(Lusa) Uma delegação de empresários e políticos do Irão estiveram esta semana numa visita de trabalho de dois dias ao distrito de Portalegre com o objetivo de “estabelecer parcerias e trocas comerciais”.
A deslocação surgiu na sequência da assinatura de um acordo de colaboração entre o município iraniano de Qazvin e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que promove a visita ao distrito.
“Nós queremos criar um ambiente favorável para que existam trocas comerciais entre os dois países”, explicou à agência Lusa o presidente da CIMAA, Armando Varela.
O autarca destacou a importância de se “concretizarem oportunidades de exportação de produtos de Portugal para o Irão e de haver oportunidades de investimento”.
Armando Varela disse esperar que a visita sirva também para “estimular” empresários portugueses a investir no Irão.
“Nós não podemos estar só disponíveis para exportar, temos que estar também disponíveis para importar. Não podemos só querer captar investidores e investimentos, temos que estar também recetivos a investir”, disse.
Indicando que os iranianos manifestaram “interesse” com forma como a região alentejana trabalha na área do turismo, o presidente da CIMAA referiu que a iniciativa pretende ainda “atrair estudantes iranianos para o Instituto Politécnico de Portalegre”.
A deslocação da comitiva iraniana, composta por políticos, empresários, membros da comunidade científica e organizações ambientais, integrou visitas à empresa Delta Cafés, em Campo Maior, e ao centro histórico de Elvas, além de um encontro com empresários.
A comitiva visitou ainda o aeródromo de Ponte de Sor, uma unidade fabril do grupo Amorim e o Matadouro Regional do Alto Alentejo, em Sousel.