anunciam que todos os automóveis que produzem a partir de 2019 serão parcial ou totalmente movidos a bateria e um relatório recente da ING afirma que já em 2035 todos os automóveis novos vendidos na Europa serão elétricos.
[lord-icon icon=”36-bulb-idea-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Elon Musk
Uma das mudanças cruciais para a indústria automóvel elétrica que promoveu o seu crescimento nos últimos anos foi o esforço da Elon Musk para produzir um veículo acessível para o agregado familiar médio. Quando o seu descapotável desportivo ficou disponível em 2008, foi uma das primeiras opções à disposição dos consumidores que podia percorrer mais de 200 milhas (ca. 322 km) com uma única carga de bateria. Com a introdução do i-MiEV da Mitsubishi no Japão, desenvolveu-se um novo mercado.
Outros grandes fabricantes de automóveis começaram a introduzir modelos competitivos, com o lançamento do Chevy Volt da GM, que foi uma adição notável para a indústria. A Nissan introduziu também o Leaf, dando aos clientes a possibilidade de optarem por um hatchback de 5 portas, totalmente elétrico.
Os veículos elétricos oferecem muitas vantagens, mas também têm algumas desvantagens em comparação com os veículos a gasolina convencional. Uma das maiores questões que os potenciais compradores de automóveis elétricos enfrentam é se devem comprar um veículo exclusivamente eléctrico (AEV), um veículo híbrido elétrico a gasolina (PHEV) ou um automóvel movido a gasolina.
[lord-icon icon=”467-dashboard-gauge-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Qual é o alcance de um Carro Elétrico?
À medida que a tecnologia tem melhorado, também tem melhorado a capacidade dos veículos elétricos mais recentes de conduzir a distâncias mais longas. A maioria dos modelos de 2020 são capazes de conduzir entre 100 e 241 km com uma bateria totalmente carregada. Contudo, os melhores modelos de automóveis elétricos podem atingir um alcance de 322 km, com o modelo Tesla S Long Range com um alcance de 600 km por carga.
Essencialmente, o alcance de um veículo elétrico vai variar consoante o modelo, mas o facto de alguns modelos ultrapassarem as 483 km por carga indica que o alcance do carro elétrico típico vai continuar a aumentar ao longo dos anos.
[lord-icon icon=”409-tool-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Quem fabrica Carros Elétricos?
Cada vez mais fabricantes produzem carros elétricos como parte da sua gama anual de veículos. A Tesla é provavelmente o mais conhecido fabricante de veículos elétricos devido ao facto de a sua gama se limitar a veículos elétricos. No entanto, há muitos fabricantes que fabricam veículos elétricos para além dos seus homólogos mais conhecidos a gás, incluindo a Nissan, BMW, Ford, Kia, Hyundai, Chevrolet e Honda.
[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Quais são os diferentes tipos de carros elétricos?
Existem geralmente três tipos de carros considerados “elétricos”:
- Híbridos convencionais como o Toyota Prius, que exigem um depósito de gasolina, mas também têm um motor elétrico alimentado por uma bateria que carrega quando o veículo trava.
- Híbridos “plug-in” que também têm motores a gasolina e motores elétricos, mas que podem ser ligados à corrente para carregar e podem geralmente funcionar durante um curto período com energia elétrica antes de a bateria ser esgotada.
- Veículos elétricos a bateria, que são os que provavelmente mais lhe ocorrem quando pensa em carros elétricos. Estes funcionam apenas com eletricidade. Muitos grandes fabricantes de automóveis oferecem um destes, desde nomes tradicionais como Renault a fabricantes especializados como Tesla.
[lord-icon icon=”423-key-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Como escolho o melhor Carro Elétrico para mim?
Se está a pensar em comprar um veículo elétrico, então a primeira coisa que deve fazer é pesar os prós e os contras. Depois de tomar a sua decisão final de comprar um carro elétrico, vai querer certificar-se de fazer a sua pesquisa sobre os modelos que estão actualmente disponíveis no mercado.
