O ministro da Saúde, Paulo Macedo, abriu o primeiro encontro científico do Centro de Ciência do Café (CCC), em Campo Maior. O simpósio “Café, Saúde & Sociedade”, realizou-se durante este fim-de-semana e recebeu vários especialistas no estudo deste produto em diferentes painéis: “Os Atributos do Café”, “Café, Saúde & Sociedade”, “Efeitos do Consumo do Café” ou “O Café na Sociedade”.
No lote de oradores estiveram, entre outros, os catedráticos Castro Caldas e Fernando Rodrigues, os professores universitários Ana Miranda e Daniel Caldeira, e os médicos Vaz Carneiro e Armando Massalana. Em destaque esteve igualmente o projeto “Café Memória”, dedicado à prevenção e combate à doença de Alzheimer.
A iniciativa foi uma organização do CCC, com o apoio do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.
Rui Nabeiro · Administrador Delta Cafés
“Esta iniciativa é o início de uma caminhada. A inauguração do CCC representou a concretização de um sonho. O Museu do Café, uma sala pequena que testemunhava aquilo que nos tínhamos trazido ao mundo, foi a origem de tudo isto. Esta é uma obra feliz no seio de uma paisagem maravilhosa, importante para a nossa região. Com a abertura do CCC entrámos no mundo do produto que me habituei a conhecer, o café. Um local interativo e onde impera o conhecimento. Somos ambiciosos e ter ambição não é um defeito, é uma virtude, principalmente quando pensamos nos outros. Este espaço pretende ser um marco no mundo do café, no estudo da cultura, transformação e aconselhamento ao consumo deste produto. É importante aprender, debater e crescer com conhecimento. Queremos que o CCC seja útil à sociedade”.
Paulo Macedo · Ministro da Saúde
“É um gosto particular estar no primeiro evento científico deste centro de ciência, local de conhecimento, interação, crescimento e sobretudo de querer. O café é uma das bebidas mais consumidas de todo o mundo. Está ligado à história de Portugal. É uma mistura complexa de mais de mil compostos. É natural que o estudo das suas propriedades seja complexo e ainda em evolução. A ciência indica-nos que de modo geral, quando bebido com moderação (2 a 3 por dia em adultos sem problemas de saúde), o café é uma bebida que pode ser integrada na nossa alimentação diária, em especial sem a adição de açúcar. Tem a capacidade de aumentar o nosso estado de alerta, que contribui para a melhoria da performance intelectual, sensação de bem-estar, melhoria do rendimento desportivo e aumento da capacidade respiratória. A Delta tem sido parceiro de valor no que à saúde diz respeito. Os exemplos de amizade e generosidade que a Delta tem dado aos portugueses são diversos”.
Ricardo Pinheiro · Presidente Câmara Municipal Campo Maior
“O Comendador Rui Nabeiro, a sua família e todos os seus colaboradores desde sempre tiveram a preocupação de adquirir conhecimentos mais profundos sobre o café. Essa busca de novos horizontes de forma humilde, resultou no crescimento do Grupo Nabeiro e numa constante atitude de melhoria enquanto empresa. Este grupo quer continuar a fidelizar os seus clientes e valorizar os seus colaboradores. Com a energia, dinâmica e visão empresarial do Comendador, conseguiu manter todos os colaboradores no ativo sem enveredar por qualquer tipo de corte, assegurando as mesmas condições de trabalho para as pessoas que no dia-a-dia também fazem avançar as empresas. O CCC é um equipamento de excelência pelo contributo que pode dar ao mundo da investigação científica. Campo Maior está a preparar as Festas do Povo a Património Imaterial da Humanidade. Se o José Niza visitasse Campo Maior e as Festas do Povo em 2014, ficaria ainda muito mais impressionado e feliz”.
AC