Os gatos são animais de estimação extremamente populares por todo o mundo, por muitas razões, e Portugal não é exceção. Primeiro, são pequenos para que possam viver confortavelmente em pequenas casas, apartamentos e condomínios.
Segundo, eles são predadores, o que quer dizer que vão ajudar a controlar a população de ratos. Terceiro, eles não exigem caminhadas diárias ou viagens para fora dos parques especiais para gatos, porque eles automaticamente usam caixas de lixo.
Não precisam ser treinados para procurar a caixa de areia e usá-la com diligência. Quarto, embora eles tenham a merecida reputação de serem independentes e desdenhosos dos humanos, eles são, na verdade, companheiros bastante bons, com as suas pequenas personalidades e são obviamente bastante inteligentes. Se quer um animal de estimação para se acariciar no final de um longo dia, ou simplesmente desfrutar enquanto eles correm pela casa, fazendo as suas próprias brincadeiras, então os gatos são uma escolha óbvia.
Há algumas coisas que deve saber sobre os gatos antes de decidir adotar ou comprar um. O melhor é tê-los esterilizados o mais rápido possível porque há um grande problema de superpopulação de gatos, e se o seu gato sai da sua casa, ele só poderia contribuir para o problema.
Em segundo lugar, os gatos precisam ter vacinas e essas vacinas precisarão ser atualizadas regularmente para se protegerem contra doenças e doenças padrão dos gatos. Terceiro, os gatos não são algo que você pode simplesmente esquecer. Embora eles sejam autossuficientes, têm certas necessidades que devem ser atendidas regularmente, incluindo necessidades de carinho, alimentação.