As Vantagens e Desvantagens das Bebidas Energéticas
As bebidas energéticas estão a tornar-se cada vez mais populares para as pessoas que procuram vantagem competitiva, especialmente no ensino secundário. Há aquelas bebidas energéticas tomadas por crianças com idades tão baixas como 4 anos para aumentar a sua energia.
Demasiado açúcar pode resultar num impacto negativo sobre a saúde dos indivíduos. É aconselhável tomar bebidas energéticas com cautela.
Os prós e contras das bebidas energéticas ajudam a determinar se é bom ou não para a sua saúde.
Índice
O que são exatamente bebidas energéticas?
As bebidas energéticas são “qualquer um dos vários tipos de bebidas que são consideradas uma fonte de energia, especialmente um refrigerante contendo uma elevada percentagem de açúcar e/ou cafeína ou outros estimulantes”. Estes estimulantes fornecem ao consumidor estímulos mentais e físicos. As bebidas energéticas podem ou não ser carbonatadas. Contêm uma variedade de ingredientes tais como aminoácidos, taurina, extractos de ervas, edulcorantes, etc., sendo os principais ingredientes a cafeína e o açúcar. As bebidas energéticas mais conhecidas são Red Bull, Monster Energy, Rockstar, 5-hr energy, NOS, Full Throttle, Xyience, Bang, Celsius, Zevia, Burn, e Amp Energy.
Bebidas energéticas: o que contêm
Estes produtos contêm estimulantes e açúcar, mas alguns deles têm também sais minerais e vitaminas. Os estimulantes são os culpados pelos seus riscos para a saúde. A cafeína e a taurina estão entre as mais utilizadas.
O primeiro actua especialmente sobre o sistema nervoso central, melhorando as concentrações e aumentando a atenção. Uma bebida energética pode conter a mesma quantidade de cafeína que 2/4 chávenas de café. Não pode parecer preocupante, mas lembre-se que está misturada com outros estimulantes.
✔️ As Vantagens Das Bebidas Energéticas ✔️
👍 Aumenta a energia
Tomar a bebida energética irá aumentar a sua energia e concentração. Os nutrientes contidos na bebida energética como o aminoácido taurina, cafeína, e vitamina B aumentam o seu ritmo cardíaco dando-lhe um impulso energético quando se sente cansado.
👍 Aumentar o desempenho para treinos
As bebidas energéticas têm uma alta fonte de vitamina B, que é utilizada para lhe dar energia. Engolir uma bebida energética antes de um exercício físico pode ajudar no seu desempenho e resistência.
👍 Opção de calorias zero
Uma opção mais saudável está disponível, uma vez que o seu objetivo é limitar o ganho de peso e o consumo de açúcar, tendo o mesmo efeito com os que têm açúcar e calorias.
👍 Vitamina B
As bebidas energéticas contêm componentes de vitamina B que ajudam a combater o cancro e outras doenças ao mesmo tempo que melhoram o seu humor.
👍 Ácido Pantoténico
O ácido na bebida ajuda a combater a ansiedade, o stress e quaisquer perturbações de pele ou alergias.
👍 Riboflavina
É utilizada para tratar doenças do sangue e cãibras musculares durante o exercício ou o atletismo.
👍 Eletrólitos
Ao fazer exercício, perdemos não só água, mas também electrólitos informam sobre o suor e se não o substituirmos imediatamente, pode resultar em desidratação. Tomar bebida energética, especialmente com sódio, ajudará a manter os níveis de água e electrólitos.
👍 Açúcar simples
A toma de açúcar em doses controladas pode ajudar a fornecer a energia de que o seu corpo necessita. A ingestão de muitos hidratos de carbono de bebidas com uma solução simples ajudá-lo-á quando jogar um jogo de futebol ou numa maratona de longa distância.
👍 Uma bebida conveniente
Pode pegar na bebida energética em qualquer altura e tomar algumas goles. Sentir-se-á reabastecido imediatamente, ao contrário do que acontece quando se toma uma chávena de café.
👍 Aumenta o seu desempenho
Durante treinos e exercícios de musculação, a bebida energética é utilizada para impulsionar o desempenho. Ajuda a construir um impacto positivo duradouro no próprio corpo.
