As Vantagens e Desvantagens do Materialismo
O materialismo é um conceito que se refere a um estado em que a principal prioridade das pessoas é aumentar os seus níveis de consumo, uma vez que uma grande fracção da sua felicidade depende dessas coisas materiais.
Embora o comportamento materialista se tenha tornado bastante popular ao longo das últimas décadas, ele ainda implica alguns problemas.
Neste artigo, os prós e os contras do materialismo são discutidos em pormenor.
Índice
✔️ As Vantagens do Materialismo ✔️
👍 Pode comprar-lhe algum nível de conforto
Uma das vantagens do materialismo é que poderá ser capaz de comprar algum nível de conforto. Por exemplo, se ganhar bom dinheiro, pode comprar coisas extravagantes de muitos tipos diferentes. Por sua vez, o seu nível global de conveniência pode aumentar significativamente.
Por exemplo, imagine que está numa loja e quer comprar um sofá. Tem uma enorme variedade de opções, mas as mais caras são normalmente as que são mais confortáveis.
Nesse caso, a pessoa materialista pode simplesmente comprar essas coisas caras e pode beneficiar dessas coisas a longo prazo.
Isto pode ser verdade para várias partes da nossa vida diária e o dinheiro pode definitivamente ajudar-nos a viver uma vida mais confortável e conveniente.
👍 Pode dar-lhe a oportunidade de se sentir melhor a curto prazo.
As pessoas materialistas também recebem frequentemente um certo empurrão emocional quando compram material novo. Isto pode resultar num aumento do nível de felicidade a curto prazo.
A compra de coisas pode ser considerada como uma espécie de droga para os materialistas, uma vez que querem sentir este empurrão uma e outra vez e têm sempre de comprar coisas novas para ter esta sensação.
Portanto, embora o materialismo possa ter muitos efeitos negativos a longo prazo, pode aumentar o nível de felicidade das pessoas a curto prazo.
👍 O materialismo dá-lhe a oportunidade de ter sempre as coisas mais recentes
Uma vez que o dinheiro será bastante importante para si no caso de viver um estilo de vida materialista, terá sempre a oportunidade de comprar as coisas mais recentes. Muitas pessoas trabalham longas horas apenas para poderem comprar o último smartphone ou a bolsa hippest e assim por diante.
Basicamente, as pessoas materialistas trocam frequentemente todo o seu tempo contra dinheiro para poderem comprar as coisas mais recentes. Assim, se for uma dessas pessoas que precisa sempre de ter as coisas mais recentes, o estilo de vida materialista pode ser adequado para si.
👍 Poderá ser capaz de impressionar os seus amigos
Quando se vive um estilo de vida materialista, é provável que se reúnam à sua volta pessoas que vivem um estilo de vida semelhante e para as quais as coisas materiais são também bastante importantes.
Portanto, poderá também ser capaz de impressionar os seus amigos, comprando coisas novas e caras numa base constante. Assim, se for uma pessoa que adora exibir-se e impressionar outras pessoas, o materialismo pode ser uma forma de o fazer.
👍 Brinquedos bonitos podem tornar o seu dia melhor
Sejamos honestos. De vez em quando, é bom comprar um brinquedo novo e divertir-se com ele. Pode definitivamente tornar a sua vida um pouco melhor se quiser realmente ter algo e finalmente consegui-lo.
No entanto, lembre-se que o materialismo muitas vezes não funciona assim uma vez que os materialistas muitas vezes apenas compram de imediato todas as coisas que querem e o nível de satisfação é muitas vezes apenas bastante limitado uma vez que já não valorizam as suas coisas após um curto período de tempo.
👍 O materialismo pode resultar num melhor seguro de saúde
Muitos estudos demonstraram que o nosso nível geral de saúde e a nossa riqueza estão positivamente correlacionados. Isto é bastante lógico, uma vez que se tiver mais dinheiro, poderá muitas vezes obter melhor tratamento médico e, por conseguinte, o seu nível geral de saúde, bem como a sua esperança de vida, tendem a aumentar.
Portanto, os materialistas podem também beneficiar de um melhor tratamento médico, de um melhor nível de saúde e de uma maior esperança de vida.
👍 Poderá estar mais motivado para desempenhar o seu trabalho
Como sabe que o seu nível de felicidade depende das suas coisas materiais e essas coisas materiais são muitas vezes bastante caras, estará também bastante motivado no seu trabalho para poder continuar a comprar coisas novas numa base constante.
Assim, a sua qualidade global de trabalho poderá ser bastante boa e poderá estar disposto a trabalhar longas horas, o que também poderá beneficiar o seu empregador, bem como a nossa economia local.
