Aprenda a lidar com um ambiente de trabalho tóxico…
Não é um fato desconhecido que muitas pessoas estão presas em empregos que não amam particularmente. Para alguns, isso fica ainda pior porque os seus ambientes de trabalho são bastante tóxicos. Quer seja um chefe desagradável, um colega de trabalho dramático ou políticas ofensivas da empresa – não é divertido!
Desistir imediatamente nem sempre é uma opção, por isso eles têm de encontrar uma maneira de o pôr de parte. Se isto é você, e você está tentando fazer durar (pelo menos por enquanto), então é hora de você começar a ser proativo sobre seu ambiente de trabalho.
O que é um local de trabalho tóxico?
Um local de trabalho tóxico é aquele que afeta negativamente o seu bem-estar, causando-lhe stress, ansiedade, preocupação. É aquele em que os boatos / conversa de corredor, a luta, a coerção, o apunhalamento, a manipulação, a chantagem e o abuso ocorrem regularmente.
Desistir é difícil
As pessoas ficam em empregos com chefes de quem não gostam por uma infinidade de razões. Algumas das razões mais comuns incluem:
- Não tenho energia para procurar um novo emprego
- Realmente gosto do meu trabalho/colegas/colegas de trabalho
- Preciso do salário. Não tenho dinheiro para aceitar uma redução no salário
- Não há nenhum outro emprego que seja melhor
- Eu não quero perder os benefícios
- Investi demasiado para recomeçar numa nova empresa
- Este trabalho paga bem demais para sair
- Eu não tenho as habilidades para conseguir um emprego diferente
- As coisas podem melhorar
Muitas das desculpas acima resumem-se a dinâmicas psicológicas humanas básicas. As pessoas que suportam situações de grande tensão sofrem frequentemente de exaustão emocional, roubando-lhes a energia necessária para procurarem uma nova situação.
Entre outras coisas, abaixo seguem as características mais comuns de um emprego tóxico ou com ambientes negativos para o trabalhador:
- Chefe complicado, exigente, mal-humorado, mal-educado, etc…
- Comunicação é pobre, limitada ou inexistente
- O abuso verbal é algo tolerado e normal
- As pessoas ficam com os louros do trabalho que não fizeram
- As pessoas jogam o jogo da culpa
- Está sempre a trabalhar… mesmo fora de horas
- Existe uma cultura de assédio sexual
- Existe uma cultura de discriminação
- Políticas Antiquadas Não Permitem um Equilíbrio saudável de Trabalho-Vida
1. Chefe complicado, exigente, mal-humorado, mal-educado, etc…
Os chefes tóxicos são um incómodo que alguns de nós infelizmente temos de enfrentar no trabalho. Este é o patrão que rouba as suas ideias brilhantes e só tem crédito por elas, ou retém informações importantes para que faça o trabalho certo, ou pior, dá-lhe informações enganosas que o colocam em situações difíceis de ultrapassar. Este é também o tipo de chefe que tem prazer no seu fracasso, e nunca deixa de o lembrar disso, repetidamente.
O Chefe Incompetente é um chefe tóxico. Esta é a pessoa que foi promovida antes de estar pronta, ou talvez seja apenas a contratação errada.
E ele vem em duas formas:
O Incompetente passivo: Este tipo é insensatamente inconsciente da sua própria incompetência. Por isso, rodeia-o de ideias impraticáveis, deixando-o a lutar sozinho no trabalho. Pior, muitas vezes é deixado a reparar os erros que ele comete.
O Agressivo Incompetente: Este chefe está assustadoramente consciente da sua incompetência, e do seu mecanismo para lidar com a sua inteligência. Ele vai passar as suas ideias inovadoras como suas porque sabe que não há maneira de igualar as suas capacidades.
Os maus patrões devem ser levados a sério. Se desistir não for uma opção imediata, há algumas coisas práticas que você pode fazer para mitigar os danos potenciais de trabalhar para um chefe tóxico. Enquanto as estratégias específicas dependem do tipo de chefe que você tem, por exemplo, valentões, narcisistas, etc., há algumas abordagens gerais que podem ajudá-lo a gerir a situação.