👍 Regulatório do Sistema nervoso
A vitamina B12 encontrada na bebida ajuda a regular o seu sistema nervoso, bem como a manter um sistema digestivo saudável. Ajuda a manter os eritrócitos.
👍 Recomendado para veganos
A taurina é um aminoácido derivado da metionina e da cisteína que também se encontra na carne e no peixe. A ingestão humana diária média de taurina situa-se entre 40 mg a 400 mg. Assim, a taurina é um elemento vital para os vegetarianos, uma vez que este aminoácido recupera os níveis de energia nutrientes necessários para o manter em forma.
👍 São uma combinação perfeita para os fisiculturistas
A creatina é naturalmente encontrada na carne e é também um importante constituinte que fornece energia aos músculos. Além disso, os suplementos de saúde, a creatina também se encontra nas bebidas energéticas. As bebidas energéticas são uma escolha adequada para si se tiver dificuldades em lidar com uma dieta de carne. Para os entusiastas da saúde e da boa forma física, as bebidas energéticas são também uma escolha preferida em vez de utilizar substâncias recreativas para aumentar a resistência e moldar os músculos.
👍 São desintoxicantes
Para os alcoólicos, algumas bebidas desportivas actuam como um agente desintoxicante activo. Poucas bebidas energéticas contêm cardo de leite que é utilizado como agente desintoxicante do fígado. Em vez de conter calorias e hidratos de carbono, algumas bebidas contêm baixas calorias e um nível mais elevado de Cardo de Leite. O Cardo de Leite não fornece exactamente energia ao corpo, mas trabalha para a sua saúde. Portanto, se tiver uma ressaca matinal, vá tomar uma bebida desportiva e alivie a sua cabeça.
👍 Contém Niacina
Ajuda a combater as dores da artrite e a reduzir os lípidos do sangue no seu corpo.
👍 Suplementos adicionais
Para além da cafeína, as bebidas energéticas contêm geralmente vários outros ingredientes que dão energia, tais como glucuronolactona, ginseng, vitaminas do complexo B, e os produtos semelhantes. Acredita-se que a adição destes ingredientes aumenta o efeito energético. Além disso, o seu efeito pode ser a longo prazo.
👍 Alternativa com poucas calorias
O café preto tem zero calorias e poucas pessoas que o consomem realçam o sabor com leite, natas, açúcar, ou mesmo manteiga. Existem numerosas bebidas energéticas zero-calóricas disponíveis e podem fornecer as calorias necessárias sem o açúcar e as calorias.
❌ As Desvantagens Das Bebidas Energéticas ❌
👎 Atenção e concentração
Algumas bebidas energéticas contêm açúcar e grandes quantidades de cafeína e isto afecta a atenção das crianças e a sua concentração.
👎 Privação do sono
Quando o produto de cafeína é tomado antes de dormir, dificulta o sono e pode causar dores de cabeça.
👎 Efeitos secundários graves
Grande quantidade de cafeína resulta em hipertensão arterial ou batimentos cardíacos irregulares e por vezes alucinações.
👎 Alto Teor de Açucar
As bebidas energéticas têm um elevado teor de açúcar que pode ser tóxico para o seu corpo. O teor de açúcar nestas bebidas é mesmo superior a metade da sua dose diária recomendada.
Além disso, com o quão elevada é a utilização não matemática de bebidas energéticas, o número de calorias que estas contêm será superior à procura de energia. Assim, estas calorias são facilmente convertidas em gordura, pelo que são armazenadas no seu corpo como gordura. Estas gorduras, por sua vez, podem fazer com que sofra de obesidade.
No entanto, sabe o que é pior? O açúcar! O teor de açúcar é tóxico para a sua saúde e quando a sua corrente sanguínea recebe demasiado açúcar; a regulação do açúcar do seu corpo começa a lutar para o manter a um nível mínimo.
Quando se entrega a uma ingestão excessiva destas bebidas, pode perder a sua capacidade de lutar e então o seu corpo desenvolve resistência à insulina, o que provavelmente conduziria à diabetes. Mais ainda, quando se mistura estas bebidas com álcool, o seu consumo calórico aumenta e isto pode levar a um maior problema de saúde.