👍 Poderá ser respeitado na sociedade
Muitas pessoas na nossa sociedade actual são de facto bastante materialistas e querem ter sempre as coisas mais recentes para se exibirem à frente da sua família ou amigos.
Assim, se se vive um estilo de vida semelhante, é provável que se enquadre perfeitamente na nossa sociedade actual e que consiga obter altos níveis de respeito por ela.
Assim, se for uma pessoa cuja confiança depende da admiração dos outros, o estilo de vida materialista pode ser perfeito para que se torne um membro valioso da nossa sociedade.
👍 Pode ser mais fácil para si encontrar um parceiro
Sejamos honestos. O dinheiro também é útil quando se trata de encontrar um parceiro. O dinheiro dá a uma família uma sensação de segurança e muitas pessoas procuram este tipo de estado de segurança.
Consequentemente, se tiver muito dinheiro devido a uma atitude materialista, as suas hipóteses de encontrar um parceiro podem ser muito maiores em comparação com uma pessoa que é bastante pobre.
No entanto, note sempre que também atrairá muitos parceiros que só estão consigo devido à sua riqueza e não por gostarem de si, o que pode não ser o seu objectivo final e pode levar a várias outras questões mais tarde na sua vida.
👍 Pode ajudá-lo a proteger-se contra a pobreza na velhice
Outra vantagem do materialismo é que pode protegê-lo contra a pobreza, uma vez reformado. Muitas pessoas em todo o mundo sofrem de pobreza quando envelhecem, uma vez que não ganharam dinheiro suficiente para obterem uma boa pensão.
No entanto, devido a uma atitude materialista, é provável que tenha trabalhado bastante e que tenha pedidos de pensão elevados devido a isso e que possa evitar a pobreza na velhice.
❌ As Desvantagens de Materialismo ❌
👎 Não se pode comprar a verdadeira felicidade
Como já vimos anteriormente, existem algumas vantagens relacionadas com o materialismo. No entanto, no que se segue, veremos que o materialismo também implica muitas desvantagens. Um problema com o materialismo é que não é possível comprar a verdadeira felicidade.
Sim, pode ser bom comprar algumas coisas novas, mas estas, pelo contrário, aumentam o nosso nível de conforto ou dão-nos um pequeno impulso na nossa vida diária, mas comprar as coisas mais recentes a toda a hora não pode levar à verdadeira felicidade a longo prazo.
Por conseguinte, se quiser alcançar o objectivo da verdadeira felicidade na vida, provavelmente não o conseguirá fazer através de um estilo de vida materialista e, em vez disso, deve trabalhar sobre si próprio.
👎 O seu bem-estar dependerá do seu nível de consumo.
Uma vez que estará sempre concentrado em comprar coisas novas com as expectativas de que essas coisas o farão feliz, o seu bem-estar geral dependerá do seu nível de consumo.
Isto pode ser bastante perigoso, pois no caso de perder a sua riqueza devido a várias razões como o divórcio ou outros acontecimentos adversos na sua vida, não lhe restará nada que o possa fazer satisfeito ou mesmo feliz.
Assim, confiar em bens materiais para o seu bem-estar é uma ideia bastante perigosa e pode levar a todo o tipo de problemas para os materialistas a longo prazo.
👎 As pessoas concentram-se em exibir-se em vez de criar valor real
Outra questão com a atitude materialista é que as pessoas querem muitas vezes exibir-se diante dos seus amigos e da sua família e colocar todo o seu foco em parecer bem diante destas pessoas em vez de criar valor real no mundo.
Em muitos casos, essas pessoas também trabalham em empregos que pagam boas quantias de dinheiro a fim de poderem comprar as coisas materiais mais recentes, mas esses empregos não são muitas vezes tão úteis para a sociedade. Um exemplo proeminente é o trabalho num banco de investimento.
Pode-se ganhar um rendimento de seis dígitos logo após a faculdade no início dos vinte anos, no entanto, o valor social desses empregos é muitas vezes bastante limitado. Assim, esta mentalidade de se exibir pode não só fazer um sentido bastante limitado a nível individual, como também pode ser bastante prejudicial para a nossa sociedade como um todo.
👎 Infelicidade no caso de perder os seus pertences
A natureza das coisas materiais é que se pode perdê-las. Assim, se o seu único objectivo na vida é adquirir novas coisas caras, poderá ficar bastante vulnerável no caso de perder os seus preciosos pertences. Por exemplo, imagine que comprou um relógio novo e caro e que o quer usar durante todo o dia.
No entanto, um dia, o seu relógio será roubado ou perdê-lo-á em algum lugar. Nesse caso, é provável que fique bastante infeliz e que a sua boa sensação inicial de comprar este relógio se transforme em raiva e num mau humor.