Algumas coisas a ter em consideração incluem:
- O tipo de veículo que pretende (sedan, SUV crossover, carro de luxo, etc.) com base nas suas necessidades específicas de condução.
- A gama (a gama pode não ser uma grande preocupação se estiver a utilizá-la para a condução urbana e não estiver a planear viagens de longa distância).
- Acesso ao carregamento (vai querer ter acesso a uma tomada ou a uma estação de carregamento próxima).
- O seu orçamento (os custos dos veículos elétricos variam muito em função do tipo de veículo que pretende adquirir).
- A sua melhor opção é comparar os diferentes tipos de veículos elétricos em que está interessado (e pode pagar) e testá-los para determinar qual o veículo elétrico mais adequado para si.
[lord-icon icon=”27-globe-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Como é a sensação de conduzir um carro elétrico?
Descobrimos que a maioria dos carros elétricos fornece energia instantânea a partir de uma paragem, e são simultaneamente suaves e silenciosos quando em andamento. A experiência de condução é bastante diferente de um carro tradicional movido a gasolina, uma vez que os carros elétricos parecem que deslizam sem esforço.
A maioria dos veículos elétricos que testamos circula confortavelmente. Apesar das suas baterias pesadas, normalmente manuseiam bem porque essa bateria foi colocada em baixo no veículo, além de lhes faltar um motor pesado acima do eixo dianteiro.
✔️ Vejamos Agora as Vantagens Dos Carros Elétricos ✔️
👍 Vantagem: São melhores para o ambiente
Para muitos automobilistas, saber simplesmente que os veículos elétricos são melhores para o ambiente é razão suficiente para fazer o investimento. Os Carros Elétricos nem sequer têm um sistema de escape, o que significa que têm emissões zero. E como os veículos movidos a gás são grandes contribuintes para a acumulação de gases com efeito de estufa na atmosfera terrestre, fazer a mudança para um automóvel eléctrico pode ajudar a contribuir para um ar mais limpo e um planeta mais saudável.
👍 Vantagem: Sem emissões pelo tubo de escape
Quase todos os investigadores credíveis acreditam que os automóveis elétricos, mesmo nas regiões dependentes do carvão, têm um impacto ambiental menor do que os veículos convencionais. Em regiões com uma forte mistura de energias renováveis – como a hídrica, eólica e solar – ou para condutores de automóveis elétricos com energia solar doméstica, os benefícios das emissões são dramáticos. É de esperar que alguns analistas argumentem o contrário. Mas é indiscutível que os carros elétricos não têm um tubo de escape e, portanto, proporcionam um benefício real para melhorar a qualidade do ar para si, para a sua família e para a sua comunidade.
👍 Vantagem: Possibilidade de recarregar um carro elétrico em casa
Um veículo elétrico fá-lo para que nunca mais tenha de ir a uma bomba de gasolina. Tudo o que precisa de fazer é encostar à garagem ou à entrada da garagem, pegar numa ficha e empurrá-la para a entrada de carga. Esta vantagem proporciona um elevado nível de comodidade e demora apenas alguns segundos todos os dias para se certificar de que tem uma carga completa. Isso significa que sabe que o seu veículo tem um alcance de 322 km ou mais todas as manhãs, quando se desloca.
A menos que tenha uma longa viagem para planear ou viver num condomínio, ou num complexo de apartamentos, esta vantagem pode poupar-lhe muito tempo e dinheiro.
👍 Vantagem: Esta tecnologia oferece uma experiência de condução melhorada
Um carro elétrico proporciona uma condução melhorada que não oferece os mesmos soluços e atrasos que ocorrem quando uma transmissão muda para uma nova velocidade. Sentirá menos paragens como condutor, porque o binário e a embraiagem são imediatos com esta tecnologia. Porque oferece uma experiência tão poderosa quando se está ao volante, estes veículos são altamente competitivos nas estradas de hoje em dia se se puder pagar a despesa inicial.
