Sexta-feira, Dezembro 6, 2024

Top 5 This Week

Related Posts

👨‍💻 As Vantagens e Desvantagens do C# (C Sharp)

- Advertisement -

Vantagens e desvantagens do C sharp

As Vantagens e Desvantagens da Linguagem de Programação C#

A linguagem C# é a arquitectura preferida para programação e automatização backend em ambientes Windows. C# é apenas uma das linguagens .NET, mas a sua sintaxe ao estilo C é muito mais popular entre os programadores que estão habituados a linguagens como Java ou C++. Se decidir construir a sua infra-estrutura usando C#, aqui estão alguns prós e contras que poderá encontrar.


Índice


Porquê usar C#?

O principal ponto de venda de C# (isto é, se tivesse mesmo de o comprar) é a sua facilidade de utilização e a sua capacidade de acelerar consideravelmente o tempo de desenvolvimento. Por exemplo, se fosse codificar um programa de calculadora para Windows com uma GUI totalmente funcional, poderia levar várias horas a mais de um dia com C#++, contudo, se usasse C# para codificar o mesmo programa, levaria apenas cerca de 30 minutos. Este é o poder do C#.

C# consegue-o através da pré-escrita de todo o código da placa da caldeira (o código que precisa de ser escrito antes de começar realmente a codificar o programa) para que possa saltar todas as coisas chatas e entrar directamente na diversão de codificar o programa real e ver os resultados.

Outra razão para o rápido tempo de desenvolvimento do C# é porque a maioria de cada IDE C# vem com um editor GUI incorporado. Isto permite-lhe editar facilmente a GUI do seu programa com pouca programação envolvida.

A história por detrás de .NET

A Microsoft começou a trabalhar no quadro .NET no final dos anos 90. A ideia era criar uma plataforma baseada no chamado código gerido, código que pode ser executado sob um ambiente de tempo de execução. Isto era necessário para melhorar a experiência de desenvolvimento e aliviar os engenheiros de lidar com operações de segurança, gestão activa da memória, e outros esforços de baixo nível com que os programadores C/C++ se tinham de preocupar.

O primeiro lançamento do .NET Framework em 2002 introduziu o C#, uma linguagem para escrever código gerido que tinha um design semelhante ao do C++. O próprio framework visava os computadores e servidores baseados em Windows. Tinha WinForms, uma biblioteca GUI para aplicações desktop; ASP.NET, uma estrutura para Web; e ADO.NET para acesso a dados. Todos estes elementos foram impulsionados pelo Common Language Runtime (CLR) para compilar e executar código gerido.

Para unir várias funções, .NET ofereceu uma biblioteca de classe de estrutura (FCL) que incluía a biblioteca de classe de base (BCL), biblioteca de rede, uma biblioteca numérica, e outras.

Desde essa altura, a estrutura passou por múltiplas iterações abrangendo actualizações em tempo de execução, novos sistemas gráficos desktop (WPF), APIs para aplicações orientadas para serviços (WCF), e muito mais.

Em 2014, a Microsoft anunciou uma mudança dramática na forma como o .NET existe, apresentando o .NET Core, uma nova versão da estrutura em plataforma cruzada, amiga da nuvem, e open-source. O .NET Core chegou a um lançamento em 2016, tornando-se a principal tecnologia a considerar para novos projectos .NET. Gradualmente, a Microsoft começou a portar os serviços existentes para trabalhar com o Core. Alguns que não receberam portos oficiais, como o Windows Communication Foundation (WCF), foram substituídos por alternativas provenientes da comunidade.

O ecossistema .NET antes de 2016

Além disso, em 2016, a Microsoft adquiriu a Xamarin, anteriormente uma tecnologia proprietária para o desenvolvimento móvel multiplataforma, tornando-a também de fonte aberta.

A Microsoft continuou a avançar no sentido da “transparência entre a equipa de produtos e a comunidade”, e a Fundação de Apresentação do Windows (WPF), Formulários Windows, e estruturas WinUI, em Dezembro de 2018.

Mas isso não é tudo. Em Maio de 2019, a empresa é o grande lançamento que irá unificar todo o ecossistema: Todos os produtos .NET serão agrupados na plataforma de desenvolvimento .NET 5. Isto significa que os devs poderão construir aplicações em Windows, Linux, macOS, iOS, watchOS, Android, tvOS, ou utilizar o WebAssembly com apenas um único .NET. A plataforma virá com novas APIs, funcionalidades linguísticas e capacidades de tempo de execução. Além disso, o .NET 5 incluirá ASP.NET Core, Xamarin, Entity Framework Core, WPF, WinForms, e ML.NET.