👎 Aumento de peso
O excesso de açúcar (decomposto em glucose e sacarose) e calorias na bebida energética resulta em ganho de peso.
👎 Problemas de saúde crónicos
A ingestão de bebidas energéticas resulta consistentemente em complicações crónicas de saúde e osteoporose. Isto deve-se ao componente de cafeína que faz o seu corpo perder cálcio, resultando em ossos fracos.
👎 Excesso de Cafeína
Ficar acima dos 400mg de cafeína por apenas um dia é arriscado e tomar muitas bebidas energéticas significa que estará a ingerir demasiada cafeína no seu sistema.
Isto significa que poderá sofrer de um aumento do ritmo cardíaco e da pressão sanguínea apenas devido ao teor de cafeína. Outros ingredientes presentes nestas bebidas podem ser responsáveis por aneurismas, ritmos cardíacos anormais, bem como por ataques cardíacos raros e inesperados, que podem ser mortais.
Agora, depois de o ter consumido e o “alto” passar, o seu corpo começará a reagir como se estivesse sob stress. Começará a sentir-se fraco e cansado. Além disso, as grandes quantidades de açúcar e cafeína também poderão dar um efeito diurético (começará a urinar excessivamente).
👎 Acumulação de gordura no ventre
Os ingredientes ácidos têm uma grande quantidade de sabores artificiais ou adoçantes para tornar a bebida mais saborosa. Estes ingredientes afetam as funções dos seus órgãos e levam à acumulação de gordura do ventre.
👎 Desidratação, Desenvolvimento de pedras nos rins
As pedras nos rins podem frequentemente ser ligadas à desidratação, especialmente quando se trata de pedras de ácido úrico. Outros factores podem estar a ser geneticamente pré-dispostos ou dietas com elevado teor de proteínas.
Naturalmente, a cafeína causa um aumento da micção e é sobretudo por isso que as pessoas são aconselhadas a reduzir a ingestão de cafeína durante a noite. Agora, tal como mencionado anteriormente, as bebidas energéticas têm uma elevada quantidade de cafeína, pelo que beber demasiado significaria aumentar o risco de desenvolver pedras nos rins.
No entanto, é provável que os atletas corram um risco ainda maior, uma vez que podem estar a ter isto com uma dieta proteica.
👎 Arritmia cardíaca
A mistura de cafeína na bebida energética interage com os medicamentos para o coração que causam a arritmia.
👎 Diabetes tipo 2
O consumo elevado de componente cafeína reduz a sensibilidade insulínica no corpo. Os diabéticos devem tomar as bebidas energéticas com moderação.
👎 Aborto espontâneo
Pode causar aborto tardio a mulheres grávidas e em casos extremos, resulta em baixo peso à nascença.
👎 Não são saudáveis para os dentes
Recentemente, foi realizada uma investigação por cientistas. Eles mergulharam amostras do esmalte dos dentes humanos em 9 tipos diferentes de bebidas energéticas e 13 bebidas desportivas durante 20 minutos de cada vez, durante seis dias, numa extensão.
Posteriormente, alternaram as submersões das bebidas e colocaram o esmalte na saliva. Conseguem adivinhar o que aconteceu? Sim! Adivinhou bem. Descobriram que o esmalte tinha começado a mostrar sérios sinais de danos. Além disso, as bebidas energéticas causaram o dobro dos danos que as bebidas desportivas causaram.
Um facto que deve saber é que o açúcar não é a única razão pela qual os dentistas sugerem que se deve ficar longe das bebidas energéticas. Para além do açúcar, os seus dentes podem provavelmente sofrer devido aos outros ingredientes presentes na lata.
Recentemente, um nutricionista desportivo disse que a bebida energética Red Bull tem um conteúdo mais ácido do que o café. Com que frequência escova os seus dentes depois de tomar bebidas energéticas? Imagine tomar regularmente estas bebidas no trabalho. Depois, depois de passar algumas horas, chega-se a casa e nem sequer se escova. Sabe a quantidade de danos que teria causado aos seus dentes?