Normalmente é uma boa ideia tentar falar com o seu chefe e ver o que se está a passar. Mas é possível que um chefe difícil não esteja aberto a ouvir comentários sobre os seus fracassos. Por isso tente fazer pedidos específicos para obter o que você precisa. Seja específico sobre os recursos e apoio de que precisa para fazer o seu trabalho, explique o seu raciocínio e articule como isso irá beneficiá-los e à organização.
2. Comunicação é pobre, limitada ou inexistente
Reparaste em mudanças no escritório de que ninguém está realmente a falar? Os funcionários são lentamente despedidos sem aviso prévio? As tarefas são vagas e sem padrões? Recebe uma má avaliação de desempenho por causa de questões que poderiam ter sido abordadas há meses atrás se só tivesse sido avisado na altura certa? Se respondeu sim a estas perguntas, parabéns, está a trabalhar num lugar tóxico.
3. O abuso verbal é algo tolerado e normal
Se o seu chefe ou colegas de trabalho menosprezam, ou intimidam os outros está a trabalhar num escritório tóxico. Não há espaço para abusos de qualquer tipo no local de trabalho (ou em qualquer lugar, já agora).
Alguns tipos de assédio verbal enquadram-se na definição de violência no local de trabalho, que é destinada a controlar ou a causar, ou é capaz de causar, morte ou lesões corporais graves a si próprio ou a outros, ou danos materiais. A violência no local de trabalho inclui comportamento abusivo em relação à autoridade, comportamentos intimidatórios ou de assédio e ameaças.
Este tipo de assédio pode incluir:
- Brincadeiras
- Insultos
- Chamar nomes além do nome próprio como alcunhas difamatórias
- Insultos
- Ameaças
- Gritar
O assédio verbal pode ocorrer na frente de outras pessoas ou em privado. Embora o abuso verbal não seja ilegal por si só, é ilegal quando está associado a assédio sexual ou discriminação racial, ou quando faz parte de outro tipo de assédio ou discriminação.
4. As pessoas ficam com os louros do trabalho que não fizeram
Se os seus colegas ficam com os louros do trabalho que não fizeram, como talvez o seu, isto pode prejudicar a sua posição no escritório e a trajetória da sua carreira.
5. As pessoas jogam o jogo da culpa
Outro sinal seguro de um ambiente de trabalho tóxico: quando algo dá errado, a culpa é sempre de outra pessoa. Alguém é atirado para debaixo do autocarro, a culpa é sempre de outra pessoa.
6. Está sempre a trabalhar… mesmo fora de horas
Mesmo quando vai de férias, mesmo quando está a cuidar de um membro da família doente, mesmo quando tirou tempo para o seu próprio casamento – o seu patrão está a obrigar-lhe a estar sempre online. A falta de equilíbrio trabalho-vida pode prejudicar a sua saúde mental e física. Se não pode tirar tempo do trabalho, mesmo quando não está, então o seu local de trabalho pode ser tóxico para si e para a sua vida.
7. Existe uma cultura de assédio sexual
Até oito em cada 10 mulheres irão sofrer assédio sexual no local de trabalho em algum momento das suas carreiras. E uma cultura de assédio sexual é absolutamente um sinal de um ambiente de trabalho tóxico. Também é ilegal.
O assédio sexual pode acontecer de várias maneiras, inclusive:
- comentários escritos ou verbais de natureza sexual, tais como comentários sobre a
aparência, perguntas sobre a sua vida sexual ou piadas ofensivas - exibir imagens pornográficas ou explícita
- e-mails com conteúdo de natureza sexual
- contacto físico indesejado
A quem é que o assédio sexual pode acontecer?
O assédio sexual pode acontecer a qualquer pessoa, a qualquer hora, em qualquer lugar. Isto inclui o local de trabalho. No entanto, há muitas coisas que um empregador e seus trabalhadores podem fazer para minimizar o risco.
O assédio sexual pode acontecer tanto a homens ou mulheres, embora seja mais comum no para o sexo feminino.
Os trabalhadores podem ser assediados sexualmente por pessoas do mesmo sexo ou do sexo oposto.