Visual Studio IDE

Um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) é um produto único para programadores que facilita o desenvolvimento de aplicações, fornecendo todas as ferramentas necessárias para escrever e testar software.

Visual Studio é um IDE da Microsoft utilizado para construir, depurar e publicar aplicações em todas as plataformas, incluindo Android e iOS. Visual Studio é integrado com .NET e fornece as características de um ambiente de linguagem específica.

As principais características do IDE Visual Studio:

  • É utilizado como um IDE único para todas as aplicações .NET.
  • O IDE tem características de compilação e depuração integradas.
  • As características colaborativas incluem um fluxo de trabalho Git-first, colaboração em tempo real na mesma base de código, e revisões de código integradas.
  • A solução pode ser utilizada para aplicações baseadas em código escrito em diferentes línguas.
  • O Visual Studio permite a personalização do ambiente para corresponder às preferências do utilizador.

Além disso, Visual Studio Marketplace oferece uma vasta gama de extensões de editor da Microsoft e outros fornecedores para permitir a colaboração de equipas, integração contínua, ligações de terceiros, gestão de desenvolvimento de nuvens, etc.


✔️ As Vantagens Do C#✔️


Vejamos abaixo os benefícios da linguagem de programação C#:

👍 Integração com Windows

A linguagem de programação C# integra-se bem com o Windows. Não há qualquer necessidade de configurações especiais para obter um programa em C# para executar no seu ambiente Windows. Quer seja uma aplicação web, um serviço Windows, ou uma aplicação desktop, os programas em C# são facilmente instalados na rede.

👍 Programadores adicionais podem ser facilmente encontrados

É fácil encontrar programadores adicionais para a linguagem C#, quer seja para um contrato ou a tempo inteiro. Como o C# é uma das línguas comuns que os programadores aprendem, podem ser facilmente encontrados programadores adicionais para o crescimento do seu negócio. Além disso, esta linguagem de programação está intimamente relacionada com o java, pelo que os programadores podem trabalhar em ambas ao mesmo tempo.

👍 Linguagem Compilada

C# é uma linguagem compilada que significa que o código armazenado no servidor está em formato binário. O hacker não tem automaticamente acesso ao seu código-fonte, uma vez que está em formato binário, enquanto que, no caso de línguas comuns como o PHP, o hacker ganha acesso ao código-fonte, o que lhe poderia então dar acesso a palavras-passe de bases de dados.

👍 Modelo de desenvolvimento de software orientado a objectos

.NET é baseado em programação orientada para objectos (OOP). OOP é um modelo de desenvolvimento para decompor o software em peças mais pequenas que são mais fáceis de gerir e combinar. OOP compartimenta dados em objectos, ou seja, campos de dados, e descreve o comportamento e conteúdo dos objectos através da declaração de classes.

Uma estrutura modular ajuda a definir o comportamento dos objectos e as suas interacções sem gerir os atributos internos dos objectos. O OOP simplifica a programação, tornando o código controlável, mais fácil de testar, e responde a questões recorrentes. Também elimina a programação desnecessária e geralmente significa menos codificação para os programadores. .NET torna possível a reutilização de código e componentes, poupar tempo e – subsequentemente – o custo de desenvolvimento.

👍 Sistema de cache fiável e simples

Caching significa manter os dados num local de armazenamento temporário para os chamar mais rapidamente quando necessário. Os dados armazenados são o resultado de um pedido de informação anterior ou da duplicação de informação armazenada noutros locais que demoraria mais tempo a recuperar.

O sistema de armazenamento em cache em .NET é robusto e simples de utilizar. Está também concebido para ser extensível. A classe Object Cache permite aos programadores criar uma implementação de cache personalizada para ser utilizada para melhorar o desempenho e a escalabilidade das aplicações cliente e servidor Windows.

👍 C# Tem uma Grande Comunidade Online

A aprendizagem do C# nunca foi tão fácil. A par da extensa e bem conservada documentação da Microsoft, existe uma grande comunidade de professores em linha. Os vídeos e blogs do YouTube cobrem todos os aspectos da programação C# desde o principiante até ao especialista.

👍 Linguagem modernizada

C# é uma versão modernizada de C++. Originalmente, tinha a língua C, que era amplamente utilizada. C+++ surgiu para acrescentar orientação a objectos a C, e C++ tornou-se a linguagem de construção de aplicações “reais” para Windows (de acordo com os programadores de C++.) C++ foi utilizado para escrever a infra-estrutura e aplicações de baixo nível, enquanto os programadores de Visual Basic escreviam aplicações comerciais.

