As Vantagens e Desvantagens de Ser Arquiteto
Em praticamente qualquer outra profissão, há muitas vantagens e desvantagens em ser um arquitecto. Quer a sua empresa de arquitectura lhe dê mais trabalho do que pode manusear ou gozar os frutos do seu trabalho, há certamente algumas coisas que as pessoas precisam de saber caso desejem seguir uma carreira na arquitectura.
Índice
O que é um Arquitecto?
A arquitectura dá-lhe a liberdade de usar o lado direito do seu cérebro, a parte criativa!
Um arquitecto é alguém que gosta de desenhar, e é especificamente formado e licenciado para trabalhar no planeamento e concepção de edifícios. Cada edifício é diferente. Cada projecto é diferente.
As facetas do papel de um arquitecto são tão variadas e fascinantes como o seu trabalho; estes são profissionais que lideram o processo de criação de espaços funcionais, desde a concepção e desenho até à realização plena desses desenhos.
A arquitectura é uma arte que trabalha de mãos dadas com a ciência para conceber lugares onde as pessoas possam viver, comer, trabalhar e brincar. Como líder de vários projectos, desde algo tão pequeno como uma adição à casa de alguém, até algo tão grande como um hospital, campus universitário, ou um bairro inteiro, o papel de um arquitecto é reunir as ideias e visões criativas do cliente e ter em mente as necessidades daqueles que irão utilizar o novo espaço.
O que é que um Arquitecto faz?
Um arquitecto que cria um desenho e projecto para um edifício.
Os arquitectos não estão apenas envolvidos na concepção de um edifício. Como profissionais licenciados, são também responsáveis pela segurança pública e pela supervisão dos projectos. O seu papel é importante em todas as fases da construção do edifício, desde o conceito inicial até à cerimónia de abertura quando o edifício estiver concluído. Para além da conclusão, um arquitecto permanece frequentemente envolvido num projecto à medida que os edifícios evoluem para incorporar novos ambientes e ideias.
Os aspectos do trabalho podem ser divididos em três papéis ou fases principais:
- concepção
- documentação
- construção
Na função de design, um arquitecto é contratado por um cliente para produzir desenhos detalhados de um conceito ou ideia que o cliente quer trazer à realidade. Para além de necessitar de ideias criativas de design, esta parte do papel envolve um grande conhecimento técnico e responsabilidade.
Há necessidade de cumprir os regulamentos de construção e segurança, regulamentos de planeamento local, e restrições. Dependendo do projecto, pode haver leis em torno da preservação do ambiente local ou de quaisquer partes históricas de um edifício.
Reuniões regulares com clientes são importantes para estabelecer requisitos e discutir propostas de concepção detalhadas. Também é importante liderar a equipa de outros profissionais que irão trabalhar nesta fase do projecto, incluindo engenheiros, projectistas e financeiros.
Durante a fase de documentação, as responsabilidades são captar o desenho em papel, produzindo desenhos detalhados e utilizando tecnologia como o CAD para testar a viabilidade do desenho. Esta fase pode envolver revisão contínua e redesenho para incorporar alterações baseadas nos requisitos, orçamento e regulamentos do cliente. Uma vez concluídos os documentos do desenho, há então um segundo conjunto de documentos que precisam de ser produzidos.
Estes são os documentos de construção, que traduzem o desenho em instruções e especificações técnicas para empreiteiros e peritos de construção. Quando o projecto chegar à fase de construção, o arquitecto será envolvido em visitas e reuniões no local, supervisionando a construção e assinando vários trabalhos, negociando com empreiteiros e tratando e resolvendo quaisquer problemas que surjam.
Como é o local de trabalho de um Arquitecto?
A variedade de funções significa que existe também uma variedade de locais de trabalho. A maior parte do trabalho de concepção será feita a partir de um escritório, mas também haverá visitas aos escritórios dos clientes, reuniões com os escritórios de planeamento e o governo local, e claro, visitas aos locais de trabalho.