👎 Viciantes
As bebidas energéticas podem tornar-se muito viciantes, especialmente para as crianças. Devido a uma elevada ingestão de açúcar, os adolescentes são mais propensos a fixar o traço viciante, o que pode potencialmente tornar-se uma porta de entrada para outras substâncias.
Bebidas energéticas e álcool
Uma última coisa que temos de considerar é a interacção entre estes dois produtos. Muitas pessoas misturam bebidas energéticas com álcool, tornando-a ainda mais perigosa. Os efeitos da cafeína e da taurina misturam-se facilmente com o efeito depressivo do álcool, pelo que se subavalia a sua embriaguez.
Por conseguinte, as pessoas continuam a beber, sentindo que têm a situação sob controlo. Algumas até começam a conduzir porque pensam que o seu estado de alerta mental ainda é bom. Este é um comportamento muito perigoso, que pode causar acidentes graves.
Quem está em risco?
As bebidas energéticas são frequentemente criticadas pelos seus efeitos negativos para a saúde. No entanto, não são prejudiciais se consumidas de forma sensata. Mas especialmente as pessoas com tensão arterial elevada, doenças cardiovasculares, mulheres grávidas ou diabéticos e, claro, as crianças devem evitar esta “iguaria”.
São muito pouco saudáveis para as crianças porque correm o risco de ter um corpo mais pequeno e um efeito mais elevado. Não têm experiência para controlar a excitação e podem ferir-se devido a um controlo deficiente. Os indivíduos muito pequenos ou subnutridos terão de consumir menos cafeína do que uma pessoa comum.
Alternativas para bebidas energéticas
No entanto, nem todos apoiam estas bebidas energéticas e desportivas, quer do ponto de vista financeiro (não são exactamente as mais baratas), quer da composição geral. Depende de si, aqui estão exemplos de alternativas:
Chá de Gyokuro
Este é um tipo muito exclusivo de chá verde, que tem efeitos estimulantes realmente positivos. Se o beber no trabalho, por exemplo, verá que a sua produtividade aumenta muitas vezes. Mas é bastante caro.
Comprimidos de café/caféina
Os comprimidos de café ou cafeína são muito mais baratos do que o chá de Gyokuro. Se gosta de um sabor muito intenso e amargo de café, não se esqueça de escolher o expresso, se se importar, as pastilhas de cafeína funcionam exactamente da mesma maneira sem qualquer aroma de café. São muito acessíveis e o efeito é bom, por isso é um estimulante ideal em termos de preço e qualidade.
Pré-treinos
Outra variante possível é também os suplementos de pré-treino. Estes são suplementos realmente poderosos que maximizam a concentração e são normalmente apenas com um teor de açúcar absolutamente mínimo.
Conclusão
Existem tanto positivos como negativos quando se ingere uma bebida energética. No entanto, depende de como se opta por beber. Se for um consumidor casual, então estes efeitos na saúde não devem ser um grande problema. No entanto, se optar por abusar do consumo de bebidas energéticas, então pode significar perigo.
Até agora, temos visto os benefícios e os malefícios do consumo de bebidas energéticas. Para consumir cada produto com cafeína, a moderação é altamente essencial. Caso contrário, o dano potencial que pode causar pode superar os benefícios que proporciona.
Deve estar consciente do seu limite seguro de cafeína para cada dia. Pode ir online para usar várias calculadoras de cafeína para ter a certeza do seu limite de consumo seguro.
Para aqueles que têm condições cardíacas preexistentes, é aconselhável evitar bebidas energéticas e produtos com cafeína. Isto porque os ingredientes das bebidas energéticas podem alterar a contracção do coração.
Em resumo, o consumo de bebidas energéticas deve ser moderado para estar livre de qualquer desafio para a saúde.
- As Vantagens e Desvantagens de Ser Condutor de Autocarro - Dezembro 17, 2020
- Benefícios dos Rolos de Espuma Oca - Dezembro 3, 2020
- 💻 Bases de Dados: O que são? Tipos, Prós e Contras - Novembro 27, 2020