👍 Vantagem: Alguns veículos elétricos podem ser mais seguros quando comparados com os veículos convencionais
Os veículos elétricos utilizam normalmente uma bateria de iões de lítio para fornecer energia para a experiência de condução. Estes conjuntos de baterias são geralmente mais maciços do que um motor de combustão interna, proporcionando-lhe um centro de gravidade mais baixo enquanto está na estrada. Isso significa que pode abraçar uma curva mais apertada, ter uma melhor resposta em situações de emergência e ter melhores opções para fazer curvas.
Este benefício inclui o ruído que os seus ouvidos captam enquanto conduz. O motor de combustão interna médio pode produzir 70 decibéis de som quando se tem as janelas abertas enquanto se está na estrada a velocidades superiores. Os carros mais antigos podem estar acima dos 90 decibéis. Quando se conduz um veículo elétrico, esta questão é cortada ao meio.
👍 Vantagem: Mais conveniente
Muitas pessoas pensam, erradamente, que os carros elétricos são mais inconvenientes, uma vez que é necessário encontrar uma estação de carregamento, que não é tão fácil de encontrar como uma bomba de gasolina. No entanto, pode argumentar que um veículo elétrico é, na verdade mais conveniente, uma vez que pode ser carregado em casa através de uma tomada normal.
👍 Vantagem: A eletricidade é mais barata do que a gasolina
Os americanos pagam em média 15 cêntimos por milha a conduzir carros movidos a gás, o que realmente não parece muito – até comparar com o facto de muitos VE funcionarem a um terço desse custo, dado que a eletricidade é significativamente mais barata do que a gasolina. E como provavelmente irá carregar o seu carro elétrico na sua garagem a maior parte do tempo, instalar painéis solares em sua casa pode poupar-lhe ainda mais dinheiro na alimentação tanto da sua residência como do seu Carros Elétrico.
👍 Vantagem: Manutenção menos frequente e menos dispendiosa
Uma vez que os carros elétricos são, bem, elétricos, não funcionam com óleo e por isso não necessitam de trocas de óleo (ou qualquer outra manutenção relacionada com motores de combustão, já agora). Outro lado positivo? Os travões de um automóvel elétrico normalmente não se gastam tão rapidamente como os de um carro convencional, o que significa ainda mais economia para si.
👍 Vantagem: são muito silenciosos
Se vive junto a uma estrada movimentada ou se simplesmente conduziu em horas de ponta, sabe como os carros convencionais podem ser ruidosos, mesmo que seja apenas o zumbido dos motores mais pequenos. Os Carros Elétricos, por outro lado, são praticamente silenciosos. Na verdade, são tão silenciosos que muitos legisladores nos Estados Unidos propuseram a instalação de dispositivos que fazem ruído para alertar os peões de que estão por perto.
❌ Vejamos Agora as Desvantagens dos Carros Elétricos ❌
👎 Desvantagem: A maioria dos veículso elétricos tem um alcance bastante curto
Embora a gama de VE esteja constantemente a melhorar, continua a ser um dos principais pontos de dor para os consumidores que decidem entre o elétrico e o convencional. Com uma carga completa, a maioria dos modelos elétricos limita-se a um alcance de 60 a 100 milhas (161 km), mas uma pequena minoria de modelos pode percorrer entre 200 e 300 milhas (483 km) por carga.
👎 Desvantagem: A recarga pode demorar algum tempo
Em comparação com os poucos minutos que demora a encher um carro convencional na bomba de gasolina, recarregar o seu carro elétrico é um investimento de tempo muito mais significativo. Enquanto a maioria dos motores de automóveis elétricos demora cerca de quatro horas a chegar a uma carga completa, alguns demoram entre 15 a 20 horas. No entanto, existem kits disponíveis que supostamente reduzem o tempo de carregamento para metade.
👎 Desvantagem: São um grande investimento inicial
Se nunca comprou um carro elétrico antes, pode experimentar um pequeno choque de adesivo ao iniciar a sua pesquisa. Mesmo os modelos de carros elétricos mais acessíveis começam na gama dos 30 000 a 40 000 euros, enquanto os modelos de luxo se infiltram nos 80 000 euros e acima desse valor. Até que a tecnologia avance e se torne menos cara para produzir, os consumidores podem esperar pagar entre 30 000 e 50 000 euros mais por um carros elétrico.