Dependendo de serem freelance ou empregados por uma empresa, um arquitecto pode trabalhar a partir do seu próprio escritório, por vezes de casa, ou a partir de vários escritórios da empresa. O papel pode envolver viagens e conferências internacionais, estágios ou reuniões.
✔️ As Vantagens De Ser Arquiteto✔️
👍 Trabalho interessante e criativo
A arquitetura é um campo criativo que requer uma grande dose de visão e expressão. Ver esta visão e criatividade manifestarem-se no seu trabalho pode ser incrivelmente gratificante. Colocar a sua pegada criativa num edifício, cidade ou mesmo cidade é extremamente gratificante.
👍 O campo atrai pessoas apaixonadas e com as mesmas ideias
Os arquitetos vêem o mundo de uma forma muito específica e partilham uma forte apreciação pelos edifícios, paisagens e pela forma como cada cidade é definida pela sua arquitectura. Se verificar uma nova estrutura o torna tonto e a sua coisa favorita a fazer numa nova cidade é olhar para a arquitetura, este pode ser o campo certo para si.
👍 É uma carreira fascinante e de ritmo acelerado
O campo da arquitectura é dinâmico, uma vez que as tecnologias e técnicas estão sempre a evoluir rapidamente. Os arquitectos têm de se educar constantemente a fim de se manterem a par do campo, o que o torna ao mesmo tempo desafiante e excitante. O dia-a-dia de um arquitecto pode variar, com alguns dias passados no escritório, outros visitando clientes e alguns dias fora no local.
👍 Maior apreciação e compreensão das cidades e edifícios à sua volta
Os arquitectos têm uma relação única com as cidades em que vivem e visitam. Eles podem apreciar o que torna os edifícios da cidade únicos a um nível muito mais profundo. Compreender o trabalho e o pensamento que foi criado para criar uma cidade dá-lhe uma apreciação que o resto de nós não consegue entender.
👍 Pode ter um impacto na cidade e nas pessoas à sua volta
O impacto da arquitetura é tangível. É possível ver as estruturas e como elas servem a cidade mesmo diante dos seus olhos. Este impacto não só é muito aparente, como também pode durar séculos e tornar-se parte da identidade histórica de uma cidade.
👍 Carreira respeitada
Tornar-se arquitecto é um processo desafiante, mas vale a pena o esforço. Os arquitectos recebem um grande respeito pelo seu trabalho e servem um papel fundamental na sociedade moderna.
👍 Há uma ênfase nas viagens
Os arquitetos são grandes viajantes. A compreensão da arquitetura vernacular de diferentes países e culturas é muito importante para os arquitectos. Quanto mais viajou e experimentou diferentes estilos e influências arquitetónicas e viu como elas se encaixam nas suas cidades, melhor.
👍 Não é uma carreira aborrecida
Com base nas várias tarefas exigidas aos arquitectos, nenhum projeto é semelhante ao que veio antes dele. Além disso, um arquitecto terá constantemente de tratar de questões relacionadas com o projecto, tais como reuniões com os empreiteiros e os clientes, análise de orçamentos de empreiteiros, elaboração de planos de projecto, e identificação dos detalhes ou pedidos de clientes de última hora.
👍 É necessária muito pouca matemática
Apesar do facto de muitas escolas de arquitectura exigirem que os seus candidatos tenham pesados conhecimentos matemáticos, muitos arquitectos concordam que muito pouca matemática é utilizada nos projetos ou rotinas diárias de arquitetura. Qualquer tarefa que exija um nível mais avançado de matemática, como o cálculo, é tipicamente tratada por especialistas ou engenheiros envolvidos no projecto. O arquitecto ideal não precisa de conhecimentos avançados de matemática, mas sim de uma inteligência geral com boa capacidade de desenho, uma natureza curiosa, uma forte capacidade de falar e uma excelente capacidade de ouvir.