👎 Pode tornar-se bastante snobe
Uma vez que atrairá muitas pessoas que têm a mesma atitude em relação à vida e serão também bastante materialistas, é provável que se torne também bastante snobe. Se quiser viver este tipo de estilo de vida, tudo bem!
No entanto, na minha opinião, mais cedo ou mais tarde, os snobs irão perceber que acabarão por ser bastante infelizes a maior parte do tempo e, se actualmente tem esta atitude snobe, aconselho-o vivamente a mudar o seu estilo de vida de modo a alcançar a verdadeira felicidade a longo prazo.
👎 O materialismo forçá-lo-á a continuar a comprar mais bens
Outra desvantagem do materialismo é que terá de continuar a comprar coisas novas regularmente, a fim de manter o seu nível de satisfação.
De facto, os materialistas muitas vezes até se tornam viciados na compra de coisas, uma vez que querem voltar a esta alta inicial de comprar novos produtos. Contudo, isto pode levar a padrões de consumo bastante pouco saudáveis a longo prazo.
👎 As pessoas podem tomar demasiado por garantido
Uma vez que os materialistas são frequentemente capazes de comprar muitas coisas boas, podem tomar demasiado como garantido ao longo do tempo e esquecer que milhares de milhões de pessoas no nosso planeta sofrem de pobreza e fome.
Portanto, o materialismo pode não só levar a uma percepção errada do mundo, mas também pode levar a muita infelicidade, uma vez que as pessoas tomam demasiado por garantido e já não serão capazes de valorizar demasiado as suas comodidades.
👎 Os materialistas têm muitas vezes de trabalhar longas horas
A fim de financiar o seu estilo de vida extravagante, os materialistas também têm muitas vezes de trabalhar longas horas. Isto significa que muitas vezes estas pessoas trocam todo o seu tempo contra rendimentos adicionais, de modo a poderem pagar o material mais recente. Por conseguinte, o materialismo também pode levar a um desperdício de tempo de vida quando praticado de forma excessiva.
👎 Utilização ineficiente dos recursos
O materialismo também pode implicar uma utilização bastante ineficiente dos nossos recursos naturais. Por exemplo, ninguém precisa realmente de cinco carros diferentes ao mesmo tempo e os nossos recursos poderiam ser utilizados para outras coisas muito mais importantes.
Consequentemente, se a maior parte da riqueza de um país for propriedade apenas de uma pequena elite materialista rica, é provável que essas pessoas desperdicem grandes quantidades de recursos naturais, uma vez que muitas vezes compram coisas de que realmente não precisam.
Por sua vez, os nossos recursos naturais fósseis podem esgotar-se muito em breve, o que pode levar a todo o tipo de problemas e pode também retardar significativamente o nosso progresso tecnológico.
👎 Pode tornar-se um alvo de inveja
Há também muitos detratores por aí. Se comprar coisas novas a toda a hora e se exibir com elas, haverá outras pessoas a tentar derrubá-lo, uma vez que invejam o que tem.
Portanto, se for uma pessoa sensível, poderá na realidade sofrer bastante com esses ataques verbais, uma vez que o seu nível de confiança pode depender demasiado das opiniões dos outros.
Assim, o materialismo pode não melhorar o seu nível de felicidade, pode de facto baixá-lo bastante, uma vez que outras pessoas podem começar a implicar consigo.
👎 Mais coisas materiais implicam também mais trabalho
Muitas pessoas podem também ignorar o facto de que, com mais pertences materiais, também se tem de passar mais tempo a gerir essas coisas. Por exemplo, se estiver interessado em imóveis e ganhar muitas casas que aluga a outras pessoas, tem de fazer muita papelada e também tem de reagir no caso de um inquilino não pagar a sua renda.
👎 O materialismo não conduzirá a melhorias a nível pessoal
As pessoas que confiam no materialismo como o seu modo de vida podem também ignorar o facto de que, independentemente da quantidade de coisas que acumulará ao longo do tempo, não irá melhorar a nível pessoal.
De facto, o seu carácter desenvolver-se-á provavelmente de uma forma bastante pobre e pouco saudável e muitas pessoas tentam mesmo cobrir as suas inseguranças comprando muitas coisas materiais desnecessárias.
Assim, se quer realmente crescer em carácter, deve tentar expandir os seus conhecimentos e a sua experiência, em vez de apenas comprar coisas de que realmente não precisa.
👎 Falsos amigos
Se vive um estilo de vida materialista, é provável que também atraia muitos falsos amigos para a sua vida. Há muitas pessoas por aí que apenas querem lucrar com as suas coisas boas.