O assédio sexual pode vir de qualquer pessoa, inclusive:
- alguém da mesma equipa
- um supervisor ou gerente
- outro membro do pessoal
- outra pessoa com quem um trabalhador entra em contacto enquanto trabalha
O assédio sexual pode vir do proprietário ou de alguém numa posição de poder, ou influência. Isso pode limitar a capacidade de uma organização de lidar com o problema internamente. Nessas circunstâncias, um trabalhador deve verificar se as políticas no local de trabalho abordam a situação. Por exemplo, uma queixa de assédio contra um diretor de escola pode ser tratada pelos diretores das escolas. Quando isto não parecer possível, os trabalhadores são aconselhados a procurar mais aconselhamento e apoio.
8. Existe uma cultura de discriminação
Seja com base em deficiência, sexo, raça, orientação sexual, idade ou estatuto parental – a discriminação é errada e ilegal.
A discriminação no local de trabalho ocorre quando um indivíduo é negativamente discriminado devido a qualquer número de fatores. Além das razões acima listadas, empregados e candidatos a emprego também podem ser discriminados devido a deficiências, informação genética, gravidez ou por causa do seu relacionamento com outra pessoa.
Reveja esta lista dos diferentes tipos de discriminação no emprego:
- Idade
- Género
- Etnia
- Origem Nacional
- Deficiência Mental ou Física
- Informações Genéticas
- Relacionamento com alguém que pode ser discriminado
- Gravidez ou paternidade
9. Políticas Antiquadas Não Permitem um Equilíbrio saudável de Trabalho-Vida
Todos queremos viver vidas ricas e significativas – no trabalho e em casa – sem sacrificar aspetos de nenhum dos dois. Em todo o mundo, cada vez mais funcionários procuram trabalho flexíveis como resultado disso, e as empresas que desejam cumprir com essas expectativas estão a oferecer cada vez mais uma variedade de políticas favoráveis à família. Na Europa, o trabalho remoto, o horário flexível, as semanas de trabalho comprimido, as licenças (remuneradas ou não) e as licenças sabáticas são as mais comuns.
Mas muitas vezes é comum as empresas ainda estarem presas a filosofias de trabalho dignas do século XIX. Alguns exemplos delas são:
- Necessidade de estar 8 horas sentado com poucas pausas durante o dia
- Autoridade excessiva no que diz respeito aos horários de trabalho dos colaboradores
- Horas de almoço limitadas
- Dificuldade em perceber as vantagens do teletrabalho
Encorajar os trabalhadores a encontrar um equilíbrio adequado entre trabalho e vida pode beneficiar o local de trabalho de duas maneiras: Primeiro, é uma mensagem para os trabalhadores de que é importante valorizar a sua saúde.
Em segundo lugar, ajuda a promover trabalhadores eficientes que têm descanso suficiente para executar adequadamente as funções do seu trabalho.
Os trabalhadores saudáveis são mais felizes e muitas vezes apresentam uma melhor qualidade de vida do que os trabalhadores que arriscam o seu bem estar para atingir o seu número.
Seguimos agora com as melhores maneiras de ultrapassar um ambiente de trabalho tóxico para si:
- Não Leve Trabalho Para Casa consigo
- Encontre pessas que partilhem o seu ponto de vista
- Tenha alguém para quem possa falar (Fora do seu escritório!)
- Criar uma Estratégia de Saída
- Estabelecer Fronteiras
- Mantenha-se Positivo
- Criar um Espaço de Trabalho Positivo
- Mantenha-se fiel a si mesmo
- Encontre estratégias para o alívio do stress durante o dia
- Não Participe em drama e telenovelas
- Faça Exercício
1. Não Leve Trabalho Para Casa consigo
Se já identificou o seu ambiente de trabalho como tóxico, porque acolheria essa energia no seu espaço doméstico? É como abrir a porta e convidar uma nuvem de escuridão para o seu espaço feliz. Não faça isso. Deixe essa energia negativa ficar no trabalho, onde ela pertence. Estabeleça uma regra para si mesmo que não se fale de trabalho na sua casa, a menos que estritamente necessário.
2. Encontre pessoas que partilhem o seu ponto de vista
Encontre pessoas que sintam o mesmo que você. Desenvolva amizades com pessoas que possam sentir-se infelizes no seu trabalho e que partilhem a sua visão. Desta forma podem aproveitar para tirar algum partido disso, e alimentar políticas de trabalho mais saudáveis.