👍 Arquitectura é Paixão
A maioria dos arquitectos trabalha neste campo de carreira não pelo salário, mas porque têm uma paixão pela arquitetura e a paixão faz com que valha a pena o seu tempo. A maioria destes profissionais trabalha com salários abaixo da média, mas os arquitectos compreendem que estão a oferecer um serviço valioso aos seus clientes – particularmente quando um cliente aprecia o projecto acabado. Claro que a remuneração aumenta à medida que se ganha experiência e pode ser lucrativa quando se atinge os degraus mais altos da escada da arquitectura.
❌ As Desvantagens De Ser Arquiteto❌
👎 Demora muito tempo para se tornar profissional
Tornar-se arquitecto pode ser um procedimento longo, caro e cansativo. O Bacharelato em Arquitectura leva tipicamente cinco anos, mais dois a quatro anos para se obter o grau de Mestre. Embora os requisitos de admissão variem com base na escola, as escolas de arquitectura mais respeitáveis têm padrões elevados com ênfase na geometria, trigonometria, álgebra e ciências físicas. Após a formação académica, é necessário completar um estágio de três anos que pode envolver baixos salários durante longas horas. Finalmente, os aspirantes a arquitectos precisam de passar no Exame de Registo de Arquitecto para obterem uma licença como arquitecto profissional.
👎 Um trabalho desafiante e exigente
Embora os desafios possam ser emocionantes no trabalho, os arquitectos de Guernsey podem encontrar-se a enfrentar uma enorme variedade de desafios em diferentes projectos. É comum que os arquitectos passem o dobro do tempo a trabalhar no projecto, à medida que é necessário para construir a estrutura. Além disso, os arquitectos necessitarão de transportar grandes quantidades de seguro como protecção no caso de o projecto não satisfazer os requisitos ou problemas do cliente.
👎 Um pouco de experiência empresarial
Muitos arquitectos sabem conceber, desenhar, escrever, interpretar especificações e monitorizar processos de construção, mas sabem pouco sobre finanças imobiliárias, modelos viáveis de fluxo de caixa, e como compreender um projecto a partir de uma perspectiva empresarial. Aqueles que trabalham em grandes empresas de arquitectura estão restritos à prancheta de desenho, recebendo pouca formação no local de trabalho quando se trata de detalhes de negócios.
Para além de uma falta geral de competências empresariais, a maioria dos arquitectos não conhece as estruturas financeiras e empresariais que o desenvolvimento de propriedades implica. Compreender o financiamento imobiliário e as métricas utilizadas para calcular e avaliar um empreendimento, juntamente com a importância dos factores gerais, são tão importantes como a compreensão dos códigos de construção, regulamentos de zoneamento e programa. A maioria dos arquitectos ainda tem de aprender que o custo é um parâmetro principal para os seus projectos.
👎 Ficar preso em Design
Com todo o seu conhecimento sobre os diferentes aspectos da construção de um projecto, os arquitectos estão muitas vezes presos a uma mentalidade fechada, centrada unicamente no design. Ficam demasiado entusiasmados com as possibilidades de design, e não reconhecem a importância do lado empresarial do desenvolvimento do projecto. Há ainda um desrespeito geral pela parte financeira da construção nas escolas de arquitectura.
Esta atitude continua frequentemente na carreira dos arquitectos, uma vez que a maioria continua a trabalhar exclusivamente como projectistas. Uma vez que se envolvem no desenvolvimento dos seus próprios projectos, são forçados a tornar-se mais flexíveis e deixam que vários factores técnicos, logísticos e financeiros informem as suas decisões de concepção. Este é muitas vezes um comprimido difícil de engolir para um arquitecto.
👎 Não Estar Familiarizado com as Tendências do Mercado
As mudanças na procura do mercado determinam as propriedades que serão as mais rentáveis de construir. A fim de saberem se devem concentrar-se em apartamentos, condomínios, edifícios de médio porte, edifícios de uso misto, ou outras tipologias, os promotores experientes lêem o mercado e definem os objectivos demográficos corretos. Há uma diferença significativa nos rendimentos entre Construir para Arrendar e Construir para Vender.
