Ensine o seu cão a não saltar quando vê alguém
É recebido com um cachorro muito zeloso quando entra pela porta? Sente-se envergonhado quando o seu cão salta por cima dos convidados na sua casa? Saltar sobre as pessoas são um comportamento comum em cães, mas é facilmente corrigido.
Seja Consistente
Se pular é um problema, então tome a decisão agora que ou vai permitir o comportamento, ou não vai. Cada vez que permite, consciente ou inconscientemente, está a reforçar o comportamento. Tome um momento para pensar sobre o que é exatamente a ação física que o seu cão está a fazer.
Quando ele salta na sua direção, ele tem dois pés em cima de você, ao contrário dos quatro no chão. Onde mais ele faz isso? Ele faz isso quando está na mesa de jantar? Quando estás sentado no sofá? Decide quais vão ser as suas regras. Quando entra pela porta, só o reconhecerá se todos os pés estiverem no chão? Ou vai exigir que todos os quatro pés e a retaguarda estejam no chão em posição sentada? Decida que comportamentos vai e não vai aceitar e ficar com ele. Não o confunda por ser inconsistente.
Recompensas acidentais
Pode estar a recompensar o comportamento de saltar sem se aperceber. “Empurre” o seu cão para baixo e diga-lhe “fora” e ele ignora o seu comando? O problema aqui é que acidentalmente recompensou o comportamento dele. O seu empurrão foi interpretado como um animal de estimação e ele simplesmente adorou o som da sua voz. Mesmo que esteja sempre a seguir as regras, terá dificuldade em treinar o seu cão se outros membros da família e convidados não estiverem a seguir a sua liderança. Instrua os convidados sobre como cumprimentar o seu cão e certifique-se de que todos estão a seguir as regras da casa.
DICA DO EDITOR: Porque é que os cães gostam de saltar? Compreender o comportamento dos cães torna sempre mais fácil corrigir o mau comportamento. Os cães gostam de saltar porque querem estar mais perto de nós. Há cheiros mais interessantes quanto mais perto de nós e sitios mais divertidos para lamber.
Se um cão esteve sozinho em casa o dia todo, pode ter de ir à casa de banho e está a fazer tudo o que está ao seu alcance para chamar a sua atenção. Se este comportamento foi permitido quando ele era menor ou como cachorro, então ele está simplesmente a fazer o que sabe ser aceitável.
Normalmente não é um comportamento dominante; a maior parte das vezes é apenas para mostrar e receber atenção e afeto.
Seja aborrecido
A verdade é que você ou um hóspede pode ser excitante demais para um cão se concentrar. Se o seu cão não está a obedecer ao comando “sai”, então é contraproducente usá-lo. Precisa tomar o controle e baixar o nível de energia dele. Primeiro que tudo, não seja interessante. Isto pode ser difícil de fazer, porque a própria visão e cheiro de si após um dia de separação pode ser muito para um cão lidar.
Comece a sua abordagem calma antes mesmo de abrir a porta. Tenha as suas chaves prontas e mantenha o seu chocalhar no mínimo quando destrancar a porta. Faça silenciosamente a sua entrada, mantendo o contacto visual o mínimo possível. Não toque ou contacto verbal. Se o seu cão saltar imediatamente para cima de si, vire o seu corpo para longe dele e espere que os seus pés toquem no chão.
Se necessário, poderá ter de o virar completamente para trás e caminhar alguns passos em frente. Em qualquer das situações, assim que ouvir os seus pés tocarem no chão, volte para trás, de frente para ele, e elogie-o calmamente com um “bom descanso”. Se quiser, também pode acariciá-lo agora para reforçar o bom comportamento.
Se as regras da sua casa exigir que ele se sente, peça-lhe que o faça antes de qualquer contacto táctil. Se um convidado da casa chegar à sua porta, deve permanecer quieto e calmo. O seu cão é muito influenciado pela sua energia. Levante-se suavemente e caminhe em direção à porta e abra-a. Instrua o seu convidado com antecedência sobre a forma correta de entrar quando o cão estiver presente. Trabalhe no comando “fora” quando ele estiver mais calmo.
Use o comando “Senta”
Deve praticar o treino com o seu cão quando ele está num estado calmo e concentrado, e não quando há alguém à porta. Faça algumas rodadas de “sentar” com uma recompensa de comida na frente da porta para que ele saiba o comportamento que está a procurar. Uma vez que ele faça isso facilmente sob comando, saia pela porta e volte a entrar calmamente após apenas um segundo. Enquanto lhe mostra a guloseima, peça-lhe para se sentar.
Ele deve seguir de bom grado o seu comando. Dê-lhe a guloseima com muitos elogios e carinho. Repita este exercício algumas vezes e aumente a quantidade de tempo que está ausente a cada vez. Se em algum momento ele não seguir a ordem de sentar no seu retorno, pode ter estado ausente por muito tempo, então encurte o tempo de volta para quando ele estava a responder. Pratique este exercício muitas vezes para dessensibilizá-lo para as pessoas que entram pela porta.
Cada vez que se permite que um cão pratique um mau comportamento, está reforçar para que isso aconteça novamente. A maneira mais rápida para um cão corrigir qualquer comportamento é através de regras consistentes e praticar o treino enquanto ambos estão num estado calmo. Consulte um treinador, se necessário.
- Qual é a idade de Merche Romero? Descubra os seus segredos - Outubro 11, 2024
- Qual é a idade de Diogo Infante | Descubra o seu segredo - Outubro 11, 2024
- Qual é a idade de Rita Júdice? Nascida a 8 de dezembro 1973 - Outubro 10, 2024