C# traz o paradigma de desenvolvimento rápido de VB para o mundo dos programadores de C++, com algumas mudanças óbvias. C# tira partido do .NET Framework, o que significa que tem acesso a um poderoso motor de formulários, tal como os programadores de VB têm tido durante anos. Foram adicionados novos tipos de dados, tais como o tipo de dados decimais para a realização de cálculos financeiros.

👍 Segurança de Tipos (type safety)

C# é de tipo seguro, o que significa várias coisas. Por exemplo, não se pode utilizar variáveis não inicializadas. Em C++ é fácil declarar uma variável e depois verificar o seu valor; o que quer que estivesse no endereço de memória dado a essa variável seria então mostrado, e isto poderia causar estragos numa aplicação. O C# complier notificá-lo-á se tentar utilizar uma variável antes de a ter inicializado com algum valor válido.

Com C#, já não pode simplesmente passar pelo fim de uma matriz, como tem sido possível fazer em C e C++ há muito tempo. Em C++ poderia declarar um array de três elementos e depois examinar alegremente o quarto elemento desse array e obter o próximo pedaço de memória.

👍 Desenvolvimento de Jogos no programa Unity

Para muitos, a melhor vantagem do C# é o seu lugar como a linguagem do motor de jogo Unity. A popularidade do Unity continua a aumentar, e tem consistentemente os seus ombros em relação ao motor Unreal padrão da indústria. É fácil perceber porquê, uma vez que é de utilização livre para os pequenos criadores.

O uso do C# como língua é também um grande empate, em comparação com o C++ mais rápido mas muito mais difícil de aprender, utilizado pela Unreal.

O unity também é fácil de aprender, com uma vasta comunidade online de tutoriais do YouTube, posts em fóruns e blogs. Muitas pessoas aprendem C# através da Unity enquanto procuram fazer o seu primeiro jogo. A natureza do desenvolvimento do jogo baseada em projectos, juntamente com a sua natureza orientada para objectivos, tornam-no a forma perfeita de obter experiência prática com a linguagem C# para principiantes.

👍 C# e a Cloud

A utilização mais comum para C# é a aplicação em nuvem. A nuvem está a ultrapassar os ambientes de trabalho devido à sua fiabilidade, segurança, estabilidade, e escalabilidade. Como resultado, a compreensão do C# na nuvem é uma necessidade para a maioria dos codificadores e é frequentemente um ponto de partida recomendado para os novos programadores.

Existem dois tipos de aplicações na nuvem – aplicações para utilizadores finais e aplicações para outros programadores. As aplicações na nuvem para utilizadores finais são semelhantes ao software de secretária, excepto que o cliente utiliza um navegador web para trabalhar com a aplicação. As aplicações de nuvem são semelhantes à construção de websites, excepto que em vez de construir algo como um site de comércio electrónico ou de conteúdo, o programador constrói ferramentas para os clientes. As empresas baseadas em Windows utilizam programadores C# para construir aplicações internas de nuvens. Estas aplicações geralmente ligam-se a uma aplicação voltada para o público, pelo que os estudantes precisam de compreender o negócio, bem como a base de clientes.

As APIs (interfaces de programação de aplicações) são componentes da nuvem que se ligam a outras aplicações de programadores. Por exemplo, o Twitter tem uma API que permite aos programadores exibir tweets na sua própria aplicação. Os programadores C# referem-se frequentemente às APIs C# como serviços web ou serviços WCF.

👍 ASP.NET e ASP.NET Core

ASP.NET é o segundo maior back-end framework na Internet, apenas batido por PHP. ASP.NET é o serviço de aplicação da Microsoft para páginas web dinâmicas, e C# é a principal linguagem utilizada para programar com a estrutura ASP.NET.

👍 Aplicações de Servidor

O C# é também utilizado em aplicações de servidor. Se os estudantes trabalham com automação, o C# permite-lhes criar serviços Windows, que são programas que correm no fundo de uma máquina. Os estudantes também podem escrever serviços Windows para desktops normais, mas a maioria dos programadores profissionais de C# utilizam serviços como ferramenta de automatização para servidores. Por exemplo, se um estudante quiser automatizar uma importação de e-mails de cinco em cinco minutos, pode usar C# para gerir esta tarefa.

👍 Aplicações de Desktop

As aplicações de desktop são a última utilização comum para C#. Estas aplicações, contudo, não são tão populares como eram há uma década atrás. O desenvolvimento de software está a avançar em direcção à nuvem e à infra-estrutura baseada na nuvem, o que torna o desenvolvimento de desktop muito menos atractivo para programadores. As aplicações de nuvem podem ser executadas a partir de qualquer parte do mundo, enquanto que as aplicações de desktop codificadas em C# só podem ser executadas em máquinas Windows.