A chave para decidir sobre o tipo de estrutura a construir – e onde – está em prever com precisão se o bem irá aumentar ou diminuir de valor ao longo do tempo. Os promotores também precisam de saber ler as tendências e ciclos imobiliários para prever o melhor momento para o desenvolvimento, compra e venda. Isto pode ser um enorme desafio para arquitectos sem experiência em desenvolvimento imobiliário.
👎 Coordenação
Os arquitectos devem coordenar os planos de concepção e construção com uma série de outros departamentos antes de os planos serem finalizados. Esta coordenação envolve planeadores urbanos, engenheiros municipais, engenheiros de construção, designers de interiores, arquitectos paisagistas e quaisquer outros envolvidos com o processo de construção. Se um arquiteto quiser fazer uma alteração ao seu projecto, deve informar todos os outros departamentos para ver se as alterações se ajustam às limitações do projecto. Da mesma forma, os engenheiros da cidade ou outros departamentos podem solicitar alterações ao arquiteto para se adequarem aos seus próprios planos de projecto.
👎 Influências económicas
Os arquitectos estão à mercê da economia nacional quando se trata da segurança do seu trabalho. A construção de edifícios ocorre tipicamente quando a economia nacional está saudável e em plena expansão. As recessões travam a construção de novos edifícios e reduzem a procura de arquitectos para projectar novas estruturas. Por exemplo, se uma empresa quiser construir e projetar um novo condomínio de luxo, mas o mercado habitacional mostrar pouca necessidade de novos espaços de habitação, a empresa vai esperar para contratar um arquitecto.
Devo tornar-me Arquitecto?
Antes de se comprometer no campo da arquitectura, considere a sua composição bastante complexa.
Pensamos muitas vezes em arquitectos como artistas cujo foco é a estética de um edifício ou estrutura. Isto é apenas parcialmente verdade. O facto é que os arquitectos estão tão preocupados com a função como com a forma. Por outras palavras, a arquitectura é uma daquelas profissões que convida os seus profissionais a pensar matemática e cientificamente para abordar a funcionalidade e a segurança, bem como criativamente para abordar o design e o estilo.
Os arquitectos devem ser capazes de conceptualizar e visualizar estruturas antes mesmo de estas serem desenhadas. Devem possuir capacidades de comunicação desenvolvidas, para interagir eficazmente e apresentar ideias e conceitos tanto a colegas como a clientes. Devem ser ouvintes, pensadores críticos, solucionadores de problemas; e gestores de tempo, projectos, orçamentos, e pessoas.
Conclusão
A arquitectura é uma profissão que está em constante mudança e evolução. Uma carreira como arquitecto tem um alcance imenso na Índia. Não só se pode trabalhar na concepção e construção de casas e estabelecimentos comerciais, como também se pode entrar em vários campos da concepção de locais de exposições e eventos desportivos, criação de sistemas de iluminação únicos, concepção de paisagens, etc. Um arquitecto pode aprender o processo de construção de complexos, edifícios comerciais, centros comerciais, construção de auto-estradas e construção civil, aplicando as suas ideias inovadoras e capacidades analíticas. O trabalho de um arquitecto requer reuniões com clientes para determinar objectivos e requisitos de estruturas, dirigir trabalhadores que preparam desenhos e documentos, preparar especificações de estruturas, gerir contratos de construção e preparar desenhos em escala, quer com software informático quer manualmente. Espero que o presente artigo tenha sido suficiente para tirar todas as suas dúvidas em relação a uma carreira em arquitetura.
- Qual é a idade de Merche Romero? Descubra os seus segredos - Outubro 11, 2024
- Qual é a idade de Diogo Infante | Descubra o seu segredo - Outubro 11, 2024
- Qual é a idade de Rita Júdice? Nascida a 8 de dezembro 1973 - Outubro 10, 2024