👎 Desvantagem: Disponibilidade dos postos de carregamento é incoerente
Talvez você viva numa área onde os veículos elétricos são relativamente comuns, pelo que há uma grande disponibilidade de estações de carregamento de carros elétrico para a sua conveniência. Mas digamos que está numa viagem de carro ou a visitar uma família numa área mais suburbana, ou remota – o que acontece se precisar de carregar? Felizmente, à medida que a popularidade dos carros elétricos aumenta, também aumenta a disponibilidade das estações de recarga que necessitam. Mas, por enquanto, a falta de disponibilidade é outra grande queixa para os consumidores.
👎 Desvantagem: Conduzir um carro elétrico não é uma opção com emissões zero para a maioria dos proprietários
Um carro elétrico apoia o ambiente com base na forma como obtém os recursos energéticos para carregar as suas baterias. Se a eletricidade provém de uma central elétrica a carvão, então ainda está a contribuir indiretamente com partículas e emissões para a atmosfera. Embora não crie mais gases com efeito de estufa porque estes veículos não contêm um motor de combustão interna, deve estar consciente de como a rede local obtém energia para que possa suportar a condução sustentável que pretende.
👎 Desvantagem: Existem menos escolhas no que diz respeito à variedade de carros disponíveis
É inegável que há uma maior variedade de carros elétricos do que nunca, e também não há sinais de que vá parar de crescer. Mas o facto é que não há tanto por onde escolher quando se trata da estética do seu VE, especialmente quando comparado com o quanto se pode personalizar os veículos convencionais. Do lado positivo, isto irá definitivamente mudar à medida que a prevalência do VE continuar a crescer.
👎 Desvantagem: Eventualmente terá de substituir as baterias do seu carro elétrico
As baterias que dão ao seu carro elétrico a energia para estar na estrada acabarão por se desgastar. Embora esta questão demore vários anos a desenvolver-se, os métodos que utiliza para as carregar podem ter impacto na rapidez com que esta desvantagem aparece para si. Se utiliza de forma consistente estações de carregamento rápido devido às suas responsabilidades de deslocação, então a vida útil da sua bateria pode reduzir em até 10% mais ao longo dos primeiros cinco anos de propriedade. Isso significa que a sua carga máxima produzirá menos autonomia de condução para poder desfrutar.
[lord-icon icon=”245-edit-document-outline” animation=”morph”][/lord-icon] Conclusão
Os automóveis elétricos são uma tecnologia fantástica a considerar se estiver no mercado para um veículo novo. É uma excelente opção para quem quer reduzir o seu perfil de emissões e custos de combustível enquanto conduz um bom carro. Embora os custos iniciais impliquem um investimento mais considerável com esta compra, a redução dos custos de combustível e manutenção pode ajudar a compensar o perfil de despesas a longo prazo desta tecnologia.
Os condutores devem estar conscientes do tempo que a sua bateria demora a carregar quando conduzem um veículo equipado com opções elétricas. Em algumas comunidades estão disponíveis estações de carregamento rápido, mas pode ser necessária uma ligação noturna em casa para garantir que tem uma gama completa disponível quando precisa de ir a algum lado.
É por isso que as vantagens e desvantagens dos carros elétricos devem ser cuidadosamente consideradas. Em última análise, cabe a cada condutor determinar se este tipo de veículo é o mais adequado. Se decidir que é, pode tomar outras medidas para reduzir o seu perfil de emissões, integrando sistemas de painéis solares na sua matriz de carga.
- As Vantagens e Desvantagens de Ser Condutor de Autocarro - Dezembro 17, 2020
- Benefícios dos Rolos de Espuma Oca - Dezembro 3, 2020
- 💻 Bases de Dados: O que são? Tipos, Prós e Contras - Novembro 27, 2020