Treino de obediência canina
Consegue imaginar viver com alguém, mas que não fala a mesma língua? Isto é verdade para si e para o seu cão, se não lhe foi ensinado o básico. Ensinar os comandos básicos ao seu cão irá reduzir o stress para si e para o seu cão, estabelecê-lo no papel de líder e ajudá-lo a criar laços uns com os outros. Os comandos básicos abaixo são aqueles que todos os cães devem saber.
1. Senta
Sentar é um comando importante porque coloca o seu cão numa posição semi submissa e ajuda a acalmar o seu cérebro. Um cão que passa de excitado a sentado teve de mudar de marcha mentalmente e de se reorientar. Isto pode ser útil quando lhe põe a trela ou quando alguém o quer cumprimentar. Sentar também pode ser uma cartilha para outros comandos, como ficar e deitar-se. Também pode usar o comando senta depois de outros comandos, como “sai” ou “quieto”, para reforçar a mudança de foco.
2. Ficar e Esperar
A “fica”ensina disciplina e controlo. Um comando de permanência indica que um cão deve manter uma posição até que lhe seja dada a palavra de libertação. O comando semelhante “esperar” é mais um pedido para uma breve pausa e o cão não precisa de uma libertação oficial. Estes comandos são úteis quando se aprende a entrar e sair de uma porta, juntos, descer escadas, e entrar e sair do carro, para citar alguns.
3. Para baixo
Este comando deve ser usado quando solicitar ao seu cão que se deite com a barriga no chão. Isto coloca um cão numa posição submissa, ajuda-o a ganhar controlo e ajuda-o a relaxar a sua mente. É muito útil se ele estiver numa situação excitada ou stressante, como no consultório do veterinário, ou se precisar de manter uma posição de “ficar” durante um longo período. Seja consistente com a forma como esta palavra é usada e não a troque com outros comandos, como “desligar” ou “deitar-se”.
4. Sai
O cão que compreende o comando “sai” será visto como obediente e de boas maneiras. Normalmente, o comando “sai” refere-se a colocar as quatro patas no chão. Isto é útil quando um cão excitado salta sobre um convidado da casa, quando um cão curioso está a olhar para um balcão da cozinha, ou quando precisa de ser lembrado de que não foi convidado para a mobília.
5. Larga
“Larga” é um dos comandos mais importantes que pode ensinar ao seu cão. Está a pedir ao seu cão que liberte algo da sua boca, que pelo menos de momento, ele valoriza muito. Pode ser algo tão simples como um sapato, tão perigoso como um frasco de medicamentos, ou tão delicado como um pássaro. É melhor ensinar este comando muito antes de precisar de o usar. Pratique com iscas que são apenas um pouco mais valiosas do que o item que ele tem atualmente e ele naturalmente vai querer trocar.
6. Fica
Este comando exige que um cão fique de pé com todos os pés em pé e que distribua o seu peso uniformemente. Isto é especialmente útil no consultório do veterinário quando um cão nervoso prefere sentar-se ou deitar-se. Também é útil quando tenta aparar as unhas do seu cão ou dar-lhe um banho. Esta ordem vai chamar a atenção do seu cão e pode ser um precursor para a ordem “anda”.
7. Anda ou Vem
Vir quando chamado pode ser um salva-vidas se o seu cão se aproxima de outro animal ou de uma rua movimentada. Ajuda-o a manter o controlo do seu cão, redirecionando o seu foco de volta para si. Tenha em mente que pode estar a usar esta deixa para um cão que está a perseguir algo que ele realmente deseja, como um sprint na rua ou para fazer um novo amigo, por isso pode precisar de usar um tratamento de alto valor no treino.
Estes comandos básicos são os blocos de construção da linguagem partilhada para si e para o seu cão. Ao praticarem e trabalharem juntos, você e o seu cão vão criar laços sobre um entendimento comum e vão ser mais capazes de coexistir.
- Qual é a idade de Merche Romero? Descubra os seus segredos - Outubro 11, 2024
- Qual é a idade de Diogo Infante | Descubra o seu segredo - Outubro 11, 2024
- Qual é a idade de Rita Júdice? Nascida a 8 de dezembro 1973 - Outubro 10, 2024