3. Tenha alguém para quem possa falar (Fora do seu escritório!)
Ter um grupo de apoio fora do escritório é sempre uma coisa boa, mas é especialmente importante quando você se encontra a nadar em águas tóxicas. Quando as tensões no trabalho são altas, pode não querer ou ser capaz de desabafar com os seus colegas. Além disso, há algumas coisas que não deve discutir com eles, já que constantemente falar das suas frustrações pode facilmente ser mal interpretado se ouvido pela pessoa errada.
4. Criar uma Estratégia de Saída
Deixar um emprego é difícil, já que já fez algumas amizades e se acostumou à rotina – sem mencionar ter que passar pelo processo de busca de emprego novamente.
Claro que é possível que as coisas possam melhorar no seu trabalho, e nesse caso pode fazer sentido ficar. No entanto, enquanto espera, comece a sua busca por um novo emprego. Isto irá ajudá-lo a permanecer positivo quando as coisas ficarem difíceis. Se precisou de sair ontem, considere um trabalho ponte que o manterá ativo enquanto encontra algo alinhado com a sua carreira e com a sua visão do futuro.
5. Estabelecer Fronteiras
Muitos de nós passamos a maior parte dos nossos dias no trabalho. Esse trabalho também pode afetar na nossa vida em casa. Por isso, criar fronteiras em torno do nosso local de trabalho é fundamental.
Trabalhar com colegas de trabalho tóxicos pode parecer um cliché. Mas, há uma enorme diferença entre trabalhar com colegas com quem simplesmente não se dá bem e pessoas cuja presença o torna miserável. Os colegas de trabalho tóxicos podem drenar a sua energia com negatividade, ou manipular situações para afirmar o seu domínio sobre si.
Uma boa maneira de estabelecer os seus limites perante os seus colegas é limitar antecipadamente a quantidade de informações pessoais que revela. Isso pode não significar que você esteja necessariamente limitando o que partilha, mas mais como você quer se apresentar aos outros.
Pense nisso com antecedência e pergunte-se: “O quanto eu quero que os meus colegas de trabalho saibam sobre mim“.
Tenha bastante atenção com quem se dá no seu trabalho e da sua postura. Desta forma terá mais facilidade em que os seus colegas não tentem “abusar” de si.
6. Mantenha-se Positivo
Acredite que isto é apenas uma fase da sua vida. Faça os possíveis para se manter com uma atitude positiva em relação a todo o processo. Se pensa em despedir-se, tenha atenção a todos os fatores envolvidos. A melhor maneira para ultrapassar este processo será manter-se firme.
7. Criar um Espaço de Trabalho Positivo
Quer tenha um cubículo ou um escritório de canto, pode fazer o seu espaço de trabalho exalar energia positiva, se quiser. Pendure cartazes que são relaxantes para você. Coloque fotos de pessoas que ama onde está se divertindo muito. Coloque citações positivas como fundo da sua área de trabalho ou à volta do seu espaço. Faça o que precisa fazer para se lembrar que o seu trabalho não é tudo e que ainda tem uma vida feliz fora dele.
8. Mantenha-se fiel a si mesmo
Resiste a ser levado a agir mal. Lembra-se dos seus valores fundamentais, mantenha-se autêntico e respeito os seus valores. Resista à tentação de “vencer” contra um colega tóxico, comprometendo os seus princípios. Os tóxicos muitas vezes tentam manipular os colegas para que se envolvam em mau comportamento, de modo a ter alguém a quem culpar mais tarde, se forem responsabilizados.
9. Encontre estratégias para o alívio do stress durante o dia
9.1 Tire o caos da sua manhã
Pode não ver como a sua rotina matinal afeta o resto do seu dia, mas deixa um impacto significativo. Observar ou ouvir histórias sensacionalistas, cheias de drama e notícias permanece no seu subconsciente e pode criar ansiedade, medo e dúvida ao longo do dia. Em vez disso, tente ouvir música calma ou fazer um silêncio completo enquanto se prepara para o trabalho. Pode parecer calmo no início, mas isto realmente ajuda a ter clareza no seu pensamento. Estar constantemente atrasado também pode ter um efeito negativo na sua mentalidade no início do dia. Se tem a tendência de chegar atrasado, crie um horário rigoroso para si mesmo. Dar a si mesmo um tempo extra para relaxar antes de chegar ao local de trabalho, pode ajudá-lo a ter uma visão mais positiva.