No entanto, no caso de perder essas coisas ou de sofrer de tempos difíceis na sua vida, é provável que esses falsos amigos desapareçam muito em breve e que não tenha ninguém que o apoie nas suas horas mais sombrias.
Portanto, confiar no materialismo pode também atrair os tipos errados de pessoas para a sua vida, o que pode tornar-se num estado bastante mau para si a longo prazo.
👎 Questões mentais
Algumas pessoas que se envolvem excessivamente no materialismo também são na realidade bastante inseguras e quebradas por dentro. Muitas pessoas usam o consumo como uma forma de escapar ao seu mau estado mental.
No entanto, a longo prazo, isto não funcionará a maior parte do tempo e, por conseguinte, os materialistas tendem frequentemente a sofrer de doenças mentais graves ao longo do tempo.
👎 Problemas financeiros
Mesmo que os materialistas possam trabalhar arduamente para poderem pagar o seu estilo de vida, mais cedo ou mais tarde podem ficar sem dinheiro. Isto é especialmente verdade se viverem um estilo de vida bastante dispendioso e perderem o seu emprego em algum momento da sua vida.
Nesse caso, os custos da sua casa e de outras comodidades que adquiriram ao longo das suas vidas podem consumir todas as suas poupanças e, com o passar do tempo, essas pessoas podem entrar em sérios problemas financeiros, uma vez que podem não ser capazes de baixar suficientemente as suas despesas gerais.
👎 Excesso de produção de resíduos
Um estilo de vida materialista implica também a produção excessiva de resíduos. As pessoas que põem materialismo num pedestal compram muitas vezes muitas coisas de que realmente não precisam.
Portanto, grandes quantidades de recursos fósseis são desperdiçadas e também se produz um grande volume de resíduos desnecessários. Para se verem livres destes resíduos, estes têm de ser queimados ou depositados em aterros.
Ambas as opções implicam graves problemas ambientais e, portanto, um estilo de vida materialista nunca poderá estar de acordo com um comportamento amigo do ambiente.
👎 Poluição atmosférica
O materialismo também contribui para a abundância da poluição atmosférica. Uma vez que todas essas coisas materiais têm de ser produzidas em processos industriais e esses processos também implicam a emissão de grandes quantidades de gases nocivos para a nossa atmosfera, o materialismo também implica uma degradação da qualidade do ar.
👎 Poluição por partículas
Nesses processos de produção, também são emitidas grandes quantidades de partículas finas para o ar. Embora essas partículas possam não ser visíveis para nós, podem ser bastante prejudiciais, uma vez que a poluição por partículas pode causar graves problemas pulmonares como a asma ou cancro do pulmão.
Por conseguinte, a fim de proteger o público em geral contra essas doenças, talvez se queira passar de um estilo de vida materialista para um estilo de vida mais ecológico.
👎 Aquecimento global
A produção de bens materiais implica também emissões significativas de gases com efeito de estufa. Por sua vez, isto também implica a aceleração do processo de aquecimento global e os efeitos ambientais adversos que lhe estão associados. Assim, a fim de abrandar o aquecimento global, é crucial que cada um de nós baixe também o seu nível de consumo.
👎 Poluição do solo
Uma vez que muitos dos nossos resíduos também acabam em aterros, isto pode levar a uma grave poluição do solo. Por sua vez, grandes áreas de terra podem tornar-se impróprias para fins agrícolas no futuro, o que pode traduzir-se a longo prazo numa grave fome e pobreza global, especialmente nos países pobres em desenvolvimento do hemisfério Sul do nosso planeta.
👎 Ameaça das espécies
O materialismo também implica a necessidade de exploração mineira excessiva e desflorestação, uma vez que precisamos de muitos recursos naturais para produzir esses bens materiais.
Por sua vez, muitos habitats naturais em todo o mundo são destruídos e muitas espécies tornam-se em perigo ou mesmo extintas.
Por conseguinte, é crucial reduzir o nosso consumo material a fim de proteger o melhor possível essas espécies.
📝 Conclusão
Embora o materialismo implique alguns benefícios, existem também muitos problemas relacionados com o mesmo. Na minha opinião, os contras do materialismo superam os prós e todos deveríamos tentar reduzir os nossos níveis de consumo, a fim de tornar os nossos estilos de vida mais sustentáveis e de assegurar um futuro habitável para as próximas gerações. Afinal, a verdadeira felicidade vem de dentro, não de coisas materiais de que realmente não precisamos.
- Qual é a idade de Merche Romero? Descubra os seus segredos - Outubro 11, 2024
- Qual é a idade de Diogo Infante | Descubra o seu segredo - Outubro 11, 2024
- Qual é a idade de Rita Júdice? Nascida a 8 de dezembro 1973 - Outubro 10, 2024