No entanto, os estudantes podem ainda correr de vez em quando em aplicações de ambiente de trabalho como programadores, por isso é bom para um programador C# ter conhecimentos gerais sobre a forma como trabalham. Ocasionalmente, uma organização pode ter um programador em C# a criar uma ferramenta ou aplicação personalizada que funcione em máquinas clientes Windows internas.

 


❌ As Desvantagens Do C# ❌


Como todas as linguagens de programação, o C# também tem algumas desvantagens:

👎 Código compilado

Embora o código compilado possa provar ser vantajoso, mas tem algumas desvantagens. É bastante difícil de trabalhar, pois o código deve ser compilado cada vez que se faz uma pequena alteração. Uma única alteração no seu código faz com que o utilizador recompile toda a aplicação e volte a implementá-la. Isto leva frequentemente a bugs adicionais se uma pequena alteração não for minuciosamente testada.

👎 A Microsoft deixou de suportar .NET

A Microsoft deixou de suportar estruturas .NET mais antigas após algumas actualizações de SO. Uma vez que o C# faz parte da estrutura .NET, o servidor deve executar a sua aplicação deve estar em Windows. Muitas empresas novas trabalham com servidores Linux, uma vez que se trata de um ambiente muito mais barato. É necessário o alojamento Windows para executar uma aplicação .NET. Se a sua empresa utiliza estações de trabalho e servidores Windows, o .NET é o mais fácil de integrar.

👎 Fugas de memória

O problema das fugas de memória não é invulgar em qualquer tecnologia. Em termos simples, a estrutura não liberta a memória de que já não necessita. .NET é frequentemente criticada por fugas de memória e por questões relacionadas com a memória. Embora o .NET tenha um colector de lixo para este tipo de problemas, os engenheiros ainda têm de investir esforços adicionais na gestão adequada dos recursos. E as fugas continuam a crescer à medida que a aplicação é dimensionada.

Felizmente, qualquer engenheiro será capaz de encontrar recomendações detalhadas e eficazes para a detecção de fugas em .NET.


perguntas frequentes acerca do c#

Perguntas Frequentes acerca da Linguagem de programação c#

O que é C#?

C# é uma linguagem de programação fortemente dactilografada orientada para objectos. C# é de código aberto, simples, moderno, flexível e versátil. Neste artigo, vamos aprender o que é C#, o que C# pode fazer, e como C# é diferente de C++ e de outras linguagens de programação.

Uma linguagem de programação em informática é uma linguagem que é utilizada para escrever programas de software.

O C# é uma linguagem de programação desenvolvida e lançada pela Microsoft em 2001. C# é uma linguagem simples, moderna e orientada a objectos que proporciona aos programadores dos dias modernos flexibilidade e características para construir software que não só funcionará hoje como será aplicável durante anos no futuro.

As principais características da linguagem C# incluem:

  • Moderna e fácil
  • Rápido e de fonte aberta
  • Plataforma transversal
  • Segura
  • Versátil
  • Em Evolução

Onde Aprender C#?

Ir para a faculdade é provavelmente a primeira opção que nos vem à mente quando se decide aprender C# ou qualquer outra língua de codificação. A maior parte dos aspirantes a programadores de software prosseguem licenciaturas em ciências informáticas, ciência da informação informática, ou engenharia informática. Um programa de licenciatura pode ser uma grande opção, pois prepara os estudantes não só para carreiras de desenvolvimento de software, mas também proporciona uma educação bem fundamentada. Adicionalmente, alguns empregadores exigem que os engenheiros e programadores de software possuam uma licenciatura em ciência da computação ou numa área relacionada. Embora nem sempre seja necessário, um diploma universitário pode ajudar a abrir as portas a uma maior variedade de carreiras de programação, incluindo posições de nível C# júnior, intermédio e sénior.

Os programadores com um diploma universitário têm uma vantagem competitiva, mas esta via é também a mais dispendiosa e demorada. O mínimo típico é de quatro anos, e pode levar mais tempo se o estudante só puder frequentar a tempo parcial devido a outros compromissos.

Outro inconveniente com um programa de licenciatura é que a maioria concentra-se mais na teoria do que na aplicação. Algumas escolas nem sequer oferecem o C# como opção linguística. C, C++, e Java são mais proeminentes no meio académico, por isso não se esqueça de pesquisar o currículo do curso antes de escolher frequentar a faculdade para C#.

