REGULAMENTO

1 – Os I JOGOS FLORAIS DO JORNAL E DE ESTREMOZ são uma iniciativa deste jornal, que visa assinalar a decisão recente da UNESCO de inscrever os “Bonecos de Barro de Estremoz” na “Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade”.
2 – Aos Jogos Florais podem concorrer todos os cidadãos nacionais e estrangeiros abrangidos pelo que se dispõe no presente regulamento.
3 – Só são admitidos a concurso trabalhos inéditos, redigidos em Português e nas seguintes modalidades:
  A – QUADRA POPULAR

 

Tema: “BONECOS DE ESTREMOZ”.

 

Em redondilha maior, de rima ABAB, uma quadra em cada folha.

  B – POESIA OBRIGADA A MOTE

 

Mote:

 

Bonecos de Estremoz são,

Em variada forma e cor,

Filhos d’arte de artesão

Que os modela com amor.

 

(António Simões – Estremoz)

 

Nota: não descurando outras formas de glosar o mote, daremos especial atenção ao tratamento em décimas.

  C – POESIA LIVRE

Subordinada ao tema: “BONECOS DE ESTREMOZ”.

4 – De cada trabalho serão enviados três exemplares, dactilografados à máquina ou em computador em papel formato A4, de um só lado. Os trabalhos não poderão ser adornados com moldura ou qualquer outro ornamento.
5 – Todos os trabalhos deverão trazer na primeira página a modalidade a que concorrem, terão que ser subscritos por um pseudónimo, devendo os respectivos autores enviar anexo a cada trabalho, um envelope fechado com o pseudónimo dactilografado no rosto, e dentro, o nome, morada e número de telefone do Autor.
6 – Cada concorrente poderá apresentar dois trabalhos por modalidade, com excepção da QUADRA onde poderão ser apresentados três trabalhos a concurso, pelo que cada um será subscrito com pseudónimo diferente. Serão desclassificados os trabalhos que não sejam inéditos, isto é, que já tenham sido apresentados noutros concursos.
7 – O prazo de remessa dos originais (data de carimbo dos correios) termina em 31   DE MARÇO DE 2018 e deverão ser enviados, para:

Jornal E de Estremoz

Apartado 135

7101-909 ESTREMOZ

8 – O não cumprimento do estipulado no presente regulamento, anula a apreciação dos trabalhos pelo júri, de cujas decisões não cabe recurso.
9 – As classificações serão tornadas públicas em 3 de Maio de 2018, sendo os concorrentes avisados por escrito.
10 – Haverá três prémios por modalidade, bem como as menções honrosas que o júri entender por bem conceder. Poderá, no entanto, deliberar a não atribuição de qualquer prémio, numa ou mais modalidades, se considerar que a qualidade dos trabalhos apresentados não é consentânea com a projecção que se pretende para esta iniciativa.
11 –  A entrega de prémios aos galardoados terá lugar no dia 19 de Maio de 2018, em Estremoz, no Auditório da Escola Secundária da Rainha Santa Isabel, a partir das 11 h.
12 –  Estes Jogos Florais ficam interditos aos elementos do Júri e demais pessoas envolvidas na organização dos mesmos.
13 – Ao Júri cabe a resolução de qualquer ocorrência que não seja abrangida pelo presente regulamento.