9.2 Crie o seu próprio santuário
Como é que você se sente no seu espaço de trabalho? Se a sua resposta não for agradável, então há algumas coisas simples que pode fazer para diminuir os seus níveis de stress. Se você tem o seu próprio escritório, tente fechar a porta para limitar o ruído externo e as interrupções. Se não tem o seu próprio escritório, defina o seu espaço de trabalho organizando a sua mesa, decorando com cores, e colocando fotos ou qualquer coisa que aumente o seu humor. Tente ouvir a sua música favorita com auscultadores se você estiver a trabalhar num projeto individual. Se as coisas parecerem estar fora de controle ao seu redor, coloque auscultadores sem música. Isto pode sinalizar aos outros que está ocupado e não quer ser incomodado com o caos que não o envolve.
9.3 Mantenha-se concentrado
Enquanto estiver no trabalho, muitas coisas surgirão durante o dia. Permite que as distrações o detenham e causem stress? Focar no que é importante envolve canalizar os seus pensamentos numa direção positiva, estar calmo e considerar conscientemente as suas prioridades. Quando está relaxado, está numa posição melhor para completar projetos e destacar-se no seu trabalho. Tente limitar as suas interações com boatos de escritório ou outras pessoas que ocupam muito do seu tempo (mas não fornecem nada de valor).
10. Não Participe em drama e telenovelas
Quando aqueles à sua volta está a espalhar boatos – ou a envolver-se em bullying, traição ou descriminação – abstenha-se de participar. Oriente-os para alternativas mais sábias, usando o seu próprio comportamento para mostrar como isso é feito. Encoraje os seus colegas de trabalho a assumir também boas intenções.
A maior parte do drama acaba com o tempo. Rumores, medos, paixões e brigas tendem a inserir-se o nosso mundo, tomar conta das nossas vidas e desaparecer em poucas semanas. Quaisquer que sejam os altos e baixos sociais que esteja a passar, é provável que eles desapareçam antes do seu próximo fim de semana.
11. Faça Exercício
Há uma razão pela qual o exercício está quase sempre na lista de quaisquer recomendações para manter a sanidade, a compostura e a felicidade. Isto é porque o que o exercício faz pela mente e pelo corpo é realmente notável. Se é o yoga que a ajuda a ficar centrado, uma aula intensa de spin que o faz focar em mais nada durante 45 minutos, uma caminhada rápida, ou qualquer coisa pelo meio – mover o seu corpo vai ajudá-lo a lidar, permanecer positivo, e reagir mais racionalmente. Bónus: se puder fazer isso durante uma pausa durante o dia.
Conclusão
No final de contas, lembre-se porque está no trabalho em primeiro lugar: para ganhar dinheiro, fazer um trabalho e, esperemos, ser intelectualmente estimulados e criativamente recompensados ao longo do caminho. Pode ser difícil não ser distraído pelos estímulos do local de trabalho (acontece em todos os locais de trabalho, até certo ponto), mas se você tentar manter a sua perspetiva, será muito mais fácil.
Ao mesmo tempo, alguns problemas não se resolverão sozinhos. Neste caso, precisa dar passos ousados. Neste exemplo, o seu trabalho pode estar em jogo. Talvez apenas se concentrar em melhorar o seu desempenho no trabalho irá evitar que isso aconteça.
O que está a enfrentar enquanto trabalha num ambiente tóxico é algo temporário, e como você se comporta durante os problemas será importante para a sua autoestima e desenvolvimento profissionais posteriores.
Um escritório tóxico é um desafio que espero que nenhuma pessoa tenha de enfrentar durante longos períodos de tempo. Mas, se o fizerem, lembrem-se destas dicas para facilitar a vossa viagem através das águas agitadas – e estarão melhor equipados para o sucesso assim que a tempestade passar, também.
- Quem é o marido de Cuca Roseta? João Lapa - Maio 14, 2024
- Qual é a idade de Cuca Roseta? Nascida a 02/12/1981 - Maio 14, 2024
- Morten Hjulmand: Namorada - Abril 24, 2024