Para o aspirante a programador, a obtenção de um grau de CS é ideal se ele ou ela quiser uma educação bem fundamentada em ciência e engenharia e não apenas sintaxe da linguagem. Se os estudantes tiverem tempo e apoio financeiro para assumirem o compromisso, pode valer bem a pena o esforço.

Tutoriais online

Para aspirantes a programadores que queiram concentrar-se na aprendizagem de uma língua, outra opção são os tutoriais online. Esta opção é ideal para programadores actuais que queiram aprender uma nova língua ou alguém interessado em simplesmente testar as águas. Os tutoriais online por si só não podem conduzir a uma carreira como engenheiro, mas proporcionam uma aprendizagem prática valiosa para o C# e a sua sintaxe.

tutoriaisA maioria das pessoas procura tutoriais de codificação online no Google, mas pode ser difícil saber quais são bons ou maus. Também é fácil navegar em blogs e sites dedicados a programadores para referências gerais que cobrem conceitos de C#, mas estes nem sempre são ideais para a aprendizagem de uma nova língua. Os sítios Web não levam o estudante passo a passo através do processo nem se concentram na construção de uma base para a aprendizagem. Por exemplo, sites como o Stack Overflow ensinam os estudantes a trabalhar através de problemas, mas não oferecem o ambiente de aprendizagem necessário para construir competências com a língua.

Existem, contudo, alguns grandes tutoriais online que dão aos estudantes uma base sólida para o C#. O que é óptimo nestes tutoriais é que o aluno pode aprender ao seu próprio ritmo. Ele ou ela pode passar por eles tão rápida ou lentamente quanto for necessário e também dedicar tempo a revisitar tutoriais que podem ser mais desafiantes para garantir que ele ou ela compreende plenamente o material.

 


Quais são algumas linguagens de programação alternativas ao C#?

Java

Java é uma linguagem de programação e plataforma informática lançada pela primeira vez pela Sun Microsystems em 1995. Existem muitas aplicações e websites que não funcionarão a menos que tenha o Java instalado, e são criados mais a cada dia. Java é rápido, seguro, e fiável. Desde computadores portáteis a datacenters, consolas de jogos a supercomputadores científicos, telemóveis à Internet, Java está em todo o lado!

Python

Python é uma linguagem de programação de propósito geral criada por Guido Van Rossum. Python é muito elogiada pela sua elegante sintaxe e código legível, se está apenas a começar a sua carreira de programação, python adapta-se melhor a si.

JavaScript

O JavaScript é mais conhecido como a linguagem de scripting para páginas Web, mas utilizado em muitos ambientes não navegáveis, tais como node.js ou Apache CouchDB. É uma linguagem de scripting multi-paradigma baseada em protótipos que é dinâmica, e suporta estilos de programação orientados para objectos, imperativos, e funcionais.

GO

Go é expressivo, conciso, limpo, e eficiente. Os seus mecanismos de simultaneidade facilitam a escrita de programas que tiram o máximo partido de máquinas de múltiplos núcleos e em rede, enquanto que o seu sistema de tipo inovador permite a construção de programas flexíveis e modulares. Go compila rapidamente o código da máquina mas tem a conveniência de recolher o lixo e o poder de reflexão do tempo de execução. É uma linguagem rápida, estaticamente dactilografada e compilada que se parece com uma linguagem interpretada dinamicamente.

PHP

Rápido, flexível e pragmático, o PHP alimenta tudo, desde o seu blogue até aos sites mais populares do mundo.

Quando utilizar o .NET

Produtos escaláveis. Normalmente, as necessidades das empresas estão a crescer e o seu software tem de ser escalado com ele. .NET proporciona um ambiente escalável e permite redesenhar aplicações em curso, a fim de corresponder às necessidades crescentes do negócio.

Necessidades de cross-plataforma. No caso de necessitar da aplicação que irá funcionar através de plataformas, .NET será uma óptima escolha, uma vez que a maioria das plataformas está coberta e pode reduzir o esforço de desenvolvimento enquanto expande a sua aplicação desktop ou móvel para outros sistemas operativos. Além disso, o .NET pode ser utilizado para casos de engenharia específicos como jogos (incluindo Xbox) e desenvolvimento AR (incluindo HoloLens).

Infra-estruturas à escala empresarial. É ainda um ponto discutível se o .NET foi concebido principalmente para uso empresarial. Mas a Microsoft assegura-se de que fornece o conjunto de ferramentas mais amplo possível para construir e integrar produtos empresariais, tanto internos como públicos. Também suporta um ecossistema robusto de mobilidade empresarial.


📝 Conclusão

Esperemos que tenha ficado elucidado com as vantagens e desvantagens do C#. Mesmo que tenha alguns contras, ainda se prevê que seja usada durante muito anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles